VIOMUNDO

WikiLeaks revela bastidores do lobby das petroleiras pelo pré-sal

13 de dezembro de 2010 às 13h56

13/12/2010

Nos bastidores, o lobby pelo pré-sal

por Natalia Viana, blog CartaCapital WikiLeaks

“A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?”. Este é o título de um extenso telegrama enviado pelo consulado americano no Rio de Janeiro a Washington em 2 de dezembro do ano passado.

Como ele, outros cinco telegramas a serem publicados hoje pelo WikiLeaks mostram como a missão americana no Brasil tem acompanhado desde os primeiros rumores até a elaboração das regras para a exploração do pré-sal – e como fazem lobby pelos interesses das petroleiras.

Os documentos revelam a insatisfação das pretroleiras com a lei de exploração aprovada pelo Congresso – em especial, com o fato de que a Petrobras será a única operadora – e como elas atuaram fortemente no Senado para mudar a lei.

“Eles são os profissionais e nós somos os amadores”, teria afirmado Patrícia Padral, diretora da americana Chevron no Brasil, sobre a lei proposta pelo governo . Segundo ela, o tucano José Serra teria prometido mudar as regras se fosse eleito presidente.

Partilha

Pouco depois das primeiras propostas para a regulação do pré-sal, o consulado do Rio de Janeiro enviou um telegrama confidencial reunindo as impressões de executivos das petroleiras.

O telegrama de  27 de agosto de 2009 mostra que a exclusividade da Petrobras na exploração é vista como um “anátema” pela indústria.

É que, para o pré-sal, o governo brasileiro mudou o sistema de exploração. As exploradoras não terão, como em outros locais, a concessão dos campos de petróleo, sendo “donas” do petróleo por um deteminado tempo. No pré-sal elas terão que seguir um modelo de partilha, entregando pelo menos 30% à União. Além disso, a Petrobras será a operadora exclusiva.

Para a diretora de relações internacionais da Exxon Mobile, Carla Lacerda, a Petrobras terá todo controle sobre  a compra  de equipamentos, tecnologia e a contratação de pessoal, o que poderia prejudicar os fornecedores americanos.

A diretora de relações governamentais da Chevron, Patrícia Padral, vai mais longe, acusando o governo de fazer uso “político” do modelo.

Outra decisão bastante criticada é a criação da estatal PetroSal para administrar as novas reservas.

Fernando José Cunha, diretor-geral da Petrobras para África, Ásia, e Eurásia,  chega a dizer ao representante econômico do consulado que a nova empresa iria acabar minando recursos da Petrobras. O único fim, para ele, seria político: “O PMDB precisa da sua própria empresa”.

Mesmo com tanta reclamação, o telegrama deixa claro que as empresas americanas querem ficar no Brasil para explorar o pré-sal.

Para a Exxon Mobile, o mercado brasileiro é atraente em especial considerando o acesso cada vez mais limitado às reservas no mundo todo.

“As regras sempre podem mudar depois”, teria afirmado Patrícia Padral, da Chevron.

Combatendo a lei

Essa mesma  postura teria sido transmitida pelo pré-candidtao do PSDB a presidência José Serra, segundo outro telegrama enviado a Washington em 2 de dezembro de 2009.

O telegrama intitulado “A indústria de petróleo vai conseguir combater a lei do pré-sal?” detalha a estratégia de lobby adotada pela indústria no Congresso.

Uma das maiores preocupações dos americanos era que o modelo favorecesse a competição chinesa, já que a empresa estatal da China, poderia oferecer mais lucros ao governo brasileiro.

Patrícia Padral teria reclamado da apatia da oposição: “O PSDB não apareceu neste debate”.

Segundo ela, José Serra se opunha à lei, mas não demonstrava “senso de urgência”. “Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta”, teria dito o pré-candidato.

O jeito, segundo Padral, era se resignar. “Eles são os profissionais e nós somos os amadores”, teria dito sobre o assessor da presidência Marco Aurelio Garcia e o secretário de comunicação Franklin Martins, grandes articuladores da legislação.

“Com a indústria resignada com a aprovação da lei na Câmara dos Deputados, a estratégia agora é recrutar novos parceiros para trabalhar no Senado, buscando aprovar emendas essenciais na lei, assim como empurrar a decisão para depois das eleições de outubro”, conclui o telegrama do consulado.

Entre os parceiros, o OGX, do empresário Eike Batista, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Confederação Naiconal das Indústrias (CNI).

“Lacerda, da Exxon, disse que a indústria planeja fazer um ‘marcação cerrada’ no Senado, mas, em todos os casos, a Exxon também iria trabalhar por conta própria para fazer lobby”.

Já a Chevron afirmou que o futuro embaixador, Thomas Shannon, poderia ter grande influência nesse debate – e pressionou pela confirmação do seu nome no Congresso americano.

“As empresas vão ter que ser cuidadosas”, conclui o documento. “Diversos contatos no Congresso (brasileiro) avaliam que, ao falar mais abertamente sobre o assunto, as empresas de petróleo estrangeiras correm o risco de galvanizar o sentimento nacionalista sobre o tema e prejudicar a sua causa”.

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
103 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Esquizofrenia Política | Por um NOVO JEITO DE FAZER POLÍTICA

01/09/2015 - 22h07

[…] ex-líderes dos EUA, Inglaterra e Alemanha respectivamente, mas também, no caso brasileiro, de Serra, Dirceu, Caiado ou Lula. O principal ativo de figuras como essas é o acesso aos meandros do poder, […]

Responder

Esquizofrenia Política | Além da Mídia

26/08/2015 - 22h41

[…] ex-líderes dos EUA, Inglaterra e Alemanha respectivamente, mas também, no caso brasileiro, de Serra, Dirceu, Caiado ou Lula. O principal ativo de figuras como essas é o acesso aos meandros do poder, […]

Responder

Esquizofrenia Política

26/08/2015 - 22h34

[…] ex-líderes dos EUA, Inglaterra e Alemanha respectivamente, mas também, no caso brasileiro, de Serra, Dirceu, Caiado ou Lula. O principal ativo de figuras como essas é o acesso aos meandros do poder, […]

Responder

echofloripa

15/12/2010 - 13h30

Não me resta dúvida alguma que o Assange é uma farsa. Os documentos são reais, mas estão sendo divulgados por razões menos honestas do que se imagina. E eles também foram selecionados a dedo, para não comprometer demais os EUA. Podem ver como os documentos apenas validam a falsa guerra contra o terrorismo (até mesmo no Brasil), justificam agressão contra o Iran e Coreia do Norte, e este caso irá trazer a censura total para a internet, o que acredito que seja o objetivo final! Veja como o Assange nega qualquer suspeitas em torno dos atentados do 11 de setembro:
http://blog.antinovaordemmundial.com/2010/12/juli

Ao mesmo tempo, mais de 100 respeitadas autoridades, cientistas, engenheiros e arquitetos questionam a versão oficial do 11 de setembro e pedem uma nova investigação independente.

http://www.anovaordemmundial.com/2010/12/conheca-

6 dos 10 investigadores da comissão oficial foram a público dizendo que a investigação foi uma farsa.

Mas mesmo assim, Assange tem a cara de pau de dizer que o 11 de setembro é uma falsa conspiração?

Responder

    Michael Lima

    01/02/2011 - 16h26

    Ou, talvez, seja isso que os americanos queiram que vc e o rsto do mundo pense!!!!

Leandro

14/12/2010 - 17h51

qdo se trata de dinheiro vivo, e mto dinheiro, todos querem levar a sua parte.
existem lobbys de todos os tipos e sempre alguém vai levar algum por baixo, seja em dinheiro, cadeiras ou doações para as próximas eleições.
O ponto não é quem vai ser apontado, quem vai ser o apontador ou quem vai levar a culpa, e sim o fato de ficarmos olhando tudo acontecer e achar que a vida é assim mesmo e não nos resta nada a não ser nos contentar a colocar a culpa nos outros.
Parabens wikileaks e ao viomundo.com.br por tentar movimentar um pouco e fazer as pessoas pensarem no mundo q existe fora da caixa

Responder

vanraz

14/12/2010 - 16h37

Deus é mesmo brasileiríssimo. Olha só no que a gente iria se meter! Tchau Serra!!!
Quem tiver um tempinho dá uma passadinha no PALAVRAS HUMANAS: http://www.vanraz.wordpress.com

Responder

mac

14/12/2010 - 15h17

traidor ,traidor ,traidor !!! Serra e Jobim traíras e entreguistas !! fora !!!

Responder

Mário SF Alves

14/12/2010 - 14h21

Assange é o Plínio em escala global!
Rasgou-se o véu do tempo?

Responder

Jorge

14/12/2010 - 13h29

Pelo que está sendo noticiado pelo Guardian, o juíz do caso Julian Assange concedeu fiança e marcou próxima audiência para 11 de Janeiro. As comemorações são ouvidas dentro e fora da corte.

Responder

AlderOeSilva

14/12/2010 - 12h56

Nenhuma novidade quanto ao entreguismo do Serra/PSDB…. mas enquanto isso no formação do governo Dilma…..
Não bastasse o mercado persa em que se transformou a escolha do Ministério da Dilma – ou seria do Lula? – montado sobre alicerces políticos onde a meritocracia passou longe, vimos, incrédulos, os que trabalham como profissionais de turismo, a escolha de um escudeiro do coronel Sarney, com longevos 80 anos, para a pasta do Turismo”.
É a falência do turismo no Brasil.

Responder

Tia Carmela

14/12/2010 - 12h39

Obama: O petróleo é nosso, o Serra também. http://migre.me/2VOaP

Responder

Tia Carmela

14/12/2010 - 12h11

A frase do Obama: “o petróleo é nosso, e o Zezinho também”. http://wp.me/py9tu-1xB

Responder

Mário SF Alves

14/12/2010 - 11h54

O upload da GVT 10 Mb está baixíssimo, coisa de 70 Kbps. DDoS?

Responder

Rafael Patto

14/12/2010 - 11h48

É essa quadrilha demotucana que, como muito bem disse Chico Buarque "fala fino com Washington e grosso com Paraguai e Bolívia". Justamente porque eles não têm um pingo de decência e não sabem o signifcado de palavras como "dignidade", "soberania", "nacionalismo", e adoram se prostituir para o Tio Sam, por estas razões, eles são incapazes de compreender iniciativas como as da Bolívia, que em 2006, numa atitude de muita coragem do presidente Evo Morales, nacionalizou a extração de petróleo em seu território. O que esse bando de capachos do imperialismo entende por relações internacionais é arreganhar as pernas para os EUA, e depois desafogar todo o seu ressentimento e complexo de vira-latas contra nuestros hermanos, aí eles se agigantam. Bando de boçais.

Responder

    @Doradu

    14/12/2010 - 12h59

    precisamos combater com unhas e dentes estes caras do PSDB

    só querem o atraso, e dinheiro no bolso deles

Gilson Raslan

14/12/2010 - 11h36

Não tenho palavras para qualificar o Zé Baixaria e demais vendilhões DEMOTUCANOS, salvo externar a minha INDIGNAÇÃO.

Responder

Morvan

14/12/2010 - 10h44

Nas páginas do folhetim semanal (Espia), no auge do desmonte do Estado brasileiro (desGoverno FHC), o sr. José Serra dizia, com todas as letras: "Este é um Governo que privatiza e privatiza com rapidez"…
É o mesmo patife que afirmava, em campanha, na última eleição, que "Dilma tinha duas caras"(sic)…

Morvan, Usuário Linux #433640

Responder

    Jonathan Porto

    14/12/2010 - 13h19

    A lan Petralha tá querendo desviar o foco
    O sistema de Partilha é do PT, a empresa pré-sal é do PMDB e a privilegiada é a Estatal Chinesa!!! Afinal o que Serra tem haver com isto? só na visão tosca do PT!!!rsrssr

    Serra defende e sempre defendeu o sistema de concessão que permite livre competição entre as empresas petrolíferas e ogoverno Brasileiro lucraria muito mais que no sistema de Partilha !!!Serra não quis comprometer-se cegamente como o PT fez ao dar privilégios pra petrolífera Estatal Chinesa e nem comprometer-se em dar privilégios aos Norte-Americanos !!Esssa na visão tosca do PT é a culpa dele?

    Serra ao contrário do PT manteve-se fora desta baixaria !!!

    Morvan acho que sua bronca é aquela frase: A pré-sal é empresa do PMDB !!!

    José Feitosa

    14/12/2010 - 17h14

    O Serra se comprometeu sim, Eles (os tucanos) criaram o antigo sistema de partilha. Também te pergunto: Como o Governo Brasileiro lucraria se o petróleo passaria a ser das indústrias, que pagaria apenas pelos hoyaties. Outra coisa. Se o chineses pagam mais, por que não te-los como parceiros ?
    Por que tem que ser os americanos? Ora!!! Isso não é livre comércio? Acho que você está igual ao Alckmin na eleição em que concorreu a presidência. Acusa o Lula por reconhecer a China como economia de estado. Pois a china explora trabalhadores, mas compra mochilas da China para serem distribuídas aos alunos da rede pública do Estado de São Paulo…

Ignez

14/12/2010 - 10h35

São Paulo vive de alagões, de ataques do PCC, de desconstrução da indústria, do comércio, dos serviços públicos básicos: transporte, educação saúde, e de muita corrupção "engavetada" pelo Palácio Bandeirantes… Tudo isto promovido pelos 20 anos de PSDB aqui no governo. Mas, o povo resiste, ainda que se imponha uma auto-tortura re-elegendo o mesmo partido. O PIG defende bem seus interesses neste estado. O WikiLeaks vai mostrar muito mais! Hoje, as 18:30, vai haver um debate sobre o site. Consultem o Blog do Eduardo Guimarães. Muita coisa vai ser denunciada. Esse Cerra entreguista é um sádico arrivista.

Responder

Mário SF Alves

14/12/2010 - 10h28

Há algum tempo, durante a cerimônia de abertura do IV CONCEA – Congresso Capixaba de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos um ex-presidente da OAB, seção ES, disse: "O Brasil é tão grande que roubam-no à noite e ele se refaz durante o dia". Faz sentido! Aliás, todo sentido! O que causa espanto é saber que a rapinagem – "vocês e voltam" – já tem um padrão. Um padrão demo-tucano de qualidade. A coisa já está normatizada! Competentíssimos tucanos! Só o registro da norma na ABNT.

Responder

Beto Magalhães

14/12/2010 - 10h00

O quê me impressiona nessa história toda é que a postura das empresas estrangeiras é natural, já a dos brasileiros é " política "…, quer dizer que os interesses da indústria petrolífera americana não são políticos? O quê esta turma entende por política?

Responder

    Fabio_Passos

    14/12/2010 - 11h03

    Obediência. Servilismo.

    @Doradu

    14/12/2010 - 13h01

    Acabou, esse tempo acabou para o Brasil

    Servilismo nunca mais

    Acabou, mas vamos ficar sempre atentos

    Fabio_Passos

    14/12/2010 - 20h06

    Sempre atentos.
    Mas não menospreze a força da direita neoliberal e sua máquina de propaganda: mídia-lixo-corporativa.

Marcelo Fraga

14/12/2010 - 09h38

Eike Batista… Aquela ambição de se tornar o mais rico do mundo não engana ninguém.
A Luma sabe das coisas… chutou ele pra fora.

Responder

Claudio Ribeiro

14/12/2010 - 07h23

Isso (as riquezas do pré-sal) era o que estava em jogo nas eleições passadas. Pelo menos era um dos maiores emblemas do presente, garantia de futuro soberano.
Isso era o que se negava na oposição, o tempo todo, cinicamente, nos debates e que, acertadamente, a campanha de Dilma Roussef soube bem explorar no segundo turno. Apesar de todas as negativas de Serra e seu grupo político, as cartas já tinham sido lançadas, as promissórias assinadas…Cheques em branco.
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/12/ser

Responder

lucas

14/12/2010 - 07h12

Ora pois,

o Lula está fazendo lobby com os aviões Rafale e o Serra com o pré-sal. Ambos erradíssimos. Esse país é uma vergonha!

Responder

    van

    14/12/2010 - 12h02

    Sr. desinformado: O presidente Lula está querendo negociar a transferência de tecnologia dos caças para que nós, brasileiros, possamos construí-los, OK? ok.
    Nem a boeing, nem a outra (esqueci o nome) aceitam esta condição que é sem dúvida, se o Sr. é brasileiro, sinequanon. Sarkozi aceitou as condições. Vai ser feita a transferência da tecnologia dos Rafaele.
    Acho que agora é só uma questão de preço.

SILOÉ

14/12/2010 - 02h59

Dependendo do sucesso do pré-sal, os EUA desviarão seus alvos do oriente médio para a América do Sul, ou alguém acredita que as instalações de bases militares na Colombia seja realmente para ajudar a combater o narco-tráfico! Não foi por acaso que o Hugo Chaves tomou as medidas que tomou contra a mídia e está se preparando com armamentos pesados da Russia.

Responder

Fabio_Passos

14/12/2010 - 02h05

Fico cada dia mais convencido que o sistema de partilha ainda é inadequado.
O pré-sal é uma riqueza tão grande e fundamental para nosso futuro, que o Brasil precisa impedir de forma definitiva o lobby das corporações privadas.

Garantia de que os entreguistas não vão destruir esta oportunidade histórica é uma Petrobrás 100% Estatal!

Sem esta conquista sempre vamos correr o risco de um vendido qualquer promover um retrocesso.

Responder

    Gilson Raslan

    14/12/2010 - 11h17

    Fábio,
    Você se equivocou. A partilha é o modelo que o Governo Lula implantou, e concessão foi o modelo do FHC. Retrocesso seria a volta da concessão planejada pelos DEMOTUCANOS, conforme se vê da matéria do wikileaks.

    Fabio_Passos

    14/12/2010 - 13h08

    Não me equivoquei.
    Partilha pode ser melhor que concessão, mas eu defendo que toda a renda do pré-sal seja apropriada pelo Estado. Integralmente. Defendo que a exploração desta riqueza não seja realizada por empresas privadas.

SILOÉ

14/12/2010 - 01h59

Nós sabemos que vampiros não morrem se proliferam como vermes, principalmente os que se alimentam de petrólio. Todo cuidado é pouco com essa corja que venderia a própria mãe, se achasse quem comprasse. Que dirá a pátria!!!

Responder

ANNA

14/12/2010 - 01h43

WIKILEAKS- a verdade sempre aparece!

entrevista sensacional de Julian Assange.

no link legendas em portugues logo abaixo no vídeo( 27 linguages)
http://www.ted.com/talks/julian_assange_why_the_w

Responder

O_Brasileiro

14/12/2010 - 01h12

O Brasil vai melhorando aos poucos…
Pena que a Democracia é corrompida pela mídia golpista, vendida para os interesses estrangeiros…

Responder

Leonardo Câmara

14/12/2010 - 00h12

Uma perguntinha aqui: não seria o caso de uma CPI para apurar quem em meio a essa corja toda comia na mão das petroleiras? Se não der em nada, pelo menos expõe alguns traíras.

Nessas horas eu me pergunto: Cadê o PSOL? Cade o PSTU?

Responder

    Bernardeth Arcanjo

    14/12/2010 - 07h39

    Se você cavar mais um pouquinho verás que tem alguns deste integrante dos citados Partido no meio do rolo!

Renato

13/12/2010 - 23h50

Ou seja, oque os socialistas querem é dizer o que eu posso produzir, como posso gastar o meu riquinho dinheirinho, caso eu o tenha em excesso tira a minha gordura. A qual conquistei com suor e lágrimas.
Por isso que eu invisto em automação na minha industria, diminuo o capital humano, não encaro o sindicato. Caso o sindicato queira complicar. Eu mando todo mundo para rua e vou aplicar no mercado financeiro.

Responder

    Fabio_Passos

    14/12/2010 - 01h57

    Não é nada disso. Os socialistas sabem que o seu "riquinho dinheirinho" foi obtido a partir da exploração do trabalho alheio. Quanto a aplicar tudo no mercado financeiro, isto parece representar bem sua índole: Parasita. Só um aviso… esta moleza vai acabar. Nenhum empreendedor sério desvaloriza o trabalho.

    van

    14/12/2010 - 12h07

    @ Fabio: Os socialistas ?
    Acho que vc. quiz dizer os capitalistas.

    Fabio_Passos

    14/12/2010 - 13h04

    Tem razão.
    …seu (do "empresário" que escreveu tolices) riquinho dinheirinho…

    sam

    14/12/2010 - 08h14

    produza sozinho, veja se consegue

    trololó capitalista da pseudo autosuficiência individual

    oxalá seu dinheiro não suma de uma hora pra outra no "mercado financeiro"

    Paulo

    14/12/2010 - 11h10

    Automatiza tudo!!! Vai em frente!! Você vai ver o que vai acontecer com a sua taxa de lucro no longo prazo!!! O lucro do capital não vêm de trabalho morto, mas de trabalho vivo companheiro!
    E mesmo os parasitas que vão especular na roda da fortuna do mercado financeiro devem saber que não se cria valor do nada.

    Gilson Raslan

    14/12/2010 - 11h21

    Renato,
    você é simplesmente RIDÍCULO.

elesbão news

13/12/2010 - 23h21

Temos que divulgar imensamente o fato do serra ser entreguista com prova.[2]

Responder

flavio marcio

13/12/2010 - 22h48

Quemada não é aqui, nem nunca Serra!

http://www.youtube.com/watch?v=rJDG28aTyM8

O império não vai tentar retirar a Dilma (que continurá e aprofundará Lula) do exercício do poder, ou vai?
Se ensaiar isto, o povo vai à luta!

Responder

zaqueu p souza

13/12/2010 - 22h43

esse entreguista não merece apanhar na rua como pode um insano desses morar em um país falar a lingua peculiar deste país usufruir das riquezas do país ,e mesmo assim querer entregar as riquezas do país a empresas internacionais esta pessoa merece ser escomungada da sociedade tirar-lhe o direito de ser chamado de brasileiro coloca-lo em um foguete emanda-lo para o espaço e deixa-lo vagando para sempre no espaço como castigo e nunca mais trair o seu povo .

Responder

Fabio_Passos

13/12/2010 - 22h11

Um flagrante do serra com as calças arriadas… qualificado pelos próprios lobistas como o candidato que estava no bolso das transnacionais.

Como duvidar que o sujeito e seu grupo político não passam de entreguistas?
serra é um vendido a serviço dos abutres que desejam surrupiar nossas riquezas.

Responder

El Cid

13/12/2010 - 22h07

O Serra não conseguiu apresentar nenhum programa de governo, mas isso não significa que não tivesse um. Só que era secreto, porque atentava contra a soberania nacional, os direitos sociais e os avanços democráticos.

Serra jamais poderia revelar suas verdadeiras intenções e compromissos anti-nacionais, ou teria ainda menos votos. Por isso falou mais em aborto do que em Brasil.

Responder

Márcio Martins

13/12/2010 - 21h56

"Esses caras"? Isto é linguajar de homem público que se diz preparado para ser Presidente? E falar isto com qualquer um? Somente perguntas…Ah se fosse o Lula! Se fosse, porque jamais seria.

Responder

El Cid

13/12/2010 - 21h51

… é a formiga no cupinzeiro. Acho que nem mesmo o sr. Assange tem consciência da revolução que está promovendo em prol de toda humanidade, no que diz respeito ao segredo de estado x direito à informação. Agora, para executar um serviço de larga escala e com benefícios sociais inimagináveis, será que o WikiLeaks poderia vazar a Operação Satiagraha? Já pensou o que isso significaria?

Responder

    Morvan

    14/12/2010 - 09h35

    … Uma hecatombe (para a direita, bien sûr)…

    Saudações AntiEntregões,

    Morvan, Usuário Linux #433640

bernardo peres

13/12/2010 - 21h46

bem, independentemente do que o serra disse ou deixou de dizer, tem um monte de gente fazendo pressão no congresso… quero saber como que fica isso. o serra não é o único pelego entreguista nessa novela. precisamos ficar atentos.

Responder

José Manoel

13/12/2010 - 21h43

Azenha: bem feito para esses safados usurpadores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Sebastião Medeiros

13/12/2010 - 21h30

O grande problema é que o consórcio PSDB-DEMO é reflexo da própria BURGUESIA BRASILEIRA QUE É TOTALMENTE ENTREGUISTA e não tem nenhum projeto nacional.Esta burguesia "BRASILEIRA"OU "BRAZILEIRA" prefere associar-se ao capital internacinal em especial o capitalismo dos EEUU.Dai a necessidade de fortalecer o ESTADO como agente de transformação e progresso do BRASIL e grupos políticos que tenham um PROJETO DE PAÍS e hoje em dia no BRASIL ESTE PROTAGONISMO É EXERCIDO PELO PT,PDT,PC DO B,SETORES DO PSB E POLÍTICOS NACIONALISTAS COMO O EX-GOVERNADOR ROBERTO REQUIÃO.

Responder

rubem

13/12/2010 - 21h28

Serra não vale nada , vale menos que a "bolinha de papel amassada" que jogaram no seu cabeção. Graças a Deus Dilma gaqnhou senão Brail estava perdido de novo na mão desses "vendilhoes da pátria" desses "lesa patrimônio publico"., estegar as riquezas do Brasil ao estrangeiro e deixar o país falido é a marca do PSDB.

Responder

    van

    14/12/2010 - 12h20

    Concordo que o caráter do bolinhas deixa muito a desejar. No entanto ele é a ponta do iceberg, é quem está dando a cara pra bater. O farol foi pra caverna do ostracismo. O écim pó pará delirante.
    Existem interesses internacionais, multinacionais de olhos bem abertos no que está acontecendo por aqui. CAOTELA MÁXIMA!

Marcelo Figueiredo

13/12/2010 - 20h51

Brazil supports Wikileaks
http://www.youtube.com/watch?v=j_E1RFQPkt8

Responder

Maria Thereza

13/12/2010 - 20h30

Isso é que é um escândalo de grande monta. Um rapaz tão sério, tão devoto, tão competente, tão grande gerente, fazer um papelão desses…
Não vejo/leio a mídia antiga há muito tempo. Será que ela deu atenção a esse fato escabroso?
Mais uma vez, parabéns aos blogs que repercutem a podridão (de novo) desses mascates do País. Só posso me sentir cada vez mais aliviada, ao ver do que escapamos, dando vitória a Dilma.

Responder

Morvan

13/12/2010 - 19h56

Boa noite.
Lembrar a vocês, colegas militantes, como fiz em outro tópico, aqui no VOM, sobre a reunião em Foz do Iguaçu, a reunião do rateio do Brasil, por parte do "Boca de Fole", e de algo que deve ter passado despercebido para muita gente: um "Slogan" do Zé Silvério que dizia "O Brasil Não Tem Dono"!
Agora, com este vazamento recente do WikiLeaks, dá para "unirmos os pontos"; quem desconfiava, mas não tinha como provar, agora o tem! O homem(sic!) que atravessou ileso dois campos de guerra (Brasil e Chile) e foi viver no império sem qualquer contratempo, sem qualquer molestação, sempre foi "agente duplo". Nós sabíamos…

Saudações AntiEntregões,
Morvan, Usuário Linux #433640

Responder

    Gerson Carneiro

    13/12/2010 - 22h55

    Quanto ao "boca de fole" até que é compreensível porque o coitado precisava comprar um sapato novo pois o dele acabara de descolar a sola.

    van

    14/12/2010 - 12h25

    e fraldas, para o filho bastardo que ia nascer e ele só assumiria 18 anos depois.
    Assumiu porque além de estar na caverna, a mulher morreu.
    O que me lembra a Maitê declarando:"Achei uma atitude tão bonita, mostrou que respeitou a mulher até sua morte."
    Quanta hipocrisia! Jesus, me teletransporta!

Reinaldo

13/12/2010 - 19h35

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/eu….
1ª vitória do WikiLeaks! Viva Julian Assange!!!!!

Responder

Milton Quadros

13/12/2010 - 19h34

É assim que esses caras vivem. Depois não sabemos o motivo da defesa descabida feita pela imprensa, o ignorar do bolinhagate. ESTÃO VENDIDOS!!
Quer mais hipocrisia? É só relembrar do programa eleitoral do Serra sobre o petróleo.

Responder

H. C. Paes

13/12/2010 - 19h21

Então era isso que o Assange queria dizer com o WikiLeaks ter documentos que acabariam com as ambições eleitorais de algumas pessoas…

Acho que ainda vamos nos divertir muito nos próximos meses. Vou ficar torcendo para o nome do Aécio aparecer nessa muvuca.

Responder

    van

    14/12/2010 - 12h41

    Eu acho que é trágico cõmico, talvez.

Adilson

13/12/2010 - 18h54

O PSDB e o DEM são os lesa-pátrias do Brasil a serviço do governo americano a fim de beneficiá-los em detrimento do povo brasileiro. Mas, o pior é que infelizmente pessoas dão carta branca a esses lesa-pátrias que agem como políticos americanos em solo brasileiro.

Responder

paulo chacon

13/12/2010 - 18h50

E agora , eleitores do psdb/demo/pps (minúsculos mesmo). Os seus candidatos (serra. fhc,alckimin, aécio, arruda, maias, anibal, yeda, e outros bandidos menores) queriam continuar vendendo o Brasil. São traidores do país. Estavam enriquecendo com a venda do nosso ouro, do nosso patrimônio. Muitos de vocês não prestam como eles, mas alguns são inocentes úteis. Para estes ainda pode haver salvação e nunca mais votarem nestes crápulas.

Responder

    van

    14/12/2010 - 12h45

    Não se empolgue muito com o PMDB, não!

El Cid

13/12/2010 - 18h46

… e mais uma nova faceta do Zé Bolinha: vendilhão e entreguista lesa-pátria!

Responder

    José Manoel

    13/12/2010 - 21h46

    Esse tem um mentor muito bom: o príncipe dos sociólogos………………………….Não se sabe quem fede mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    van

    14/12/2010 - 12h48

    E quem é o mentor do pharol? Se seguirmos o caminho das migalhas de pão de João e Maria, veremos que o MENTOR não vai aparecer jamé.

    Marcelo Fraga

    14/12/2010 - 09h36

    Nova faceta?! Essa já é velha…

Gerson Carneiro

13/12/2010 - 18h31

Talvez isto explique toda excitação do FêAgáCê em marcar encontro "secreto" com empresários americanos em Foz do Iguaçu, no auge em que ele acreditou que o Serra ganharia a eleição.

Êh, Zé Bolinha… que vergonha, hein. Entregando o ouro para os americanos.
Seu Zé Paga-Pau!

Responder

El Cid

13/12/2010 - 18h23

… o preço desses brasileiros vendilhões da pátria deve ser por volta de 30 moedas de prata !!

Responder

Flavio Lima

13/12/2010 - 18h10

Atenção atenção PT!
Atenção Partido dos Trabalhadores!
O proximo programa nacional do PT, e dos partidos de esquerda do Brasil, TEM QUE SER EM CIMA DESSAS REVELAÇÕES DO WIKILEAKS! Não tem assunto mais urgente e necessario pra mostar pro povo brasileiro que desnudar seus traidores ridiculos. E denunciar essa "imprensa" que não revela nada!
Atençãp PT!!!

Responder

    Marcelo Rodrigues

    13/12/2010 - 19h41

    Concordo, mas acho que o Palocci vai sentar em cima da proposta.

Emilson Werner

13/12/2010 - 17h25

Olha, Armidoro. Você esqueceu da Luma de Oliveira, que também botou o cara pra correr…

Responder

    José Manoel

    13/12/2010 - 21h45

    hahahahahahah! Essa foi boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    van

    14/12/2010 - 12h51

    e com um bombeiro que não tinha grana. Deve ter doído, vai!

Rafael

13/12/2010 - 17h17

Temos que divulgar imensamente o fato do serra ser entreguista com prova.

Responder

    El Cid

    13/12/2010 - 22h09

    … graças a Deus e ao povo brasileiro mais um estelionato eleitoral foi evitado.

    van

    14/12/2010 - 12h58

    Primeiro de tudo há que se dar credibilidade internacional ao Julio Assange e ao Wikileak. Enquanto houver gente tentando desqualificá-lo, prende-lo, descredenciá-lo, todos os reaças brasileiros e os internacionais- e é o que não falta- vão continuar apoiando o que dizem os tea bagger party e seus fins inconfessos.

luiz alberto barbosa

13/12/2010 - 17h00

Quando votei em Dilma, estava conciente de que o futuro do Pre Sal estava sendo decidido ali, apesar do tema nao ter entrado no debate politico (porque nao interessava a Jose Serra). Hoje vejo que estava certo. Obrigado DILMA , Obrigado LULA por defenderem os interesses do povo brasileiro.

Responder

Silvia Guerra

13/12/2010 - 16h49

Ainda bem que José Serra foi derrotado, já pensou o que ele poderia fazer enquanto Presidente?
Pessoas como ele não tem vínculo cultural com a nossa gente, logo não se importam de repassar nossas riquezas para os manda-chuvas do capitalismo selvagem.

Responder

edv

13/12/2010 - 16h40

…"avaliam que, ao falar mais abertamente sobre o assunto, as empresas de petróleo estrangeiras correm o risco de galvanizar o sentimento nacionalista sobre o tema e prejudicar a sua causa”…
…"recrutar novos parceiros para trabalhar no Senado"… (já mencionado pelo barbosa)
Enfim, precia de mais conspiração que isso?
Enquanto não houver (sequer) investigação, julgamento e PRISÃO (didática) de figurões da república (deputados, senadores, ministros e até ex-presidentes), a nação lutará décadas por conquistas que serão entregues em rápidas e sutis trocas de cartas por baixo da mesa.

(ex: a lucrativa Vale, fundada em 1942 e "privateada", rapida e matreiramente, depois de 55 anos como a maior do mundo em ferro, em alguns aninhos de mandato de FHC, anos estes gastos apenas para preparar e burlar a tudo e a todos, em um rápido leilão de envelopes fechados).

Responder

Luiz G. Simões

13/12/2010 - 16h08

A manutenção desse ministro johnbim no governo Dilma, é um absurdo, todos os passos desse traíra deveria ser monitorado, o melhor, deveria o governo sugerir ao PMDB, a troca desse apatrida por outro, que representasse o interresse da nação!

Responder

    José Manoel

    13/12/2010 - 21h45

    Estou com você e não abro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    van

    14/12/2010 - 13h06

    Vc. realmente acredita que Dilma quer Jobim? O PHA já até mencionou que um passarinho disse pra ele quem a Dilma havia pensado.
    Acontece que montar um governo é um jogo de peças marcadas, mas que tem que de algum modo fechar. Se não não dá pra governar.
    É como disse o Lula no outro dia: Suicidar eu não ia, desistir muito menos….
    Tem que ser meio "tiririca, a planta", acho que Dilma, depois de tudo que passou, prova seu caráter.

tiago tobias

13/12/2010 - 15h57

Yacov, sobre o nome CARLA LACERDA, tive a MESMA ideia q vc…rsrsrs.

Responder

sergio

13/12/2010 - 15h54

Chocante!!!
Triste é ver brasileiros jogando no time oponente. Esses mercenários são a escória. Por dinheiro, levam a cabo planos capazes de impedir o crescimento do Brasil. São comprados pelo capital estrangeiro para fazerem valer seu poder. Ainda bem que temos o Lula na presidência do Brasil. Esses lesa patria precisam entender que são brasileiros e como tal deveriam agir. Agora, isso vindo do Serra não me suspreende!

Responder

@grandeirmao

13/12/2010 - 15h26

Isso deixa muito claro que no capitalismo o Estado é mais um capanga do bem-estar do Capital, e não um garantidor de direitos para a sociedade. Facilitador do lucro, sob a desculpa falaciosa de garantir a estabilidade econômica, mas nunca deixando claro quem vai pagar o amargo preço.

Quem sente, no fim, são aquelas massas marginalizadas que não tem voz na Veja nem na Folha de São Paulo. E por não terem voz, poucos percebem que o Estado utiliza do monopólio da violência sistematizada pra calar a luta por direitos de sem-terras e sem-tetos Brasil e mundo afora.

Pelo contrário, a população média acaba enxergando isso como revolta de desocupados e bandidos, quando no fundo esses "delinquentes" não são mais que a imagem do futuro de muita gente, se nada for feito.

Responder

Luis Armidoro

13/12/2010 - 15h18

"Entre os parceiros, a OGX do empresário Eike Batista". Realmente, o capital não tem pátria. Não é a toa que a Bolivia e o Chile botaram este camarada para correr – e nós devemos fazer a mesma coisa

Responder

FAlo nada

13/12/2010 - 14h58

Lindo lindo, admiráveis mundos novos.
em quais devo acreditar?se é que algum exista fora do devaneio.

Responder

a barbosa filho

13/12/2010 - 14h52

"Recrutar novos parceiros para trabalhar no Senado"? Isso quer dizer municiar senadores apátridas para mudarem a legislação e facilitarem a vida das multinacionais do petróleo. O Álvaro Dias entende disso, como confirmou na frustrada CPI contra a Petrobrás.
Com brasileiros como esses (o Serra também), quem precisa de inimigos externos?

Responder

    El Cid

    13/12/2010 - 18h49

    … do blog “Além de economia” – Paulo Daniel – http://www.alemdeeconomia.com.br/blog/?p=3499 :

    Somente os inocentes e os mal informados, é que acreditam que Serra é desenvolvimentista, que utilizaria o Estado como propulsor e organizador do processo econômico brasileiro, para isso, basta observar o período em que ficou a frente do governo do estado de São Paulo, ou seja, promoveu o maior programa de privatização do estado.

    O wikileaks está nos fazendo um favor, não está desmascarando ninguém, está apenas confirmando a verdadeira face dos acontecimentos.

Yacov

13/12/2010 - 14h47

Essas raposas esfaimadas, que são as grandes corporações americanas, estão babando no "grande galinheiro" que representa o pré-sal para eles, e tens uns "brasileiros de merda", que nada mais são que um mix de josé silvério e juda, que por 30 moedas, entregam a riqueza de todos os brasileiro sem sequer pestanejar e sem nenhuma dor no coração. E o Nome da "diretora de relações internacionais da Exxon Mobile", então!?!? Não podia ser mais significativo: CARLA LACERDA!!!!!! Xô, Chupins camuflados de tucanos!!! Xô, raposas americanas. Vão se coçar numa cerca de arame farpado, seus safados, fanfarrões!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Responder

    Paulo

    13/12/2010 - 15h19

    Isso que é o pior: brasileiros vendilhões da pátria.

    Luciano Prado

    13/12/2010 - 15h39

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

    É vero… Boa!

    Mariano S. Silva

    13/12/2010 - 16h19

    Cerca de arame farpado tipo russa…

    van

    14/12/2010 - 13h23

    Trabalhei na Esso Brasileira de Petróleo, ainda na Presidente Wilson, vários anos.
    Era dificílimo entrar lá. Os testes de personalidade e entrevistas são mais rigorosos que seu currículo, por exemplo. Tb. uma vez aceito vc. só sai se pedir demissão ou se fizer alguma loucura. Igual na Petrobrás. Isso porque eles investem muito nos funcionários. Daí começa " the rats race".
    TODOS os funcionários brasileiros – na minha época – tinham que passar 1 semana, no hotel nacional sem poder sair, num programa intensivo, que era desconhecido no Brasil, Analise transacional, para que vc. soubesse o que dizer, como se comportar, como responder. Tinha que ter padrão americano e valores tb.

Deixe uma resposta