Valter Pomar: “Bons modos nunca derrotaram fascistas”

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-09-23 às 21.45.55

A ameaça está de volta, em todo o mundo, sob vários formatos

João Pedro Stédile

por Valter Pomar, em seu blog

Na noite de 22 de setembro de 2015, no aeroporto de Fortaleza, João Pedro Stédile foi vítima de uma agressão.

Os detalhes da agressão foram filmados e divulgados, através das redes sociais, pelos próprios agressores.

Quem assiste aos cerca de 6 minutos do vídeo divulgado percebe que faltou pouco para a agressão virar um linchamento.

Minha solidariedade ao companheiro João Pedro e a companheira que o escoltou.

João Pedro é um símbolo. Como Lula é um símbolo.

Por isto a bomba no Instituto Lula. Por isto a agressão a João Pedro (precedida, como lembra a nota divulgada pela direção nacional do MST, pela campanha “Vivo ou morto”).

A agressão a João Pedro merece resposta imediata.

Os governos federal e estadual, a polícia, a justiça e o Ministério Público tem a obrigação de –cada qual no seu papel– identificar e punir os responsáveis.

O conjunto dos movimentos sociais e partidos de esquerda tem a obrigação de fazer um ato público unificado, entre outras coisas para lembrar que por trás de cada um dos fascistas de aeroporto, há mandantes e autores intelectuais que devem ser desmascarados e responsabilizados.

E, acima de tudo, a ficha precisa cair.

É extremamente didático que, na mesma noite em que os vetos presidenciais eram mantidos no Congresso, tenha ocorrido a agressão contra João Pedro. É mais um sinal, entre tantos, de que a crise política transborda a institucionalidade e está se convertendo noutra coisa.

Para alguns setores da direita, não se trata apenas de afastar Dilma, inviabilizar o PT e criminalizar Lula. Os cavernícolas querem sangue. Seu alimento é a inação e pusilanimidade que prevalecem em parte do lado de cá. A estes e a todos nós, vale lembrar: bons modos nunca derrotaram fascistas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

mineiro

tambem to de saco cheio disso , tudo dia é isso. qualquer que seja contra esses vermes facistas , nao podem mais sair na rua. porque ta correndo risco de ser linchado em praça publica. e o que acontecem com eles nada , nada de nada, porque eles tem proteçao do judiciario , pf, mp, stf , pig e tdo lixo que tem no brasil. entao esse negocio de paz e amor do pt bundao , desse desgoverno federal maldito , e dessa dita frente de esquerda , que ta mais parendo frente de acomodados , nao vai sair nada. porque os facistas estao vencendo e ninguem ate agora nao fez nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa porque ta todo mundo acovardado e ninguem que quer saber de nada, essa é que a verdade. com dialogo so , nao vai acontecer nada. porque eles ja tomaram o desgoverno federal , o congresso , o judiciario nao , sempre foi deles , o senado. nao precisa de golpe , o golpe ja foi dado na nossa cara e covardia de todos nos. assumamos somos covarde.

marco

O mais assustador nisso tudo,não são os atos dos fascistas.Eles estão fazendo suas tarefas,de acordo com seu papel na história.O que mais me assusta,são as postagens que leio,após o artigo do sr.Pomar.Se é verdade que o sr.Pedro,morreu do modo como foi,pelo menos deu sua resposta à cidadania,brasilidade,civilidade.A única crítica que funciona,é e continua sendo a DAS ARMAS,quando a outro se esgota.Esses eternos pacifistas,esperam que outros façam suas tarefas.Se fracassam,pronto dizem:eu não disse!Não adianta!Temos que confiar em Deus! E vão passando pela vida,pedindo socorro.E o que é pior,fazendo críticas!Passemos das ARMAS DA CRÍTICA,para A CRITICA DAS ARMAS!o RESTO,É BLA,BLA,BLA!

Lukas

Bons modos

Pedro

Perfeita a análise e a advertência, a pusilanimidade começou com o crime da Veja na eleição, que até hoje não foi punida, apesar de todos os processos prometidos pelo governo e pelo PT, este é mais um crime que não pode ficar impune.

Urbano

É verdade, pois a Esquerda sempre tratou os bandidos fascistas da oposição ao Brasil por ‘Vossa Excelência’, assim seco; nem ao menos um complemento para adequar melhor a figura abjeta.

    Urbano

    Até por ter falado em abjeto no comentário acima, o besouro plasmado na pelota está se acercando dos holofotes de novo, cheio de rapapés para enganar a torcida…

Leo V

Concordo.Mas por que o governo do Valter Pomar naturaliza a polícia fascista que mata pobre a rodo no Brasil?

E não me diga que é problema dos governos estaduais, pois o PT, exemplo da Bahia, enaltece o fascismo policial.

Um pouco de coerência faz bem.

    Carlos Dias

    Ave Maria!!

    Edgar Rocha

    Eu também estranhei a postura do Pomar. Afinal de contas, brecar a reforma agrária, humilhar sem-terra colocando a Kátia Abreu como Ministra da Agricultura, é tudo parte do jogo político, segundo ele.

Julio Silveira

Esperar algum reparo a isso por parte de estado é esperar sentado por algo que não virá. No nosso país as coisas funcionam na base dos alinhamentos e parcerias, e as instituições, apoderadas por esse conceito, sob o poder de pessoas que fazem desses conceitos um referencial para suas vidas, emperram os processos legais, e os direitos individuais e constitucionais passam a ser uma ficção. Por isso vemos o uso do processo legal como um acessorio, um objeto privado. É por isso que as coisas tomam essa proporção de bagunça e desrespeito em nosso país. Acaba virando um salve-se quem puder até que saia de controle, e acabe favorecendo esse tipo de desrespeito.

Marat

Esse tal de Cardozo tem que tirar a bunda da cadeira. Tem que fazer uma faxina na pf.

Marat

Uma esquerda forte, sem caviares e convivas em restaurantes grã-finos. Precisamos disso. Que todos os esquerdistas de verdade se unam numa frente parlamentar, e, que se arme (literalmente) contra os fascistas, uma vez que a policinha federal já provou que é adepta dos coronéis do psdb!

Marat

O problema é que provavelmente um fascista morrerá primeiro, ao ser contra-golpeado. Ai a impren$$$a marrom financiada pelos EEUU vai dizer que a culpa é das esquerdas.

Deixe seu comentário

Leia também