Com bombas de gás lacrimogêneo, spray pimenta e balas de borracha, PM reprime manifestação pacífica em Brasília contra a PEC 241/55; há pessoas feridas

Tempo de leitura: 4 min

Brasília 7

REPRESSÃO DESMEDIDA

Do Mídia Ninja

Manifestação que reunia milhares de pessoas que reivindicavam investimentos em saúde e educação, pressionando senadores para votar contra a PEC 55, foi duramente reprimida pela polícia hoje em Brasília.

O ato que unificou estudantes, secundaristas, trabalhadores, sem teto, sindicalistas e vários outros movimentos sociais, seguia pacífico caminhando do Museu Nacional até o gramado do Congresso Nacional, onde começaram os ataques.

Bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spray de pimenta foram usados. A cavalaria e helicópteros também foram utilizados na repressão.

O ato foi dispersado e muitas pessoas estão feridas.

Momento em que a Tropa de Choque dispara tiros de bala de borracha à queima roupa nos manifestantes contrários à PEC 55, em Brasília.Brasília 3
15252653_770996789725135_1356301108230606203_o
brasília 3

15288479_770981536393327_5773476057630700286_o

Manifestantes ocupam Brasília contra PEC 55 e reforma do ensino médio

Propostas passam hoje (29) por apreciação no Congresso. Estudantes, trabalhadores e representantes de movimentos sociais rechaçam medidas e acusam o governo Temer de atacar setores essenciais

por Redação RBA publicado 29/11/2016 

São Paulo – Estudantes, trabalhadores e representantes de movimentos sociais estão mobilizados hoje (29), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55.

A proposta do governo Michel Temer já foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado Federal, com votação prevista para esta terça-feira em primeiro turno, e segunda, no próximo dia 11.

A PEC visa a um ajuste fiscal congelando os investimentos da União por 20 anos.

“Estamos aqui para derrubar a PEC, que é uma injustiça contra os estudantes, contra os trabalhadores, que vai barrar investimentos em áreas essenciais. Isso é um sofrimento para nós. Já temos a vida sofrida e isso não está certo. Temos que barrar isso e o Temer”, afirmou a estudante Natália, para os Jornalistas Livres.

A aprovação da PEC precisa de maioria composta dos votos, ou seja, três quintos (49) de um total de 81 senadores.

No início da tarde, indígenas da etnia manduruku, da região do rio Tapajós, no sul do Pará, também protestaram contra a proposta, além de exigirem a ampliação na política de demarcação de terras.

brasília 1

O ato intitulado “Ocupa Brasília” também lembrou o estudante Guilherme Irish, militante do movimento estudantil contra a aprovação da PEC, morto no último dia 15 pelo pai por discordâncias políticas e ideológicas.

O ato contra a proposta começou com uma concentração em frente ao Ministério da Educação, onde estudantes protestaram contra a reforma do ensino médio,prevista pela Medida Provisória (MP) 746, e parte agora em passeata até a frente do Congresso Nacional.

Os manifestantes criticam a maneira como a proposta foi apresentada pelo governo Temer, sem diálogo com a sociedade, além de que, o projeto pode tirar da grade curricular disciplinas Artes, Filosofia, Sociologia e Educação Física.

A MP tramita no Congresso em regime de urgência e passou hoje por apreciação em comissão mista especial.

O senador Pedro Chaves (PSC-MS), relator da matéria, concedeu pedido de vista coletiva aos membros do colegiado, que devem votar amanhã a proposta.

Em uma consulta pública, realizada pela ferramenta e-Cidadania, do Senado, os internautas podem opinar sobre o projeto – e o rejeitam amplamente, até o fechamento desta reportagem, com 72.079 votos contrários e 4.254 favoráveis.

GRAMADO LOTADO CONTRA PEC 55

A marcha acaba de chegar ao Congresso Nacional. Neste momento, milhares de pessoas ocupam o gramado.

Muita música, dança e mobilização contra a PEC 55, que pretende destruir o futuro do Brasil.

A tropa de choque da Polícia Militar está mobilizada, em posição ameaçadora, tentando intimidar quem se manifesta pacificamente.

Alguns jatos de spray de pimenta foram lançados, além de bombas de gás lacrimogêneo, causando correria.

Existem manifestantes feridos. No momento, a situação é tensa.

Leia também:

Senadora petista repudia a violência da PM

IMG-20161129-WA0043


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Serjão

A direita fascista se infiltra, promove a baderna e a quebradeira, e os jagunços da casa-grande têm a liberdade total para descer o sarrafo.
Para a grande maioria dos brasileiros não aconteceu nada hoje em Brasília, a rede esgoto, assim como todas as outras TVs, não mostrou nada, portanto nada houve de anormal no País.
Novamente os Marinhos terão em suas mãos o sangue dos brasileiros.
A imprensa internacional precisa repercutir o que está ocorrendo no Brasil, esta é talvez a única chance de que essa tragédia anunciada não se realize.

Sirlene Martins

O Brasil foi assaltado, e obrigatoriamente por enquanto é o melhor que temos pra hoje,
Até quem sabe entra um filho de Deus que queira assumir a pátria.
E defenda os interesses do povo, e não o próprio bolso.

    Nelson

    Não é surpresa alguma ver o Lulipe a defender a repressão policial contra protesto popular pacífico. Ele adora ver isso.

    O interessante é que, dias atrás, quando um bando de extremistas de direita invadiu o plenário da Câmara e passou a achacar os parlamentares enquanto pedia a volta da ditadura , não havia policiais para impedí-los. E também não vimos o Lulipe demonstrar a mínima discordância com aquela bandalheira toda.

Robson

ATE PARECE QUE VOCES NÃO CONHECEM O MODUS OPERANTIS DESSES SABUJOS DO ESTADO??? É LOGICO QUE A POLICIA VAI REPRIMIR COM VIOLENCIA, ME ADMIRA VOCES NÃO IREM PREPARADOS PRA ISSO!!!!

eduardo

Parece que o maior aprendizado de hoje é que nao se pode nem deve ir a manifestaçoes para apanhar da policia, os eternos leões de cgacara da direita…Imaginemos se Fidel tivesse tentado derrubar o Fulgêncio Batista como memes, videozinhos, cartazes, certamente nao seria o que é hoje. Hora de resisitir lutando e uns molotov ajudam a tentar equilibrar o jogo contra a quadrilha de Temer..

    claudio-sc

    Com 10 mil, 20 mil é pouco, não vão conseguir nada. 100 mil, 200 mil, ainda é pouco. Tem que reunir 1 milhão, 2 milhões, senão não dá. Como os progressistas não conseguem esse número?

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/j_livres
.
.

FrancoAtirador

.
.
Ditadura Civil-Militar é Isto:

Lá no Congresso, a ARENA.

No Planalto, um Fantoche.

E o General Baixa o Sarrafo.
.
! Fascistas ! Não Passarão !
.
#PáraTudo #OcupaTudo

#DesobediênciaCivil

#DiretasJá #ForaTemer

Patria o Muerte Venceremos!
http://imgur.com/nDK1LtW

Hasta La Victoria! Siempre!
http://imgur.com/p9cM6et
.
.

Gersier

Enquanto isso o golpista traira fdp entrega o pré sal, tão caro aos patriotas brasileiros, aos interesses de empresas estrangeiras. Esse bando de… vcs podem completar, ainda vão pagar em vida, pelo que estão fazendo ao Brasil.

roberto

O povo brasileiro está literalmente, ferrado.
Quando se dá a chave de casa para um bandido, não adianta ir pedir ela de volta.
O povão acreditou na idiotices da globo e deu carta branca para o golpe. Agora vai ser impossível desfazer a burrada.

    Mineiro

    E tá pagando por isso e vai nos levar junto . Povo burro imbecil , vao cobrar deles agora.

Deixe seu comentário

Leia também