Alckmin, está mesmo disposto a correr o risco de fazer dos estudantes da Fernão Dias Paes um novo Pinheirinho?

Tempo de leitura: 2 min

Tropa de choque na Fernão

Atualizada às 20h16

por Conceição Lemes

Absurdo!

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), realmente transformou uma manifestação de estudantes em caso de polícia.

A tropa de choque da Polícia Militar (PM) já está na Escola Estadual Fernando Dias Paes, em Pinheiros, Zona Oeste da capital, para fazer a reintegração de posse das instalações.

Desde a manhã de terça-feira 10, estudantes a ocupam em protesto contra o fechamento de 94 escolas e a desestruturação de de outras 782 unidades.

Na quarta-feira 11, um forte contingente da PM cercou toda a escola.

Apesar da forte pressão psicológica o tempo inteiro e da violência da PM contra alguns estudantes (cassetetes, gás pimenta, safanões),  um grupo resiste até agora. Já são três dias de ocupação.

Hoje a Justiça, a pedido de Alckmin, determinou a reintegração de posse do espaço.

“O secretário da Educação quer a gente vá à Secretaria conversar, nós não vamos; já estivemos lá”, me disse há pouco Heudes Cássio da Silva Oliveira, 18 anos, aluno do 3º ano do ensino médio. “Nós queremos dialogar, sim. Mas a nossa proposta é que ele venha até aqui.”.

— A Justiça deu reintegração de posse. O que significa a tropa de choque ter ordem de invadir. Mesmo assim, vocês vão ficar?

— Vamos! Nós só queremos dialogar.

Voltei a falar, às 20h08, com o Heudes:

— Nós recebemos há pouco intimação. Nós temos até amanhã para sair”

— Vocês vão ficar?

— Até o último instante.

— E depois?

— Vamos decidir.

Considerando o idealismo e a disposição de os adolescentes permanecerem na escola e a bestialidade costumeira da PM nas horas de confronto, só resta uma pergunta: governador Alckmin, o senhor está disposto mesmo a correr o risco de transformar os estudantes do Fernão Dias Paes em um novo Pinheirinho?

PS do Viomundo às 23h11:

1) Entre 18 e 19h 19h um oficial de Justiça entregou aos estudantes uma liminar para que desocupem espontaneamente a escola em 24 horas. A partir daí, caso não saiam,  os policiais têm autorização para invadir o local e fazer a reintegração de posse.

2) Foi-lhes oferecida a possibilidade de uma reunião de conciliação às 15h desta sexta-feira. A audiência será na 5ª Vara de Fazenda Pública e só os estudantes que assinaram a liminar poderão comparecer.

3) Segundo o UOL, após assembleia no início da  noite, os alunos que ocupam a escola decidiram dialogar.  Não foi possível apurar ainda se a posição é unânime.

4) À tarde, também de acordo com o UOL, o clima ficou pesado com a chegada da tropa de choqueque se retirou antes de um grupo de  cerca de 200 Mulheres contra Cunha chegar. Elas estavam na avenida Paulista participando de um ato. A PM não quis explicar por que a tropa foi chamada nem por que ela se retirou.

Leia também:

Apeoesp: Governo Alckmin torna caso de polícia uma manifestação de estudantes


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marina

Nosso Brasil que a muito não tá bem, mas que já passou da ditadura, voltando com tudo com essa vergonha deslavada, na cara de quem quizer ver, ou não, pq com essa mídia que deseduca, a favor de uma direita vestida de chapeuzinho azul.
E nosso querido povo, tão generoso e crente…

L@!r M@r+3$

São Paulo vai reagir! Vai reagir tentando eleger esse traste como presidente (falta combinar com o resto do Brasil) e vai eleger o sucessor dele no primeiro turno!

Rodrigo Frateschi

Só para lembrar:
Estatuto da Criança e do Adolescente,
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. (grifos nossos)
Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:
a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. (grifos nossos).
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (grifos nossos)
II – direito de ser respeitado por seus educadores;
III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV – direito de organização e participação em entidades estudantis;
V – acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. (esse merece grifo em tudo)
Art. 70. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
Art. 73. A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade da pessoa física ou jurídica, nos termos desta Lei.

Art. 208. Regem-se pelas disposições desta Lei as ações de responsabilidade por ofensa aos direitos assegurados à criança e ao adolescente, referentes ao não oferecimento ou oferta irregular:
I – do ensino obrigatório; (grifos nossos)
E isso é só uma parte do que diz o ECA. O conselho tutelar e outros órgãos tem legitimidade e obrigação para promover atitudes em prol dos estudantes.
Minha filha estuda no Emiliano Di Cavalcanti escola na lista de escolas a serem fechadas. Não teve vários dias de aula e sofre uma grande desestabilização psicológica por não saber do dia de amanhã, para qual escola irá, se seus amigos poderão ir, quem serão os professores e a linha de direção a ser adotada pela diretoria da outra escola.
Há um boato de que os alunos serão transferidos para o Pereira Barreto, na Rua Clélia criando para alguns alunos um distanciamento enorme da escola.
A tese adotada falsamente como motivo, também não tem justificativa perante a legislação, já que os serviços educacionais a serem oferecidos de forma a obter a universalização da educação recomenda que se tenham espalhados pela cidade e pelo Estado a menos de 1,5 km da residência e por isso, se escolheu há anos utilizar os prédios escolares para diversas ações.
Fatalmente as distâncias irão aumentar e, se o governador não provar uma diminuição da demanda, uma diminuição da população, será fisicamente injustificável o fechamento de qualquer escola.
Parece que as pessoas estão enlouquecendo, que ninguém pode mais ver o óbvio.

Rodrigo Frateschi

Flavio Wittlin

Mais uma trama urdida no gabinete do Dr. Alckmin: inclina-se o governador novamente para outro ato de repressão, desta vez contra jovens estudantes pelo “crime” deles quererem estudar!
As “obras de deus” do governador nada tem do sabor de picolé de chuchu: costumam ter o gosto amargo de sangue.
Como um Grande Irmão saído da literatura de ficção para a realidade da vida, o trevoso doutor age conforme o adágio segundo o qual o objetivo da brutalidade é a brutalidade, o objetivo do autoritarismo é o autoritarismo e o objetivo da repressão é a repressão. Merece repúdio mundial por suas reiteradas violações aos mais comezinhos
direitos humanos.

Leo V

Video no link abaixo para ser visto e divulgado

E.E. Castro Alves: Por que somos contra a ‘reoganização’

13 de novembro de 2015

Os estudantes da Escola Estadual Castro Alves, localizada na Zona Norte de São Paulo, foram o sexto grupo a aderir a onda de ocupações contra o projeto de “reorganização” do ensino promovido pelo Governo do Estado. No começo da tarde de ontem, 12 de novembro, eles ocuparam a unidade, com o apoio de pais e professores. Perguntamos a eles o porquê desta indignação que tem mobilizado a juventude de todo o estado. Por Passa Palavra

http://www.passapalavra.info/2015/11/106834

Elias

Alckmin é o governador Geral-do Estado de Coma que se tonou São Paulo.
°
Em 1968 o governador tinha 16 anos. Será que o jovem Alckmin foi contra a ditadura militar?
°
Será que saiu às ruas naquele ano fatídico em que o AI 5 foi instaurado?
°
Não. Não creio que Geraldo Alckmin tenha enfrentado a polícia da ditadura.
°
Por isso age assim. Truculento. Como agiam os ditadores do golpe de 1964.
°
Mais arrogante do que orgulhoso ele se recusa a ir conversar com os alunos.
°
Prefere mandar a tropa de choque em seu lugar.
°
Ditadores não gostam de diálogo. Preferem usar a força.
º
Quando policiais baixam a borracha nos estudantes, uma coisa há de se dizer:
°
É o governador que está violentando os estudantes.

Arthemísia

Claro que está disposto e, se fizer, ainda receberá o prêmio de Amigo da Criança da ABRINQ e Do Criança Esperança. Depois fará seu sucessor em São Paulo. Simples assim. Acorda, povo, a democracia acabou faz tempo.

Leo V

Se o projeto de Lei da Dilma, Levy, Cardozo e Aloysio Nunes já fosse Lei, esses estudantes seriam enquadrados como terroristas.

    Renato Martins Cruz Sou

    Respondendo os comentários, essa lei é tudo que eu quero que seja aprovada. Pois de fato são terroristas (CUT, MST, UNE)

Mauricio Gomes

Se alguém duvida de que estamos vivendo em um arremedo de democracia, aí está a prova. Os fascistas encastelados no MPF, PF e judiciário passaram de todos os limites da decência, moralidade e imparcialidade. Quebrar sigilo da sede do PT é umas das coisas mais absurdas que já vi. Temos que denunciar esses pilantras antes que todos que não compactuam com seu ideário fascista acabem trancafiados em alguma cela no PR sem condenação alguma. Fascistas e golpistas malditos!

http://www.ocafezinho.com/2015/11/12/lava-jato-assume-que-e-ditadura/

FrancoAtirador

.
.
(https://twitter.com/hashtag/MulheresContraCunha)
.
.

Fausto

Passei há pouco em frente ao colégio.
Há mais viaturas do que alunos.
Parece uma operação de guerra.
Certamente o colégio, de uma bela arquitetura, será demolido para dar lugar a alguma dessas construções modernas que “adornam” a cidade e “facilitam” o trânsito.
Repito: são 10 alunos; há, pelo menos, 15 viaturas.
É por essas e outras que acredito que estamos voltando à Idade da Pedra.
Se for o caso, nada mais adequado que um governador como este.

MARCOS FERREIRA

Essa parcialidade e proteção ao PSDB da mídia porca daqui tem que ser denunciada ao mundo.

FrancoAtirador

.
.
Na Província de São Paulo estão querendo
.
reduzir a Maioridade Penal para 6 anos.
.
.

MARCOS FERREIRA

Nenhum canal de TV mostra a truculência desse ditador os estudantes têm que denunciar isso a organismos internacionais porque se depender da mídia calhorda daqui que não interessa desgastar o PSDB.

MARCOS FERREIRA

DITADOR!!! SEU PARTIDO FEZ PROSELITISMO BARATO COM A COPA DO MUNDO PEDINDO EDUCAÇÃO PADRÃO FIFA.

marcio ramos

… estou invalido, joelho operado e por isso por favor fiquem na escola, acompanhem tudo e muito obrigado. Onde está a presidenta ? Que democracia de merda e esta? Bala perdida não encontra a cabeça do Alckmin, sabe por que? Porque o covarde se esconde atras de suas mamatas, de sua impunidade deste sistema racista, fascista, ditatorial. Não deixem esta galera sozinha na escola, não deixem, por favor…

Mauricio Gomes

É claro que está disposto, ele está se lixando para isso. Por qual motivo o PT, que deveria fazer oposição dura a esse fascista da opus dei, não o chama pelo que é, ao invés do patético Suplicy dizer que ele é “um homem de diálogo”. E tem mais, essa PM imunda, corrupta, covarde e fascista deveria ser extinta, pois é a versão tupiniquim da SS. Quando vão acordar pra realidade que SP, hoje, é um estado fascista governado por um tirano de extrema-direita?

Espero que a população do estado de SP aprenda de vez a lição, embora eu duvide muito dada a bestialidade, conservadorismo e ignorância de grande parte dos paulistas….

Wagner Martins Maia

Alckmim é um celenterado e o secretário de segurança é um sérgio moro de programa de auditório.
Entendeu ou preciso desenhar?

L@!r M@r+3$

Vai! A Tropa de Choque vai descer o cassetete em moleques e o Alckmin vai ser o candidato a presidente mais votado em São Paulo e seu candidato vai ganhar no primeiro turno!

A sorte é que (ainda) tem o resto do Brasil.

Mas ele elege o sucessor. No primeiro turno!

Isso é o Tucanistão!

Antonio

A última preocupação do governador é ter um Pinheirinho II.
O primeiro deu em nada, graças à imbecilidade e cretinice de aproximadamente 60% da população deste estado que reelegeu essa coisa.
O governador Alckmin tem um dos maiores defeitos/desvios de caráter do ser humano. Dissimulação!
É dissimulado, até o último dos seus poucos fios de cabelo.
O “coroinha” que se apresenta fa lan do pau sa da men te, como se considerasse todos os que ouvem suas palavras ignorantes incapazes de compreender uma fala, não é a figura cândida que se apresenta.
É um sujeito extremamente autoritário.
A justiça ter dado ganho de causa ao estado.
Pudera!
O TJ e o MP de São Paulo além da maioria dos seus membros serem da Opus Dei, de há muito deixou de servir ao estado e serve ao gabinete do governador. O episódio Pinheirinho I mostrou isso de forma clara.
Autoritário, não afeto ao diálogo, incapaz de ouvir o outro lado, esse é o governador.
E não pensem que isso é obra dele.
Alckmin não passa de um espertalhão aboletado na Opus Dei que serve aos interesses dessa organização sinistra.

josé brasileiro

Caros comentaristas, boa noite!
Àqueles que são simpáticos a ideia de impedimento do Sr. Governador e seu Vice; por gentileza:
-http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=impeachm
Já passou da hora, pelo conjunto da obra, de defenestra-los do poder. Se milhões de cidadãos assinarem a petição há chance de se ter sucesso. Pode ser um pequeno, grande passo, para melhorias.

    Helena/S.André SP

    Eu já assinei e quando acessei a petição já tínhamos mais de 25 mil adesões. Vamos lá, gente, vamos assinar a petição, antes que esse louco do Alckmin passe a espancar os estudantes que nada mais querem que defender o seu direito a uma educação pública e de qualidade.

Marcos Pinto Basto

Nestas horas que o Povo é maltratado por péssimos governantes que D.Dilma deveria impôr-se, mostrar sua força em defesa do Povo ultrajado e mostrar quais são seus propósitos!
Fazer o Povo enxergar porque alguns vivem propondo o seu impedimento, usando sempre o termo em inglês yankee para não fugirem da orientação que os norteia!
O Povo de S.Paulo tem que reagir a mais uma das violências desse Graldo Opus Dei Alckmin!

Deixe seu comentário

Leia também