Trabalhadores da BR param em sete estados para frear privatização da maior e mais rentável distribuidora de combustíveis

Tempo de leitura: 3 min

BR- Greve geral

da Redação, com informações da FUP e do Vermelho

Nesta segunda-feira (15) os trabalhadores da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobrás, iniciaram uma greve de cinco dias.

O movimento é nacional e o objetivo é frear a entrega de 51% das ações da BR, que é a maior e mais rentável distribuidora de combustíveis do país.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a greve começou forte, interrompendo a distribuição de combustíveis em várias partes do país.

“A venda da empresa, além de quebrar a integração do Sistema Petrobrás, acelera a doação de ativos estratégicos da estatal ao setor privado”, alerta a FUP. “Pedro Parente age rápido, como fez com Carcará, e já sinalizou que as próximas unidades a serem entregues são a Transpetro e as refinarias.”

A FUP e seus sindicatos apoiam e participam ativamente da greve dos companheiros da BR, que segue até sexta-feira, 19, parados no Rio de Janeiro, na Bahia, em Minas Gerais, no Amazonas, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Apesar de não ser divulgada como privatização, a abertura do capital da BR irá disponibilizar parte estratégica da companhia para o mercado estrangeiro. A empresa é a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do país, já a Liquigás é a segunda maior na distribuição de GLP.

Por que não vender

Entenda por que privatizar as duas companhias é ruim para Brasil:

– Além de serem fundamentais para o fluxo de caixa da Petrobrás, a BR e a Liquigás têm função estratégica e social fundamentais para o País.

– Ambas garantem o escoamento dos derivados produzidos pela Petrobrás evitando a asfixia das refinarias.

– Abastecem de combustíveis e botijões de gás de cozinha os confins do Brasil.

– Operam, a preços competitivos, o suprimento de toda a cadeia de insumos das atividades de prospecção, perfuração e produção de petróleo e gás. Além disso, atuam de forma sustentável, pois são lucrativas e eficientes.

– A BR integra o Sistema de Segurança Nacional, pois atende aos abastecimentos das Forças Armadas, que assim, não depende de entidades privadas ou de empresas de capital estrangeiro em qualquer situação que o País enfrente. Esse fato reflete diretamente na defesa da soberania nacional.

– A BR abastece e presta assistência técnica para a maioria das indústrias nacionais.

– A Liquigás é líder em venda de gás de cozinha (P13) e atua em 23 estados brasileiros, já a BR está em todos os estados brasileiros. Ambas as empresas estão em locais aonde as suas concorrentes não vão, dado o baixo retorno e o que é essencial: geram milhares de empregos indiretos em todo o País.

– A BR garante aos três níveis de governo o fornecimento de asfaltos e emulsões para o desenvolvimento e implantação de estradas em todo o País.

– Ambas as empresas regulam os preços do mercado e introduzem desenvolvimento tecnológico.

– A BR possui a maior fábrica de lubrificantes da América Latina, produzindo com altas e recentes tecnologias.

A marca BR, antes restrita à rede de postos, projetou-se em todo o País e foi adotada para identificar todo o Sistema Petrobrás. Já a Liquigás, é grande conhecida da população. Outra empresa que corre sérios riscos é a Transpetro.

Leia também:

Torcedor vai à ONU denunciar truculência da PM no Itaquerão: “Rasgou os meus cartazes e os de um amigo” 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
FÓRMULA GLOBO DE ECONOMIA

Desemprego na Região Sudeste

saltou de 8,3% para 11,7%

do 1º para o 2º Trimestre do Ano.
.
.

Souza

Como pode um governo interino, sem legitimidade portanto, poder vender ativos que pertencem ao País ao povo brasileiro. Que casa de Noca tornou-se nosso País. Que é de a Justiça, o poder judiciário, por onde anda?
Isto me induz crer que no Brasil pode tudo, menos o certo, o correto, causa direta da falta de autoestima, de amor pátrio do povo.
Até quando essa indolência, não sei. ACORDEMOS!

Luiz Carlos P. Oliveira

Mais uma rasteira desse governo corrupto e incompetente. Lambe botas de multinacionais. Alguém, além das petroleiras multinacionais, vão ganhar alguma coisa com isso? Um doce prá quem adivinhar.

Julio Silveira

Esse pessoal não deve esquecer o traira inescrupuloso, que escapuliu do meio dos trabalhadores, o golpista Paulinho da Força. Esse deve ser visto, e tratado, como um traidor, que é, dos interesses dos trabalhadores e do Brasil. É um judas para nunca ser esquecido.

Marcelo

CHEVRON E GRUPO ULTRA fazem joint venture para entrar no ramo de distribuição de Combusitiveis no Brasil , precisa falar mais alguma coisa … A noticia foi dada no portal infomoney mas sumiu muito rapido pra não dar na vista.. Serrra tá fazendo tudo como planejado… Entregar o BRAZIL

FrancoAtirador

.
.
Aumentar o Preço do Gás de Cozinha
é a Primeira Determinação dos Donos,
depois dessa Privatização Indecente.
.
.

FrancoAtirador

.
.
Trabalhadores Queimam Pato-Símbolo
da Sonegação e da Exploração Patronal
em frente à Sede da Fed. das Indústrias

https://pbs.twimg.com/media/Cp_X-8_XEAAufcC.jpg

https://t.co/WliTNcn6R6
https://twitter.com/jornalSul21/status/765567942029443072
.
.

Deixe seu comentário

Leia também