Tatiana Merlino expressa a dor pela impunidade de Ustra; veja depoimentos de presos torturados por ele

Tempo de leitura: < 1 min

Amelinha Teles, o marido e a irmã foram torturados no DOI-CODI; os filhos pequenos, Janaína e Edson, foram levados até lá pelos militares

Ivan Seixas teve o pai preso morto sob tortura no DOI-CODI; mas na Folha da Tarde, jornal que a família Frias cedeu à ditadura, saiu que tinha sido num tiroteio

O ex-deputado Adriano Diogo encontrou Ustra na cadeia; muito depois, liderou a Comissão da Verdade no Estado de São Paulo

por Tatiana Merlino, no Facebook

Hoje é um dia triste. Morreu, aos 83 anos, Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi, um dos maiores centros de tortura da ditadura civil-militar. Viveu 60 anos a mais do que meu tio, Luiz Eduardo da Rocha Merlino, a quem ele impediu de seguir sua vida ao comandar as intermináveis sessões de tortura que o levaram à morte, em 19 de julho de 1971.

Ustra morreu de “morte morrida” e não de “morte matada”, como suas vítimas.

Dia triste para todos familiares de mortos e desaparecidos sob suas ordens. E para os que sobreviveram às torturas. Porque Ustra morreu num hospital. Deveria ter morrido na prisão. Dia triste porque morreu sem ser julgado e preso.

Durante décadas, familiares de mortos e desaparecidos lutaram por justiça. Apenas em 2008 foi declarado torturador pela justiça paulista em ação movida pela família Teles. Em 2012, foi condenado, em primeira instância, a pagar uma indenização à minha família, em ação por danos morais. No país em que torturador da ditadura não é punido, foi o pouco que se conseguiu.

Hoje, a impunidade venceu a justiça.

Veja também:

A série Crianças e Tortura, que ganhou o Prêmio Esso, tratou de vítimas de Ustra


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

L@!r M@r+35

Aguardem: vão colocar o nome dele em alguma tua ou viaduto!

Romanelli

Que bom que morreu ..pena que agora alguns políticos vão ter que arrumar outra coisa pra fazer ..por exemplo, ao invés de se preocuparem com temas SUPERADOS, tentarem ao menos dar conta dos nossos passivos sociais que ainda aguardam
.
verdade, se eles se aplicarem, vão perceber que há muito mais o que fazer.

Urbano

Os hermanos foram infinitamente mais íntegros… Que eles fossem penta e o tri fosse nosso; só cuidamos da unidade disso, mesmo. E nem podemos dizer que o façamos com seriedade. As mansões estão aí para comprovarem. Desleixamo-nos em relação à justiça, imagine-se então o que sofre a pândega na atual arena de feras.

marcio ramos

… entendo que a ditadura so tera fim quando todos os torturadores e fascinoras da ditadura militar forem presos. Ate hoje minha mae tem “medo” de politica pois meu avo foi levado covardemente de sua casa em 64 e mais tarde sofreria na Tutoia enquanto meus tios que nunca se filiaram ao PIG lutavam para esclarecer a população. A casta do Judiciario corrupto ainda pensa com ares de ditadores covardes que são pois torturam crianças, professores e toda a sociedade com sua policia pau mandado a mando de governadores desqualificado e com apoio da midia bandida. Os ditadores ainda mandam e se sentem impunes, ate quando?

francisco

Agora que o Ustra faleceu posso dizer algo que vinha me agoniando há uns dez anos, sem que alguém possa me acusar de incitação a violência…

Se um dos torturados pegasse o Ustra e o quebrasse na porrada, como é que o STF iria fazer para justificar a prisão do torturado vingativo?

Se o trauma (devidamente comprovado por junta médica…) ainda está presente, o crime infligido ao torturado está presente (em ato) e não foi punido pelo Estado brasileiro, que preferiu “abrir uma exceção” (e pode?).

Em caso de (criminosa) omissão do Estado, quem pune um crime?

O tempo? Jeová? Os torturados esperaram demais…

Veja o Maluf… por ter mais de 70, pinta, borda e ainda ri debochado nas suas ventas.

Mauricio Gomes

Esse verme imundo deveria ser atirado em um aterro sanitário, não merece ser enterrado como gente. Malditos sejam todos que, covardemente, torturaram e mataram pessoas inocentes durante a ditadura. Que queimem no inferno seus lixos!

mineiro

nao so hoje a impunidade desgraçada vence a justiça. é todo dia a impunidade vence, e nao so nesse caso , é em todos os crimes que existem no brasil sai impune. o brasil é uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa torturador protegido por uma lei, isso nao deveria sequer pensar , quanto mais existir. mas no brasil , pais cristao , de carnaval , samba , povo alegre , existe. existe para culpir na nossa cara , a vergonha que é esse pais , eu nao to falando de desenvolvimento , é de impunidade mesmo que manda no brasil. nao deveria que foi torturado pela mao desse ser execravel ficar triste nao , porque ele vai direto para o colo do pai dele . demonio dos quintos infernos.

mineiro

que o inferno o tenha, vai direto para o colo do capeta. agora esse desgraçado , nojento , execravel, assassino, vai pagar pelo que fez. agora esse lixo nao tem uma lei desgraçada sem vergonha da anistia para protege-lo , agora ele nao tem o pig, a elite e o judiciario para dar cobertura. vai para o colo do seu pai , demonio dos quintos dos infernos e é o que vai acontecer com todo os assassinos da ditadura. vai tudo queimar no inferno, torturadores. beneficiados e colaboradores, vao todos pagar.

Deixe seu comentário

Leia também