VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas

Safernet denuncia 1037 perfis do Twitter e do Facebook por racismo

05 de novembro de 2010 às 19h34

Safernet denuncia mil contas por racismo

Enviado por claudiacardozo, sex, 11/05/2010 – 17:51
05/11/2010

do site da Safernet, dica do Stanley Burburinho

Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/internet/safernet-denuncia-mil-contas-por-racismo-05112010-40.shl

Autor:
Vinicius Aguiari, de INFO Online

SÃO PAULO – A ONG Safernet protolocou ontem no Ministério Público paulista uma notícia-crime relacionada às manifestações de racismo cometidas no Twitter e no Facebook no domingo, após a apuração das eleições.

O relatório da Safernet identifica 1 037 perfis acusados de cometer racismo contra nordestinos. Os perfis foram denunciados por outros usuários desde domingo até às 18h de ontem.

Segundo o presidente da Safernet, Tiago Tavarez, cabe agora ao MP decidir se aceita a denúncia e aprofunda as investigações sobre o caso ou se o arquiva. Além da notícia-crime da Safernet, o MP também recebeu uma outra denúncia da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco.

As mensagens racistas contra os nordestinos foram publicadas na web após a realização das eleições no domingo. As denúncias chegaram à ONG por meio da página www.denuncie.org.br.

Apagar contas não exclui provas, diz advogado

Segundo o professor de direito digital e sócio do escritório Opice Blum, Rony Vainzof, a exclusão das mensagens e das contas não excluem as provas. O que importa, nesse caso, é o ato doloso, a vontade consciente do ilícito de praticar, induzir ou incitar a discriminação”, explica ele.

Os usuários que publicaram mensagens racistas sofrem com um agravante, pois cometeram o crime de racismo através de um meio de comunicação. Dessa forma, a pena pode aumentar de um a três anos para de dois para até cinco anos. “É importante que os usuários se conscientizem que a internet não é um mundo sem lei”, alerta o advogado.

 

173 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Patr´cia

13/08/2011 - 02h23

Eu Patrícia,estou abismada sobre um comentário no facebook ,de Amanda Inocêncio sobre racismo.Pelo comentário se trata de uma pessoa uma preconceituosa que não se cansa de insultar as pessoas da raça negra.Gostaria de saber oque podemos fazer para parar já este preconceito.

Responder

Mayara Petruso e a liberdade de expressão na internet

08/11/2010 - 03h26

[…] Mayara, a OAB-PE entrou na justiça acusando-na de incitação pública ao crime. Não só ela, mas “todos” aqueles que twittaram algo semelhante contra os nordestinos (inclusive, tweets feitos por nordestinos). A OAB entrou na justiça para […]

Responder

DM22

07/11/2010 - 15h13

Amigos

Não sabia que um indivíduo poderia ser responsabilizado por crime de racismo por seus comentários preconceituosos ne internet. Dessa forma, deixei de denunciar um site em inglês cuja seção de comentários em minha opinião esteve (ou continua) aberta a comentários preconceituosos e difamadores em relação ao Brasil e brasileiros. Não sou do tipo ufanista, entretanto o que li era um festival de ignorância e preconceito que passa da simples crítica. Voltei agora ao site e as mensagens racistas dos blogueiros assíduos foram apagadas (os blogueiros fazem parte da comunidade americana de expatriados). Os meus comentários de oposição foram apagados. Os blogueiros erm abertamente pró-Serra e com a eleição de Dilma devem ter apagado.

Alguns exemplos:
This site is called gringoes. Therefore its not leaning towards Brazilians, it meant for sharing of information from…well, gringos. That would include people from the US, UK, Europe, etc. That is what the site is for. Gringos that like Brazil, love Brazil, want more information, need help, etc. If you are so offended by some of us, and I guess I'm included, then why not start your own site for Brazilians that don't like others?

I'm just wondering why the anger -as the site is not geared for native Brazilians….
============
She says Brazil will not be like the South of the USA with lots of blacks in jail and poor whites living in the trailers.LOL
Dilma is worse than Lula with her racist comments.

First a trailer costs way too much than a favela invasion. Not to mention some of the new trailers are beautiful and cost over a hundred thousand dollars.

Second, she is not even thinking of the NE of Brazil where the people of color are overwhelming the jail system. Yes, the NE of Brazil is like the South of the USA, no doubt about it and much worse. Whites live in the towers with armed guards out in front.
=================================================
… and the Midwest(Pantanal, very rural), should be avoided.Yes … snakes, jacaré, tigres, piranha, swamps and mosquitos, and don't forget the indios and bandidos … watch out!
========
O site é o gringoes.com e a seção fórum http://www.gringoes.com/forum/default.asp está lotada de americanos anti-Lula.

Responder

flavio marcio

07/11/2010 - 14h36

ENFRENTAMOS forças terríveis – disse em seu discurso de derrotado, o candidato Serra.
Das duas, uma: ou ele quis dizer LIBERAMOS forças terríveis, entre as quais, o racismo, a xenofobia e a discriminação contra os "baianos" e os "paraíbas".
Ou ele quis dizer mesmo ENFRENTAMOS as tais 'forças terrívies', entre as quais, se coloca o povo nordestino que votou em peso na Dilma.
Serra foi o ponto de convergência das sacanagens racistas e xenofóbicas que estamos vendo magnificarem-se neste momento.
Todos nas comunidades, ruas, bairros e favelas, devemos continuar denunciando a sua campanha de aleivosias e intolerância e consolidando a aurora renascida com a vitória de Dilma!

Responder

    R Godinho

    09/11/2010 - 17h14

    Flávio, não repita que Dilma ganhou com os votos do NE.
    Se excluir o NE, contar só as outras regiões, ela ganha do mesmo jeito.
    Serra PERDEU no SE. MG e RJ deram uma surra nele. Em SP ele ganhou por pouco, menos de 10%, e no RS quase empatou…

Abraão Melo

07/11/2010 - 14h03

Ao passo em que a estudante de Direito neonazista incita o extermínio dos nordestinos, estuda direito civil por PABLO STOLZE, processo penal por NESTOR TÁVORA, processo civil por FREDIE DIDIER, direito constitucional por PAULO BONAVIDES…, todos renomados doutrinadores nordestinos.

Responder

    Tiago

    10/11/2010 - 13h16

    O pior de tudo isso é ainda ver uma matéria da Folha de S. Paulo no dia 07/11/10 com a seguinte pergunta: As manifestações no Twitter são racismo? E em uma dessas respostas uma pessoa fazer a comparação do gostar ou não de futebol é racismo, afirmando que futebol é esporte de povão. Se seguirmos por essa lógica, não devemos ter respeito pelo próximo? E deixar que pessoas tentem nos persuadir com as suas ideologias racistas.

    Cátia Machado

    17/11/2010 - 20h21

    Abraão Melo

    Você foi brilhante em sua observação…todos são nordestinos…

Fabio_Passos

07/11/2010 - 12h32

Olha só que barato… a revista veja que vá vender assinatura prá sua currutela de racistas!

[youtube L2SGlnO2crI http://www.youtube.com/watch?v=L2SGlnO2crI youtube]

Responder

    Mario

    07/11/2010 - 13h07

    Tá engraçado, mas aqui a moça do telemarketing tá só a se defender para vender. Naturalmente, para ela, o Mainardi que se dane. Tenho um amigo que uma vez ouviu uma história muito parecida. Telemarketing da Época e ele disse que não queria por causa das colunas do Olavo de Carvalho (que já saiu há tempos). Ela disse que o Olavo ia ser demitido em breve… Não deixa de ser bonito ver esses dois aí jogados na lata do lixo exatamente por pessoas que eles desprezam, ou seja, funcionários comuns de televendas que batalham para ganhar o pão de cada dia.

    alasia31

    08/11/2010 - 08h59

    Inominpavel!

ValmontRS

07/11/2010 - 12h03

Eduardo Guimarães tocou num ponto importante: a necessidade de esclarecimento das pessoas. A punição do comportamento criminoso é necessária, indispensável, mas todos devem compreender melhor o contexto dos direitos humanos e o porquê de se criminalizar certos comportamentos. Os fatos evidenciam que o pessoal envolvido nas manifestações fascistas têm muito pouca consciência de que os argumentos utilizados para convencê-los são realmente fundados em idéias antigas e retrógradas.
O documentário produzido pela BBC, Racismo: uma História, é material excelente para se estudar a origem dessas idéias (darwinismo social, eugenia, etc.).
[youtube B7CGxlnDsTI http://www.youtube.com/watch?v=B7CGxlnDsTI youtube]

Responder

Henrique

07/11/2010 - 11h28

A xenofobia e o preconceito de classe estão na origem de todos os males de uma sociedade. Não há beleza sociológica maior que a comunidade das etnias e o respeito intersocial. Como cristão sou pelo perdão. Que os incitadores e os que se deixaram levar pelo incitamento peçam perdão; e que o povo norte-nordestino deem o seu perdão aos que incitaram e aos que se deixaram levar pelo incitamento. Somos todos brasileiros e a reconciliação, que desmonta a xenofobia e o preconceito, a nossa marca!

Responder

    Marcia Costa

    19/11/2010 - 10h16

    O perdão cabe às nossas questões de espírito. Entretanto, em questão de Estado, vale o que dizem as leis. Se alguém, por força das inúmeras declarações preconceituosas cometesse um homicídio, não haveria perdão que fosse suficiente para que o ofendido retornasse à vida – que é o bem maior que Deus nos deu. Deixemos o perdão para as consciências e as leis para organização da vida social. Também sou cristã, porém defensora firme e determinada do Estado laico!

Roberto

07/11/2010 - 11h05

Quem ajudou muito isso foi os terroristas intelectuais das grandes mídias. Será que eles são tão burros que não sabem que ricos não conseguem viver em paz com misérias em volta? A direitas só dá grão de milho pros pobres não morrerem de fome colocam num cabresto para serem utilitários dos poderosos. Sempre foi assim desde "CESAR" quando Cesar viu que Jesus tava desviando os pobres da rota de seus impostos mandou matar Jesus. O Mercadante, Búfalo e o Celso Russomano, perderam no 1° turno nao houve ataques terrorismo perderam com dignidade e São Paulo infelizmente completará 20 anos de atraso porque o que o PSDB faz é pra poucos. O serra já era viva feliz com que já conseguiu sem falar mal dos que pensam em todos.

Responder

Ana

07/11/2010 - 10h23

Concordo com os comentadores acima que se mostraram apreensivos com uma onda "anti-paulistas" devido ao episódio encabeçado pela Mayara Petruso e o movimento SP só para paulistas. O povo de São Paulo não pode ser responsabilizado pelos desmantelos de um pequeno grupo. Contudo, a atmosfera de impunidade contra o crime de preconceito, homofobia e discriminação foi o que incentivou estes jovens a não temerem (ou se envergonharem) de externar as suas reprováveis opiniões. Ou alguém concorda que a liberdade de expressão dá direito a se incitar a violência? Deveríamos então descriminalizar a pedofilia, o tráfico, os skinheads, os grupos de extermínio, a exploração de trabalho escravo porque é uma forma de seus apologistas expressarem suas visões de mundo?

Responder

joão bravo

07/11/2010 - 07h19

Sou o sonho de tua esperança.
Tua febre que nunca descansa,
O delírio que te há de matar!…
Gente isto não é meu não,é “O fantasma” de Álvares De Azevedo.
É só recitar no ouvido de alguém que é tiro e queda,bate no ombro e cai as calças.
Fiz este pequeno preâmbulo,para dizer o quanto é importante a cultura,a informação.
Por isso não consigo ficar longe do vi o mundo,mas devo confessar que sinto falta do Dvorak,do Fogaça e tantos outros.Dos debates acalorados.
Ainda não me acostumei com o site novo,o antigo dava mais espaço para a gente falar besteiras,tinha até uma “caixa”em que a gente postava um comentário qualquer que fosse e ficava ali para todo mundo ver,era muito legal.Este site novo tá uma merda,mas tá bom.

Responder

Janaína

07/11/2010 - 01h28

A coisa parece ser mais compelxa que uma twittada impensada:
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI46…

Responder

Yes we créu !!!

06/11/2010 - 23h50

Folha de S. Paulo 06/11/10

Família de Mayara sofre bullying, afirma pai

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO

A família da estudante de direito Mayara Petruso, 21, é alvo de bullying pelas mensagens anti-nordestinas da jovem. É o que disse à Folha o pai de Mayara, o empresário Antonino Petruso.
Os comentários maldosos começaram, segundo o empresário, quando um professor de sua filha caçula, de 19 anos, mencionou em sala de aula a polêmica.
A irmã de Mayara também estuda direito, em uma faculdade de Bragança Paulista (interior de São Paulo), onde vive a família.
Mayara é investigada pelo Ministério Público Federal de São Paulo, a pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Pernambuco.
No domingo, após Dilma Rousseff (PT) vencer as eleições presidenciais, Mayara publicou a seguinte mensagem em seu Twitter: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado".
Ela é acusada pela OAB de cometer crimes de racismo e incitação a homicídio.

CRÍTICAS
O empresário Antonino criticou a declaração de sua filha -fruto de um caso extraconjugal no fim dos anos 80 -, que, segundo ele, causou efeito colateral indesejado para toda a família.
"Tenho raiva de quem faz preconceito, seja amarelo, branco, azul, pobre. Se ela [Mayara] realmente escreveu aquilo, vai ter que pagar."
Dono do Supermercado do Papai, em Bragança Paulista, ele afirma não ter um bom relacionamento com Mayara.
Sobre o bullying contra sua filha caçula, lamentou que a posição de Mayara seja confundida com a do restante da família:
"A gente acha que os tempos são modernos, mas ainda é como Roma. O pessoal mata e depois aplaude."
Antonino alegou que vai repensar a ajudar financeira mensal que dá à filha.
Ele também disse ter estranhado a mensagem de Mayara, descrita como "carinhosa, que adora bichos".
Estudante do sexto período, Mayara não tem ido às aulas, a poucos metros do apartamento onde mora sozinha, na Liberdade.

OUTRO LADO
Ontem, a Folha esteve na casa apontada por familiares como sendo da mãe dela, em Bragança Paulista, para tentar ouvir sua versão, mas não obteve sucesso.

Responder

Paulo Oliveira

06/11/2010 - 23h27

Muito triste! Meu pai é sergipano e minha mãe paulista filha de cearenses. Nas minhas veias corre o sangue nordestino mas, principalmente brasileiro! Até quando vamos ver essas coias terríveis? A intolerância é um mal que precisa acabar… Infelizmente serrabolinhadepapel fez uma campanha política tão sórdida que vai demorar…

Responder

Chauke Stephan Filho

06/11/2010 - 23h04

Um censor politicamente correto: Safernet… o nomezinho anglo-saxônico não inspira muita confiança. Será que eles vão proibir o Velho Testamento, também ?

Responder

    Márcio Martins

    06/11/2010 - 23h30

    Chauke Stephan…oh nomezinho (anglo-saxônico?). Espero que inspire confiança. Pode continuar a ler o "velho", o velho testamento.

    Zhungarian

    06/11/2010 - 23h53

    Censor?

    Você é livre para opinar na mesa de um bar, bebendo e falando besteira com seus amigos. Na rede mundial, sua "opinião" deve levar em consideração a honra, a dignidade, o direito do outro. O nome disso é: DEMOCRACIA. Vá para a Europa, e veja se lá as pessoas postam comentários racistas impunemente. Países como a França, por exemplo, adotam controle de conteúdo para a imprensa. A França, uma democracia sólida.

    Se lá a opinião deve se pautar por um mínimo de respeito ao próximo, por que aqui não?

    Quanto ao Velho Testamento, pergunte à OpusDei, especialista no assunto.

    Renato Lira

    07/11/2010 - 01h01

    Você, como "defensor das liberdades e inimigo das censuras", certamente a atitude "democrática e tolerante" da moça, não é mesmo, Chauke?

Henry

06/11/2010 - 22h32

É lamentável a que ponto chegou a oposição que se demagogicamente se intitulava de candidato do bem! O que dirá agora a igreja que tanto apoiou o suposto candidato do "bem"!
Parabéns ao MP!!! Cadeia para os neofacistas!!!

Responder

Daniela Silva

06/11/2010 - 22h09

Viva Dilma Rousseff!
Viva a solidariedade!
Viva o Brasil!
Viva a democracia!

Responder

Roberto Locatelli

06/11/2010 - 21h00

Serra estimulou esses canalhas. E agora, na França, desatou a falar mal do Brasil.

Sobre essa atitude deseducada de Serra lá em Biarritz, lembro o seguinte:

Certa vez, numa reunião de chefes de estado sobre alterações climáticas, um jornalista instigou Al Gore a criticar Bush, que estava presente na reunião.

Gore respondeu que não iria fazer crítica alguma ao presidente Bush pois ali ele representava os EUA. E terminou afirmando que só fazia críticas ao governo dos EUA em reuniões dentro dos EUA.

Os estadunidenses não são bobos: podem se engalfinhar nas eleições, mas externamente mantem-se coesos.

Serra mostra que não tem um pingo de amor pelo Brasil. Ele quer capitanear a direita da direita, branca, alienada e racista.

Responder

    Fabio_Passos

    06/11/2010 - 22h18

    Olha só que traulitada certeira:

    "Serra deveria juntar os restos de seu espírito público e se retirar para que o PSDB não se torne o último reduto de malufistas da classe média desprovida de visão social."
    Paulo Nogueira

    "Por que não te calas?” http://www.diariodocentrodomundo.com.br/?p=2925

    Pablo

    07/11/2010 - 09h08

    pois é Roberto a falta de respeito e amor pela sua Nação ainda ta para quarto mundo, a educação está aos cacos,
    so um pequeno exemplo: "O Brasil ja é o Potencia Mundial na exploração e produção do Ouro Negro, o Petroleo, e de boa qualidade, descoberto a poucos dia atras, e de uma população de 190milhões de Brasileiros não houve um único baile ou festa de comemoração, e como diz nossa Presidente o Povo da Nação está com dois bilhetes premiados no bolso, mas cadé a alegria, o agradecimento por tão maravilhosos esforços para encontrar-lo? dai que o Chico e agradecido a Ele, é que se torna uma luz um Farol Brasileiro ante tanta ignorancia. nos continuamos navegando e a Nave Va! Viva o Brasil

    Visitante

    07/11/2010 - 11h40

    A eleição avcabou! Desce do palanque, mané.

    Bruno

    08/11/2010 - 08h01

    Muito bom. Concordo.

Helio

06/11/2010 - 20h37

Essa superexposição do caso Mayara e mais a cobertura de TODOS os meios de comunicação destes fatos vai acabar sendo um tiro no pé.

A divisão zelite/burguesia/trabalhadores/sulistas/nortistas, etc. que nunca dantes nessepaís fora mais que motivos de anedotas e que agora é tratada com cólera e verborragia quase militar pelos que se intitulam politicamente corretos vai descambar no surgimento de expressivos e REAIS movimentos racistas, xenófobos, homofóbicos e ideológicos.

Vossas senhorias estão chutando vespeiro.

Depois vão dizer que não tiveram nada com isso, como sempre.

Responder

    Antonio Gomes

    06/11/2010 - 21h30

    Não é zelite, é elites mesmo, essa corruptela é só uma forma de mascarar preconceito, sendo ironicuzinho com o modo de falar popular. Ademais, não se trata de criar preconceito – que já existe – mas de combatê-lo. Não varrer a poeira pra debaixo do tapete e empurrar com a barriga. É fácil pra quem não o sofre falar que é melhor deixar pra lá pq senão vai piorar. Troll.

    Fabio_Passos

    06/11/2010 - 22h28

    Vossa senhoria sugere que a denúncia do preconceito é sua causa?

    Creio que vossa senhoria está muito mal informada…

    "Brasil lidera em assassinato de homossexuais, diz ONG
    Dados obtidos em notícias de jornais mostram que foram 200 assassinatos em 2009" http://noticias.r7.com/brasil/noticias/ong-diz-qu

    "
    Cerca de 200 homossexuais foram assassinados durante o ano de 2009 em todo o país, de acordo com relatório anual divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) na semana passada.

    O fundador da ONG, Luiz Mott, disse que um assassinato é cometido a cada dois dias, aproximadamente 200 crimes por ano. O Brasil é seguido do México, com 35 homicídios, e dos Estados Unidos, com 25. Nos dois primeiros meses de 2010, já foram registrados 34 homicídios contra homossexuais.
    "

    Yes we créu !!!

    07/11/2010 - 00h18

    Helio,

    Eh melhor matar a semente ruim antes que ela brote. Alias, ela ja brotou, nao sei se vc percebeu.

    Luiz Vidal

    07/11/2010 - 01h36

    Ô Helio-Serra nelles-Ferreira vai pra casa que o Zara tá te chamando(burro!)rsrsrsrs….perdeu o p~elo mas não perdeu o hábito.

    Ivane Paiai

    07/11/2010 - 08h52

    Helio, creio que deves ler um pouco mais sobre a história do Brasil. Procure nos documentários produzidos na época da construção de Brasília, da Formação do ABCD paulista, etc, Veja as teses racistas exortanto os nordestinos e aclamando a superioridade Sulista. Ocorre que, ilustres itelectuais sempre as rebateram e com ajuda do povo brasileiro, conseguiram refrear esse ódio e plantar a luta pelo respeito às diferenças. O que o Serra e seus signatários fizeram foi desenterrar e dar combustível ao assunto! Tem culpado sim!!!! Se ele tivesse real interesse pelo país não siria pelo mundo falando mal!!!

    Mário José Costa

    07/11/2010 - 08h52

    Hélio
    Vamos deixar assim mesmo, não tem problema, isto vai sempre acontecer, não é mesmo?
    É por falta de atitudes que as coisas acontecem. O negócio é cortar o mal pela raiz.
    Hoje é contra os nordestinos, amanhã vai ser contra quem?

    Emília

    07/11/2010 - 16h07

    O que está faltando mesmo Hélio, é uma palavrinha: RESPEITO. A maioria dos pais não ensina seus filhos o significado dessa palavra, os professores também não orientam mais os alunos e, muitas vezes, os jovens entram em conflito porque aqueles dizem uma coisa e estes dizem outra. Há uma inversão de valores hoje que me assusta, não tem nada a vê com nordestinos, paulistas, etc… as pessoas não querem mais sentir, querem apenas competir umas contra as outras e no final ninguém sai vencedor, todos perdem e todos nós morremos sem levar absolutamente nada, nem o próprio corpo. A idiotia humana me aborrece.

Olho na oPósição

06/11/2010 - 19h47

Sobre o tema: http://blogbloqueio.blogspot.com/2010/11/paratodo

Responder

Sérgio

06/11/2010 - 19h32

É necessário que o Ministério Público aja duramente contra esses facínoras que
cinicamente alegam liberdade de opinião para incitarem ao cometimento dos mais
hediondos crimes contra o nosso país.
A defesa nacional não cabe apenas às forças armadas.
Os traidores precisam sentir que esta nação se leva a sério.

Responder

Paulo Silva

06/11/2010 - 18h28

Se esses crimes ficarem impunes outros muito mais graves virão a seguir.
Em tempo: quem vai reparar os crimes contra a honra cometidos contra Dilma Rousseff durante a campanha, via internet, PIG, "religiosos", apoiadores de Serra em blogs ou ao vivo, nas ruas e em reuniões?
Quem vai devolver os votos que tiraram de Dilma com mentiras e calúnias?
Onde estava e está o Ministério Público? E essa zorra toda vai continuar no mesmo ritmo? Pelo visto, estão querendo criar um ambiente social em que ninguém mais tenha cuidado com sua honra, que aceite passivamente ofensas contra ela. Ora, sabemos que sem ética, nem as pessoas nem as sociedades sobrevivem. Entram em franca decadência. É esse o objetivo?

Responder

    Fernando Monteiro

    06/11/2010 - 19h21

    Engraçado falar dos "crimes" contra a eleita. Parece até que a campanha dela é que foi vítima.
    Quem mais cometeu crimes foi o atual presidente, que fez campanha deslavada, não teve a mínima compostura com o cargo, trabalhava para a candidata em horário de expediente, fazia a sua agenda casar com a candidata, fez propaganda eleitoral no 1º de Maio e no 7 de Setembro. Foi multado várias vezes por isso e ainda fez chacota.
    Que se apure tudo, apoiadores de Serra e Dilma. Só não me venham falar que tem um lado que foi "vítima".

Marilda Oliveira

06/11/2010 - 17h20

Azenha, com todo o meu respeito, somos filhos do mesmo solo,não quero pensar na hipótese de estar surgindo outro tipo de mídia, a difamatória; – não posso aceitar, que os paulistas e paulistanos paguem por uma centena de jovens revoltos, aqueles jovens que não aceitam orientações dos seus genitores, por isso acabam por extrapolar a ética e os bons princípios, inclusive utilizando a internet não para pesquisa, para o saber, mas para sua auto destruição. Que estes fatos sirvam de exemplo aos demais. Mediante esta difamatória, aparecem do nada, os interessados na censura a liberdade de expressão na internet, falando novamente na LEI AZEREDO, em castrar nossos direitos de saber e falar a verdade real.

Nos últimos quarenta anos, VÍ no dia-a-dia os paulistanos e nordestinos se misturando, trabalhando e convivendo juntos. Sempre VÍ respeito mútuo. Não vejo o porque, agora, os paulistas terem que se justificar aos nordestinos tipo pedirem desculpas…ou ficarem se redimindo…O que os paulistanos fizeram que os nordestinos em São Paulo radicados não sabem? Sempre foram tratados nordestinosxpaulistanos de igual para igual sem preconceitos.

O Brasil e o mundo é testemunha de que nos últimos quarenta anos o exemplo de corrupção, expropriação, e desmandos políticos praticados pelos dirigentes do nordeste foram alarmantes, aonde todo o Brasil sempre os criticou. Este ódio político foi incendiado nas eleições de 2010, quando a oposição, os padres e as crenças religiosas, alimentaram os jovens que estas crenças freqüentam, no ódio político-religioso; – que incendiou a política, prejudicou a vida destes jovens, levou vergonha para as famílias, e desarmonia entre os povos irmãos. Confio na eficiência do MPF em apurar estes fatos, inclusive da influência destruidora da igreja não respeitando o Estado Laico.

Força-me lembrar na década de 60, quando os governantes do nordeste, excluíram os sertanistas nordestinos, alocando-os nas grandes metrópoles, até hoje, nunca vi, esses governantes fazerem da justiça, para remediarem o mal causado a seus excluídos, inclusive, com relação aos campos de concentração que existiu no nordeste. Miguel Arraes foi um grande líder político no Nordeste, e tinha grandes projetos de Agricultura Familiar a seu povo, e disse em depoimento que por tudo… sua vida estava marcada. Ah! Que falta faz Miguel Arraes! sempre ponderado, sempre contra a subversão política partidária. (inclusive a estrangeira)
Marilda Oliveira
S.B.do Campo – SP

Responder

    Kátia Aguiar

    06/11/2010 - 17h56

    Muito legal, Marilda. Mas, permita-me relativizar apenas quando você afirma que os nordestinos sempre foram tratados de igual para igual. Acredito que sempre conviveram e é claro, na maioria da vezes, cordialmente. Mas, preconceito sempre houve, sim. É claro também que isso nunca impediu que nordestinos continuassem migrando para São Paulo e se dando bem por lá. Como há nordestinos que precisam, quando podem, retornar, porque seus sonhos não se realizaram. Há acolhimento, mas há discriminação também. Só quero dizer que essa manifestação racista do momento não é nova e está longe de terminar.
    Ouvi, há pelo menos 15 anos, um grande historiador baiano dizer que, ao contrário do que parece, o racismo está em fase de recrudescimento. Achei impossível à época. Hoje, como estudiosa das relações raciais, posso dizer que não apenas concordo com meu mestre, como acrescento que o racismo está adquirindo novas formas de se manifestar.
    Eu viajo pelo Brasil inteiro. Gosto do Brasil inteiro, por ele ser como é. VIVA A DIFERENÇA!
    Um fraterno abraço baiano, soteropolitano, para você e todos os leitores desse site.

    Helio Oliveira

    06/11/2010 - 18h59

    Ola Marilda Oliveira, conhecidentemente meu sobrenome tambem é Oliveira. Marilda, a corrupção não foi só praticada por alhuns politicos nordestino não, se voce olhar para as privatizações vera quais os politicos que privatizou, e ate agora não sabemos para onde foi o dinheiro destas operações. espero que o agora deputado, Delegado Protogenos possa esclarecer. respeitosamente, Helio Oliveira 73 ano natural do estado de Sergipe, residente a 52anos em Volta redonda-RJ . abraços

    Carlos

    06/11/2010 - 21h49

    "O Brasil e o mundo é testemunha de que nos últimos quarenta anos o exemplo de corrupção, expropriação, e desmandos políticos praticados pelos dirigentes do nordeste foram alarmantes, aonde todo o Brasil sempre os criticou."
    É verdade Sr.a Marilda: Maluf, Quercia, Pita, etc, são todos conhecidos políticos nordestinos…..

    Yes we créu !!!

    07/11/2010 - 00h23

    Eh goooooooooooool !!!!!!!!

Emília

06/11/2010 - 17h19

Rui Barbosa, Jorge Amado, Castro Alves, Guimarães Rosa, João Ubaldo Ribeiro, João Cabral de Melo Neto, Raquel de Queiroz, Gonçalves Dias, José de Alencar, José Lins Rego, Ariano Suassuna, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Glauber Rocha, João Gilberto, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Raul Seixas, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethania, Torquato Neto, Tom Zé, Hermeto Pascoal, Alceu Valença, Fagner, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chiclete com Banana, João do Vale, Zeca Baleiro, Alcione, Chico Science, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Pitty etc – todos nordestinos como eu. SEM PRECONCEITO E SEM SEPARATISMO. Viva o Nordeste, Viva São Paulo e Viva o Brasil.

Responder

    Kátia Aguiar

    06/11/2010 - 17h59

    Emília, me permita acrescentar: Luis Inácio LULA da Silva.

    Emília

    07/11/2010 - 16h52

    Falhei!!!!! Acho que é a idade, mas LULA mora no meu coração.

Emília

06/11/2010 - 17h03

Essa letra é o que chamamos aqui no Nordeste de: Repente. Os autores, numa brincadeira de bate e volta, criaram esse repente que a Elba Ramalho gravou. Eu acho divertida, espero que vocês também, é apenas a letra com o audio é melhor, mas eu não tenho.SEM PRECONCEITO E SEM SEPARATISMO.

NORDESTE INDEPENDENTE
(Ivanildo Vilanova e Bráulio Tavares)

(Imagine o Brasil)
Já que existe no Sul este conceito que o Nordeste é ruim, seco e ingrato,
Já que existe a separação de fato é preciso torná-la de direito.
Quando um dia qualquer isso for feito todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente da que a gente até hoje tem vivido:
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.

Dividindo a partir de Salvador o Nordeste seria outro país:
Vigoroso, leal, rico e feliz, sem dever a ninguém no exterior.
Jangadeiro seria o senador, o cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola o presidente e o vaqueiro era o líder do partido.
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.

Em Recife o distrito industrial o idioma ia ser "nordestinense”
A bandeira de renda cearense, “Asa Branca" era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial, a moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o Inconfidente, Lampião o herói inesquecido:
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.

O Brasil ia ter de importar do Nordeste algodão, cana, caju,
Carnaúba, laranja, babaçu, abacaxi e o sal de cozinhar.
O arroz e o agave do lugar, a cebola, o petróleo, o aguardente;
O Nordeste é auto-suficiente, nosso lucro seria garantido
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.

Se isso aí se tornar realidade e alguém do Brasil nos visitar
Neste nosso país vai encontrar confiança, respeito e amizade
Tem o pão repartido na metade, tem o prato na mesa, a cama quente:
Brasileiro será irmão da gente, venha cá, que será bem recebido…
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.

Eu não quero com isso que vocês imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro é amigo do povo português.
Se um dia a separação se fez todos dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente nesse exemplo concreto e conhecido,
Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.

Responder

    Widmark

    06/11/2010 - 19h53

    Não consegui encontrar um vídeo com Elba. http://www.youtube.com/watch?v=bRwCNR6A3K4&fehttp://www.youtube.com/watch?v=Gir7WicFwUs&p=

    Luiz Vidal

    07/11/2010 - 01h44

    Ahhhhhhh emilia,me perdoe,mas,primeiro:repentistas existem em todas as regiões do País,eu messmo sou um deles,Atualmente os mais fortes são os goianos,agora separatista e cachaça em qualquer canto se acha…..e sempre sem profundidade,apenas uma dor de corno arretada ,ou,se preferir,uma inveja mortal, por sua própria falta de competencia.forte abraço e fica feliz com o nosso Brasil….

    Emília

    07/11/2010 - 16h56

    Luiz, repentistas sempre foram uma brincadeira, pra mim. Assim como a literatura de cordel e o canto do vaqueiro, mas todos eles estão sumindo, apagados pela tecnologia. Sem crítica, apenas uma constatação.

Josnei

06/11/2010 - 16h14

Que denúncia de racismo se torne uma prática constante, como medida civilizatória da internet e como inibidora de manifestações racistas da arcaica massa cheirosa.

Responder

Serra, cante “Paratodos” do Chico. Xô, xenofobia ! | Conversa Afiada

06/11/2010 - 16h10

[…] tempo 2: leia no Viomundo a contribuição de Stanley Burburinho que denucia o uso do Twitter e do Facebook para difundir o […]

Responder

ZePovinho

06/11/2010 - 14h56

Lá do PHA:

[youtube eEXwfAzRR1I http://www.youtube.com/watch?v=eEXwfAzRR1I youtube]

Responder

Lênin

06/11/2010 - 14h52

Bem, pelo menos não é só um que está sendo denunciado, como no caso da Mayara.
Mas, só 1037?
Será que só 1037 pessoas, no twitter, facebook, orkut, blogs e sites escreveram isto?
Acho que a safernet está tentando aparecer um pouquinho.
Mas, pelo menos mais gente pode pagar.
E o Serra está dando risada lá em Paris!!!

Responder

Mc_SimplesAssim

06/11/2010 - 14h36

Olá, Azenha e demais amigos leitores e comentaristas,

É preciso um bocado de cautela com essas auto intituladas ONGs, que de "não governamentais" só tem a irresponsabilidade, já que usufruem de recursos públicos sem o menor constrangimento, a fim de evitarmos mais uma caça às bruxas, o que ocasionaria injustiças difíceis de reparar depois.

Afinal, de boas intenções está calçado o caminho do inferno, como costuma dizer o poeta.

O racismo é tão inaceitável quanto o julgamento sumário, pois ambos integram o leque de artimanhas e estratagemas do nazi-facismo.

Que o Tribunal do Santo Ofício não se repita nos dias de hoje, especialmente com o apoio de pessoas supostamente esclarecidas e antenadas com a modernidade.

Abraços

Responder

    El Cid

    07/11/2010 - 14h13

    concordo contigo com relação a cautela, mas fingir que não está acontecendo nada é omissão, e os perfis denunciados deixaram explicitamente o pensamento racista, regados pela campanha sórdida e irresponsável do sr, josé serra…

    Safernet, Stanley Burburinho e os que denunciaram esses "neo-racistas e neo-fascistas": tenham cautela, mas não omitiremos diante de tamanha ofensa !!

Comandante Melk

06/11/2010 - 14h19

Realmente não imaginava ver algo parecido como isso no Brasil….

É deprimente…..

http://tudoporsaopaulo2010.blogspot.com/

Responder

Marcos Kim

06/11/2010 - 14h03

Sou Paulista de etnia asiática portanto, São Paulo não se limita a elite racista e de olhos azuis. Gostaria de parabenizar as populações do Norte e Nordeste que impingiram uma derrota impiedosa no atraso do Coronelismo. Por aqui, não foi dessa vez que logramos a derrotar o Baronato paulista. Quanto as manifestações dos fundamentalistas religiosos e racistas, a culpa cabe ao derrotado zé serra que ousou abrir caixa de Pandora, liberando todas essas desgraças que estavam submerso no lodo. Agora cabe a nós forças progressistas defender a nossa Presidenta eleita Dilma Roussef e todas instituições democráticas, e ficarmos sempre alerta, pois essas forças quando não conseguem vencer por via eleitoral utilizando os métodos rasteiros, apelam para o velho método golpista em que todos nós sabemos as consequências.

Responder

vera oliveira

06/11/2010 - 13h58

o sistema faz com que as pessoas só pensem em amontoar dinheiro como se fosse a coisa mais importante da vida,e o dia a dia nos mostra que não,que estamos no caminho errado,o pai dessa moça preocupa-se em pagar a faculdade da moça mas nem não se preocupou com a construção da personalidade dela,em passar pra ela outros valores que não os do dinherio,até a faculdade onde ela estuda deve estar apenas preocupada com a mensalidade e não com a afirmação moral de seus alunos,deveriam aproveitar e discutir em classe ou na faculdade toda mesmo este assunto,do racismo passaria para a historia do Brasil,como foi construido,escravidão,situação dos negros depois da escravidão,migração dos nordestinos para o sudeste,porque isso acontece,seria uma otima oportunidade,os alunos estariam bem interessados na materia,agora eu duvido que eles queiram por o assunto em pauta.

Responder

Ramiro Tavares

06/11/2010 - 13h32

O que teria aberto a porteira para os atos criminosos de Mayara e o seu mais de milhar de assemelhados em idéias xenofóbicas? Certamente, em grande parte, a impunidade total com que se movimentaram apoiadores de Serra na internet, com emails caluniadores às carradas, vídeos colocados no You Tube etc, telemarketing desqualificadores da candidata Dilma, panfletos caluniadores de "religiosos", matérias criminosas no PIG.
Esses crimes não atingiram apenas à candidata Dilma Rousseff mas à toda sociedade. E causaram certamente uma alteração considerável nos resultados eleitorais. A cada dia que passa, sei de mais eleitores que deixaram de votar em Dilma, em função desses crimes cometidos pelos serristas.
Ainda é tempo! As provas estão aí! Processo judicial nos criminosos ! Justiça, ainda que tardia!

Responder

Widmark

06/11/2010 - 13h04

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embed…!

Lero-Lero Edu Lobo
Sou brasileiro de estatura mediana
Gosto muito de fulana mas sicrana é quem me quer
Porque no amor quem perde quase sempre ganha
Veja só que coisa estranha, saia dessa se puder
Não guardo mágoa, não blasfemo, não pondero
Não tolerolero lero lero devo nada pra ninguém
Sou descasado, minha vida eu levo a muque
Do batente pro batuque faço como me convém
Eu sou poeta e não nego a minha raça
Faço versos por pirraça e também por precisão
De pé quebrado, verso branco, rima rica
Negaceio, dou a dica, tenho a minha solução
Sou brasileiro, tatu-peba taturana
Bom de bola, ruim de grana, tabuada sei de cor
Quatro vez sete vinte e oito nove fora
Ou a onça me devora ou no fim vou rir melhor
Não entro em rifa, não adoço, não tempero
Não remarco, marco zero, se falei não volto atrás
Por onde passo deixo rastro, deixo fama
Desarrumo toda a trama, desacato Satanás
Sou brasileiro de estatura mediana
Gosto muito de fulana mas sicrana é quem me quer
Diz um ditado natural da minha terra
Bom cabrito é o que mais berra onde canta o sabiá
Desacredito no azar da minha sina
http://www.vagalume.com.br/edu-lobo/lero-lero.htm

Responder

    Luiz Vidal

    07/11/2010 - 02h07

    Nunca vi,nem hei de ver:manteiga assando em brazeiro/casamento de viuva que não tenha alcoviteiro/tambem nunca vi tucano nascer um bom brasileiro.
    Nunca vi nem hei de ver:Roberto Freire comunista ….nem goldmam voltar a ser,nem Zé Serra ser bom paulista
    Que paulista verdadeiro,antes é bom brasileiro.E não fica vendo raça,nem cor,credo religião,nem mesmo presta atenção no sotaque do ao lado,só mesmo toma cuidado com inimigos da Nação!Por isso prestem atenção no que canta um violeiro que é poeta e cantador do amor bom brasileiro,canta o sul e canta o norte a morte e o renascimento.Qualquer cantor eu enfrento no repente ou no pensado,mas tome muito cuidado e não inclua o Brasil na crítica que for fazer,porque voce nunca viu:um brasileiro zangado cita a puta que o pariu.

    Mila

    07/11/2010 - 08h30

    A letra é do Cacaso, que já morreu faz tempo, mas não deve ser esquecido.

Der

06/11/2010 - 12h51

Essas criaturas alienadas que, provavelmente nasceram em berço de ouro, não sabem o que é passar necessidades, não precisam lutar pelas suas sobrevivências e só sabem defender seu mundinho medíocre. O que os faz pensar que o Brasil é só deles? O que seria de São Paulo sem a mão-de-obra nordestina? O Brasil é de todos e todos merecem uma chance de viver dignamente. O nordeste há séculos esquecido pelos governantes agora começou a ser enxergado graças a um presidente que tem sensibilidade social (Lula).
Enquanto no passado muitos jovens arriscavam suas vidas lutando contra um regime ditatorial e em nome de um ideal de liberdade e igualdade, pessoas essas dignas de admiração, vemos hoje esses indivíduos medíocres e covardes fazendo um papel inverso, sentados confortavelmente diante de seus notebooks. Se são esses seus ideais, tenham coragem de defedê-los de peito aberto como faziam os bravos jovens de outrora.

Responder

Fernando

06/11/2010 - 12h46

Azenha…
A campanha de racismo e preconceito contra os nordestinos não pará.
Veja este site o que fala sobre a Dilma e o Nordeste. Detalhe ccontinua na rede com apoio da Veja.
http://senzalamundi.com/wp/archives/5375

Segundo o site: Dilma é a “Presidenta” dos Analfabetos e Nordestinos, onde vive a maior parte dos iletrados e super-miseráveis;

Divulgue este crime.

Responder

    ZePovinho

    06/11/2010 - 16h16

    Eu acho,Fernando,que essa ação de cizânia entre irmãos,esse fomento das dissenssões não vem apenas desses loucos de São Paulo.
    Nos países que não seguem às orientações dos EUA,como a China,por exemplo,eles patrocinam etnias menores para que desejem autonomia e fracionem o país para torná-lo mais fraco.
    No caso da China,em particular,o NED e a CIA financiam a seita Falun Gong e a etnia uigur no extremo leste da China na província de Xinjiang.Os uigures se consideram "diferentes" dos resto dos chineses, exatamente como alguns paulistas se consideram diferentes do resto dos brasileiros: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/

    É preciso cuidado.É preciso que a Polícia Federal e a ABIN investiguem se órgãos como a Editora Abril,por meio da VEJA,estão fomentando separatismos em função de suas ligações carnais com os EUA.Brizola nunca se cansava de perguntar ao Victor Civita sobre quantos passaportes ele tem pois o capo é de origem estadunidense e o pai foi expulso da Argentina,tendo aberto um órgão de imprensa aqui mesmo sendo proibido,na época,estrangeiros fazerem isso.

    Renato Lira

    07/11/2010 - 03h20

    Posso afirmar então que Serra, o desagregador, foi o candidato dos ignorantes, preconceituosos, manipulados, desprovidos de senso crítico e de caráter, dos analfabetos morais, estúpidos e idiotas?

    Creio que sim.

easonnascimento

06/11/2010 - 12h39

Eduardo Guimarães do blog da Cidadania está propondo a realização de ato de protesto, ato de solidariedade ou outro nome que seja dado, que reuniria em São paulo, áqueles que não aceitam procedimentos como os que proliferam na rede pós derrota tucana. Vamos apoiar e participar.
http://easonfn.wordpress.com

Responder

Fabio_Passos

06/11/2010 - 12h36

Houve alguma manifestação pública de ali kamel e/ou magnoli condenando esta demonstração de racismo explícito?

Responder

Liliane Silva

06/11/2010 - 12h31

Seria interessante que alguns alunos críticos e conscientes dessa onda de neonazismo, relatasse o que está acontecendo dentro das salas de aulas. Qual está sendo a posição dos professores nas escolas publicas e priivadas de São Paulo diante destas fatos? Os professores e diretores estão tentando conscientizar os alunos para o perigo do nazismo no Brasil, ou estão incentivando o xenofobismo contra os outros estados?

Responder

    Lênin

    06/11/2010 - 14h42

    Concordo com vc!
    Tem muita gente querendo se aparecer nesta onda de combate ao neonazismo do twitter.
    Sendo que quem realmente incitou isto está em Paris, curtindo as férias!!!

Mariana Andrade

06/11/2010 - 12h30

Manifesto do blog Limpinho e Cheiroso:
http://limpinhocheiroso.blogspot.com/2010/11/movi

Abraços

Responder

Valentin

06/11/2010 - 12h23

Uma das riquezas mais importante deste nosso Querido Brasil é a diversidade racial, costumes diversos, sotaques marcantes, etc.
Não é meia duzia de pessoas frustradas com o resultado de uma eleição que pode mudar isso.
Não podemos aceitar, precisamos reagir, é claro, mas os valores de uma imensa maioria já se faz sentir sobre as infelizes iniciativas daquelas pessoas. Independente do governo de turno, somos um País em construção, em busca de uma sociedade justa, fraterna, com oportunidades para todos. É isso que fala mais alto. É isso que deve norter nossas ações solidarias e fraternas.
Viva o Brasil! Um país de todos.

Responder

Alexandre Botelho

06/11/2010 - 12h22

Azenha,
esta reportagem tem um erro crasso, não são os perfis que foram denunciados e sim os responsáveis por eles. Isso deve ser deixado bem claro desde o início da reportagem, senão parece que os "perfis", algo virtual, serão responsabilizados por estes crimes.

Responder

PAULÃO

06/11/2010 - 12h01

Estou com vc Kamila Morai ! Compartilho do seu comentário. Porque não investigar o PSDB/DEMO ? Foi SERRA sim, quem insuflou a discórdia, quem fomentou o ódio contra seus adversários. Foi a MÍDIA conservadora comandada pelos Civitas, Marinhos, Mesquitas etc., foram eles os aliados de Serra. Porque não investigá-los ? Onde está posicionada a Justiça Eleitoral ? De que lado ela está ? do Bem ou do Mal ? .

Responder

Wellington_Vibe

06/11/2010 - 12h00

Como ficou claro com a disputa eleitoral, foi grande a colaboração da internet no combate à mentira e à guerra suja. Vencemos, Dilma foi eleita e o país disse não ao fundamentalismo religioso e ao conservadorismo político. Porém, o Zé Pedágio deixou seu legado de sujeira e ódio, que encontrou aqui na internet espaço para cometer atrocidades. Se não houver punição, elas continuarão. E vão para as ruas, como fez a sua campanha baixa e rasteira. Pra falar a verdade, já estão ameçando ir, deu lá no terra que aquele movimento cretino que ir para a ponte estaiada fazer uma mobilização. Se isso rolar nosso dever é aparecer lá e fazer frente. Não só nordestinos, mas paulistas e paulistanos filhos de diversos povos e crenças que sabem que o caldeirão cultural que é nossa cidade que permitiu ela ser tão grandiosa quanto é.
É fato, essa campanha vai chegar as ruas e é nosso dever continuar denunciando e combatendo, assim como na eleição para os próximos anos. Como já havia dito, a caixa de Pandora está aberta.

Responder

Wellington_Vibe

06/11/2010 - 11h53

Como paulistano me sinto enojado e envergonhado com essa onda cretina. E como filho de nordestina me sinto inconformado e exijo punição exemplar a todos os denunciados. É incrível a caixa de pandora que o Zé Bolinha abriu. Todos sabíamos que estava tudo aí, principalmente aqui em SP: o preconceito de classes, religioso, de cor, de opção sexual, regional, tudo tava aí, mas ele abriu espaço para esse pessoal tomar coragem de vir a público e falar o que pensa mesmo saindo dos porões do relacionamento humano. Cabe a sociedade e a justiça cobrarem e punirem essas pessoas para que o estrago não seja maior. Renasceu a extrema direita brasileira. Eles sempre estiveram aí, mas agora graças ao Zé Chirico tomaram coragem de sair do pântano onde se escondiam. Eles tem todo o direito de defenderem seu projeto de país e se fazerem representar politicamente, mas apologia à violência em todas as formas deve ser punida no rigor da lei. Porque politicamente somos maioria e no embate de idéias nos fazemos bem representados para fazer frente a esse pensamento retrógado, fundamentalista e conservador.

Responder

Marat

06/11/2010 - 11h52

É bom que a banda decente e honesta da Justiça saiba disso, pois muitos membros da justissa vão alegar mil desculpinhas tolas para não agir!

Responder

Paulo Cavalcanti

06/11/2010 - 11h40

Carios Azenha e Conceição,

Sou filho de pais pernambucanos, que vieram prá S. Paulo, no final de década de 40 – somos em três irmãos, todos nascidos aqui, em S. Paulo. Nunca perdemos o contato com a terra, nem as origens dos pais.

Já deixei inclusive (em saia justa) – pois como somos daqui, falamos esse "paulistanês" – que é mistura de tudo e nem de longe, as pessoas imaginam que somos filhos de nordestinos. Não é incomum, as vezes, numa roda de bate-papo, surgir o assunto, em especial, após a eleição de Lula.

O engraçado, que hoje, em SP é quase impossível, você encontrar um paulistano puro, sem misturas, seja ela qual for, no entanto, existe uma impáfia em torno do assunto. Muita gente, já se viu obrigada a pedir desculpas a mim, nessas rodas de conversas, pois nunca me imaginavam "nordestino" – pois sou da opinião que: "quando uma gata, vai parir dentro de um forno, não nascem pãezinhos, nascem gatinhos" – portanto, sou de fato, um nordestino nato.

Responder

Hag

06/11/2010 - 10h56

"…cabe agora ao MP decidir se aceita a denúncia e aprofunda as investigações sobre o caso ou se o arquiva."

Como assim, "arquivar"???

Esse crime é gravíssimo e vai muito além das eleições passadas. Exigimos sua apuração e punição rigorosa para as práticas de racismo e quaisquer formas de discriminação contra nossos irmãos Nordestinos, frequentemente chamados de "Paraíbas", "Baianos", de forma pejorativa, disfarçada de "Brincadeirinha".

O MPF tem que atuar contra essa forma perversa de racismo, escondida na sociedade e já praticada impunemente pela mídia, como no caso do Sr. Diogo Mainardi, infelizmente absolvido por uma sentença que a mídia deveria pesquisar com profundidade.

Responder

    Sol

    06/11/2010 - 13h28

    eu responsabilizo muito Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi, entre outros, essas pessoas precisam ser punidas, todas as q manisfestaram essa intolerancia

youPode » Denunciados 1037 perfis de racismo contra nordestinos na Internet

06/11/2010 - 10h51

[…] Exatamente 1037 perfis no Twitter e no Facebook com manifestações de racismo contra nordestinos após a vitória de Dilma Roussef já foram identificados e denunciados ao Ministério Público Paulista pela ONG Safernet. Leia mais. […]

Responder

ANGELA

06/11/2010 - 10h33

E a OAB SP, cadê?

Responder

    César Moura

    06/11/2010 - 14h26

    Ta' organizando o proximo movimento "Cansei" (algo do tipo "Cansei do resto do Brasil").

    Lênin

    06/11/2010 - 20h09

    Tá contando o dinheiro da propina que recebe do PCC.

Eduardo Guimarães

06/11/2010 - 09h54

Ato São Paulo para todos – Paulistas em solidariedade ao Norte e ao Nordeste Divulguem http://yfrog.com/56i5guj e apóiem http://bit.ly/9xjl6l

Responder

Helio Nordestino

06/11/2010 - 09h49

Dominguinhos deve tá morrendo de arrependimento – se tiver mesmo coração nordestino – de ter apioado o Zé.
Seria bom ele rememorar isso aki: http://www.youtube.com/watch?v=r-8rsqTJi-0

Responder

Eibel

06/11/2010 - 09h49

MINAS DEU UM NÃO A ESSA DIREITA…. VOTOU DILMA………

Responder

Claudia Tramontini

06/11/2010 - 09h42

Finalmente uma noticia boa. A punição para estes 1037 neonazistas deve ser rigorosa, e exemplar para desestimular outros neonazistas brasileiros.

Todos os nomes devem ser publicados para que as empresas, ao contratarem jovens neonazistas para trabalhar, se é que deveriam ser contratados, saibam a quem estão dando emprego.

Será que o escritório Peixoto e Cury Advogados sabia que, ao contratar a estudante de direito Mayara NaziPetruso, estava dando emprego a uma neonazista? Talvés essa empresa e outras agora mudem a sua forma de selecionar jovens,
pois, ao recrutar neonazistas, estará perdendo clientes e negocios no futuro.

Sou paulista e estou profundamente envergonhada diante do mundo, especialmente por saber que existem vermes dessa espécie contaminando o nosso estado.

O veneno para estes 1037 vermes tem que ser rapido e forte, para que eles não contaminem ainda mais o nosso corpo.
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/escritorio
http://www.safernet.org.br/site/

Responder

Orlando Bernardes

06/11/2010 - 09h13

Cadeia neles!

Responder

@ptturiuba

06/11/2010 - 07h36

Por que esta xenofobia imbecil em relação aos Nordestinos ? Recebi um email que encaminhei para Safernet com dois mapas do Brasil. Um com as regiões em que a Pres Dilma venceu e outro com o local onde existe analfabetismo e o candidato que não sabe perder teve maior votação. Imaginem a ilação que faziam.__Alguns recalcados derrotados demonstram toda sua ignorância. A cultura do N e Ne é riquíssima. Um verdadeiro celeiro de escritores, poetas, cientistas, políticos, líderes comunitários etc__A integridade, intelectualidade e carater, vide João Cabral de Melo Neto e Jorge Amado, para citar dois entre milhares, não é previlégio de nenhuma região geográfica, etnia ou estudo.__Fomentar esse ataque xenófobo é uma atitude imbecil e inconsequente.__ Coisa de quem não tem caráter.

Responder

tania

06/11/2010 - 07h18

Não seria hora de pensar numa ley de medios? Porque nao coletar assinaturas como foi feito com a ficha limpa? Afinal a juventude "xenófoba, nazista, racista, etc etc" emergiu em suas inconsequencia delituosa no twiter, no facebook, DEPOIS DO MAPA AZUL E VERMELHO INCITADOR TER APARECIDO na velha mídia. Que eles sejam também responsabilizados, POIS O MAPA É UMA MENTIRA DESLAVADA – NENHUMA CIDADE, ESTADO OU REGIAO VOTOU UNICAMENTE EM UM CANDIDATO.

Responder

Francisco

06/11/2010 - 05h11

A aceitação do outro é a condição fundamental da brasilidade. Sem aceitação do diverso, não há Brasil.

Responder

Kamilla Morai

06/11/2010 - 03h47

Continuo acreditando que o candidato Serra é um dos maiores responsáveis por todo esse ódio que circula na internet contra nordestinos . Continuo acreditando que os subterrâneos da campanha do candidato deveria ser investigado . O vale tudo implantado pelo candidato José Serra e a benevolência da Justiça Eleitoral com tal comportamento , deixou a falsa impressão nos mais desinformados e imaturos , que ele , José Serra , estava acima da lei , da Constituição . O Tribunal Eleitoral , para mim , escorregou solenemente , no escorregadio e lamacento piso da infãmia , do preconceito , do machismo ,do vale tudo serrista .

Responder

SérgioFerraz

06/11/2010 - 03h19

Ainda bem que estes 1.037 fascistinhas não representam a opinião do povo do meu Estado.
Além de criminosos, péssimos perdedores.

Responder

hb cwb

06/11/2010 - 02h32

A xenofobia e outras formas de racismo e discriminação funcionam como uma doença altamente transmissível fica latente apenas aguardando um meio propicio para sua disseminação, ao encontrar este meio se dissemina de forma assustadora e provoca muitos estragos, algumas vezes irreversíveis. Por isso este mal, deve ser tratado como se fosse uma doença, ao localizar um foco devemos destruí-lo para que não se espalhe e se torne incontrolável. Avalio que o primeiro e principal foco já foi identificado e controlado: uma campanha política que não mediu conseqüências para atingir seu objetivo, espalhou os mais diversos tipos de discriminação tentando dividir o país através do ódio e preconceito. Este foco foi devidamente controlado (não destruído) através do voto do povo brasileiro.
O segundo foco foi ativado e incentivado pela campanha derrotada, é constituído por grupos ou pessoas que utilizam a internet para disseminar, compartilhar e aglutinar internautas em torno de idéias e propostas que vão do preconceito, ódio e violência contra: nordestinos, pobres, negros, pessoas com baixa escolaridade; a propostas de divisão do território brasileiro.
Este segundo foco será devidamente controlado somente se as autoridades responsáveis: ministérios público, policia federal, ministério da justiça e outros órgãos responsáveis tomarem a iniciativa e agirem para aplicar as leis existentes e punirem devidamente “TODOS” estes indivíduos. Não aceitamos a desculpa, que todos estes órgãos só podem agir se forem acionados pela sociedade civil.
Tenho consciência que este mal vai ser apenas controlado, pois infelizmente somente a boa educação (familiar e social) é antídoto para eliminar a discriminação do nosso meio.

Responder

Rejane Cavalcanti

06/11/2010 - 01h49

Esse povo não sabe que aqui no Nordeste ainda é cheio de lampiões e Marias Bonitas, não? kkkkkkkk
Cuidado gente, aqui todo mundo vive de chinelo e espingarda em punho pelo meio das matas. Não é assim que essa juventude ignorante acha que são as coisas por aqui? , ha ha. Faz-me rir tamanha ignorância. E que medo esse povinho tem de perder suas regalias. Fiquem frios crianças, vocês afinal são brancos de olhos azuis e vivem em S.Paulo (será?). Agora querem que eu diga mais uma coisa, todo mundo devia olhar para o próprio rabo, porque como se diz por aí, #o que não é USP é cuspe". Essa arrogância está impregnada na população de S.Paulo, mesmo nos que se dizem de esquerda, progressista, etc e tal. Não são poucos os relatos de pessoas que já viveram situações e perceberam isso em diversos lugares de S.Paulo: em hospitais, nas Universidades e em partidos como o próprio PT. Já fui à S.Paulo mas por aí fiquei apenas alguns dias e mesmo assim na casa de nordestinos. Hoje conheço muitos paulistas através do twitter e do Facebook e, claro, não quero nemposso generalizar. Mas não deixemos de nos fazer uma auto-análise e tentarmos descobrir se lá no fundo do fundo cada um de nós não carregamos um pouco: o preconceito e a altivez por pertencermos a um lugar mais desenvolvido economicamente. Por aqui também existe disso, por exemplo, com relação aos que vivem na capital e os que vivem no interior. O que sei é que já ouvi essa frase não sei onde e reescrevo aqui: "a ignorância gera o preconceito, o preconceito gera o ódio e o ódio gera a morte". É mais ou menos isso. Fiquem na PAZ.

Responder

    Paulo Cavalcanti

    06/11/2010 - 11h44

    Cara Rejane Cavalcanti,

    Aqui quem fala e Paulo Cavalcanti (filho de pernambucanos), de Bom Conselho – paulistano, 55 anos, que fala como paulistano, e já deixou várias pessoas em saia justa, pois ele não imaginam que sou filho de nordestinos, quando falam seus preconceitos, se veem obrigados a justificaram (o injustificavel), e peder desculpas, pois não abro mão disso.

    Um beijo
    Paulo – visite o meu blog: http://bogdopaulinho.blogspot.com

celso

06/11/2010 - 01h40

Todos os comentários racistas desses usuários devem ser usados no processo. Os nomes estão todos lá na lista, basta ir atras deles. A essa hora os "corajosos" racistas, que xingam e esbravejam, ja devem ter deletado seus perfis.
Eu acredito que se esse episódio "passar em branco" será uma "pá de cal" sobre as tentativas de eliminar a impunidade no nosso país. Eles tem que ser processados, julgados e se forem condenados devem cumprir o que for determinado.
Ta certo que esse pessoal foi ingenuo. Foram estimulados a esse ódio e separação pela campanha que pregou esse tipo de comportamento, de forma velada, mas pregou !
o que ão acho justo é só a menina ser processada. Ela também deve ser processada, junto com seus amigos e partidários desse viés de conduta.

Responder

RSilva

06/11/2010 - 01h29

Pior é a dona RUTH PIG DE AQUINO querer imputar essa "sujeirada" toda do serra ao nosso Presidente Lula. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EM…

Numa eleição em que o presidente LULA estimulou a rixa e a animosidade entre ricos e pobres, sul e norte, é normal que os ânimos continuem acirrados.

Coitadinha tão simples e nobre, acorda dona vem pro mundo da verdade.

Responder

Mauro Toshiuki

06/11/2010 - 01h06

Ainda bem que vivemos em uma sociedade democrática e apesar de todos os pesares equilibrada, até agora parece ter sido tomado as devidas providências, houve denúncia no MPF contra os envolvidos e agora cabe à justiça realizar seu papel, tudo bem que às vezes nos aborrecemos com certas decisões da nossa justiça e que nos deixam com certas dúvidas mas precisamos ter esperanças na justiça ou tudo vira barbárie com a tentativa de justiça com as próprias mãos ou com ofensas e injúrias entre irmãos. Já li em alguns blogs reações que me deixaram realmente preocupado pois as reações continham tanto ódio e preconceito como as insanidades publicadas por essa moça que não merece o IBOPE que conseguiu, precisamos fazer com que a compreensão e o amor vençam o ódio e o preconceito e mantermos a luta por um Brasil mais justo e menos desigual, não podemos deixar que essa moça consiga vencer fazendo com que os brasileiros comecem a demonstrar ódio e preconceito entre sí como vi em alguns blogs. Pois o que ela queria era achar pessoas desequilibradas que começassem a baixar a conversa ao mesmo nível de suas declarações e tudo virasse um concurso sobre quem consegue ofender mais o brasileiro natural do outro estado, fazendo assim que nordestinos e paulistas travassem uma guerra inútil de ofensas na internet. Para o bem ou para o mal estamos ligados por um pacto de federação republicana e que nos colocar no mesmo barco e tenham a certeza de que a divisão do Brasil serve aos interesses justamente de quem começou toda a confusão., pois divididos seremos mais fracos e estaremos à mercê dos interesses de quem quer nos dominar.

Responder

    Heitor Rodrigues

    06/11/2010 - 23h21

    Mauro, matou à pau. Obama tá comendo o pão que o diabo amassou.

Pereira

06/11/2010 - 01h03

Ta caindo a máscara. hehehehehe

Responder

José Manoel

06/11/2010 - 00h46

Azenha: eu estava assistindo a um programa de televisão, a pouco, aqui em Porto Alegre, cujo tema era debate eleitoral entre dois representantes do PSDB e dois do PT. Foram de chorar as declarações dos tucanos sobre o pessoal do PT e o processo eleitoral recém findo. Dignas de pena ou de comédia pastelão. Não sei como colocam gente despreparada para falar ao vivo e a cores!!! Socorro!!!!!!!!!!! Os caras perderam o rumo da história!!!!!! Depois não sabem porque perderam as eleições!!! Destilam raiva pelos poros!!!!

Responder

paulo rafael pizarro

06/11/2010 - 00h28

No facebook tem um perfil chamado "latinha de lixo", que é uma sujeira só, fiquei impressionado com o nível de acusações e preconceito, contestei alguns hipócritas, mas eram muito os energúmenos.

Responder

    Cris Azevedo

    06/11/2010 - 02h57

    O que nos faz ainda mais revoltados como Nordestinos é de saber que essa é só uma pequena parte de uma gama enorme de pessoa que pensam como esses blogueiros…como nordestina já fui alvo de muitas piadinhas e ataques parece ser aceitável fazer esse tipo de piadas pejorativas,seria muito bom poder educar as pessoas a respeito do Nordeste eu nunca vi emissoras de TV mostrando a qualidade do povo nordestino e sua cultura e historia pelo contrario a TV apenas mostra o lado de sexual, pobre e trágico, temos tantas qualidades o nosso povo é tão caloroso e receptivo nossa cultura tão rica…sem falar das belezas naturais onde turistas do mundo inteiro apreciam, vamos informar esse povo para que eles possam fazer melhores escolhas e para que o tempo livre que eles possam ter seja para semear a paz e a harmonia !!!

    Sergio Ribeiro

    06/11/2010 - 10h02

    Concordo com Paulo Rafael Pizarro. O tal " latinha de lixo" é um antro de racistas e serristas. Tentei encará-los e fui deletado pelo administrador do "blog". É um caso a ser visto .

Pereira

06/11/2010 - 00h25

Só falam isso em frente de um computador. Quero ver falar na cara. Mas aí se vc engue um na bicuda, aparece o papai advogado etc.

Responder

El Cid

06/11/2010 - 00h10

Juventude, vamos abrir o olho? – http://granolaidearia.blogspot.com/2010/11/juvent

Ohh galerinha… vamo devagar com o andor!!!

Vocês são de uma geração que estão podendo ter tanta oportunidade de conhecimento, de aprendizado, de liberdade. Vivem, hoje, num país que é exemplo de democracia para o planeta todo. Aproveitem que vocês não precisam arregaçar as mangas, suar, dar a cara a tapa, enfrentar as forças do poder. Está fácil ser jovem hoje, aproveitem. Apesar que acho que muito dessa facilidade tem a ver com a falta de ideologia política.

E com tudo isso vocês me dão uma dessa? Bola fora hein?

Vamos começar a usar a web para disseminar coisas boas, que tal? Querem fazer oposição, podem e devem fazer sim. Sem oposição cobrando, fiscalizando e martelando não tem como mensurarmos o governo. Mas que fique bem claro que vivemos em DEMOCRACIA e não em anarquia.

O que acho bem engraçado é que estes mesmo valentões, cheios de ódio, que estas almas sombrias, que tem sede de vingança em sua maior parte (é que não quero generalizar) são um boyzinhos emergentes, uns verdadeiros manézões, lindas patricinhas, ou ainda os famosos garotões 'criados com a avó' que nunca precisaram lutar por nada. Que não sabe nada de política e ideologia… engana-se que política é única e exclusivamente um senhor de terno pregando palavras de civismo e tals.

Outra coisinha, amiguinhos cheirosinhos, que jogam bolinha de gude no carpete, que nunca jogaram futebol num terrão (futebol é só no playstation), vocês estão se queimando. E além de se auto queimarem vocês estão denegrindo a imagem de uma parte da juventude e que por isso estão podendo ser chamados de 'revoltadinhos sem causa'. Queria ver se todos vocês se empenhariam com a mesma força numa marcha, num protesto social. Tenho certeza que não, iriam preferir ficar em casa vendo programas alienadores.

Sei lá, acho que de alguma maneira, quando você é orgulhoso demais pra aceitar alguma coisa que – para você – deu errado, você acaba aprontando dessas… só que ao invés do teu orgulho ficar mais forte, você acaba perdendo completamente ele… se é que tem algum, logicamente!

Essas atitudes racistas e neonazistas é de dar nojo, repulsa mesmo. São vídeos, manifestos, postagens, comentários, tweets e toda e qualquer forma de dizer que não gosta desse ou daquele. Em troco do que? Você é melhor que eles em que?

Juventude de hoje, eu suplico: CRESÇAM E APAREÇAM, teu Brasil está aí para ser usufruído. Ajudem a construir uma nação melhor.

Responder

    vera nilce

    06/11/2010 - 04h44

    lindo ser recado, colei no meu perfil do facebook…pessoal do sul consciente so atitudes de vcs contra o preconceito na propria regiao pode ajudar a por fim nesta ignorancia

cristian

05/11/2010 - 23h45

Sou do RS e estou com os nordestinos nessa, abaixo aos preconceitos

Responder

Paulo Lago

05/11/2010 - 23h36

Lançamos um manifesto por uma São Paulo inclusiva e de respeito. Dêem uma olhadinha e espalhem: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/741
Obrigado.

Responder

El Cid

05/11/2010 - 23h34

Ué, o Brasil não era uma democracia racial, conforme dizia a brochura do Ali Kamel? Quem está tentando nos transformar em um país racista? Deve ser coisa de petralhas. Quem nos defenderá dessa tentativa lullodillmista de destruição de uma sociedade onde todos sabem o seu lugar, o john bastos (ou talvez o dvorak, klaus, taques et caterva)?

P.S.: E serra continua. Acaba de falar mal de LULA na França. Tomou um "porque não te callas". Ele é o grande responsável por isso, com seu discurso separatista e canalha. Ele é quem devia ser indiciado!

Responder

Tatu

05/11/2010 - 23h26

Fico pensando: Será que essas pessoas vão em alguma celebração religiosa? Missa ou culto? Creio que não. Não devem conhecer o que nos ensina Jesus. Se frequentam alguma igreja, estas devem reciclar seus sacerdotes, pois não estão conseguindo ensinar os preceitos de Cristo.
Tais pessoas esquecem também que, nossa raça veio do mesmo lugar: a África. Portando, somos descedentes do mesmo ancestral. A cor da pele, preta ou branca, foi uma adaptção as condições climáticas da áfrica com muito sol, e da europa, que tem pouca incidência de sol.
A vida é tão curta, não tem espaço para tais rancores. O que só faz mal pra quem os carrega.
Abraços fraternais!!

Responder

    Silvio

    06/11/2010 - 00h32

    Tatu:
    Não e necessário ter uma religião o praticar algum culto. Pode ser ate ateio, sô se necessita ser pessoas de bem, e que considerem os homes todos seus irmãos.

    putscarai

    06/11/2010 - 10h30

    Tatu

    Não misture alhos e bugalho, afinal tambám sou ateu e nem por isso sou racista!

El Cid

05/11/2010 - 23h25

Pense nas coisas que voce FAZ quando está sozinho. Pense nas coisas que você DIZ a si quando está só. Agora saiba que são essas coisas que definem você como ser humano!

Responder

Edson

05/11/2010 - 23h24

Me perdoem pela franqueza, dúvido muito que isto vá seguir adiante. Entrem agora no terra e vejam os comentários de hoje, em qualquer assunto que envolva Brasil, Política. Esta tudo lá, o racismo, o preconceito, etc. Parece que estão em campanha ainda pelo 3.o turno, e agora mais radicais do que nunca.

Responder

El Cid

05/11/2010 - 23h21

Eu mesmo denunciei uns 08 perfis com mensagens racistas. Tenho orgulho disto e espero que a Justiça brasileira faça o que tem que ser feito e já é previsto em lei. Esse fato pode ser um divisor nas relações que o internauta tem com a rede. Liberdade total mas com respeito ao próximo. Ou o peso das leis. Muito simples!

Parabéns a todos que perderam um pouco de seu tempo denunciando essas pessoas infelizes. Nossa parte foi feita. Devemos sempre estar mobilizados.

Responder

DAISY

05/11/2010 - 22h53

Mas será ótimo se o MP aceitar a denúncia e dar a esses xiitas, ou "brasi-nazistas", o que eles merecem. A ignorância e a arrogância dessa gente, muito provavelmente fruto da redoma em que vivem, é tamanha, que não enxergam o aburdo de suas atitudes preconceituosas, uma vez que, eles próprios seriam motivo de ataques e discriminação, se caíssem em mãos de grupos neo-nazistas na Europa, por exemplo. Seriam tratados, todos eles, como cidadãos de segunda classe, oriundos de país subdesenvolvido, malgrado tenham a pele branca e bons dentes. Seria cômico, não fosse trágico!.

Responder

Luciana

05/11/2010 - 22h53

A face da covardia no twiter disseminando ódio e intolerância. Covarde não mostra a face e não age sózinho, e tem que pagar por seu desrespeito não aos nordestinos e sim a sociedade brasileira, que após a eleição e derrota do PSDB, conclue que o projeto de poder pode ser um abismo.

Responder

José A. de Souza Jr.

05/11/2010 - 22h51

Não pode ficar sem uma resposta da justiça. Não queremos esses "ovos da serpente" em nossa sociedade.

Responder

marcos santos

05/11/2010 - 22h42

Excelente iniciativa.
O nosso país não é um país sem leis.
Nossa terra não é casa da mãe joana, para o incitamento ao racismo e a discriminação regional, apologia do extermínio através da violencia de outros brasileiros, defesa do facismo e do nazismo.

Espero que o Ministério Público processe e investigue os responsáveis pelos 1037 perfis.
Não faço isso com ódio ou revanchismo, mas sabendo que o facismo deve ser combatido sem tréguas !

Responder

MARCELO G. FURTADO

05/11/2010 - 22h33

Prezados,
minha sugestão é objetiva e pode dar resultados.
Como o MPF – Ministério Público Federal é uma Instituição de grande credibilidade (talvez a maior nesta país), devemos localizar o site do MPF nas cidade em que ocorreram os delitos (inclusive o caso dos panfletos encomendados pela diocese de Guarúlhos ou Regional SUL I, O caso da pregação do Padre José Agusto da Canção Nova e os atos inomináveis na intenet (principalmente nos sites de relacionamentos) . Sou servidor público do Ministério Público da União e posso afirmar que todas as denúncias são apuradas, mesmo se forem anônimas, ou o processo tramitará com a identidade do denunciante sob sigilo se assim o denunciante solicita na denúncia.
É necessáio que se peça na denúncia que o MPF adote as medidas cabíveis para o caso ou o encaminhe para o orgão competente para fazê-lo, se não estiver sob sua competência.
A denúncia pode ser feita ao MPF de São Paulo e solicite na denúncia o encaminhamento para a regional competente para apurar o fato relatado.
Marcelo G Furtado

Responder

    Silvio

    06/11/2010 - 00h39

    Marcelo G Furtado
    Nada de segredo da justiça. Quando isso ocorre geralmente não se faz justiça.

Lucio

05/11/2010 - 22h26

Considero essa repercussão muito, mas muito positiva. É ISSO. Chega de "fingir que não acontece". Chega de subterfúgios. De ENGANAÇÃO! ATÈ QUANDO? Até esses movimentos " tomarem gosto pela coisa"? Chega de palhaçada.É preciso jurisprudência quanto a isso. É PRECISO CUMPRIR A LEI. Não precisaria ser assim, mas algumas pessoas escolhem esse caminho. Por que? O que está faltando? Quem está falhando? O MP? A justiça? Vamos identificá-los de uma vez.

Responder

Janes Rodriguez

05/11/2010 - 22h16

Essa cafajestagem na internet tem mestres: Magnoli, Mainardi, Leitão, Jabor, Merval, Casseta e Planeta, CQC, Zero Hora… Tem nomes e sobrenomes. Fizeram todo tipo de comentário desrespeitoso, avacalhador, machista, mentiroso, difamatório. Fizeram piada de péssimo gosto para quem quisesse rir das suas idiotices. Devem estar contentese com a escola que fizeram.

Responder

    CalabocaSerra

    05/11/2010 - 22h43

    Tem também o Reinaldo Azeveja !

    Heitor Rodrigues

    06/11/2010 - 22h03

    Talvez agora, depois do leite derramado, os indiciados e seus responsáveis, quando fôr o caso, prestem atenção às más companhias que cercam seus filhos – certamente o PIG e seus expoentes entre outras – e percebam o quanto foram usados por José Serra et caterva. Acho que a fatura vai cair em cima das quatro famílias e dos demotucanos.
    A hora é de incriminar os responsáveis, os incitadores dos crimes contra os nordestinos em particular, mas contra os brasileiros em geral. E não nos esqueçamos do papel de Marina Silva para provocar o segundo turno e a omissão que se seguiu. Ela é co-responsável pelos abusos cometidos.

Gerson Carneiro

05/11/2010 - 22h13

Como disse Zé Bolinha: "Agora é que a guerra começou".

Conclamo todos os nordestinos a vestirem o gibão e descer para o Sul e Sudeste para defender a raça.

PELOS PODERES DA CAAATINGA.

NÓÓÓÓÓS TEEEMOS A FOOOOORÇAAAAAA!!!

Responder

    CC.Brega.mim

    05/11/2010 - 22h46

    ai ai ai
    nós os paulistas envergonhados
    os amantes do brasil
    nordestino nortista sertanejo e pampeiro
    teríamos que lutar contra que irmãos?
    não não não
    a luta é contra a direita fascista
    que encabeçou essa m…. e fugiu…
    é preciso chamá-los às falas!
    quero saber o que FHC Serra
    tem a dizer sobre isso!
    que se desculpem
    que eduquem seu séquito
    mesmo que tenham que falar desde
    o outro lado, o além…

    Gerson Carneiro

    05/11/2010 - 23h48

    Opa! Pára tudo. Mas uma vez uma mulher detém uma guerra.
    (só com muito bom humor, CC.Brega.mim, pra superar o ódio e a ignorância)

    [youtube TNz45EhNuWE http://www.youtube.com/watch?v=TNz45EhNuWE youtube]

    CC.Brega.mim

    06/11/2010 - 00h38

    ô gerson, assim você me deixa encabulada…
    agradeço a homen-agem
    comovida e sorridente…
    aproveito então a oportunidade:
    viva a dilma
    grande lutadora
    essa mulher sim encerrou uma dura guerra!

    Emília

    06/11/2010 - 17h27

    Cuidado Gerson, pois Maria Bonita ainda está viva, sou eu, até mesmo Lampião me respeitava. kakakakakaka.

Ricardo J.F.Almeida

05/11/2010 - 22h00

Vejamos agora o Governo local, se intitulam éticos? Pois agora que eu quero ver. Matar esta cobra antes que ela contamine toda a sociedade é necessidade primordial. Educação se faz com ação e não com retórica. Da-le MP ou serão complacentes?

Responder

Baixada Carioca

05/11/2010 - 21h55

Muitos dos preconceituosos correram para apagar suas cretinices das redes sociais numa tentativa absurda de fugir do flagrante. Que bom saber que serão todos investigados. Essa molecada inconsequente aprenderá o sentido da palavra consequências. E Mayara puxando a fila.

Responder

    Polengo

    05/11/2010 - 23h27

    E em quem será que essa molecada inconsequente votou?

Antonio Eduardo

05/11/2010 - 21h38

É muito importante que permaneçamos mobilizados contra isto.
Deveriamos nos unir em abaixo assinados, a exemplo da lei Ficha Limpa, encaminhando nosso protesto e o pedido de providências contra estas pessoas.
Dada a classe social da maioria deles há uma grande possibilidade de que isto se transforme em pizza, servida claro por dignos garçons oriundos do NE.
Isto não pode passar em branco!
O Brasil é formado pelo amálgama de todas as raças e etnias que para cá vieram.
Em lugar nenhum do mundo existem ruas em que estão templos evangélicos, sinagogas, terreiros, igreja romana, templo budista etc.
Em nenhum lugar do mundo na mesma rua convivem comerciantes nordestinos, árabes, judeus, coreanos, japoneses.
Não podemos perder isto!

Responder

Anderson

05/11/2010 - 21h29

Pode ser muita inocência minha, mas eu realmente não acreditava que a população ainda estava nesse nível de discussão. O preconceito velado existe, mas pessoas terem coragem de se assumir xenofóbicas, e atribuírem à "burrice" dos nordestinos/nortistas a vitória da Dilma me assustou. Não sei até que ponto a campanha presidencial, baseada no "bem x mal" teve influência nisto, mas sem dúvida teve.

Responder

Bruninho

05/11/2010 - 21h28

Dica de leitura, Azenha e galera: um exemplo de boa educação e texto de qualidade que vem da blogosfera nordestina, como contraponto à estupidez dos neobrucutus aqui do Sul-Sudeste.

Aqui: http://cachacaaraci.wordpress.com/2010/11/05/maya

Responder

Hélio

05/11/2010 - 21h25

Cabe ao MP diante de provas inequívocas como esta, cumprir sua função Constitucional e oferecer denúncia é para isso que ele existe, qualquer decisão em direção contrária me faria sentir envergonhado como cidadão brasileiro.

Responder

Marta M. Santos

05/11/2010 - 21h23

Agora cabe a nós e a usuários sérios e honestos da internet, não permitor que isso acabe assim , sem uma resposta à sociedade brasileira que se sentiu ofendida e diminuida diante de tanto preconceito…

Responder

diegomtorres

05/11/2010 - 21h19

Azenha,

Segue o mapa do Brasil que emergiu das urnas…
http://diegomtorres.wordpress.com/2010/11/05/o-br

Responder

Eddy

05/11/2010 - 21h18

Olá Azenha e caros,
A tática de polarizar o Brasil (Azul e vermelho), feita por alguns orgãos de imprensa, induziu algumas pessoas (1037) ao erro de liberarem o que sempre sabíamos. Temos o preconceito e discriminação como um farol…esconde-se em alguns dias de sol, mas latente!

Responder

Mônica Rangel

05/11/2010 - 21h15

Realmente no Facebook estava demais. Acho que essas pessoas têm que ser punidas sim, de repente até fazendo algum trabalho social. Seria a melhor escola que poderiam frequentar.

Responder

Uélintom

05/11/2010 - 21h14

A elite paulistana enche uma vila, não mais que isso. Não há dúvida de que muitos dentre os mil têm relação de amizade, parentesco ou profissional com juízes, soócios de grandes escritórios de advocacia, membros do MP-SP, políticos ou grandes empresários. Isso tende a ter menor influência se sair da esfera local, da justiça no estado de SP, e for levado para a esfera federal.

Mas já estou até vendo as matérias com pessoas não tão brancas nem tão ricas/poderosas estampadas em fotos e "especialistas" (da estirpe ""intelectual"" de Demétrio Magnoli) falando sobre os auto-preconceitos das classes baixas, que estão virando classe média sem portar o devido grau de instrução e por aí vai…

Responder

ZePovinho

05/11/2010 - 21h11

Aí é outra história.Eu já estava com medo de que só a Mayara Peruso fosse responsabilizada por isso.Me pareceu que todo mundo correu do pau e deixou a Mayara para ser bode expiatório.

Responder

Rosa Ribeiro

05/11/2010 - 21h05

Acho que tinha que punir mesmo, na forma da lei, pra dar exemplo. Gente mesquinha e estúpida.

Responder

Bruno Ribeiro

05/11/2010 - 20h38

Sejamos práticos: essa corja NÃO será punida como deveria e como gostaríamos que fosse. Torço para que, pelo menos, os racistas sejam intimados a depor e tenham seus nomezinhos publicados nos jornais de suas respectivas cidades.

Responder

VIVIANE

05/11/2010 - 20h28

Azenha,
Sou professora da UnB e identifquei na Universidade um grupo de extrema – direita intitulado "Endireita Brasil". Pelo que inferi, ao ler algumas noticias na web, o DCE da USP ( Liberdade) também teria lá seus vinculos com esse ideário. Acho importante mapearmos esses movimentos. A podridão da direita não pode ser denegada, tem que ser encarada de frente.

Responder

    Fábio Gomieiro

    06/11/2010 - 10h08

    Prezada Professora.
    Me permita uma correção.
    A USP não tem campus no Bairro da Liberdade (São Paulo-SP).
    Pelo que lí, essa irresponsável, para dizer o mínimo, é aluna do curso de Direito da Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, campus Liberdade.
    Se não estou enganado o dirigente máximo da FMU é afro-descendente.

Marco Vitis

05/11/2010 - 20h25

O Ministeíro Público paulista não é confiável.
Todas essas 1037 pessoas são eleitores de Serra.

Responder

Almeida Bispo

05/11/2010 - 20h24

Como é no MP paulista, no mínimo as acusações serão "improcedentes". Vale uma aposta?

Responder

Roger Oliveira

05/11/2010 - 20h12

Se todas essas 1037 pessoas forem punidas haja espaço no xilindró…

Mas não tô nem aí. Tem que ver o sol nascer quadrado mesmo pra aprenderem a largar a mão de ser burros, além de aprenderem um pouco sobre consciência humanista.

Responder

    Paulo

    05/11/2010 - 20h50

    Roger, eles não são burros! São racistas ou xenófobos! Sabem o que estão escrevendo. Pensam assim! Claro que pode mudar de opinião, aprender que todos somos humanos!

    Roger Oliveira

    05/11/2010 - 23h35

    Caro Paulo, eles tem plena consciência do que escreveram mesmo. Disso não discordo. Mas isso de eles não serem burros aí eu discordo plenamente. Ser racista e/ou xenófobo é ser burro, pois o racista e/ou xenófobo possui uma incapacidade intelectual de assimilar que um ser humano é um ser humano acima de tudo, independente da raça e/ou origem. Tanto é que se você ver a explicação de um racista e/ou xenófobo sobre o porquê da implicação dele com pessoas de certas raças e/ou origens, ele vai dar a desculpa mais estúpida que você já viu (o caso da Petruso tá aí para confirmar), mostrando o quanto pífio é a percepção de visão social de uma pessoa desse tipo.

    Em suma, o racista e/ou xenófobo tem um baixo nível (ou até mesmo nulo) de inteligência social, ou seja, é burro socialmente.

    Enfim, agradeço a sua réplica!

Fabio_Passos

05/11/2010 - 20h10

Ótimo o pronunciamento do Lula.

A eleição de Dilma como a primeira Presidenta da República é prova de que podemos vencer qualquer preconceito.

Vamos derrubar o Apartheid Social, derrotar a "elite"-afrikaaner… e construir uma nação próspera e justa.

Responder

beattrice

05/11/2010 - 20h09

Azenha
espera-se que o MPF faça simplesmente cumprir a lei e denuncie todas estas pessoas que parecem imaginar que vivem num território sem nenhuma lei.
Ao ler nos sites especializados tudo o que foi divulgado fica claro que se trata de crime contra a sociedade brasileira que pretende se tornar mais e mais civilizada e nao pode portanto tolerar ser achincalhada por delinquentes seja qual for sua idade, origem ou pretexto.
Em tempo,
creio ainda que devemos todos cobrar a devida investigação e punição contra os mais variados crimes eleitorais cometidos no segundo turno das eleições, pois essa impunidade tampouco serve de exemplo educativo aos demais cidadãos deste país.

Responder

Fabio_Passos

05/11/2010 - 20h06

1.037 acusados de racismo.
Uma onda de preconceito e ódio desencadeada pela derrota de jose serra… o candidato da nossa "elite" afrikaaner.

Quantos destes racistas serão leitores da revista veja?

Em minha opinião a mídia afrikaaner – rede globo, veja, estadão e fsp – são parte deste episódio que envergonha todo o Brasil.

Responder

maria regina

05/11/2010 - 19h57

Devem ser alunos do Sr. Demétrio 1001 Magnolli (?) e Demóstenes Torres.

Responder

EMILIA

05/11/2010 - 19h54

Pois é…como diria meu pai , quem fala o que quer tem que aguentar as consequencias.

Responder

João Carlos

05/11/2010 - 19h54

Sou de opinião que, para prevenir qualquer susto para a próxima eleição presidencial, precisamos reduzir ainda mais o poder dos tucanos. Como?

Nomeando para cargos importantes do governo Dilma candidatos da coligação derrotados por candidato do PSDB para neutralizá-los.

Por exemplo, no Paraná, convidar o Osmar Dias para fazer parte do governo mata 2 coelhos de uma só cajadada: neutraliza o tal Beto Richa e inibe os habituais chiliques do Álvaro Dias no Senado.
No Pará, convida-se a Ana Júlia Carepa para o governo Dilma. Sendo ela mulher, fica mais fácil ainda e diminui o poder do governador de lá do PSDB.
Em Minas, chama de volta para o Ministério do Desenvolvimento Social o Patrus Ananias, além do Fernando Pimentel que provavelmente vai mesmo integrar o governo Dilma.
E assim por diante. Não me lembro de cabeça de todas as situações como as que me referi acima, mas a idéia geral é esta.

Responder

    Carlos Noel Mazia

    05/11/2010 - 20h49

    Muito bem colocado, João Carlos. Concordo plenamente contigo. Parabéns.

    Hélio

    05/11/2010 - 21h30

    concordo plenamente com seu raciocínio JC, isso tem que ser uma constante para que essa oposição destrutiva não volte ao poder, esse atraso tem que ficar para trás…

    Sérgio Vianna

    06/11/2010 - 00h51

    Concordo com você até o Patrus Ananias.

    Pimentel, NÃO – DE JEITO NENHUM.

    Pimentel deu vários golpes e precisa ir pra geladeira:

    O golpe da prefeitura de BH, o golpe do governo de Minas, o golpe de empurrar Patrus para vice, o golpe do Lanzetta e do policial aposentado e amigo do Serra.

    Se não basta pra você, pra mim já passou da conta.

Amira

05/11/2010 - 19h37

Que isso não fique impune!

Responder

    JUNIOR

    06/11/2010 - 08h53

    O PSDB e o DEM,com os discursos e campnhad eseus candidatos índio e Serra sao os grandes culpados de tudo isso que esta acontecendo…Foram eles que disseminaram,via intenet,via folhetos apócrifos esta imundicie toda,repleta de mensagens preconceituosas e racistas..é só o MPF atentar para as correntes de emails de Serra,das palavras do índio,Sergio Guerra,e toda esta tchurma do PSDB e do DEM.A eles deve ser imputada a culpa maior.Eles cortaram a lenha,jogaram alcool e distribuiram os fósforos .Os verdadeiros culpados são eles.

Deixe uma resposta