Rodrigo Vianna: No Brasil e na Venezuela, a guerra da desinformação

Tempo de leitura: 4 min

Black Bloc venezuelano, na concepção de Vitor Teixeira

A batalha da América Latina

Brasil e Venezuela: a guerra da informação

publicada domingo, 16/02/2014 às 21:16 e atualizada segunda-feira, 17/02/2014 às 14:00

por Rodrigo Vianna, em seu blog

São tristes, preocupantes, mas não chegam a surpreender as cenas de violência e confronto aberto na Venezuela. Nos últimos 6 anos, estive lá cinco vezes – sempre na função de jornalista. Há um clima permanente de conflagração.

As TVs privadas, com amplo apoio das classes médias e altas, tentaram dar um golpe em 2002 contra Hugo Chavez (sobre isso, há umdocumentário excelente – “A Revolução Não Será Televisionada”). Chavez resistiu ao golpe com apoio dos pobres de Caracas – que desceram os morros para apoiá-lo – e de setores legalistas do Exército. Desde então, o chavismo se organizou mais, criou uma rede de TVs públicas para se contrapor ao “terror midiático” (como dizem os chavistas), e se organizou  no PSUV (ainda que o Partido Comunista, também chavista, tenha preferido manter sua autonomia organizacional).

Jornais e meios de comunicação jamais tramaram golpes no Brasil com apoio da CIA…

É preciso lembrar que TVs e revistas brasileiras (Globo e Veja) comemoraram o golpe contra Chavez em 2002 – e se deram mal porque ele voltou ao poder 2 dias depois.

Nas ruas de Caracas, ano a ano, só senti o clima piorar. Confronto permanente. Acompanhei na região de Altamira, em Caracas, o ódio da classe média pelos chavistas. Com a câmera ligada, eles não se atrevem a tanto, mas em conversas informais surgiam sempre termos racistas para se referir a Chavez – que tinha feições indígenas, mestiças, num país desde sempre dominado por uma elite (branca) que controlava o petróleo.

O chavismo tinha e tem muitos problemas: dependia excessivamente da figura do “líder”, a gestão do Estado é defeituosa, há problemas concretos (coleta de lixo, segurança etc). Mas mesmo assim o chavismo significou tirar o petróleo das maõs da elite que quebrou o país nos anos 80. Além disso, enfrenta o boicote econômico permanente de uma burguesia que havia se apropriado da PDVSA (a gigante do Petróleo venezuelana).

O chavismo sobreviveu à morte de Chavez. O chavismo, está claro, não é uma “loucura populista” ou uma “invenção castrista” – como querem fazer crer certos comentaristas na imprensa brasileira. O chavismo é o resultado de contradições e lutas concretas do povo venezuelano – lutas que agora seguem sob o comando de Nicolas Maduro, que evidentemente não tem o mesmo carisma do líder original.

Vejo muita gente dizer que o “populismo” chavista quebrou a Venezuela. Esquecem-se que a economia venezuelana cambaleava muito antes de Chavez. Esquecem-se também que o tenente-coronel Hugo Chavez Frias não inventou a multidão nas ruas. A multidão é que inventou Chavez. A multidão precedeu Chavez. Em 89, o governo neoliberal de Andres Perez ameaçou subir as tarifas públicas – seguindo receituário do FMI. O povo foi pra rua, sem nenhuma liderança, noCaracazo (uma rebelião impressionante que tomou as ruas da capital).

O chavismo foi a resposta popular à barbárie liberal, foi uma tentativa de dar forma a essa insatisfação diante do receituário que vinha do Norte. Os responsáveis pela barbárie liberal tentam agora retomar o poder – com apoio dos velhos sócios do Norte. E nada disso surpreende…

O que assusta é o nível dos comentários sobre a Venezuela nos portais de notícia brasileiros.

Há pouco, eu lia uma postagem do “Opera Mundi” (sítio de esquerda, mas hospedado no UOL). Quem tiver estômago pode conferir as pérolas dos leitores… Resumo abaixo algumas delas:

— “A VENEZUELA SERÁ PALCO DA PRIMEIRA GUERRA CIVIL PLANEJADA PARA A TOMADA DO PODER COMUNISTA NA AMÉRICA LATINA.”

— “O chavismo conseguiu levar a Venezuela à falência. Um país sem papel higiênico e muita lambança comunista para limpar.”

— “Aquele pais virou um verdadeiro lixo, podia ser uma potencia de tanto petroleo que tem, mas o socialismo acabou com tudo. O que sobrou foi uma latrina gigante.”

— “Vai morar na Venezuela então , por mim os venezuelanos tem que matar o maduro.”

— “É fácil quando a eleição é manipulada. Maduro ganhou pq roubou a eleição como foi comprovado.”

Envenenados pela “Veja”, “Globo” e seus colunistas amestrados, esses leitores são incapazes de pensar por conta própria. Repetem chavões anticomunistas, e seriam capazes de implorar pela invasão da Venezuela pelos EUA.

Desconhecem a história da Venezuela pré-Chavez… Não sabem o que é a luta pela integração da América Latina – diariamente combatida pelos Estados Unidos.

Se Maduro sofrer um golpe, se os marines desembarcarem em Caracas, muitos brasileiros vão aplaudir e comemorar. Não são ricos, não são da “elite”. São pobres. Miseráveis, na verdade. Indigentes em formação. Vítimas da maior máquina de desinformação montada no Brasil: o consórcio midiático (Globo/Veja/Folha e sócios minoritários) que Dilma pretende enfrentar na base do “controle remoto”.

A América Latina pode virar, nos próximos anos, mais um laboratório das técnicas de ocupação imperialista adotadas no século XXI. Terror midiático, ataques generalizados à “política”, acompanhados de ações concretas de boicote e medo – sempre que isso for necessário.

Não é à toa que movimentos “anarquistas” e “contra o poder” tenham se espalhado justamente pelos países que de alguma forma se opõem aos interesses dos Estados Unidos.

O imperialismo não explica, claro, todos os problemas de Venezuela, Brasil, Argentina. Temos nossas mazelas, nossa história de desigualdade e iniquidade. Mas o imperialismo explica sim as seguidas tentativas de bloquear o desenvolvimento independente de nossos países.

A morte de Vargas no Brasil em 1954, a derrubada de Jacobo Arbenz na Guatemala no mesmo ano, e depois a sequência de golpes no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile (anos 60 e 70) são exemplos desse bloqueio permanente. Não é “teoria conspiratória”. É a História, comprovada pelos documentos que mostram envolvimento direto da CIA e da Casa Branca nos golpes.

A Venezuela não precisou de golpes. Porque tinha uma elite absolutamente domesticada. Com Chavez, essa história mudou. A vitória de Chavez foi o começo da “virada” na América do Sul.

Os Estados Unidos e seus sócios locais empreendem agora um violento contra-ataque. Na Venezuela, trava-se nas ruas um combate tão importante quanto o que se vai travar nas urnas brasileiras em outubro. Duas batalhas da mesma guerra. E pelo que vemos e lemos por aí, o terror midiático fez seu trabalho de forma eficiente: há milhares de latino-americanos dispostos a trabalhar a favor da “reocupação”, da “recolonização” de nossos países.

Por isso, essa é uma guerra que se trava nas ruas, nas urnas e também nos meio de Comunicação. Uma guerra pelo poder nunca deixa de ser também uma guerra pelos símbolos, uma guerra pela narrativa e pela informação.

Leia também:

FrancoAtirador: Como a Veja transformou Sininho em líder dos black blocs


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Amaro

Fonte: Blog do Mello

Lá se paga também 150.

Golpistas do Brasil e da Venezuela pagam a manifestantes exatos 150 nas moedas locais. Simples coincidência?

No Brasil, advogado dos jovens que acenderam o rojão e assassinaram um repórter cinematográfico da Rede Bandeirantes afirmou que eles recebiam R$ 150 por manifestação.

Manifestações que também estão acontecendo na Venezuela, com mais intensidade ainda que as do Brasil, também contam com jovens pagos pela direita golpista. Curiosamente, com o mesmo valor, só que na moeda local, 150 Bs.

De acuerdo a la Oficina de Comunicación e Información de la gobernación del estado Mérida, (OCI) uno de los jóvenes detenidos aseguró que el activista político de la derecha estudiantil, Vilcar Fernández, les dio 150 Bs. para que generaran violencia en la entidad andina.

“Joven detenido asegura que Vilcar Fernández les dio 150 Bs. para que generaran violencia en la ciudad de Mérida”, escribió el organismo a través de su usuario Twitter @PrensaMeridaOCI, junto a una foto del estudiante confesor. [Fonte]

Nelson

“Os ‘protestantes’ ucranianos têm sido violentos, mas a polícia tem sido contida. Washington tem um interesse oculto em manter os protestos em andamento na esperança de transformá-los numa revolta de modo a que possa apossar-se da Ucrânia. Esta semana a Câmara de Deputados dos EUA aprovou uma resolução a ameaçar sanções se os protestos violentos fossem sufocados pela polícia.”

“Por outras palavras, se a polícia ucraniana comportar-se com protestantes violentos do mesmo modo como a polícia dos EUA comporta-se com protestantes pacíficos, isso é uma razão para Washington interferir nos assuntos internos da Ucrânia. Washington está a utilizar os protestos para destruir a independência da Ucrânia e já tem pronta uma lista de fantoches que pretende instalar como o próximo governo do país.”

As palavras acima foram escritas por Paul Craig Roberts. Ah! Ele só pode ser esquerdista, comunista, socialista ou padecer de ódio cego pelos Estados Unidos.

Nenhuma resposta certa.

Roberts é cidadão estadunidense, economista que fez parte do governo direitista de Ronald Reagan e editor associado do Wall Street Journal.

Afonso

Os amestrados pela “mídia”, os que não sabemn pensar pela própria cabeça são sempre os de direita. Os que esquerda são os espertos, os sábios. Entendo…

    Nelson

    Não, Afonso. Com essa tua “ironia fina”, você dá mostras de que não entende e de que não tem vontade alguma de entender o que acontece, de fato, em nosso planeta.

lulipe

Mais uma morte na conta do fantoche do chapolim e por tabela do governo brasileiro que silencia diante da violência dos grupos paramilitares a serviço do governo venezuelano.

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/02/19/miss-venezuelana-e-baleada-na-cabeca-durante-protesto-contra-maduro.htm

    Nelson

    Não te faças de tanso, Lulipe. Tu sabes muito bem quem está orquestrando os atos de violência na Venezuela, assim como na Ucrânia. São os mesmos que implantaram a violência na Líbia de Kadhafi, com o intuito de retomar o país e suas riquezas. São os mesmos que insuflaram e continuam a insuflar a barbárie na Síria, também para tomar o país.

    Detalhe, Lulipe. A mídia hegemônica prostituta – termo bastante utilizado por Paul Craig Roberts (*) – intenta nos convencer de que os EUA e a União Europeia trabalham pela paz, a democracia e a felicidade dos povos.

    (*) Roberts que, aliás, nada tem de esquerda, Lulipe, pois foi membro do governo direitista do Ronald Reagan.

José Souza

O problema está no petróleo. Os norte americanos não admitem que países subdesenvolvido sejam os donos de suas fontes de petróleo e outras matérias primas. Onde isso ocorre eles tentam desestabilizar os governos e, se possível, derrubá-los. Uma vez derrubado colocam ou “elegem” governos favoráveis aos seus interesses. Há vários exemplos mundo afora. A bola da vez é a Venezuela e, depois, será o Brasil. Façam suas pesquisas, verifiquem o preço do petróleo quando Chaves assumiu e veja o preço quando ele faleceu. Foi o Chaves, na OPEP, que mostrou o caminho das pedras. Os do norte não perdoam esse fato. Eles já estão de olho no pré sal. Vão fazer acordo com a China, França, Inglaterra e Holanda para isolar o Brasil. Depois é só trocar o governo daqui. Para isso contam com sua representação diplomática e brasileiros entreguistas. Precisamos ficar de olho.

    Nelson

    Meu caro José Souza

    Os documentos de geoestratégia dos governos dos Estados Unidos – e isso não é de hoje, vem de décadas – se referem às riquezas que existem nos territórios da Argentina, Venezuela, Brasil, Bolívia, Colômbia, países da América Latina em geral e também do mundo, como “os nossos recursos”. Disso nos alerta, em seus livros, o linguista e filósofo estadunidense, Noam Chomsky.

    Ou seja, na visão da elite governante dos EUA, essas riquezas não pertencem aos povos que habitam esses territórios. Antes, devem estar plenamente disponíveis para a obtenção de lucros por suas grandes corporações capitalistas. Isto implica a existência de um esquema de dominação sobre os povos para que a coisa realmente funcione assim.

    Por isso, qualquer governo que queira romper com esse esquema, qualquer povo que deseje a independência e a autodeterminação a que tem direito, será atacado até que desista. Se não desistir, pode vir a ser destruído.

    Nelson

    Há ainda outro grande perigo para os dominadores, José Souza: o do exemplo. Se eles deixam um determinado país e seu povo seguirem seu caminho, livres, os mesmos podem passar a servir de exemplo de que é possível desobedecer às ordens imperialistas. E, obviamente, logo, outros povos procurarão seguir o mesmo caminho.

    E, se isso se torna comum, quase uma regra, “adios” lucros fáceis para as grandes corporações da ou das nações dominantes e dominadoras.

    Então, o exemplo tem que ser destruído. Aqui também, Chomsky alerta para a linguagem dos estrategistas dos governos dos EUA. Nessa linguagem, o país que vier a seguir tal caminho é chamado de “maçã podre”, que deve ser separada do restante da caixa, eliminada, para que não contamine as demais.

    Mauro Assis

    Enquanto culpamos os EUA pelas nossas mazelas seguimos surfando nossa incompetência. Ou seja, em vez de viver no inferno que seria a “dominação americana” seguimos vivendo o inferno criado por nós mesmos….

Mauro Assis

Pelo que eu entendi, a culpa pelos protestos na Venezuela é dos EUA e da Globo… sei.

Cara, são centenas de milhares de pessoas nas ruas protestando! Não é a “elite branca”!

Num país onde 90% da receita vem do petróleo e produção só faz cair, onde falta tudo (não só papel higiênico), com a maior inflação do continente vc acha que não há porque protestar?

E o presidente é um cara que conversa com passarinho, vê a imagem de Chavez no barranco… o Maduro vai cair antes do fim do ano, é só esperar prá ver.

É o mal do caudilhismo: vão-se Chavez, Néstor, Lula, ficam Maduro, Cristina e Dilma…

    lukas

    Protesto espontâneo só aqueles liderados pela esquerda. Todos os outros são orquestrados pelos inimigos do povo.

    SEMPRE.

    lulipe

    Só alienados falam tanta bobagem.Sempre!!!

    Nelson

    Claro que há motivos para protestar, na Venezuela. Como há motivos também, aos montes,nos Estados Unidos, na França, na Itália, na Inglaterra,no Brasil, na Ucrânia e em muitos outros países – na verdade, na grande maioria deles. É a grande crise capitalista que açoita o mundo inteiro.

    Mas, atenção, eu escrevi PROTESTAR. E protestar não é o mesmo que depredar, destruir, violentar, matar. E você sabe muito bem quem está a perpetrar tais atos na Venezuela e Ucrânia, principalmente, Mauro Assis. Aqueles que, com total apoio dos governos dos EUA e da UE querem derrubar os governos eleitos para tomarem conta desses países.

    Você está torcendo que o Maduro seja derrubado? É isso Assis? Que belo democrata!

    Mauro Assis

    Nelson,

    Eu não torço para o Maduro cair. Acho que quando isso acontecer, ou até que isso aconteça, a Venezuela vai passar o maior perrengue de sua história.

    O que eu penso é que ele vai cair porque governa um país rachado (lembre-se que ele teve 50.0000001% dos votos contra 49.999999 da oposição) onde foi empossado (não eleito) por um processo no mínimo questionável. E qual vc acha que é a tendência? Com as manifestações se intensificando, mais gente mudará para que lado? E o exército, vai continuar apoiando até quando?

    Quer dizer que o Tio Sam está puxando as cordinhas por trás de cada manifestação dessas que está ocorrendo nesses lugares? Ahhh… tá. E no Brasil também, talvez?

FrancoAtirador

.
.
Igor Fuser, Professor da Universidade Federal do ABC,

amassou a Mônica Waldvogel falando sobre a Venezuela

no Programa Entre Aspas da Globo Âníus. Imperdível!

“Ô Mônica! Me diz por que nesses últimos 15 anos

de Chavismo não houve uma única notícia positiva

sobre a Venezuela na Rede Globo de Televisão.”
.
.

Brasileiro feliz

Só uma pergunta, de quem é então a culpa pelos problemas mais emergenciais. Pois se o Maduro de quase podere domina a petrolífera, possui as televisões públicas na mão, alternância de poder longíqua de acontecer, porque a Venezuela vai tão mal, porque as empresas públicas não são tão boas para produzir e saciar o consumo básico da população, responda meu amigo, só isso…

    Luís Carlos

    Bens e serviços “básicos” são fornecidos pela iniciativa privada. Na Venezuela, iniciativa privada boicota consumo, esconde produtos para boicotar governo tentando jogar povo contra governo. População em geral sabe disso e burguesia usa cantilena da falta de produtos e desabastecimento como da “falta de liberdade” para manipular opinião pública, mais do exterior e menos da Venezuela, pois população em geral sabe quem é a elite exploradora e traidora daquele país, sempre aliada aos EUA e agora Anonymous para atacar e saquear povo venezuelano.

    Nelson

    Ele está totalmente alienado pela monumental propaganda ideológica do sistema, a repetir o que tal sistema quer que ele repita, e ainda se diz um “Brasileiro feliz”.

Marcos Antonio Silva

Artigo bastante lúcido e pertinente. Parabéns, Rodrigo Vianna.

lulipe

“(…)Com a câmera ligada, eles não se atrevem a tanto, mas em conversas informais surgiam sempre termos racistas para se referir a Chavez…(…)”

Claro, na Venezuela quem critica o chapolim ou o Maduro vai para cadeia, simples assim.O fato é que hoje o país tem uma das mais altas inflações do planeta, vive um desabastecimento nunca visto, desemprego crescente além de altos índices de criminalidade.É preciso mais do que malabarismos ideológicos para defender o chavismo, caro Rodrigo.

    Luís Carlos

    Desabastecimento provocado por empresários para pressionar política e econômicamente. Querem maiores lucros, como sempre.

    Lukas

    Tem que estatizar tudo. Coragem, Maduro, vá cada vez mais fundo, mas fundo mesmo!

    Nelson

    Caros companheiros de comentários. Façam o favor de não questionar as afirmações da(o) Lulipe. Vocês não veem que ela(e) anda sempre “muito bem informada(o)”?

    Afinal, ela(e) lê, regiamente, a Veja, Isto É, Época, Folha, Estadão e assiste à Globo, SBT, Band, etc.

    Então, não há como se contrapor a quem “sabe de tudo”.

    Luís Carlos

    Você tem razão. Eu havia esquecido disso. Vou me informar nas mesmas fontes, de esgoto.

sergioa

“o consórcio midiático (Globo/Veja/Folha e sócios minoritários) que Dilma pretende enfrentar na base do “controle remoto”.”

Enquanto lhes abastecesse o caixa com dinheiro gordo oriundo de propaganda do governo para que não parem de detoná-la dia e noite.

Joga montanhas de dinheiro para rentistas preguiçosos …

Faz de tudo para atrair investimentos especulativos …

Aos estrangeiros benefícios (não pagam IR em renda fixa) …

Aos brasileiros impostos e mais impostos …

Esta Dilma … é uma piada.

Este PT um traidor.

Nos meus 31 anos de eleitor (tenho 49) votei exclusivamente, de cabo a rabo, no PT.

Este vai ser o primeiro em que ainda não tenho candidatos …

Só uma certeza … só um milagre fará eu votar nos candidatos do PT.

Tulio

Este texto manipula e desinforma ainda mais do que a Globo.

E claro, culpar a Globo a Veja e a Elite “Branca” por todos os problemas do mundo e manipulações é lhe excluir caro Rodrigo.

E claro, se somos manipulados pela Globo é naturalmente reflexo da falta de educação deste país.

    Luiz Fortaleza

    Quem não conhece a GLOBO como manipuladora de eleições no Brasil é quem a compra cegamente.

Pedro Ribeiro

Interessante não ficar evidente que a considerada grande mídia se apoderou, apadrinhou e incentivou as manifestações, mas quando morreu um jornalista, ela simplesmente deixou o pstu e psol como boi de piranha… Quem é o bobo ou inocente nessa história?
Onde já se viu, partidos que se dizem de esquerda aliados com a direita, Esses neo-bobos imaginaram que o destaque que tinham na grande mídia era por conta dos olhos verdes. Sinceramente hein!

Francisco

Maduro ganhou eleições diretas numa republica pluripartidarista com voto secreto e imprensa livre.

Ganhou, tem que terminar o mandato. Que um anarquista lute pelo direito de expressão das minorias (anarquistas acham Rousseau um “ditador”…), tudo bem.

Mas cassar a vontade das maiorias, ai fica pesado…

Quem não respeita a vontade da maioria está fora do conceito de civilização ocidental. Ponto final.

    Zanchetta

    Quem ganhou foi Hugo Chavez, que deveria comparecer à sua posse, o que não ocorreu pois já estava morto. Diante disso em 30 dias deveria ser marcada nova eleição. Maduro usurpou a cadeira! É um golpista!!!

    Luís Carlos

    Essa é a versão da Veja e da Globo, claro, porém bem diferente do que diz a Constituição daquele país. Mas para Globo e Veja, que junto cm EUA aplaudiram e reco reconheceram governo golpista em 2002, que durou dois dias e fechou Congresso e rasgou Constituição, claro, esse documento é mero detalhe. Aliás, aqui no Brasil Globo apoiou ditadura também, lembra?

Gerson Carneiro

Oportuno lembrar:

“Gerson Carneiro: O verdadeiro esculacho em um alienado de Oxford.”

http://www.viomundo.com.br/humor/gerson-carneiro-o-verdadeiro-esculacho-em-um-alienado-de-oxford.html

Jack Ewing

Corretíssimo, Rodrigo. Os protestos “populares” ao redor do mundo estão sendo orquestrados, fomentados e financiados pela elite imperial bancária de Washington e Londres, com a ajuda da mídia que eles mesmos operam, justamente nos países cujos governos se recusam a obedecer às regras globalistas. Ucrânia, Brasil, Venezuela, Síria, etc. Veja o que aconteceu com o Saddam, com o Kadafhi e com dezenas de outros ditadores que eles mesmo criaram e dos quais como o monstro do Frankenstein perderam o controle. Veja o que querem fazer com o Assad na Síria ou seja lá quem for que desobedecer. O Maduro, a Dilma, etc. Os únicos governos seguros são os que possuem bombas nucleares (Rússia, Coréia do Norte, China) mas mesmo assim os globalistas ficam criando encrencas nos países próximos (Ucrânia, Coréia do Sul, etc). Protesto popular legítimo mesmo, como o Occypy Wall Street, é infiltrado e esmagado rapidinho com violência policial e militar.

Tenho família aí no Brasil, a maioria se acha super bem informada porque lê a Veja, a Folha e assiste a Globo. Eles dizem que eu não sei de nada porque moro fora. Nunca esqueço a cara e a voz de ódio do William Bonner quando se referiu ao Chaves numa dessas reportagens/propagandas do Jornal Nacional (eu estava de férias em São Paulo). Posso estar por fora dos detalhes do dia a dia do Brasil mas o que sei é que o país ainda mostra sequelas e ainda está pagando o preço pelo ditadura militar da direita de 1964 (planejado em Washington). Mas os reacionários estão rezando e torcendo p/ outro golpe!! Eles sentem falta da tortura e dos generais!

Infelizmente a maioria da classe média e alta no Brasil, e mesmo da classe baixa, é reacionária de direita. Eles são encorajados diariamente pela mídia a continuar na mesquinhez e avareza. Greed is good! Não que gente de direita precise muito de ajuda da mídia ou de ninguém, reacionário por natureza já é mesquinho, odeia pobre (eles mesmo sendo pobres), eles odeiam negros, odeiam gays, odeiam esquerdistas. E se algum governo decide ajudar um pouco a classe baixa e jogar umas migalhas aos pobres (fome zero no Brasil, nacionalizar o petróleo na Venezuela, etc.) aí sim eles viram bicho. Acusam de comunistas, socialistas, vermelhinhos, etc. sendo que lógico nunca leram a definição nem de comunismo nem de socialismo. Para reacionário, pobre, gay, minorias, esquerdista, gente sem “boa aparência” (código para negro) só serve p/ ganhar salário mínimo e trabalhar calado. Só serve para ser explorado e humilhado, enquanto eles juntam sua riqueza. Triste mesmo. E estão tão profundamente imersos na ignorância e no ódio, que tentar explicar o que realmente está acontecendo é perda de tempo. Peguem um livro de história e aprendam que esse médoto das forças reacionárias de criar o problema (protestos) e oferecer a solução (golpe) é manjadíssimo e vem rolando há séculos. E o resultado é sempre o mesmo: ainda mais desigualdade, ainda mais pobreza e ainda mais opressão.

    alberto

    Disse tudo!

FrancoAtirador

.
.
17/02/2014 – 15h26
OperaMundi

Mercosul repudia violência e “ameaças de ruptura da ordem democrática” na Venezuela

Bloco de países fala em “ações criminosas de grupos violentos que querem espalhar a intolerância”

Os países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) divulgaram nota na noite deste domingo (16/02) prestando solidariedade com a Venezuela e repudiando a violência e as “ameaças de ruptura da ordem democrática” após o início da série de protestos no país, há cinco dias.

De acordo com a nota, divulgada pela Chancelaria venezuelana, o bloco – formado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela como membros plenos – “rejeita as ações criminosas de grupos violentos que querem espalhar a intolerância” e pede que o diálogo entre as partes seja “aprofundado”.

Leia a íntegra do comunicado do Mercosul:

“Os Estados membros do Mercosul, diante dos recentes atos violentos na irmã República Bolivariana da Venezuela e as tentativas de desestabilizar a ordem democrática, repudiam todo o tipo de violência e intolerância que busquem atentar contra a democracia e suas instituições, qualquer que seja sua origem.

Reiteram seu compromisso com a plena vigência das instituições democráticas e, neste contexto, rejeitam as ações criminosas de grupos violentos que querem espalhar a intolerância e o ódio na República Bolivariana da Venezuela como uma ferramenta política.

Expressam seu mais forte rechaço às ameaças de ruptura da ordem democrática legitimamente constituída pelo voto popular e reiteram a sua posição firme na defesa e preservação das instituições democráticas, de acordo com o Protocolo de Ushuaia sobre compromisso democrático no Mercosul (1998).

Sugerem que as partes a continuem a aprofundar o diálogo sobre as questões nacionais, dentro do quadro das instituições democráticas e do Estado de direito, como tem sido promovido pelo presidente Nicolás Maduro nas últimas semanas, com todos os setores da sociedade, incluindo parlamentares, prefeitos e governadores de todos os partidos políticos representados.

Finalmente, expressam suas sinceras condolências às famílias das vítimas fatais, resultado dos graves distúrbios causados, e confiam totalmente que o governo venezuelano não descansará no esforço para manter a paz e plenas garantias para todos os cidadãos.”

(http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34002/mercosul+repudia+violencia+e+ameacas+de+ruptura+da+ordem+democratica+na+venezuela.shtml)
.
.

FrancoAtirador

.
.
16/2/2014
Rede Castorphoto, via Janela do Abelha

UNASUL RECHAÇA TENTATIVAS CONTRA VENEZUELA

Caracas, 15 Fev. AVN.- A União de Nações Sulamericanas (UNASUL) repudiou as ações violentas que grupos fascistas venezuelanos têm gerado desde a quarta-feira passada, 12 de fevereiro, nas quais resultaram assassinadas 3 pessoas e atacadas instituições públicas.

Os países da Unasul “manifestam seu firme repúdio aos recentes atos violentos na República Bolivariana da Venezuela e a tentativa de desestabilizar a ordem democrática constituída legitimamente pelo voto popular”, reza o comunicado difundido este sábado pela chacelaria venezuelana em seu portal web.

Em seguida o texto completo do comunicado do organismo regional:

Os Estados Membros da Unasul manifestam seu firme repúdio aos recentes atos violentos na República Bolivariana da Venezuela e a tentativa de desestabilizar a ordem democrática constituída legitimamente pelo voto popular.

Ao expressar sua solidariedade às famílias das vítimas dos acontecimentos, fazem um chamado à paz e à tranquilidade no país e reafirmam seu compromisso com a preservação da institucionalidade democrática como pilar fundamental do processo de integração regional.

Os Membros da Unasul repudiam as tentativas de rompimento do Estado de Direito na República Bolivariana da Venezuela e ressaltam, outrossim, a convicção de que qualquer demanda deve ser canalizada pela via democrática.

Nesse sentido, exortam todas as forças políticas e sociais do país a priorizar e buscar o diálogo para a solução pacífica de suas diferenças, dentro do ordenamento jurídico constitucional.

União de Nações Sulamericanas – UNASUL

(http://oblogdoabelha.blogspot.com.br/2014/02/162-unasul-rechaca-tentativas-contra.html)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Creio que está havendo um equívoco de interpretação dos movimentos.

Não são os Black Blocs que estão atuando violentamente na Venezuela.

Os mascarados de lá são neofascistas, inclusive mercenários armados,

aliciados ou contratados pelo Grupo de Extrema-Direita ‘Voluntad Popular’,

cujo expoente é Leopoldo Lópes, que teve a prisão decretada e está sumido.

Também há denúncias de que grupos paramilitares organizados na Colômbia

estariam entrando pela fronteira, para provocar pânico nas manifestações.

Fascistas con palos y botellas generan violencia en Caracas

Fascistas encapuchados se lanzaron a las calles de Caracas este miércoles
con palos y botellas para generar violencia tras el llamado del opositor
y dirigente del partido Voluntad Popular, Leopoldo López.

(http://www.youtube.com/watch?v=k7nIxviuj-E)
.
.
O Secretário de Estado dos United States of America, John Kerry,
fez comentários intervencionistas sobre a situação na Venezuela,
criticando a ordem de prisão do líder fascista Leopoldo López.

(http://www.youtube.com/watch?v=BZ_F_nMdxI4)
.
.
De acordo com o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão,

“Lopez diz que o objetivo do movimento é remover [!!! SIC !!!] o governo por meios democráticos [!?!],
com o apoio da população e respeitando a Constituição [!?!, e que afirma isso publicamente.
Razão pela qual, não se trata de uma conspiração. [!!! SIC !!!]

(http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/02/venezuela-expulsa-americanos-e-enfrenta-novos-protestos-de-rua.html)
.
.

Lukas

Existem milícias armadas chavistas mesmo ou é invenção da imprensa?

    Lucas Gomes

    existem os colectivos chavistas nos bairros pobres. Eles formam grupos armados de autodefesa, mas tem autonomia do governo, não são “tropas” chavistas.

    Zanchetta

    Ah bom!!! Pensei que tivesse milícias chavistas!!! Esquerdistas tem armas para se “proteger”, enquanto que “reacionários” as têm para “agredir”.

    Indignação seletiva!!!

Jair Almansur

O Chavismo governa para o povo, concordo, mas não tem eficiência nem político-administrativa, e nem econômica. Pratica com alguma frequência atos de puro populismo. Gasta no consumo popular aquilo que deveria ser destinado à produção e produtividade, pois a necessidade de ganhar eleições impoe a distribuição rápida e massiva de telefones celulares, fogões e eletrodomésticos, não há tempo para formar uma indústria então que não se forme. O Chavismo destruiu a incipiente indústria turística. Você conhece alguém que vai hoje às Islas Margueritas, pois é não tem. A produção agrícola e industrial é pífia, Apesar de tudo se eu estivesse lá estaria ao lado de Maduro, como estou ao lado da Dilma, sem todavia abandonar minha capacidade crítica. Por último o Chavismo é incapaz de formar alianças e atrair para sí uma parte da oposição. Esse termo “elite branca” me parece também um termo racista reverso.

Lukas

O futuro da Venezuela é o autogolpe de Maduro.

    Luís Carlos

    O futuro da Venezuela é superar o golpismo de ultra direita com apoio dos EUA.

Rodrigo

Estou sendo censurado! hahaha
Azenha está cheio das Reynaldetes!!
Acho melhor dividir o país do que continuarmos a ter divergência de opinião. Sinceramente.
Ah, e não estou sendo apoiado pela CIA.
Liberdade e respeito é a base de tudo. Ps: Muita gente tá compartilhando dessa opinião e não está organizada em grupos… uma hora a casa vai cair.

    Luiz Carlos Azenha

    Censurado onde?

    Francisco

    Deixa pra lá o cara querendo criar “fato político”. Se se sentisse mesmo sendo “censurado” aqui, tinha mandado a mensagem?

LulDilam

Eis um exemplo. Os petroleiros já tinha marcados de semanas antes manifestação no mesmo lugar para exigir do governo redução dos seus salários e agora a direita raivoso sem autorização que fazer manifestação no mesmo lugar

========
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-02-17/venezuela-expulsa-tres-funcionarios-consulares-dos-eua.html

Leo V

Não entendi o que ele quer dizer com movimentos “anarquistas” e “contra o poder”, assim com aspas.
Anarquistas sem aspas, existem em todos os continentes. Nos EUA e Inglaterra, por exemplo, não menos.
Óbvio que na visão de quem está no poder, são sempre inimigos. Mas ficou dúbio no texto ao que ele se refere.

Silvestre

Porra Rodrigo!
Eu não tinha visto os comentários lá, fui olhar porque você comentou e deu cara, o primeiro comentário que aparece do Facebook de uma mulher (que não convém citar o nome) me deixou muito impressionado.
Ela reclama que… olha só, não viu notícia dos protestos na Venezuela em lugar nenhum (mas foi noticiado sim), e reclama que o UOL noticiou sobre o uso de imagens faltas e desinformação nos protestos a na rede, e que por isso o UOL é fantoche do PT (!), que por ter noticiado a manipulação ele não é imparcial (?!).
Para ela, o UOL não foi imparcial (quero ver quem é) por ter informado apenas sobre as mentiras sem alimentá-las. Por não ter ajudado a espalhas as mentiras e apenas revelá-las, o UOL não foi imparcial, e acha isso um absurdo.

É de deixar estupefato ver esses comentários.

Moreira

Que não concordem com os movimentos anarquistas, com os militantes mais radicais que tem se apresentado desde as manifestações de junho de 2013, discordem da tática dos blocos negros, mas sejam ao menos honestos. É extremamente lamentável ver jornalistas ditos de esquerda e defensores da democracia, reproduzirem em prol de ideais eleitorais OS MESMOS ARTIFÍCIOS MENTIROSOS da revista Veja.

Yoshi

“Não é à toa que movimentos “anarquistas” e “contra o poder” tenham se espalhado justamente pelos países que de alguma forma se opõem aos interesses dos Estados Unidos.”

ermmm não…os movimentos que vêm questionando o formato de representatividade é um fenômeno global, que afetam inclusive o centro do Império (Occupy), inúmeros países europeus (Espanha, Reino Unido, Itália…a maioria alinhados à política estadunidense), e claro, também a América Latina.

Movimentos libertários deste tipo estão “em alta” ao redor do globo. É a mais recente resposta popular à tomada do poder pelos grandes interesses corporativo, montada nos anos 80 e consolidada os anos 90. O sistema representativo “tradicional” vem, cada vez mais abertamente, se mostrando totalmente subserviente a alguns grandes grupos lobbistas e ao “big money”.

Este é uma tendência global. Obviamente, tem especificidades em cada país, que merecem ser analisadas, e o movimento anti-chavista não é exatamente flor que se cheire.

No entanto (e sem querer defender o movimento anti-chavista, o qual desconheço) o Rodrigo Vianna (a quem respeito muito) comete uma enorme injustiça ao colocar no mesmo saco todos os movimentos “contra o poder”, como se fossem todos “fantoches do imperialismo”. Parece querer colocar do mesmo lado a mídia oligárquica e os movimentos libertários de rua – dois grupos com interesses absolutamente distintos.

Sinceramente estou cansado deste discurso do petismo aguerrido, de que as eleições serão uma luta entre “a elite” e “o povo”, e quem não estiver trabalhando a favor da re-eleição, está a favor “da elite oligárquica, golpista, escravista, racista, etc, etc.”

Ora bolas, o PT fez enriquecer como nunca a grande burguesia (os tais campeões nacionais não são exatamente “povão”), não avançou na reforma agrária, privatizou, trabalhou ativamente contra movimentos populares…tudo bem, o governo petista foi ótimo em combater a desigualdade, há inegáveis avanços sociais, houve um bom trabalho ao colocar desemprego e crescimento salarial acima da falácia financista do “tripé econômico”…mas também não vamos agora, subitamente, dizer que o PT foi a personificação de um governo popular (porque não foi)…

época de eleição começa isso, cada coisa viu…

    Moreira

    Perfeito, Yoshi. Lamentável, Rodrigo Viana/Azenha.

    Rodrigo

    Defina ‘burguesia’. Cuidado amigo, porque você pode fazer parte dela e ainda não sabe.

    normando

    Para uma definição exata da burguesia teríamos que remontar aos idos da revolução francesa, o que não é o caso. Mas, em miúdos, pode-se dizer que burguês é aquele que vive de boa remuneração, vida fácil, adepto da estratificação social, e pouco se importando com o sofrimento dos que vivem na base da pirâmide.

    Leo V

    Sim, perfeito (2).

    Alexandre Bitencourt

    ” … Ora bolas, o PT fez enriquecer como nunca a grande burguesia (os tais campeões nacionais não são exatamente “povão”), não avançou na reforma agrária, privatizou, trabalhou ativamente contra movimentos populares …”

    O “enriquecimento da burguesia” foi consequencia do aquecimento do mercado interno e de melhor consumo das famílias de baixa renda, mas a tal burguesia continua indignada com o PT, porque queria enriquecer sem ser seguida bem de longe pelos mais pobres (acharam um horror ter que assinar carteira de trabalho para a empregada doméstica). Ademais, sobre grandes fortunas, foi o PT um dos partidos que mais lutou pelo imposto para grandes fortunas:

    http://agencia-brasil.jusbrasil.com.br/noticias/2081468/senado-decide-arquivar-o-projeto-que-criava-imposto-sobre-grandes-fortunas

    Não avançou na reforma agrária? Não foi bem isso que o MST disse. O último protesto deveu-se à “paralisação” da Reforma Agrária no governo Dilma. Ademais, não foi apenas contra o governo que o MST protestou, mas contra o Judiciário e o Legislativo (No JN, o MST só protesta contra a Dilma):

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=235717&id_secao=8

    Privatizou? Vendemos os aeroportos assim como vendemos a Vale do Rio Doce no governo FHC? Acho que andei assistindo pouco JN.

    Trabalhou ativamente contra movimentos populares?

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-recebe-mst-e-promete-assentar-30-mil-familias-em-2014,1129931,0.htm

    http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-milanez/movimento-indigena-se-fortalece-em-encontro-com-dilma-e-marca-oposicao-ao-governo-7994.html

    http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/06/governo-esta-preocupado-com-manifestacoes-e-aberto-ao-dialogo-diz-ministro

    Penso que alguns manifestantes (senão todos), antes de produzir seus cartazes, assistem o Jornal Nacional como fonte de inspiração para os protestos nos dias posteriores. Só isso explica tamanho ódio do PT e esquecimento do Judiciário e do Legislativo.

    Luís Carlos

    Perfeito?? Então as manifestações de rua na Venezuela são uma fidedigna expressão da vontade popular? É movimento expontâneo dos trabalhadores contra governo?
    Todos sabemos quem fomenta esses atos contra governo revolucionário venezuelano. Ou tem gente que não sabe? As ,a ifestações na Venezuela são fruto do ódio de classe da extrema direita daquela país contra as medidas populares tomadas por governo de Chaves e agora de Maduro. São insuflados e bancados pelo governo dos EUA, tentando nova,ente derrubar a democracia na América Latina. São mais uma face do super fascista Anonymous em conjunto com CANVAS atacando governos populares da América e do mundo.
    Fico surpreso com tentativas de esconder esses fatos travapetindo-os de manifestações populares e de trabalhadores. Há nítido processo golpista da ultra direita venezuelana e alguns, sob alegação de defenderem liberdade das ruas, jogam jogo do capital para derrubar um governo eleito por seu povo, refolucionário nas medidas adotadas em prol dos trabalhadores e de uma Nação que teve coragem para se insubordinar ao autoritarismo do capital mundial.
    Sob essa mesma alegação, PSOL se alia a extrema direita para atacar PT e criminaliza o partido com fins eleitoreiros, para ganhar densidade eleitoral, jogando contra conquistas dos trabalhadores e se aliando a inimigos dos trabalhadores. Votou contra CPMF inclusive, contribuindo para encobrir sonegadores endinheirados, e nem por isso vejo críticas daqueles que acusam PT de coisas semelhantes.

Lucas Gomes

os movimentos “””anarquistas””” e “””contra o poder”””, como chama o articulista, existem para tentar puxar estes governos mais à esquerda, ou para criticá-los por seu excesso de autoritarismo (sim ele existe à esquerda, para os que se esqueceram).
Basta ver se a extrema-esquerda na Venezuela está participando ou não destes protestos. Se ela não está lá mas está no Brasil é porque existe uma diferença BRUTAL entre os dois governos no que diz respeito ao espectro ideológico. Que Brasil e Venezuela façam oposição aos EUA, beleza. A diferença é que um convoca a população às ruas em nome do socialismo, o outro tenta empurrar lei anti-terrorismo para cima dos movimentos sociais.

    Luís Carlos

    Então o PSOL, se alia ao DEM e PSDB, vota contra a CPMF e contribui para esconder sonegadores. Endossa e reforça discurso daqueles partidos e da mídia corporativa e criminaliza PT e isso é pressionar governo para esquerda?

Fabio Passos

As oligarquias decrépitas da AL desprezam a vontade popular. São fundamentalmente golpistas. Sua natureza é o entreguismo e a submissão aos interesses imperialistas. A luta na Venezuela é conhecida por todo o povos latinoamericanos. Os oligarcas querem impedir o avanço social para perpetuar seus privilégios.
E contam com apoio ianque para calar o grito de independência e derrubar a soberania da Venezuela.

Paulo

O que estava acontecendo recentemente na Venezuela, o boicote da elite em vender produtos a preço justo.. uma maneira de enganar o povo via economia, mas maduro foi lá e quebrou isso e adotou um teto de lucro para os produtos, por que ele sabia que estava tendo manipulação nos preços para prejudicar a imagem do governo.. agora a elite ficou muito brava e totalmente instável emocionalmente e partiu novamente para o enfrentamento nas ruas.

Lamentável..

    Alemao

    Santa ignorância Batman…

    Lukas

    Torço para que Maduro vá cada vez mais fundo no socialismo do século XXI. É a maneira mais rápida de seu governo naufragar… Maduro, diga que é tudo culpa dos americanos, dê um auto golpe, prenda toda a oposição, congele os preços, nacionalize mais empresas estrangeiras, impeça a circulação dos jornais, ponha as milícias nas ruas para defender a revolução bolivariana.

    Tenha coragem!

    Luís Carlos

    Eles, os venezuelanos terão. Não se “preocupe”, coragem não falta aquele povo. Covardes só os que lambem botas do império, tanto lá, na Venezuela, como aqui no Brasil, e batem palmas para saqueadores.

    lukas

    Luis Carlos, vamos torcer que você esteja certo. Dedos cruzados.

Deixe seu comentário

Leia também