VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Hoje, às 19h, ato contra censura da Globo; transmissão ao vivo

01 de março de 2016 às 14h04

contra-globo (1)

Globo censura. Em defesa da liberdade de expressão

do Barão de Itararé

Nós, abaixo-assinados, vimos a público repudiar o autoritarismo das Organizações Globo, responsável por mais um ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty que, segundo uma fiscal da ICMBio, pertenceria à família Marinho, uma das mais ricas do Brasil. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e replicada pelo site UOL e pela revista CartaCapital.

Veículos como O Cafezinho, Tijolaço, Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual aprofundaram as investigações nas últimas semanas e, estranhamente, receberam notificações extrajudiciais por publicarem reportagens e artigos sobre o suntuoso imóvel , construído em área de proteção ambiental. Os blogueiros também apontaram as suspostas ligações dos Marinho com a Mossack Fonseca, empresa multinacional investigada por ser especialista em abrir off-shores. A repercussão desagradou a empresa monopolista, que ordenou a retirada dos conteúdos do ar.

O expediente adotado pela Globo, no entanto, revela uma estratégia comumente aplicada a quem ousa desafiar seus interesses: a ação judicial, com o fim de intimidar e sufocar, financeiramente, os que ameaçam – ou expõem – seu império.

Além de ferir o direito fundamental da liberdade de expressão, as Organizações Globo também evidenciam sua ojeriza e intolerância para com as mídias alternativas. A ideia de que haja diversidade e pluralidade de vozes na mídia brasileira – inscritas em nossa Constituição -, ao que parece, desperta a ira dos proprietários da emissora. Também, pudera: com denúncia de sonegação fiscal na casa do bilhão, a empresa certamente tem muito mais que um triplex a esconder.

Como em dezenas de casos de perseguição judicial a blogueiros e ativistas digitais, repudiamos a atitude censora da Rede Globo, talvez um resquício do período de sua ascensão econômica enquanto tentáculo midiático da ditadura militar. Afinal, ao tentar estrangular as mídias alternativas, a Rede Globo estrangula, também, a democracia.

Subscrevem-se:

- Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

- Altamiro Borges (Blog do Miro)

- Conceição Oliveira (Maria Fro)

- Conceição Lemes (Viomundo)

- Luiz Carlos Azenha (Viomundo)

- Renato Rovai (Revista Fórum)

- Rodrigo Vianna (O Escrevinhador)

- Wagner Nabuco (Caros Amigos)

Para assinar o manifesto, clique aqui.

Leia também:

Rezende: A Globo não é dona do Brasil 

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

7 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Bacellar

07/03/2016 - 13h43

Será que consigo voltar a comentar aqui hoje? Recebi notificação do facebook via e-mail pedindo confirmação de solicitação de alteração de senha, solicitação que não fiz, nunca havia recebido esse tipo de comunicado e o timming é bem suspeito. Se de fato isso teve motivação política, considerando minha completa insignificância e desconexão direta com partidos ou movimentos, considerando que não sou muito ativo no facebook, demonstra bem o nível de radicalização da caça as bruxas dos militantes de direita.

Responder

FrancoAtirador

07/03/2016 - 13h10

.
.
O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) reagiu com Extrema Indignação
à “encomenda” que teria sido feita pela Rede Globo à Força-Tarefa da OLJ
para que a PF investigue alguns Blogueiros da Mídia Alternativa do BraSil.
.
“Isso é Truculência, Tentativa de Censura Prévia e Muito Mais.
.
“A Globo e o Moro querem criar uma Tese para investigar
.
e punir Blogueiros no Brasil ! Isso é um acinte à Democracia!”
.
(http://www.scoop.it/t/boca-no-trombone/p/4060777135/2016/03/06/paulo-pimenta-globo-e-moro-agora-tentarao-censurar-a-internet)
.
(https://twitter.com/deputadofederal)
(http://paulopimenta.com.br)
(https://www.facebook.com/deputadofederal)
.
.

Responder

    Urbano

    07/03/2016 - 17h11

    Os bandidos da oposição ao Brasil estão a confirmar, nos tempos atuais mais do que nunca, que são fascistas realmente e até a medula.

Sérgio

02/03/2016 - 03h45

Sai Chico, entra Francisco. Este é Picciani, o novo homem forte na câmara:
https://www.youtube.com/watch?v=cZf6KABMbKg

Responder

Isabela

01/03/2016 - 22h01

Ótima iniciativa!

Responder

Deixe uma resposta