VIOMUNDO

Hoje, às 19h, ato contra censura da Globo; transmissão ao vivo

01 de março de 2016 às 14h04

contra-globo (1)

Globo censura. Em defesa da liberdade de expressão

do Barão de Itararé

Nós, abaixo-assinados, vimos a público repudiar o autoritarismo das Organizações Globo, responsável por mais um ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty que, segundo uma fiscal da ICMBio, pertenceria à família Marinho, uma das mais ricas do Brasil. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e replicada pelo site UOL e pela revista CartaCapital.

Veículos como O Cafezinho, Tijolaço, Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual aprofundaram as investigações nas últimas semanas e, estranhamente, receberam notificações extrajudiciais por publicarem reportagens e artigos sobre o suntuoso imóvel , construído em área de proteção ambiental. Os blogueiros também apontaram as suspostas ligações dos Marinho com a Mossack Fonseca, empresa multinacional investigada por ser especialista em abrir off-shores. A repercussão desagradou a empresa monopolista, que ordenou a retirada dos conteúdos do ar.

O expediente adotado pela Globo, no entanto, revela uma estratégia comumente aplicada a quem ousa desafiar seus interesses: a ação judicial, com o fim de intimidar e sufocar, financeiramente, os que ameaçam – ou expõem – seu império.

Além de ferir o direito fundamental da liberdade de expressão, as Organizações Globo também evidenciam sua ojeriza e intolerância para com as mídias alternativas. A ideia de que haja diversidade e pluralidade de vozes na mídia brasileira – inscritas em nossa Constituição -, ao que parece, desperta a ira dos proprietários da emissora. Também, pudera: com denúncia de sonegação fiscal na casa do bilhão, a empresa certamente tem muito mais que um triplex a esconder.

Como em dezenas de casos de perseguição judicial a blogueiros e ativistas digitais, repudiamos a atitude censora da Rede Globo, talvez um resquício do período de sua ascensão econômica enquanto tentáculo midiático da ditadura militar. Afinal, ao tentar estrangular as mídias alternativas, a Rede Globo estrangula, também, a democracia.

Subscrevem-se:

- Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

- Altamiro Borges (Blog do Miro)

- Conceição Oliveira (Maria Fro)

- Conceição Lemes (Viomundo)

- Luiz Carlos Azenha (Viomundo)

- Renato Rovai (Revista Fórum)

- Rodrigo Vianna (O Escrevinhador)

- Wagner Nabuco (Caros Amigos)

Para assinar o manifesto, clique aqui.

Leia também:

Rezende: A Globo não é dona do Brasil 

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR

 

7 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Bacellar

07/03/2016 - 13h43

Será que consigo voltar a comentar aqui hoje? Recebi notificação do facebook via e-mail pedindo confirmação de solicitação de alteração de senha, solicitação que não fiz, nunca havia recebido esse tipo de comunicado e o timming é bem suspeito. Se de fato isso teve motivação política, considerando minha completa insignificância e desconexão direta com partidos ou movimentos, considerando que não sou muito ativo no facebook, demonstra bem o nível de radicalização da caça as bruxas dos militantes de direita.

Responder

FrancoAtirador

07/03/2016 - 13h10

.
.
O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) reagiu com Extrema Indignação
à “encomenda” que teria sido feita pela Rede Globo à Força-Tarefa da OLJ
para que a PF investigue alguns Blogueiros da Mídia Alternativa do BraSil.
.
“Isso é Truculência, Tentativa de Censura Prévia e Muito Mais.
.
“A Globo e o Moro querem criar uma Tese para investigar
.
e punir Blogueiros no Brasil ! Isso é um acinte à Democracia!”
.
(http://www.scoop.it/t/boca-no-trombone/p/4060777135/2016/03/06/paulo-pimenta-globo-e-moro-agora-tentarao-censurar-a-internet)
.
(https://twitter.com/deputadofederal)
(http://paulopimenta.com.br)
(https://www.facebook.com/deputadofederal)
.
.

Responder

    Urbano

    07/03/2016 - 17h11

    Os bandidos da oposição ao Brasil estão a confirmar, nos tempos atuais mais do que nunca, que são fascistas realmente e até a medula.

Sérgio

02/03/2016 - 03h45

Sai Chico, entra Francisco. Este é Picciani, o novo homem forte na câmara:
https://www.youtube.com/watch?v=cZf6KABMbKg

Responder

Isabela

01/03/2016 - 22h01

Ótima iniciativa!

Responder

Deixe uma resposta