Rovai: Jornal Nacional negociou com Temer divulgação do áudio vazado de Jucá

Tempo de leitura: 3 min

juca_e_machado_jn

Exclusivo: Jornal Nacional de ontem foi negociado com Temer

por Renato Rovai, na Revista Fórum

O Jornal Nacional de ontem foi fruto de uma intensa negociação, é o que revela uma fonte do blogue.

O áudio da conversa entre Romero Jucá e Sérgio Machado fez com que os luas pretas da Central Globo de Jornalismo trocassem inúmeras mensagens e realizassem uma reunião de emergência logo cedo.

A primeira decisão foi esperar para ver qual seria a repercussão. E pela manhã tanto a GloboNews quanto o G1 trataram do assunto de forma suave e sem muito destaque.

Na Globo, porém, a avaliação era de que não havia saída para o agora licenciado ministro do Planejamento. E a mensagem foi enviada para Temer através de Wellington Moreira Franco.

O carioca não precisava ser convencido.Teria dito que iria buscar convencer Jucá a se afastar ou renunciar ao cargo, mas que não seria uma tarefa tão simples.

Durante o dia a Globo foi cobrindo o tema de uma maneira bem menos explosiva do que, por exemplo, o áudio vazado do ex-senador Delcídio. Ou do grampo ilegal da conversa entre Lula e Dilma.

Só ao final da tarde, quando a solução do afastamento de Jucá já havia sido negociada por Temer é que se decidiu por fazer um Jornal Nacional onde o caso teria destaque relevante. E que se liberou os âncoras e comentaristas da GloboNews para que pudessem tratar de forma mais intensa do assunto.

Até aí, nada muito surpreendente. A não ser pelo fato de que o sinal de que não seria necessário aliviar para Jucá teria partido da equipe de Temer, segundo a fonte do blogue.

A avaliação dos que fizeram a ponte com a Globo era a de que o tratamento da saída de Jucá não deveria ser o de um simples afastamento, mas o de uma demissão, para que Temer não saísse tão desgastado.

Não foi à toa que a apresentadora do JN, Renata Vasconcellos, abriu a nota sobre o caso fazendo bico para falar que Jucá foi “e-xo-ne-ra-do”.

E que o presidente interino apareceu no meio da reportagem dizendo ao repórter da GloboNews “que tudo iria se resolver e que estava tudo tranquilo”.

A narrativa que ficou acordada era de preservar Temer e rifar Jucá.

E por isso, o restante do bloco, não por acaso o último, foi dedicado a noticiar os principais trechos do áudio da conversa divulgada pela Folha, evitando repercutir muito o assunto e a crise que o áudio gerou.

Antes, porém, houve tempo para falar muito da crise da Venezuela e do caso que pode levar o governador de Minas, Fernando Pimentel, a ser cassado.

Segundo a fonte deste blogue, Jucá percebeu que seria rifado e falou grosso na reunião que teve com Moreira Franco e Eliseu Padilha. E num momento mais explosivo teria dito que se fosse jogado ao mar poderia fazer o mesmo que Sérgio Machado, referindo-se a delação que o ex-presidente da Transpetro negociou.

Também não por acaso, ontem, depois disso tudo acontecer e quando dava uma entrevista conturbada no Congresso que um repórter da GloboNews se aproximou dele e perguntou à queima roupa:

– O senhor está pensando em fazer delação premiada?

Jucá ficou atordoado e saiu sem responder. Mas a pergunta não estava fora de contexto. Teria sido pedida por um dos editores ao jovem jornalista.
Era um aviso para Jucá dos seus amigos do PMDB de que a ameaça já havia vazado. E de que a Globo não iria preservá-lo.

Jucá não tem mais condições de voltar ao governo e sabe disso. O que ele busca agora é se livrar da prisão. E para que isso não aconteça ele vai precisar da Globo e da mídia que citou como parte da articulação do impeachment. Por isso, muito provavelmente, mesmo tendo entendido tudo que lhe aconteceu, vai ficar quieto. Mas só se escapar. Caso não, toda essa operação pode virá à tona e ainda com um número muito maior de detalhes.

 Leia também:

Em carta de BH, blogueiros prometem resistir ao governo golpista 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

OLNEY CARDOSO GALVÃO

O STF VAI FICAR TOTALMENTE DESMORALISADO SE NÃO PRENDER O JUCÁ
E O RENAN E O CUNHA QUE TRAMARAM O GOLPE E XINGARAM ALGUNS
MINISTROS E POLITICOS .
O MUNDO TODO SABE QUE HOUVE UM GOLPE .
OCG

Enio Silva

A verdade que o PSDB e a mídia escondem do povo brasileiro

https://www.youtube.com/watch?v=Js_fdp4kig0

chega do monopólio na mídia.

Serjão

OU a GLOBO ou o BRASIL.
Perrella: ¨Meu compromisso é com a minha consciência.¨:
https://www.youtube.com/watch?v=k8moHYSzm4A

FrancoAtirador

.
.
É a Repetição, como Farsa, do Tratamento
da Mídia Jabáculê aos Governos do PSDB.

Durante Todo o Período de 1995 a 2002,
em que os Tucanos (des)governaram o País,

cada vez que havia um Escândalo Político,
envolvendo Algum Ministro Descartável,

a Rede Globo e os Jornais e Revistas de SP,

sempre blindaram o ‘Presidente FHC’ (PSDB)
e o Ministro da Fazenda, Pedro Malan[dro].
.
É pelo Protecionismo da Cobertura Midiática
que os Governantes do PSDB ficam Impunes.
.
Aliás, o que não aparece no Grupo G.A.F.E.*,
para o MPF e o Poder Judiciário, não existe.
.
*G.A.F.E. = Cartel Globo, Abril, Folha, Estadão.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Nota

    Aí, a História não se repete como Farsa,

    pois, no Cartel de Mídia, não há História,

    há somente Farsa e Repetição da Farsa.
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Mídia Jabá dá Explicação pelo Governo

    O Cartel G.A.F.E.* passou o dia inteirinho
    tentando traduzir o que o Michel Jaburu
    quis dizer, quando tentou explicar o Jucá:

    “Fui Duas Vezes Secretário de Segurança,
    em São Paulo, e tratei com Bandidos.
    Então, eu sei o que fazer no Governo”

    *Grupos Globo, Abril, Folha e Estado SP.

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/05/24/para-geddel-em-fala-de-temer-sobre-bandidos-nao-cabe-ilacao.htm
    .
    .

Bel

Bem que o Temer disse que sabe lidar com bandidos! Para quem acha que ele estava se referindo apenas aos aliados de Dilma…! Toma PIG! Cada ¨acordo¨ que ele fizer é mais uma demonstração que sabe lidar com os políticos, imprensa, povo, elite, no conceito dele. Está bem claro isso.

C.Pimenta

Porto Alegre, a capital de um Estado onde Dilma foi derrotada e Tarso Genro também, dá o melhor exemplo de protestos contra o golpe. As mobilizações são quase diárias, essa aqui é de hoje, em plena terça-feira. Por quê isso não está acontecendo nos Estados onde Dilma venceu?

https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/655746891250126/

Lukas

Pode ser mentira da fonte. Ou do Rovai.

    FrancoAtirador

    .
    .
    É mais provável que seja Mentira Tua, Ku Klux Klan.
    .
    .

Claudia Santana

O conglomerado de mídia do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e afiliada da Rede Globo, uma das empresas de fachada apontadas pela Operação Zelotes ter causado um prejuízo de R$ 19,6 bilhões aos cofres públicos. Mas desde a época de FHC que há sonegação fiscal comandada por pários de políticos do PSDB e PMDB. Entre eles está a Globo que é líder em sonegação. Será que isso tem a ver com a lista de empresas que recorreram ao CARF? Vocês viram a lista? Tem nomes: Bradesco, Santander, Safra, Pactual, BankBoston, Ford, Mitsubishi, BR Foods, Petrobras, Camargo Corrêa, Light, grupo Gerdau, Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS…e por ai vai. Temer esqueceu também de procurar dinheiro no bolso de quem participou desse golpe a democracia (Congresso Nacional, STF e seus patrícios do PMDB e PSDB.) Se procurar mais um pouquinho, a gente consegue esses bilhões que o TEMER diz que tem de déficit, e quem ocasionou esse rombo foram os pários golpistas de Temer, basta que se cobre e execute-se a dívida de cada uma dessas empresas.

Bel

Alguém ainda gosta de ser enrolado por esse tal de jornal nacional?

Sérgio

Novos áudios virão com surpresas.

Pensando bem, nada mais será surpresa vindo desta quadrilha que tomou de assalto o Brasil. A parte mais aguardada será a participação especial “do sinistro traidor federal”!

Bel

Os coxinhas não entendem muito de interpretação de texto mas devem saber descrever o esquema do Aecim.

Vanilse de Jesus

Teatro de horrores encenado por atores canastrões.

Deixe seu comentário

Leia também