VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Instituto Lula denuncia PF por ocupação virtual: Violação do sigilo de e-mails de brasileiros e de líderes e entidades do mundo inteiro

09 de março de 2016 às 13h48

Captura de Tela 2016-03-09 às 18.51.37

Lula depois de ser detido e a porta de uma sala do Instituto Lula que, segundo o diretor Celso Marcondes, não era necessário ter arrombado a pontapés

Lava-Jato sequestra ilegalmente toda a comunicação do Instituto Lula

São Paulo, 9 de março de 2016

do site do Instituto Lula

Durante a operação de busca e apreensão no Instituto Lula na última sexta-feira (4), a Polícia Federal exigiu, sob voz de prisão

do técnico de informática, a senha do administrador das contas de e-mail @institutolula.org, o que não constava no mandado da justiça, que fazia referência apenas poucas contas de e-mail específicas

Com a informação que receberam sem mandato, passaram a ser os únicos a poder criar e bloquear e-mails, além de terem acesso livre a todas as contas do Instituto Lula, indo muito além do mandado original expedido pelo juiz Sérgio Moro.

Mais do que isso. Ontem foi efetivamente violado o sigilo de cinco contas de e-mail, todas sem o respaldo legal de um mandato judicial.

Trata-se não somente de mais uma violação das regras legais. Trata-se de uma violência às garantias e direitos fundamentais expressos no artigo 5º da Constituição Federal, uma salvaguarda civilizatória defendida na Declaração Universal dos Direitos Humanos e por todas as democracias deste planeta.

O Instituto Lula peticionou na terça-feira (8), ao juiz Moro, a devolução da senha do administrador para o fim desse abuso de poder contra o trabalho de uma entidade da sociedade civil brasileira.

A apropriação ilegal da senha do administrador dos e-mails do Instituto (hospedados no Google) permite à Polícia Federal: ler todas as mensagens de todas as contas do Instituto (inclusive esta e qualquer comunicação com a imprensa, violando princípio constitucional), apagar informações, e, como já aconteceu, trocar a senha, impedindo o acesso as contas pelos seus usuários, bloqueando seu trabalho e contatos.

A senha também permite que eles criem novos (e ilegítimos) e-mails com o domínio do institutolula.org e que mandem mensagens em nome de qualquer conta do Instituto. Imagine se um abuso desse fosse cometido com a sua conta de e-mail pessoal, com a conta de e-mail de uma empresa, ou de um órgão da imprensa.

O Instituto Lula é uma organização da sociedade civil brasileira sem fins lucrativos, com contatos e trabalho conjunto com movimentos sociais, entidades sindicais, organismos internacionais, governos e ex-mandatários da África, América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.

Apenas para citar alguns exemplos, temos acordos, parcerias ou relacionamento com a FAO, a Cepal, com a União Africana, com a União Europeia, com a Unasul, com as fundações do Partido Socialista Francês e do Partido Social Democrata Alemão, com o Podemos e o PSOE da Espanha, com o sindicato dos trabalhadores da indústria automotiva dos Estados Unidos (UAW), com o sindicato dos metalúrgicos da Alemanha (IG Metall), com a Central Sindical da África do Sul (Cosatu), com a Fundação Bill e Melinda Gates, com a Fundação Clinton etc.

Recebemos visitas de jornalistas, acadêmicos, embaixadores, lideranças partidárias, chefes e ex-chefes de estado interessados em conversar sobre o cenário político mundial e a experiência do Brasil no combate à pobreza com os diretores do Instituto e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma das personalidades brasileiras mais conhecidas no exterior.

O sequestro feito pela Polícia Federal de toda a nossa autonomia e privacidade em comunicações eletrônicas é uma violência contra a democracia, a liberdade de organização e expressão.

Caso este e-mail de contato com a imprensa seja bloqueado ou qualquer mensagem não autorizada por nós seja enviada como se fosse um comunicado do Instituto, retificaremos através do nosso site e de nossos contatos telefônicos.

Aguardamos a decisão que restaure nosso direito a comunicação e ao trabalho, e o respeito as leis e a democracia brasileira.

***

por Conceição Lemes

O sequestro ilegal da senha  do administrador das contas de e-mail @institutolula.org, que não estava no mandado de Justiça, significa que a Polícia Federal não saiu do Instituto Lula. A PF ainda o ocupa virtualmente.

Além de impedir que a entidade continue trabalhando, a Polícia Federal pode apagar mensagens que lhes interesse e produzir conteúdo falso para incriminar instituições e pessoas não só do Brasil, mas do mundo inteiro, que se comunicam com o Instituto Lula, inclusive jornalistas internacionais.

Ontem, terça-feira, 8 de março de 2016,  segundo a nota do Instituto Lula, efetivamente foi violado o sigilo de cinco contas de e-mail, todas sem o respaldo legal de um mandado judicial.

Por tabela, foi violada também a privacidade de todas as pessoas e entidades — do Brasil e do exterior — que enviaram mensagens para esses cinco e-mails.

Como o que a Polícia Federal fez e está fazendo não foi pedido no mandado judicial, na prática, ela está se apropriando ilegalmente de informações.

Foi o que fez o governo americano ao espionar autoridades e empresas no mundo inteiro, como denunciou em 2013, Edward Snowden. Aqui, entre as vítimas, a presidenta Dilma Rousseff e a Petrobras.

Um atentado à democracia e à liberdade de expressão, que merece repúdio de todos nós.

Post atualizado às 16h59

Leia também:

Delcídio cita Renan e Aécio em delação; O Globo coloca os dois na chamada, mas se “arrepende”

 

51 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

NEWTON FARO

23/07/2016 - 14h37

CARTA PUBLICADA NO JORNAL O DIA (RIO DE JANEIRO) EM 23/07/2016 / SÁBADO

PAÍS QUER SABER DA P E C DOS 11% CONTRA IDOSOS
Em 2003,no governo do petista Lula, foi criada a “Emenda
Constitucional do Confisco”, e a partir dessa época os
idosos aposentados passaram a ser roubados em 11%
para as diversas previdências em todo o Brasil. Com a
palavra, os chefes dessas quadrilhas que vêm roubando
impunemente esses idosos aposentados em todo o
território nacional. O que eles têm a dizer?

Responder

FrancoAtirador

09/03/2016 - 21h52

.
.
Ler Despacho de 04/03/2016 10:32.
.
Clique em ­’DESPADEC1′ no Evento 72:
.
(http://abre.ai/moro-evento-72)
.
.

Responder

Marat

09/03/2016 - 21h35

O mais grave de tudo são os financiadores dessa turma!

Responder

José Carlos Vieira Filho

09/03/2016 - 21h03

Ao Glauco Abreu na sua frase: “PF bandida! Moro bandido! Procuradores bandidos!”,
não é melhor trocar por VENDIDOS?
Lei a análise do Nassif no meu comentário acima.

Responder

Marat

09/03/2016 - 21h01

Ah, se fosse no IFHC…, mas, hipócrita não mexe com hipócrita. Ambos frequentam os mesmos clubes, estudam nas mesmas escolas, frequentam os mesmos bares e desfrutam das mesmas maracutaias!!!
Estamos condenados ao atraso!

Responder

Leo Oliveira

09/03/2016 - 20h41

Quem garante que se o Moro, MP e PF prenderem o Lula não vão executar algo ainda mais grave contra o ex-presidente?

Esses caras estão testando hipóteses. Primeiro arrebentam com as principais empresas do país, fica por isso mesmo. Segundo, causam milhões de desempregos e nenhuma reação mais grave. Depois prendem e exigem delações para o acusado ter alguma chance de liberdade, calam-se todas as outras instâncias da Justiça diante de tantos abusos.

Se é verdade que a Lava Jato tem como objetivo levar o caos ao país, não vai haver limites, enquanto o objetivo não foi atingido, mesmo que isso custe a vida do ex-presidente Lula.

Num país que um procurador fala em refundar a República, faz ameaças e debocha de advogados, tudo pode acontecer.

Para refundar algo é necessário afundar o que existe.

E o que estão tentando fazer é afundar o atual governo, afundar o país.

Responder

José Ponte

09/03/2016 - 20h04

Cadê a Dilma? A PF é órgão do Executivo! É uma vergonha que um Governo do PT cometa essas barbaridades. viole a Democracia. E não adianta cobrar do STF ou de quem quer que seja. A responsável em última instancia é a Presidente Dilma que é quem nomeia o Ministro da Justiça cuja PF é subordinada. Lamentável!!!

Responder

Marat

09/03/2016 - 19h59

BANDIDAGEM

Responder

renato

09/03/2016 - 19h54

FRANCO ATIRADOR.
Meus mais sinceros elogios a você pela luta
que fazes a favor do BRASIL.
PARABENS..
É o minimo que um cidadão pode fazer ao
dedicar um pensamento a você.

Responder

    FrancoAtirador

    09/03/2016 - 21h53

    .
    .
    Muito Grato, Renato. Avante!
    .
    Hasta La Victoria! Siempre!
    .
    .

Messias Franca de Macedo

09/03/2016 - 19h12

… No próximo domingo (13!) o matuto nas ruas, e o cartaz:

‘Aécim
dos Marín(ho)
da Globo
o TRIPLEX
de Paraty!’

Responder

Antonio - DF

09/03/2016 - 19h07

PF = POLÍCIA FASCISTA.

Não precisa escrever mais nada!

Responder

Luiz Fernando

09/03/2016 - 19h00

Isso se chama espionagem e possivelmente implantação falsa de provas, ditadores famigerados sabem fazer muito bem isso

Responder

Igor

09/03/2016 - 18h55

É muito importante dar nome aos bois (os responsáveis):

.Poder executivo (Dilma)
.Ministério da Justiça
.Polícia Federal
.Corregedoria da Policia Federal.

O Moro e o MP, se não colocaram no mandado, neste caso, penso eu, estão bem isentos.

Responder

Messias Franca de Macedo

09/03/2016 - 18h47

… Se a mãe do estropício psicopata excomungado ‘mor(T)o’ não ensinou patavinas ao filho… Imagine este tal padre do pau oco IMUNDO DEMoTucano!…

SEN-SA-CI.O-NAL! SENSACIONAL! PEDAGÓGICO! HISTÓRICO!

A professora homenageada que não ensinou patavinas ao filho ‘mor(T)o’!
patavinas: o mesmo que “porcaria nenhuma”, “bolhufas alguma”, “nadica de nada”, “Necas de Pitibiriba”

https://www.youtube.com/watch?v=VDhvrMltwaY

e aqui

Vídeo: profª Odete Moro ouve “Lula, guerreiro, do povo…”
E olha que foi em Maringá…

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/video-profa-odete-moro-ouve-lula-guerreiro-do-povo

Responder

FrancoAtirador

09/03/2016 - 18h44

.
.
HOUVE, LITERALMENTE, TENTATIVA DE SEQÜESTRO DE LULA
.
MAS COMANDANTE DE PELOTÃO DA AERONÁUTICA IMPEDIU
.
AÇÃO DE SEQÜESTRADORES NO AEROPORTO DE CONGONHAS.
.
(http://naofode.xyz/7b23)
(http://cartamaior.com.br/?/Editorial/Pelotao-da-Aeronautica-impediu-o-sequestro-politico-de-Lula-/35665)
.
.

Responder

Walter Pastori

09/03/2016 - 18h32

E ex ministro zezinho quanto mal o sr. fez a democracia com seu republicanismo idiota, vejam so que essa turma de curitiba esta fazendo no pais, o que bem entendem, um conselho ao que adorando porque e so contra o PT nao esquecam que pode acontecer com voces babacs enche a bola da turma do parana principalmente voces do pig nefasto quero ver quando chegar nos seus protegidos.

Responder

    mineiro

    09/03/2016 - 19h38

    que me desculpe , mas quem fez o mal maior foi essa salafraria, pilantra, traidora , covarde , conivente desse poste de pres. ela e o proprio pt tucano é que é o maior culpado disso tudo. ninguem quer dizer , mas é sim a maior culpada disso tudo , de manter esse facista , traidor , nazista, tucano , entreguista, e tudo o que a pior na face da terra , é dele o ex. pilantra da justiça. no começo do segundo mandato e todo mundo avisando que os facistas iriam tomar conta do congresso , do senado e do judiciario toda vida foi deles mesmos, ela teria sim de ter virado o jogo exatamente ali e reunificado com os movimentos sociais , com o povo e com a esquerda de verdade. mas ela fez exatamente o contrario e deu nisso ai , que estamos vivendo agora. ela , o pt tucano e o proprio lula sao os maiores culpados disso. agora so falta fazer o caminho inverso e seguir agora com quem deveria ter seguido , as forças de esquerda e sem pacto desgraçado de classes e sim luta de classes. caso contrario nao muda nada. e o meu medo maior , se nos sairmos dessa crise , ele o lula tentar o pacto desgraçado de novo com eles e eu nao duvido disso.

José Carlos Vieira Filho

09/03/2016 - 18h11

Para quem quiser entender o que se passa, segue análise impecável do Nassif:
http://jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-tudo-comecou-em-junho-de-2013

Responder

FrancoAtirador

09/03/2016 - 17h56

.
.
Sindicato dos Advogados de São Paulo vai denunciar
Juiz Sergio Moro ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça)
por Constrangimento ao Exercício da Profissão
(https://twitter.com/cartamaior/status/707667389832372224)
.
.

Responder

Eduardo Guimarães

09/03/2016 - 17h47

Isto pode ser estratégia do Moro e da Polícia Federal para justificar interferència das forças armadas! Com isso o cidadão já pode rasgar a constituição. O STF infelizmente não conseguiu defendê-la! Em outras palavras : Quem for inteligente e tiver condições pode arrumar a mala e se mandar! Na Venezuela deve ser melhor!

Responder

FrancoAtirador

09/03/2016 - 17h46

.
.
Está na hora de a Presidente da República, como Chefe de Estado,
.
denunciar oficialmente aos Organismos Internacionais (OEA/ONU)
.
a Tentativa de Atentado ao Poder Democraticamente Constituído,
.
por Evidentes e Sucessivas Violações à Constituição Federal do Brasil.
.
.

Responder

FrancoAtirador

09/03/2016 - 17h39

.
.
Gilmar Mendes é o Relator da ADPF 388 ajuizada no STF pelo PPSDemB
.
impugnando o Decreto Presidencial que nomeou o Procurador da República,
.
Wellington César Lima e Silva, para exercer o Cargo de Ministro da Justiça.
.
“Curiosamente, o ministro Mendes … foi um Procurador da República
que pouco exerceu a função como tal [no Ministério Público Federal].
.
Gilmar ficou mais tempo no Poder Executivo (12 Anos)
[inclusive como Advogado-Geral da União (AGU)
nomeado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB)]
do que no MPF [onde esteve por] (Cinco Anos)…
.
No seu período no Executivo, inclusive, protestou [contra a PGR]
por não ter sido promovido por mérito, apenas por antiguidade”
.
Reportagem: Marcelo Auler, via GGN
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/gilmar-negara-ao-procurador-o-que-ja-fez-por-12-anos-por-marcelo-auler)
.
.

Responder

Roberto

09/03/2016 - 16h51

O CHEFE da Polícia Federal é o MINISTRO DA JUSTIÇA…
E aí Ministrão……..vai ficar de boca aberta ……caçando mosca. ?????
Ou vai botar neguinho preso e no olho da rua ??

Responder

Ninguém

09/03/2016 - 15h48

E a Dilma? Onde está? Ninguém sabe, ninguém viu.

Ilegalidades em cima de ilegalidades. Um judiciário que desrespeita seguidamente as garantias constitucionais. E um governo que não faz absolutamente nada. Ou melhor, faz: continua dado milhões e milhões para os golpistas midiáticos fomentarem o golpe diuturnamente. A Dilma não tem o direito de fazer o que está fazendo. Porque, se ela for derrubada, ou o Lula preso, será o fim da democracia. A principal responsável, por pura omissão, terá sido a PR, que mantém em seu governo um quinta-coluna de quatro costados, o ex-ministrasto da justiça, e que não move uma única palha para colocar ordem nessa casa da mãe joana. O republicanismo de merda que o PT instituiu acabará com o PT e desaparecerá assim que o partido sair do poder.

Responder

Werner

09/03/2016 - 15h41

Será que a NSA está municiando aquele juiz de primeira instância e por isto todo este alarde e tentativa de estrago?

Responder

Leo V

09/03/2016 - 15h38

Absurdo inominável.

Mas também resultado de tantos abusos das polícias com os mais pobres, e sob governos petistas.

Será se nesse tempo todo o governo de esquerda não viu o que estava acontecendo com os debaixo? O poder despótico das polícias? Só enxergou agora quando passou a ser vítima?

A burguesia vem pra cima que nem cão raivoso.

Responder

    Adma Viegas

    09/03/2016 - 18h06

    Não fala besteira, cara. As polícias militar e civil é de responsabilidade dos governos edtaduais. Você está culpando a vítima, numa atitude canalha.

    Viviane

    10/03/2016 - 13h06

    Igualzinho a Luciana Genro, brilhantemente refutada na tréplica do Antônio David, publicado aqui mesmo no ViOMundo.

Henrique Dasilva

09/03/2016 - 15h15

Por falta de provas contra LULA…podemos esperar de tudo da operação lava jato, inclusive falsificação de documentos e provas!

Responder

FrancoAtirador

09/03/2016 - 15h13

.
.
“Matéria editada às 14h59 de 9 de março
para incorporar a seguinte correção:
Foram três, e não cinco os e-mails violados ontem”
.
Instituto Lula
.
(http://institutolula.org/lava-jato-sequestra-comunicacao-do-instituto-lula)
.
.

Responder

Sidnei Brito

09/03/2016 - 14h27

Sei não.
Alopragem grande demais.
Parece coisa até de quem quer melar todo o processo.
A gente sempre ouve falar de disputa de poder ou de descontentamentos dentro dessas instituições.
O grau de loucura nisso tudo parece um pouco exagerado, mesmo para os padrões Moro/PF/MPF.
E a minha frase preferida de Shakespeare, extraída de Hamlet, é que “existe método na loucura”.

Responder

Julio Silveira

09/03/2016 - 14h23

Tenho outra pergunta, que grita dentro de mim, vivemos de fato, sob a tutela e o poder de algum governo paralelo?

Responder

FrancoAtirador

09/03/2016 - 14h09

.
.
Estado Policial e Sem Ministro da Justiça
.
Um Único Juiz e uma Corja de Policiais e Procuradores do Paraná
.
liquidaram um Projeto de Democracia que sequer existiu de fato.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/janot-envia-parecer-pela-manutencao-do-novo-ministro-da-justica)
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    09/03/2016 - 14h17

    .
    .
    Lula vai ser obrigado pela circunstância
    .
    a aceitar o Cargo de Ministro de Estado.
    .
    De fato, sempre foi o Chanceler do BraSil.
    .
    .

    FrancoAtirador

    09/03/2016 - 14h22

    .
    .
    Imagina os impropérios que dirão na Globo
    .
    os Diplomatas do FHC Convidados do Waack.
    .
    .

    FrancoAtirador

    09/03/2016 - 14h53

    .
    .
    …assumirá o cargo com o desafio de reconquistar o prestígio – principalmente interno –
    do Itamaraty e da política externa brasileira como um todo.
    .
    Prestígio que tinha sido ampliado, concordam diferentes diplomatas…
    “principalmente”, dizem pessoas próximas a Vieira,
    durante o governo do (próprio) ex-presidente Lula.
    .
    Para estes interlocutores, Lula “colocou o Brasil ainda mais no mundo”
    e deu “liberdade para o Itamaraty” atuar e crescer, entendem.
    .
    Nos últimos anos, porém, passou a ser frequente ouvir diplomatas brasileiros,
    de diferentes trajetórias e hierarquias, observando o “abandono”
    da política externa no governo da presidente Dilma Rousseff.
    .
    Nesse caso, não apenas em relação aos vizinhos da América do Sul
    que passaram a reclamar da “falta de atenção” da presidente Dilma.
    Mas na sua demora, disseram, em por exemplo receber as chamadas
    cartas credenciais dos embaixadores estrangeiros no Brasil.
    .
    Entre nossos vizinhos costumam lembrar, por sua vez,
    que Lula “visitava muito mais” cada país do que fez a presidente…
    .
    (http://www.clarin.com/br/Novo-chanceler-Brasil-Dilma-Cristina_0_1276672546.html)
    .
    .

Julio Silveira

09/03/2016 - 14h06

Mas, vem cá hem, quando vão começar a identificar esse policiais individualmente para processá-los por excessos e arbítrio?
Que país é esse que ninguém parece conhecer direitos de cidadania. Ou será que a historia está sendo conduzida para que fiquemos com uma versão? por que não é possível haver um governo governando sobre servidores e haver uma sucessão de desvios de servidores e tudo ficar só no grito da mídia. Assim fica por demais clara a incompetência e incapacidade de chefiar e manter a hierarquia, isso me revolta.

Responder

    FrancoAtirador

    09/03/2016 - 14h55

    .
    .
    Não.
    .
    .

    leila Perez

    09/03/2016 - 15h16

    Essa é a pergunta que me faço toda hora. Como assim? ninguem reage na hora? So fala e reclama? Por ex, na propria noticia diz:

    Polícia Federal exigiu, sob voz de prisão do técnico de informática, a senha do administrador das contas de e-mail @institutolula.org, o que não constava no mandado da justiça, que fazia referência apenas poucas contas de e-mail específicas

    Caramba se sou eu, digo: me prende. Não dou. O que poderiam fazer com ele?
    E na hora ja acionar os advogados e contar a verdade. Sera que ninguem vai enfrentar essas arbitrariedades?

    Po, com defensores assim Lula e PT não precisa de acusadores, caramba!!

Mauricio Gomes

09/03/2016 - 14h00

Todo cuidado é pouco com esses pilantras, pois podem querer armar algo antes da marcha fascista do domingo para dar uma animada nas bolsonaretes e olavetes. Há muito tempo essa PF perdeu qualquer pudor democrático, aliás poderia passar a ser chamada de Polícia Fascista do Brasil, tal a quantidade e gravidade dos absurdos que vem cometendo.

Responder

Deixe uma resposta