Defesa de Lula denuncia que a PF cedeu imagens de condução coercitiva ilegal para filme

Tempo de leitura: 3 min

Advogados questionam Moro e PF sobre vazamento de imagens para filme com o objetivo de atacar Lula

do Lula.com.br

Leia nota dos advogados do ex-presidente Lula a respeito do vazamento de imagens realizadas pela Policia Federal no dia da condução coercitiva aos produtores de um filme sobre a operação Lava Jato:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido o alvo preferencial e recorrente de acusações infundadas veiculadas pela mídia, com base em vazamentos orquestrados por alguns membros da Força Tarefa da Lava Jato com o único intuito de atacar sua honra e denegrir sua imagem.

Só pelos diversos veículos das Organizações Globo, conforme estudo científico por nós apresentado à ONU, foram 13 horas de exposição midiática negativa – o que equivale a 11% das edições do Jornal Nacional no período de março a outubro 2016.

Não bastasse esse abuso, a escalada dos ataques a sua pessoa atinge agora limite inimaginável com a produção cinematográfica de Policia Federal – A lei é para todos, em fase avançada de filmagem — como noticiado por Veja e Folha de S. Paulo.

Os fatos inusitados que cercam essa iniciativa são a base da petição agora encaminhada ao juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e ao Diretor Geral da Polícia Federal:

1. uma operação de grandes proporções (746 buscas e apreensões, 183 pedidos de cooperação internacional, 155 acordos de colaboração com investigados e 10 acordos com empresas) terá como cena principal, segundo noticiado, a reconstituição da condução coercitiva de Lula, sobre o qual não pesa condenação judicial em nenhuma instância, em claro juízo de seletividade que visa macular sua imagem perante a sociedade;

2. o financiamento do filme é mantido sob sigilo, o que é “incomum no cinema” — conforme constatação do jornalista da Folha.

Com estes dois elementos em vista, questionamos: a quem interessa financiar um filme que elege, seletivamente, como principal símbolo da atuação da PF no combate à corrupção a ilegal condução coercitiva de Lula, ignorando outros tantos fatos e pessoas que compõem a história da referida operação?

A quem interessa macular a imagem do ex-Presidente, justamente quando simulações de institutos de pesquisa o colocam em posição de destaque na disputa presidencial de 2018?

Para a gravação de cenas específicas, a imprensa noticia que os produtores tiveram acesso integral a filmagens realizadas pela Policia Federal no dia da condução coercitiva, quando o próprio juízo de Curitiba havia determinado que o evento “em hipótese alguma” deveria ser filmado.

Referido material também foi cedido à Veja, que reconheceu na reportagem ter tido acesso “à íntegra da gravação, efetuada por meio de uma câmera digital acoplada ao uniforme de um agente da PF que participou da ação. As primeiras cenas foram captadas antes mesmo de o sol nascer, na porta do edifício Hill House, em São Bernardo do Campo, onde vive Lula (…)”.

A petição dirigida ao juízo de Curitiba pede que:

1. a produção do referido filme e a Editora Abril (que edita Veja) se abstenham de usar imagens gravadas e vazadas ilegalmente durante o cumprimento de decisão proferida por aquele mesmo órgão judicial;

2. as gravações eventualmente realizadas tenham tratamento confidencial, tal como estabelecido na Constituição e na lei;

3. seja apurado que agentes públicos foram responsáveis e tiveram acesso às filmagens realizadas e ainda quem são os financiadores da produção que utiliza materiais ilícitos;

4. seja apurada a prática de eventuais crimes decorrentes da gravação e do vazamento dessas imagens;

E ao Diretor Geral da Polícia Federal que apure:

1. eventuais infrações administrativas, éticas e criminais cometidas por agentes policiais;

2. a veracidade das afirmações publicadas por Veja de que integrantes da PF teriam disponibilizado a terceiros vídeos gravados durante a condução coercitiva de Lula;

3. a veracidade da reportagem da Folha de que foram cedidos armas, uniformes, carros, helicópteros e aviões da PF para a gravação do referido filme;

4. quem são os financiadores do filme, que buscam obter vantagem – patrimonial e/ou política – mediante a utilização de material ilegal.

Cristiano Zanin Martins, Valeska T. Zanin Martins e Roberto Teixeira

Veja também:

Como foi a “caçada ideológica” para chegar à fonte de blogueiro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria Aparecida Lacerda Jubé

Cedeu ou vendeu? Segundo Delcídio naquela armação que fizeram contra ele e, o idiota caiu como um pato, o “Japonês da federal” vendia vazamentos.

Wake up

Vendo tantos pobres de direita apoiando tal barbarie cinematografica caluniosa me desanima acreditar que acordaremos do golpe pesadelo principalmente apos a eleicao do porteiro do triplex as custas de seu lamento sensacionalista orquestrado por quem insiste em manter seus efeitos desastrosos.nao ha limite pela ilegalidade desses criminosos politicos cujos estragos contra o pais nao foi suficiente pra acorda los.

Edison E Silva

Sim, nos votaremos no Jegue, se ele apontar. Essa foi a “melhor”.

Nelson

Sou contra a violência. Não sei atirar e não tenho vontade alguma de aprender. Por mim, as fábricas de armas seriam fechadas, todas.

Porém, quando vejo o nível a que chegou a desfaçatez da banda podre que tomou o poder via golpe de Estado, e de seus apoiadores, confesso, me bate uma coceirinha e passo a acreditar que paredão neles todos é a única solução.

Messias Franca de Macedo

… E que tal um filminho sobre a Privataria DEMoTucana sob a égide do ‘FHC Brasif’?…

$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Ciro Gomes conta como FHC entregou o Sivam para os EUA
NA SALA DE VISITAS COM LUIS NASSIF
24/03/2017 – 17:51

“Fernando Henrique forçou a mão para que o Brasil cancelasse a concorrência do Sistema Sivam e entregasse, sem licitação, à Raytheon”

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/ciro-gomes-conta-como-fhc-entregou-o-sivam-para-os-eua

Ricardo

A lei é para todos???…. só imbecis acreditam nisso….a “justiça” é para pobre… preto e petista… ladrão tem a injustiça…

Ricardo

A lei é para todos???…. só imbecis acreditam nisso….a “justiça” é para pobre… preto e petista… ladrão tem a injustiça…

Hélio

O tema desse filme é: “como perseguir politicamente no Brasil subdesenvolvido, controlado por uma mídia corrupta e um judiciário corrupto, usando a infalível desculpa de corrupção, e agindo como gestapo. É emocionante. Lave o seu carro de um lado só e diga o que é sujeira até o que não é, isso é para todos”. “Todos”?
Falso moralismo tem limites, só que o povo está percebendo o que é isso, já é um filme fora-da-lei, pois não diz quem financia, algo que todos têm a obrigação de deixar transparente. Será que mostram como conseguem as delações, será que mostram a fumaça nos salas dos presos? O povo ia adorar ver. Filme para farsantes.

Luiz 2

Policia Federal – A Lei é para o PT

robertoAP

O filme deve ser tão vagabundo, e o pseudo cineasta tão defasado e incompetente, que não tiveram condição de fazer uma dramatização da cena. Além de ser um filme ao estilo propagandista nazista dos anos 30, deve ser interpretado pela “nata” da borra fétida dos atores mundiais, aqueles canastrões espalhafatosos e careteiros que infestavam os filmécos do Arnaldo Jabú e outros chanchadeiros de ontem e hoje.

Marcelo

Eu sempre digo que o entretenimento é usado para preparar as pessoas a acreditarem nas mentiras do JN. Num país noveleiro como o brazil, isso pode causar um efeito desastroso.

Luiz

ABSURDO DE PROPORÇÕES INTERNACIONAIS. ISSO TEM QUE SER LEVADO AO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL. ISSO É GRAVE. MUITO GRAVE. SERÁ QUE VÃO FAZER UM FILME SOBRE A COMPRA DA EMENDA CONSTITUCIONAL DA REELEIÇÃO DE FHC? SERÁ QUE VÃO FAZER UM FILME SOBRE O HELICOCA? SERÁ QUE VÃO FAZER UM FILME SOBRE A TRAJETÓRICA HIPÓCRITA E CRIMINOSA DE AÉCIO? SERÁ QUE VÃO FAZER UM FILME SOBRE O COMPLÔ CRIMINOSO ENTRE EDUARDO CUNHA E TEMER, ALÉM DE SEUS ASSECLAS PARA DESTRUIR A DEMOCRACIA E DERRUBAR UMA PRESIDENTA HONESTA E ELEITA? ISSO NÃO VEM AO CASO.

    Valdeci elias

    Fizeram um filme sobre FHC. Ele vai ser lançado em breve. Plano Real, nele FHC monta um grupo de elite e salva o brasil.

Izaías Almada

Se a lei é para todos, não seria o caso dela começar a funcionar dentro da própria PF e do Poder Judiciário?
Afinal já se cometeram tantas irregularidades para tentar acusar o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, para afastar a presidente Dilma, sempre sem provas, dos eventuais delitos cometidos, que começa a não ter nenhum sentido essa mistificação da Operação Lava a Jato.
Onde mais atua a corrupção é justamente nos regimes de exceção, esse para o qual o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Poli´cia Federal estão conduzindo o país.
Filme em que o produtor precisa se esconder, só pode ser coisa de bandidos, ou não?

Marat

A lei é para todos? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkokkkkkk
Menos para o psdb

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

Não adianta,vocês ja perderam esta eleição 2018,se impugnarem e ele apontar um jegue,nos votaremos no jegue,vocês são a minoria,podem fazer filme,depois o lula faz outro e bate record de público.

    lulipel

    “(…)depois o lula faz outro e bate record de público.(…)”

    Se for como o “sucesso” do último filme sobre ele….kkkkk

Deixe seu comentário

Leia também