VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Pimenta à PF: Por que estão paradas as investigações contra grandes sonegadores, como Bradesco, Santander, Gerdau e RBS? Por que FHC não é chamado a depor?

29 de dezembro de 2015 às 17h49

IMG_7626

Foto: Assessoria Deputado Paulo Pimenta. 

Deputado Pimenta pede à PF retomada do foco central da Operação Zelotes e questiona seletividade das investigações

 da assessoria de imprensa do deputado Paulo Pimenta, via e-mail

Relator da subcomissão da Câmara Federal que acompanha os desdobramentos da Operação Zelotes, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) questionou, nesta terça-feira (29), o Diretor-Geral Substituto da Polícia Federal, Rogério Galloro, por que estão paralisadas as investigações que apuravam desvios de R$ 20 bilhões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) da Receita Federal. Prometidas para julho de 2015, as denúncias contra grandes bancos e empresas, como Bradesco, Santander, Mitsubishi, nunca apareceram. A reunião entre o parlamentar e o Diretor-Geral Substituto ocorreu na sede da Polícia Federal em Brasília.

A preocupação do deputado Pimenta é que, segundo informações, a Polícia Federal, há meses, não realiza nenhuma diligência dentro escopo original das denúncias da Operação Zelotes. Nesse período, porém, a PF abriu uma investigação paralela para apurar a compra de medidas provisórias no Governo Federal. “Não posso crer que o curso das investigações na PF seja ditado pelo interesse editorial do Jornal Nacional”, disse Pimenta em referência ao fato de a Zelotes só ter recebido destaque na imprensa quando o nome do filho do ex-Presidente Lula foi envolvido na Operação.

Pimenta aponta nessa “dobradinha com a imprensa” um dos fatores que podem ter sido responsáveis pelo desvio de foco e paralisação da Zelotes, já que, para o parlamentar, a investigação contra bancos e grandes anunciantes da própria mídia não tem espaço na imprensa.  O deputado lembra que o juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro, é defensor dessa relação com a imprensa. Em artigo, Sérgio Moro defendeu que só “com o apoio da opinião pública, elas [as operações] têm condições de avançar e apresentar bons resultados”.

Por que FHC não é chamado para depor?

Questionado pelo deputado Pimenta sobre a existência de algum critério dentro da Polícia Federal para que sejam ouvidos ex-presidentes da República, o Diretor-Geral Substituto alegou que não há nenhum padrão a ser seguido, e que a autoridade policial tem autonomia para ouvir quem julgar necessário. “Essa subjetividade das escolhas é que causa estranheza. Se o objetivo é ouvir os ex-presidentes sobre supostos escândalos que ocorreram durante seus governos, por que motivo o Fernando Henrique nunca foi chamado, já que a corrupção na Petrobrás e o caso Alstom em São Paulo – para ficar só nesses dois episódios – iniciaram quando ele ainda era Presidente?”, indagou o parlamentar.

Pimenta lembrou que governadores ou ex-governadores nunca foram chamados para depor sobre supostos casos de corrupção que tenham ocorrido durante o tempo em que estiveram à frente do poder executivo. “Deveria haver um critério, então, para todos. Esse direcionamento das investigações é que gera perplexidade”, contestou o parlamentar.

Vazamentos à imprensa serão apurados

Outra observação feita pelo deputado Pimenta foi quanto ao vazamento do conteúdo do depoimento do ex-Presidente Lula, que prestou esclarecimentos à Polícia Federal como informante na Operação Lava-Jato. As informações foram vazadas, e menos de 24 horas depois foram apresentadas pelos telejornais da Rede Globo.

Pelo Código de Ética da Polícia Federal é vedado ao agente público do Departamento “usar ou repassar a terceiros, através de quaisquer meios de comunicação, informações ou conhecimento de domínio e propriedade do Departamento de Polícia Federal”. O artigo 153 do Código Penal prevê para o crime de vazamento de informações sigilosas a pena de detenção de um a quatro anos, enquanto a Lei 9.296/96, que tipifica como crime o vazamento de informações sigilosas constantes de processos judiciais, estabelece pena de dois a quatro anos de prisão.

Diante do caso, o Diretor-Geral Substituto da PF afirmou que os vazamentos à imprensa “serão objeto de apuração” e se resumiu a dizer que a “PF procura evitar qualquer tipo de exposição” e que se houver condutas equivocadas “serão corrigidas”.

Por fim, o deputado Pimenta questionou também por que não são objeto das investigações as indicações dos conselheiros feitas pelas entidades do contribuinte, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF). As investigações apontaram que os conselheiros do Carf recebiam propina para anular multas de grandes empresas com a Receita Federal.

Deflagrada pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, inicialmente, para investigar a corrupção no Carf, a Operação Zelotes foi, ao longo do ano, perdendo fôlego. Pelo esquema, empresas com dívidas milionárias com a União pagavam propina a conselheiros do Carf para se livrarem das multas. “São empresas que contam com a blindagem da mídia e a disposição da imprensa de transformar a Zelotes em algo que ela não é. Espero que a PF retome o foco e conclua suas investigações para que o Brasil possa conhecer quem são as grandes empresas sonegadoras do país, e as pessoas que montaram esse esquema bilionário de corrupção dentro do Carf”, enfatizou Pimenta.

 Leia também:

EUA e União Europeia à nova direita antinacionalista: Façam o que a gente diz, não o que faz 

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

25 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

mineiro

30/12/2015 - 09h53

ou o deputado é bobo ou ta se fazendo de idiota. ate nos aqui do outro lado sabe que é esse escroto , pau mandado , tucano do pig que esta fazendo de tudo para pegar so petista, nao é possivel que ninguem aponte o dedo para a ferida. esse desgraçado traidor serviçal do eua e do pig elitizado min. da justiça é que esta paralisando e fazendo jogo duplo. ate nos aqui sabemos que esse salafrario maldito é contra esse desgoverno e o deputado se fazendo de idiota, ai nao da. sera que o pt e a base aliada que apoia o governo nao sabe que salafrario é que esta fazendo de tudo para derrubar o governo e o pior de tudo , o escroque maldito é intocavel nesse desgoverno. esse poste de pres. nao abre dele hora nenhuma e ai eles querem que nos nao critiquemos esse governo ,ta de brincadeiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa tem um conspirador nato dentro do governo e ninguem faz nada.

Responder

leandro oliveira

30/12/2015 - 09h50

Cadê o FRodrigues da folha com sua planilha de contas suíças ???
A zelotes não investiga mais os bilhões ??? Mudou o foco e não vem ao caso essas grandes corporações coxinhas corruptas ?

Responder

Mauricio Gomes

30/12/2015 - 07h48

Azenha, viu que o paladino da moralidade Aébrio “somos todos CÚnha” Neves foi citado pela terceira vez como beneficiário de propinas? É esse safado que quer pedir o impeachment da Dilma, que jamais foi citada por delator algum? E o MP e a PF, vão investigar alguma coisa dessa vez ou mais uma vez “não vem ao caso”? Vão chamá-lo para depor também?

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1724257-delator-afirma-que-diretor-de-empresa-levou-r-300-mil-a-aecio.shtml

Responder

Jorge Vieira

30/12/2015 - 06h40

O deputado se dirigiu à PF porque o Ministro da Justiça não sabe nada de coisa nenhuma. Não comanda a PF, não comanda o Ministério e a sua secretária se recusa a lhe servir até um cafezinho.
E vejam: o deputado Pimenta do PT foi recebido pelo sub do sub.
Enfim, não vai dar em nada.
E a PF, de sacanagem, ainda põe o retrato do ex-Presidente Lula em um inquérito no qual ele sequer é investigado.
Perseguição pura. Já vazaram para a imprensa velhaca para divulgação com o fim de induzir a população a associar Lula a ações criminosas.

Responder

Enrico

30/12/2015 - 06h23

Deveria era ir cobrar da Dilma por manter um ministro da justiça que dá cobertura aos malfeitos desta PF

Responder

Seu Zé

30/12/2015 - 03h42

Deve ser uma piada, né? Ir a PF perguntar é fazer papel de trouxa. Certamente ao sair o departamento inteiro caiu na risada.

Responder

    Osni Zimmermann

    31/12/2015 - 09h39

    Concordo, não tem um com moral para cobrar o outro, por isso PT/PMDB/PSDB, roubam a vontade e a justiça com seus polpudos salários fazem e nos se …….

airoldi lacroix bonetti junior

30/12/2015 - 01h36

faltou ainda a lista de furnas, o helicoca, e por que o presidente da câmara ainda não está preso?! o pau que dá em chico, será que dá em Francisco?!!!!!!
não frouxa Pimenta neles!!!!!

Responder

Messias Franca de Macedo

30/12/2015 - 01h22

Deputado federal Paulo Pimenta: Zelotes se vendeu pra Globo?

Por conspícuo e impávido jornalista Miguel do Rosário

29/12/2015

É muito revoltante o que aconteceu com a operação Zelotes.
O Cafezinho deu o furo: publicou a documentação completa da operação da Polícia Federal, quase 500 páginas de escutas telefônicas, documentos comprometedores.
É incrível! A imprensa comercial fingiu que esse documento não existia!
E daí se iniciou uma operação alquímica para transformar a Zelotes numa coisa completamente diferente!
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/12/29/pimenta-zelotes-se-vendeu-pra-globo/

Responder

Messias Franca de Macedo

30/12/2015 - 01h20

Deputado Paulo Pimenta (PT/RS) quer saber por que a PF só investiga petista

Por que FHC não é chamado para depor? Vazamentos serão apurados

Deputado Paulo Pimenta pede à PF retomada do foco central da Operação Zelotes e questiona seletividade das investigações

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pimenta-quer-saber-por-que-a-pf-so-investiga-petista

Responder

Messias Franca de Macedo

30/12/2015 - 01h14

ALÔ ALÔ CONTROLADORIA/OUVIDORIA DA POLÍCIA FEDERAL
Quem investiga os agentes dessa mesma corporação?
ENTENDA

Hoje eu estava na fila de um caixa em uma agência da Caixa Econômica Federal…
– Tomara que o próximo ano seja melhor – comentei
– É
– Pelo menos os golpistas já estão desmoralizados!
– É
– Bom
– Eu tenho amigos na Polícia Federal. Eles me disseram: no tempo em que o José Dirceu era ministro, quem governava o Brasil era ele! O Lula chegava às 10h00 para trabalhar, e bêbado!
Arrostei o desconhecido, e retruquei de forma contundente:
– Mentira! Mentira! Os seus amigos da Polícia Federal são mentirosos! E saiba, existe uma ala Tucana na Polícia Federal…

ALÔ ALÔ CONTROLADORIA/OUVIDORIA DA POLÍCIA FEDERAL
Quem investiga os agentes dessa mesma corporação?

E por onde anda “o republicano” ‘Zé Tucano da Justiça?!

Responder

FrancoAtirador

29/12/2015 - 22h17

.
.
Os Policiais Federais protestaram contra Córtes no Orçamento do Ministério da Justiça.
.
De certo a PF quer mais Verba da União, mas sem Cobrança de Impostos dos Plutocratas
.
e com a Operação Lava-Jato do Paraná quebrando a Petrobras e a Economia do Brasil.
.
.

Responder

ANA VIRGILIO

29/12/2015 - 21h34

Me incluo no coro dos perguntadores. Pq apurações seletivas?

Responder

Euler

29/12/2015 - 21h22

O deputado Paulo Pimenta é um dos poucos do PT que honra cada voto que recebeu de eleitores politizados. Dilma tinha que ter escolhido para o Ministério da Justiça alguém com este perfil, como o deputado Wadih Damous, ao invés de colocar lá um inoperante como Zé Cardozo. É graças é este republicanismo seletivo, que blinda os donos do PIB e seus representantes mais autorizados, que a gente assiste a esta cassa ao PT, a Lula e ao governo federal diariamente. Toda a mídia golpista – rádios e TVs e jornais e revistas afins – pauta a polícia do Zé e as demais instituições para este moralismo seletivo. Qualquer boato contra o PT, Lula e Dilma, grandes manchetes, investigações e condenações prévias; qualquer grande escândalo envolvendo os tucanos, total blindagem, arquivamento e nenhuma investigação. Está na hora de exigirmos isonomia tanto das instituições formais, quanto do maior poder real, que é este domínio monopólico mafioso da mídia golpista, porta-voz dos piores interesses.

Responder

Ninguém

29/12/2015 - 20h35

“Diante do caso, o Diretor-Geral Substituto da PF afirmou que os vazamentos à imprensa “serão objeto de apuração” e se resumiu a dizer que a “PF procura evitar qualquer tipo de exposição” e que se houver condutas equivocadas “serão corrigidas”.”

Sabe quando isso vai acontecer? No dia 35 de dezembro de 97.092.

É louvável a atitude do deputado, mas poderia ter ido direto à fonte e perguntado ao ministro J.E. Quinta-Coluna Cardozo.

Responder

FrancoAtirador

29/12/2015 - 18h39

.
.
#OLJnoRJ #EuApoioOperaçãoSangueNegro
.
(http://praiadexangrila.com.br/juiz-valpuesta-da-um-tapa-na-cara-do-moro-e-seus-comparsas-do-mpf-e-pf)
.
.
.
.
“OPERAÇÃO SANGUE NEGRO”: LAVA-JATO NO RIO DE JANEIRO
.
DE UM TEMPO EM QUE OS DEMO-TUCANOS ENCHERAM DE PETRÓLEO
.
AS BURRAS NORTE-AMERICANAS, E DE DINHEIRO O PRÓPRIO BOLSO
.
(http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/esclarecimento-sobre-operacao-sangue-negro.htm)
.
(http://www.marceloauler.com.br/operacao-sangue-negro-atinge-governo-de-fhc)
.
(http://fatoonline.com.br/conteudo/14621/na-casa-de-eduardo-cunha-pf-encontrou-passaportes-italianos-para-ele-e-sua-filha)
.
.

Responder

Daniel

29/12/2015 - 18h17

Se ele conhecesse o titular da pasta, o Diretor Geral da Polícia Federal, nem perderia tempo com esses questionamentos, o camarada é totalmente inepto. Deveria questionar é quem indicou ele para o cargo.

Responder

Mauricio Gomes

29/12/2015 - 18h13

Essa é fácil de responder, basta perguntar ao Dr. “não vem ao caso” Moro…..

Responder

Deixe uma resposta