NaMaria News: Da água que Enem bebe Saresp também bebe

Tempo de leitura: 4 min

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

do blog NaMaria News

Tudo indica, embora a lei da mordaça tenha imperado no universo público acadêmico, que o Saresp * 2010 teve tantos tropeços quanto o do ano passado – ou talvez mais.

Está certo que, aparentemente, pelo menos as provas ficaram prontas em tempo e ele não foi adiado como o anterior, que não houve mutirão de amigos na gráfica, que a logística de entrega foi mais apessoada etc.. Mesmo assim, a barra pesou.

O Secretário de Educação de São Paulo, Sr. Paulo Renato Costa Souza, que ama espinafrar com o inclusivo Enem dos moldes atuais, disse que os probleminhas da décima terceira edição do Sarespforam por conta da complexidade do exame, pois que são 26 cadernos de provas diferentes. O Enem tem só quatro.

Ele também disse, acerca dos gabaritos errados, que a falha “já estava prevista”, e também “a solução, o antídoto”, que seria: o coordenador entrar no site do exame, imprimir o gabarito correto e sanar o problema. Em várias cidades do Estado houve troca da folha de resposta. Isso ocorreu, e nenhum aluno foi prejudicado por causa desse problema, porque já havia uma solução prevista – que fique bem claro.

Certo, nós acreditamos.

Então vamos ao fabuloso Momento Breve Rescaldo do Saresp 2010

– Sob responsabilidade da VUNESP, o exame teve o seguinte contrato e valor:

DO- 9/setembro/2010
Extratos de Contrato
Processo: 90/0400/2010.
Contrato 02/2010.
Contratante: Secretaria de Estado da Educação.
Contratada: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Vunesp.
Objeto: Prestação de serviços técnicos especializados na área de avaliação para execução do SARESP 2010.
Prazo de vigência: 12 meses contados a partir da assinatura.
Data de Assinatura: 30-8-2010
Valor do Contrato: R$ 33.487.096,67.

– Realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no site oficial do Saresp não informaram quando seriam as provas – a não ser que você, sem pressa, se dispusesse a enfrentar outros links internos, entrasse em “Documentos Legais” e em seguida, sem pestanejar, acertasse na Resolução do Saresp 2010 SE 54.

– Eis os disciplinas das provas e as turmas deste ano:

– A imprensa amiga não deu um pio sobre quaisquer problemas no primeiro dia das provas. Foi como se tudo estivesse um esplendor de ordem. Mas no Twitter o bicho estava pegando, bombava a tag #Saresp (e outras menos cotadas mas igualmente inspiradoras: #EnemFeelings, #aprendinosaresp). Mesmo numa busca simples sem #, não era possível vencer a velocidade de postagens; estava uma loucura. Palavras carinhosas a respeito do exame, que começavam com M, passavam por E, depois R, depois D e acabavam com A eram as mais empregadas para descrever a alegria profunda de ter de participar de tão importante avaliação que não serve de nada aos matriculados das unidades escolares, não os ajuda a entrar em faculdades, por exemplo – nem obrigatório é. Outros vernáculos, adjetivos ainda mais belos também eram encontrados amiúde. O pessoal jovem é bastante carinhoso.

– Já no segundo dia, hoje, a casa caiu oficialmente. Fez-se o vudu de ardor infernal. Graças à colunista do Estadão, Sra. Sonia Racy, fomos informados, à hora do almoço, de que algum olho de secar pimenteira finalmente havia pousado sobre o coitadinho do Saresp. Trouxe-nos à luz as notas que poderão ser lidas ao clicar  em 1 e 2 :

– Enquanto a dona Racy começava a repercutir no Twitter, o pessoal das escolas – sobretudo os alunos – já descreviam as misérias Sarespianas do dia, há muito tempo, desde o dia anterior. Mais uma vez ficamos atarantados tentando acompanhar o frenesi generalizado, tal como comportam-se as galináceas durante um terremoto de destruidora escala.

Na impossibilidade de copiar um a um, recorremos à antiga forma de sorteio, exatamente como muitos dos alunos confessaram ter feito ao responder as questões de Matemática do primeiro dia de prova: na base do mamãe mandou bater nesse daqui. Desta feita, originaram-se as duas imagens que seguem. Nelas há opiniões sinceras, os erros cometidos (cabeçalhos trocados, falta de provas para todos os alunos, falhas de impressão etc.), a profundidade de algumas das questões, a liberdade confessa na hora da prova (gente tuitando na boa, gente manguaçada na Catuaba), a riqueza de tema das redações, os boicotes animados dos estudantes da ETESP e ETECs, os recados à grande imprensa e ao Paulo Renato e outras pérolas mais.

Ao final, uma das mais intrigantes proposições: Poderíamos fazer a campanha: “Juíza Karla, cancele o Saresp”. Boa ideia.

Naturalmente as mensagens à perfeição, indo ao NaMaria News. Qual a tua preferida?

– Não esqueça jamais: o Sr. Paulo Renato garantiu que nenhum aluno ou escola foi ou será prejudicado porque as falhas estavam previstas e tinham antídotos, tudo correu bem, tudo foi absolutamente normal – como sempre.

*Você nunca ouviu falar do Saresp?
Então vamos ao bê-a-bá.
O Saresp é o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, como o nome diz, vale somente para o estado de SP. Na verdade, é uma avaliação de quantas anda a fina educação do PSDB estadual, tendo começado em 1996.  É aplicado nas escolas públicas, mas também nas municipais e nas particulares que aderirem. Este ano foi a décima terceira avaliação. Os resultados valem para dar um abono tapa buraco pra Inglês ver (em vez de aumento real e digno de salário) aos professores e funcionários cujas escolas tiverem maior pontuação.

Para continuar lendo este post do NaMaria News, clique AQUI


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fernanda

O Saresp em si tem a idéia original digna, assim como o Enem. É uma pena que tamanhas irregularidades e problemas pareçam remover toda essa dignidade.
Acredito que se fossem aplicados da maneira que foram idealizados, seriam perfeitos =/
Enfim, é uma pena que as coisas não sejam assim…

ana

Vou retomar o que já disse antes: enquanto não houver garantias reais de estabilidade de emprego para os professores, que são manifestadas tanto na Contituição Federala como na LDB- professor só ingressa no Ensino Público mediante concurso público- nada será capaz de superar o estado no qual se encontra o ensino neste país.
Deem uma criculada nos munícipios e estados como São Paulo que tornaram a prática anual de "Proceso Seletivo para preenchimento de cadastro de reserva" a ação da opção política pelo Estado Mínimo que entregam os repasses federais do FUNDEB nas mãos de editoras, revistas, gráficas, daqueles, enfim, que lhe garantiram sustentabilidade em campanhas eleitorais. Esse é o modelo de São Paulo e do munícipios geridos por incompetentes.
Acorda MEC e forme urgente uma comissão nacional de fiscalização e punição para estas práticas contrárias´à juventude brasileira e a nós professores.

André

bom dia Azenha

veja o que descobri (muito bem) escondido nas páginas da folha (21/11/2010):

"TREINAMENTO
Problemas em servidor obrigam Folha a cancelar teste de seleção
DE SÃO PAULO – Problemas técnicos no servidor da Folha obrigaram a Editoria de Treinamento a cancelar a prova da primeira fase de seleção para a 51ª turma do programa de treinamento em jornalismo diário, que seria realizada ontem.
O jornal havia preparado uma prova alternativa prevendo instabilidade na rede, mas a programação usada no sistema de
correção apresentou problemas para alguns candidatos. Para evitar que parte dos inscritos fosse prejudicada no teste, a prova teve de ser cancelada.
NOVA PROVA
Novo teste será marcado. Todos os candidatos que se inscreveram para o programa – os que enviaram as fichas entre
16 de dezembro de 2009 e 5 de julho de 2010- serão avisados da nova data com pelo menos três semanas de antecedência e poderão realizar o novo teste."

como diria minha avó: pimenta nos olhos dos outros é refresco!

    Vera Lucia

    Verdade Andre,avó e mãe sempre tem razão!
    Eu acrescentaria que a hipocrisia pouca é bobagem.

Provinhas da rede municipal de Curitiba com imagem pornográfica | Maria Frô

[…] 10 milhões de provas) vimos uma escandalização na mídia sem precedentes. Logo depois  a prova SARESP também teve problemas (como teve no ano de 2009) e até mesmo prova da FOLHA. Agora, a provinha da rede municipal de […]

ESCOLAS PAULISTAS SEM PROFESSORES EM VEZ DE “DOIS POR SALA DE AULA” PROPALADOS PELO CANDIDATO SERRA

[…] http://www.viomundo.com.br/denuncias/namaria-news-da-agua-que-enem-bebe-saresp-tambem-bebe.html […]

Maria Dirce

Contunuem votando no Azenha -http://www.whopopular.com/Brazil/Journalists

Vamos deixar a turma do PIG em ultimo lugar

Esmeralda

Sou professora de uma escola estadual que está sob ameaça de intervençaõ porque teve o pior desempenho do Saresp do estado o ano passado. Para reverter essa situação, a direção armou um esquema de fraude do exame. A prova não pode ser aplicada por professores da própria escola para evitar ajuda aos alunos. No entanto, a diretora da escola armou um esquema e todos os aplicadores da prova, vindos de outra escola, eram seus conhecidos. Para se ter uma idéia, a fiscal da Vunesp era uma professora que foi aposentada pela escola e tem um sobrinho que estuda lá. Dessa forma, os professores da escola entraram na sala junto com os aplicadores, o que é totalmente ilegal e instruiram os alunos sobre as respostas da prova. A diretora chegou a recomendar que os alunos preenchessem os gabaritos a lápis e mostrassem aos professores antes de passar a limpo. Após denuncia da Folha de SP foi aberta uma sindicância pela Diretoria de Ensino, responsável pela escola. Tudo com cartas marcadas. Como a fiscal da Vunesp faz parte do esquema não relatou nenhuma irregularidade, a própria escola indicou os três professores que irão depor e, caso seja solicitado depoimentos de alunos, a escola vai indicar (isso que é investigação isenta!) uma aluna que trabalha na cozinha da escola e o citado sobrinho acima. Essa escola já foi vítima de denúncias de uma coordenadora, inclusive sobre desvio de verba, a coordenadora perdeu o cargo e teve o carro roubado no estacionamento da escola e a máfia continua. Para terem uma idéia o ex-marido da diretora é o vice diretor, dois dos seus filhos dão aula na escola e uma outra é assistente da direção. Por razões óbvias estou usando um nome falso.

    Baixada Carioca

    Putz! Alguém que tem um filho na escola participa de uma fraude assim não está nem um pouco preocupado com a educação que o filho está recebendo dela. E os professores hein?! Deveriam ter vergonha de não estarem qualificados. Só ensina quem sabe e pesquisa. Professor que não pesquisa não deve dar aula (Pedro Demo). Professor que não é criativo é repetitivo. Tem que voltar à sala de aula pra aprender a aprender, para depois ensinar.

    Esmeralda

    Não vou justificar a postura dos professores que agiram da maneira como descrevi. O problema é que quem não vive o dia-a-dia da escola pública paulista não tem idéia a que estamos sujeitos, se rebelar contra a direção de uma escola pode trazer uma série de problemas na evolução funcional de um professor. Depois, apesar de concordar sobre a necessidade da pesquisa, pergunto como? Dando aula em três períodos e ganhando um salário miserável? Como disse, não vou justificar os atos de ninguém, mas, professores e alunos saõ vítimas de um sistema fascista que o paulista insiste em manter. Muitos alunos e pais de alunos que frequentam essas escolas falidas e imorais votaram no Serra, assim, como tenho que admitir, alguns professores também.

    Maria Dirce

    Esmeralda parabéns por vc mostar a verdade.Isso que vc escreveu é a mais cristalina verdade, pois eu ja disse aqui, que lecionei em escolas de lata, e, estou falando do Estado se SP.

    Vera

    Esmeralda,parabéns pela sua denuncia.Sempre acreditei q o SARESP era uma mentira do inicio ao fim.
    O gov do est. abre precedentes p q fraudes aconteçam pq precisa,a qualquer custo, do documento p provar q o ensino de SP é de 'qualidade'.
    Não precisaria de avaliação escrita,bastaria questionar representantes legais de pais,alunos e principalmente professores p ter certeza de q o ensino do estado é de péssima qualidade.Com a aprovação automática,imposta pelo PSDB,piorou ainda mais.
    Escola pública de baixa qualidade interessa diretamente à elite,pois eles querem manter o povo sob seus desmandos. A prova cabal foi a maneira como os professores,todos lembram,foram tratados qdo reivindicaram seus direitos. Se o prof.,q é a figura mais importante da escola n pode falar,quem dirá pais e alunos. As vezes isso aqui parece uma ditadura….
    Acho que essa farsa tem q acabar,a maioria n leva o SARESP a sério,isso só serve p gastar dinheiro público e criar uma ilusão de ótica .

    Baixada Carioca

    Vc tem razão esmeralda. Todos somos vítimas de um sistema que já não funciona mais. Mas isso não justifica o professor abandonar o alunado. Só com uma consciência crítica poderemos ter pares que nos ajude a mudar este sistema.
    Eu estudei meu EF e EM todo em escola pública. No EM, tive um professor de Matemática chamado José Carlos que, mesmo com todos os problemas do sistema, ele adotava uma postura diferenciada. Foi um período marcante e que criou raízes. Ele foi conservador nos conteúdos e criativo na didática.
    Professor hoje só lê para as crianças quando "sobra tempo". Ler e escrever, além de falar, deveriam ser atividades diárias dos professores e professoras. Infelizmente estão tão preocupadas com os tais conteúdos que se esquecem de realizar esta prática.
    Se a escola não é criativa, inovadora e revolucionária, apesar do sistema, não se tem um bom produto, e o produto da educação é o saber. Os alunos serão reflexos da mesmice e do conservadorismo, reproduzindo uma cultura hegemônica que influenciam as Mayaras Petrusos da vida.
    Se o professor não tem essa consciência, aí é que mora o problema.

Vera Lucia

Tenho a nítida impressão d q as provas do SARESP são manipuladas.
O gov de SP usa essa 'avaliação' para 'tentar' provar q o ensino daqui é melhor.Acho q só enganam a si próprios…
O ensino daqui piorou isso sim,por causa dessa aprovação automática. Basta perguntar p pais,alunos e professores para saber q a maioria n está satisfeito.
E o pior de tudo é q eles gastam nosso dinheiro por conta dessa mentira…

Não podemos comparar pq ENEM é = a inclusão e SARESP é = a exclusão.

kimparanoid

Fica a dica pro próximo ministro da educação. Se não quiser que o ENEM seja espinafrado, faça que nem o Paulo Renato: crie uma fundação (como a FDE) e compre umas assinaturas da Veja, da Folha, do O Globo e companhia. Parece que no caso do Saresp, a receita funciona.

Luciana

Aqui em Bauru, alguns alunos revoltados inutilizaram o ENEM e foram suspensos por 6 dias. Palhaçada.
Cadê a liberdade? é proibido protestar???

Klaus

A luta de petista agora é provar que os outros são tão incompetentes quanto eles.

Gerinho da Terra

Uma correção. O SARESP é um dos indicadores para dar o bônus aos professores e funcionários das escolas estaduais.
Calma gente, não é o que parece, é ainda pior. rsrs
Se por ventura uma escola tem uma boa nota, devido aos esforço extra dos professores que ali estudam e eles no final do ano reprovam os alunos que não atingiram um mínimo suficiente para iniciar a série seguinte esses professores não terão um bonus razoável ou terão um bônus medíocre, isso por que o governo usa o índice de aumento da nota no SARESP mas deduz do percentual de alunos aprovados nas escolas.
Se uma dada escola teve uma melhora de 5% nas notas do SARESP em comparação ao ano anterior o governo multiplica isso pelo índice de aprovação no ano, ou seja, se na escola reprovaram 15% dos alunos por não terem aprendido o mínimo para mudar de série, 0s 5% viram 4,24% e aí o bonus cai bastante.
Do contrário, numa escola que a melhora no SARESP foi mínima, mas a escola aprova 100% dos alunos, mesmo eles não tendo aprendido o suficiênte, os professores que pouco ensinam( por incompetência ou por falta de estrutura) e aprovam sem critérios todos seus alunos seu bônus vai ser mais gordinho.
Ou seja, o SARESP só existe para fingir que se avalia a rsrsEDUCAÇÃOrsrs dos alunos so estado de São Paulo.
Finge que premia os bons professores, e na verdade premia os professores que aceitam pacivamente as artimanhas da SEDUC do estado.

fabio sp

Precisamos fazer um levantamento de quantos alunos foram prejudicados pelo SARESP.

Nenhum!?!?!

Nana

Ah se um jornalista corajoso fizesse uma reportagem com esses dados para a grande massa ficar sabendo desses detalhes que os tucanos e o PIG escondem do povo… É preciso fazer jornalismo de verdade, mostrar erros e acertos, mostrar o que há por trás do "Bonus", pois dizem que há manipulaçao para melhorar a nota dos alunos, deixam de reprovar para aumentar a nota da escola e consequentemente receber o bonus.
. Saresp poderia servir para selecionar alunos para as escolas técnicas e poupar os estudantes de gastar mas com taxas de vestibulinho.
. Se querem pagar bonus para os melhores professores, deixem os "melhores alunos" de cada classe fazer essa avaliação.
.

    Debora

    Pior ainda que isso….. os alunos que são vistos como "ruins" ou faltosos, que provavelmente reprovariam, esses são transferidos compulsoriamente para não prejudicar a pontuação da escola na hora do tal bonus, atitude essa chamada nas escola de "correção do fluxo escolar".

eli

Viva a Democracia.
Tudo que o Governo Federal faz é muito melhor . Paulo Renato é o mais incompetente de todos e comete erros crassos.
Realmente, o que Paulo Chacon falou é preocupante – corresponde a raposa tomando conta do galinheiro.

FrancoAtirador

.
Não bebem da mesma água, não !

A água do ENEM vem do Oiapoque, do Chuí, do São Francisco, do Amazonas…

A ÁGUA DO SARESP VEM DO TIETÊ.
.

pedro

Lei de Mídia já. É o primeiro passo para a verdade aparecer.

Marat

Sobre o Saresp o PIG nada fala…

    Jairo_Beraldo

    E nada falará….mas vem falatina aí…tem ENADE amanhã!

joni

O Saresp é uma avaliação que só serve para provar o improvável, que a educação pública em SP é ótima. Ainda bem que a APEOESP acordou. Entrem mesmo na justiça contra. Eu, como sócia aprovo.

Baixada Carioca

Azenha e amigos.

Esta semana tive contato com um candidato do Enem que desejava fazer a prova de novo. Perguntei o motivo e se o título trocado tinha confundido sua cabeça quanto às respostas. Ele me disse que não, que o fiscal solicitou a todos para responderem normalmente, pelo número da questão, sem se preocuparem com os títulos no cartão resposta, mas que ele tinha ido muito mal na prova de sábado e seria uma segunda oportunidade para melhorar a nota.

Detalhe: não respondeu as questões do módulo amarelo.

Ele era um dos que desejavam que o Enem fosse repetido para todos e ficou chateado com a decisão do STF sobre o assunto.

    Baixada Carioca

    A propósito, já mensuraram se o estardalhaço do SARESP foi o mesmo do ENEM?

Fernando José

Caro Azenha,
Tem que haver um nome para esta cortina de fumaça que a tchurma dos DEMOS-Tucanos e do PIG fazem sobre as mazelas de muitos anos de governo em São Paulo. Os caras são especilistas em jogar nos outros a culpa que tem até demais.

Gerson Carneiro

E minha fonte (professor da rede pública estadual de ensino de sun palo) me informou que a prova de matemáica foi ulta-mega-mix-extra-plus-fox-super-master-big-mac-de fácil… e na hora eu pensei: estratégia para a maquiagem dos "ótimos" indicadores da Educação dos dois professores em sala de aula de sun palo. Não tive outra alternativa.

    Jairo_Beraldo

    Então cunpadi, deve ter tido quetão ansin….2+2= 5
    Paraguai e Uruguai semo irmanos;
    capitar de sunpaulo é canpinas(uai, o trem bala nun vai saí de lá?)

    Gerson Carneiro

    cumpadi, assim você me confundi.
    eu sô tabaréu e não tenho muito istudo.
    num me face passá vergonha.

    Jairo_Beraldo

    Paçe vergonha purque qé…ara!

    Jairo_Beraldo

    Cunpadi,tenho uma amiga, professora de matemática em SP, que curiosamente é prima da Yeda Crusius, que me falou a mesma coisa. Ela está por disistir da profissão. Ela fala que o Zé Derrotado detonou o ensino publico em sunpaulo, para baratear a educação, ENEM assim dá aumento aos professores.

Fabio_Passos

Importante divulgar o nome da irresponsável que tenta destruir o ENEM: juíza Karla de Almeida Miranda Maia

Esta juíza incompetente pouco se importa com os alunos prejudicados.
O único objetivo desta madame – cabo eleitoral frustrada do josé serra – é desacreditar o ENEM.

Ela que vá chorar a derrota do jose serra em casa e que pare de tentar atrapalhar o Brasil.

marilamar

estao tentando esmolar o serviço publico com premio, bonus, atrativos…..tudo que é irreal? mais o povo paulista nao perceb e essa tatica do nazismo que comanda sao paulo? Os Professores e demais categorias estao caindo na armadilha dos corruptores de sao paulo?….A Policia Militar agora para ganhar um pouco a mais no salario, estao fazendo bico para o Prefeito Kemsabe nada, e batendo e expulsando os comerciantes autonomos ou vendedores ambulantes das ruas dos ricos comerciantes. Isso pode? nao é ilegal ou inconstitucional?……eles podem tudo, pois tem 6 juizes no STF?….MUDANÇAS JÁ……controle do Podre Judiciario!!!! dos Poderes o mais CORRUPTO!!!!

Bernardo Felsenfeld

Serra e Prates, Prates e Serra, são farinha do mesmo saco.Convido os leitores do Azenha a acessar: http://bernardoalerta.blogspot.com/2010/11/para-q

paulo chacon

Os problemas do SARESP não se resumem apenas (apenas?) aos erros técnicos, como falta de cadernos, cabreçalhos errados, falta de fiscais, etc. O grande problema, se não o maior, é a bandalheira que corre solta entre escolas, professores ajudando alunos, conivência entre diretores, tudo por uma "esmola" chamada bônus. É a maior maracutaia educacional do país. E a nossa "grande"imprensa a falar mal do ENEM. Este governo paulista não presta, não tem caráter e o PIG idem.

Deixe seu comentário

Leia também