VIOMUNDO

MPF diz que Oi vazava dados sigilosos de clientes para UOL e Terra

11 de maio de 2013 às 14h13

MPF quer condenação da Oi por vazamento de dados sigilosos de clientes

Do site do MPF/MS – última modificação 08/05/2013 11:57

Terra e Uol estão entre provedores que se valiam de “informação privilegiada”. Ação é de âmbito nacional e indenização pode ultrapassar R$ 2,5 milhões.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul ajuizou ação civil pública para combater o vazamento de informações sigilosas de clientes Oi Velox para provedores de conteúdo. A prática ilícita forçava os consumidores a contratar provedores pagos, sob pena de não se efetivar a conexão com a internet.

Segundo investigações, os clientes Oi, ao adquirirem a conexão banda larga Velox, forneciam dados pessoais à empresa para efetivar a contratação. Logo em seguida, provedores de acesso privado, como Terra e Uol,  realizavam insistentes ligações telefônicas para constranger os consumidores, obrigando-os a contratar seus serviços.

Nas ligações feitas pelos representantes das empresas, os atendentes se passavam por funcionários da Oi e coletavam dados bancários e número do cartão de crédito dos clientes. Os consumidores eram, então, compelidos a contratar o serviço privado, para que, enfim, tivessem liberados login e senha de acesso à internet.

A contratação – totalmente dispensável, pois há versão gratuita do serviço – era feita como uma continuidade das tratativas com a Oi para a implementação da conexão banda larga. Os consumidores só percebiam que tinham contratado serviço de outra empresa quando chegavam as cobranças.

Estelionato mercadológico


A situação foi identificada em dezenas de reclamações de clientes Oi no Procon/MS – órgão de defesa do consumidor. Para o MPF, a situação é “verdadeiro estelionato mercadológico para ludibriar o consumidor e impor-lhe a contratação de um serviço de que na verdade ele não precisa”.

Na ação ajuizada, o Ministério Público Federal pede, liminarmente, que a Oi – em âmbito nacional – cesse imediatamente toda e qualquer forma de compartilhamento de dados cadastrais dos consumidores ou reforce a segurança no acesso à base de dados de seus clientes.

Já à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – órgão que fiscaliza e regulamenta os serviços de telefonia -, o MPF requer a instauração de procedimento fiscalizatório para identificar e mensurar os fortes indícios de vazamento de dados e reprimir a prática abusiva.

Com o julgamento da ação, a Oi pode ser condenada a pagar mais de R$ 2,5 milhões de reais em danos morais coletivos – o que corresponde a 0,01% de sua receita líquida em 2012. O valor deve ser revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Vítima


Em ofício, que integra procedimento administrativo instaurado no MPF em Três Lagoas/MS, a Oi afirmou ser “vítima” de um ardiloso esquema de venda de dados de seus clientes e que está tomando todas as providências ao seu alcance para pôr fim a tais práticas. A empresa garantiu, ainda, que sempre informa e disponibiliza a seus clientes os provedores de conteúdo gratuitos, negando qualquer forma de indução dos consumidores à contratação de provedores pagos.

Contudo, a Oi não explicou como as informações pessoais de seus clientes chegam às outras empresas nem por que essas informações são, coincidentemente, utilizadas logo após a contratação do serviço Velox.

Leia também:

Sobre a vinda dos médicos cubanos

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
66 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Hsb

13/11/2015 - 14h52

Gente…Ki horror
Isso aconteceu hj comigo
Ainda estou com dor de cabeça pelos aborrecimentos dessas pestes fraudulentas.
E o pior q eu forneci os dados pois havia acabado de comprar o plano da Oi.
Na hr q terminei de efetuar já caí na real e liguei blokeado o cartão.

Responder

Airton

02/09/2015 - 13h33

Estou tendo aborrecimentos com a Oi por conta dos provedores Terra e UOL. Estas empresas estão mancomunadas para aplicar golpes nos consumidores. Falo realmente que tais EMPRESAS praticam um tipo de estelionato financeiro que lesa os consumidores com a conivência de agência reguladora e órgãos de defesa do consumidor. É inadmissível que há tanto tempo que eles apliquem o mesmo tipo de golpe sem que nada tenha sido efetivamente penalizado a Oi pelo compartilhamento do cadastro e UOL e Terra, a pretexto de instalar a velox, que é da Oi, solicitar número de cartão e código segurança para vender um produto que o consumidor não pediu.
Solicitei a portabilidade do meu telefone fixo da NET para a Oi e logo passei a receber ligações originadas de diversos DDDs distintos (Salvador, Campinas, Porto Alegre, Fortaleza, e de SP – várias). Eles sofisticaram a falcatrua. Chegaram a fazer recomendações, inclusive, de que eu não fornecesse o número de cartão, que tinham empresas que estavam ligando para tentar fornecer produtos de maneira ilícita, etc. No entanto, no final da ligação, a golpista me pede número de agência e conta corrente para efetuar um débito em conta de R$19,90. Claro que não passei os dados requeridos, exclamando que não me sentia seguro uma vez que não sabia se quem estava do outro lado da linha era realmente da Oi. Quando falei que o pedido dela era inadmissível e que a cobrança deveria vir na fatura vindoura, ela simplesmente desligou.
Portanto, estejam atentos. Eles não só pedem o número do cartão, podem pedir dados da sua conta bancária e efetuar o débito que quiser.

Responder

Cleiton Freitas

14/07/2015 - 21h39

Assinei a três dias a Oi como, internet, telefone e TV a cabo, no momento que o cara veio ligar minha internet me disse que ia dar uma saída e que em meia hora retornaria e que isso era padrão da empresa, achamos isso estranho. mas, deixamos o técnico da OI sair, logo em seguida que ele saiu ligou uma moça falando que era da OI e que ia me passar meu login e uma senha para a configuração do meu moldem e que quando o técnico chegasse era para eu passar esses dados para ele e que sem esses dados ela não conseguiria liberar minha internet, achei estranho, mais fui anotando os dados que ela me passava, logo em seguida ela disse que eu teria que pagar uma taxa unica de R$ 19,90 que sera debitada direto no meu cartão de credito, então eu disse que não pagaria mais nada para nada, ela ficou irritada e disse que se eu não passasse o técnico não ia ligar minha internet, então afim de ficar livre disso e ter minha internet ligada logo acabei passando os números e dados do meu cartão e agora vem o mais louco de toda a conversa (ELES QUERIA O CÓDIGO DE SEGURANÇA DO MEU CARTÃO), acreditem, o código de segurança, aquele que não se passa para ninguém. ai eu disse que não passaria essa informação de maneira nenhuma, pois esse código não se passa para ninguém e mais uma vez o atendente ficou irritado e disse que ia passar para sua supervisora e realmente passou, ela já veio grossa falando que se eu não passasse o código eu não teria a internet, eu não passei e desliguei o telefone e liguei para o cara que me vendeu o combo e ele disse que eu não precisava passar meus dados para ninguém e que esses caras são chatos ligando oferecendo provedores que a OI já me dar de graça. eu tenho certeza que ele sabia de tudo e não e avisou, logo em seguida o técnico chega para ligar minha internet com a maior cara dura e ligou tudo e não disse nada, agiu como se nada tivesse acontecido. no dia seguinte chega um SMS no meu celular avisando que meu cartão avia sido usado em uma compra na internet no valor de R$ 10,00., em uma loja virtual chamada mercado on line. Liguei imediatamente para meu banco e informei o acontecido, então eles bloquearam meus cartões e vão me mandar outros novos.
RESUMO DA HISTORIA… TODOS FAZEM PARTE DE UMA QUADRILHA, DESDE O CARA QUE TE VENDE OS SERVIÇOS, ATÉ O TÉCNICO QUE FAZ A INSTALAÇÃO. LAMENTÁVEL. ainda bem que foi somente R$ 10,00 reais, mas, poderia ser R$ 10.000,00 ai eu estaria ferrado, já que meu banco não me ressarciu.

Responder

    Fábio Mendes

    22/09/2015 - 10h47

    Caro Cleiton, comigo aconteceu a mesma coisa. Assim que o técnico saiu da minha casa me ligaram dizendo ser da oi e que queriam alguns dados, até ai não achei nada estranho pois o telefone tinha acabado de ser instalado e só quem tinha o número era a OI. Daí falaram que precisavam do meu cpf, data de nascimento e número de cartão de crédito. Não passei, a atendente ficou nervosa. Fui então que me deu o estalo e lembrei de perguntar o nome dela e a empresa de onde ela estava falando, só nesse momento ela me disse que era da uol. Até hoje estão me ligando, três vezes ou mais por dia e todo dia tenho que dizer a mesma coisa, que não preciso do serviço de provedor deles. Como você fez para reclamar na Anatel,, pois eles não dão o número de protocolo nem que a vaca tussa.

    Diógenes

    28/10/2015 - 18h26

    2 Aconteceu algo semelhante comigo. Mo meu caso, a telefonista me informou que o técnico só viria na minha residência após eu passar os dados do meu cartão de crédito, e como no seu caso, inclusive os três dígitos de segurança. Resumo, desliguei o telefone e vou procurar outro provedor. É um absurdo o que esta empresa faz com o fornecedor, sem falar que todo dia os provedores da UOL e |BOL me ligam ….

Graciete

10/06/2015 - 10h03

Recebi a mesma ligação da Uol se passando pela oi, logo após eu ter feito um plano pro celular, vou entrar na justiça

Responder

fernando

06/05/2015 - 18h51

boa noite galera, infelizmente tbm cai nesse golpe.Ontem contratei o serviço da oi e ja agora pouco representante da UOl me ligou me fazendo acreditar que sem este o serviço de autenticação e nao de provedor não seria concretizado a linha ,portando ele me informou o login e senha e disse q era pra mim repassar para o instalador , certamente esse instalador sabe desse esquema com a UOL. Estou entrando em contato com meu advogado…

Responder

Pedro Henrique

26/03/2015 - 10h00

Contratei ontem a noite a oi fixo e Internet e agora mesmo acabaram de ligar para aplicar este golpe, ainda bem que fui informado ontem pela moça que me atendeu na loja OI, que tentariam vender este provedor de internet, a pessoa na linha ainda tentou intimidar dizendo que nao seria efetivado a instalaçao caso nao repasse as informações necessarias, ai meia hora depois me liga outra atendente dizendo que seria acrescentado 10 reais de 12 vezes na cobrança por conta da instalaçao, um verdadeiro absurdo, respondi a atendente que não tenho mais interesse na contrataçao e que estou indo hoje mesmo realizar o cancelamento da contrataçao na loja OI.

Responder

Vicente

29/01/2015 - 14h04

Comigo o caso foi GRAVÍSSIMO,
cheguei até aqui porque cai nesse golpe também.

Ontem entrei no site da Oi e Comprei o serviço de Internet 4G e um minimodem,
Logo em seguida me liga uma moça dizendo ser da área de segurança da Oi e queria confirmar uns dados.
Pediu para confirmar todos os dados inclusive o número do meu cartão cartão de crédito, achei estranho e perguntei a ela se era necessário eu ter que falar os dados do cartão, ela disse que ja tinha os mesmo e pediu para eu confirmar medidas de segurança, e eu acreditando que era por medida de segurança confirmei tudo.

Alguns minutos depois me liga uma pessoa se dizendo do UOL e que ia me passar
o nome de usuário para acesso e que em seguida outra “área de segurança” deles me ligariam para passar a senha.
E essa moça do UOl também queria que eu confirmasse o número de cartão de crédito, disse a ela que ja tinha confirmado para outra atendente,
nesse momento notei ela muito estranha, que me agradeceu e desligou muito rapidamente. Já comecei a ficar desconfiado.

Logo após me liga outra pessoa dizendo que ia me passar a senha, mas que para isso eu tinha que confirmar a adesão ao serviço. Eu disse que não tinha interesse em pagar o provedor UOL visto que eu já tinha o serviço de outra empresa gratuitamente (lexxanet).

A moça começou a ameaçar que se eu não confirmasse a assinatura eu não teria acesso ao plano 4g da Oi e que não seria liberado o serviço para mim. Falei que então podia cancelar que não ia assinar nada que aquilo era ridículo.
A moça ficou irritada e falou de maneira bem grossa: “_ Tá bom, vou pedir para meu supervisor cancelar” e simplesmente bateu o telefone na minha cara.

Pois bem, agora vem a pior parte,
Estava trabalhando hoje pela manhã, quando meu Banco me liga dizendo ter uma movimentação que acharam estranho no meu cartão de crédito e por segurança eles queriam confirmar se era eu mesmo fazendo a compra.

Me falaram que foi feito uma compra com meu cartão no valor de R$ 3.100,00
em uma loja online que não conheço chamada “Forever”

e minutos depois foi ativado em meu cartão uma cobrança recorrente no valor de R$ 24,00 mensal do UOL.

Claro, disse ao Banco que não fui eu, e nem sonhava que estavam usando meu cartão e expliquei a ela a situação da oi e uol que ocorreu ontem e que eu não tinha aceitado a assinatura.

no mesmo momento eles bloquearam meu cartão, vão me mandar outro e disse que vão estornar o valor e cancelar essas comprar que fizeram.

Tenho certeza absoluta que um desses esses atendentes que usaram os dados do meu cartão para a compra.

Ainda dei sorte por o banco me ligar, mas alguém tem que fazer alguma coisa,
isso é UM ROUBO GRAVÍSSIMO E CASO DE POLÍCIA.

Isso me serviu de lição, e comentei aqui para alertar outras pessoas,
JAMAIS CONFIRME SEUS DADOS DE CARTÃO DE CRÉDITO POR TELEFONE COM NENHUMA EMPRESA.

Responder

    Thalita

    23/06/2015 - 10h13

    Aconteceu o mesmo comigo, a única diferença é que não chegaram a usar meu cartão, pois logo depois que passai meus dados, ligam novamente dizendo ser da Oi, mas dessa vez era mesmo e contei o que houve, a atendente me disse que a Oi não pede número de cartão, somente o nome e os três primeiros dígitos do cpf, e que era uol, tentando forçar a compra de seu pacote, e me aconselhou a ir no meu banco e alerta-los, fiz imediatamente, mas continuo recebendo as chamadas, de número 00, é direto, o dia inteiro.

Marlon

15/01/2015 - 19h34

Isso ainda está acontecendo, pois hoje eu fiz uma solicitação de internet móvel na OI e acabei recebendo várias ligações da UOL, dizendo que eles precisavam me repassar os dados para habilitação do meu plano, com um monte de vantagens… da UOL. Eu deveria pagar 19,90 na conta corrente ou no cartão, e esse débito ficaria mensal. Quando o rapaz da “auditoria UOL” ligou para confirmar minha solicitação e me passar a senha pessoal, eu indaguei se isso era da OI ou da UOL, e se era obrigatório. Ele falou que era da UOL, que não era obrigatório, mas que eu teri muitas vantagens em assinar o pacote. Eu respondi que não queria, que já tinha provedor e que iria ligar para a OI. Ele agradeceu e desligou. Logo em seguida, recebi uma ligação da “supervisora” me perguntando o motivo do cancelamento. Respondi que não tinha que justificar nada para ela, e que estava na outra linha com a OI. Desliguei.

Responder

Meméia

12/11/2014 - 22h10

O meu caso não sei se se enquadra com os comentários, mas tem cheiro de mutreta brava também. Adquiri o Oi Velox já há uns 6 anos. E agora fui surpreendida com ligação do provedor TERRA que, com alegação de ter recebido muitas reclamações em Belo Horizonte de internet lenta, me perguntava se também havia verificado isso. Até pensei que poderia ser uma pesquisa séria, embora estranhasse porque nunca contactei o Terra.. Mas quando a atendente, que nem me forneceu o nome, começou a “recitar” meu nome, endereço, CPF, sabia banco que sou correntista e querendo saber agência/conta, vi que era sujeira grossa. Não confirmei nada de nada, desliguei. E depois liguei para o número que estava gravado no meu telefone e só ocupado….. Vendo as denúncias por aqui, constato que a OI pode mesmo estar vazando nossos dados pessoais, o MPF precisa mesmo agir. Eu não caí nessa, mas muitos certamente sim.

Responder

Marcelo

08/10/2014 - 09h59

Liguei ontem 07/10/2014 para reclamar com a oi da minha velocidade, no dia de hoje 08/10/2014, recebi uma ligação de uma pessoa dizendo que ia melhorar a minha conexão e segurança e tal… questionei perguntando se o mesmo falava pela oi e o mesmo enrolou dizendo, se não me engano uol ou online, não conseguia identificar o nome da empresa, aí questionei se eu pagaria alguma coisa pelo serviço e ele falou que seria uma taxa de 19,90 em uma única vez…, mais uma vez perguntei que tipo de serviço eu estaria pagando e enrolou mais uma vez.. questionei se pagaria por um serviço que já pago a oi.. aí desligou na minha cara… A OI ESTÁ PASSANDO INFORMAÇÕES A OUTRAS PESSOAS e o meu velox que na cidade não existe concorrência é de apenas 5 mega.

Responder

Daisy

19/09/2014 - 14h53

O mesmo aconteceu comigo hoje assinei com a oi velox e fixo ontem dia 18/09/2014 hoje dia 19/09 recebi a ligação da UOL, em momento algum eles Informam que tera cobrança ja vêm pedindo seus dados, eu desconfie e entrei em contato com a OI e eles informaram qye a OI não tem nada a ver, mais achei um absurdo como meus dados foram parar com a UOL e é muito abuso da UOL ligar insistentemente e praticamente te forçar a assinar com eles quase R$ 30 reais por mês a mais, por um serviço que não é necessário. A OI deveria tomar mais cuidado com as informações dos clientes.

Responder

Laene Santos

18/09/2014 - 00h27

Estes safados fizeram o mesmo comigo. Apos fazer o plano de fixo+velox me ligaram querendo informações de cartão ou conta, para debitar certo valor. Como não cedi a safada que ligou disse que ia cancelar o plano. E por incrivel que pareça. Não é que a safada cancelou. Se nossas informações na mão do terra e uol, já somos extorquidos. Imagine na mão de bandidos???

Responder

thiago

14/08/2014 - 22h44

Boa noite.eu cai neste golpe depois de muita insistência acabei fornecendo os números do meu cartão. Ate então tubo bem. Mais depois de quatro meses fizeram uma compra no valor de R$390.15 pela internet. Mais vai intender

Responder

Aline

31/07/2014 - 11h14

eu acabei de receber essa ligação.. E vc diz q não quer e eles continuam insistindo! É uma falta de respeito! E eles falam de uma maneira q se vc não não entender do assunto, acabam te convencendo.

Responder

helena

25/04/2014 - 20h35

ainda vaza, acabaram de me ligar da uol, dizendo que para minha internet ser acessada eu precisaria de um provedor.. eu quase cai, só me dei conta quando pediram o numero do meu cartão (pois o preço não estaria incluso no meu oi conta total), e se “recusaram” a mandar via boleto. eu recusei, pois não coloco nada em debito automático. somente quando desliguei a ligação, fui pesquisar a respeito e descobri tudo isso.

Responder

Jonatan Machado

25/04/2014 - 16h46

Acabei de receber esse golpe esse roubo que a uol faz a anos e ninguém faz nada contra isso.
http://www.reclameaqui.com.br/8645972/uol/editado-pelo-reclame-aqui-provedor-uol/

Responder

LUIZ CARLOS BALAM

11/04/2014 - 15h42

Boa tarde a todos, ontem e hoje recebi mais de 40 ligações da UOL e de Outra empresa que não se identificou oferecendo serviços de provedor, informei a eles que não queria o serviço pois já tinha contratado com a OI, pergunto, como eles tiveram acesso ao meu telefone particular e ao telefone que vai ser instalada a banda larga, isso só ocorre porque a OI deve ter um acordo e libera os dados cadastrais, não tinha nem se passado 5 minutos após eu fechar a compra com a OI e alguém da UOL e depois de outra empresa começaram e infernizar minha vida e de minha esposa, hoje alguém ligou da UOL não se identificou e ficamos por mais de 30 minutos com o telefone escutando conversas de varias pessoas e ela simplesmente não desligava a linha, depois de eu fazer uma reclamação na OI (tenho protocolo e o telefone com certeza foi gravado) a linha voltou a funcionar, estou indignado com a situação, isto ocorreu ontem dia 10/04/2014 e hoje dia 11/04/2014, estarei tomando as medidas judiciais cabíveis e peço a todos que aconteceram isso que façam a mesma coisa. Curitiba – PR

Responder

    Jackson

    04/09/2014 - 14h02

    Boa tarde Luiz.
    Como eu comentei la em cima, aconteceu o mesmo comigo, só que isso tem mais ou menos uns 2 anos, no inicio fui na Oi aqui de Campos e eles me disseram que fui vítima de golpe e depois fui no banco de onde forneci o numero do cartão e cancelei, mas hoje recebe uma msg da UOL dizendo que tenho que ligar pra la e quitar a divida, é a primeira vez que isso acontece comigo, não sei como proceder, por conta do tempo não tenho o protocolo de atendimento anotado ou algo que prove que fui vitima.

jose carlos

09/04/2014 - 20h44

ate hoje isso acontece, pois minha esposa caiu em golpe desses, cadê as autoridades pra tomas as providencia,? nos estamos num pais que as grades empresas e os ricos não obedecem as leis, por que pra eles não servem só servem pra nos que somo pobres…

Responder

Kellvin

02/04/2014 - 15h40

Ela não “vazava”, ela ainda VAZA, pois hoje mesmo quase recebi este golpe, pois na mesma hora que instalaram meu oi velox 10mb, me ligaram de uam forma muito suspeita e começaram a pedir meus dados, o qual me recusei a passar, onde o atendente sempre dizia que era da Oi Velox, que precisava dos dados para “Efetivar” a contratação, mas que na verdade haveria uam cobrança a parte e queria a todo momento o numero do meu cartão de crédito… Bando de safados…

Responder

eduardo

28/02/2014 - 13h55

No meu caso tinha acabado de contratar o serviço de telefonia fixa da OI e Velox e quase que instantaneamente comecei a receber ligações da UOL. só que ainda não tinha dado meu numero pra ninguém. Realmente gostaria de comentar o assunto e confirmar que também recebi muitas e muitas ligações da UOL em horários inconvenientes desde as 07:00 até as 23:00 e depois de alguns dias recebendo ligações decidi anotar o dia , horário, nome da atendente e numero de protocolo quando tinha. De posse desses dados dei entrada em um processo mas infelizmente o juiz deferiu a favor da UOL dizendo que beira o absurdo o cliente pedir indenização, que seu eu quisesse eu podia desligar o telefonema quando se identificassem como UOL e ainda mais absurdo ainda foi ver que nos argumentos do juiz e diz que eu fazia questão de atender aos telefonemas e que eu fazia questão de anotar todos os dados e que eu não tinha mais o que fazer. Realmente um absurdo . Por isso essa e outras que as empresas fazem o que querem .

Responder

José Maria

24/02/2014 - 23h15

Pois é, e ja vi que ainda não fizeram nada né? Brasil Pais de ladrão, semana passada fizeram isso comigo, e olha que ja tenho a velox, um dia antes pedi aumento de velocidade, a atendente falou que não era possivel, no outro dia ja tinha uma tal de Saninternet se passando pela OI falando que tinha 5, 10 mega disponivel pra mim, me pediu numero de cartão de credito e eu bobo cai, isso foi a uma semana atrás, ninguem vai fazer nada não? porque essa porcaria ainda ta rolando e se chegar alguma coisa pra eu pagar o bicho vai pegar, tive que ate cancelar meu cartão. Essa merda de empresa que é a OI no minimo tem gente la dentro recebendo pra passar dados dos outros pra outras empresas.

Responder

Adilson

04/01/2014 - 15h01

Contratei o oi fixo junto com a banda larga da oi, que ainda nem foi instalada, a terra e a uol já me ligaram oferecendo o provedor, como confiar em uma empresa que acaba de contratar e deixa seus dados serem vistos instantes depois da Instalação do telefone fixo, isso é automático dentro da empresa oi, não tem nada a ver com roubo de informações da oi, é ela própria quem deve vender os dados dos cliente, quem tem que pagar por isso é a oi, estou bolando uma ideia para pegar esses fdps.

Responder

Joselino

22/12/2013 - 11h31

Aconteceu o mesmo comigo, eles conseguiram meus dados e começaram um débito online de 39,90 por mês, como eu utilizava a conta apenas para saques e não conferia extratos, só percebi o golpe após alguns meses.
Fui no banco e pedi o cancelamento, eles alegaram que não sabiam como a UOL havia conseguido os dados. Agora é PROCON pra ver se consigo o ressarcimento.
São um bando de estelionatários que vivem de enganar a população.

Responder

Adriano Almeida

22/11/2013 - 11h54

Bom dia, sou de Curitiba e isso aconteceu comigo também quando entrei em contato com a operadora Oi para aumentara velocidade da minha internet (Velox) no entanto quem ligou se dizendo da Oi foi uma pessoa da UOL, depois de tudo confirmado, me passaram os dados de acesso para configuração e no entanto era um email do Uol, percebendo isso tentei proceder o cancelamento via contato com o uol e fui atendido por um atendente mal educado que insistiu na permanência do serviço, depois de muita conversa na qual eu já estava perdendo a paciência, ele disse que cancelaria, porém ontem recebo um boleto de cobrança do serviço que ainda está ativo sem eu nunca ter usado… #muitoindignado

Responder

    Maria

    06/11/2015 - 19h55

    Aconteceu o mesmo comigo, tbm sou de Curitiba, e sobre o boleto que foi enviado?? Como você resolveu??

Eliane

13/08/2013 - 06h33

Eu Cai no Golpe liguei para a OI pedindo para aumentar a velocidades da minha internet e a OI me respondeu que não tinha disponível que assim que tivesse entraria em contato, quatro dias de pois me ligaram dizendo que já tinha disponível e se eu estaria interessada ainda, falei que sim, mais pra minha surpresa não era a OI e sim o Terra e eu cai no golpe pensando que era realmente a OI, como o Terra sabia que eu Havia solicitado aumento de velocidade da internet, coloquei na justiça, mais gostaria que a OI desse alguma explicação, como o Terra adquiriu o meus dados e sabia que eu tinha pedido aumento de velocidade da internet,isso é crime.

Responder

Raquel

12/07/2013 - 13h28

Comigo aconteceu o mesmo. A Oi passou dados meus para outras empresas como a (UOL) e (online assiste, da qual se passam pela Oi, na mesma semana cancelei os cadastros. Mas mesmo cancelando os cadastros, e sem prestarem NENHUM serviço, as cobranças vieram no cartão. Anotei os protocolos de atendimentos com os cancelamentos e irei tentar cancelar as cobranças nos cartões de créditos. Quero seguir adiante com isso, quero denuncia a empresa. Pois devem ser penalizadas pelos transtornos que estão me causando. Já estou cansada dessa desonestidade que está dominando o nosso país. Já não basta pagarmos os maiores impostos do mundo. Agora empresas privadas tentam nos enganar para nos fazerem pagar coisas que não precisamos. Não sei o que fizeram, só sei que todas essa confusão começou na (OI) quando fui contratar o serviço de Internet Oi Velox.

Responder

Arivaldo Roussef Lula da Silva

14/05/2013 - 21h44

o speedy (telefonica) faz a mesma coisa com o terra desde sempre e nunca deu nada as ações na justiça…

Responder

Luis Fernando

14/05/2013 - 00h10

Comigo foi assim nunca assinei provedor do terra e depois de um anos é que fui descobrir esses débitos direto da minha conta corrente indignado abri uma reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br depois fui ao procon da minha cidade expliquei os fatos pro atendente e ele educadamente ligou para esses bostas cancelando a assinatura que nunca autorizei me enganaram
Eles disseram que iram devolver todo o meu dinheiro decorrente de todas essas cobranças indevidas e tem o prazo de ate 20 dias para a devolução o cara do procon me orientou a voltar lá se por acaso eles não devolvessem
Só então entrarei com uma ação judicial pedindo não so o dinheiro em torno de R$420,00 mais sim o dobo desse valor mais correção monetária acrescidos de juros
Agora eu vou até o fim com esses ladrõezinhos kkkkk

Responder

    Raquel

    12/07/2013 - 13h49

    Eu também vou até o fim com as denuncias. Irei começar ligando para o Procon. Isso que eles fazem é uma palhaçada.

Gisele Brito: Sobre o tuiticídio de José de Abreu - Viomundo - O que você não vê na mídia

13/05/2013 - 23h02

[…] MPF diz que Oi vazava dados sigilosos de clientes para Uol e Terra […]

Responder

Luciano Bastiani

13/05/2013 - 22h15

Comigo aconteceu algo um pouco diferente:
Como em meu bairro só tem a oi, tive de esperar uns dois anos até que vagasse uma porta no armário óptico. Enquanto isso eu ia ligando de vez em quando, pra pressionar.
Cada vez que eu ligava para a oi, logo em seguida me ligavam da claro, tim e vivo oferecendo internet 3g, que não me interessava.
Concluí que se tratava de alguma maracutaia de call center, pois na verdade que nos atende é um call center terceirizado, e não propriamente funcionarios da oi.
E como estes call centers prestam serviço pra todo mundo, não é dificil que as informações ‘transitem’ de mão em mão…
Call center: um dos efeitos colaterais da privataria tucana!(e me provem o contrario…)

Responder

adao paim

13/05/2013 - 11h28

Quase me engambelaram também.
No judiciário eles serão salvos da multa.

Responder

J.Carlos

13/05/2013 - 10h57

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA AO “BRASIL ECONÔMICO”, paulo bernardo DIZ QUE NÃO HÁ OLIGOPÓLIO E NEM CONCENTRAÇÃO DE PROPRIEDADE NA MÍDIA BRASILEIRA

“O ministro das Comunicações, durante entrevista exclusiva, comentou a sobreposição da Internet aos tradicionais veículos e questionou o conceito de oligopólio e concentração de propriedade do segmento. […]”

Responder

Pedro Rocha

13/05/2013 - 08h25

Forneciam, não. Ainda fornecem. Semana passada alterei meu plano de conexão para um mais rápido e horas depois representantes de provedores ligavam oferecendo serviços e o que é mais suspeito, liberação do acesso com cobrança de uma taxa. Magicamente, depois que eu comuniquei que havia cancelado o serviço, os telefonemas pararam.

Responder

iza

13/05/2013 - 00h54

Eu assinei a internet Oi! Um dia depois, os vigaristas do UOL estavam tentando me aplicar o golpe do provedor.
Deveriam multar esses criminosos nem bilhões, não em milhões.

Responder

H. Back™

12/05/2013 - 23h33

Também fui um dos que foram ludibriados por essa quadrilha. E foi também um dos motivos que me levaram a mudar de operadora. Não me arrependo da minha decisão.

Responder

Luana

12/05/2013 - 23h04

Isso é verdade mesmo, pois eu tive esta experiência,mas desconfiei disto e reclamei com a própria Oi. O que achei estranho foi contratar os serviços de uma e, em seguida, a outra ligar falando de login e provedor de acesso sendo que a OI já tinha dado. É visível a fraude. Inclusive, perguntei para um garoto se ele não se sentia mal ganhando a vida daquele jeito, ou seja, enganando as pessoas em nome de supostas empresas “idôneas”.

Responder

Indio Tupi

12/05/2013 - 21h19

Aqui no Alto Xingu, de há muito, os índios sabem que as companhias telefônicas costumam vender a base de dados das informações de seus clientes a empresas dos mais variados segmentos econômicos. Cada venda atinge algumas dezenas de milhões de reais…

Responder

Ela Wiecko: "Em uma democracia, não se deve ter medo dos movimentos sociais" - Viomundo - O que você não vê na mídia

12/05/2013 - 20h42

[…] MPF diz que Oi vazava dados sigilosos de clientes para UOL e Terra […]

Responder

J Souza

12/05/2013 - 20h09

Pelo visto, o dinheiro do BNDES, também nosso, não é suficiente…

2007:
Coutinho, do BNDES, comandará fusão da Oi com Brasil Telecom
http://www.estadao.com.br/noticias/economia,coutinho-do-bndes-comandara-fusao-da-oi-com-brasil-telecom,31464,0.htm

2008:
Demitidos por fusão Oi/Brasil Telecom devem chegar a 3.000
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u387389.shtml

2009:
BNDES aprova empréstimo de R$ 4,4 bi à Oi
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1911200912.htm

2013:
BNDES aprova financiamento de R$ 5,4 bilhões para a Oi
http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/01/bndes-aprova-financiamento-de-r-54-bilhoes-para-a-oi.html

Essa empresa é um esgoto para o dinheiro público…

Responder

ccbregamim

12/05/2013 - 19h22

vazamento de dados
venda casada
falsidade ideológica
estelionato
cobrança indevida

por empresas contra indivíduos
formação de quadrilha?

os crimes praticados por empresas
por pessoas no comando dessas empresas
são impunes?

Responder

    ccbregamim

    12/05/2013 - 19h26

    e o dinheiro?
    será devolvido?
    haverá multa? indenização?

Genghis Khan

12/05/2013 - 17h13

Multa de 2,5 milhões?? Isso é piada.
A multa deveria ser de 500 milhões, a julgar pela dimensão do problema que atingiu o país inteiro. E digo mais: essa multa deveria ser aplicada de forma solidária, porque fica evidente que os provedores de internet agem em conluio com a OI. O MP deveria responsabilizar também o terra e o U(rin)OL.

Responder

João-PR

12/05/2013 - 12h35

2,5 milhões de multa é MUITO POUCO!
Deveriam aplicar uma multa de valor estratosférico, que inviabilizasse esse boteco (com todo respeito aos botecos) chamado OI de continuar funcionando.
Fica uma pergunta: ressarcirão o dinheiro que os contribuintes pagaram ao UOl, Terra, ou qualquer outro provedor de conteúdo?
A multa deveria ser de uns R$ 250 milhões, ou de 2,5 bilhões.

Responder

jaime

12/05/2013 - 12h35

Eu não recebi ligação nenhuma de UOL ou Terra, porque o pagamento de um provedor extra estava automaticamente embutido na conta. Para cancelá-lo, a gente telefona e é passada a instrução de que o cancelamento só pode ser feito via site; para poder entrar no site é preciso um cadastro, no qual é obrigatório oferecer um número de telefone celular da – OI -. Sem isso não se consegue cancelar o dito provedor extra.
É a cruz ou a caldeirinha.
O valor cobrado é de R$4,00, ou seja, estão ganhando em escala, seja porque poucos se importam com esse valor, seja porque o trabalho que dá para cancelar custa muito mais do que isso, seja porque muitos não se dão ao trabalho de examinar a conta.
Só indo ao PROCON, ligando para a ANATEL, contratando um advogado – ou FALANDO COM O BERNARDO!!!!

Responder

Herivelto Canales

12/05/2013 - 12h07

Recebi várias ligações destes estelionatários tentando me aplicar o golpe.
A Oi é uma empresa falida e foi criada para dar golpes, independentemente destas ligações.
Golpe no consumidor que fica a pé quando necessita dos serviços prestados pela empresa.
Onde moro ocorreram duas situações, no mínimo absurda: em uma o funcionário pediu uma escada emprestada e em outra quis nos orientar por telefone o conserto que eles deveriam fazer.

Responder

Paulo ETV

12/05/2013 - 11h53

A Telefonica tambem fazia isso com a NET .

Quando contratei o Speed em 2008 ,logo no primeiro dia recebí um e mail da NET oferecendo serviço de banda larga,sendo que meu e mail era conhecido por algumas pessoas e apenas pela Telefônica .
Dois dias depois houve interrupcção do sinal e ao ligar para saber o motivo ,pasmem,fiquei sabendo que não havia contrato de banda larga em meu nome (mesmo tendo o modem da Telefonica que deve ter aparecido na minha casa por obra do Espírito Santo).A primeira ligação ,após vários questionamentos,foi desligada pelo operador ; a segunda foi desligada por uma operadora que ,em OFF disse a alguem que não sabia o que fazer ,e ,então esse alguem disse “desliga”.

Fiz uma terceira ligação e ,após confirmar que estava sendo gravado ,enviei parabens para todas as ratazanas presentes na Telefonica.
E ,claro ,na sequência,contratei a NET fazendo uma declaração inicial de “vítima de um golpe de vazamento de informações “.

ALGUMA NOVIDADE VINDO DESTE TIPO DE EMPRESA?

Responder

Jorge Portugal

12/05/2013 - 11h47

Essa OI tem que acabar!!! Isso só serve para ludibriar os clientes, já me passaram varias pernadas, já fiz reclamação na Anatel, e no procom é o mesmo que nada!!! Para a Anatel fazer alguma coisa você tem que reclamar 1 milhão de vezes, tem que ligar todos os dias, como o ano tem 365 dias menos de 250 dias úteis, eu tenho 53 anos, para a Anatel tomar providência da minha reclamação, eu vou ter que reencarnar 10 vezes, não posso deixar de ligar nem quando estiver morto. enquanto isso!!! O serviço fica sem funcionar adequadamente, e eles continuarão lhe passando a perna. Viva o Brazil!!!!

Responder

Jorge Portugal

12/05/2013 - 11h32

Eu tenho velox a mais de 8 anos sempre usei provedor gratuito, já ligaram varias vezes para mim e nunca cai na conversa, agora, minha irmã caiu quando assinou o velox! Disseram para ela que só poderia usa internet com provedor UOL, ela paga R$ 30,00 por mês, que eu acho um absurdo.

Responder

RicardãoCarioca

12/05/2013 - 09h10

Quando adquiri o Velox no final de 2011, dias depois dele instalado, recebi ligação do Terra tentando me vender uma conta de provedor para autenticação de acesso à internet. Como eu sabia que não era necessário, dispensei peremptoriamente mas, no entanto, fiquei perplexo com o fato de outra empresa ter tido conhecimento da minha compra do produto Velox. Que o Ministério Público vá pra cima dessas empresas.

Responder

Paulo B

11/05/2013 - 22h20

Aconteceu exatamente isso comigo em relação com a OI, até a conta bancaria foi passada para o provedor terra. Tive que ir ao procon para cancelar e reaver meu dinheiro. (detalhe, nunca conversei com funcionários do provedor terra, eles me ligaram após uns 30 minutos de ter contratado o serviço OI VELOX se passando por funcionários da oi).

Responder

    Cristiane Botelho

    18/09/2013 - 16h14

    Boa tarde, Paulo

    O mesmo aconteceu comigo essa situação me ligaram da oi solicitando um aumento de velocidade da internet de 1 mega para 5 mega isso no dia 17/06 e passei os dados do meu cartão se passaram 10 dias e nada da velocidade aumentar liquei na velox e falaram que não havia sido eles. Hoje tenho uma ligação no meu celular da uol falando que tenho 3 meses em aberto, nunca recebi boleto, nunca veio cobrando no cartão que passei para telemarketing e um absurdo mesmo acontecer isso, devo R$ 61,25 sem saber se quer que havia feito o plano do UOL e nunca acessado esse provedor, vou no procon amanhã pois quero ver a gravação do dia que falaram que fiz a adesão ao plano pra ver o conteudo da conversa que tive com o atendente, falta de respeito com o consumidor, me passaram um numero de protocolo no dia e não bate com o protocolo da uol, quero ver então a gravação de toda a conversa pra ver quem esta falando a verdade.

FrancoAtirador

11/05/2013 - 20h34

.
.
É A MAIS PURA E ABSOLUTA VERDADE.

Há tempos, estou para mencionar publicamente o fato.

No momento da contratação do plano de banda larga da OI,

IMEDIATAMENTE ocorrem ligações telefônicas do UOL e do Terra.

No telefonema, cada um deles menciona que é provedor EXCLUSIVO,

inclusive fornecendo e-mail e senha, e alegando que só com eles

o consumidor, no caso, o contratante poderá acessar à Internet.

Grande parte da população desconhece que não é mais preciso provedor

para se conectar à internet banda larga, via linha telefônica:

Basta configurar o login no modem/roteador com o nº do telefone e DDD:

(http://gestordoocio.blogspot.com.br/2011/08/pare-de-pagar-provedor-de-acesso.html)

Responder

Marcio Leandro

11/05/2013 - 19h17

Sofri o mesmo golpe ano passado, mudei para meu novo apartamento e na rua só tinha a OI. Tive que assinar e assim que efetivaram a instalação começaram ligações em diversos horários e dias me pressionando a assinar o provedor, alegando que se não o fizesse não conseguiria conectar. Como trabalho em TI e inclusive já trabalhei na antiga Brasiltelecom, sei que não existe necessidade de provedor para autenticação, a propria OI configura o usuário e senha gratuítos durante a instalação.
O pior de tudo isso era a arrogância das atendentes, uma delas disse que iria continuar ligando diariamente até eu assinar com o provedor. Bastou dar uns gritos e registrar reclamação na Anatel e as ligações pararam.
Complementando, quando forem cancelar os serviços e a operadora disser que tem que pagar fidelização, faça o cancelamento mesmo coma as ameaças de cobrança, em seguida ligue para a Anatel e registre uma reclamação detalhada, em poucos dias a operadora irá ligar informando que a assinatura foi cancelada e não será cobrada multa alguma.

Responder

    Roger

    13/05/2013 - 14h09

    Isso tambem aconteceu comigo, 30 minutos apos contratacao do plano com a Velox. Tambem dei um fora na atendente.
    A UOL é do grupo folha. Ou seja, a falta de carater dos atendentes e dessa empresa, tem aí sua explicação.
    São ladrões. Isso é o CAPETALISMO. Um sistema economico que ensina a roubar dentro de aparente legalidade, para obtenção de lucro. Lucro a qualquer custo.

Silvio Maur

11/05/2013 - 18h42

fui vítima disto também e, ao recusar dias seguidos o assédio (porque sabia da não necessidade destes provedores), tive a contratação do velox cancelada a pretexto de um erro de input na mensaldidade a ser cobrada pela OI

Responder

Marco A+

11/05/2013 - 18h34

Após contratar Velox, recebi boleto bancário do Terra em meu nome, endereço e CPF. Quem mais poderia tê-los fornecido?
Ao reclamar, informaram que se tratava de uma PARCERIA com a Oi.

Insistiram, em vão, por dois/três meses até desistirem.

Responder

pansica

11/05/2013 - 17h33

Confirmo tal fato,pois subitamente a contratar o serviço OI VELOX,RECEBI INÚMEROS TELEFONEMAS DA UOL E TERRA E SEM A MINHA ALTORIZACAO COLOCARAM EM MINHA CONTA CORRENTE DOIS DEBITOS AUTOMÁTICAS ( TERRA/ UOL),ONDE PERCEBI SOMENTE APOS DOIS MESES DE COBRANÇA AUTOMÁTICA.
tive QUE IR ATE O BANCO ,CANCELA-LOS E POSTERIORMENTE OS DENUNCIE AO PROCON.

Responder

Fabio Passos

11/05/2013 - 14h37

Ao inves de implementar a banda larga publica com qualidade e preco justo, continuamos financiando e assistindo cias inescrupulosas prestando pessimos servicos e ainda assaltando o povo brasileiro.

Este caso e assustador.
As cias privadas formaram uma quadrilha para roubar. Estelionatarios.

Alguem ainda consegue acreditar que estas cias privadas vagabundas tem compromisso com o desenvolvimento do Brasil?

Responder

    Prego

    12/05/2013 - 13h01

    Pois é Fábio, é o PT dando continuidade ao legado tucano. Ao invés de enterrar de vez a Anatel, que foi criada só para proteger as concessionárias mal-intencionadas, ficamos assistindo essa palhaçada nas comunicações.

Deixe uma resposta