Marina Lacerda e Helena Zelic: O machismo e a violência por trás de supostas brincadeiras não podem ser naturalizados

Tempo de leitura: 3 min

serrakatia

Fotomontagem de Gerson Carneiro

por Conceição Lemes

Esta cena vai entrar para a história.

Metido a azarador, o senador José Serra (PSDB-SP) levou uma invertida do tamanho da sua canalhice nessa quarta-feira 9, durante jantar de final de ano, na casa do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em Brasília.

Cerca de 40 senadores estavam presentes, entre os quais Kátia Abreu (PMDB-TO), atualmente ministra da Agricultura.

Ela conversava com um grupo de colegas quando, segundo seu relato à Folha (veja matéria abaixo), Serra “simplesmente chegou numa roda em que não tinha sido chamado, sem mais nem menos” E  afirmou: “Kátia, dizem por aí que você é muito namoradeira”.

Kátia jogou uma taça de vinho na cara de Serra: “Nunca lhe dei esse direito nem essa ousadia. Por favor, saia dessa roda, saia daqui imediatamente”.

À Folha, ela justificou: “Eu fiz o que qualquer mulher honrada faria. Respondi à altura de quem preza a sua honra”.

Serra saiu-se com o surrado foi “uma brincadeira”.

“Seguramente, Serra foi machista”, diz, de saída, Helena Zelic.

“Sou solidária à mulher Kátia, assim como com qualquer mulher que sofra agressão”, avisa. “Mas essa solidariedade não se estende, em hipótese alguma, à Kátia política e representante da bancada ruralista. Ela não nos representa.”

Helena é feminista. Politicamente, defende posições opostas às de Kátia, que normalmente não está ao lado das mulheres feministas nem das mulheres rurais, quilombolas e indígenas.

Para Marina Lacerda, advogada de direitos humanos  e doutoranda pelo IESP -UERJ,  a resposta de Kátia Abreu foi perfeita.

“O machismo e a violência por trás de supostas brincadeiras não podem ser naturalizadas”,  salienta Marina. “Kátia Abreu está em posição contrária aos direitos humanos em muitos sentidos, mas dessa vez foi aliada. Assumiu uma postura feminista”.

“Chamar a Kátia de ‘namoradeira’ é apelar à sexualidade para brincar com a imagem dela”, observa Helena. “Infelizmente, não é novo no front. Acontece o tempo todo.”

Outra coisa recorrente é como a grande mídia está tratando machistamente o episódio: “Brincadeira”; “uma piada que ela não entendeu direito”.

“Sempre que as mulheres revidam o machismo, tentam transformar o fato que causou em ‘brincadeira’, ‘piada’”, atenta Helena. “É uma forma de minimizar as ofensas machistas.”

O que não deixa de ser mais um subterfúgio midiático para, como sempre, blindar Serra dos seus malfeitos.

“De um lado,  o machista Serra. Do outro, uma mulher cheia de contradições, que não está do lado das mulheres feministas”, arremata Helena Zelic. “Mesmo assim, não merece ser ofendida com uma piada.”

**********

Kátia Abreu joga vinho na cara de Serra: “Você nunca será presidente”

10/12/2015  12h21

Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo

A ministra Kátia Abreu, da Agricultura, jogou uma taça de vinho na cara do senador José Serra (PSDB-SP). A cena ocorreu na noite de quarta (9), em umjantar de fim de ano na casa do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) em que estavam presentes cerca de 40 senadores e também o vice-presidente Michel Temer.

A ministra confirmou o fato à coluna.

Kátia Abreu conta que conversava com senadores quando Serra “simplesmente chegou numa roda em que não tinha sido chamado, sem mais nem menos”.

Segundo ela, o tucano afirmou: “Kátia, dizem por aí que você é muito namoradeira”.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, tentou consertar a gafe: “Serra, a ministra se casou neste ano”.

A ministra diz que imediatamente reagiu: “Você é um homem deselegante, descortês, arrogante, prepotente. É por isso que você nunca chegará à Presidência da República”.

E seguiu: “E, de mais a mais, nunca traí ninguém na minha vida”.

Enfim, conta a ministra, ela jogou vinho na cara de Serra e disse: “Nunca lhe dei esse direito nem essa ousadia. Por favor, saia dessa roda, saia daqui imediatamente”.

Serra então teria se afastado.

A ministra afirma que “toda mulher sabe o que um comentário desses significa” e que não tinha outra atitude a tomar.

“Que ódio me deu”, afirma ela.

Kátia Abreu diz que o episódio não tem nada a ver com a divergência atual entre os dois: Serra trabalha para a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff. Já a ministra é da equipe e amiga pessoal da presidente.

“Imagina se vou brigar com colega por causa de bandeiras diferentes que cada um possa ter. E eu fiz campanha para o Serra [ à Presidência em 2010], uma campanha derrotada, que sempre apoiei.”

Serra diz ter feito uma “brincadeira com intenção de elogio. “Foi uma brincadeira com intenção de elogio. Me desculpei. Sempre tive respeito pela Kátia”, disse

 Leia também: 

Neta de Lula denuncia: Estou sendo assediada por repórter do Globo 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

luis

KKKK o Serra é mesmo uma piada, não respeita sua esposa e diz que respeita a ministra. Áh eu tô malucoooooo……

Preocupado-rj

Azenha. A cultura machista é a pior que todas as outras doenças sociais, porque é a mais opressora, a mais alienante, a mais depravada e a mais perversa. Talves seja a ideologia mais antiga, porque tem como objetivo principal e único subjugar o gênero Mulher, justamente este Ser que é predestinado pela nossa Mãe Natureza para Gerar a Vida de todos os humanos, incluindo o gênero homem. Surgido em priscas eras por quem detinham, a ferro e fogo, os bens do capital, eles sentiram a necessidade de criar um mecanismo perverso que tivesse o poder de subjugar todas as Mulheres. O principal mecanismo inicial foi a necessidade de criar “as religiões”. Estava assim e de maneira perversa e sutil incutir o doentio conceito do da inferioridade do gênero feminino. Acontece que o gênero homem desconhece até hoje que a Mãe Natureza não dá saltos e portanto quando o gênero homem contraria de maneira imbecil a predestinação dada á Mulher através da reprodução da Vida, ele mesmo passa a sofrer desvios comportamentais inumeráveis, e dentre eles o do “homossexualismo enrustido”, sem excessão. Freud, o criador da psicanálise, explica de maneira didática e errefutável este fenômeno dos desvios sexuais de tipos diversos e com características próprias em cada um. É como uma ferida escondida no interior de cada machista e que nunca cicatrizará, enquanto ele não perceber que esta doença social vem do fato de ele não valorizar a verdadeira importância do gênero Mulher sobre todos os outros Seres, incluindo o gênero homem, que é apenas um coadjuvante. Muito embora ele não perceba este fenômeno que é óbvio e ululante, tem como castigo carregar todos estes desvios comportamentais, todos eles, enrustidos até o fim de sua vida. Nelson Rodrigues sempre diz: “…se os fatos provam tudo isso, pior para os fatos”. É só!.

marcos augusto

Dizem que Dilma chamou a Kátia no Palácio e deu uma bronca danada. Teria dito a Kátia o seguinte: “Não gostei nada da sua atitude. Você, além de desperdiçar o vinho, deveria ter agido como eu agiria: dava uma grande bofetada na cara do Serra. Aí ele ficaria sem qualquer reação, porque se te agredisse, ficaria nacionalmente conhecido como batedor em mulher; e se não reagisse ficaria com a pecha de homem que apanhou na cara de mulher!

Roberto Locatelli

Quando um machista como Serra usa a palavra “namoradeira”, ele está querendo dizer outra coisa.
Engraçado que ninguém fala que o Aécio é “namoradeiro”, nem “playboy” (exceto os blogs de esquerda), embora ele sempre tenha passado mais tempo nas praias do Rio de Janeiro do que em Minas ou Brasília.
Quando uma mulher é investida de poder — na empresa, na política ou na comunidade — os machistas comentam que “essa aí na cama deve ser danada”. Mas ninguém fala o mesmo de um homem com poder.

Gerson Carneiro

A sorte do vampiro foi que a Katia não estava com a motoserra nas mãos naquele momento.

FrancoAtirador

.
.
Durante um Banquete do PMDB,
.
Kátia atirou Vinho na Cara do Serra
.
e acertou bem no Olho do Cunha.
.
.

Luciana de Alencar

E se lembram quando o prefeito de São Paulo, José Serra, do alto do seu poderzinho de prefeito, “cantou” ao vivo a jornalista Ticiana Villas Boas?
Olha, foi NOJENTO.

Como mulher, me solidarizo com a Min. Kátia Abreu, ainda que politicamente ela não me represente.

Julia Silveira

Concordo plenamente. A iintenção de quem puxa este tipo de assunto é somente uma: constranger a mulher que fica acossada em meio aos homens. O assunto é puxado por um e se Kátia Abreu não tivesse tido a reação que teve, ela teria sido vítima de um linchamento moral masculino.

A reação dela a salvou. Inverteu a direção da ofensa, mostrando que o agressor não obteve êxito. Mulheres, homossexuais, nordestinos, negros, pobres são vítimas cotidianamente destas agressões nos meios conservadores.
E quando a vítima deste tipo de brincadeira falsamente inocente reage e desmascara o agressor a gente mostra como a mulher independente, corajosa é capaz de desmascarar os covardes.

Serra faltou com respeito a uma mulher. Não importa se ministra, senadora, rica, pobre. O que ele fez é inominável e inaceitável. Nós mulheres devemos ter a atitude de Kátia Abre. Denunciar sempre aqueles que querem ferir a nossa honra e dignidade.

Marcos Faria

Já faz algum tempo que não atualizo o meu blog. No ano passado observei um aumento de visualizações do blog nos EUA e tenho feito alguns comentários em blogs e facebook que os EUA e suas agências (CIA, USAID entre outras) estariam trabalhando para derrubar o governo. De alguns dias para cá, comecei a receber e-mails que são classificados como span do FBI, eu não abri o e-mail, mas o título dizia algo sobre investigação sobre terrorismo. Também recebi um e-mail do MP (span) dizendo que sobre abertura de inquérito, também não abri o e-mail. Será que estas entidades estão atuando mesmo para o golpe? Hoje, aecim disse que o STF não deve se intrometer no processo de impeachment. Será que os porões estão se abrindo?

João Bosco

E quando o Cerra vai dizer pro povo brasileiro que o crime de lesa pátria que ele cometeu contra o Brasil à época do governo FHC e o que ele fez com São Paulo foram brincadeirinhas?

FrancoAtirador

.
.
Contra a Insensatez não existe Argumentação.
.
Poderia ter chamado o Brutamontes de Côrno.
.
Mas não surtiria o mesmo Efeito Impactante.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Tinha que ser Vinho na Cara mesmo.
    .
    Se Jogasse Petróleo, o Serra correria
    .
    Faceiro para entregar logo à Chevron.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Quando até a Katia Abreu mostra que tem um Lado Bom
.
é Sinal que Ditado Popular é Realmente Verdadeiro…
.
.
Entretanto, deve-se fazer Justiça ao Zé Chevron,
.
porque ele também tem um Lado pra lá de Bom:
.
Tudo o que esse Entreguista diz ou faz vira Piada.
.
.

Helbert Fagundes

Bom dia,

e lá seu foi as capitanias hereditárias, mas o Brasil continua num feudo de capitanias que os seus reizinhos e sucessores não larga – um exemplo e o machismo embutido nas classes sociais e enraizadas na pobreza social. Quando se olha a violência que chega nas delegacias e bem claro que só pobre faz barraco ou que rico não bate ou usa droga, só pobre rouba moedas e os ricos? A violência contra a mulher não acabou que continua camuflada em todas as classes, seja rica o pobre, onde se escuta minha mulher substitua pela minha posse. Não pode ter mais essa guerra contra as mulheres ou por meio posse ou herança quando se dar a mão de uma filha a um machista. Essa senadora fez pouco, pois devia ter enfiado a mão nele sem dó soprado com o frio do vinho!

Mark Twain

E para quem ainda não sabe qual era o vinho:

Sangue de Boi ;)

HA HA.

Romanelli

Não é verdade ..não gosto do Serra ..mas foi grosseria delA e delE, no mínimo pelos cargos que ocupam ..o ato do vinho derivou do ódio político, nada mais que isso
.
Serra tem tramado nos bastidores ..e hoje às claras .tem cooptado muito
.
A DAMA contra a CPMF ..A dama da Moto Serra ..Hoje AMISSISSISSISSIMA de Dilma, já se vangloriou na MÍDIA de ser uma “country catadora” ..já Serra, azarador ??!! ..ôôôhhh coitado !”!?? ..nem como Smeagol do Senhor dos Anéis
.
https://www.youtube.com/watch?v=fpVg4Mzk9U0
.

Celso Junqueira

E se a Min. joga água benta no vampiro,, heim???

Deixe seu comentário

Leia também