Marcelo Semer: O reacionário está na moda

Tempo de leitura: 3 min

O reacionário está na moda

Por Marcelo Semer, em seu blog

Não foi surpresa que logo após o comentário em que deu status de legítima defesa a justiceiros, a jornalista Rachel Sheherazade tenha tido a oportunidade de escrever artigo no espaço mais nobre de um grande jornal.

Foi vociferando a altos brados, contra todas as formas de ‘esquerdismo’, sem sutilezas nem decoros, que Reinaldo Azevedo ganhou o status de colunista nesse mesmo diário.

Lobão foi guindado a uma revista semanal depois que minimizou a tortura dos anos de chumbo, desprezando quem se disse vítima por ter tido “umas unhazinhas arrancadas”.

Diogo Mainardi pulou da revista para a TV a cabo, apelidando semanalmente o presidente de anta.

Até humoristas que se orgulham de ser politicamente incorretos, sobretudo com o mais vulnerável, vêm emplacando programas próprios na telinha.

Se alguém ainda tinha dúvidas, elas estão sendo dissipadas: o reacionário está definitivamente na moda.

Não há veículo da grande imprensa que não tenha hoje um ou mais comentaristas dispostos a tirar o expectador da ‘zona de conforto’, e destilar o mais profundo catastrofismo, enquanto estimulam a ira e desprezam a dignidade humana em nome de uma hipotética Constituição de um único artigo: a liberdade de expressão absoluta.

Tamanha reação do conservadorismo extremo, pelos novos ícones da classe média, poderia indicar que, de alguma forma, o país anda no caminho certo.

Nenhuma redução de desigualdade, seja ela econômica, social, racial, de gênero ou orientação sexual, passa incólume à reação. Tradição e privilégios jamais se rendem sem resistência.

Mas há dois componentes neste jogo que complicam a equação e nos aproximam da intolerância.

Primeiro, o fato de que o catastrofismo sem limites, o derrotismo por princípio e o esforço de detonar o Estado de todas as formas e sob todas as forças, produz uma inequívoca sensação de que estamos sempre à beira do abismo. Mesmo quando evoluímos.

A estabilidade política é desprezada, sufocada pela ideia que resume toda política em corrupção – mas que, inexplicavelmente, considera o corruptor apenas uma vítima do sistema que patrocina.

Todo mal reside nos políticos, nos partidos, enfim no Estado – nunca no mercado ou nos mercadores.

A maior autonomia dos órgãos de investigação e a independência dos operadores do direito, somadas ao fim da censura, têm ligação direta com esse mal-estar da liberdade: a democracia não é pior porque produz mais monstros, apenas mais incômoda porque é impossível escondê-los.

O derrotismo desproporcional, que remete toda e qualquer política à vala comum, acaba por conferir a violência foros de alternativa.

A criminalização da política é, assim, uma poderosa vitamina da intolerância. E seus responsáveis são justamente aqueles que mais bradam contra a violência que ao mesmo tempo estimulam.

Mas não é só.

A política também tem perdido seu prestígio por estar sendo sepultada pelo fator eleitoral.

O pragmatismo sem freios destroça ideologias, pensamentos e valores e é um consistente obstáculo ao avanço civilizatório. Quando o poder é mais relevante que a política, os fins sempre servem para justificar meios.

A rendição à pauta religiosa, de governos e oposições, é um sintomático reflexo desse excesso de pragmatismo que comprime o espaço republicano.

A submissão rala à pauta punitiva, que ameaça inserir o país na lógica de um Estado policial, é outro indício. Como o instrumento penal é sempre seletivo, mais repressão significará mais desigualdade.

Esvaziar a política nunca é uma tarefa prudente, menos ainda quando o canto da sereia do reacionarismo está cada vez mais afinado.

Há 50 anos, nossa democracia foi estuprada por militares que deram um golpe, civis que o financiaram e reacionários que o justificaram, inclusive e fortemente na imprensa.

Que a efeméride, ao menos, nos mantenha vigilantes.

PS do Viomundo: Na verdade, é muito mais grave que uma simples “moda”. Trata-se da expressão de um salvacionismo diretamente ligado à ameaça da perda de status provocada pela ascensão social no Brasil, que ameaça a tradicional hierarquia; as elites controladoras da economia, incapazes de traduzir seus desejos em políticas públicas por falta de votos, insuflam o discurso contra “tudo o que está aí” pelo mesmo motivo. A propaganda também serve aos desejos dos Estados Unidos de retomarem o controle da América Latina, para o que contam com seus laços políticos, econômicos e midiáticos com a elite brasileira. É sobre este tripé que se espalha nas redes sociais um anticomunismo tosco, completamente dissociado da realidade, que acredita em espiões cubanos no Mais Médicos e condena o Bolsa Família como compra de votos. Ouçam o comentário de Arnaldo Jabor em rede nacional de rádio (no topo) como exemplo do “vale tudo”.

Leia também:

CNN: Um exemplo da guerra midiática contra a Venezuela


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pedro Ribeiro

Armado Jádou, já deu tudo o que tinha.
Um homem que se vende, é um homem sem honra. Não merece nenhum respeito, mas precisa ser combatido.

Louco por Futebol

OS REACIONÁRIOS também não querem a Copa, depois de tudo pronto.

Papa Francisco, o boa praça, foi convidado pela Dilma para a Copa do Mundo no Brasil. Parece que ele não vem, mas vai gravar uma mensagem. Espero que esta mensagem desarme o espírito ou pelo menos arrefeça o ânimo dos black blocs da vida, daqueles que recebem ou não dinheiro para promover quebra-quebra.

O país não deixou de gostar de futebol de repente, como quer nos fazer crer o grupo de pessoas do “não queremos Copa” e, pasmem!, a Rede Globo de televisão, o grupo de “comunicação” que mais vai faturar com o evento.

Aliás, esta é uma das maiores contradições de todos os tempos e só falta a Rede Globo “pedir aos torcedores” para abrirem nos estádios, todos muito lindos, uma faixa de 100 metros de comprimento com os dizeres: “Dilma, nós te odiamos por tudo o que fizeste pelo futebol brasileiro”.

Se você é um desses que não quer a Copa e mora numa cidade litorânea, aproveite o feriado no dia de jogo da Seleção para ir à praia. Tome um cervejinha gelada para esfriar o quengo e ficar relaxado, e quando voltar para casa procure saber do resultado do jogo. E não se espante se formos hexacampeão.

Mário SF Alves

Aí, Jabor, calma, meu filho da… Calma.

Olha, entenda o seguinte, meu filho do “Eu Sei que Vou Te Amar, puro show da Fernandinha”. Olha, é seguinte, ô, “mais fortes são os poderes do polvo”, calma, estamos jogando em estrita conformidade com as regras do jogo. Não? Pode chamar de jogo democrático. Então, calma, Jabor, calma. Não foram vocês mesmos que estabeleceram as regras? Tá reclamando do quê, meu filho?

Entendo. É esse jejum prolongado de plenos poderes, não? Seus patrões sem voto… Os SPYstates reclamando. Entendo.

Só que… no tapetão, de novo, não, véi.

Mário SF Alves

Do PS do Viomundo:
“É sobre este tripé que se espalha nas redes sociais um anticomunismo tosco, completamente dissociado da realidade…”

_________________________________________
Tradução:

Anticomunismo tosco = anticomunismo esquizofrênico.

_____________________________________________________
No mais, vamo que vamo. Azenha, bola pra frente que atrás vem gente…

E por falar em bola, que venha o hepta. Vai ser difícil, não vai não?

Mário SF Alves

Os intelectuais(?) orgânicos da Casa Grande querem aterrorizar a classe média [gastadeira de combustível, que se locomove de carrão], e de roldão, levar junto os internautas da classe C. Só falta inventarem um 11/09 por aqui. O problema é que antes vão ter de eleger um Bush. Enquanto isso, serve a ressuscitação forçada do comunismo. Aliás, tinham de ressuscitá-lo. Sem anticomunismo a retórica deles fica ruinzinha, fraquinha demais. Anticomunismo acaba sempre virando a tábua de salvação dos cínicos e mentirosos. Pior, agora, que, mais do que nunca, se acham unidos em única e piguenta voz globalizada.
_____________________________
Lei antiterror pra cima deles. Êpa!… pensando bem, mas nem precisa disso, desse veneno, desse apelo que soa como e pode fortalecer esquemas de autoritarismo. Basta a luz da verdade neles. Verdade, o melhor bactericida. Basta um mundo de Viomundo, de Carta Maior, e de tantos outros heróis anônimos que a cada dia travam o bom combate contra a retórica antipovo deles.

assalariado.

Resposta ao Sr. Romanelli:

Seu comentário vai de encontro ao titulo do post, ‘o reacionário está na moda.’ Meu caro, você fala que politica é sempre mais do mesmo, nunca muda.

Então vamos aos fatos:

São 81 senadores (e 513 deputados federais). Desde que o Brasil se tornou Republica, quando foi que a (HEGEMONIA POLITICA) no congresso nacional deixou de ser exclusividade da burguesia capitalista? Esperas o que, donde a casa que faz as leis é constituídas de mercenários, ou seja, as elites do capital.

Lideres ganhando horrores, … Quem são esses lideres na vida real? Será que são os donos do capital e que são candidatos, genéricos e/ ou soldados do capital, travestidos de ‘políticos democratas’? Detentores do ‘Estado de DireitA?

Você diz: ‘TUDO feito pra protelar, postergar, manter, emperrar, não inovar, não andar.’ Então meu caro, você se esquece que vivemos numa sociedade dividida em luta de classes (EXPLORADORES X EXPLORADOS). Sim, é a luta de classes, a qual você nega existir de forma alienada. Só que, na real, tudo que argumentas tem a cara e a ideologia dos donos do capital, ideologia essa que defendes. Quanto ao apenamento de menores de 16 anos, tenho um sugestão: Em vez de construir cadeias, porque não se constrói escolas com período integral, que achas?

Porque não avança a questão EDUCAÇÃO, SAÚDE, HABITAÇÃO, SEGURANÇA, … Ora caro, se estes temas não avançam, é porque para a burguesia (que é hegemônica no congresso), não quer saber disso. Sabe por que? Como ficariam a burguesia capitalista que atuam economicamente nessas áreas? Sim, os capitalistas da EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, … Percebes o tamanho da hipocrisia que é a democracia calcada nos valores burgues de sociedade? Com um falso alicerce do tal do Estado de Direito?

Além do mais você é preconceituoso. O maior analfabeto, é o analfabeto politico. Ou se disfarça de tal.

Abraços.

    Mário SF Alves

    Prezado assalariado,

    Olha, se o Romanelli não entender agora, desista, companheiro, é caso perdido.
    Ou… não, quem sabe? E quem nos garante que essa retórica romanelliana, tipo transversal de tempo e espaço, a-Histórica, não nos ajude a continuar acreditando que estamos no caminho correto, e que a condução da educação política, da nossa, inclusive, não deva trilhar por esses caminhos mesmo, espinhosos, tortuosos e/ou romanellianos?

    Romanelli

    Assalariado

    Já disse, nem tudo que é novo bom ..eu reajo a estas mudanças que nos levaram a LUGAR nenhum, que nos fazem rodar em círculos sobre outras roupagens e disfarces, que não mostram resultados, nem se preocupa com metas, PRAZOS e resultados ..o resto é tentativa da vossa parte de me desqualificar, só isso

    Que ideologia vc acha que eu defendo? e que mané luta de classes o que ? Antes fosse simples assim, preto e branco, sim e não. A ultima luta de classes que vi foi no meu 4o ano primário.

    ..hoje vale mesmo o conchavo, a associação de ladrão com punguista (vide os companheiros de coligação deste governo com Maluf, Jeferson, Valdemar e Dantas, dizem que Sarney tb seria um deles), associação de mercenários com PELEGOS e corporativistas classistas que sugam os recursos do Estado através dos seus fundos previdenciários, só isso.

    Aliás, usando de outra análise conclusiva parece que vc chega nos mesmo resultados que eu (vc com as tuas classes, e eu com o VALOR e a cultura do BICHO homem pelo homem).

    E o que esperar ? Bem, por exemplo, pra quem já teve 85 % de aprovação, que LULA levasse as reformas pras RUAS, propondo-nos um sistema MONOCAMERAL, de participação popular por exemplo, que cumprisse com suas promessas ..agora com Dilma e seus 39% de aprovação cadentes, sei não ? Talvez pedir ajuda pras cartas, e rezar.

    E ANALFABETO é analfabeto ..de há muito que a SOCIEDADE oferta escola de graça (até os militares tinham o MOBRAL)..nossa obrigação como sociedade temos feito ..nada mais sensato do que DARMOS, mas tb COBRARMOS ..se bem olharmos, NÃO fossem alguns valores trocados, hoje o analfabetismo não se justifica mais entre nós ..e deputado, LEGISLADOR analfabeto? tenha dó, o cara não sabe nem interpretar o ABCD e vai querer ditar lei pra mim ? ..inclusive, pela falta de preparo, NEM VOTAR deveria, é isso mesmo o que penso, ESTUDE primeiro, cumpra com a sua OBRIGAÇÃO e depois vamos conversar sobre seus direitos.

    Aliás, eu não aposto em nenhuma das ideologias que estão aí (apenas faço escolhas dos projetos que me parecem que tem fundamento, sustentação, e sim, na maioria me simpatizando com as causas sociais e comunitárias)

    ..eu não acredito no equilíbrio automático dos agentes e do mercado, MUITO MENOS na boa vontade estruturante e dirigível dos burocratas corporativistas ..ainda mais os nossos que, ao contrário de atentarem contra a Mais Valia, sempre agridem a CIDADANIA (vide greve de médicos, socorristas, professores, policias e agentes públicos em serviço essencial).

    Quanto a sua ultima colocação, que é efetivamente a unica que dá debate, eu penso assim, que tal construirmos escolas em tempo integral (que eu TAMBÉM cobro) ..e que tal construirmos presídios dignos e CASAS DE CORREÇÃO, internatos.

    Presídios para prendermos, apartarmos, estabelecermos limites, protegermos inocentes, darmos do exemplo, isso, sem no entanto sermos TIRANOS com os presidiários e seus parentes nem OMISSOS e insensíveis com os dramas da milhões de vítimas.

    ..francamente, depois de 12 naos ver um Ministro da Justiça dizer, só depois que seus cumpadres foram ameaçados de cadeia na PAPUDA, que os nossos cárceres eram MASMORRAS, como se ele não tivesse nada com isso ? é o fim da picada, da minha esperança e da minha paciência.

    E veja o caso deste menino que a população, por falta de polícia, ACERTADAMENTE deteve (e que errou veementemente em agredi-lo) ..soltaram em nome da nossa ANOMIA, e de novo ele AGREDIU inocentes ..isso é justo, com os inocentes ? ..inclusive aqui prejudicando mais ainda a imagem do país ..imagem que afeta o turismo, importante fonte de renda e trabalho pra muita gente HUMILDE.

    E então, depois de desviado, pq não o levaram-no para um internato ? Pra que lá fosse preparado e integrado ? Novamente: 20 anos de MASTURBAÇÃO SOCIOLÓGICA pra isso ? Internato que PRENDERIA SIM o cara pra ele ser EDUCADO, para reaprender ou ser apresentado a melhores valores, que tivesse um curso útil (de pedreiro, encanador, ladrilhista, carpinteiro, marceneiro etc etc) ..e é isso o que a sociedade sempre quis.

    éh, mas vc vai dizer que tais casas não tem (mas tinham até SESSENTA ANOS ATRÁS vc sabia ? tenho parentes que a CURSARAM por volta de 1900 e 1940 e de lá saíram com curso básico e/ou profissão, em SP e São Manuel)

    ..francamente, parece mesmo que essa turma que nos governa prefere continuar a enxugar gelo com os bolsas pra isso e pra quilo (tentando só GANHAR tempo), SÃO INAPTOS mesmo, sem metas nem objetivos ..é FUBA com DOLLY, e que tá muito bão, pensam ..isso enquanto intelectuais das siglas ficam tentando COPIAR o que fazem no estrangeiro com suas “ideologias” (que pobreza) ..surreal.

    Reitero, apesar do modelo político que nos EMPERRA (e com isso estamos de acordo), penso que o modelo MONOCAMERAL e participativo nos destravaria, agora..

    ..do executivo eu cobro mesmo pela Educação, Saúde, Segurança e INFRA ..e se vc acha que o executivo, apesar dos instrumentos institucionais de que dispõe (como o do gerenciamento do orçamento, cargos, poder de VETO, de fazer projeto de lei ou até MP, de aglutinar as lideranças para os seus projetos) não tem poderes pra tanto, desculpe, acho que aqui sim pensamos completamente o oposto.

    a sim, e quem são os lideres que ganham horrores ? Por exemplo, só uns exemplo, os políticos e ministros que passeiam de jatinho pra lá e pra cá ao invés de fazerem reunião e conferência via SKYPE, o governador que leva cachorro de helicóptero pra praia, ou a presidenta de BEGE que gasta numa só diária R$ 26 mil com ela mesma, o suficiente pra se construir uma casa popular DIGNA.

Mário SF Alves

“Primeiro, o fato de que o catastrofismo sem limites, o derrotismo por princípio e o esforço de detonar o Estado de todas as formas e sob todas as forças, produz uma inequívoca sensação de que estamos sempre à beira do abismo. Mesmo quando evoluímos.”
_____________________________________
Oops…

Onde se lê “detonar o Estado”, leia-se, detonar, e custe o que custar, o atual governo da República Federativa do Brasil, mais conhecido como governo de coalizão, liderado pelo PT. Até porque, o Estado são eles, os detonadores, os que seguem séculos afora sobejamente e prepotentemente guiados pelo tal único artigo da Constituição [deles]: liberdade absoluta de imprensa. Como se já não nos bastasse a liberdade plena que têm na ênfase total no “o mercado acima de tudo”, querem mais. E, para tanto, mentem, mentem e mentem. Descaradamente mentem. Já nem mais se dão ao trabalho de dissimular sua insaciável ânsia de golpear qualquer projeto por mais tímido que seja de um Brasil Um País de Todos.
___________________________________________

às vezes, o melhor remédio é o riso. Pintam tanto a tragédia, e tão intensamente e tão alucinadamente que se transformam na própria tragédia, e é isso que os torna ainda mais cômicos. Agem como se estivéssemos na década de sessenta e em plena efervescência da guerra fria. No entendimento deles, tudo, nessa sopa de letrinhas, pode ressuscitar o defunto expiatório e virar discurso anticomunista. Perderam o bonde da História, por isso a negam com tanta veemência.
_________________________________________________________
Um dos princípios fundamentais da homeopatia: semelhante cura semelhante. Veneno cura veneno, portanto, dê-se lhes mais e mais, gota a gota, do próprio veneno.

Mário SF Alves

A todos aqueles que sabem que a História não é carroça abandonada é sempre bom recordar que o neoliberalismo, no estupor do fim da guerra fria, pelo esfacelamento da URSS, e com o imediato advento da nova ordem mundial¹, não hesitou um só instante em espalhar [quase decretar] aos quatro cantos do mundo o fim da História. Deu no que deu. Deu no recrudescimento dessas fábricas de falácias que diuturnamente assolaram e hoje mais do que nunca assolam o País.

Lamentável que num país riquíssimo como o Brasil, e por isso mesmo condenado ao subdesenvolvimento eterno, a saída para os conservadores seja sempre essa: esse festival de falácias que antecedem seus incontáveis golpes. O Lacerda a seguir é um exemplo vivo disso. Deviam ler mais; deviam acreditar mais; deviam ser mais responsáveis; deviam ser menos covardes e apelar menos pro bode expiatório. Mas… como o capital (e o capitalista?) não têm pátria, então…

¹Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o esfacelamento da União Soviética, em 1991, o mundo se viu diante de uma nova configuração política. A soberania dos Estados Unidos e do capitalismo se estendeu por praticamente todo o mundo e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se consolidou como o maior e mais poderoso tratado militar internacional. O planeta, que antes se encontrava na denominada “Ordem Bipolar” da Guerra Fria, passou a buscar um novo termo para designar o novo plano político.
A primeira expressão que pode ser designada para definir a Nova Ordem Mundial é a unipolaridade, uma vez que, sob o ponto de vista militar, os EUA se tornaram soberanos diante da impossibilidade de qualquer outro país rivalizar com os norte-americanos nesse quesito.
A segunda expressão utilizada é a multipolaridade, pois, após o término da Guerra Fria, o poderio militar não era mais o critério principal a ser estabelecido para determinar a potencialidade global de um Estado Nacional, mas sim o poderio econômico. Nesse plano, novas frentes emergiram para rivalizar com os EUA, a saber: o Japão e a União Europeia, em um primeiro momento, e a China em um segundo momento, sobretudo a partir do final da década de 2000.
Por fim, temos uma terceira proposta, mais consensual: a unimultipolaridade. Tal expressão é utilizada para designar o duplo caráter da ordem de poder global: “uni” para designar a supremacia militar e política dos EUA e “multi” para designar os múltiplos centros de poder econômico.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/nova-ordem-mundial.htm
______________________________________
Enfim, a todos que entendem o porquê e a importância desse “trem rasgando trilhos que atropela indiferente todo aquele que o negue”, segue o link:
https://www.youtube.com/watch?v=QHWNkMoaAWY

Horridus Bendegó

Gravíssima a situação é perceber que mesmos os nossos amigos mais próximos, vizinhos, colegas de trabalho, parentes, dormem com o inimigo sem o saber.

FrancoAtirador

.
.
26% dos habitantes da ‘maior democracia do planeta’

ainda não sabe que a Terra gira ao redor do Sol.
.
.
15/02/2014 – 17:16
AFP, via Público.pt

Um quarto dos americanos ignora que a Terra gira em torno do Sol

Uma sondagem feita a cerca de 2200 pessoas mostrou que apenas 74% sabia que a Terra gira em torno do Sol

O estudo foi realizado pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, cujos resultados foram apresentados nesta sexta-feira na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em Chicago, que começou dia 12 e terminou em 17 de Fevereiro.
O questionário tinha nove perguntas elementares sobre física e biologia.

Em média, o número de respostas certas foi de 6,5.

Apesar dos resultados, 90% dos norte-americanos questionados declararam-se “muito interessados” ou “moderadamente interessados” nas novas descobertas na medicina.

Por outro lado, perto de 90% dos participantes deste questionário defende que os benefícios das ciências ultrapassam os perigos potenciais do desenvolvimento científico.

Segundo a pesquisa, mais de 90% dos norte-americanos estimam que os cientistas “ajudam a resolver problemas difíceis” e que “trabalham para o bem da humanidade”, sublinha John Besley, professor-adjunto de relações públicas da Universidade Estadual do Michigan, que analisou os resultados da sondagem e apresentou-os na conferência.

Esta sondagem é realizada de dois em dois anos e faz parte de um relatório sobre ciência e engenharia do conselho nacional americano da ciência que é enviado para o Presidente e para o Congresso dos Estados Unidos.

(http://www.publico.pt/ciencia/noticia/um-quarto-dos-americanos-ignora-que-a-terra-gira-em-torno-do-sol-1623863)
.
.
Curiosidade

Qual seria o resultado de uma pesquisa semelhante aqui no Brasil?
.
.

    Mário SF Alves

    “26% dos habitantes da ‘maior democracia do planeta’ainda não sabe que a Terra gira ao redor do Sol.”
    ___________________________

    Correção: em lugar da ‘maior democracia do planeta’, leia-se: habitantes daquela que um dia foi a maior democracia do planeta. E que apenas por isso chegou aonde chegou. Isso, até embestar-se e inventar [copiar?] o tal do destino manifesto.
    _______________________________________
    E por falar em porcentagens, quantos infinitesimais por cento sabem que no centro da Via Láctea pulsa um buraco negro? Quantos infinitesimais porcento sabem que toda galáxia em espiral se origina de um buraco negro e que a própria Terra se move em espiral ao redor do Sol?

Narr

Os editores têm se declarado surpresos com a a vendagem dos livros politicamente conservadores no Brasil. Não tinham ideia do surgimento deste mercado. Outro dia lia uma entrevista em que um editor dizia que os jovens são o grosso deste novo público leitor da direita. O sucesso de obras da “história politicamente incorreta” são exemplo de que há uma nova e mais forte geração de direita.

Carlos n Mendes

A demonização da política, a sua redução a nada mais que “um bando de ladrões”, jogando-a no buraco negro da desinformação, massificação da calúnia e contaminação de todos – do candidato a síndico até o presidente – com o crime de alguns, só tem um propósito. Tornar o cidadão um torcedor do assassinato da democracia. Esse jogo é antigo, vejo ideias calhordas há décadas, mas era visível que se tratavam de opiniões de nicho, saudosistas de Lacerda e Erasmo Dias. Porém 2013 viu não o gigante, mas o Porco acordar – o suíno quer sangue, deseja mastigar deputados, sindicalistas, bandeiras do PT e urnas. Porque ele só sobrevive besuntado da imúndicie do golpe e da ditadura. Estou pasmo vendo isso acontecendo em 2014, e acredito que em algum momento nos próximos 8 meses eu chore de desgosto.

    Romanelli

    81 senadores, 3 por Estado, 45 milhões de habitantes em SP, 450 mil em RR, isso dá representatividade de 100 x 1, e quem quer muda isso ?

    5,5 mil municípios, muitos com menos de 20 mil habitantes, aonde mais da metade não se aguenta nem se mantém ..tudo cheio de prefeito, vereadores, secretários e uma estrutura burocrática encorpada ..e quem paga, tirar da onde se falta pra todos tb ? ..falar em DESMUNICIPILIZAR ou desmontar este descaminho todos gritam que “não é comigo” ?

    Líderes ganhando horrores, muitos acima do teto ..inúmeros funcionários e benefícios, agrados e mimos, até cachorro uns levam pra passear de avião ou de helicóptero às custas do povo.

    Deputado ausente, outro assassino, muitos corruptos, outros corruptores, tem CONDENADO também, suspeito, LADRÃO e, pasme, ANALFABETO fazendo lei.

    Projetos são poucos, nem tem cadeira pra todos, os tramites são um horror,

    O modelo é bicameral, a aprovação vem pra cá, vai pra lá, volta, e depois PÁRA sem se explicar, e ainda tem voto secreto tb.

    TUDO feito pra protelar, postergar, manter, emperrar, não inovar, não andar.

    OS caras não dizem nem prestam contas do por que vieram, e NEM porque foram escolhidos por seus partidos, um MISTÉRIO.

    A maioria não é capacitada, mas só simpática e conhecida.

    Não prometam, não discutem, não se comprometem, e quando o fazem, dão beiço sem ter consequência.

    Contrariar o que pensa a AMPLA maioria da população então, vixe, já é regra ..ontem mesmo 11 senadores, afrontando 90% do povo, negaram pra sociedade o apenamento de menor de idade quando estes praticarem crime HEDIONDO (isso não é famélico, ou pequeno furto, trafico ..falamos de sequestro, rapto, tortura, latrocínio, estupro, coisa pesada)

    Desculpe ..mas todo ano é mesma coisa ..ano que vem melhora ..há DÉCADAS que nossos carceres não prestam, são desumanos para com os bandidos e insuficientes pra tanta gente, e bota gente nisso ..tudo meticulosamente mantido igual.

    cont…

    Romanelli

    Educação, saúde, habitação pra FAVELADO, infra e segurança ..temas recorrentes, mas que pouco ou nada evoluem ..em verdade, pelo crescimento da população e carências mantidas (ou aumentadas), na verdade regridem e AGRIDEM.

    É emprego pra parente, pra amigo, ONG pr conhecido ou laranja, pra fantasma, pra caixinha ..é corrupção de manhã, a tarde e a noite ..processos contra eles, quando ocorrem, levam DÉCADAS pra acabar, e sem nada mudar.

    Depois alguns cretinos ainda dizem que a democracia representativa é o melhor que conseguimos imaginar, que o povo é que elegeu estes seres abjetos, o lodo do lodo do nosso mais profundo abismo moral.

    É não, o povo NÃO teve escolha, isso sim, pois o cardápio que nos servem é o de sempre, cheio de tiriricas e ervas daninhas, de lufadas enlameadas.

    Ademais, hoje mesmo conseguimos ter mais consciência de que não faz sentido dar um cheque em branco pra estes caras usarem em seus prostíbulos parlamentares..

    ..hoje, se quisermos – e eles DEIXAREM – hoje mesmo o povo pode ser muito mais facilmente consultado e votar diretamente nos principais temas – maioridade, aborto, reforma política, administrativa etc – ou mesmo via plebiscito e/ou referendo ..resta saber se estes CACIQUES irão permitir e largar o osso que roem há anos ?

    Sinceramente, só espero que este novo e INEVITÁVEL passo democrático (rumo a democracia PARTICIPATIVA) não demore a chegar ..e que a transição se faça dentro de um ambiente civilizado e pacífico, com voto aberto e OPCIONAL, mas..

    mas, até lá, desculpe, pra mim a IMENSA maioria dos políticos é formada de LADRÃO sim, de bandido, de gente desqualificada, despreparada, cínica e descomprometida com os interesses da maioria ..formada por homens públicos inimputáveis recheados de interesses privados inconfessáveis.

    abrá e..

    bom dia

    ps – ontem aqui em SP um movimento político que tinha insuflado e invadido um condomínio de aptos pra gente carente tb (um que custou inexplicavelmente MUITO caro tb, R$50 mm pra 960 casas), teve que desocupá-lo em nome dos que chegaram primeiro ..mas não sem antes TACAREM FOGO nos imóveis ..pergunto, o que merecem esses líderes que se dizem pogreCistas, hein ?

Carlos n Mendes

Apenas observando: se Lobão escapou sem lesões neurológicas de suas tentativas de suicídio, acredito que sua transmutação ideológica seja fruto de uma desesperada necessidade de bufunfa.

nigro

Ora.
Bom humor é sempre bem vindo. Não vejo a necessidade de poupar ninguém. Como naquele seriado “Os simpsons”- por sinal há um epid[odio hilário banido daqui na época do FHC, em que ele mostra Homer sendo sequestrado, batedores de carteira, programas infantis imbecilizantes e erotizados, e por aí vai.

O endeusado programa “Mais médicos” (não “melhores médicos”) nada mais é do que a junção da (1) confissão de fracasso total e inexorável da “politica” de saúde do Brasil (do Brasil, não restrita, mas também incluindo o PT) (2) Clara vontade de ajudar os amigos comunistas ditadores da ilha prisão (3) vontade/necessidade de curto prazo, típica dos políticos profissionais, para ganhar votos, não para melhorar a vida da população.

Pior é temperar o caldo com menções de louvor à cuba. Tenham dó! São péssimos médicos. PÉSSIMOS. Só sabem o básico e olhe lá. Chequem só:

http://maismedicos.tumblr.com

sobram condutas bizarras, loucas…. Mas na visão dos politicos de plantão é melhor do que nada- como se isso bastasse.

Tão reclamando de que esquerdinhas? Tá tudo fácil. Presidencia, governos estaduais, prefeituras… Tá tudo dominado.
Não podemos nem tirar uma onda? Por favor….

E se eu quisesse não gostar de bandido? E se eu achasse que beijo gay é “coisa do capeta”? Não confundam crime, discriminação etc com convicção pessoal de cada um.

    Mário SF Alves

    Falou, tio Rei.
    ____________________
    É isso aí.
    ____________________________________
    Vivemos sob o reino da incompetência. Sem trocadilhos. Vide Clinton à cavalo no FHCb. Que vergonha. Nem com todo o poder que o Poder lhe concedeu a coisa andou. Aliás, andou sim, de marcha ré.
    Quando muito, e de tão empoderados, inventaram o limite da irresponsabilidade.

Ted Tarantula

tem uma profecia sinistra mas inescapável: esse governo vai pro saco mais cedo ou mais tarde – mais cedo que tarde – por conta de sua politica de confronto aberto com a classe media e desprezo com suas justas demandas nas áreas de segurança publica, investimento (falta de) em infra estrutura, combate à corrupção principalmente..tudo isso é minimizado com desdém como
coisa de privilegiado (como se ficar vivo ou ter transporte adequado fosse um enorme privilegio)…enfim quem viver verá..

    Luiz

    Quanta bobagem, Ted Tarantula.
    Não acredito de modo algum que este governo vá para o saco.
    Creio que a Dilma será reeleita, apesar do jogo sujíssimo, rasteiro da direita e da falta de consciência política da grande maioria da população, o que a torna vulnerável às mentiras e aos factoides do PIG.
    Entretanto, se a Dilma não for reeleita, e o Brasil cair nas mãos de um Aébrio Neves ou de um Dudu Traíra(Que Deus nos livre dessa tragédia!), coitado do nosso país e do nosso povo!
    O maior prejudicado se a Dilma não for reeleita será o próprio povo, ou mais exatamente, 99% da população brasileira.
    Mas, repito, acredito que a Dilma será reeleita (para o bem do Brasil e do povo brasileiro).

Rodrigo

achei uma perda de tempo… o artigo, não os médicos.
Mas eles são livres para fazerem o que bem entender, inclusive pular do barco. E se quiserem fugir para os EUA, e eu puder ajudar, vou ajudar.
Afinal ninguém (ainda) é obrigado a fazer o que o ESTADO manda aqui no Brasil.

    Mário SF Alves

    Estado? De novo? Questado, meu? O Estado é o que está escondido por trás do PiG. Entendeu?

J.Carlos

Alguém aí no Viomundo sabe dar notícias do preso político Marco Aurélio Carone, que teve a coragem de enfrentar frontalmente o esquema aecista? Por quê um silêncio tumular, mesmo nos blogs de esquerda, prevalece e nem a retirada do ar do blog do NovoJornal ensejou protestos?

    Conceição Lemes

    J. Carlos, ele está na enfermaria da Presídio Nelson Hungria, em Contagem. Nós estamos acompanhando o caso. Os dois advogados que o assistiram inicialmente foram substituídos por uma advogada mais experiente. abs

    claudia

    Conceição Lemes, gostaria de saber o que as Entidades representativas da categoria (jornalistas) estão fazendo em defesa dos direitos dos jornalistas Marco Aurelio Carone e Geraldo Elísio?
    Concordo com J.Carlos, penso que os blogs sujos poderiam dar maior visibilidade aos abusos de poder a que estão sendo submetidos estes jornalistas e especial acompanhamento da situação de Carone, que sem dúvida está vivendo uma experiência típica de regimes de exceção. Penso que é hora dos blogs sujos demonstrarem coesão e solidariedade por este jornalista, mantendo uma cobertura permanente de denúncia deste caso.

    ANDRE

    j.Carlos, moro em minas e o site do novo jornal esta fora do ar e a imprensa mineira esta nas mãos de aecio neves e sua gangue.

FrancoAtirador

.
.
Os grandes portais da Mídia Empresarial (G1, UOL, Terra, Veja OnLine)

têm grande responsabilidade na disseminação do preconceito e do ódio.

Não há absolutamente nenhuma moderação aos comentários de leitores.

Chamar índios de bichos, negros de macacos e pobres de bandidos

não faz parte do mundo civilizado, republicano e constitucional.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    É, de fato, mil vezes pior

    do que meramente ‘modismo’:

    é a naturalização do Fascismo.
    .
    .

    Mário SF Alves

    Pior do que naturalização é o ensaio de glamourização da sandice fascista no Brasil. E prossegue o festival de falácias.

    1) Participantes: Rede Gloebbels, (in)Veja, demais ecofalácias e pimpolhos a-históricos associados;
    2) Patrocínio: SPYsteites of America, o baluarte mor e mantenedor-chefe do regime Casa-Grande-Brasil-Eterna-Senzala.

Gilson

São lixos,a tela está fedendo a carniça.

Alemao

Já que o blog é tão correto, porque não faz um levantamento do número de jornalistas nos grandes meios de comunicação que são de esquerda e compara com os de direita. Os gatos pingados reacionários são a grande minoria. O problema é que vcs não toleram o contraditório e querem cala-lo

    abolicionista

    Os jornalistas eu não sei, mas aí vão algumas informações sobre quem são os chefes deles:

    A) Na indústria televisiva brasileira, três atores dominam a cena:

    1. A família Marinho (dona da Rede Globo, que tem 38,7% do mercado)

    2. O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Edir Macedo (maior acionista da Rede Record, que detém 16,2% do mercado)

    3. Silvio Santos (dono do SBT, 13,4% do mercado).

    B) Outras mídias:

    A família Marinho também é proprietária de emissoras de rádio, jornais e revistas – campo em que concorre com Roberto Civita, que controla o Grupo Abril (ambos detêm cerca de 60% do mercado editorial).

    Famílias também controlam os principais jornais brasileiros – Frias, donos da Folha de S.Paulo, e os Mesquita, de O Estado de S. Paulo (ambos entre os cinco maiores jornais do país). No Rio Grande do Sul, a família Sirotsky é dona do grupo RBS, que controla o jornal Zero Hora, além de TVs, rádios e outros diários regionais.

    Famílias ligadas a políticos tradicionais estão no comando de grupos de mídia em diferentes regiões, como os Magalhães, na Bahia, os Sarney, no Maranhão, e os Collor de Mello, em Alagoas.

    O nome disso é “Oligopólio Midiático”

    E a solução é a “democratização da mídia”

    Por meio de uma “Lei de imprensa”

    Que garanta o “direito de expressão” e a “pluralidade ideológica”.

    Entendeu agora? Ou precisa desenhar?

    Mário SF Alves

    Ou seja, com tamanho poder de manipulação, os ditos gatos pingados não pingam, mas, sim, jorram. Jorram cachoeiras de falácias e mentiras todo santo dia.

    Aí, sim, relativamente, gatos pingados somos nós. Aliás, como sempre na História desse imenso, rico e tão vilipendiado País.
    ___________________________________
    De fato, não é de hoje que a bandinha toca sempre essa mesma nota só. Ruy, com “y” como pede a família, o Barbosa, que o diga:

    De tanto ver triunfar as nulidade,
    De tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus,
    De tanto…
    E sabe quando foi que o Ruy disse isso, não sabe? Salvo engano foi em meados do SÉCULO XX. Confira:
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
    SENADO FEDERAL. Rio de Janeiro, DF
    Obras Completas de Rui Barbosa.
    V. 41, t. 3, 1914. p. 86
    Descritores: Triunfo das nulidades ; Injustiça, crescimento ; Honestidade
    Observações: Trecho do discurso “Requerimento de Informações sobre o Caso do Satélite – II”. Não há original no Arquivo da FCRB.”

    _________________________________________
    Fazendo um update da Oração aos Moços do Ruy, a coisa ficaria mais ou menos assim:

    De tanto ouvir o uníssono blá-blá-blá dos representantes do regime Casa-Grande-Brasil-Eterna-Senzala…

    De tanto ver a mídia comercial, intocável e hegemônica desde os idos de março, reproduzir o falar, o rosnar, o tripudiar e o chupar cana e assoviar dos Gilmares Dantas, do Azevedos e quetais, o homem simples chega a duvidar de si mesmo e a ter vergonha de expor seu entendimento verdadeiro.

Romanelli

É isso que temo, é isso que não gosto que não quero ver se repetir, o radicalismo e a escolha de rótulos.

..cuidado, muito cuidado ..por estas generalizações toda crítica acaba no mesmo balde, e todos acabam virando golpistas.

Que tal ir no caso a caso, do que foi prometido, do que foi conquistado, do que esta assegurado, e do que esta por um fio ou nunca será alcançado ?

Chega de escolher e inventar inimigo ..ora é racialismo, depois sexismo, e agora o que ? Isso não leva a nada ..o BRASIL é nosso, e custo a acreditar que a maioria dos grupos desista em favor deste ou daquele ..melhor aprendermos a conviver serenamente.

Que tal se fazer uma travessia factível e amigável, negociada no bom senso e em RESULTADOS ..foi assim com a abolição, com os direitos civis, trabalhistas, os da mulher, com a humanização do trabalho, a participação nos lucros, com o direito do consumidor e a preocupação com o meio ambiente e as minorias.

Gente, a coisa não é estática como alguns oportunistas que só estão preocupados com o EMPREGO deles querem ideologicamente fazer vc crer ..não caiam nessa de se criarem fantasmas ou de tentarem lutar com inimigos de vento.

Será que vocês não entenderam a profundidade do “lulinha paz e amor” ? entenderam NADA ..o caminho é acertarmos e lutarmos pelos pontos em comum ..as diferenças se desgastam e se amoldam ao tempo, com transparência, ética e determinação.

Chega de manipular, de tentar instigar as massas, o BRASIL quer ver resultados !

Reacionário ..reação a ..a que mesmo ? ao que foi feito, ou ao que se deixou de fazer ?

Na falta de educação de qualidade talvez ? hoje conseguimos ficar ainda pior na foto, e a universalização ainda não veio, muito menos as creches prometidas pela madame ..aliás, nem médico conseguimos mais formar.

Na falta duma política fundiária ? (hoje assentamos menos que THC), e o assentamos, NOSSO ministro Gilbertinho Carvalho disse que TUDO virou FAVELA.

Na falta da saúde, quem sabe ? Hoje temos MENOS LEITOS frente ao tempo do privateiro ..isso não é mais vergonhoso, é um ESCÂNDALO.

Ah, talvez reação pela INSEGURANÇA que vivemos ? pois hoje MATAMOS 60 mil ano e deixamos 95% dos crimes impunes, os crimes contra a vida, ou os 50 mil estupros, tanto faz.

Já sei, reação a falta de recursos pra infra que não veio pras estradas, pros presídios MASMORRAS, pras ferrovias, hidrovias, aeroportos e portos, pro esgoto e água limpa, pra construir casa pra FAVELADO digna, ou pro transporte de massa urbano ?

..talvez reação pelos recursos que abundaram para a COPA da FIFA estatizada com cerveja e seus números, portentosos, ociosos e nababescos estádios.

Não, não me venham falar que é reação ao controle das contas públicas e externas, ao pagamento do FMI e acumulo de divisas, ao aumento do Salário mínimo, do consumo ou do crédito interno, nem tão pouco reação contrária ao crescimento digno com inflação de um dígito, pois estes, além do BOLSA família por exemplo, todos estes a reação foi positiva, e o país já deu lá atrás sua reação, reelegendo LULA e confiando em sua palavra que a Dilma ia dar conta do recado (fato que todos sabemos , que com sua quase meia centena de ministros e diária de R$ 26 mil, NÃO aconteceu)

Portanto, aos honestos que estão preocupados com o PAÍS e não só com seus empregos, que tal antes de ficarmos procurando pelo em ovo, achando que tudo é conspiração, antes de ficarmos prevenidos e refratários a todo tipo de cobrança e crítica, que tal começarmos a cobrar da Dama de BEGE por tudo o que ela disse que faria e que ainda não entregou, e nem vai, hein ?

ps – e um bom começo seria cobrarmos pela tal regulação da mídia que foi das suas tarefas a primeira que ela deu BEIÇO nos pogreCistas, isso quando foi comer com a Namaria cansadinha e pra depois sentar do safá com a tia Hebe, lembra ?

..não se enganem, eu simpatizo com o pensamento de esquerda (com participação SENSATA do Estado na atividades), mas com a esquerda COMPETENTE, profissional, que pensa daqui 20-50 anos, uma atenta, ética, de resultados e responsável, comprometida com metas e com a verdade

..o resto é coisa de pelego que só quer se garantir do emprego, ou de proprietário de ONG improdutiva (organização não governamental) que não sabe viver sem o dinheiro do Estado marmitão.

    Rodrigo

    Excelente comentário.

    Mário SF Alves

    Ora, prezado Romanelli, você “esqueceu” de informar que na época do PRIVATEIRO, ele, o THC, era o representante do poder. Esqueceu de dizer que ele não era apenas mais um governante. Ele não veio do PT, meu caro. O partido dele não tem e jamais terá a mesma história do PT. Esteja certo disso. E que, mesmo assim, com todo aquele poder, com toda aquela unanimidade, diuturnamente insensado na mídia corporativa, tomou uma bronca pública, e histórica, do Clinton. Foi na Itália, naquele castelo medieval onde se reuniram os ainda na época pretensos e autodeclarados chefes de Estado, lembra?
    __________________________
    Então, que tal começar a argumentar de verdade? Relatividade pressupõe sistemas de referência, não? Pergunta pro Einstein. A não ser assim, o mais prático seria ler reinaldetes e olavetes, não?
    ________________________________________
    Então… como é mesmo essa coisa aí do ministro? Favelas?!! Ele disse isso? Assim na cara dura? Sem mais, nem porque?

    Romanelli

    FATO ..o número de leitos diminui frente a THC – um dos nosso piores paradigmas – isso é IMPERDOÁVEL, da minha parte – ..o resto é história

    e reitero (já estou me repetindo) dinheiro pra Copa (só a parte dos estádios), Pro Eike, pro Votorantim e o Panamericano do Silvio, pra BROI, JBS e tantos outros CARTÉIS, não faltaram ..nem pra se insuflar com as tais renuncias fiscais o consumo deletério via carros – em detrimento dos investimentos em imóveis pra BAIXA renda e FAVELADO –

Maria Paula

Leio um jornal mediano e percebo que nas noticias cada vez mais encontro juizes e outros profissionais que em suas atuações estão despreparados para ajudar no avanço da sociedade. O que falar então dos leitores em suas opiniões sobre o que vivemos: é lastímavel!

Danilo Morais

Não subestime os elementos simbólicos da dominação, Azenha! Em seu “PS” vc diz que ser reação não é uma “simples ‘moda'”, mas ao se tornar “moda” falas como a da pseudo-jornalista do SBT ou dos “mainardistas”, ocorre uma espécie de normalização dos discursos ultra-reacionários e toscos. Isso me deixa muito preocupado, tanto quanto os interesses imperialistas dos EUA ou outros interesses e manifestações materiais da dominação.

Tarot Online

Realmente, está tudo de ponta-cabeça! Parabéns pelo artigo

Maria Apafrecida Jube

O que me irrita é ver pessoas que viveram a era de trevas da ditadura, não perceberem que estão apoiando como verdadeiros idiotas a volta da ditadura, como se o país estivesse a beira do abismo e só uma ditadura de direita pudesse salva-lo, é de arrepiar as idiotices que eles compartilham no facebook, como se fosse verdades absolutas.

Bernardino

OS Jornalistas do PIG são PISTOLEIROS de aluguel a Serviço da PLUTOCRACIA que financia a Midia Bandida e trabalha incessantemente contra o PAÍS e os interesses da Naçao,fazendo ojogo de seus PATROES ESTADUNIDENSES e com ajuda do aparato Judiciario,conservador e antinacional!!!!

abolicionista

Achei as ponderações do artigo muito acertadas. A estratégia da direita é, de certo modo, mostrar que ninguém presta. Que “todos” os políticos são corruptos, que “todas” as atitudes se originam de impulsos egoístas, que “todas” as formas de organização da vida política estão condenadas ao fracasso, que não há “nada” a se aprender com o passado e “nada” de novo que o futuro possa trazer. Quando temos de negar o que está diante de nossos olhos, é preciso apelar para equações metafísicas. Puro cinismo. Dizer que ninguém presta, afinal de contas, é dizer que todos prestam. É um modo cínico de justificar a injustiça que não se pode esconder. No fundo, todos partilham dessa “verdade secreta”: se todos são pilantras, ninguém é pilantra, e vamos defender o que é nosso, ainda que sejam migalhas.

Um dos problemas é que esse estado de coisas, essa decadência ideológica, digamos assim, tem a ver com uma guinada conservadora iniciada por parte do Partido dos Trabalhadores. Essa guinada começou na Carta aos Brasileiros. Por um lado, ela permitiu a um partido de esquerda chegar ao poder e, a partir daí, promover avanços históricos significativos, principalmente por meio de programas de distribuição de renda. Por outro lado, a Realpolitik aplicada pelo Partido dos Trabalhadores trouxe consequências nefastas. Por isso acho que a Carta aos brasileiros pode ser considerada tanto uma espécie de pacto fáustico quanto uma espécie de auto-imolação. No plano ideológico, essa incrível manobra política do PT, sua união com o PMBD, empurrou o PSDB para a extrema direita. E, junto com ele, parte significativa da classe média e das elites nacionais (donas, entre outras coisas, dos meios-de-comunicação). Esse grupo político ficou sem projeto, pois a esquerda mostrou que outra forma de governar era possível (restou a ela levantar a velha bandeira do perigo comunista, que já não convence ninguém, e resgatar o udenismo moralista, esse mais eficiente). Acho que esse é um desenho ideológico bastante perigoso, principalmente porque há uma grande apatia política semeada também entre as classes populares brasileiras (essa vem de longa data), apatia que não foi superada. Sejamos francos, a cúpula superior do PT abandonou a luta ideológica em prol da governabilidade. Sobrou essa ideologia meio capenga que se auto-intitula “progressista”, na verdade uma velha roupagem para aquela dinâmica histórica “modernização conservadora”. Aquela que mantém uma convivência contraditória entre estruturas arcaicas e formas avançadas de capitalismo. Há um artigo muito bom sobre isso aqui:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52582002000300005

    abolicionista

    O artigo de José Maurício Domingues indicado, escrito em 2002, tem um final otimista. Infelizmente, esse otimismo está tendo de ajustar as contas com a realidade.

    Dinho

    De fato, o PT até agora não mexeu nas velhas estruturas oligárquicas do Estado Brasileiro. Apenas gerencia o legado deixado. Com êxito, é verdade, mas sem mudar nada. Quando deixar o poder tudo volta como antes. Isso tem revoltado parcela de seu eleitorado e acho que os protestos de rua tem muito a ver com esse estado de coisas. Ou falta coragem para fazer as reformas necessárias ou o PT tem medo da direita. Ambas as coisas, talvez.

    Mário SF Alves

    Entendo que seja o efeito Jango, companheiro. O efeito Jango a inundar barbas petistas de tanto molho, e até hoje.

    Ou… quem sabe não estamos aí diante de uma estratégia pra lá de complexa. Tão complexa quanto a história da política no Brasil, em particular, e na AL, como um todo.

    Na falta de subsídios e atento à norma do “na dúvida não ultrapasse”, a gente senta a crítica – contextualizada, claro – e continua votando na presidenta Dilma. Por hora é o melhor que se tem a fazer.

    Ah, as ruas. Tem as ruas. Se tiverem juízo, se não levantarem bandeiras tipo PEC-37 de interesse [só] da mídia corporativa, a coisa anda, só soma, só ajuda.

    Mário SF Alves

    Boa análise, contudo…
    “…empurrou o PSDB para a extrema direita. E, junto com ele, parte significativa da classe média e das elites nacionais (donas, entre outras coisas, dos meios-de-comunicação). Esse grupo político ficou sem projeto, pois a esquerda mostrou que outra forma de governar era possível (restou a ela levantar a velha bandeira do perigo comunista, que já não convence ninguém, e resgatar o udenismo moralista, esse mais eficiente).”

    1) Empurrou? Empurrou como? Afinal, o que foi o radicalismo neoliberal do PSDB, muito antes da Carta aos BraZileiros? No limite da irresponsabilidade.
    2) Esse grupo “político” ficou sem projeto? Como ficou? Não, companheiro, esse grupo não ficou sem projeto. Na realidade o projeto deles, que jamais foi um projeto de País, e no limite da irresponsabilidade, Clinton que o diga, esgotou-se por si só.
    Ou você acha que privatizando – privatariaando – ainda mais [a CEF, o BB, a Petrobrax] a coisa seria diferente?

Valmont

Excelente reflexão. Pura realidade.

Desculpe, Viomundo, mas pedir para que eu ouça comentário de Arnaldo Jaburro é demais.
Não ouvi e não gostei. =)

Tiago Tobias

De 2010 pra cá, a esquerda conseguiu neutralizar com grande sucesso as falcatruas da direita via redes sociais. Em 4 anos, a direita se rearticulou graças a influência de alguns intelectuais orgânicos que tem carta branca nos meios de comunicação produtores da ideologia dominante. O jogo em 2014 vai ser mais rasteiro por parte deles. Vão utilizar desse anti-comunismo infantil para aterrorizar a classe média. Creio que não conseguirão, mas é bom ficarmos atentos.

    Caroline

    Ótimo texto e comentário…
    Tudo isso é, mínimo triste para nós. Será que algum dia as pessoas vão perceber que criticam as coisas erradas?!

    Maria Thereza

    Gostei muito do seu omentário e resume meu pensamento. A blogosfera terá, em 2014, um papel muito mais importante do que em 2010, antecipando as falcatruas, denunciando as mentiras, capazes de transformar bolinhas de papel em mísseis. Mãos á obra, que o trabalho vai ser muito.

    Lucas Gomes

    a esquerda não neutralizou nada desde 2010. O governo reafirmou seus laços com as forças reacionárias e segue fazendo isso, com nenhum sinal de que vai mudar por livre e espontânea vontade. Vai depender das ruas.

    Luiz Moreira

    Não notaram que tem um policial colocando tornozeleira numa pessoa, aí no site. Houve invasão e faz horas. E dizem que o ministério da saúde mandou.
    É bom olharem esta matéria que vão ver o que digo.

Marcus Vinicius

cuidado Arnaldo Jabor…. tem uma estrela vermelha debaixo de sua cama… buuuuuuuuu !!

…quando se toma doses profundas de má-fé e cinismo, vomita o que o Arnaldo Jabor vomitou nesse comentário…

Deixe seu comentário

Leia também