VIOMUNDO

Marcelo Auler: Apesar de “pedido de desculpas”, Chico Buarque processará detrator

19 de janeiro de 2016 às 11h54

Captura de Tela 2016-01-17 às 18.33.33Captura de Tela 2015-12-24 às 01.55.05

Bon vivants: O jornalista Pedrosa e o filho de usineiro Guilherme Junqueira Motta (que chamou Chico Buarque pessoalmente de “um merda”) serão processados

Detrator erra endereço da carta para Chico Buarque

18 de janeiro de 2016

Marcelo Auler, em seu blog

Foi pela imprensa, que Chico Buarque, seus familiares e o advogado João Tancredo tomaram conhecimento da carta com pedido de desculpas que o pseudo jornalista e colecionador de arte de São Paulo, João Pedrosa, diz ter enviado ao cantor. Pelo jeito, a remessa foi para o endereço errado – chegou nas mãos dos jornalistas antes do destinatário.

Isso é um claro sinal que mais do que arrependimento por ofender os Buarque de Hollanda, tratados por ele como “Família de canalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!”, a preocupação de Pedrosa é tentar limpar seu nome. Afinal, como admitiu ao site da Veja SP, “meu nome está jogado na lama”.

Na foto de Silvia, Chico e Helena, divulgada no Instagram de Silvia, Pedrosa descarregou sua raiva ofendendo o cantor e seus familiares: “Família de Canalhas!!!Que orgulho de ser ladrão!!!”

Chico, seu familiares e seu advogado leram a carta pela coluna da Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, on line.

Como diz Mario Canivello, assessor do compositor, “a carta tem até um pedido de desculpas, mas não tem uma retratação formal. Em momento algum nós conseguimos detectar ali uma retratação formal. Ele não diz, “errei, Chico Buarque não é ladrão. Foi uma acusação infundada. A família não é uma família de canalhas, mas de pessoas honradas”.

Tudo pode não passar de uma estratégia do colecionador de arte na tentativa de evitar o processo que a família unida pretende lhe mover, como noticiamos em Chico Buarque processará fazendeiro de Guaíra (SP).

“Não só pelo conteúdo da carta como também por entrevistas que está concedendo. Ele está muito mais preocupado em justificar e legitimar a agressão dele do que realmente fazer uma retratação formal”, diz Canivello.

Na entrevista à Vejinha São Paulo, além de se confessar eleitor de Aécio Neves, o colecionador volta a criticar o cantor e compositor: “Em meio às circunstâncias atuais, ele ainda promove o PT e o Movimento dos Sem Terra.”

Abaixo leia a carta que ele endereçou aos jornalistas antes de ser entregue a quem ela deveria ser dirigida, caso não houvesse um interesse maior de aparecer do que pedir perdão.

“Carta a Chico Buarque e família,

Estou escrevendo essa carta para me desculpar, se isso for possível. Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação.

Quero crer que nós queremos a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas, uma vida digna e próspera. A sua via é o socialismo, e a minha, o capitalismo. Desde a eleição da presidente, o Brasil entrou numa espiral negativa de ódio de classes, racial e política, que mergulhou o Brasil num caminho de decadência econômica, moral e social inegáveis, que eu acredito tragicamente irreversíveis, foi isso que motivou o meu ódio, e o meu comentário errado e infeliz.

O meu insulto foi motivado por sua associação ao PT e ao MST, são eles que eu considero ameaça à nossa dignidade e nossa democracia. Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles.

Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero, e eu afirmo que é, mas também são extremos a minha revolta e indignação com o nosso momento atual, foi isso que motivou o meu erro. Sem mais, sinceramente,

João Pedrosa

Leia também:

Quem é o filho de usineiro que chamou Chico de “um merda”

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
5 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

VLADIMIR LACERDA

20/01/2016 - 17h58

É uma linda carta. Fiquei além de emocionado às lágrimas. Embora não tenha sido com a minha família eu o perdoou completamente dentro do mais fraterno sentimento cristão. MAS NÃO DÁ PARA DEIXAR PARA LÁ. É PRECISO PROCESSAR PARA EVITAR QUE DETRATORES,MENTIROSOS E OUTROS TIPOS VIVAM DE MACHUCAR E PEDIR PERDÃO E TUDO FICA CERTO. Processo nele Chico.

Responder

Sidnei Brito

20/01/2016 - 10h39

Tocante a preocupação do cara com as mulheres e velhos sem atendimento em hospitais.
SE nem mandar “mais médicos” para cidades que nunca tiveram um gente desse perfil queria!

Responder

a.ali

20/01/2016 - 00h27

A “preocupação” deste trapo é de doer… a emenda ficou pior que o soneto. Está chiando porque sentiu que vai arder na parte mais sensível do corpo humano; o bolso. Não vacila, Chico, e toca pua neste entrave

Responder

FrancoAtirador

19/01/2016 - 23h05

.
.
Tudo em Casa
.
O Fascista Endereçou a Carta para Barão de Limeira com Cópia para Marginal Pinheiros.
.
.

Responder

Mauricio Gomes

19/01/2016 - 16h32

Tomara que o Chico pegue o dinheiro dessas indenizações e doe para o MST, aí sim esse canalha vai arrancar as calcinhas pela cabeça e espumar de ódio.

Responder

Deixe uma resposta