VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

José Martins: A economia está se recuperando. Só que não. Veja o que estão escondendo de você nas manchetes

11 de novembro de 2017 às 18h19

Produção Industrial Cai Em Oito De Quatorze Locais Pesquisados Em Setembro, Informa O IBGE

José Martins, no Diário do Capital

Em um acanhado cantinho de sua edição desta quarta-feira (08), Valor Econômico – o jornal brasileiro de economia mais lido pelos capitalistas e esquerda burocrática – registra que “produção industrial cresce em seis dos 14 locais em setembro, nota o IBGE”.

Muito parecido com o nosso título acima. Parecido mas muito diferente.

Neste caso, pelo menos, a ordem dos fatores altera bastante o produto.

E o que resulta é cronicamente ameaçador para a população.

Acontece que os capitalistas precisam desesperadamente destacar qualquer indicador para demonstrar que “a recessão acabou e o país voltou a crescer”.

E forçam a barra sobre os fatos reais.

Como? Inventando ou falseando completamente os números apresentados nos relatórios.

A luta de classes se manifesta também nesta forma.

Falsificações que do mesmo modo e seguidamente faz seu honestíssimo presidente Michel Temer.

Na manhã da mesma quarta-feira (8), novamente ameaçado pela fragmentação de sua não menos honesta base aliada, esse indigesto personagem discorreu sobre a economia nacional: “Em todos os números apresentados temos um retrato claro: o de um país que venceu a recessão mais profunda da sua história e voltou a crescer” diz o notório inimigo público número um. (Folha de São Paulo, “Temer distorce dados para defender governo em conversa com senadores”, 09/Nov. 2017”)

A realidade é que, por trás dessas cínicas manipulações de coisas facilmente observáveis a olho nu no cotidiano das pessoas, encontra-se o fato que os capitalistas e seu atual governo são incapazes de recuperar o crescimento econômico nacional.

Mesmo com as atuais facilidades externas para as exportações, crédito, etc.

O mundo inteiro está expandindo em 2017. Menos o Brasil.

De acordo com este último relatório do IBGE, a produção industrial brasileira continua rigorosamente estagnada, embora tenha crescido um pouco em alguns Estados e em alguns setores, no mês de setembro.

Apesar do comitê de negócios da burguesia ( empresários, governo, mídia e outras funções ideológicas) dar grande destaque para um discretíssimo crescimento industrial em seis estados (Rio de Janeiro foi o mais “dinâmico”), no mês de setembro – isso não tem a menor importância.

Apenas repete o minguado protocolo dos últimos trimestres. O que interessa realmente são os dados agregados desta mesma indústria.

Assim, segundo os dados do próprio relatório do IBGE, a produção industrial do Brasil fechou o terceiro trimestre com um crescimento de 1,6% em 2017, influenciada, principalmente, pelo aumento na fabricação voltada para as exportações de veículos automotores.

Este ano, o setor automobilístico acumula alta de 14,8% e, em relação a setembro de 2016, o aumento na produção foi de 20,9%. Já na comparação com agosto de 2017, o setor cresceu 1,0%.

“Em todas as comparações, o setor de veículos automotores aparece como um componente positivo para o resultado da indústria”, comenta o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo.

“As exportações ajudam a explicar o aumento da produção de veículos em 2017, principalmente para automóveis de passeio, mas também para caminhões”, complementa.

Mas não é só a produção de automóveis que aumenta puxada pelas exportações.

Todos os restantes ramos do setor de bens de consumo duráveis — do mesmo modo que os ramos do setor de bens de capital — têm aumentado bastante suas exportações e sobrevivido à brutal queda da demanda interna.

Diminuir os preços externos para aumentar as quantidades de mercadorias exportadas. O mundo todo está fazendo isso.

Neste momento, a elevação da corrente global de comércio (exportações + importações) é acompanhada por uma correspondente deflação global.

Esta é a mais importante manifestação da superprodução global. Mas esse também é outro assunto.

Mantenhamos o foco.

Neste emaranhado de determinações, o que se observa claramente com os dados da produção industrial brasileira, como um todo, é que essa desesperada liquidação no mercado externo a preço de banana de estoques de mercadorias invendáveis no mercado interno está longe de retirar a indústria toda da estagnação que se arrasta há quase dois anos.

Sempre segundo o relatório citado do IBGE, em setembro de 2017, a produção industrial nacional teve um acréscimo residual de 0.2% frente ao mês anterior, após recuar 0.7% em agosto.

No confronto com igual mês do ano anterior, a indústria cresceu 2,6%.

No acumulado dos nove meses do ano, ocorreu elevação de 1,6%, mas a média móvel trimestral manteve-se praticamente igual a zero (0.1%).

Finalmente, a importante taxa do acumulado nos últimos doze meses avançou apenas 0.4%.

Esta última taxa é importante porque sinaliza a taxa de crescimento real para o ano corrente como um todo, taxa a ser revelada apenas no fechamento deste último trimestre do ano, em pleno andamento neste momento.

O gráfico abaixo, do IBGE, retratando o período de longo prazo da produção, ilustra muito bem como esses números atuais da indústria nacional representam uma verdadeira prostração produtiva, em termos históricos.

E está longe de ser corrigida pela protoburguesia brasileira.

Esta é a base material da crise política e social que assola a maior economia ao sul do equador.

Leia também:

Ciro ataca alianças de Lula e é rebatido por deputado do PT

 

3 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

JoApaS

13/11/2017 - 06h06

ISSO AÍ é só MAIS UMA DISTRAÇÃO do POVO … pois

2018 – O Brasil explode: VEM AÍ a 3a. FASE do GOLPE: ‘o PARLAMENTARISMO’

Preparem-se pois o bicho vai pegar a partir de 2018 até 2022 pois a CRISE de FATO ainda não começou no Brasil !!
AGORA está CLARO: QUEM DEU o GOLPE novamente foram as FORÇAS ARMADAS..!
..”de um outro jeito: sem ARMAS via um GOLPE INSTITUCIONAL bem mais barato e sem muita VIOLÊNCIA MILITAR, tendo tudo aparelhado: STF+TSE+MPF+PF+Congresso, etc”..
Desta vez de outro modo: tendo como executores o JUDICIÁRIO, a IMPRENSA, o CONGRESSO com TUDO aparelhado sob comando dos GENERAIS que se mantiveram e ainda estão na MOITA … o TEMER, o CUNHA, o MEIRELLES, o AÉCIO, o ELISEU PADILHA, o MOREIRA FRANCO, o JUCÁ, o SERRA, o ALOYSIO, o CAIADO, o JANOT, o MORO, o DALLAGNOL e o GILMAR são apenas “ATORES do GOLPE”: executam o que mandam os GENERAIS, pois quem de fato GOVERNA é o GENERAL ETCHEGOYEN e as FORÇAS ARMADAS dá o APOIO da FORÇA ARMAMENTÍCIA segurando o GOLPE de pé, andando, avançando.
Assim sendo, apesar que as FORÇAS ARMADAS dirão o tempo todo que querem e irão assegurar um PLEITO (eleições) TRANQUILO e SOBERANO ao POVO: mas isso é TUDO MENTIRA – apenas um JOGO de CENA !
Assim como tudo que a IMPRENSA noticia, bem como todos os ATOS de MORO(justiça federal), GILMAR (STF+STE), agora DODGE(antes Janot-MPF e Dallagnóis da vida!!), assim como as operações da PF tem como objetivo único DISTRAIR e o OCUPAR o POVO: JN, Veja, Estadão, Valor, Época, CBN, GloboNews, BandNews, Istoé, FOLHA, Jovem Pan, etc., tudo é tramado pelos cérebros do GOLPE nas FORÇAS ARMADAS para manter o POVO OCUPADO com as distrações de FOFOCAS jornalísticas inventadas no dia-a-dia com o propósito de manter o POVO OCUPADO com EMBROMAÇÕES JORNALÍSTICAS, ENGANADO o POVO, mas principalmente DESUNINDO-O MASSIVAMENTE, enquanto o GOLPE AVANÇA, FASE após FASE, agora com a 3a. FASE já no FORNO para 2018 para mudança do REGIME no CONGRESSO, de PRESIDENCIALISMO para PARLAMENTARISMO e claro, para que isso seja posto em prática é preciso de tempo e assim sendo, não haverá ELEIÇÕES em 2018, sendo que os MANDATOS de DEPUTADOS e SENADORES (CONGRESSO ATUAL – onde os GOLPISTAS tem maioria absoluta ou seja, compram todo mundo que querem a hora que querem) serão PRORROGADOS por 2 anos (até 2020) para que haja tempo para CONSOLIDAR o novo REGIME: o PARLAMENTARISMO (a forceps: “GUELA ABAIXO do POVO” que agora, na maioria, já enxergou o GOLPE, mas está DESORGANIZADO e principalmente DESUNIDO sem forças ainda pra REAGIR).

CONCLUSÃO:
Em 2018 “NÃO HAVERÁ ELEIÇÕES porque VEM aí a 3a. FASE do GOLPE: O Parlamentarismo” !
Desta vez, penso que o BRASIL explode a partir de 2018 !

Responder

Cláudio

13/11/2017 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de $$ neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…
.

PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.

AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
,

E MAIS :

Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

.:.

Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

.:.

L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.

.:.

L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

.:.

L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

.:.

.:.

NÓS

A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…

Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?

………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão

tele……………………..vazão

tele……………………..vazio

………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

.:.

ReXistência

Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Globo

PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

.:.

Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )

.:.

( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )

.:.

( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )

.:.

A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

.:.

* 1 * 2 * 13 * 4

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Cláudio

12/11/2017 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de $$ neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…
.

PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:

Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.

AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
,

E MAIS :

Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção

O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo

O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria

Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!

A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres

O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora

.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

.:.

Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.

Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )

.:.

L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.

.:.

L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes

.:.

L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

.:.

.:.

NÓS

A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…

Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?

………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão

tele……………………..vazão

tele……………………..vazio

………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)

.:.

ReXistência

Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Globo

PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO

……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )

.:.

Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )

.:.

Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )

.:.

( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )

.:.

( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )

.:.

A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )

.:.

* 1 * 2 * 13 * 4

.:.

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Deixe uma resposta