Jean Volpato: 62 anos depois da morte de Getúlio, novo ataque ao trabalhismo outra vez encabeçado pelos Marinho

Tempo de leitura: 4 min
Captura de Tela 2016-08-23 às 22.26.3662 anos depois da morte de Getúlio Vargas, a quem interessa retirar de cena um Partido dos Trabalhadores?

por Jean Volpato*

A Alemanha dos anos 1930, impulsionada pela grande crise de 29, foi marcada por uma grave desestabilização econômica, caracterizada pelo desemprego e pela hiperinflação.

Nesse contexto de crise foi que o discurso do partido nazista encontrou ampla aceitação na sociedade alemã. Assim Hitler chegou ao poder.

Um ditado antigo, no qual não recordo o nome do autor, afirmava que “loucos são aqueles que nós colocamos nos hospícios em tempos de paz, mas colocamos no poder em tempos de crise”.

Os nazistas montaram uma poderosa máquina de propaganda.

A tática nazista incluía o patrulhamento ideológico, a calúnia e a difamação, aplicando a frase atribuída ao chefe da propaganda nazista: “Uma mentira muitas vezes repetida vira verdade”.

Assim o governo de Hitler conseguiu convencer os alemães de que os judeus eram sujos, perversos, corruptos e traidores, responsáveis pela crise econômica que jogou os alemães na pobreza.

Tudo isso fundamentou a criação de leis que justificaram a perseguição, prisão, escravização, confisco de bens e o homicídio de milhões de judeus, dentro e fora dos campos de concentração.

Fenômeno idêntico pode ser observado no Brasil de hoje.

A velha imprensa empresarial, em especial a Rede Globo de Televisão, utilizando as mesmas técnicas de intimidação, patrulhamento ideológico liberal, calúnia e difamação, escolheu o maior partido de representatividade dos trabalhadores para negar sua legitimidade no Brasil.

O PT e suas principais lideranças têm sido alvos de escancarados e assombrosos ataques e perseguição.

Você já deve ter se perguntado algum dia o porquê a canoa de Lula vira manchete de uma hora no Jornal Nacional e as 8 delações do Senador Aécio Neves na Lava-Jato, não.

Ou porque os pedalinhos dos netos de Lula têm garantidos 24 horas na programação da Rede Globo, mas os R$ 23 milhões que o senador e atual ministro de Temer, José Serra, teria recebido de propina, já tenham caído no esquecimento popular.

O PSDB e boa parte dos políticos brasileiros, assim como a grande mídia, estão em defesa do status quo da elite brasileira.

Não é à toa que estamos vivendo um período muito parecido com aquele que colocou Adolf Hitler no poder na Alemanha da década de 30.

Aproveitam-se da crise econômica para colocar medo na população e deslegitimar o maior partido de representação aos trabalhadores em nosso país.

O ódio ao PT tem garantido uma cortina de fumaça que legitima os golpistas.

A venda colocada nos olhos dos brasileiros com a forte campanha midiática contra o PT vai garantir que o atual Governo Golpista de Michel Temer mexa nos principais direitos dos trabalhadores.

Hoje completamos 62 anos da morte de Getúlio Vargas, pai da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Getúlio se suicidou depois de uma forte campanha de difamação, ódio e calúnia.

Mais uma vez o mote da corrupção impulsionada por monopólios de comunicação, como o Diário Associados, de Assis Chateaubriand e Carlos Lacerda, serviram para golpear um governo com vertente trabalhista. No dia de sua morte a população saiu às ruas, indignada.

A Tribuna da Imprensa de Lacerda foi empastelada. A redação de O Globo foi atacada, carros do jornal foram destruídos.

Mais de seis décadas depois de sua morte, a história volta a se repetir. Mais uma vez um governo com viés trabalhista sofre um golpe.

Com amplo apoio das organizações Globo, o Brasil vive, sob o comando do presidente golpista interino Michel Temer, o maior desmonte dos direitos trabalhistas da história.

Na pauta a jornada de trabalho (oito horas diárias e 44 semanais), jornada de seis horas para trabalho ininterrupto, banco de horas, redução de salário, férias, 13º salário, adicional noturno e de insalubridade, salário mínimo, licença-maternidade, auxílio-creche, descanso semanal remunerado e FGTS.

Outro projeto em pauta, o PLP 257, resultará no congelamento dos salários, revisão dos benefícios e gratificações, demissão de servidores públicos, suspensão de concursos públicos, aumento da alíquota ou privatização da Previdência Social, limitação dos programas sociais.

O governo Temer também se esforça para aprovar a PEC 241/2016, que congela os investimentos públicos para os próximos 20 anos.

Na educação, essa PEC significa que nenhum centavo novo vai chegar para creches, escolas, universidades públicas e para melhorar o salário dos professores e praticamente inviabiliza as metas do Plano Nacional de Educação.

A proposta de privatização do SUS ganha cada dia mais força.

O ministro da Saúde do governo Temer já deu diversas declarações de que pretende extinguir a gratuidade da saúde para todos no Brasil.

Foi publicado no Diário Oficial da União proposta que cria grupo de trabalho para analisar a implementação de planos de saúde pagos pela população brasileira, favorecendo as chamadas “indústrias da morte, ou das doenças”.

A medida de Temer potencializa a lógica do mercado, colocando os serviços públicos não como direitos, mas como mercadorias.

Com a campanha nazista de ataque ao maior partido brasileiro de representação dos trabalhadores, o plano Temer de desmonte dos serviços públicos e ataques aos trabalhadores ganha uma confortável margem de implementação.

Não fica difícil concluir a pergunta desse título. A quem interessa retirar de cena um Partido dos Trabalhadores?

*Jean Volpato é jornalista, especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas

Leia também:

Jessé de Souza e o golpe dos donos do dinheiro


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

FrancoAtirador

.
.
No braZil, os Ricos Não Pagam Impostos

e dizem aos Pobres que façam Sacrifício

‘para que o País saia da Crise’, Fabricada

pelos Mesmos Ricos para sacrificar Pobres.
.
.

Maurício

No livro Admirável Mundo Novo as castas mais baixas tinham que tomar sua dose diária de SOMA, assim eles ficavam inertes a ordem dominante.
O SOMA dioturno para acalmar a população hoje é a Grande mídia.

FrancoAtirador

.
.
Burguesia com Dinheiro Aplicado em Títulos do Tesouro Nacional

espera Desempregado pedir Emprego por um Prato de Comida
.
.

MARIA MIRTES MARTINS COHEN

Acho que Getúlio foi assassinado, embora tenha sido ele a empunhar a arma que o levou à morte.

Julio Silveira

Essa gente é nada mais nada menos que covarde. Vejam se mexem com os serviforesxpublicis de forma tão contundente, vejam se mexem com os militares por exemplo, que tem privilégios que podem ser repassados de pai para filha uma aberração que ninguém toca. Fazem isso por que sabem que o povo pobre tem seus pretensos defensores vindos da camadas que costumam empregá-los. E sabemos bem como costumam se sentir nessa relação do seu capital com o trabalho dos seus empregados. Sabemos historicamente, já que o Brasil, para haver a libertação dos escravos, teve que sofrer muiiiita pressão internacional, mesmo tendo que reconhecer que essa pressão não ocorreu por bondade dos pressionadores não, diga-se de passagem, apenas para garantir uma concorrência mais leal no início da revolução industrial. Que nos países de origem da revolução industrial, Inglaterra à frente a escravidão já havia sido extinta de forma legal a tempos.
Mas nós temos essa desumanidade, intrínseca, na almas dos ricos do país, e vem sendo transmitida culturalmente, sem qualquer parcimônia ou sentido patriótico. O individualismo que exclue os benefícios da distribuição das riquezas aos cidadãos nega ao país a força que seria construída pelo fortalecimento da economia irradiada para a maioria do povo. Mas não, aí essa meia dúzia perderia seu poder, teriam que dividir muito mais seu prestígio, e poderiam perder a empáfia.

Bacellar

Os dois grandes vórtices históricos das últimas décadas são a mudança de regime no bloco soviético e a revolução tecnológica das comunicações.

Esse segundo grande evento criou uma nova arma de dominação político-socioeconômica. Uma arma diferente do antigo poder nuclear. Uma arma que não trabalha por intimidação mas por convencimento. E diferentemente das bombas atômicas em vez de estocadas essas “peças de artilharia” são cotidianamente – em tempo real, a cada instante – detonadas.

Trata-se da conectividade.

Cada cidadão inserido no sistema produtivo carrega uma pequena ogiva em seu bolso e uma complexa e ampla estrutura escalonada de propaganda ideológica envia mensagens diretas dos centros de pensamento dominados pela oligarquia financeira transnacional para os cérebros desses indivíduos.

Não é fantástico que grande fatia dos proclamados 60 mi não enxerguem relação entre o peso dado pelo governo de coalizão petista aos gastos sociais e a melhoria de sua posição social, pelo contrário, creditem tal melhoria aos falsos ditames da ideologia de mercado?

Não é incrível como desestabiliza-se uma nação em 6 meses?

E há quem veja as redes sociais como grande ferramenta da esquerda…Inacreditável. Sim, podemos operar nas redes. Mas essa gente que domina os centros de poder tem cabeça de planilha (pra usar o termo do Nassif) eles sabem que dão de lavada no volume e não na qualidade, de quebra nossa atuação ainda dá ares de pluralidade às redes.

Mas quem calibra os algoritmos? Quem domina o espaço de radio-difusão? Quem manda nas mídias publicitárias e nas suas verbas gordas? Vou dar uma dica; não é o PCO.

Pode soar conspiratório mas na realidade é um fenômeno que obedece a lógica expansionista e imperialista que rege o hiper-capitalismo.

Eu me conformaria em desistir, pegar meu bonezinho, e ir gastar meus escassos talentos numa agência de propaganda vivendo de maneira relativamente confortável…O problema é que o sistema não consegue gerir mais a complexidade político-socioeconômica da grande “aldeia global”. Estamos perigosamente perto de eventos que gerem mortandades até então nunca vistas na história. Na casa das centenas de milhões. Secas, inundações. guerras civis, invasões, guerras entre potências (mas não no território de tais potências), migrações em massa. Falamos na possibilidade da implementação de um novo tipo de totalitarismo, do fim das liberdades civis, na desregulamentação dos controles sobre práticas corporativas, no fim do estado de direito real.

Mudando ou não os cenários futuros e pagando todo o ônus do posicionamento político a inteligência e o caráter nos obrigam a lutar contra essa superestrutura. Não é mais uma questão de opção.

Messias Franca de Macedo

… Mais um mega escândalo no bojo do golpe mais vagabundo &$ descarado da história mundial:
após fazerem o jogo sujíssimo, procuradores concurseiros da ‘PORCA-tarefa’ agora querem tirar o ‘CUnha TEMERário’ ‘delles’ da reta!
“Vê se pode tanta mediocridade aloprada remunerada com o dinheiro público!”

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Procurador admite que Lava Jato foi usada para derrubar Dilma

QUA, 24/08/2016 – 10:17

Jornal GGN – Sob anonimato, um procurador da Operação Lava Jato disse à jornalista Natuza Nery, responsável pelo Painel da Folha desta quarta (24), que o sentimento comum na força-tarefa hoje é de que eles foram usados para derrubar a presidente Dilma Rousseff e, agora que o impeachment está quase consolidado, estão sendo descartados. “Éramos lindos até o impeachment ser irreversível. Agora que já nos usaram, dizem chega”, disse o procurador.
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/procurador-admite-que-lava-jato-foi-usada-para-derrubar-dilma

Riaj

Eu quero que o povo se foda. Quem manda ficar alienado e calado. O dia em que a água bater na bunda talvez reajam, aí será tarde. Quero que os paneleiros sejam os primeiros a entrarem pelo cano. EU posso me ferrar, mas quero q

    Bacellar

    Não devemos nos dar a esse luxo. Não serão os paneleiros as maiores vitimas desse processo.

FrancoAtirador

.
.
O Cardápio da Burguesia e O Garçom das Elites

https://pbs.twimg.com/media/Cqnb1GhWgAAnO7M.jpg
https://twitter.com/fisicatrilegal/status/768386922922315776
.
.

Deixe seu comentário

Leia também