VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Janio de Freitas: Obscura, ação que levou Lula a Congonhas faz lembrar a Operação Bandeirantes, da ditadura militar

10 de março de 2016 às 10h15

Captura de Tela 2016-03-10 às 10.14.47

O plano obscuro

10/03/2016 02h00

Janio de Freitas, na Folha

Em condições normais, ou em país que já se livrou do autoritarismo, haveria uma investigação para esclarecer o que o juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato intentavam de fato, quando mandaram recolher o ex-presidente Lula e o levaram para o Aeroporto de Congonhas.

E apurar o que de fato se passou aí, entre a Aeronáutica, que zela por aquela área de segurança, e o contingente de policiais superarmados que pretenderam assenhorear-se de parte das instalações.

Mas quem poderia fazer uma investigação isenta? A Polícia Federal investigando a Polícia Federal, a Procuradoria Geral da República investigando procuradores da Lava Jato por ela designados?

É certo que não esteve distante uma reação da Aeronáutica, se os legionários da Lava Jato não contivessem seu ímpeto. Que ordens de Moro levavam?

Um cameramen teve a boa ideia, depois do que viu e de algo que ouviu, de fotografar um jato estacionado, porta aberta, com um carro da PF ao lado, ambos bem próximos da sala de embarque VIP transformada em seção de interrogatório.

É compreensível, portanto, a proliferação das versões de que o Plano Moro era levar Lula preso para Curitiba. O que foi evitado, ou pela Aeronáutica, à falta de um mandado de prisão e contrária ao uso de dependências suas para tal operação; ou foi sustado por uma ordem curitibana de recuo, à vista dos tumultos de protesto logo iniciados em Congonhas mesmo, em São Bernardo, em São Paulo, no Rio, em Salvador.

As versões variam, mas a convicção e os indícios do propósito frustrado não se alteram.

O grau de confiabilidade das informações prestadas a respeito da Operação Bandeirantes, perdão, operação 24 da Lava Jato, pôde ser constatado já no decorrer das ações.

Nesse mesmo tempo, uma entrevista coletiva reunia, alegadamente para explicar os fatos, o procurador Carlos Eduardo dos Santos Lima e o delegado Igor de Paula, além de outros. (Operação Bandeirantes, ora veja, de onde me veio esta lembrança extemporânea da ditadura?)

Uma pergunta era inevitável. Quando os policiais chegaram à casa de Lula às 6h, repórteres já os esperavam. Quando chegaram com Lula ao aeroporto, repórteres os antecederam. “Houve vazamento?”

O procurador, sempre prestativo para dizer qualquer coisa, fez uma confirmação enfática: “Vamos investigar esse vazamento agora!”. Acreditamos, sim. E até colaboramos: só a cúpula da Lava Jato sabia dos dois destinos, logo, como sabe também o procurador, foi dali que saiu a informação – pela qual os jornalistas agradecem.

Saiu dali como todas as outras, para exibição posterior do show de humilhações. E por isso, como os outros, mais esse vazamento não será apurado, porque é feito com origem conhecida e finalidade desejada pela Lava Jato.

A informação de que Lula dava um depoimento, naquela mesma hora, foi intercalada por uma contribuição, veloz e não pedida, do delegado Igor Romário de Paula: “Espontâneo!”. Não era verdade e o delegado sabia. Mas não resistiu.

Figura inabalável, este expoente policial da Lava Jato. Difundiu insultos a Lula e a Dilma pelas redes de internet, durante a campanha eleitoral. Nada aconteceu.

Dedicou-se a exaltar Aécio, também pela rede. Nada lhe aconteceu. Foi um dos envolvidos quando Alberto Youssef, já prisioneiro da Lava Jato, descobriu um gravador clandestino em sua cela na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Nada aconteceu, embora todos os policiais ali lotados devessem ser afastados de lá. E os envolvidos, afastados da própria PF.

Se descobrir por que a inoportuna lembrança do nome Operação Bandeirantes, e for útil, digo mais tarde.

Leia também:

Advogado que defendeu presos políticos: foi prisão provisória

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

30 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Messias Franca de Macedo

10/03/2016 - 18h55

DE UM SIMPLES MATUTO PARA A INSTITUIÇÃO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

… A presidente Dilma Vana Rousseff – no uso de suas atribuições Constitucionais [Constitucionais!] – tem o dever [o dever!] de convocar IMEDIATAMENTE o Comando Geral das Forças Armadas, A ABIN, nomear um jurista catedrático – e que seja macho! – no sentido de mandar prender os párias da sociedade – e títeres GOLPISTAS incendiários e pornográficos do ‘Imperio do Norte’ – objetivando restaurar o mínimo [o mínimo!] de moralidade na República em frangalhos, preservando a paz e a ordem social, política, econômica, civilizatória e democrática no país.

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Brasil?
A conferir!

Responder

Messias Franca de Macedo

10/03/2016 - 18h44

COMUNICADO URGENTE – PEDIDO DE PRISÃO DO LULA

Diante do pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público contra o ex-presidente Lula nesta quinta-feira (10), a Frente Brasil Popular em São Paulo convoca com urgência toda a militância para se concentrar na Apeoesp, na Praça da República, 282, no centro da cidade de São Paulo.
VAMOS AS RUAS!

Frente Brasil Popular -SP

Comentário proferido por Luiz Mattos
em
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/mp-de-sao-paulo-pede-a-prisao-de-lula/

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

… O que não pode é a Frente Popular confinar o contragolpe à cidade de São Paulo!
O manifesto urgente urgentíssimo deverá ser encaminhado à toda cidade, a cada povoado do amado Brasil!
Esperar mais o quê?!…

Responder

Messias Franca de Macedo

10/03/2016 - 17h40

ajustes desprezíveis:

Pilantra mequetrefe animador de auditório fascista &$ golpista!
‘O escroque Consentido’ deveria seguir o conselho que o Ricardo Boechat encaminhou para o [silas] MalaFALSA!

Responder

FrancoAtirador

10/03/2016 - 17h22

.
.
Hoje, por volta das 16 horas, resolvi assistir à Globo News TV.
.
Naquele momento, estava havendo uma Transmissão, ao vivo,
.
de uma Coletiva de Imprensa com Promotores Tucanos Paulistas.
.
Fiquei ouvindo, com atenção, a exposição de uma Peça Acusatória
.
muito bem Montada, para fins de Reality Show, porém Mentirosa.
.
Desagradado com a Leviandade e a Falsidade da Acusação do MP-SP,
.
decidi, então, seguir o conselho dado, em 2011, pela Presidente Dilma.
.
Empunhei o Controle Remoto, “uma arma poderosa contra Monopólios”,
.
e troquei para o Canal Band News… Surpresa: Estava dando a mesma coisa!
.
Imediatamente, como Telespectador Poderoso, de novo disparei o Controle
.
e mudei para a TV Record News… Adivinha o que estava sendo transmitido…
.
.

Responder

George Marcel Rosa

10/03/2016 - 16h35

Conceição ou Azenha,

Dúvidas urgentes:

1. Sou professor e usualmente compartilho no Face algumas reportagens e artigos. Está ocorrendo alguma interferência na visualização disso? Sempre a galera curte. Nunca ninguém deixou de curtir. Difícil dizer que “ah, foi a minha primeira vez que ninguém curtiu”…

2. Por que, de meu celular com o sistema Android, quando entro no Viomundo, antes de abrir a página, aparece uma (página) com a frase: ” checking your browser”?

3. E detalhe: escrevendo esse comentário de meu celular, palavras sem o menor sentido com o que eu estou escrevendo, brotam aqui no box enquanto dígito (tendo, eu, que arrumar) e, acima do teclado, abriu um outro box (no Android) com letras enormes onde aparecem as palavras que surgem aqui, do nada. Tipo “Irã”, “niacinamida” (sei lá o que é isso). ????

Responder

    Conceição Lemes

    10/03/2016 - 16h43

    George, nós sofremos um ataque seriíssimo na semana passada. Leandro Guedes, nosso web, teve de colocar alguns filtros. Só que eles acabaram atingindo também o Facebook. Compartilhar ficou impossível. Até segunda-feira isso estará resolvido. Por favor, se depois de segunda o problema persistir, nos avise. Obrigada pela colaboração. abs

jõao

10/03/2016 - 16h34

Sanders critica intervenção dos EUA na América Latina
http://www.revistaforum.com.br/2016/03/10/sanders-critica-intervencao-dos-eua-na-america-latina

Responder

Fabio

10/03/2016 - 15h48

Lula deve sim ser nomeado ministro e “fugir” do Moro. Nao importa o que vao pensar a respeito. Tem mais e que assumir que com isso ele tera a chance de ter um julgamento mais imparcial e mais justo, se e que isso e possivel hobe no Brasil.
Com o Moro, a situaçao de Lula, com ou sem provas, ja esta definida.

Responder

Eduardo Guimaraes

10/03/2016 - 15h46

Janio, você tem informação sobre qual é a opinião do Ministro Aldo Rebelo sobre esta violenta agressão da lavajato ao povo brasileiro? Se todas as informações disponíveis ao cidadão são verdadeiras, de fato conclui-se como gravíssima a Operação de Congonhas!

Responder

Mauricio Gomes

10/03/2016 - 15h16

Pra mim, está mais para as operações da Gestapo como a “noite dos cristais”. Esse delegado safado já deveria ter sido demitido por diversas irregularidades, pois já fez propaganda política nas redes, mandou instalar um grampo ilegal e comete todo tipo de arbitrariedade. Dilma, nomeie alguém macho pro MJ pra botar essa canalhada no seu lugar.

Responder

FrancoAtirador

10/03/2016 - 14h08

.
.
“Moro entende tanto de Economia quanto de Democracia”
.
Diz que OLJ não interferiu negativamente na Crise Econômica.
.
Não. Só paralisou a Cadeia Produtiva de Petróleo (18% do PIB).
.
(https://twitter.com/cartamaior)
.
.
JORNALISMO DE MERCADO, POLÍCIA DE MERCADO, JUDICIÁRIO DE MERCADO…
.
09/03/2016 22h51
Folha de S.Paulo
Poder
.
O JUIZ SÉRGIO MORO, que conduz os Processos da LAVA JATO em Curitiba,
afirmou que a Operação que investiga o Esquema de Corrupção na Petrobras
não é RESPONSÁVEL PELA CRISE ECONÔMICA DO PAÍS
e disse esperar que as manifestações previstas para o domingo sejam pacíficas.
.
A DECLARAÇÃO foi feita na noite desta quarta-feira (9)
durante PALESTRA do MAGISTRADO em EVENTO para EMPRESÁRIOS da LIDE Paraná,
entidade que tem como COORDENADOR Nacional JOÃO DÓRIA,
PRÉ-CANDIDATO pelo PSDB à PREFEITURA DE SÃO PAULO.
.
“As investigações têm sofrido acirrados ataques.
Houve até quem atribuiu a Lava Jato à recessão atual”, afirmou Moro.
“Fico consternado com esse quadro econômico, de recessão e desemprego.
Acredito que a culpa não é da Lava Jato.”
.
Segundo MORO, o fato de haver MOVIMENTOS FAVORÁVEIS do MERCADO FINANCEIRO
quando há OPERAÇÕES da POLÍCIA FEDERAL, “para mim, é um indicativo que a Lava Jato
não é exatamente um problema”.
.
Ao introduzir a palestra com Moro, o responsável pelo LIDE PARANÁ Fabrício de Macedo CONVIDOU O PÚBLICO A PARTICIPAR DO PROTESTO NO PRÓXIMO DOMINGO(13),
coordenado em todo o Estado.
.
Imediatamente foi APLAUDIDO pelos cerca de 200 convidados.
.
Reportagem: JULIANA COISSI de CURITIBA
.
.

Responder

    FrancoAtirador

    10/03/2016 - 14h27

    .
    .
    Sob os Impactos da Lava Jato,
    PIB do Brasil tem Queda de 3,8%
    .
    Segundo Cálculos de Consultorias,
    sem a Operação Lava Jato (OLJ),
    o Porcentual de Queda do PIB
    seria de no Máximo 1,3%
    .
    Em 2015, a Indústria de Transformação caiu 9,7%.
    .
    A Queda de 6,2%, em Média, no Setor Industrial
    revela os Resultados Negativos da Atividade.
    .
    A Construção Civil caiu 7,6%
    e a Indústria de Transformação despencou 9,7%.
    .
    A Exceção foi a Extrativa Mineral,
    que cresceu no ano 4,9%.
    .
    IMPACTOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO (OLJ)
    .
    Afetada por fatores como a Operação Lava Jato e a queda no preço do barril de petróleo, a Petrobras reduziu investimentos, com grandes impactos para todo o setor de óleo e gás, o que teve impacto expressivo no resultado do PIB.
    .
    “Parte grande dessa queda nos investimentos é decorrente da Lava Jato e da queda no preço do barril. Além de a Petrobras ter revisto seus investimentos, as empreiteiras também tiveram forte impacto, sem as encomendas da empresa”, disse nesta quinta (3) Juan Jensen, professor de economia do Insper e sócio da 4E Consultoria, que avaliou que, dos 3,8% de queda do PIB em 2015, de 2 a 2,5 pontos percentuais resultaram da crise da Petrobras e da cadeia de petróleo e gás.
    .
    Ainda no final do ano passado, a Consultoria Tendências já contabilizava que a não realização de acordos com empresas envolvidas nas investigações da Operação Lava Jato seria responsável por uma retração de 2,5% no PIB de 2015.
    .
    “A Lava Jato paralisou setores que têm um peso grande nos investimentos totais da economia, então é natural que tenha um impacto negativo expressivo no PIB no curto prazo”, disse à BBC*, em dezembro do ano passado, Alessandra Ribeiro, economista da Consultoria Tendências
    .
    De acordo com a instituição, os investimentos da Petrobras corresponderiam a 2% do PIB brasileiro, e os aportes de grandes construtoras envolvidas no escândalo em obras de infraestrutura, 2,8%. Os investimentos de todas as empresas envolvidas na Lava Jato chegariam então a quase 5% do PIB, em um país em que o nível total dos investimentos tem variação de 17% a 20%.
    .
    Em função da Lava Jato, a própria Petrobras e muitas construtoras revisaram seus planos de investimentos e fizeram mudanças em sua estrutura e em contratos com parceiros.
    .
    Outra consultoria, a GO Associados, também estimou, no ano passado, um efeito da Lava Jato no PIB de magnitude similar. Segundo seu levantamento, os impactos diretos e indiretos da operação poderiam ser de R$ 142,6 bilhões em 2015.
    .
    *(http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151201_lavajato_ru)
    .
    Do Portal Vermelho, com Agências (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=277111)
    .
    .

Messias Franca de Macedo

10/03/2016 - 13h57

Bob Fernandes / Espionagem da CIA, FBI, DEA, NSA…e o silêncio no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=aPV0kebN8o4

Responder

    Ruy Teixeira

    10/03/2016 - 15h12

    Vai contando quantas pessoas vão paras ruas no domingo, 13/03 para defender o juiz Sergio Mouro, será que são todas pagas pelos americanos ou são todas midiotas ?

    Allex

    10/03/2016 - 17h48

    Sim, seu ruy teixeira. Todos midiotas. A começar por você. Todos inocentes úteis. Ou inúteis, tanto faz.

    Messias Franca de Macedo

    10/03/2016 - 18h32

    ATENÇÃO NACÃO DO BEM!
    MUITA ATENÇÃO!
    Agora “O Iraque somos ‘nois'”!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Ex agente da CIA explica como EUA dominam e escravizam um país!

    https://www.youtube.com/watch?v=E77cMNxkSL4

Messias Franca de Macedo

10/03/2016 - 13h50

Governo americano treinou Moro

FHC, Cerra… os americanos sabem em quem despertar lideranças…

publicado 10/03/2016

No jornal americano Washington Post:
(…)
Tradução livre:
Moro diz que aprendeu com investigações estrangeiras de corrupção, como a “Mãos Limpas” da Itália … Seu método também pode ter sido influenciado pela exposição ao processo legal americano, dizem amigos. Em 1998, Moro e a colega juíza federal Gisele Lemke cursaram por um mês um programa especial na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.
Em 2007, Moro participou de um curso de três semanas no Departamento de Estado americano para líderes em potencial.
(Ênfase minha – Paulo Henrique Amorim)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/economia/governo-americano-treinou-moro

Responder

Donizeti - SP

10/03/2016 - 13h07

Jânio de Freitas, um dos únicos homens e profissional que neste país ainda merece ser chamado de jornalista, na literalidade e acepção da palavra !

Responder

Atentos ao nazismo

10/03/2016 - 12h59

Aqui está a prova clara e concreta do golpimo . Chamada do Terra;
Impeachment
PMDB pode liberar voto a favor do impeachment, diz jornal. Que deslize! Se estivessem com eles a verdade, nem é preciso dizer, assim diriam; PMDB pode dar liberdade partidária em seus votos no congresso quando julgarem o impeachment;
Esta ai prova, vejam antes que tirem do ar;
Ihttp://noticias.terra.com.br/brasil/politica/impeachment/pmdb-pode-liberar-parlamentares-para-votar-a-favor-do-impeachment-diz-estadao,368e78fb903cd51fab7d49a529faeba5tyd0rrd4.html

Responder

Nelson

10/03/2016 - 12h57

Há pessoas que não se contêm em reservar sua imensa ignorância só para si mesmas. Fazem questão de demonstrá-la sempre que podem. Concordas, Sr Ruy Teixeira?

E ele ainda diz que está cursando, ou já cursou, uma universidade. Pobre do Brasil, pobre da humanidade

Responder

Nelson

10/03/2016 - 12h51

Grande Jânio de Freitas. É dos poucos que ainda podem ser chamados de jornalista neste país.

Responder

Sérgio

10/03/2016 - 12h44

Definições de hipnose:
“Hipnose é um estado temporário de atenção modificada que se caracteriza por uma sugestionabilidade aumentada.”
Abrahan Maslow
“Hipnose é um estreitamento de consciência, geralmente provocado artificialmente, que se parece com o sono, porém dele se distingue fisiologicamente.”
Antônio Carlos de Moraes Passos
“Hipnose abrange qualquer procedimento que venha causar, por meio de sugestões, mudanças no estado físico e mental, podendo produzir alterações na percepção, nas sensações, no comportamento, nos sentimentos, nos pensamentos e na memória.”
Sociedade Brasileira de Hipnose

Responder

FrancoAtirador

10/03/2016 - 12h44

.
.
Jânio de Freitas é o Único Profissional
.
que se salva do Expediente da Folha…
.
(http://www1.folha.uol.com.br/expediente)
.
.

Responder

Ghandhi( máxima da não-agressão)

10/03/2016 - 12h29

Muitos avisaram e continuam a nos avisar com sabedoria, este mal que não descansa, a fazer da opressão seu trabalho, está agora estimulando um conflito entre irmãos , cidadãos, para uma última cartada. Nossa indignação , nosso desejo de lutar por nosso país , germinou e floresceu em nós naturalmente. Somos nós , os justos , a favor do Brasil e de sua presidenta legítima , os possuidores do direito natural de nos manifestar; principalmente aos domingos, pois durante a semana trabalhamos! O mal não descansa, ainda insiste em mais uma cartada. Preparam-se para duas armadilhas; primeiro,querem nos levar ao ódio, querem nos provocar e agredir, quando estamos atrás de paz, felicidade e democracia verdadeira; segundo , querem distorcer a realidade, obsoleta mídia não sejam tolas de manipular as imagens, e fazerem os reais manifestantes, nas ruas para defender sua nação,se passaram por golpistas. Mas não vão, porque somente a verdade está a nosso lado e assim nos distinguiremos. Usem sua inteligência e criatividade para impedir mais atentados, meio terroristas, um pouco nazistas, à democracia. Se eles chegam por cá, nos viremos aos muitos, de todos os cantos do país , por lá; se eles eles ficam deste lado, nós ficaremos do outro, se eles vestem amarelo, nós , os justos, os corajosos, vestiremos verde, branco e azul; pois a verdadeira bandeira do Brasil não possui somente uma cor ou uma só classe. Ainda neste momento, quando todos encontram a realidade, seria insensato agredir nossa própria nação. Vamos as ruas protestar pela paz , como o fez Gandhi e Mandela, quando se fez sábio; um era agredido a todo tempo , mas não revidava, outro foi levado preso injustamente, e se fortaleceu. Não perderemos a ascendência moral , porque somos maiores que nossos opressores e sabemos já de suas fraquezas. Eles não tem a razão ou o argumento, certamente vão nos insultar; pois mostrem a todos esta insanidade , e os deixem falando sozinho como o merecem. Se, há muito, já tivéssemos feito isso, o Brasil já estaria em situação melhor. Força Dilma Rousseff, iremos protestar com paz e sabedoria! Ad.

Responder

Sérgio

10/03/2016 - 11h57

Em tempo, uma saudação dos gnósticos: DESPERTA!
Que ódio é esse que a Globo despertou? Já se vê e ouve o rosnar dessa turma. A baba do ódio a escorrer. Esse é o tal povo cordial?
Desperta desse transe gente!

Responder

Sidnei Brito

10/03/2016 - 11h45

Janio de Freitas, Janio de Freitas! Não se fala de OBAN em casa de enforcado, menino ousado!

Responder

Roberto Locatelli

10/03/2016 - 11h25

Conceição, Azenha

Quando compartilho posts do VioMundo no facebook, aparece apenas a frase “Just a moment”. Deve ser por causa dos dispositivos de segurança. Mas atrapalha a divulgação no face, a qual é muito importante…

Responder

    Conceição Lemes

    10/03/2016 - 12h52

    Locatelli, obrigada. Já estamos resolvendo este problema. abs

Deixe uma resposta