VIOMUNDO

Igor Felippe: “O Viomundo já saiu das suas mãos, Azenha e Conceição”

30 de março de 2013 às 12h23

 

do Igor Felippe, via e-mail

Há homens que lutam um dia e são bons,
há outros que lutam um ano e são melhores,
há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Mas há os que lutam toda a vida
e estes são imprescindíveis”
Bertold Brecht

Caro amigo Azenha,

Tenho certeza que o blog Viomundo não vai fechar. Porque você e a Conceição Lemes são imprescindíveis.

E aqueles que são imprescindíveis lutam a vida inteira.

O vaticínio é de Bertold Brecht, o dramaturgo alemão comunista que saiu do seu país com a chegada de Hitler ao poder.

A sua vontade individual, Azenha, vale pouco agora. Para o bem e para o mal.

O Viomundo cresceu e se tornou o melhor blog do Brasil.

É o melhor porque informa, agita, educa e chama â reflexão seus leitores, tratando de temas da conjuntura política e de questões profundas da sociedade brasileira.

Com isso, conta com a contribuição de dezenas de pessoas e tem milhares de leitores.

O blog já saiu das suas mãos, Azenha e Conceição.

Vocês são apenas síndicos desse condomínio, formado por aqueles que têm uma visão crítica da realidade, que não se satisfazem com a mediocridade da velha mídia e que querem transformar profundamente este país.

Os sujeitos cumprem um papel importante na história. E você, Azenha, é um desses sujeitos.

A emergência da internet criou um canal de comunicação para além das TVs, rádios e jornais concentrados nas mãos de uma oligarquia intolerante e truculenta.

As contradições criadas no seio da sociedade brasileira com a eleição de um torneiro mecânico aproximaram jornalistas exiladas nos grandes meios de comunicação das organizações políticas progressistas.

Vamos ser diretos: aproximou jornalistas críticos da luta de classes, para usar uma expressão fundamental para compreender a realidade contemporânea.

O Brasil passou pela escravidão e por duas ditaduras, que perseguiram, torturaram e mataram aqueles que defendiam a liberdade e a igualdade.

A burguesia brasileira é intolerante. Não tolera pensamento diferente, não tolera críticas e não tolera traição.

A saída da Globo, as críticas ao jornalismo do grupo e o sucesso do Viomundo representam uma traição para os poderosos.

No Brasil, perfilaram na trincheira da luta pela liberdade e igualdade inúmeros lutadores do povo, como Zumbi, Apolônio de Carvalho, Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Francisco Julião, João Pedro Teixeira, Helenira Rezende, Florestan Fernandes, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro…

Todos enfrentaram os poderosos. Foram derrotados pela morte. Lutaram até o fim da vida.

Azenha, a condenação imposta por uma Justiça do Rio de Janeiro que se submete às vontades das Organizações Globo, é mais um capítulo da luta de classes no Brasil.

É a luta dos detentores do poder contra aqueles que representam obstáculos para o exercício do poder, por se associar às causas do povo brasileiro.

Essa luta é dura, inglória, desgastante e, especialmente, perigosa.

O grande professor Florestan Fernandes escreveu sabiamente que “contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres”.

Não podemos transigir. Cabe a todos nós fazer uma grande campanha para denunciar a perseguição da Globo, arrecadar recursos para pagar a multa e intensificar a luta pela democratização do sistema de comunicação.

Azenha, cabe a você continuar o seu grande trabalho, porque o fechamento do blog representaria uma derrota para todos nós.

Então, vamos coletivamente enfrentar esses desafios, para que juntos possamos impor uma derrota para aqueles que mandam neste país.

Um grande abraço,

Igor Felippe

Igor Felippe é jornalista

PS do Viomundo: Sobre este assunto Azenha e eu, Conceição Lemes, divergimos profundamente. Num post, que publicaremos mais tarde,  vou detalhar o que penso. Mas eu respeito e compreendo muito bem a posição do Azenha, que há anos lida com problemas graves de saúde na família e, agora, tem de enfrentar mais esta batalha contra a Globo.

Investigação VIOMUNDO

Estamos investigando a hipocrisia de deputados e senadores que dizem uma coisa ao condenar Dilma Rousseff ao impeachment mas fazem outra fora do Parlamento. Hipocrisia, sim, mas também maracutaias que deveriam fazer corar as esposas e filhos aos quais dedicaram seus votos. Muitos destes parlamentares obscuros controlam a mídia local ou regional contra qualquer tipo de investigação e estão fora do radar de jornalistas investigativos que trabalham nos grandes meios. Precisamos de sua ajuda para financiar esta investigação permanente e para manter um banco de dados digital que os eleitores poderão consultar já em 2016. Estamos recebendo dezenas de sugestões, links e documentos pelo [email protected]

R$0,00

% arrecadado

arrecadados da meta de
R$ 20.000,00

90 dias restantes

QUERO CONTRIBUIR
129 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Maria a.

03/04/2013 - 21h55

Repito o que ja disse no Facebook. Gosto da nova proposta. Estou disponivel para contribuir. Viomundo eh bom demais para parar. Meu abraco caloroso.

Responder

Paulo Pimenta denuncia judicialização e asfixia econômica dos blogs: “Como na ditadura” « Viomundo – O que você não vê na mídia

01/04/2013 - 18h44

[…] Igor Felippe: “O Viomundo já saiu das suas mãos, Azenha e Conceição” […]

Responder

Denise

01/04/2013 - 16h44

Vamos a luta! Vamos EXIGIR divisão justa nessa fatia do governo que a só a Globo ganha! Temos que cobrar daqueles que elegemos mudança nessa lei. A Dilma tem que aproveitar a grande popularidade que goza para fazer um país mais justo também na midia!
Liberdade de expressão é só para a grande midia? A lei tem dois pesos e duas medidas?

Responder

“Façamos exatamente o contrário do que a Globo e outros inimigos desejam” « Viomundo – O que você não vê na mídia

31/03/2013 - 23h42

[…] disse aqui que entendo as razões do Azenha. É duríssimo ser penalizado por exercer o seu direito […]

Responder

Jorge B

31/03/2013 - 22h57

Azenha, você é imprescindível em nosso país e no mundo. O valor do seu blog é incalculável para a democratização da informação. Você é experiente, competente, é ético, é sensível e humano, você é respeitoso, é um jornalista exemplar, você merece todo o nosso respeito e apoio. Endosso todas as ideias para que divida conosco todo o ônus desta luta. Aguardo a divulgação do nr da conta, de preferência no BB. Vida longa para vocês do Viomundo !!!

Responder

Israel Medeiros

31/03/2013 - 10h23

O que se conclama em uma sociedade é a liberdade de expressão sem ter essa ponte corre o risco de entrarmos na obscuridade , no Brasil corremos este risco, o que estar acontecendo com o blogger “VIOMUNDO”, o qual responde por este blogger o jornalista Azenha, que estar sendo processado pelo diretor de jornalismo da globo, o menino de recado da rede globo. Azenha os leitores assíduo com eu e os milhares espalhado pelo país estamos ao seu lado, companheiro somos todos solidários á você.

Responder

paulo Sergio

31/03/2013 - 10h00

Eduardo Souto Jorge problema de grana não parece ser da esquerda e sim dessa direita que nunca é expurgad pq recebe de todas as maneiras , inclusive qdo precisa disfarçar que estea tomando o dinheiro limpo , pela via judiciária , neste país de gente muito canalha , que está politizando o judiciário e policiando a alternativa de uma imprensa livre .

Responder

lauro c. l. oliveira

31/03/2013 - 09h42

A luta de Kamel contra Azenha é a mesma de um golias vitaminado pelo capital midiático brasileiro, com auxílio da injustiça carioca contra um davi, do bom jornalismo do interesse público, da solidariedade, do nosso coletivo. É a briga das trevas contra a luz. Não podemos permitir que Azenha se deixe calar. Será a nossa derrota. O bem tem que superar o mal. Não nos deixe a mercê do plim plim.

Responder

Messias Franca de Macedo

31/03/2013 - 09h40

… MAIS RAZÕES PARA O ‘VIOMUNDO’ PERSEVERAR, RESISTIR AOS CANALHAS E BEÓCIOS!…

###################################

Band assume, sem problema, que CQC tentou ridicularizar Genoino

O jornalista Maurício Stycer publicou em seu blog, nesta sexta-feira, a informação de que o uso de uma criança para chegar ao deputado José Genoino (PT-SP), no programa CQC, foi uma tentativa deliberada de expor o líder petista ao ridículo, com o uso de um menor, que teve sua imagem evidenciada em todo o país. O fato, afirma Stycer, causou “péssima” repercussão dentro da própria TV Bandeirantes e também na produtora Cuatro Cabezas, uma franquia argentina que promove atrações do gênero naquele e em outros países. Questionada, a emissora disse não ver problemas éticos no uso da criança ou na maneira agressiva com que os humoristas do CQC, travestidos de jornalistas, abordaram Genoino.
(…)
Na tarde de quinta-feira, enviei [jornalista Maurício Stycer] as seguintes perguntas à emissora:
1. A Band aprova o procedimento utilizado pelo “CQC” para entrevistar Genoino?
2. O uso de um ator-mirim, que mentiu ao deputado, não fere as normas éticas da emissora?
3. Como a Band vê a repercussão negativa da entrevista?
4. Por que a Band vetou, em 2012, uma entrevista com Jaqueline Roriz, na qual o CQC também mentiu para a deputada, e não vetou esta com Genoino?
A reposta foi a seguinte: “O CQC é um programa com o foco acentuado no humor, não pretende ofender o público e sim entretê-lo. Mas, como toda atração que trabalha com esse gênero, corre o risco de desagradar algumas pessoas”.

FONTE: http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/band-nao-ve-problema-etico-na-tentativa-de-ridicularizar-genoino/594496/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130330

Responder

sousa primo

31/03/2013 - 08h57

Azenha, como faco pra contribuir? nao cometa um erro desse. o VI O MUNDO , como o CONVERSA AFIADA, CICADANIA e outros despertaram no POVO o desejo de LIBERDADE.

Responder

Wellington Santos/São Paulo

31/03/2013 - 04h19

O viomundo é um dos melhores blogs progressista e de discussão política do país e não pode acabar de jeito nenhum,todos nós que acompanhamos e nos tornamos leitores assíduos do blog não podemos dar aos senhores da casa grande esse gostinho de vitória,temos que sim nos mobilizar e juntar forças para manter o blog na ativa,na luta renhida,no bom combate que o faz.Algumas sugestões interessantes já foram dadas e espero que o Azenha possa aceitar alguma das alternativas apresentadas,pois como disse o autor do texto acima o Viomundo não é mais propriedade de uma pessoa apenas,se tornou de todos nós que buscamos e lutamos através do debate democrático e público a ampla e inesgotável liberdade de expressão e de comunicação nesse país.Portanto Azenha não esmoreça pois é isso que eles querem,antes mantenha-se firme e forte em seus propósitos pois do lado de cá apoio é o que não vai faltar,esteja certo disso.Um grande abraço a todos!

Responder

FrancoAtirador

31/03/2013 - 02h52

.
.
SUL21

Jornalista Luiz Carlos Azenha anuncia livro sobre Organizações Globo.

Azenha anuncia livro sobre atuação política da Globo nas eleições presidenciais

Ex-correspondente da Globo em Nova York, o jornalista Luiz Carlos Azenha afirma que a emissora dos Marinho tentou eleger o tucano Geraldo Alckmin nas eleições de 2006 contra Lula.

Em seu blog, Viomundo, ele anuncia que lançará livro sobre a atuação política das Organizações Globo com colaboração de Rodrigo Vianna, Marco Aurelio Mello e outras testemunhas — identificadas ou não — narrando os bastidores da cobertura da eleição presidencial de 2006 na Globo.

“Descreverei detalhadamente, em breve, como O Globo e associados tentaram praticar comigo o tradicional assassinato de caráter da mídia corporativa brasileira”, alerta.

Condenado a pagar R$ 30 mil a Ali Kamel por suposta “campanha difamatória”, Azenha fala que “o objetivo da emissora, ainda que por vias tortas, é intimidar e calar aqueles que são capazes de desvendar o que se passa nos bastidores dela, justamente por terem fontes e conhecimento das engrenagens globais”.

O jornalista comenta da desvantagem da mídia alternativa em disputas judiciais contra a emissora que concentra pelo menos 50% de todas as verbas publicitárias do Brasil, com o equivalente poder político, midiático e lobístico.

“Hoje, através da judicialização de debate político, de um confronto que leva para a Justiça uma disputa entre desiguais, estamos fadados ao sufoco lento e gradual. Perdi. Ali Kamel e a Globo venceram. Calaram, pelo bolso, o Viomundo”, escreve Luis Carlos Azenha.

(http://www.sul21.com.br/jornal/2013/03/azenha-anuncia-livro-sobre-atuacao-politica-da-globo-nas-eleicoes-presidenciais)

Responder

Ricardo Homrich

31/03/2013 - 02h05

Bora rachar essas indenizações para a Globo e Ali Kamel.
Se querem esmolas vamos dar.

Responder

Luís de Assis

31/03/2013 - 00h51

Azenha, o e-mail do Igor é perfeito, jamais fechar o blog, isso daria força ao PiG, nem pensar, meu jovem. É só fazer uma campanha aqui no Viomundo para arrecadar fundos para o pagamento da dívida, sem dúvida iremos conseguir! É só começar, vamos lá…

Responder

FrancoAtirador

31/03/2013 - 00h20

.
.
Quando o Viomundo me apresentou Azenha

Por Conceição Oliveira, no blog Maria Frô

Estou triste, mas muito triste com o anúncio de que Luiz Carlos Azenha fechará o Viomundo: Globo consegue o que a ditadura não conseguiu: calar imprensa alternativa.

Azenha é um amigo querido, um sujeito que admiro e me orgulho de ter trabalhado junto, brigado junto, aprendido junto para que fizéssemos uma série bacanuda para o público brasileiro sobre o continente africano, para ser exibida em um projeto que acreditávamos e que defendemos com unhas e dentes: o desenvolvimento de uma tv pública de qualidade no Brasil.

Para variar investimos muito tempo de nossas vidas num projeto que acreditamos e nos dedicamos de forma obcecada: cansamos de sair às 3, 4 horas da madrugada da produtora porque ambos exigentes além da conta revíamos texto, edição, até acharmos que ficou razoável. E como sempre perdemos dinheiro. Quando vencemos o edital dispensei um trabalho na editora para ganhar o dobro que que ganharia na produtora, além de todas as garantias do mundo corporativo ausentes em empreitadas como as de produção independente. Até hoje minha mãe acha que sou uma maluca por ter feito tal escolha (e ela provavelmente tem razão).

Ao conhecer Azenha em campo, vendo sua prática antes de começar qualquer pauta, ao fazer a reportagem e ao editá-la minha admiração por ele aumentou ainda mais.

Azenha literalmente mergulha nas leituras e ele tem algumas características fascinantes que poucas pessoas que conheço tem: humildade para aprender o que não sabe; uma imensa curiosidade intelectual, uma velocidade acima da média de leitura (eu já o vi iniciar um livro de umas 300 páginas à noite e no dia seguinte ao pegar o livro constatar que está inteiro grifado, há muitos livros meus assim pra contar esta história).

Eu brigo muito com Azenha, agora mesmo tenho vontade de dizer para ele:Não, você não vai fechar o Viomundo, a gente vende roupa no brechó, pastel na feira, sei lá, mas você não vai fechar o Viomundo! Eu conheci você por causa do Viomundo!

O Viomundo me apresentou o Azenha, o jornalista Luiz Carlos Azenha.

Já não via a Globo há muito tempo, não me lembro de ter assistido alguma vez na vida a Manchete (uma das tevês que ele havia trabalhado). Devia lembrar vagamente do rosto de Azenha, mas não o conhecia como jornalista global, até que pesquisando um texto jornalístico sobre o Haiti para preparar uma atividade para a coleção didática História em Projetos, Editora Ática (Prêmio Jabuti 2008 e a única coleção que recebeu ótimo em todos os critérios analisados no Guia PNLD-2008) deparo-me com uma crônica sensível (Azenha é um excelente cronista e adoraria editar um livro de crônicas dele, mas ele não pára pra selecioná-las) sobre o maior PIB de esperança do planeta: o Haiti.

Azenha com uma sensibilidade quase ausente no jornalismo venal e metido a besta que invadiu as grandes redações conseguia fazer o leitor se interessar pelos haitianos, se solidarizar com os haitianos, sorrir com aqueles sorrisos brancos de propaganda de creme dental que as crianças que ele adora registrar em suas viagens nos exibem. O texto do Azenha casou com perfeição com a perspectiva que eu propunha analisar a história do Haiti.

Bons textos sempre me conquistaram e a partir daí virei leitora assídua do Viomundo (quando ele ainda estava na Globo.com) a Globo deve até isso ao Azenha: Maria Frô lendo domínio da Globo.com para acessar o Viomundo.

E quando o Blog ainda não tinha espaço para comentários eu mandava e-mails discordando de seus posts. Discordando muito e do jeito assertivo que sempre me expresso. Daí descubro uma segunda grande qualidade do Azenha: ele é democrático, ele aceita um discurso diverso do seu, ele debate, rebate, ouve, argumenta, lê mais, discute, discorda, retruca e se convence e muda de opinião. Azenha não é um velho de ideias antiquadas é impressionante o vigor que ele tem diante de descobertas. Foi assim com a política de cotas, foi assim em nossas conversas sobre o continente africano, sobre, militância política, sobre sexismo, feminismo e tantos outros assuntos que debatemos com vigor. Foi assim que nos conhecemos, nos tornamos amigos, parceiros de projetos fantásticos: no blog da Mulher no Viomundo; no Nova África, na Comissão do Blogprog.

Claro que com ou sem o Viomundo vou continuar ao lado do meu grande amigo, mas a ‘morte’ do Viomundo para mim seria como sofrer um aborto, ver algo que acho que tem um imenso potencial morrer antes de nascer em sua plenitude.

Vou começar a fazer chantagem, apelar, sei lá. Mas o que gostaria de pedir agora a quem me lê é que não deixem estas corporações midiáticas e este governo subserviente a estas corporações vencer a liberdade de expressão. Não deixem que um idiota com cara de fuinha que não sabe porra nenhuma de jornalismo e democracia leve a melhor.

Sejam de fato solidários. Solidários de modo concreto e efetivo e isso significa mais que curtir ou compartilhar posts nas redes sociais.

Azenha já gastou 30 mil reais com as custas do processo e continuará gastando com advogado porque certamente entrará com recursos e se perder será mais 30 mil para aquele que parece estar se especializando em calar ‘blogueiros sujos’: Cloaca, Rodrigo Vianna, Marco Aurelio Mello que o digam.

E se vocês gostarem um tantinho do Maria Frô me ajudem a não deixar o Viomundo fechar.

Já decretei no Face se isso acontecer, encerro o Maria Frô.

Será greve de verbo dissonante num mundo cada vez mais discurso único. Sinceramente?
Ando exaurida de tantos recuos e covardia dos que não têm mais desculpas para assim agir.
Parece que está chegando a hora em que a coragem será o silêncio.

(http://mariafro.com)

Responder

Rose

31/03/2013 - 00h20

A globo escreve Brasil com z, mente,manipula, ganha milhoes de reais fazendo propaganda de vacinas como a do HPV e outras que podem levar as pessoas ate a obito e e voce o punido?Nao somente nos cidadaos brasileiros, mas tambem a nossa Presidenta tem que se manifestar pelo bem do nosso Pais,e agora ou nunca!

Responder

Magda Maria Magalhães

30/03/2013 - 23h55

Azenha, depois de muita luta e de uma paulada desta (a condenação pelo Judiciário), ainda tem o lado financeiro-familiar e a sensação de que está sendo usado. É muito! No entanto queremos dizer que estamos a seu lado, não só financeiramente.Os 30 mil de condenação não são despesa única. É preciso pagar para recorrer. Ainda há o risco de ser condenado por custas processuais e honorários advocatícios. É muita grana! Quanto ao financeiro, estamos dispostos a ajudá-lo. Sabendo de tantas despesas, só podemos nos oferecer para contribuir mensalmente com um valor, pois, mais que tudo, este seu blog nos representa. Não vamos fazer favor algum, isto tem que ficar claro, nós é que lhe devemos.
Também a democracia no Brasil ainda não está consolidada. E a luta que você e outros blogueiros empreendem vai transformar este país em um modelo mais igualitário, mais justo, defensor da paz e dos direitos humanos sem fronteira.
Você desistir é como se todos nós desistíssemos. Você parar o Viomundo significa a nossa derrota, a derrota de seus seguidores. Pois não fomos capazes de perceber quanta injustiça há em você carregar esta bandeira o tempo todo e nós nunca termos nos oferecido para segurar um pouquinho.
Insto você a dividir conosco seus problemas e, como medida imediata abrir contas em instituições bancárias onde possamos colocar a nossa assinatura ao blog. É um primeiro passo, podemos caminhar muito mais juntos.
Beijão e agradecimento por lutar e dividir conosco o sonho de um Brasil mais democrático e justo.

Responder

Luís Carlos

30/03/2013 - 23h37

Azenha

Não acho que você tenha que manter este espaço sozinho, pois ele serve a milhares de pessoas em todo país. Ele é importante para você e para milhares de pessoas. Precisamos do Viomundo, portanto não vejo porque não fazermos permanente movimento para mantermos solidariamenente o Viomundo. Pense sobre isso. Terás muitas pessoas contribuindo contigo para manter economicamente o Viomundo e para pagar o valor das custas do processo. Estou disposto, preciso apenas saber como contribuir finaceiramente com você e com a manutenção do Viomundo. Será grande prazer e honra. A solidariedade nos faz muito mais fortes.

Responder

    jaf

    31/03/2013 - 08h28

    Eu tambem.

    Wagner Saback Dantas

    31/03/2013 - 10h44

    De acordo.

Karl

30/03/2013 - 23h32

Para saber do paradeiro, com foi lembrado aqui, dos defensores da blogueira Yoane Sanches, podemos intuir que: Senador Suplicy esta de lua de mel, despesas pagas pelo globo-mtv, com a própria Yoani, pelas Ilhas Cayman. Com direito a musica dos(deve ser isso, Deus do Céu) BROTHERS BRAZIL seus filhos. O tal Ministro Paulo Bernardo esta ocupado em tentar destruir os Vagabundos, como ele diz, e sustentados pelo Governo Federal, BLOGS SUJOS.
Os Partidos politicôcôs não sabem o que esta acontecendo. Parece que eles estão pensando no próximo DIVORCIO. Ou seja, se elegem e, ato continuo, se DIVORCIAM DA SOCIEDADE que os elegeu.
A PresidentA DILMA perdeu o controle remoto e esta procurando o mesmo, pelo “RUIDO” que ele emite.
O resto(ou restolho?) do “TEA PARTY” federal, segundo a Globo amiga, esta lá nos hotéis 20 estrelas da Italia e, também não sabe o que esta acontecendo, com seus vassalos.
É assim.

Responder

Robert

30/03/2013 - 23h25

AZENHA, informe o número da conta. Vamos contribuir. O VI O MUNDO é nosso, é dos brasileiros, é do Brasil!

Gleisi aqui no Paraná, pode esquecer. É menos pior o tal beto rixa, “piá de prédio”, se não a coisa pode piorar.

Responder

Chico Simões

30/03/2013 - 23h20

Azenha, seu blog faz parte do meu dia a dia. Com ele me informo e não me alieno.Sua luta é um exemplo e nos estimula a continuar sonhando com dias melhores e com os meios de comunicação regulamentados, para que tenhamos liberdade de expressão, com informações imparciais, isentas e verdadeiras. É inadmissível, num pais que venceu a ditadura, continuar subordinado a imposição dos meios de comunicação, concentrados nas mãos de 5 famílias, que informando mentiras, promovem um verdadeiro terrorismo aos menos informados, comportando como um partido político que deseja galgar o poder e colocá-lo a serviço de poucos. Sou petista e admito que não entendo porque a presidenta Dilma, uma pessoa com trajetória corajosa de vida não bota freios neste PIG. Regulamentar os meios de comunicação é democrático e atual, como ocorre na América do Sul e no resto do mundo. Como outros já disseram, seu Blog não mais te pertence. É de domínio público dos defensores da liberdade de expressão e de informações que nos fazem refletir. É hora se fazer do limão uma limonada. No conteúdo, não temos dúvida que voçê é infinitamente superior a globo. A sua desvantávem é apenas financeira. Diante disto proponho, muito mais para o nosso bem do que do seu, um movimento intitulado: JUNTOS COM AZENHA PARA CONTINUAR ENFRENTANDO O PIG. Coloque rapidamente no Blog o banco e a conta bancária, para encararmos a Globo, financeiramente também. Com certeza, sairemos mais fortalecidos neste enfrentamento, e quem sabe,estimularemos o governo federal na regulamentação dos meios de comunicação.

Responder

    ricardo

    31/03/2013 - 19h33

    chico, me vi em suas palavras.

    não teria como falar melhor.

    azenha, conta comigo. vamos pagar essa porra de sentença e seguir em frente.

    graças a seu blog sou um ser politizado, o que não era.

    do fundo do coração, obrigado

    ricardo

José Souza

30/03/2013 - 23h18

Contra esse tipo de gente só tem uma solução. É o pneu do carro dele furar, à noite, na periferia de uma grande cidade. Aí ele vai sentir medo. Vai tomar um susto de arrumação. Talvez passe a reavaliar seus conceitos e atitudes. Azenha, coloque a conta no ar que a grana vai chegar. Abraços e força.

Responder

Eduardo Marques

30/03/2013 - 23h03

Azenha e Conceição,
a luta de vcs é a nossa luta.
Estabeleça a forma e estaremos contribuindo imediatamente.
Abs

Responder

Luciano Baia

30/03/2013 - 22h47

Caro Azenha,

A tua luta é a nossa luta ! Não desanime. Conte com a gente.

Luciano Baia.

Responder

Marcos L. Peixoto

30/03/2013 - 22h09

Azenha passe o numero da conta e do banco que terei o maior prazer em dar a minha contribuição.
Azenha, sei que deve ter motivos particulares para ter tomado essa decisão de encerrar o blog.
Mas darei toda força para que não desista e continue com o blog que é muito importante não só para a democracia mas também para todos nós que queremos e almejamos um pais mais justo, sem casa grande e senzala. Abraço.

Responder

Zico

30/03/2013 - 20h45

Não acompahei o caso. De que foi que o Azenha chamou o Kamel? Deve ter sido coisa grave…

Responder

HenriqueD

30/03/2013 - 20h43

Prezado Azenha, que multa seria essa? Os 30.000? Vamos fazer uma vaquinha aqui na blogosfera e arrumar um modo de pagar isso. Quantos leitores leem o blog? Mocada de outros blogs vamos fazer uma campanha ai. Vamos apontar um nomero de conta corrente. Deem ideias ai, gente. Esse blog e outros por ai nao podem parar nao. Digam ai o que acham.

Responder

Anderson

30/03/2013 - 20h37

Enquanto o Ministério das Comunicações financia a Rede Globo, devemos ajudar nosso companheiro Azenha nessa hora.

Azenha e Conceição, contem comigo! É só falar o número da conta que seguirá um depósito meu para ajudar.

Devemos nos unir, antes que sufoquem a mídia alternativa e a voz do povo, que agora se expressa pelos blogs.

Responder

Gerson Carneiro

30/03/2013 - 20h33

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
Antoine de Saint-Exupéry.

Responder

    dukrai

    31/03/2013 - 22h59

    esta foi a primeira vez que encontrei o meu amigo de infância Gerso Carneiro e tava meio encabulado porque era também a primeira vez que via o mega star rs Azenha. Fiquei mei sem graça também com a Conceição por causa desse apelidinho idiota que arrumei por imitação colateral do Cloaca News, achando que nunca ia encontrar com as pessoas virtuais na vida real. Taí, não só conheci como fiquei amigo, converso quando leio os seus textos,dis/con/cordo, acho graça e vejo como in/formação vital. Não dá pra negar, o Viomundo é o blog mais importante na rede, não pelo número de acesso, no topo, mas pelas questões que aborda e pela qualidade dos textos e seus comentaristas. Não sei das condições do Azenha de topar uma dura parada com rede gLobo, com o nosso barbosiano e midiático judiciário, mas o próprio fechamento do site vai ser um baque denunciador, pode ser um tiro no pé da vênus platinada e com certeza vai transformar cada comentarista daqui e alhures num obstinado militante da regulação, controle da veiculação oficial a mídia e outros pequenos detalhes da área de comunicação. Porém, estejam certo, nós, Azenha, Conceição, Gerson e uma multidão de leitores, comentaristas ou não, jamais recriaremos um espaço de discussão como este, podemos dizer que fizemos história e o marco foi as eleições de 2010. Por isto o apelo avassalador para a continuação do blog pelos comentaristas e o texto brilhante e lúcido da Conceição. Pela permanência do Viomundo e dessa traia progressista!

    Gerson Carneiro

    01/04/2013 - 18h20

    “amigo de infância” nada. Eu me alembro eu era piquinininho e ia no buteco comprar bala e tu tava lá bebeno e corria atrás de mim quando eu dizia “olha lá o beubo”.

Luís Machado

30/03/2013 - 20h06

Contem comigo nessa campanha de resistência e solidariedade.

Responder

Leirton Leite

30/03/2013 - 20h06

A campanha nacional para ajudar Luisa Erundina foi um sucesso. Vamos fazer o mesmo , pois não podemo prescindir de um blog tão importante quanto este e ao mesmo tempo derrotar, mais uma vez, o PIG e o judiciário brasileiro. Todo apoio ao Viomundo.

Responder

Flics

30/03/2013 - 20h02

Estamos solidários… mandem o numero da conta…

Responder

Adriano Gomes Filho

30/03/2013 - 19h30

Azenha,

tenho convicção de que se você lançar uma campanha de financiamento coletivo aqui na internet, a exemplo dos sites de “crowdfunding”, arrecadará rapidamente esses recursos. Por favor, avalie essa possibilidade e não desista de manter o Viomundo no ar.

Com o meu abraço e solidariedade.

Responder

Elcio

30/03/2013 - 19h01

Azenha, sei que é difícil, mas peça ajuda. Não tenha vergonha. Olha eu não ganho muito sou apenas um Analista de Sistemas, mas consigo ajudar com uns 50 ou 100 reais por alguns meses, tenho certeza que muitos como eu, também ajudarão !
Sei que é difícil mas vamos tentar !
Você, o Rodrigo Vianna, o PHA não podem parar !
Saudações !

Responder

    João-PR

    30/03/2013 - 21h09

    Azenha, como muitos que já se manifestaram aqui, digo que posso colaborar para que você possa saldar essa infâmia que fizeram contra você (e, por consequencia, contra nós todos).
    Pode parecer piegas, mas estou com os olhos marejados ao ver que há brasileiros conscientes, que se dispõe a ajudar o NOSSO viomundo.
    Azenha, meu caro, saiba que você externa, com o Viomundo, o que pensamos.
    Assim como você, também luto para manter a família e filhos estudando. Sei que não é muito, mas conte, neste primeiro momento, com R$ 100,00 (cem reais). Tem meu e-mail, envie a conta e o banco que segunda-feira deposito.
    Posso colaborar mensalmente para a manutenção do viomundo. Vou ver o orçamento familiar, mas pode contar, mensalmente, com R$ 50,00 (cinquenta reais). O mês que eu conseguir, deposito mais.

    Sei que não é muito, mas se cada um dos seus leitores – que não são poucos – auxiliarem com um pouco, conseguiremos manter o Viomundo.

    Abraços meu caro.

    João

    Andre Azevedo

    30/03/2013 - 22h14

    Também sou assalariado igual ao João, sou servidor público, e também me comprometo a contribuir com R$ 50,00 para, se for preciso, pagar está multa e continuarei contribuindo para manutenção do site.
    Azenha pense com carinho, não feche o site. Mas se está for mesmo a sua decisão compreenderei, pois sei que não é fácil lidar com o que está acontecendo e ainda ter que cuidar da família.

Lélio

30/03/2013 - 18h55

Prezado Azenha, a luta continua!
Fui militante anti-ditadura nos anos 70 – corri riscos, expus minha família e minha carreira, mas a recompensa valeu, ainda que nossa democracia venha em conta-gotas.
Hoje vejo esse papel exercido pelos blogueiros limpíssimos de alma, e os apoio, divulgo e exorto a continuar, pois a recompensa vale: democracia e liberdade!
Vamos apoiar o Azenha, com divulgação e financeiramente.

Responder

Fernando Garcia

30/03/2013 - 18h55

As mídias alternativas precisam buscar estratégias de financiamento que garantam sua independência frente ao Capital e também ao Estado. Na verdade, frente ao complexo Capital-Estado.
Chomsky, por exemplo, doa boa parte dos direitos de seus livros para financiar uma pequena, mas ruidosa e qualificada, indústria de comunicação independente, incluindo sites, editoras, etc. No Brasil, não temos um Chomsky, mas podemos fazer algo ainda assim.
Nos EUA todas estas mídias fazem campanhas permanentes de pedidos de recursos. E não é pouco dinheiro. Já vi o Conterpunch pedindo cerca de 100 mil doláres a seus leitores.
Nosso caso não pode ser diferente. As coisas custam dinheiro e se quisermos manter o espaço temos que pagar por ele.
É hora de mostrar apoio, e apoio neste momento significa dinheiro. Publiquem uma conta, mas não deixem o site morrer.

Responder

Andrea Serpa

30/03/2013 - 18h45

Deixo o meua apoio a este Blog, que vem ajudando a comunicação a sair da escuridão.

Responder

kaloyan Pregnolatto

30/03/2013 - 18h41

como condômino preciso receber o numero da conta….

Responder

sil

30/03/2013 - 18h41

Azenha me representa!Tem o meu apoio!

Responder

Aloísio da Costa Val

30/03/2013 - 18h33

Caro Azenha,
Divulgue o nome do banco e o número da agência para que eu possa participar dessa luta.
Respeitosamente.

Responder

Bene

30/03/2013 - 18h31

Fora globo, Força Azenha, que Deus te de forças, para lutar contra esse dragão da maldade…Força Azenha, bom animo para vencer.

Responder

Aloísio da Costa Val

30/03/2013 - 18h31

Caro Azenha,
Divulgue o nome do Banco e o número da conta para que eu possa participar dessa luta.
Respeitosamente.

Responder

Márcio Santana

30/03/2013 - 18h25

Cadê os defensores da Yoane Sanchez, alguém viu?

Responder

    Maurício Queiroz

    30/03/2013 - 19h46

    Pois é Márcio, será que os que personificaram a liberdade de expressão na pessoa da traidora do povo cubano teriam a dignidade de soltar uma linha em defesa do Azenha! Em tempo: conclamamos a UNE e demais movimentos progressistas organizados, a entrar fazendo barulho tomando como exemplo este caso e demais, como o do Eduardo Guimarães.

oziel f. albuquerque

30/03/2013 - 18h18

Azanha não deixe o blog sem comunicação com os seus adimiradores como eu. Até porque, se precisar uma ajuda para o blog não sair do ar pode contar comigo.

Responder

RicardãoCarioca

30/03/2013 - 18h11

Repetindo o post anterior pra galera que ainda não viu…

Todos nós podemos ajudar desde já: Vamos todos clicar nos anúncios do blog, gente, sem exceção! E, disponibilizar uma conta do blog para ajudar na sua manutenção, também seria importante.

Vamos clicar nos banners de propaganda do blog, gente! Agora e toda vez que viermos visitar o viomundo!

Responder

Messias Franca de Macedo

30/03/2013 - 18h10

…FAZER DO LIMÃO UMA LIMONADA!…

… A coleta de doações para pagar a punição [punição?!] imposta ao emérito brasileiro Luis Carlos Azenha é, de antemão, dever de todos e todas aqueles(as) que se consideram representados pelo competente, honrado e impávido jornalista. A dívida é de todos nós, sobretudo nós leitores e comentaristas. Assim sendo, não há nada de auxílio ao Azenha. O que podemos fazer, sim, é arrecadar os recursos e publicizar a campanha. A campanha a favor da democracia e da liberdade de expressão tornar-se-ia matéria jornalística, veiculada em muitos órgãos da imprensa nacional e internacional… Levar a denúncia à opinião pública, desmascarando esta organização(!) nefasta e golpista que responde pela alcunha de Rede ‘Roubo’ – perdão, ato falho -, Rede Globo. A hora é essa: calar o discurso falso moralista e hipócrita dos covardes (ir)responsáveis por esta emissora, mera concessionária pública, portanto submetida a premissas republicanas…
… Capa da Carta Capital, talvez um bom começo!…

Respeitosamente: quem tomará a iniciativa de produzir o documento público?…

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Luiza Carioca

30/03/2013 - 18h10

É só me dizer o número da conta que eu faço o depósito. É o mínimo que podemos fazer, manter ativos e contundentes nossos mais necessários blogs. Não nos calarão.

Responder

Sérgio Pestana

30/03/2013 - 18h06

Asenha,
diga logo qual a conta para se depositar a grana de que precisas.´Tens um milhão de amigos, e a tal quantia será fácil de levantar. Vamos lá! Conte comigo e meus amigos. Abaixo a Globo!!!

Responder

Manoel

30/03/2013 - 18h05

Azenha sou um dos milhares de anônimos que visite este especialíssimo blog. Quero te dizer que me sentí representado pelas belíssimas palavras do IGOR FELIPE que quero neste também lhe dizer que inicie uma campanha para pagar esta tal multa, pois, tenho certeza que conseguiremos rapidamente este valor. E mais que isso demonstraremos a força de um povo que não mais se calará, bem cmomo não aceitará a pressão dos poderosos que acham que podem direcionar nossos destinos.
Como disse o Gilberto Gil: “…, meu caminho pelo munodo eu mesmo traço a Bahia já me deu regua e compasso”. Força Azenha. Creio que assim como eu, um anônimo que encontrou no Viomundo muito do que preciso para continuar nesta jornada, existem centenas que não permitirá o fechamento desta importantíssima fonte de notícias e informações.

Responder

marcus

30/03/2013 - 18h02

Só estando na pele do sujeito para saber o tamanho da pressão. Não acredito que sejam apenas os 30mil de multa, é bem possível que tenha mais por vir, além disso tem os problemas familiares e a aparente imutabilidade no quadro político brasileiro, muitas vezes parece se afundar cada vez mais… Além disso, não sabemos pq não se pode discutir a decisão judicial (que ainda não é final pelo que entendi).

Responder

jair almansur

30/03/2013 - 17h59

Quero saber em que conta posso depositar minha contribuicao financeira. Adeane Azenha. A manutencao do blog e a derrota daGlobo.

Responder

    Luiz Moreira

    30/03/2013 - 18h13

    É isto aí. Coloquem um numero de conta e na próxima semana vamos resolver a parada. Nada de lamentações. A DITABRANDA vai para as CUCUIAS.

mariazinha

30/03/2013 - 17h59

Arrepiei, Igor Felippe, é isto.
AZENHA! Estamos de prontidão. Todos os blogs progressistas irmanados nessa luta árdua contra as forças malígnas que querem nos escravizar. No seu NASSIF, em primeira página, seu artigo já conta com mais de cem comentários em pleno feriado. Estamos irmanados. Sem chance de parar. Talvez esteja na hora da criação do fundo monetário dos blogs progressistas.

Responder

Cristina Amélia Luzio

30/03/2013 - 17h54

O Blog Viomundo não pode acabar. Conte com não apenas com a minha contribuição, mas com certeza de outros amigos. Podemos fazer depositar em uma conta bancária do blog, divulgar e vender seu livro, etc e tal.

Responder

Clavius Tales

30/03/2013 - 17h47

Assino embaixo.

Responder

renato

30/03/2013 - 17h44

Igor Felipe,( a princípio parabéns, me senti representado por você),
estes dias estava pensando sobre o que Marina Silva falava, das poucas que gosto.
Ela disse que a lista de nossa elite deveria ter
no inicio Chico Mendes.
Deveríamos começar a listar nossa elite Brasileira.
Colocando claro estes personagens: Zumbi, Apolônio de Carvalho, Luís Carlos Prestes, Carlos Marighella, Francisco Julião, João Pedro Teixeira, Helenira Rezende, Florestan Fernandes, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro…
Alguém de bom gosto poderia criar estes avatares com pequena informação de quem são para os jovens se identificarem.
AZENHA: Lembra quando Lula disse que deveriamos fazer nossa mídia.
Não estaria aí a grande oportunidade de começar. As tecnologias existentes hoje permitem interação, e não há nada mais apaixonante que
politica e o POVO.Que Deus o ilumine nos seus caminhos, sinta-se escoltado. E só falar.
Estas pessoas deveriam ser os avatares de nosso povo.
Entre eles com humildade, nossos amigos Azenha e Conceição.
Azenha pela sua dignidade. Não sabia que ele tinha um livro.
Perdõe minha ignorância, mas vou procurar e comprar.

Responder

Wendel

30/03/2013 - 17h31

Azenha e Conceição;

Estamos de prontidão, e quanto à contribuição, conte conosco!

Responder

Maria Thereza

30/03/2013 - 17h23

acho que conseguir o dinheiro é fácil, pois somos muitos e é só o azenha dar os dados bancários, que a gente deposita. Mas acho que é necessário pensar numa estratégia mais articulada entre os os blogueiros progressistas e seus leitores, pensando a médio prazo, pelo menos, porque os ataques não vão cessar. E, nesse ano e no próximo vão ser mais constantes, abrangentes e caros, pra que os blogueiros gastem não só dinheiro (relativamente fácil de resolver), mas energia, tempo e cabeça. Alguém já sugeriu a criação de um “fundo de defesa dos blogueiros” e sugiro que o Barão de Itararé poderia ser o responsável pela gerência desse fundo. Azenha está nessa situação, Nassif e Paulo Henrique tem uma fila de processos – sempre é um negócio desgastante – fora os que são ameaçados ou até mesmo assassinados. Não podemos ficar à mercê dos desmandos da casa grande e seus representantes. Fica a sugestão e aguardamos os dados para depósito.

Responder

Maurício Queiroz

30/03/2013 - 17h13

Conceição e Azenha, não sei qual o padrão que vocês utilizam para manter um post como manchete principal no topo por mais tempo, mas quero sugerir posicionar este artigo do Igor em destaque de chamada.

Responder

    Conceição Lemes

    30/03/2013 - 17h43

    Maurício, a pedidos, subiremos pro manchetao rsrsr. Um abraço

Ronaldo Souza

30/03/2013 - 17h04

Azenha e Conceição Lemes, o Brasil precisa e muito de pessoas sérias nos diversos segmentos da sociedade. É possível que já não sejam tantos, mas jornalistas e repórteres sérios ainda existem e vocês são a prova disso. Não podemos deixar o Viomundo fechar as portas. Quantas vezes esmoreço, por imaginar que os grandes grupos midiáticos são invencíveis, mas logo procuro me reanimar, o que consigo fazer por diferentes razões. Uma delas é justamente ver a persistência de jornalistas como vocês. Vamos fazer da possibilidade de perdermos os “Viosmundos” a nossa força e mais uma razão para não desistirmos.

Responder

Cabral

30/03/2013 - 17h02

Muitas vezes compro a Carta Capital pelo apoio financeiro que significa meu gesto… faço parte da turma que pode e quer ajudar com algum recurso financeiro… este blog, como do Luís Nassif, Conversa Afiada tornaram-se obrigatórios para mim e todos aqueles que têm um compromisso com a Verdade!

Responder

Maurício Queiroz

30/03/2013 - 16h55

Aqui de Cruzeiro do Sul, Estado do Acre, toda a solidariedade ao blog nas pessoas do Azenha e da Conceição! Estou só aguardando o início da campanha para a contribuição financeira, pois a contribuição ideológica já fazemos diariamente com nossos comentários, eu outras centenas de cidadãos que lutam para que este país seja mais justo!

Responder

Jair de Souza

30/03/2013 - 16h49

Bem, este texto do Igor expressa com exatidão o que eu e muitos outros dos seguidores de Viomundo pensamos. Posso imaginar o estado psicológico do Azenha que, estando plenamente consciente de que defende a posição justa (como todos nós também estamos) vê-se derrotado nas estruturas do Poder Judiciário por alguém que é o símbolo de tudo o que há de injusto e perverso em nossa nação. Pode parecer babaquice o que eu vou dizer, Azenha, mas é hora de que você aceite que pode e deve buscar amparo e apoio naqueles que reconhecem a importância de seu trabalho e acreditam que o mesmo precisa continuar. É para o bem da democracia. E quando digo democracia, não me refiro a um formalismo tão a gosto de pseudo-intelectuais. Para mim, democracia é servir os interesses daqueles que não dispõem do poder econômico que detentam as oligarquias e os apaniguados do grande capital multinacional. Ou seja, democracia para mim é servir ao povo trabalhador. E você vem fazendo isto há bastante tempo. Não é por outra razão que você é alvo da fúria máfio-midiática. Se eu puder pedir alguma coisa, peço que, apesar de todas as penúrias pelas quais você está passando, resita por nós e por todos os que precisam contar com seu trabalho para ter a esperança de que um dia alcançaremos uma sociedade mais justa e solidária.

Responder

Urbano

30/03/2013 - 16h44

Os bandidos da oposição ao Brasil podem até ganhar muitas batalhas, mas a guerra em si será o povo a vencer, sem a menor sombra de dúvidas. Questão de tempo…

Responder

nancy lima

30/03/2013 - 16h38

bora Azenha,sempre estou aqui todos os dias várias vz e nem pensar esse negócio de fechar,mande conta agencia o que quiser o vi o mundo é uma trincheira e tem seus soldadsos e somos muitos,já sou idosa mais vou lutar ao seu lado,grande abraço e vamo que vamo!

Responder

Rubens

30/03/2013 - 16h34

Azenha, Conceição, Rodrigo, Gerson, Franco Atirador,etc…

Só posso imaginar que se trata de um “pesadelo”…
Força, pessoal…
Unamos, …
sem volta às trevas…
Apoio incondicional…e, sobretudo, financeiro ao “projeto” do Azenha….
E espero e torço para que vocês “lancem” o Azenha, ou quem sabe a Conceição, ou ainda o Rodrigo, ou…. enfim…
Esperamos por um candidato real e “nosso” para 2014…. Azenha…. Você é o CARA…

Responder

jaime

30/03/2013 - 16h21

Já vi esse filme antes e foi com o Pasquim. Na época, os jornais dos Marinho incluíam-no num cesto chamado de Imprensa Marrom, mas o Pasquim resistiu e só acabou quando acabou o regime da ditadura. Até hoje não se sabe ao certo quem acabou com quem, mas o jornal entrou para a história de modo bem diferente do que a “grande imprensa” imaginava.
Portanto, é hora de resistir. Sinto que estamos diante de uma grande oportunidade, estamos diante da hora que vai fazer a diferença e pode marcar o ponto de não retorno. O Viomundo vai resistir e mais, vai ficar ainda melhor, maior, mais conhecido e reconhecido.

Responder

Tomudjin

30/03/2013 - 16h18

Ainda falta cinco dias para o primeiro de abril.

Responder

Iara Lopes

30/03/2013 - 15h54

Igor Felippe falou e disse: ” O Viomundo já saiu de suas mãos, Azenha e Conceição”. Há muito é o meu farol. Quero ajudá-los.

Responder

abolicionista

30/03/2013 - 15h46

Estou disposto a colaborar financeiramente e a divulgar a campanha de arrecadação.

No mais: Fora Dilma e a luta continua!

Responder

FrancoAtirador

30/03/2013 - 15h45

.
.
Percebeu, Azenha?

O Viomundo não te pertence mais.

O Viomundo é um Patrimônio Político, Social e Cultural BraSileiro.

Nós todos, juntos, vamos COLABORAR, de qualquer forma, para manter o Blog.
.
.

Responder

Marat

30/03/2013 - 15h35

Prezado Igor, parabéns pelo texto!
Azenha, Conceição e a turma de apoio são imprescindíveis. Tenho certeza que todos que gostamos e escrevemos no Viomundo vamos dar todo o apoio contra os vetustos oligarcas da globo e de qualquer outro meio de comunicação, especialmente os mancomunados com políticos e juristas.
Mais dia, menos dia, Azenha vencerá Kamel, assim como a Internet afundará os canais abertos, tão lúgubres e atrasados!
Contem com meu apoio hoje e sempre!

Responder

Gabriel

30/03/2013 - 15h27

Vamos fazer uma campanmha de arrecadação para pagar a indenização e um abaixo-assninado nos solidarizando com a causa. Fazer a juntada desse abaixo-assinado no processo para mostrar ao Judiciário que o Viomundo não está sozinho!

Responder

    Cibele

    30/03/2013 - 19h24

    Boa ideia, Gabriel!

João Paulo Ferreira de Assis

30/03/2013 - 15h27

Esse blog é um dos três que eu leio todos os dias. Os outros dois são o do Eduardo Guimarães e o do Luís Nassif.

Sou de parecer que o blog deve continuar. Se ele parar, é isso mesmo que a turma dos bandidos quer. Observem que os trolls que sempre vem aqui não vieram agora, porque já dão como certo o fechamento do blog. E olhe lá se não vem aqui como espiões para informar a Rede Globo de tudo o que se passa aqui, sugerir que algum dos nossos comentários seja analisado pela equipe jurídica, para eventuais providências.

Acho que o Azenha deve se munir de uma equipe jurídica para analisar cada post que ele escrever, pois cautela e caldo de galinha não fazem mal, fazem bem. Este cuidado pode ser trabalhoso, mas evita que uma palavra de duplo sentido escape e dê motivo para que o grande império da comunicação tente calar a blogosfera. Se não se fizer isso, a luta fica mais desigual ainda do que já está. Mesmo porque ele deve estar sendo monitorado dia e noite pelos advogados do grande império de comunicação.

Duas coisas que eu aprendi no meu curso de Direito, na UNIPAC em Barbacena MG:

1° – numa ação judicial em que o advogado do autor acusara a parte ré de ser ”useira e vezeira” na prática de ilícitos, o réu processou o advogado do autor pelo uso da expressão, e venceu na Justiça, tendo sido indenizado.

2° – uma senhora flagrou o marido em intercurso sexual com uma mulher na sua própria casa e cama. Cega de raiva disparou alguns adjetivos contra a outra mulher, que recorreu à Justiça e ganhou uma boa indenização. E a mulher ficou sem o dinheiro e sem o marido.

Responder

    João Paulo Ferreira de Assis

    30/03/2013 - 15h34

    Eu me disponho a contribuir financeiramente para ajudar pagar a indenização. É pouco dinheiro, mas é dado de coração.

Gerson Carneiro

30/03/2013 - 15h27

“Graças à sentença descobri, aqui da França, o blog Viomundo. Como se vê, a tentativa de asfixiar…oxigena!” @antonioveronese

Responder

    FrancoAtirador

    30/03/2013 - 16h30

    .
    .
    Grande Veronese!!!

    Os ‘Olhares’ deste artista braSileiro

    são impressionantemente espetaculares.

    Considero suas obras incomparáveis.

    (http://antonioveronese.over-blog.com)

    Cibele

    30/03/2013 - 19h23

    Franco, nos fortaleceremos ainda mais, só assim para o povo se unir. Seguinte: se o Azenha não puder, vamos achar um jeito de continuar. Temos que denunciar o que a Globo está fazendo!
    Quanto à conta, já tem data de vencimento: dia cinco tá bom pra você? A gente pode pedir à Conceição um número. Taí: Conceição, você passa o número da conta pra gente e, quando menos esperarem, vai ter uma boa grana lá. Já pode ser neste próximo cinco de abril. Bora, Conceição! Vamos arrumar a casa, mulherada… rs (pra não chorar)

    FrancoAtirador

    31/03/2013 - 00h09

    .
    .
    Caríssima Cibele.

    O seu bom humor e o seu otimismo

    são invejáveis e confortantes.

    Até o hino “Azenha, Não Desista!”

    você conseguiu nos sugerir:

    Rastaman live up!
    (Bob Marley)

    Rastaman, live up!
    Bongoman, don’t give up!
    Congoman, live up, yeah!
    Binghi-man don’t give up!
    Keep your culture:
    Don’t be afraid of the vulture!
    Grow your dreadlock:
    Don’t be afraid of the wolf-pack!

    Rastaman, live up!
    Binghi-man, don’t give up!
    Congoman, live up, yeah!
    Bongoman, don’t give up!

    David slew Goliath with a sling and a stone;
    Samson slew the Philistines with a donkey jawbone:
    Iyaman, live up!
    Rastaman, don’t give up!
    Binghi-man, live up!
    Congoman, don’t give up!

    Trodding through creation in a irie meditation;
    Seen many visions in-a this yah Armagiddyon:
    Rastaman, live up!
    Congoman, don’t give up!
    Rastaman, live up, yeah!
    Natty Dread, no give up!

    Saw it in the beginning, so shall it be in this iwa;
    And they fallen in confusion, well-a just a step from Babel Tower
    Rastaman live up!
    Congoman, no give up!
    Rastaman live up, yeah!
    Congoman, no give up!
    Grow your dreadlocks;
    Don’t be afraid of the wolf-pack!
    A-tell you, one man a-walkin';
    And a billion man a-sparkin’.

    Rastaman, live up!
    Binghi-man, don’t give up!
    Don’t give up, don’t give up, don’t give up!
    Rastaman live up! (tradução)

    Viva o Rastaman!
    Bongoman, não desista!
    Viva o Congoman!
    Binghi-man, não desista!
    Mantenha sua cultura:
    Não tenha medo do predador
    Deixe seus dreadlocks crescerem:
    Não tenha medo do lobo

    Viva o Rastaman!
    Bingyman, não desista!
    Viva o Congoman!
    Bongoman, não desista!

    Davi derrotou Golias com um estilingue e uma pedra;
    Sansão derrotou os Filisteus com um maxilar de burro:
    Viva o Iyaman!
    Rastaman, não desista!
    Viva o Bingyman!
    Congoman, não desista!

    Caminhando pela criação numa meditação iriê (positiva)
    Tivemos muitas visões nesse Armagedon
    Viva o Rastaman!
    Congoman, não desista!
    Viva o Rastaman!
    Natty Dread, não desista!

    Eu vi no início, então deve ser assim nesse tempo;
    E eles entraram em uma confusão a apenas um passo da Torre de Babel
    Viva o Rastaman!
    Congoman, não desista!
    Viva o Rastaman!
    Congoman, não desista!
    Deixe os seus dreadlocks crescerem;
    Não tenha medo do lobo!
    Eu vou lhe dizer, um homem está andando;
    E milhões de homens estão brilhando.

    Viva o Rastaman!
    Bingyman, não desista!
    Não desista, não desista, não desista!

    (http://www.youtube.com/watch?v=VxFmMtUYLqw)

Chico Damasceno

30/03/2013 - 15h18

Põe a conta, que vamos contribuir.

Responder

Lafaiete de Souza Spínola

30/03/2013 - 15h11

Nota-se que problemas de saúde interferem na decisão.

Porém, acredito, caso a comunidade seja solidária e estão demonstrando que sim, na possibilidade de ter um administrador com o objetivo de desafogá-lo nesse momento difícil. Talvez seja o momento de uma pequena reestruturação. Noto que a maioria tem uma alta estima pelo Azenha e não querem dar esse prazer aos algozes, com o encerramento do Viomundo. Depois será a vez de outro e outro. A resistência deve começar, já!

Responder

Yglesias

30/03/2013 - 14h56

Azenha, vamos a luta, nem que seja a última coisa a ser feita. Sou mais um, conte comigo. A DITADURA GLOBAL NÃO PASSARÁ!

Responder

ccbregamim

30/03/2013 - 14h51

valeu, conceição.
valeu igor, que tudo disse.

mas a teimosia do azenha me assusta.
sei que ele é capaz de não ouvir
e tenho medo.

azenha, escuta, cara, escuta nóis!

bjcc!

Responder

Ronaldo Curitiba

30/03/2013 - 14h49

Contra uma ameaça financeira devemos utilizar uma defesa financeira.

Se a Conceição não quiser abrir uma conta bancária para doações vamos utiliar estes sites de colaboração para campanhas.

Outro dia colaborei para o projeto de um velejador que admiro e a iniciativa dele deu certo:

http://www.cosaj.com.br/esporte/Beto-Pandiani-atinge-meta-de-financiamento-coletivo-e-se-prepara-para-a-travessia-do-Atlantico–/7111

Está na hora de ir além dos cliques e comentários. Quem não puder sair da poltrona faz uma doação, e para aqueles que podem – vamos para as ruas!

Responder

Gerson Carneiro

30/03/2013 - 14h42

Responder

    Jeanette

    30/03/2013 - 16h20

    Podem contar comigo! Sou a favor de uma conta-solidariedade. Acompanho este blog desde sua criação, portanto, sinto-me também responsável por ajudar de alguma forma.

    renato

    30/03/2013 - 17h31

    Grande!

    Cibele

    30/03/2013 - 19h32

    Mexeu com o Azenha, com o Gerson Carneiro e comigo, agora tá AMARRADO! Só a raiva que eu já estou sentindo vai fazer esse plim plim tropeçar. Esses escrotos diabólicos!

ROBERTO MARINHO FALCÃO

30/03/2013 - 14h37

Estou só esperando para saber em que conta corrente devo depositar minha contribuição!! FORA ALI KAMEL!!!! FORA REDE GLOBO!!! VIVA O VIOMUNDO!!!

Responder

Leo V

30/03/2013 - 14h36

Devo prestar minha solidariedade e dizer que o Viomundo há vários anos é o melhor blog político no Brasil. Tanto que votei nele naquela premiação que tornou o Viomundo um livro.

Sempre, e digo realmente sempre, mostrando o ponto de vista dos debaixo, com total independência. Alé das análises brilhantes do próprio Azenha.

Se o Viomundo realmente acabar será uma perda enorme. Espero que possamos fazer algo de fato.

Responder

    mineiro

    30/03/2013 - 17h19

    assino em baixo , é melhor blog do brasil junto com o escrevinhador. se blog fechar , vai ser sim uma derrota para a blogosfera progressista.

Miguel Freitas

30/03/2013 - 14h26

Não vamos admitir que calem o blog, divulguem uma conta e nós com cada tostão pagaremos esta bagaça….

Responder

tiago carneiro

30/03/2013 - 14h16

eita! Dilma conseguiu mais uma vítória.

Da-lhe FHC de saias.

Responder

João Negrão

30/03/2013 - 14h01

Vamos para a luta! qUE TAL UMA CAMPANHA?!

Responder

Angela Liuti

30/03/2013 - 13h59

1º- A pergunta é: a esta sentença ao blogeiro não cabe recursos?
2º- Tem uma campanha em curso contra os blogueiros progressistas,é fato. É fato que os blogs progressistas fizeram diferença na eleição passada. Soma-se a isso a denúncia exaustiva do antijornalismo praticado pelo pig e apoio irrestrito à regulamentação da MIDIA. Nada mais natural que usar os extertores finais do antijornalismo a ataques frontais aos progressistas e nada mais mortal que sangrar o bolso daqueles que não são financidos por grandes grupos capitalistas e nem pelo governo. Valem-se da justiça, esta …deixa para lá.
3ºA despeito disto tudo, fechar este blogue é dar ao pig o que o pig não merece.Perde a inteligência deste Pais, pois pensar, refletir fazer jornalismo critico de qualidade veracidade e civismo está em falta há decadas.
4º-O governo Dilma não pode dar os anéis para não perder os dedos, caso o faça, irá sangrar de morte sem ter aliados . além do mais muitas respostas serão depositadas nas urnas em voto nulos, em branco ou em outros candidatos mais afinados com proposstas demcráticas, bons candidatos não faltarão,não se engana a muitos por muito tempo, uma hora a casa cai;
5º – caro Azenha,caso esta sentença se confirme, estaremos aqui para apoiá-lo tb financeiramente.Faremos uma campanha de arrecadação de recursos, conte comigo.

Responder

RicardãoCarioca

30/03/2013 - 13h54

Todos nós podemos ajudar desde já: Vamos todos clicar nos anúncios do blog, gente, sem exceção! E, disponibilizar uma conta do blog para ajudar na sua manutenção, também seria importante.

Vamos clicar nos banners de propaganda do blog, gente! Agora e toda vez que viermos visitar o viomundo!

Responder

    José Sena

    30/03/2013 - 14h16

    Gostei muito desta dica Ricardão, o Vi o Mundo poderia conseguir mais anúncios para a gente clicar.

    Matheus

    30/03/2013 - 14h16

    Grande Ricardo!
    Valeu pela dica meu irmão, farei isso agora!!
    VAMOS PROVIDENCIAR ESSA CONTA!!
    UM ABRAÇO!!
    Matheus

CID

30/03/2013 - 13h51

Os blogs dito “sujos” que não praticam essa sujeira tem que ter uma retaguarda financeira. Senão vai para o vinagre.Unidos em torno de um
ideal, sairemos ganhando, visto que o que move(INFELIZMENTE)tudo e todos
é a grana, larjan, money. Os blogs fazendo um fundo com a finalidade apenas
para fazer frente ao inesperado já é uma vitória.Que essa ideia prospere de
constituir um fundo sem burocracia.

Responder

Janete

30/03/2013 - 13h32

Sou leitora do Viomundo, admiro esse blog, sei que é uma luta inglória enfrentar processos, é desgastante, mas fechar o blog é muito radical, poxa será uma perda incomensurável. Estou disposta a contribuir com vc Azenha.
abra uma conta em nome do blog e o ajudaremos, pelos menos na parte financeira contra a Globo. Agora esse Paulo Bernardes heim, que nojo!

Responder

Aline C Pavia

30/03/2013 - 13h30

Cadê os trolhas que tanto nos fazem perder tempo, saco, paciência e bílis com as bobagens que tanto gostam de proferir, para agora mostrarem do que são capazes?
Ou será que estão usando o rico dinheirinho da Sonsinha e do Graeff para comprar rojões?

Responder

    FrancoAtirador

    30/03/2013 - 15h17

    .
    .
    Caríssima Aline.

    Acho que os trôlhas vão mesmo é perder o emprego.

    Como disse o Francisco, no comentário abaixo,

    o Blog Viomundo é tão democrático e plural,

    que é o único a permitir os comentários deles.
    .
    .
    Mas as reinaldétes, mervalétes e coronelétes

    que não se preocupem, nós aqui vamos ajudá-los

    a manter o ganha-pão por longo tempo ainda.
    .
    .

francisco pereira neto

30/03/2013 - 13h28

Sabem que estão esfregando as mãos com a possível vitória?
Lulipe, Willian e Rodrigo Lemos.
Observem se nos blogs do Reinaldo Cabeça Furada Azevedo, Augusto Nazista Nunes (autor da lista nazista)e outros do gênero, permitem comentários que vão contra a linha de pensamento deles?
O blog do Azenha é democrático demais num país em que não existe democracia plena.
A luta para democratizar a mídia deve ser luta de guerrilha, atingindo alvos certeiros. Principalmente quando o governo lava as mãos depois de sujá-las com verbas bilionárias para a Globo, Veja, Estadão e Folha.
O movimento não deve estar concentrado apenas nos heróico jornalistas que emprestam os seus nomes para que nós possamos expressar as nossas idéias e opiniões.
Jornalista vivo disso. De credibilidade, de reconhecimento e idealismo.
Azenha é o exemplo pronto desse profissional.
Vamos aguardar com comportamento bovino a sua (na verdade é a nossa) derrota?

Responder

Janah

30/03/2013 - 13h27

É isso, Azenha, continue seu trabalho e deixe a globo conosco, seus internautas e amigos!

Responder

Abel

30/03/2013 - 13h23

Azenha e Conceição, estamos com vocês!

Responder

Gerson Carneiro

30/03/2013 - 13h05

Às vezes parecia
Que de tanto acreditar
Em tudo que achávamos
Tão certo…

Teríamos o mundo inteiro
E até um pouco mais
Faríamos floresta do deserto
E diamantes de pedaços
De vidro…

Mas percebo agora
Que o teu sorriso
Vem diferente
Quase parecendo te ferir…

Não queria te ver assim
Quero a tua força
Como era antes
O que tens é só teu
E de nada vale fugir
E não sentir mais nada…

Às vezes parecia
Que era só improvisar
E o mundo então seria
Um livro aberto…

Até chegar o dia
Em que tentamos ter demais
Vendendo fácil
O que não tinha preço…

Eu sei é tudo sem sentido
Quero ter alguém
Com quem conversar
Alguém que depois
Não use o que eu disse
Contra mim…

Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada
Que eu segui
E com a minha própria lei…

Tenho o que ficou
E tenho sorte até demais
Como sei que tens também…

Andrea Doria – Legião Urbana

Responder

    Clavius Tales

    30/03/2013 - 17h49

    Urbana Legio Omnia Vincit

Gil Teixeira

30/03/2013 - 13h01

O Azenha é meu amigo,mexeu com ele mexeu comigo!
Longa vida ao VioMundo

Não posso muito mas darei minha migalha com muita alegria se o caso for apenas o dinheiro. A Voz deste e de muitos blogs externizam o que penso, o que anseio e o que quero pro meu amdao Brasil,que no fundo é de meus filhos e netos!

Não desista, meu caro. Resista, nunca estará sozinho!

Responder

Fabio Passos

30/03/2013 - 13h00

Falou e disse!
ali kamel e a globo nao podem ganhar essa. Enquanto houver blogs sujos o PiG vai apanhar.
Quero contribuir com um fundo que impeca a censura.

Responder

Gerson Carneiro

30/03/2013 - 12h55

Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada
Que eu segui
E com a minha própria lei…

Tenho o que ficou
E tenho sorte até demais
Como sei que tens também…

Quero a tua força
Como era antes
O que tens é só teu
E de nada vale fugir
E não sentir mais nada…

Andrea Doria – Legião Urbana

Responder

Gerson Carneiro

30/03/2013 - 12h52

Quem espera tem ruim é lajedo.

#AzenhaForever #VIOMUNDOForever

Responder

    maria olimpia

    30/03/2013 - 15h05

    Apoiado, Gerson Carneiro!

    Roberto Ribeiro

    30/03/2013 - 15h56

    Idem!

    renato

    30/03/2013 - 17h33

    Sou fazaço de você meu caro!

    FrancoAtirador

    30/03/2013 - 17h49

    .
    .
    A EXORTAÇÃO DE EDUARDO GUIMARÃES, DO BLOG DA CIDADANIA

    “Exorto o jornalista – e amigo do peito –
    Luiz Carlos Azenha a não desistir.
    Não temos a opção de desistir.
    Sem dinheiro, sem patrocínio,
    sofrendo processos e até violência física,
    estamos ajudando (muito) a mudar o Brasil.
    A recompensa que receberemos
    será o agradecimento das gerações futuras,
    que viverão em um país melhor.”

    O império contra-ataca

    A esta altura, você já deve estar sabendo – e, se não sabia, agora saberá – que Luiz Carlos Azenha, jornalista-repórter da TV Record e editor do site Viomundo, foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a indenizar o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, em 30 mil reais. Segundo a sentença, por Azenha ter movido “campanha insultuosa” contra ele.

    Kamel vem obtendo sucessivas – e esquisitíssimas – vitórias na Justiça do Rio, assim como a emissora que o emprega, ao lado de outros grandes veículos de comunicação, conseguiu condenar, no STF, inimigos dessa corrente política que congrega partidos de oposição e impérios de comunicação.

    O império da direita midiática no Brasil já conseguiu muito mais. Conseguiu manter o país sob uma ditadura militar durante duas décadas. O império da direita brasileira já conseguiu derrubar um governo legitimamente eleito e, depois, sustentou um regime que, por falta de votos, impediu este povo de escolher seus dirigentes.

    A direita midiática, porém, perdeu poder. Hoje, exercita-o investindo contra trabalhadores da indústria da comunicação, mas não consegue mais dar golpes e eleger os governos que quer.

    Azenha, ao lado de tantos outros, ajudou a derrotar a Globo em 2006, em 2010 e em 2012 – neste último ano, foi possível impedir o campeão da direita, candidato duas vezes a presidente, de se eleger como prefeito de São Paulo.

    A Globo e seus tentáculos, bem como o exército de militantes – quase todos anônimos – que mantêm na internet, dirão que é muita pretensão achar que a blogosfera derrotou o império destro-midiático. Entretanto, as investidas desse império contra blogueiros referenda a tese que tentarão desqualificar.

    O diretor da Globo não investiria contra Azenha, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna, Cloaca News e tantos outros blogueiros, ou um colunista da Veja não investiria contra este que escreve, entre tantos outros, se nós não os incomodássemos. Incomodamos, e muito.

    O ex-ministro da Secom Franklin Martins explicou, no último encontro de blogueiros progressistas, em Salvador, que o que nossos blogs fazem é visto como um perigo e um incômodo imensos por esses impérios de comunicação.

    Para entender como simples blogs podem incomodar tanto esse império midiático que mantém 90% da comunicação de massas na mão de meia dúzia de famílias bilionárias, uma analogia: você sabe, leitor, por que as ditaduras censuram até uma distribuição de panfletos na rua? Sabe por que censuram uma música ou uma peça de teatro?

    A comunicação, seja de que forma for feita, é “viral”. A informação esgueira-se por qualquer fresta que deixarem aberta e se espalha em progressão geométrica, mesmo que de forma lenta.

    Uma Globo tem o poder da instantaneidade na comunicação. O que sai no Jornal Nacional às 20:31 hs., em questão de minutos já é sabido e consabido em todo território nacional e até no exterior. Contudo, a informação em um simples blog vai circulando devagar, muito devagar, mas sempre, sem parar.

    As pessoas recebem artigo que escrevo em seus e-mails, em seus perfis nas redes sociais ou recebem indicação daquele texto ou até daquele blog através de amigos. E os argumentos que eu uso, por exemplo, vão sendo contrapostos à informação instantânea que a Globo, também por exemplo, difundiu.

    Quando não existia a internet, esse processo era milhões de vezes mais lento e, ainda assim, assustava os déspotas que precisam falar sozinhos para mentir com “sucesso”.

    Em campanhas eleitorais, aliás, a internet é muito mais importante. Por que a audiência em blogs políticos sobe tanto em períodos eleitorais? Porque pessoas pouco ligadas em política vão buscar informações adicionais na internet, já que muita gente já se deu conta de que o noticiário tradicional não conta a história toda.

    Entendo as razões que o Azenha alega para encerrar seu site. É um repórter de sucesso, tem uma carreira pela frente e uma família a sustentar. Seu sufocamento financeiro pelas seguidas ações que Ali Kamel move contra si – e nas quais a Globo tem muito interesse – pode fazê-lo perder boa parte de seus bens, amealhados com trabalho honesto.

    Além disso, assim como todos os outros blogueiros, Azenha não recebe dinheiro público que o governo Dilma Rousseff despeja aos borbotões nos cofres de uma Globo, que, apesar de ter só 45% da audiência, recebe 60% de todas as verbas publicitárias do governo federal.

    É revoltante? Claro. Azenha tem todas as razões plausíveis para desistir de enfrentar esse poder discricionário e antidemocrático? Tem. Mas deve? Aí é outra questão.

    Ao contrário do que parece, o império destro-midiático está perdendo o embate. O esforço que vem fazendo desde meados do ano passado, quando iniciou a sua última investida contra o governo Dilma e contra o PT, custou-lhe centenas de milhões de dólares.

    Que resultado a Globo obteve com edições inteiras do Jornal Nacional focadas em destruir a imagem do PT? Zero. O PT, em pesquisa recente, aparece com 29% de preferência dos brasileiros – um patamar histórico – e se tornou, em 2012, o partido mais votado do país. E, de quebra, ainda tomou São Paulo do PSDB.

    Ainda cabe recurso a Azenha na ação que Ali Kamel venceu contra si em primeira instância. O caso pode chegar ao Supremo Tribunal Federal, que está mudando de perfil. Além disso, mesmo se vier a perder, não tenho a menor dúvida de que boa parte do público da blogosfera se cotizaria e pagaria a indenização por ele.

    Não é fácil ser blogueiro. O próprio Azenha relatou, recentemente, os riscos de violência física que este blogueiro corre, já que não conseguirão tirar nada de mim porque não tenho o que tirarem, em termos financeiros.

    Há o caso Falha de SP, site do jornalista Lino Bocchini, quem está ameaçado de ter que pagar uma indenização pesada à Folha de São Paulo. Blogueiros que incomodam a direita midiática são assassinados ou espancados por todo o país. É uma “profissão” perigo que requer muita resiliência e coragem.

    Todavia, os blogueiros têm um papel histórico. Se não nos deixarmos intimidar, poderemos consolidar a democracia no Brasil minando um poder discricionário e antidemocrático que meia dúzia de famílias bilionárias ainda detêm, mas que diminuiu muito e continuará diminuindo.

    Diante de tudo isso, exorto o jornalista – e amigo do peito – Luiz Carlos Azenha a não desistir.

    Não temos a opção de desistir.
    Sem dinheiro, sem patrocínio, sofrendo processos e até violência física, estamos ajudando (muito) a mudar o Brasil.
    A recompensa que receberemos será o agradecimento das gerações futuras, que viverão em um país melhor.

    http://www.blogdacidadania.com.br/2013/03/o-imperio-contra-ataca-2

Deixe uma resposta