Eric Nepomuceno: Filhote de PC Farias, Eduardo Cunha merece respeito pela coerência

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2015-07-17 às 13.44.03

17/07/2015 – Copyleft

Eduardo Cunha merece respeito. Muito respeito.

Pouquíssimos têm uma trajetória tão ‘coerente’: em nenhum momento não esteve cercado de denúncias e sempre esteve ao lado de figuras de ética duvidosa…

Eric Nepomuceno, na Carta Maior

Júlio Camargo é uma dessas estranhas figuras que perambulam nos bastidores dos grandes negócios. Ora é considerado empresário, ora é chamado de consultor. Desde que foi preso e recorreu ao que se chama formalmente de ‘colaboração’ com a Justiça, passou a ser chamado simplesmente de ‘delator’. E foi nessa condição, a de delator, que ele contou ao juiz de primeira instância Sérgio Moro como pagou cinco milhões de dólares (porque nas esferas estratosféricas em que ele atua ninguém mexe com outra moeda que não seja a norte-americana) ao deputado federal Eduardo Cunha, do PMDB, atual presidente da Câmara.

Um colaborador chamado de delator é exatamente isso: delator. O que ele diz tem de ser necessariamente provado por investigações policiais e, ao menos em teoria, caso se comprove que mentiu, perderá os benefícios assegurados pela lei, e que vão de diminuição da pena que poderia ser sentenciada até sua absolvição. Bem: ao menos em teoria porque outro delator contumaz, o corretor ilegal de divisas Alberto Yousseff, também chamado de cambista ou doleiro, mentiu à vontade em delações premiadas anteriores e não aconteceu nada com ele. Tanto assim, que continuou agindo como sempre, e agora continua delatando à vontade.

A serenidade com que Júlio Camargo mencionou seus encontros com Eduardo Cunha pode parecer convincente. Além disso, corre a informação de que ele viajou para o Rio de Janeiro, devidamente acompanhado por procuradores do ministério Público, e visitou cada endereço onde, segundo sua delação, foi entregue dinheiro a Eduardo Cunha ou seus representantes. Mas, ainda assim, é preciso obter provas concretas.

Eduardo Cunha reagiu da maneira habitual, ou seja, negando e negando. Acusou o procurador-geral de República, Rodrigo Jannot, de perseguição sistemática. E exigiu respeito.

Nisso, ele tem razão. Basta recordar sua trajetória política para confirmar que merece, sim, muito respeito. Afinal, pouquíssimos, no atual cenário brasileiro, já tão vexaminoso, têm uma trajetória tão coerente como ele: em nenhum momento de sua carreira, iniciada em 1986, Cunha deixou de estar ao lado de figuras no mínimo duvidosas no que se refere à ética e à integridade. E em nenhum momento deixou de estar cercado por aluviões de denúncias de irregularidades de todos os tipos e calibres.

Ele era jovem – tinha 28 anos – quando foi ajudar o sinistro Wellington Moreira Franco, do PDMB, a se eleger para governar do Rio de Janeiro, derrotando o candidato do então governador Leonel Brizola, do PDT. Esse candidato era Darcy Ribeiro, que junto com Brizola havia implantado aquele que poderia ter sido o mais revolucionário projeto de educação pública não só do Rio, mas do Brasil, os CIEPs. Foi uma das campanhas mais sórdidas e mentirosas desde a retomada da democracia no país, e teve, entre seus pilares principais, a decidida colaboração das Organizações Globo. Seu proprietário, Roberto Marinha, tinha uma ojeriza pessoal contra Brizola e tudo que ele representasse.

Três anos depois, Cunha atendeu a um convite de Paulo César Farias, e ingressou no Partido da Reconstrução Nacional, o PRN que elegeria Fernando Collor de Melo presidente do Brasil. Foi ele, Cunha, o tesoureiro da campanha de Collor de Melo no estado do Rio de Janeiro. Mostrou-se tão eficaz que acabou sendo convidado para integrar a equipe econômica da então ministra Zélia Cardoso de Mello.

Por alguma razão (talvez uma intuição especialmente sensível), preferiu não aceitar o convite. Em 1991, veio a segunda – e essa sim, irrecusável – chance: indicado por PC Farias, assumiu a presidência da Telerj, a companhia telefônica pública do Rio de Janeiro. Foi sua grande estreia no mundo dos negócios e negociatas.

É verdade que o Tribunal de Contas da União detectou um sem fim de irregularidades, especialmente um escândalo que beneficiou largamente uma fabricante de celulares, a NEC do Brasil, cujo proprietário, na época, era o mesmo Roberto Marinho de sempre. De repente, os caviares do oficio viraram ossos: em 1993, Itamar Franco, que havia substituído Collor de Melo depois de seu impeachment, expeliu Eduardo Cunha do comando da Telerj.

No ano seguinte, Cunha virou evangélico, e começou a atuar no rentabilíssimo ramo das rádios controladas pelas seitas dos pastores eletrônicos, que começavam a se multiplicar com a velocidade dos coelhos e a avidez gananciosa dos exploradores da miséria humana.

Já evangélico de profunda convicção, em 1999 ele foi contemplado por outra figura – digamos assim – polêmica, o então governador do Rio Anthony Garotinho. Elevado ao comando da Companhia Estadual de Habitação, durou pouco mais de seis meses.

Apesar de novamente expelido por marés de denúncias de irregularidades, confirmadas pelo Tribunal de Contas do Estado em 2001, ele conseguiu manter-se muito próximo a Garotinho. E naquele mesmo ano deixou de ser suplente, graças a manobras do governador amigo, para ocupar uma cadeira na Assembleia Estadual.

Foi o primeiro passo para, dois anos depois, e já de partido novo – o mesmo PMDB que, mantendo sua tradição, aceita qualquer coisa – se eleger deputado federal.

Sagaz, soube se tornar líder e protetor do chamado baixo clero, e passou a ser elemento imprescindível na hora de captar doações de grandes empresas para financiar candidatos de trajetória nula ou insignificante que, uma vez eleitos, são de uma fidelidade bíblica ao seu protetor.

São notórias as posições, mais que conservadores, francamente reacionárias de Eduardo Cunha. Há quem o considere um elemento melífluo, diabólico, daninho ao país.

Ainda assim, é preciso respeitá-lo. Afinal, mesmo num cenário coalhado de sacripantas, são poucos os que podem ostentar uma trajetória tão coerente como a dele. Não há um único momento de sua carreira em que não tenha estado cercado de seus semelhantes.

Inventado por PCFarias, protegido por Collor de Melo, acabou tendo nas mãos um poder imenso. É ou não é uma figura impressionante?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

IDO

Só quero entender, agora as delações valem, por que sera?
Eu quero ver todos que roubaram o pais presos, qual seja o partido, quero ver o pais limpo dessa corja de ladrões, não devemos defender nenhum partido, vamos ser brasileiros e defender a nosso patria desses politicos e também de empressarios que estão sugando os cofres publicos ao belprazer. Temos que entender que não existe ideologia politica, tdos entram em função de servir aos empresários por isso recebem contribuições nas campanhas.

Messias Franca de Macedo

[Ainda sobre “a figura impressionante”!]

… “Um gênio da política”, segundo o *boçal [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária!…
*e ex porta-voz da ‘ditabranda’ dos Frias da ‘Folha’

Érico

Agora o que se vê nas redes sociais é um bando de gente acariciando o lobo achando que é seu animal de estimação.
Como disse o B Negão : Não conseguem diferenciar, banqueiros de bancários, mega traficantes de meros funcionários, e assim permanecem estagnados quando não regredindo, enquanto o comando Delta tem mais motivos pra permanecer sorrindo!

marcosomag

Eduardo Cunha é apenas o Paulo Maluf do Legislativo. Mas, muito mais açodado pela grana do que o velho “Dr. Paulo”. Diz ser evangélico, mas o seu verdadeiro Deus é o dinheiro. É um medíocre, mas perigoso diante dos ministros abaixo da crítica do governo Dilma. Para ter a sua folha corrida “braqueada” pelo JN, faria qualquer coisa. Até tentar tirar do Planalto a legítima Presidente e jogar o país na guerra civil.

Messias Franca de Macedo

Eduardo Cunha é um zumbi: a cara é ameçadora, mas os pedaços já lhe caem

Autor: conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito
17 de julho de 2015 | 21:35
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/?p=28325

Messias Franca de Macedo

Que papelão grotesco!
O energúmeno conseguiu expellir o vômito sulfúrico sobre a nação!
Quando eu li a manchete ‘Após rompimento, Cunha despacha 11 pedidos de impeachment de Dilma’…
E bem que o portal uol/folha poderia maneirar: ‘Após indiciamento, Cunha despacha 11 pedidos de …’!

Mas, “vá lá”: o PIGolpista &$ o ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever’” são partes de um mesmo monstro, putrefato e miasmático!…

NOTA FÚNEBRE:
se a Legalidade não cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do ‘Never’”, o monstro renascerá com 07!
07 cabeças satânicas!
E criminosamente indômitas!…

O futuro da nação e da civilidade nativa estão em xeque!
Matem o ‘CU(nha)’!
Em nome da vida!
E em nome de Deus!Que papelão grotesco!
O energúmeno conseguiu expellir o vômito sulfúrico sobre a nação!
Quando eu li a manchete ‘Após rompimento, Cunha despacha 11 pedidos de impeachment de Dilma’…
E bem que o portal uol/folha poderia maneirar: ‘Após indiciamento, Cunha despacha 11 pedidos de …’!

Mas, “vá lá”: o PIGolpista &$ o ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever’” são partes de um mesmo monstro, putrefato e miasmático!…

NOTA FÚNEBRE:
se a Legalidade não cortar, definitivamente, a cabeça do ‘CU(nha)’ “do ‘Never’”, o monstro renascerá com 07!
07 cabeças satânicas!
E criminosamente indômitas!…

O futuro da nação e da civilidade nativa estão em xeque!
Matem o ‘CU(nha)’!
Em nome da vida!
E em nome de Deus!

FrancoAtirador

.
.
Governo Federal emite Nota Oficial à Imprensa
sobre Declarações do Presidente da Câmara:
.
“1) Desde o governo do presidente Lula e durante o governo da presidente Dilma Rousseff, o PMDB vem integrando as forças políticas que dão sustentação a esse projeto que vem transformando o País.
Tanto o vice-presidente da República como os ministros e parlamentares do PMDB tiveram e continuam tendo um papel importante no governo.
.
2) O presidente da Câmara anunciou uma posição de cunho estritamente pessoal.
O governo espera que esta posição não se reflita nas decisões e nas ações da Presidência da Câmara que devem ser pautados pela imparcialidade e pela impessoalidade.
O Brasil tem uma institucionalidade forte.
Os Poderes devem conviver com harmonia, na conformidade do que estabelecem os princípios do Estado de Direito.
E neste momento em que importantes desafios devem ser enfrentados pelo País, os Poderes devem agir com comedimento, razoabilidade e equilíbrio na formulação das leis e das políticas públicas.
.
3) O governo sempre teve e tem atuado com total isenção em relação às investigações realizadas pelas autoridades competentes, só intervindo quando há indícios de abuso ou desvio de poder praticados por agentes que atuam no campo das suas atribuições.
A própria Receita Federal esclarece que integra a força-tarefa que participa das investigações da operação ‘Lava-Jato’, atuando no âmbito das suas competências legais, em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal seguindo determinações dos órgãos responsáveis pelas investigações.
.
Secretaria de Comunicação da Presidência da República.“
.
(http://blog.planalto.gov.br/governo-emite-nota-sobre-declaracoes-do-presidente-da-camara-dos-deputados)
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/governo-rebate-cunha-presidente-da-camara-deve-ser-imparcial)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Com o investigado Eduardo Cunha,
Gilmar Mendes conversa
sobre impeachment de Dilma
.
Por Bob Fernandes, na Tv Gazeta: (https://youtu.be/lNewf1Dnr7E)
.
Collor, Casa da Dinda, Ferrari, denúncias, milhões em propina…
Já vimos esse filme. Mas nunca é demais recordar…
.
Aquele filme foi precedido por dois anos de reportagens de capa,
e horário nobre, sobre o heroico “Caçador de Marajás” das Alagoas.
.
Valia, valeu tudo para enfrentar o escalado para o papel de “grande vilão”
na primeira eleição direta: Leonel Brizola. Não foi Brizola e o resto é história.
.
Gilmar Mendes fez História em 2008, quando preso o banqueiro Daniel Dantas.
.
Presidente do Supremo, o ministro produziu dois habeas corpus em 48 horas
e uma torrente de críticas à Satiagraha, operação sepultada no rastro de vasta pancadaria.
.
Gilmar atacou o uso de algemas
e o que chamou de “ameaça ao Estado de Direito”
e “espetacularização das prisões”.
.
Sobre operações da Polícia Federal disse:
.
-Têm notório caráter de retaliação (…) e de controle ideológico contra juízes,
terrorismo lamentável (…) Quem faz isso não é agente público, é gângster…
.
Citando grampo fantasma, suposta gravação que ninguém ouviu,
Gilmar e o então senador Demóstenes Torres chamaram o presidente, Lula, “às falas”.
.
Lula, em gravíssimo erro que viria a custar muito, demitiu da ABIN Paulo Lacerda,
o delegado que reestruturou e fortaleceu a Polícia Federal.
.
Gilmar Mendes não tem se pronunciado sobre a atual onda de prisões espetaculares.
.
Mas as repórteres da Folha, Marina Dias e Natuza Nery, revelaram movimentos de Gilmar.
.
Na última quinta-feira, 9 , o ministro do Supremo
foi até a residência do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
.
Presente também o deputado Paulinho, da Força Sindical.
.
Paulinho, já alvo de 5 inquéritos, tem condenação por improbidade administrativa.
.
Eduardo Cunha, investigado no escândalo de corrupção na Petrobras,
pode vir a ser julgado pelo mesmo Supremo.
.
Com Paulinho da Força e Eduardo Cunha
o ministro do Supremo discutiu,
em detalhes, cenários da crise.
.
Inclusive um processo de impeachment da presidente Dilma.
.
O que diria o ministro Gilmar Mendes sobre…
o ministro Gilmar Mendes em tal companhia e tertúlia?
.
https://www.youtube.com/watch?v=lNewf1Dnr7E
(http://www.tvgazeta.com.br/?videos=bob-fernandes-com-o-investigado-eduardo-cunha-gilmar-mendes-conversa-sobre-impeachment-de-dilma)
.
.

Théo Paz

Senhores,
Sem meias palavras: Cunha usa as armas que tem. É natural. Trata-se, no mais, de desviar a atenção da crítica por meio dos pequenos shows midiáticos de sempre. Essa pirotécnica é um cansaço. Liberar agora o caso do Fundo de Pensão e outros quetais é estratégia esperada, uma distração necessária e velha como o mundo. Se Cunha não fosse o que é não teria chegado até aí nestes tempos… A sanha de Cunha não é por poder, como dizem. É a sanha de sobreviver neste mar de lama e podridão não sendo menos nem mais que ninguém, além, naturalmente, da sua lábia evidentemente maior e da cara já bastante vincada pela própria maldade e maus feitos. É o efeito. Poder-se-ia reconhecê-lo pelo simples ato de olhar em sua cara. Está tudo lá registrado com letras garrafais, preto no branco, claro como o dia. Afora sua história, da qual escapou e escapa pela inércia e pela tradicional impunidade institucionalizada e vergonhosa que muitos preferiram denominar, por esta figura de linguagem, de imputabilidade e imunidade. Eufemismos que quisemos desconhecer diuturnamente por preguiça e por ignorância. É mais fácil bater panelas do que compreender as opções do Planalto. Nunca as panelas que servem de Judas foram de maior qualidade do que agora, não é mesmo? Ou será que a classe média guardou umas panelinhas velhas para usá-las oportunamente?

Julio Silveira

Cadê a velha turma que costuma aparecer aqui para defender qualquer um com folha corrida, desde que fale mal do PT. Rsrsrsrsrs. Nem vou nominar eles sabem quem são. Esses caras kkkkkkkk.

FrancoAtirador

.
.
O Presidente da Câmara dos Deputados, Edu Cão,
.
deveria se declarar Impedido ao Exercício do Cargo.
.
Há 2 Razões Jurídicas relevantes ao Impedimento:
.
PARCIALIDADE e SUSPEIÇÃO
.
O que na prática já vinha acontecendo agora é oficial:
.
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acaba de anunciar
seu rompimento formal com o Governo Federal.
.
Acuado, após um delator da Operação Lava Jato da Polícia Federal
tê-lo acusado de ter recebido 5 milhões de dólares em propinas,
o até então todo-poderoso presidente da Câmara do Deputados
convocou a imprensa nesta sexta-feira pela manhã para anunciar o fato.
.
Eduardo Cunha culpa o Governo pelos vazamentos [SIC] de depoimentos
envolvendo seu nome e, após as denúncias do lobista Julio Camargo.
.
“Saiba que o presidente da Câmara agora é oposição ao Governo.
Eu, formalmente, estou rompido com o Governo”,
afirmou o peemedebista durante o breve anúncio.
.
Por Gil Alessi, no El País
.
(http://brasil.elpais.com/brasil/2015/07/17/politica/1437145574_034316.html)
.
.

Ozzy Gasosa

Um impeachment desse calhorada não anularia a votação de presidente da Câmara?
O Arnaldo Chinagila poderia assumir?

roberto

Uma Figura Impressionante ,merece uma Cadeia Exuberante.

Flavio Wittlin

A HARMONIA EM EDUARDO CUNHA
Anos atrás, Veríssimo escreveu uma crônica a respeito da desarmonia entre a face e
e o modo prático de agir de certas personalidades. Lembro dele citar o nome do ex-premier de Israel, o general Ehud Barak, que, a despeito de seu semblante de bebê (baby face) moveu ações militares violentíssimas contra os palestinos.
Não me lembro se citou o Papa João de Deus, que, não obstante seu rosto sacrossanto, aliou-se à CIA para agir contra o império soviético.
Aqui, temos o Dudu Cunha, que contraria esta observação veríssima.
Seu olhar, modo de postar os lábios, sorrir e de gesticular harmonizam perfeitamente com sua prática abjeta, cinismo e a maneira de tratorar seus inimigos.
E isto não deixa de ser também veríssimo!

Urbano

Um verdadeiro PhD no que faz ad infinitum… E pelo visto sem o menor intervalo.

Messias Franca de Macedo

… Comandante Sílvio Costa para conter o incendiário presidente alucinado!…

############################

https://www.youtube.com/watch?v=HHvI1VlFy1A

Messias Franca de Macedo

… Será que os briosos e diligentes agentes da Polícia Federal do ‘Zé Tucano’ irão pular o muro da mansão funcional (sic) do ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever’” ou irão esperar “o galo cantar a partir das 06:01 da manhã”, acatando as ordens do indiciado?!…
A conferir as próximas ações dos destemidos policiais do “juiz” ‘MOROso Seletivo’!
O (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’!…
Passa a régua!
EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:
que geringonça de país é esse, siô?!…

Liberal

Sábias palavras, quem se alia a Collor corja é.

Roberto Locatelli

O cara quer fazer um Shopping (um Shopping!!) na Câmara com dinheiro público.
Ele quer (mais) isenção de impostos e regalias para igrejas.
É a cara do baixo clero da Câmara.

Messias Franca de Macedo

… Será que os briosos e diligentes agentes da Polícia Federal do ‘Zé Tucano’ irão pular o muro da mansão funcional (sic) do ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'” ou irão esperar “o galo cantar a partir das 06:01 da manhã”, acatando as ordens do indiciado?!…

A conferir as próximas ações dos destemidos policiais do “juiz” ‘MOROso Seletivo’!
O (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’!…

Passa a régua!

EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS:

que geringonça de país é esse, siô?!…

FrancoAtirador

.
.
“Supostamente Cunha angariava supostas doações
para manter em seu rebanho supostos 240 deputados
supostamente corruptos e imbecis?”
.
Senador Roberto Requião
.
No Twitter: (https://twitter.com/requiaopmdb/status/621792795393683456)
.
.

Bacellar

Esse indivíduo entrou no meu “radar” no meio do ano passado via Tijolaço. Um cara perigoso e que já fez muito estrago, mas continuo achando, como já escrevi aqui, que essa estratégia blitzkrieg adotada por Cunha esse ano vai lhe render um destino demósteniano…Não que DT esteja fora da política mas vai precisar de anos pra chegar, se chegar, ao patamar antigo…

Para a oligarquia hipocrisia é valor caro, não por acaso FHC é o farol…Esses caras demasiado mundanos acabam sendo aliados vexaminosos demais.

Angela Simões

Esse senhor fez uma escola política e tanto, mas ele confirmou a velha frase “o pupilo supera o mestre”

Deixe seu comentário

Leia também