VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Doleiro diz que Aécio operava diretoria de Furnas “em comum acordo” com o PP; ex-diretor diz que foi achacado pelo tucano Sérgio Guerra

19 de março de 2015 às 22h18

18 de março de 2015 – 16h46

Vídeo: Em delação, Youssef detalha pagamento de propina a Aécio

do site do PT, via Vermelho, sugerido pelo Rodrigo Vianna

O doleiro Alberto Youssef revelou detalhes sobre suposto recebimento de propina pelo senador Aécio Neves (PSDB), em depoimento de delação premiada.

Em vídeo divulgado na terça-feira (17) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), publicado no site do jornal O Globo, o doleiro afirma ter ouvido do ex-deputado federal José Janene e do presidente da empresa Bauruense, Airton Daré, que o tucano dividiria uma diretoria de Furnas com o PP e que uma irmã dele faria uma suposta arrecadação de recursos junto à empresa citada.

A parte do depoimento divulgada contém declarações prestadas no dia 12 de fevereiro deste ano para um grupo de trabalho da Procuradoria-Geral da República, em Curitiba (PR).

As citações sobre o envolvimento de Aécio no caso de Furnas foi arquivada pelo STF à pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Em depoimento, Youssef afirmou ter auxiliado Janene e transportado para ele, algumas vezes, propinas pagas pela empresa Bauruense por contratos em Furnas. Isso teria ocorrido entre 1996 e 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso.

Janene arrecadava entre US$ 100 mil e US$ 120 mil mensais, com pagamentos em espécie, em dólares ou reais.

O doleiro disse então ter ouvido o ex-deputado afirmar a correligionários do PP que a diretoria de Furnas seria dividida com o PSDB, mais especificamente com Aécio Neves.

“Ele conversando com outro colega de partido, então naturalmente saia essa questão que na verdade o PP não tinha a diretoria só, e sim dividia com o PSDB, no caso a cargo do então deputado Aécio Neves”, declarou Youssef.

O doleiro afirmou ter ouvido algumas vezes que caberia a uma irmã de Aécio fazer a arrecadação de recursos na Bauruense.

Em relação ao empresário, o argumento era usado para justificar o motivo de não poder repassar mais recursos a Janene.

“Ele (Daré) estava discutindo valores com o seu José (Janene) e dizia: não posso pagar mais porque tem a parte do PSDB. Aí você acaba escutando”, afirmou o doleiro.

PS do Viomundo: O interrogador diz, a certa altura, que “a gente localizou este inquérito”, quando o doleiro fala que o caso está sendo apurado. Tudo indica que seja o inquérito que resultou em denúncia da promotora Andréa Bayão Pereira, que apurou as relações entre José Janene (PP), o dono da Bauruense e o doleiro delator.

*****

da Redação

Segundo a Folha, também surgiu o vídeo em que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, detalha os 10 milhões pagos ao ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, para que ele atuasse contra a criação de uma CPI da Petrobras. O pedido foi feito na presença de um terceiro, Dudu da Fonte.

Como diria Cid Gomes, foi um achaque:

Captura de Tela 2015-03-19 às 21.39.29

Numa segunda conversa, depois de conversar com o chefe de gabinete do presidente da Petrobras — que teria sinalizado no sentido de que era preciso evitar a CPI — o delator conta:

Captura de Tela 2015-03-19 às 22.13.39

Leia também:

Deputados do PT entregam na PGR provas para inclusão de Aécio Neves na Lava Jato

 

21 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Manoel Autof

20/03/2015 - 12h22

#TODOSCONTRAGLOBO DIA 01/04/2015 (DIA DA MENTIRA) AS 17:00H EM FRENTE A SEDE DA REDE GLOBO E TODAS AS SUAS AFILIADAS! LEVEM BANDEIRAS, FAIXAS E CARTAZES. ORGANIZEM OS DETALHES NAS REDES SOCIAIS! VAMOS ATACAR OS VERDADEIROS INIMIGOS DO BRASIL! IMAGINEM A CARA DO WILLIAN BONNER TENDO QUE DAR ESSA NOTÍCIA! REPASSEM A TODOS!! VAMOS PARA O TREND TOPICS: #TODOSCONTRAGLOBO

Responder

abolicionista

20/03/2015 - 12h14

Quem espera alguma justiça das instituições tupiniquins não conhece minimamente nossa história…

Responder

Julio Silveira

20/03/2015 - 11h46

É só esperar para ver. A canalhada hipocrita ainda vai sair com a historia de que isso é uma especie de vingança, que nunca tiveram interesse exclusivo na corrupção, mas sim no momento que o país atravessa, e tome lero e lero. Como sempre fazem quando aparecem denuncias palpaveis contra eles ou seus simbolos. Denuncias impossiveis de serem apuradas e exemplarmente criminalizadas antes e hoje, tal o aparelhamento que impuseram ao sistema judiciario deste país, indutor da cultura da impunidade aos mais ricos. Será pelas ligações sociais que acabam por fazer nesses encontros sociais e clubisticos da vida? Gerador da máxima mafiosa de não se abandonar um irmão de elite ferido na estrada? A proxima passeata cobrança deveria ser por cobranças a esse “nosso” judiciário, que parece maquina enferrujada quando o assunto é o tratamento dado a determinadas Oligarquias do país. Será que os individuos das instituições esperam favores nada republicanos? Tem sido vergonhoso essa tentativa de purificação de uma parte do espectro politico, o que nitidamente eles simpatizam, por que? fazer com que a liberação desse tipo de informação tenha que ser arrrancada a forceps, esforço quase herculeo de uns poucos ativistas pela verdade sobre nossas doenças. Pode ser chamado justiça, tentar ocultar a parte da cafagestada ao qual, possivelmente, estejam ligados por laços inconfessaveis?

Responder

    Mário SF Alves

    20/03/2015 - 12h21

    Prezado Julio,
    Não sei quanto tempo nos resta para acertar a mira, e mira na mais pura acepção da palavra, no entanto, lhe digo: a sua está cada vez mais apurada.
    Valeu.

    Mário SF Alves

    20/03/2015 - 12h26

    A propósito, lembra do escândalo do juiz Lalau? Pois é, foi bem antes do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma e bem antes do PT como partido majoritário na coalizão governista. Então?
    Em tempo:
    1) qual foi o tamanho do rombo, mesmo?
    2) quem governava o Brasil e qual era o partido dominante à época?

Paulo Brasil

20/03/2015 - 10h22

Gostaria de saber porque o MP protege tucano!!!!!!

Pobre que rouba galinhas, cadeia.

Tucano que rouba e tem contas fantasmas em paraísos fiscais, TODOS soltos.

Responder

    Mário SF Alves

    20/03/2015 - 12h42

    Entendo que seja em razão forte e quase plena submissão à geoestratégia do império anglo-saxão e pelas suculentas migalhas que dai derivavam.
    Assim, bastou-lhes garantir o subdesenvolvimentismo naZional, governando conforme estratégia e diretrizes usa-braZil.

    Noutros termos, nada além de:

    1- Enfiar-nos goela abaixo aquela privatização no limite da irresponsabilidade, inclusive com métodos os mais impensáveis, inclusive com tanques nas ruas para reprimir grave e manifestação de petroleiros contra a privatização da PetrobraX, da CEF e do BB, “n” outras de mesmo gênero;
    2- Implantar o Estado ínfimo para a imensa maioria da população brasileira;
    3- Esconder tudo o que não presta pra debaixo do tapete;
    4- Encher as burras da grande mídia corporativa;
    4- E, por fim, cansados, entregar a encomenda mais preciosa: a manutenção do Brasil como eterna reserva de valor para interesses alienígenas, e, pronto. Essa foi a fórmula. Maldita fórmula.

LEANDRO

20/03/2015 - 10h05

Por isso perdem popularidade e vão continuar caindo. Não percebem que as passeatas não eram só por punição, é a economia que cada vez mais esta corroendo o salário dos menos favorecidos. Isso gera esse clima geral de insatisfação, de pessimismo, essa ar pesado no pais.

Responder

    Almir

    20/03/2015 - 11h39

    Você acredita num noticiário terrorista que não corresponde à realidade. Você está desempregado? Passando fome? Então pare de chorar de barriga cheia, seu paneleiro manipulado pela rede globo.

cássio

20/03/2015 - 10h02

A Globo já sabia ?

Responder

S Rod

20/03/2015 - 09h43

Aguardem o PIG Vigarista, eles estarão vindo com uma cortina de fumaça sempre após publicarem qualquer denúncia contra os Tucanos. Eles publicam e fazem o trabalho de desaparecem com a continuação dos fatos, já contra o PT, é notícia 24 x 7. Mas com certeza eles vão repetir o passo manjado, foi assim com o trensalão e qualquer outro envolvimento de tucano em casos de corrupção. A cortina de fumaça é o preparo para mais uma notícia bomba contra Dilma, Lula e o José Dirceu que eles adoram.

Responder

crazy horse

20/03/2015 - 08h51

Cara eu sou descrente, acho que não vai dar em nada novamente. Só acredito quando sair alguma coisa concreta, afinal eles são os “homens bons” né.

Responder

Sidnei Brito

20/03/2015 - 08h24

Ô bicho inteligente é tucano!
Foram às ruas carregando cartazes a favor até da ditadura militar, sem nenhum em apoio aos tucanos e seus líderes – e olha que em São Paulo eram 82% de eleitores de Aécio.
Tudo isso só para disfarçar, afinal sabem desses telhados de vidro do partido.
E a gente levando a sério os cartazes e selfies com os militares.

Responder

Francisco de Assis

20/03/2015 - 00h15

É bom saber que esta declaração de Youssef em 12/02/2015 é apenas a repetição do que ele disse em 21/10/2014, na terça-feira antes do segundo turno da eleição. Nesta última data, no entanto, a imprensa golpista, começando pela veja, espalhou que o bandido tinha acusado Lula e Dilma, no penúltimo golpe eleitoral, sendo o último o boato de que o governo tinha assassinado Youssef. Na verdade, a acusação contra Lula e Dilma tinha sido feita no dia 03/10/2014, antes do primeiro turno.

A afirmação de Youssef sobre Aécio está no Depoimento 20, listado no link abaixo, que tem os links para todos os seus depoimentos:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1601678-acesse-a-integra-dos-depoimentos-da-delacao-do-doleiro-alberto-youssef.shtml

Todos os depoimentos do Paulo Roberto Costa estão listados, por sua vez, no link abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1601133-acesse-a-integra-dos-depoimentos-da-delacao-de-paulo-roberto-costa.shtml

Responder

    Mário SF Alves

    20/03/2015 - 12h49

    Brilhante, Francisco. De fato, é assim que essa bandinha podre toca.

Messias Franca de Macedo

19/03/2015 - 23h09

Cid Gomes, o homem que matou o facínora
QUI, 19/03/2015 – 06:47
ATUALIZADO EM 19/03/2015 – 10:43
Luis Nassif

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/cid-gomes-o-homem-que-matou-o-facinora

Responder

Marat

19/03/2015 - 23h01

E agora, justiça??? Sua letra inicial será maiúscula, ou permanecerá na caixa baixa?

Responder

Almir

19/03/2015 - 22h47

O principal problema desse país não é a corrupção. E a hipocrisia e a indignação seletiva.

Responder

paulo

19/03/2015 - 22h39

Outro PS: o investigador tinha uma foto da Andrea para mostrar. Pelo barulho de pastas a foto era em papel.
Por que ele já teria esta foto em mãos?

Responder

Euler

19/03/2015 - 22h27

Eis aí a descoberta do verdadeiro mensalão: 120 mil dólares mensais de propina durante 5 ou 6 anos. E o pobre do Genoíno é que foi preso, coitado. Que república!

Responder

    Mário SF Alves

    20/03/2015 - 12h52

    Concordo.
    Que res! Que de pública não tinha absolutamente nada.

Deixe uma resposta