Derrotado por 13 a 1, desembargador Favreto diz que Moro foi negligente: “Evocar teoria do estado de exceção pode ser temerário”

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2016-09-25 às 11.27.26

FREIOS DEFINIDOS

“Lava jato” não dá aval para juiz descumprir lei, diz desembargador do TRF-4

Por Brenno Grillo. no Consultor Jurídico

É no mínimo negligente o juiz que torna públicas conversas captadas entre investigados, inclusive envolvendo pessoas com prerrogativa de foro, pois o interesse público e a tentativa de evitar obstrução à Justiça não são motivos suficientes para permitir esse tipo de comportamento.

Assim entendeu o desembargador federal Rogério Favreto, o único membro da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a votar pela abertura de processo disciplinar contra o juiz Sergio Moro.

Na quinta-feira (22/9), o colegiado considerou que a operação “lava jato” não precisa seguir as regras processuais comuns, por enfrentar fatos novos ao Direito.

Por 13 votos a 1, a maioria considerou “incensurável” a conduta de Moro por ter divulgado conversa entre os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o acórdão, as investigações apresentam “situações inéditas, que escaparão ao regramento genérico, destinado aos casos comuns”.

Ao assinar o voto divergente, Favreto declarou que “o Poder Judiciário deve deferência aos dispositivos legais e constitucionais, sobretudo naquilo em que consagram direitos e garantias fundamentais.”

“Sua não observância em domínio tão delicado como o Direito Penal, evocando a teoria do estado de exceção, pode ser temerária se feita por magistrado sem os mesmos compromissos democráticos do eminente relator e dos demais membros desta corte”, escreveu.

Para ele, Moro “foi no mínimo negligente quanto às consequências político­-sociais de sua decisão”.

Favreto diz que o processo disciplinar seria necessário para analisar os atos do juiz, diante da “imparcialidade duvidosa do magistrado”, e porque divulgar o grampo indica afronta às previsões do Estatuto da Magistratura e do Código de Ética da Magistratura.

Enquanto a maioria da Corte Especial disse que a “orientação clara e segura a respeito dos limites do sigilo das comunicações telefônicas” só surgiu depois que oSupremo Tribunal Federal determinou a retirada das interceptações entre Lula e Dilma, o desembargador disse que a lei “veda expressamente a divulgação do teor de diálogos telefônicos interceptados”.

“Ante o regramento explícito, não cabe evocar o interesse público ou a prevenção de obstrução à justiça como fundamentos para publicizar conversas captadas”, diz Favreto.

Situação inédita


O relator, desembargador federal Rômulo Pizzolatti, não viu indício de infração disciplinar.

“É sabido que os processos e investigações criminais decorrentes da chamada operação ‘lava jato’, sob a direção do magistrado representado, constituem caso inédito (único, excepcional) no Direito brasileiro. Em tais condições, neles haverá situações inéditas, que escaparão ao regramento genérico, destinado aos casos comuns.”

Já Favreto vê descumprimento à Resolução 59 do Conselho Nacional de Justiça.

“Não será permitido ao magistrado e ao servidor fornecer quaisquer informações, direta ou indiretamente, a terceiros ou a órgão de comunicação social, de elementos contidos em processos ou inquéritos sigilosos, sob pena de legislação nos termos da legislação pertinente”, determina o dispositivo.

O desembargador também ressaltou que o levantamento do sigilo dos áudios, alguns obtidos depois de uma decisão do próprio Moro que interrompia as gravações, foi feito sem o devido contraditório e teve “consequências sérias no cenário político brasileiro”.

“Cabe acentuar, ainda, que o levantamento do sigilo contemplou conversas que não guardam nenhuma relação com a investigação criminal, expondo à execração pública não apenas o investigado, mas também terceiras pessoas.”

Favreto também cita como motivo para divergir do resto da corte a decisão do Supremo, que considerou ilegal o levantamento do sigilo.

À época, o relator do caso na corte, ministro Teori Zavascki citou a incompetência do juízo da 13ª Vara Federal para analisar o material por haver ligação envolvendo a então presidente da República Dilma Rousseff.

“A divulgação pública das conversações telefônicas interceptadas, nas circunstâncias em que ocorreu, comprometeu o direito fundamental à garantia de sigilo, que tem assento constitucional […] A lei de regência (Lei 9.269/1996), além de vedar expressamente a divulgação de qualquer conversação interceptada (art. 8º), determina a inutilização das gravações que não interessem à investigação criminal (art. 9º). Não há como conceber, portanto, a divulgação pública das conversações do modo como se operou, especialmente daquelas que sequer têm relação com o objeto da investigação criminal”, argumentou Teori.

O desembargador divergente alegou que fatores externos ao processo podem ter influenciado na decisão de Moro, como “índole política”. Por isso ele considerou necessário abrir procedimento disciplinar.

Rogério Favreto reconheceu a importância das investigações sobre os desvios em contratos na Petrobras e a dedicação de Moro sobre o caso, mas ressaltou que fazer um bom trabalho não imuniza ninguém.

“Não pode o Poder Judiciário assumir postura persecutória. O Poder Judiciário ‘não é sócio do Ministério Público e, muito menos, membro da Polícia Federal’, bem anotou o Ministro Gilmar Mendes no precedente citado”.

Justificativa


Em resposta ao Supremo, Moro havia declarado que o ato de divulgar as conversas poderia “ser considerado incorreto”, mas disse que em nenhum momento teve objetivo de “gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos, algo estranho à função jurisdicional”.

A intenção foi simplesmente, de acordo com o juiz, atender pedido do Ministério Público Federal e dar publicidade ao processo e “especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Numa ligação, Dilma disse que enviaria um “termo de posse” para o ex-presidente, que deveria ser usado “em caso de necessidade”.

O petista foi efetivamente nomeado chefe da Casa Civil dias depois, mas a posse foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. Para ele, a medida tinha como objetivo apenas fazer com que eventual denúncia contra Lula fosse julgada pelo Supremo.

Moro também já autorizou grampo do escritório de Roberto Teixeira, advogado do ex-presidente, que conta com 25 profissionais, alegando que era preciso confirmar o nível de relação entre os dois, apesar de Teixeira advogar para Lula desde a década de 1980.

Depois, ele argumentou que soube do episódio apenas depois que a ConJur noticiou o fato. O juiz disse que a informação “não foi percebida pelo Juízo ou pela Secretaria do Juízo até as referidas notícias extravagantes”.

Leia também:

Intelectuais perguntam: Quem vai enfrentar arbitrariedades da Lava Jato?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RONALD

Meus cumprimentos ao Excelentíssimo Desembargador Federal Rogério Favreto. Nem tudo está perdido. Ainda há homens honrados em meio a esta alcateia, que se tornou o Judiciário.
Deve ser cruel para um Desembargador conviver com tamanho desrespeito à Lei, que se verifica hoje no nosso país.
A nossa homenagem não é institucional e interesseira como foram as pseudo-homenagens a Moro pela Globo e pelo Dória. São homenagens legítimas a quem conhece a atitude correta, o caminho e o respeito à Lei.
Saudações cordiais.

Gersier

São as tais “instituições fortes”, né D. Dilma. Agora a senhora, em quem depositamos nossas esperanças de ver um Brasil respeitável, deve ter descoberto o que os blogs progressistas sempre apregoaram: nessa republiqueta bananal NÃO temos leis e muito menos justiça, mas um bando de moleques togados que usam um cargo público e sério para praticar a mais vergonhosa politicagem a favor dos seus amiguinhos sem votos, desrespeitando incluso uma “coisa” chamada HIERARQUIA.
Quanto ao “barulho da imprensa” a senhora também deve ter descoberto tardiamente que no Brasil ela INEXISTE. Temos sim, um bando de moleques travestidos de “jornalistas” que para agradar aos seus patrões corruptos e salafrários, num puxa saquismo sem precedentes, fazem o papel sujo de denegrir, caluniar e destruir reputações.
Charles de Gaulle está atualíssimo: “O Brasil não é um país sério”.

Morvan

Bom dia.

Sr. Favreto é um halo, nestes tempos obscuros. Parabéns.
Reitero, em nome da necessidade de se discutir, que considero o que estes mentecaptos estão a fazer com o que restou do Ordenamento Jurídico, na infanta defunta democracia brasileira, é caminho sem volta; eles, os fundamentalistas de toda monta, parecem pensar diferente. Pensam que é só virar a chave temos um Estado, de novo. Decididamente, não. A história mostra exatamente o contrário.
A propósito, hoje tem debate nas Redes de Comunicação estadunidenses. Cão das costas ocas contra a Belzebu. Mais do mesmo. Vi portais de esquerda ponderando sobre o desastre que se dará, caso o cão ganhe. Penso exatamente o contrário. Tanto faz o das Costas como Belzebu. Para nós, brasileiros, é ferro, não importa quem ganhe nas indiretas de lá…

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
::
Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
.
É melhor
Ser um, mesmo que zero, à esquerda
Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser número$ à direita
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Poema Z
.
Penso
Logo(S)
ReXisto
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Sempre
.
A vida
Entre duas pedras:
Sobre
Viver
Ou
Morrer
Sob…
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Tão duro mas tão terno
.
É preciso
Não ter esperança alguma
Para se construir
Da necessidade (de viver, do viver)
Algo melhor
Do que não ter esperança alguma
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Doce conformismo ?
Ou
Da “queda” da poesia para a história
.
As coisas são como são
E não como deveriam ser
Penar por elas é em vão (ou não)
(S)E ultrapassa o próprio viver
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
Diga “NãO” à Rede Goebbels
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
(Em la lucha de clases)
.
Em la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………………………………….(Paulo Leminski)
::
(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
…………………………………………….(Salamah Mussa)
::
A existência precede a essência.
…………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
::
.:.

* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    FrancoAtirador

    .
    .
    Grande, Cláudio!

    “Hay que Endurecerse,
    Pero Sin Perder
    La Poesia Jamás!”
    .
    .

    Morvan

    Boa tarde.

    “… Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!”…

    Cláudio (26/09/2016 – 04h13).
    — Lula, sem vaselina, e com areia do riacho, caro Cláudio.
    Lula firme e forte contra os ignóbeis do Páuerpoint.

    Saudações “#ForaTemerGolpsista; a política sem discussão: eterna fábrica de coxários“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas…
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

FrancoAtirador

.
.
Soluções Nem Tão Inéditas…

https://pbs.twimg.com/media/CtMbShHXYAApkmY.jpg
.
.

FrancoAtirador

.
.
No Presente, a Pergunta é:
Por Onde Anda o Joaquim?
Não Aparece Mais na Globo.

memoria.oglobo.globo.com/incoming/13411070-061-f3f/FTPaginaFotogaleriaHorizontal/2013-201303292.jpg
http://memoria.oglobo.globo.com/institucional/promocoes/puniccedilatildeo-para-mensalatildeo-1-13410590
.
.
Após 2018, a Questão Será:
Por Onde Anda o Sergim?
Não Aparece Mais na Globo.

memoria.oglobo.globo.com/incoming/19438380-662-5bd/FTPaginaFotogaleriaHorizontal/02.jpg
http://memoria.oglobo.globo.com/institucional/promocoes/inflexiacutevel-contra-corrupccedilatildeo-1-19438411
.
.

FrancoAtirador

.
.
“A Escola Sem Partido
é a Escola do Fascismo”

Jandira Feghali (65)
Deputada Federal

https://pbs.twimg.com/media/CtP2zTDWIAANkwB.jpg
https://twitter.com/Buchada_de_Bode/status/780238536813543424
.
.

FrancoAtirador

.
.
O SkinHead da Injustiça já está anunciando:

‘Semana que vem vai ter mais OLJ (OC-PPP)’

https://twitter.com/congemfoco/status/780188584749961216
.
.

maria do carmo

Parabens ao eminente desembargador Rogerio Flaveto, minha admiracao e respeitos pela coragem, por exercer justica, por exercer a sua funcao de guardiao da constituicao, nao podemos aceitar, que juizes e MP, ajam sem seguir a Carta Magna da nacao, meu repudio aos demais desembargadores, que envergonham o judiciario que exercem tao nobre funcao como verdadeiro sacerdocio, que e o que se espera de pessoas que deveriam ser de notorio saber e etica, o poder mais admirado era o judiciario, infelizmente apoz Joaquim Barbosa, que foi o maestro do abuso da constituicao, atualmente, sao poucos, que agem com respeito a constituicao, num pais grande como o Brasil, esta virando uma balburdia, teria o maior prazer de apertar as maos desse honoravel desembargador, mas moro em Sao Paulo, mas agradeco sua coragem.Aproveito tambem para parabelizar a eminente procuradora Dra Ela Wiecko vice procuradora do Dr Janot que pediu demissao, por nao aceitar o Temer como presidente, estando varia vezes delatado. Acompanharei a trajetoria do Dr. Rogerio Flaveto e Dra Ela Wiecko , exemplos de idoneidade e etica!

FrancoAtirador

.
.
Um Juiz Entre Treze! Nem no Auge do Golpe de 1964

o Fascismo teve tanta Hegemonia no Poder Judiciário.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Decisão do TRF4 aponta para a Manutenção
    da Condenação de Lula, no Órgão Colegiado.
    Traduzindo: Busquem Outro Candidato a 2018.
    .
    .

José fernandes

kk Acordem !!! O Moro e só um instrumento nas mão de uma elite e do judiciário, e dos EUA, ele ainda não terminou seu papel, que é de destruir a Petrobrás e entregar o pre-sal,e pasmem ainda vai acontecer muita coisa,de cair vossos queixo, alguém graúdo do PSDB está preso?,quem é Presidente do TSE? …..o trensalão tucano já caiu no esquecimento da mídia ,o papel da mídia daqui pra frente, aliás já começou faz empo e de colocar panos quentes em tudo que vier deste governo fascista e clandestino, já estamos em um estado de exceção,não adianta alguns juristas mais sério deste País fazer baixo assino,entrar com pedido de impeachment do gilmar dantas ,podem entrar com um milhão de pedido que vai ser arquivo,ta tudo podre, a Educação vai ser desmantelada,os direitos trabalhista pro beleléu, esse golpe foi planejado há muto tempo estava funcionando como um relógio, JUDICIÁRIO,MÍDIA E MP, tudo muito bem elaborado com o apoio EUA. claro nos subterrâneo, como eles sempre agem.com um único proposito tirar o PT e este programa de governo e todos os avanços sociais,e direito.

Marco André

“Detestaria estar no lugar dos vencedores.”

maria do carmo

Comentario anterior aguardando moderacao corrigi email, ficarei aguardando moderacao!

maria do carmo

Parabens! Parabens eminente desembargador Dr, Rogerio Flaveto pela coragem, por cumprir a sagrada posicao de guardiao da justica, ate o seu aspecto, sua aparencia e de franqueza, moro em Sao Paulo, mas teria o maio prazer em dar-lhe um aperto de maos, sei que e dificil enfrentar essa posicao, num meio, sem etica, o eminente desembargador, esta promvendo a justica, por incrivel que pareca e coisa rara, apoz, Joaquim Barbosa, maestro do desreipeito a constituicao, imaginem num pais grande como o Brasil, cada juiz, promotor, procurador ou delegado, agir como quizer sem seguir a carta magna e uma balburdia e muito triste! Aproveito para parabelizar a eminente e tambem corajosa vice procuradora do Dr Janot que pediu demissao, por nao aceitar o presidente Temer, delatado varias vezes, a Dra Ela Wiecko e etica, e ficara na historia asim como o desembargador Dr Rogerio Flaveto! Dr Rogerio Flavet e Dra la wiecko quero acompanhar a carreira de tao brilhantes, desembargador e procuradora que nos representam e nos orgulham!

Messias Franca de Macedo

Filósofa e professora catedrática Marilena Chauí: a Lava jato é para doar o pré-sal
Moro foi treinado nos EUA
https://www.facebook.com/nocautefernandomorais/videos/243002669420257/

lulipe

13 a 1 e o blog dá ênfase ao voto do vencido, essa imparcialidade me comove…

    Allex

    Será por que? Teria algo a ver com o fato de que o voto “do vencido” foi o único imparcial? Foi o único embasado pura e simplesmente no rigor da lei, que afinal é para todos? Você consegue de fato compreender a gravidade da situação? Consegue perceber que os outros desembargadores, os votos “vencedores” endossaram uma escancarada parcialidade e politização das decisões do juiz em comento, simplesmente validando um estado de exceção em plena democracia (ou o que ainda resta dela)? Isso não é uma partida de futebol, não é um campeonato de pembolim. É o esforço de um desembargador em ajudar a salvar a república e o estado de direito.

    Dimas

    Também achei. A grande notícia é, na verdade, o escândalo promovido por 13 senhores que envergonham o direito. Contudo, não espanta. Parece que essa é a história não só do direito, mas da humanidade. Há homens honestos, outros necessários; e há os imprescindíveis. Este desembargador é um destes últimos.

Homero Mattos Jr.

“o que “ESCAPA AO REGRAMENTO” e, em seu lugar, aplica “SOLUÇÕES INÉDITAS” e apenas suas, tem nome no Direito e na História: Tribunal de Exceção…
…entendidos os abusos de poder, a arrogância, os desmandos, o desprezo por provas, o uso acusatório de depoentes acanalhados, a mão única das prisões, acusações e processos”

http://www.tijolaco.com.br/blog/solucoes-ineditas-da-lava-jato-tem-um-nome-tribunal-de-excecao-por-janio-de-freitas/

Deixe seu comentário

Leia também