Depois da subserviência, agora Cardozo acusa Veja de mentir

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2015-02-22 às 21.31.47

O ministro, todo pimpão com a TV Veja

Cardozo processará a ‘Veja’? Duvido!

Por Altamiro Borges, em seu blog

O ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, sempre tão cordato e “republicano” diante da imprensa oposicionista, passou a ser alvo de ataques midiáticos nos últimos dias. De nada adiantou sua afável entrevista na semana passada à revista “Veja” – aquela que a própria presidenta Dilma chamou de “criminosa” durante a campanha eleitoral de outubro passado.

Seus supostos “amigos” nas redações agora exigem sua cabeça – no que contam com o apoio do carrasco Joaquim Barbosa, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Diante do bombardeio, em especial da Veja, o ministro decidiu finalmente reagir. Ele até podia aproveitar a momentânea valentia para processar o pasquim da falida e decadente famiglia Civita!

Em nota oficial divulgada neste sábado (21), o Ministério da Justiça contesta as “inverdades” publicadas na edição da Veja desta semana. O tom da nota é até surpreendentemente duro, o que sinaliza que a relação amigável entre o ministro e os editores da revista da marginal foi abalada.

Depois do crime obrado pela Veja na disputa eleitoral do ano passado, que interferiu diretamente no voto de milhões de brasileiros, a própria presidenta Dilma decidiu endurecer o jogo. Ela ocupou três minutos do último programa em rede de rádio e televisão para desmascarar a revista do esgoto e anunciou que processaria os “criminosos”.

Sem maior alarido, a publicidade oficial nas páginas da Veja sumiu nas últimas semanas.

José Eduardo Cardozo poderia seguir a mesma linha de enfrentamento, sem alimentar mais falsas ilusões sobre o “jornalismo isento” da famiglia Civita.

Na nota, o Ministério da Justiça até anuncia que as pessoas que vazaram boatos à revista “serão processadas civil e criminalmente”. Mas não seria o caso de processar o veículo que difundiu as mentiras?

Fica a sugestão, mesmo duvidando que isto ocorra. Abaixo a íntegra da nota:

*****

Nota oficial do Ministério da Justiça

Brasília, 21/2/15 – Em face das inverdades noticiadas na matéria “O que ele sabe é dinamite pura” publicada na edição de hoje da revista Veja, o Ministério da Justiça esclarece que:

1 — É mentirosa a versão veiculada pela segunda vez pela revista Veja de que o ministro José Eduardo Cardozo tenha se reunido com o advogado da UTC Sergio Renault para tratar das investigações da Operação Lava Jato ou discutido a conveniência de um acordo de delação premiada por parte do dono da UTC, Ricardo Pessoa.

2 — O Ministro da Justiça sempre garantiu a plena autonomia das investigações realizadas pela Polícia Federal, não admitindo qualquer interferência indevida na sua condução. O mesmo tem acontecido na operação “Lava Jato”, onde várias delações premiadas já foram realizadas sem que tivesse ocorrido qualquer tentativa de obstá-las.

3 — A versão veiculada na matéria ainda se mostra mais absurda quando ignora que o Ministro da Justiça não dispõe de instrumentos para impedir ou negociar vantagem de qualquer natureza para que uma delação premiada não se consume. Ele não tem poderes para determinar o fim de uma prisão, para impedir ou mitigar uma condenação ou para efetivar qualquer medida que pudesse oferecer vantagens a um investigado em troca do seu silêncio.

4 — É lamentável que, mais uma vez, a Veja se utilize de supostas declarações de um investigado, encaminhadas à revista por pessoas que se escondem no anonimato, para buscar atingir a imagem do Ministro e de membros do governo federal. Uma vez identificadas, essas pessoas serão processadas civil e criminalmente.

*****

MINISTRO DA JUSTIÇA NÃO ECONOMIZA SUBSERVIÊNCIA

10/02/2015

por Breno Altman, em seu blog

O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, deu entrevista à TV Veja.

Pouco importa o conteúdo do que disse, pois relevante é a simbologia do fato.

Como é possível, a essa altura do campeonato, sem ferir a credibilidade do PT e do governo, um de seus principais integrantes ser cordial e afável com a revista que trata Dilma, Lula e outros dirigentes petistas como bandidos?

Como é possível a presidente decidir cancelar qualquer publicidade em Veja por seu caráter golpista, mas Cardozo conceder uma longa e sorridente entrevista?

Como é possível que o ministro se cale diante das arbitrariedades cometidas por setores da Polícia Federal para incriminar o seu partido, mas resolva prestigiar o veículo que mais convoca o atropelo da ordem constitucional?

Como é possível que a presidente convoque seus ministros para a batalha da comunicação e a atitude de Cardozo seja correr para os braços de uma revista criminosa?

Como é possível acreditar em qualquer compromisso do governo com a regulamentação dos meios de comunicação se o ministro da Justiça não perde a chance de se curvar diante dos monopólios?

Como é possível que Cardozo, cotado para o STF, vá apresentar credenciais para quem faz da pressão midiática sobre a corte seu instrumento de guerra contra a democracia e os direitos constitucionais?

Como é possível Cardozo ainda ser ministro da Justiça, se a única coisa que faz é cuidar de salvar a própria pele, bajulando os setores mais reacionários do país?

São perguntas que não podem calar.

Leia também:

Brasileiros denunciam campanha para entregar o pré-sal a estrangeiros


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

T. Rangel

Chega de culpar o Zé Pateta , ele é só o pau mandado da DILMA . Se alguém é culpado , esse alguém chama-se DILMA . Temos que cobrar dela uma atitude mais firme , isso precisa ficar claro . Não dá para ficar cobrando o Zé Pateta , ele não é o chefe . A DILMA foi pra TV e disse que ia processar a VEJA por causa daquela sacanagem que ela divulgou nas eleições . E ela fez o que ? Nada . Portanto ela mentiu para todos os seus eleitores , eu inclusive , isso tem um preço : O DESCRÉDITO !!!!!

Francisco

Ele e Dilma se merecem…

Romanelli

A VACA vai espirrar, a VACA vai espirrar !!!

Gente, vamos nos antecipar ? Vem ai a 85/95

Agora dizem que Dilma vai alterar as regras da aposentadoria ..nada contra, mas..

Mas pq os HOMENS é que vão se dar mal de novo ?

Nós já vivemos MENOS ..morremos mais cedo, somos mais em número de viciados, de presos, de analfabetos e de desempregados, de desassistidos, de trabalhadores informais ..e menos entre os “pensionados precoces” ..fora que abundamos em estatísticas de violência e de dilacerados pelo crime

Então pq crivar este SEXO mais ainda ao se tentar aumentar, CONTRARIANDO a lógica, o tempo de contribuição exigindo que os homens se aposentem com a regra 95 (soma de trabalho registrado e idade) enquanto pras mulheres perdura a 85 ?

Vem cá, não dá pra AO MENOS igualar ? ..mesmo sabendo que temos expectativas de viver 6 anos a menos que elas ?

Olha, pior que a misoginia é esta misandria que TODOS fingem que não existe , não é ?

josé maria de souza

O mais suave que se pode dizer sobre o ministro Cardozo é que ele é fraquíssimo.
josé maria

abolicionista

Cardozo é prego que faltava no caixão do governo Dilma… a Veja deu um chute na bunda do ministro que tantos favores lhe prestou. Favor choramingar na Cantareira. Ninguém tem mais paciência para a choradeira do PT com o tratamento que recebe por parte do PIG. É impossível acreditar que ter o poder executivo nas mãos não permita tomar nenhuma atitude no sentido de combater o vergonhoso oligopólio midiático tupiniquim. Há muita coisa por debaixo do pano, muita intriga palaciana por trás dessa história. Algo inaceitável, diga-se de passagem, para um governo de esquerda. Aliás, a presidenta deveria de fato livrar-se desse peso morto e dar o cargo ao Franklin Martins.

Gerson Carneiro

Bobo custa crescer mas quando cresce dá gosto de ver.

Joca

De uma semana para cá as coisas começaram a arder nele então começa se mexer, acho um pouco tarde.

Fabio

Sinceramente, não tenho mais nenhuma esperança no governo Dilma.
Para mim essa senhora vai levar o Brasil ao caos total.

Matheus

Zé Cardozo fala grosso com anarquistas, e fininho com a Revista Veja!

Romanelli

NÃO, pra mim não é o caso de processar o veículo não ..eu explico o que penso:

Se, se a Veja não tivesse divulgado a fonte, ou se confirmasse (inventasse) estória em que não teria participado, aí tudo bem

Aqui, o semanal parece que disse tudo ..claro, parece que não deu voz a outra parte, mas isso não tem jeito, já que revista não tem controle remoto, nem nós um código de ética que regule a conduta para os meios. (isonomia, direito de resposta, defesa etc)

Aliás, diferente também quando um periódico qualquer, tentando preservar a fonte, divulga a notícia e oculta a pessoa ..aqui, pra mim, o veículo estaria assumindo um papel de ser CO responsável pela notícia, qual seja, poderia até não dizer da fonte, mas assumir o que estava escrito.

Messias Franca de Macedo

PSDB MOVIMENTOU US$ 176,8 MILHÕES EM CONTA SECRETA NO HSBC ENTRE 1996 E 2000

O HSBC está no centro de um vasto escândalo de fraude fiscal e lavagem de capitais e é objeto de uma investigação penal na Europa toda.

(Por Portal Metropole)

Duas grandes roubalheiras que comprometeram o progresso e o desenvolvimento do povo paranaense para favorecer políticos corruptos pode ser desvendado no caso Suiçalão. A quebra do Banestado e a venda do Bamerindus seguiram roteiros parecidos, favorecendo verdadeiras quadrilhas organizadas em torno da política local, estadual e nacional.
(…)
O ex-ministro das Comunicações, Sérgio Motta, havia pedido 100 milhões de reais ao banqueiro José Eduardo de Andrade Vieira como doação para a campanha de FHC. O banqueiro disse não, embora colocasse avião com piloto à disposição da campanha e fizesse outras doações em dinheiro.
Meses depois da campanha o HSBC recebeu dinheiro do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – na surdinha – para comprar o Bamerindus: 431,8 milhões de reais do Banco Central foram entregues ao HSBC para reestruturar o Bamerindus e saldar dívidas de reclamações trabalhistas. Além do dinheiro, o Banco Central limpou a parte problemática da carteira imobiliária, repassada para a Caixa Econômica Federal, que por sua vez recebeu 2,5 bilhões do Proer. Ou seja, o Brasil comprou o Bamerindus para o HSBC e o Paraná perdeu um dos maiores bancos do país.
Banestado
(…)
O Banestado foi quebrado numa espécie de “queima de arquivo” para esconder falcatruas e roubalheiras com o dinheiro público. O Doleiro Alberto Youssef preso na Operação Lava Jato nos anos que se seguiram confessou que entregava dinheiro vivo, fruto da roubalheira, ao ex-governador e deputados da sua base de apoio na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
Políticos como José Serra (PSDB) e Jorge Bornhausen (DEM) constam de relatórios da Polícia Federal que mostram a existência de ordens de pagamento e registros de movimentações financeiras do esquema de lavagem de US$ 30 bilhões por meio da agência bancárias do Banestado de Foz do Iguaçu (PR).
Entre 1996 e 2000, a conta do PSDB recebeu US$ 176,8 milhões
Um dos principais documentos é o dossiê AIJ 000/03, de 11 de abril de 2003, assinado pelo perito criminal da Polícia Federal Renato Rodrigues Barbosa – que chegou ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, com um carimbo de “confidencial”. O perito e o delegado José Francisco Castilho Neto identificaram pessoas físicas e jurídicas que estariam usando o esquema de remessa de dinheiro do Brasil para o exterior.
O dossiê AIJ000/03 traz a indicação de José Serra, o mesmo nome do ex-ministro da Saúde e ex-presidenciável tucano. O AIJ004 aponta apenas S. Motta, que os policiais suspeitam ser o ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta, que já morreu. **O dossiê AIJ001 mostra transações financeiras do senador Jorge Konder Bornhausen, então presidente nacional do PFL, hoje DEM, e do seu irmão Paulo Konder Bornhausen. Já o dossiê AIJ002 aponta o nome do empreiteiro Wigberto Tartuce, ex-deputado federal por Brasília.
No caso de José Serra, há extratos fornecidos pelo banco americano JP Morgan Chase. O nome do ex-ministro, que segundo relatório dos policiais pode ser um homônimo, surge em uma ordem de pagamento internacional de US$ 15.688. O dinheiro teria saído de uma conta denominada “Tucano” e sido transferido para a conta 1050140210, da empresa Rabagi Limited, no Helm Bank de Miami, nos EUA. Serra é apontado como o remetente dos recursos. Isto seria uma indicação de que ele teria poderes para movimentar diretamente a conta Tucano. Entre 1996 e 2000, essa conta recebeu US$ 176,8 milhões, segundo a PF.

FONTE: http://br29.com.br/psdb-movimentou-us-1768-milhoes-em-conta-secreta-no-hsbc-entre-1996-e-2000/

Comentário postado por André

22/02/2015 às 4:01 pm

em ‘Os intocáveis da mídia’

22 de fevereiro de 2015 | 12:24 Autor: Miguel do Rosário

http://tijolaco.com.br/blog/?p=24966

luiz

Ora, ora. Agora se fazendo de vítima? Atitude no mínimo patética, essa do Zé Cardozo. Nunca soube das “nobres” intenções da Veja? Pois sim! Ele está fazendo tipo. Teatrinho. Logo ele, o Zé Cardozo, que sempre foi um tucano fora do ninho. Um tucano estrelado. No fundo, a Veja tá na dela, o Zé tá na dele, como sempre teve. O alvo tem que ser mirado para a senhora presidenta. Ela que colocou e mantém, apesar de tudo que faz( ou não faz), esse senhor no cargo de ministro. Se tem um responsável, é a Dilma. Simples assim.

Edgar Rocha

Como é possível que um Presidente da república tenha ficado na mesma que o Cardoso por dois mandatos?
Como é possível que a Dilma tenha assumido o risco de perder as eleições durante uma verdadeira saraivada de agressões da imprensa PiG sem tomar um atitude?
Como é possível a presidenta ter esperado tanto pra retirar a verba de propagandas da Veja, deixando pro momento em que a mesma já está no bico do corvo e não tem muito a perder?
Como é possível cobrar individualmente um ministro se sua postura é a mesma de seus superiores?
como é possível ver incoerência na frouxidão de Cardoso se até hoje a Globo continua deitando e rolando e nada de se tomar providências ou sequer vir a público chutar o pau da barraca?

Só espero que estas perguntas não apontem pra um desfecho indesejável. Espero que não seja tarde demais pra levantar a galera e responder às agressões sofridas pelo Estado Brasileiro e pelas instituições públicas. Isto é o que importa!!!! Tem gente querendo insuflar a militância acenar com o desejo de fazer coro aos que estão indignados, mas só o fazem porque o que está em risco é o PT e a permanência da Dilma no Planalto. Depois de soltar os cachorros (cachorrinhos mesmo, obedientes) nas canelas da direita e ameaçar zuar o barraco, volta tudo como era antes, todo mundo amiguinho e danem-se as instituições, o Estado de Direito e tudo que é realmente importante. Querem usar a militância pra salvar a imagem do PT e nada mais.
Se for pra ir às ruas, tem que ser todo mundo que votou no PT sonhando com mudanças. Tem que ser os que vão defender o Governo e pegar a Dilma e o Lula pelas orelhas e colocar de volta no caminho dos projetos prometidos (Fora Kátia Abreu e Joaquim Levy!!!!!!).
Há que se defender a democracia, o país, as liberdades, os princípios capazes manter a sociedade na direção do crescimento, da unidade na diversidade, na aposta de uma política ética e de justiça social! Se alguém levantar bandeira de PT ou da esquerda à frente disto, vai fazer a passeata sozinho. Todo mundo quer é ver gente correta no poder e projetos sociais respeitados. Como sempre diz a Dilma (e eu já quase não acredito mais) “doa a quem doer”! Tem que espirrar esta corja petista que devia estar chafurdando no PSDB e servindo de capacho pras lideranças de lá, pra ver o que é bom. Tem que separar mesmo o joio do trigo e lutar pelo apoio e pelo voto dos que se beneficiarão das mudanças. Tem que mostrar que o projeto é que tem apoio e não o partido que de forma mentirosa diz defendê-lo. Chega de pragmatismo e subserviência burra em troca de se evitar processos e denúncias!

Nigro

Resposta protocolar.
Diz o óbvio. Nega tudo. E ainda diz que nãontempoder pra issonou aquilo. “Poder” institucional nao tem, mas tem poder político, poder do telefonema

Que o diga o notorio corrupto do Mato Grosso, que recebeu o consolondo ministro quando de uma investigação varreu sua residencia, avora, nesses dias.

Escandalo anunciado- obras fajutas para a Copa do Mundo em Cuiabá!!

irineu Almeida Baptista

Ministro, quem se reúne com vagabundos ou vagabundas se sujeita a ser tratado como vagabundo ou vagabunda. O seu pecado, ministro, foi ter se reunido e/ou se misturado com esta gentalha que frequenta as redações de alguns jornais e revistas. Portanto, que isto sirva de lição e o sr se proteja nas próximas reuniões que o sr desejar fazer com os órgãos da mídia.

Julio Silveira

Não, meus caros, fala sério, esse caras merecem. E depois tem gente que pede solidariedade para esses tipos. Francamente só sendo muito CDF, como disse um outro participante.

Deixe seu comentário

Leia também