Comando da Aeronáutica repudia reportagem do Fantástico sobre voar no Brasil

Tempo de leitura: 7 min

por sugestão do leitor Fernando, via blog do Nassif

Nota Oficial – Esclarecimentos sobre reportagem do Fantástico exibida em 07/08/2011

O Comando da Aeronáutica repudia veementemente o teor da reportagem do jornalista Walmir Salaro, levada ao ar no Fantástico deste domingo, sete de agosto, e no Bom Dia Brasil desta segunda-feira, oito de agosto.

A matéria em questão parte de princípios incorretos e de denúncias infundadas para passar à população brasileira a falsa impressão de que voar no Brasil não é seguro. A reportagem contradiz os princípios editoriais da própria Rede Globo ao apresentar argumentos com falta de Correção e falta de Isenção, itens considerados pela própria emissora como sendo atributos da informação de qualidade.

O jornalista embarcou em uma aeronave de pequeno porte (aviação geral), que tem características como nível de voo, rota, classificação e regras de controle aéreo diferentes dos voos comerciais. A matéria trata os voos sob condições visuais e instrumentos como se obedecessem as mesmas regras de controle de tráfego aéreo, levando o espectador a uma percepção errada.

O piloto demonstra espanto ao avistar outras aeronaves sobre o Rio de Janeiro e São Paulo, dando um tom sensacionalista a uma situação perfeitamente normal e controlada que ocorre sobre qualquer grande cidade do mundo. Nesse sentido, causa estranheza que a reportagem tenha mostrado a proximidade dos aviões como algo perigoso para os passageiros no Brasil. As próprias imagens revelam níveis de voo diferenciados, além de rotas distintas.

Além disto, o piloto que opta por regras de voo visual, só terá seu voo autorizado se estiver em condições de observar as demais aeronaves em sua rota, de acordo com as regras de tráfego aéreo que deveriam ser de seu pleno conhecimento. Mesmo assim, o piloto receberá, ainda, avisos sobre outros voos em áreas próximas.

Foi exatamente o que ocorreu durante a reportagem, que mostra o contato constante dos controladores de tráfego aéreo com o piloto. Desde a decolagem foram passadas informações detalhadas sobre os demais tráfegos aéreos na região, sem que houvesse qualquer perigo para as aeronaves envolvidas.

A respeito da dificuldade demonstrada em conseguir contato com o serviço meteorológico, é interessante lembrar que há várias frequências disponíveis para contato com o Serviço de Informações Meteorológicas para Aeronaves em Voo (VOLMET), que está disponível 24 horas por dia em todo o país. Além destas, há frequências de ATIS (Serviço Automático de Informação em Terminal) que fornecem continuamente, por meio de mensagem gravada e constantemente atualizada, entre outros dados, as condições meteorológicas reinantes em determinada Área Terminal, bem como em seus aeroportos. Como, aliás, é o caso da Terminal de Belo Horizonte, incluindo os aeroportos da Pampulha e de Confins.

Ressalte-se que, a despeito da operação de tais serviços, todos os pilotos têm a obrigação de obter informações meteorológicas antes do voo pessoalmente nas Salas de Informações Aeronáuticas dos aeroportos, por telefone ou até pela internet.

Ao realizar o voo sem, possivelmente, ter acessado previamente informações meteorológicas, o piloto expôs a equipe de reportagem a uma situação de risco desnecessário. Tratou-se, obviamente, de mais um traço sensacionalista e sem conteúdo informativo.

A respeito do momento da reportagem em que o controle do espaço aéreo diz que não tem visualização da aeronave, cabe esclarecer que o voo realizado pela equipe do Fantástico ocorreu à baixa altitude, em regras de voos visuais, uma situação diferente dos voos comerciais regulares.

Na faixa de altitude utilizada por aeronaves como das empresas TAM e GOL, extensamente mostradas durante a reportagem, há cobertura radar sobre todo o território brasileiro. Para isso, existem hoje 170 radares de controle do espaço aéreo no país. Como dito acima, é feita uma confusão entre perfis de voos completamente diferentes. Dessa forma, o telespectador do Fantástico ficou privado de ter acesso a informações que certamente contribuem para a melhor apresentação dos fatos.

No último trecho de voo da reportagem, o órgão de controle determinou a espera para pouso no Aeroporto Santos-Dumont. O que foi retratado na matéria como algo absurdo, na realidade seguiu rigorosamente as normas em vigor para garantir a segurança e fluidez do tráfego aéreo. Os voos de linhas regulares, na maioria das vezes regidos por regras de voo por instrumentos, gozam de precedência sobre os não regulares, visando a minimizar quaisquer problemas de fluxo que possam afetar a grande massa de usuários.

A reportagem também errou ao mostrar que Traffic Collision Avoidance System (TCAS) é acionado somente em caso de acidente iminente. O fato do TCAS emitir um aviso não significa uma quase-colisão, e sim que uma aeronave invadiu a “bolha de segurança” de outra. Essa bolha é uma área que mede 8 km na horizontal (raio) e 300 metros na vertical (raio).

Cabe ressaltar ainda que a invasão da bolha de segurança não significa sequer uma rota de colisão, pois as aeronaves podem estar em rumos paralelos ou divergentes, ou ainda com separação de altitude, em ambiente tridimensional.

A situação pode ser corrigida pelo controle do espaço aéreo ou por sistemas de segurança instalados nos aviões, como o TCAS. Nem toda ocorrência, portanto, consiste em risco à operação. O TCAS, por exemplo, pode emitir avisos indesejados, pois o equipamento lê as trajetórias das aeronaves, mas não tem conhecimento das restrições impostas pelo controlador.

Todas as ocorrências, no entanto, dão início a uma investigação para apurar os seus fatores contribuintes e geram recomendações de segurança para todos os envolvidos, sejam controladores, pessoal técnico ou tripulantes. É esse o caso dos 24 relatórios citados na reportagem. A existência desses documentos não significa a ocorrência de 24 incidentes de tráfego aéreo, e sim uma consequência direta da cultura operacional de registrar todas as situações diferentes da normalidade com foco na busca da segurança.

A investigação tem como objetivo manter um elevado nível de atenção e melhorar os procedimentos de tráfego aéreo no Brasil, pois é política do Comando da Aeronáutica buscar ao máximo a segurança de todos os passageiros e tripulantes que voam sobre o país. Incidentes e acidentes não são aceitáveis em nenhum número, em qualquer escala.

Sobre a questão dos controladores de tráfego aéreo, ao contrário da informação veiculada, o Brasil tem atualmente mais de 4.100 controladores em atividade, entre civis e militares. No total, são mais de 6.900 profissionais envolvidos diretamente no tráfego aéreo, entre controladores e especialistas em comunicação, operação de estações, meteorologia e informações aeronáuticas.

Para garantir a segurança do controle do espaço aéreo no futuro, o Comando da Aeronáutica investe na formação de controladores de tráfego aéreo. A Escola de Especialistas de Aeronáutica forma anualmente 300 profissionais da área. Todos seguem depois para o Centro de Simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), inaugurado em 2007 em São José dos Campos (SP). Com sistemas de última geração e tecnologia 100% nacional, o ICEA ampliou de 160 para 512 controladores-alunos por ano, triplicando a capacidade de formação e reciclagem.

Vale salientar que a ascensão operacional dos profissionais de controle de tráfego aéreo ocorre por meio de um conselho do qual fazem parte, dentre outros, os supervisores mais experientes de cada órgão de controle de tráfego aéreo. Desse modo, nenhum controlador de tráfego aéreo exerce atividades para as quais não estejam plenamente capacitados.

A qualidade desses profissionais se comprova por meio de relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). De acordo com o Panorama Estatístico da Aviação Civil Brasileira, dos 26 tipos de fatores contribuintes para ocorrência de acidentes no país entre 2000 e 2009, o controle de tráfego aéreo ocupa a 24° posição, com 0,9%. O documento está disponível no link:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/Anexos/article/19/PANORAMA_2000_2009.pdf

A capacitação dos recursos humanos faz parte dos investimentos feitos pelo DECEA ao longo da década. Entre 2000 e 2010, foram R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão somente a partir de 2008. O montante também envolve compra de equipamentos e a adoção do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITÁRIO), um novo software nacional que representou um salto tecnológico na interface dos controladores de tráfego aéreo com as estações de trabalho. O sistema tem novas funcionalidades que permitem uma melhor consciência situacional por parte dos controladores. Sua interface é mais intuitiva, facilitando o trabalho de seus usuários.

Os resultados desses investimentos foram demonstrados pela auditoria realizada em 2009 pela International Civil Aviation Organization (ICAO), organização máxima da aviação civil, ligada às Nações Unidas, com 190 países signatários. A ICAO classificou o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro entre os cinco melhores no mundo. De acordo com a ICAO, o Brasil atingiu 95% de conformidade em procedimentos operacionais e de segurança.

Sem citar quaisquer dessas informações, para realizar sua reportagem, a equipe do Fantástico exibe depoimentos sem ao menos pesquisar qual a motivação dessas fontes. O Sr. Edileuzo Cavalcante, por exemplo, apresentado como um importante dirigente de uma associação de controladores, é acusado por atentado contra a segurança do transporte aéreo, motim e incitação à indisciplina, e responde por essas acusações na Justiça Militar.

O Sr. Edileuzo Cavalcante foi afastado da função de controlador de tráfego aéreo em 2007 e recentemente excluído das fileiras da Força Aérea Brasileira. Em 2010, também teve uma candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

Quanto à informação sobre as tentativas de chamada por parte do controlador de tráfego aéreo, Sargento Lucivando Tibúrcio de Alencar, no caso do acidente ocorrido com a aeronave da Gol (PR-GTD) e a aeronave da empresa Excel Aire (N600XL) em 29 de setembro de 2006, cabe reforçar que elas não obtiveram sucesso devido à aeronave da Excel Aire não ter sido instruída oportunamente a trocar de frequência e não a qualquer deficiência no equipamento, conforme verificado em voo de inspeção. Durante as tentativas de contato, a última frequência que havia sido atribuída à aeronave estava fora de alcance, impossibilitando o estabelecimento das comunicações bilaterais.

Já quando foi consultar o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, a equipe de reportagem omitiu o fato que trataria de problemas de tráfego aéreo. Foi informado que se tratava unicamente sobre a evolução do tráfego aéreo de 2006 a 2011.

Por fim, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica ressalta que voar no país é seguro, que as ferramentas de prevenção do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro estão em perfeito funcionamento e que todas as ações implementadas seguem em concordância com o volume de tráfego aéreo e com as normas internacionais de segurança. No entanto, este Centro reitera que a questão da segurança do tráfego aéreo no país exige um tratamento responsável, sem emoção e desvinculado de interesses particulares, pessoais ou políticos.

Brasília, 9 de agosto de 2011.
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Rodrigo Vianna: Jornalista da Globo denuncia que emissora vai atacar Celso Amorim

Declaração de princípios da Globo, versão 1989

Declaração de princípios da Globo, versão 1984

Declaração de princípios da Globo, versão 1964


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sérgio Arquimedes

Depois de mais esse episódio, vejamos a coragem e a disposição desse governo em colocar a Rede GLOBO em seu devido lugar.

– Como dói a ausência de LEONEL DE MOURA BRIZOLA !

Marco Aurélio Mello facilita a vida do Fantástico | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia aqui: Aeronáutica abate o caos aéreo da Globo em pleno vôo   […]

Clarice Copetti, “presa” pelo Jornal Nacional: Foi mais que um erro | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Aeronáutica abate caos aéreo do Fantástico em pleno vôo   […]

José Maia

Da sempre imperdível coluna de Sírio Possenti na Terra Magazine:

JOINHAS

Não consigo entender como se fazem certas declarações sem corar. Por exemplo:

a) Em debate com Alexandre Garcia sobre transportes (problemas e corrupção), o jornalista contou que, nos EUA, andou por uma rodovia que, logo após chuva intensa, estava em perfeitas condições. Comentou com um americano que as nossas estradas não têm esta qualidade. O americano respondeu que a rodovia fora feita por uma empresa brasileira (risos). A diferença seria que lá se fiscaliza, aqui, não. Os convidados, um "especialista" em transportes e um diretor de alguma associação ligada ao mesmo ramo, concordaram efusivamente. Mas eu pergunto: não há nenhum empresário decente no país?

jamilton

Sabem porque a Globo faz isso? É porque Lula e agora a presidente Dilma está dando oportunidades da classe média voar e isso está incomodando muita gente. Imagina o Renato Machado, a Cristiane Pelagio viajando e escutando a voz de empregadas comentando receitas de bolo uma com a outra. Isso incomoda as zelites brasileiras. Eu quero um direito de resposta no horário nobre, e mais, quero que a Dilma dê a respostas para os brasileiros.

    Leonardo

    Se ta falando sério?
    A Galera da Recópia fica aqui falando merda o dia todo igual fazem naquele canalzinho…
    (:

betinho2

O "CPI" (quem será?) para ampliar a divulgação, colocou a nota de Repúdio lá no Blog do SenadorCPI, com a praxe congressual, e sugeriu que o Senador pedisse a "CPI da Platinada fofoqueira e criadora de caos e desinformação”???????
http://www.alvarodias.blog.br/2011/08/ministro-da

beattrice

Cadê a Ley dos Medios?
Ah! claro, na Argentina ela funciona, porque lá a presidente não se curva ao PiG, diferente daqui.

lia vinhas

Uma família amiga estipulou um "jejum" de 20 dias por mês da televisão, nesse tempo só Internet. Deveríamos fazer o mesmo, no máximo assistindo os bons programas da TV Brasil, cuja gritante excessão é o Roda Viva importado da TV Cultura atucanada pelos piores governos paulistas.

italo

Quando a globo não concordava com a indicação de, por exemplo, um Ministro da Fazenda, seu nome e cargo não podiam ser citados na tv, até que comparecessem na presença do Roberto Marinho para uma sabatina, sempre com um ou dois Senadores da bancada da tv por perto. As coisas mudaram, hoje se não concordam, usam a liberdade de Imprensa para deixar de informar aqui e manipular algo ali, ou desancar a sistemática perseguição midiática contra aquele que pensa diferente. Ou a sociedade se envolve, ou daqui a pouco o Presidente do Brasil será definido pelo mercado, regido pela globo.

Fred, atacante do Fluminense e da Seleção, questiona imprensa esportiva | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Comando da Aeronáutica repudia reportagem do Fantástico sobre voar no Brasil Nota diz que “denúncias são infundadas” e teor “contradiz os princípios editoriais da própria Rede Globo” […]

Antonio Silva

Mudando de assunto .
O espetaculoso “mar de lama” que a mídia tucana bombardeia diuturnamente nas cabecinhas dos seus ouvintes/leitores, mais a inação do pessoal da área de comunicação do governo e os mimos exagerados que a Presidenta Dilma faz a mídia tucana, deram nisto :

Avaliação positiva do governo Dilma cai para 48%

Plantão | Publicada em 10/08/2011 às 12h09m

Reuters/Brasil Online

BRASÍLIA (Reuters) – A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff piorou em julho, mostrou uma pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira.

Segundo a sondagem, 48 por cento avaliam como ótimo ou bom o governo Dilma, ante 56 por cento em março.

Ainda segundo a pesquisa, 36 por cento dos entrevistados consideram o governo regular, ante 27 por cento quatro meses antes, e 12 por cento o avaliam como ruim ou péssimo, ante 5 por cento.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 28 e 31 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

(Reportagem de Hugo Bachega)

© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

    MataTrolls

    Com tudo isso e caiu 1%? Se for considerar as margens de erro Ibope da época da eleição presidencial, Dilma tem uns 55 a 60% de aprovação.

P A U L O P.

O único politico que enfrentava a Gloebells o Estradinho a Pulha SP e todos os outros rinocerontes da mídia.

Chamava-se LEONEL DE MOURA BRIZOLA.

O resto.

SE CAGA DE MEDO ….

Klecyos

A globo é golpista, um dos mais notórios integrantes do PIG. Deveria ser dado direito de resposta para que seja restabelecida a verdade, e para que os espectadores saibam o tipo de "jornalismo de esgoto" que a globo pratica.

André

Pra mim o melhor foi quando a torre mandou o cara esperar com aquele aviãozinho e o cara ficou nervosinho……heheheheeh..que pérola….

    MataTrolls

    É como o sujeito que pega uma via expressa montado numa mobylete 50cc: ele quer de todo jeito ficar na faixa rápida da esquerda e ainda dá luz alta pros 'rodapresa' saírem da sua frente… Mais uma reporcagem patética da Rede Goebels.

André

Pra mim o melhor foi quando a torre mandou o cara esperar com aquele aviãozinho e o cara ficou nervosinho……heheheheeh..que pérola….

Querendo pousar no santos dumont na frente de todo mundo….afff..

Essa reportagem foi uma comédia…e esse piloto fez um papelão maior ainda…

operantelivre

Que sentada que a GROBO levou, hein!!!
Impressionante!!!

Pode ser que dentro em breve comecemos e ver uma grande deserção das trincheiras GLOBAIS.

Muitíssimo interessante este episódio, justamente num momento em que esta seita GLOBAL vem querendo indispor governo e forças armadas. Estão percebendo que o povo e os militares não são idiotas, como nos querem tratar.

A GROBO está percebendo que a vida real não é roteiro de novela ou campeonato de futebol em que ela muda o script e/ou estipula os horários. A Vida real não passa na GROBO. Na sociedade somos muitos outros atores e não somos otários como querem nos tratar ao fornecer informações.

A GROBO está derretendo. Vai espernear muito. Quem viver verá.

Não podemos deixar que oportunistas como a GROBO/PIG se aproveitem de fatos pendentes e de um passado obscuro para conduzir-nos novamente às trevas da dissensão midiática que atende interesses escusos.

El Cid

"Folha – Naquele momento, o recuo não foi por causa de cortes no Orçamento, mas sim a chateação do presidente Lula porque o Sarkozy tirou o tapete do Brasil na discussão sobre Irã na ONU?

O presidente Lula disse isso para você? Para mim não disse…"

… e essa mulher se acha jornalista? A revista "Ti Ti Ti" espera por você, Tuchanhêde !!!

rolando

Num pais democratico esse esclarecimento seria OBRIGATORIAMENTE publicado e levado a conhecimento publico no meio de divulgação que originou o episodio !!! No país da desinformação vai ficar valendo a opinião descalabrada e descabida da reportagem….Aliás essas são caracteristicas marcantes das organizações Globo: mau caratismo, sensacionalismo,falseamento dos fatos, conspirações de cunho politico…e,olha que não é de hoje….

Julio Silveira

Gostaria que houvesse no mesmo espaço na emissora para o contraditório da Aeronáutica.
Estou cansado desses especialistas de tudo da Globo, que servem a propósitos de interesse, unica e exclusivamente, da emissora. Quero louvar também a Aéronautica por manifestar sua posição publicamente, antes na gestão do Minstro anterior, parecia haver um certo obséquio respeitoso a más informações afirmadas pela emissora, um certo compadrio injustificavel. Credito essa nova postura, já, ao dedo do novo ministro muito mais atento as artimanhas desse grupo que surgiu no Brasil, é importante de que se diga, graças a investimento americano, tanto financeiro, quanto no formato de programação, talvez até nos interesses.

El Cid

… bom, Tucanhêde, que tal se informar melhor? (ou se sabe, que tal largar de ser hipócrita?)

Folha – E o outro lado da moeda? Boa parte, ou a maior parte, da responsabilidade da crise norte-americana é justamente pelos gastos na área militar.

Celso: Mas ninguém fala que vamos nos envolver em aventuras militares como os EUA se envolveram. Eles estão com duas a três guerras ao mesmo tempo.

@smtroncoso

O colega Sanzio lembrou lá no LNO da frase de Groucho Marx que se aplica direitinho a Grobo: "Esses são os meus princípios, e se você não gostar deles… Bem, eu tenho outros…"

Sérgio Troncoso

O colega Sanzio lembrou lá no LNO da frase de Groucho Marx que se aplica direitinho a Grobo: "Esses são os meus princípios, e se você não gostar deles… Bem, eu tenho outros…"
Um abraço.

El Cid

Entrevista da Catanhede com Celso Amorim: as perguntas dela são do tipo "escorregua-na-casca-da-banana" ! patética !! http://bit.ly/ruqKop

César Augusto Sandri

Vamos exigir os princípios da Globo, estou vendo um monte de indignação por aqui,vamos colocá-la pra Globo, estou escrevendo pra eles exigindo um direito de resposta , que publiquem essa carta, vamos lá, ficar reclamando entre nós não adianta!

    lia vinhas

    É isso mesmo. Estranho que os proprios militares não exijam com toda a veemencia o direito de resposta no mesmo pprograma e no jornal Globo. Mas a verdade é que a matéria do Fantástico e outras que possam seguir o mesmo viés não impedirão que as novas classes emergentes e a classe A, acostumada a vijar sempre, deixem de realizar seius planos de fazê-lo, isso vale para os milhares de pessoas que viajam a negócio, a trabalho, para estudar, etc.. Mas o que eles escondem é sua eterna torcida para que, como no Governo Lula, agora o Giverno Dilma seja culpabilizado por quelquer transtorno no setor.. E fazem questão de que esqueçamos a sua defesa descarada dos pilotos norte-americanos do Legacy. Quanto aos funcionários descontentes com o assédio moral da Globo, que saiam e procurem outras empresas de jornalismo menos piores (se é que existem).

    Roberto Locatelli

    Nota mil para esse chamamento!!!

    MataTrolls

    Denunciar no site do MPF adiantaria? De repente, é uma.

    Também (Azenha, se possível, libere os links):

    Ética na TV – Denúncias: http://www.eticanatv.org.br/index.php?sec=3&c

    Ministério Público Federal: http://www.mpf.gov.br (a partir deste site você pode visitar os sites das Procuradorias nos estados, onde é possível fazer denúncias)

    Conceição Lemes

    Mata Trolls, lamento, mas nos comentários não dá. abs

    MataTrolls

    Tudo bem, Conceição. O pessoal copia e cola no navegador. Abraço!

Marat

Se a globo usasse 50% de seus raivosos ataques contra o governo federal, para denunciar as mazelas do governo de SP, nosso povo seria menos alienado!

    MataTrolls

    E perder todo o faturamento? Jamais!

Marat

O pobre do Salaro já se meteu numa encrenca séria no caso Escola Base, onde muitas pessoas foram terrivelmente prejudicadas. Jornalismo irresponsável é isso ai, e a Globo, bem como grande parte do PIG não se contentam em serem incompetentes: têm que ser marrons também!!!

    MataTrolls

    Sempre que vejo esse figura na tv, faço questão de lembrar do Escola Base pros presentes que tão vendo à tv. É atualizar o povão da história que eles mudam de canal ou desligam a tv na sequencia.

    Não podemos deixar a memória ser curta.

Cunha

Divulguem, pulverizem via e-mail, compartilhem nas redes sociais… Façamos o que podemos e devemos fazer contra essa rede golpista e suas afiliadas e demais papagaios de piratas.

operantelivre

Acho um absurdo alguém ter o direito de DANAR uma outra tudo ficar por uma simples "desculpe-me".
No caso de meios de comunicação de massa o desastre pode ser irreparável. Equipara-se a pisar no pé de alguém só porque existe a desculpa. Até parece que desculpas reparam danos e mudam atitudes danosas e suspeitas de má-fé.

Muito parecido com o preço absurdo dos carros apontado na recente matéria da Heloisa Villela. O mercado estipula um preço alto e "se colar, colou". O mercado da Democracia Tucana na mídia ocorre o mesmo. Eles mentem e distorcem e "se colar, colou". É a lei de Gerson no jornalismo decadente. Falta leis para nos proteger destes espertos que destroem pessoas e países.

Resumindo: Não é suficiente autuar, é preciso provar que pagou-se pelo dano. Estou aguardando para ver se o dito vai ficar pelo não dito.

Yarus

DESCULPA EM PÚBLICO
Diretor da Globo se retrata por jornal com Hélio Costa
Por Marília Scriboni

O jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira (8/8) vem com uma boa notícia para o ex-senador Hélio Costa. A página 7 do primeiro caderno da publicação traz uma retratação pública assinada por Roberto Talma Vieira, diretor da TV Globo, por determinação da 16ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tudo em virtude de declarações dadas à revista IstoÉ, veiculadas pelo site em 30 de julho de 2010 e, na versão impressa, em 1º de agosto do agosto do mesmo ano.

A referência ao ex-ministro das Comunicações no governo Lula vem apenas no pé da reportagem “Acordo Espinhoso”, de pouco mais de 4,5 mil caracteres, e que falava sobre a abertura das investigações pelo Ministério Público sobre os R$ 254 milhões pagos pela Telebrás à empresa do empresário Uadji Menezes Moreira, amigo do político. Na época, Roberto Talma afirmou que sua parte da venda da estatal poderia ter ido parar nos cofres da campanha de Costa, que concorria ao governo de Minas Gerais.ÍNTEGRA

http://www.conjur.com.br/2011-ago-08/diretor-rede

Tem a foto da nota do mentiroso no site, dizendo que fez por espontaniedade: http://s.conjur.com.br/img/b/retratacao-publica-h

francisco.latorre

caosaéreo II.

não vai dar certo.

golpistas.. desistam.

..

a.barbosa filho

Eu e milhões de usuários da aviação civil estamos em pânico, aterrorizados por sermos obrigados a voar. O Fantástico mentiu para gerar terror, um ato classificado em alguns países como crime de "terrorismo midiático".
O Comando da Aeronáutica está no dever de nos tranquilizar, usando rede nacional de rádio e TV, por 15 ou 20 minutos, dando explicações detalhadas, depoimentos de técnicos, de maneira a repor a verdade.
Rede nacional é legal e democrática. A Rede Globo, como concessionária de serviço público, merece uma punição. Como não existe mais direito de resposta, o caminho é a convocação da rede, sem ônus para os cofres públicos.
Ou isso, ou entregue-se logo a faixa presidencial aos Marinho, Frias, Mesquita, Civita…

Sérgio

Que emissora mais safada, ainda bem que agora eles tem a "carta de princípios" (hehehehe)

Renato Lira

Se essa "reportagem" da escola Sallaro de esgoto faz parte da "estratégia" global de atingir o Celso Amorim, já começou mal.

Pois se a globo pretendia indispor Amorim com as Forças Armadas e com a população, deu (mais) um tiro no pé.

A Globo causou indignação na Aeronáutica com mais essa armação.

Mas os caras são completos imbecis mesmo, nem fazer pilantragem eles prestam. Tentam armar e se queimam.

Na mesma semana que divulga o tal código engana-trouxa, a globo expõe totalmente sua hipocrisia, seu caráter dúbio, mostra que não cumpre o que prega no tal código.

Só que são por demais estúpidos e não conseguem fazer nem suas pilantragens direito.

A diferença entre os murdochs de lá e os de cá é que os de lá pensam um pouquinho. Já os de cá…

edv

Li em algum lugar (desculpem), nesta semana passada mesmo, que um orgão internacional avaliou o tráfego aéreo civil do Brasil melhor do que o dos EEUU, Italia, UK, Australia, França, Alemanha…
Alguém confira (e corrija a lista se for o caso) por favor (chama o Bruno…).
Mas com certeza tem EEUU, Itália e Austrália (e olha que haja espaço aéreo na Austrália, para uma população menor que a soma da Grande SP e Grande Rio, concentrada em algumas cidades litoraneas…
Mas o viralatismo, combinado com o golpismo … resulta no causaerismo….

João PR

O Governo tem que pedir o direito de resposta!!!

A Justiça deveria fazer o Zeca Camargo ler este comunicado durante o fantástico.

Dai, quem sabe, eles pensariam duas vezes antes de fazerem reporcagens como essa.

    MataTrolls

    Deveria mesmo era dar um gancho no Fantosco pela mesma duração que teve a "reporcagem", sem direito a nota-retorno pra desancar o que quer que fosse, lendo durante o tempo de gancho o texto integral da Aeronáutica, com legendas (não closed caption) do que se está lendo.

    Ou, mais radical, uma ação como a que o 'Gugu' recebeu por conta do PCC fajuto no "domingo legal(?)": o programa não foi exibido no domingo seguinte à condenação e o apresentador perdeu uma bolada em merchandising, fora os danos legais.

@lucasvazcosta

Para variar, eles escolhem um tema para fazer críticas contra o governo e lançam suas acusações, ainda que sejam absolutamente falsas. Botam um camarada para dizer o que ele acha sobre alguma coisa, mesmo que ele não saiba nada sobre aquilo de que fala e pronto, está feita uma reportagem. Falando mal, vale tudo. O que importa é ser imprensa "formadora de opinião" contra um governo que anda longe de ser aquele de seus sonhos. Eis o jornalismo dos "especialistas".

P A U L O P.

Uma fonte na TV Globo conta que desde sexta-feira começou uma caça às bruxas na emissora. Eles querem saber quem foi que vazou para o Rodrigo Vianna o plano de desqualificar o novo ministro da defesa, Celso Amorim. Como era sigiloso e envolveu não mais do que 20 profissionais de três capitais, eles consideram que fazer o mapeamento e achar o "traidor" é questão de tempo. Só que eles ignoram que este tipo de segredo é de polichinelo, não dá para ser guardado numa redação. Por uma razão simples: um editor tem sempre outro editor com quem troca confidências. Repórteres, mesmo que tenham sido poucos e confiáveis os acionados, sempre comentam com os cinegrafistas – afinal têm uma amizade muito longa. E, não raro, há alguém que ouve, um auxiliar, um motorista… Portanto, esqueçam, será impossível descobrir de onde partiu a notícia que caiu como uma bomba no colo dos gestores. Dizem até que o Código de Princípios que estava planejado para ser divulgado depois de um Seminário, com pompa e circunstância foi antecipado. Os principais apresentadores do Jornal Nacional, Wiliam Bonner e Fátima Bernardes foram convocados para trabalhar no fim de semana, fato raríssimo. Tudo para tentar apagar o incêndio de proporções desastrosas. Sinal de que há sim um grupo lá dentro muito insatisfeito com o comando do jornalismo. Na Avenida Chucri Zaidan, por exemplo, onde fica a sede da emissora em São Paulo, o clima é de tensão e medo. O vazamento é tratado como crime e ao traidor está reservada a forca, o esfolamento – como na pintura de Michelângelo na Capela Cistina – com consequente exibição de vísceras em praça pública. Ninguém mandou tratar jornalismo como se fosse mercadoria. Jornalismo é informação, sem viés ideológico, sem interesse econômico e político. Simples assim!

    Maria Rita

    Faltou o link do texto (do blog do Marco Aurélio): http://maureliomello.blogspot.com/2011/08/valei-m

    FrancoAtirador

    Ao ler atentamente o texto publicado pela Grande Meretriz,

    vê-se que o tal "documento" é uma espécie de código implícito

    que tenta enquadrar os jornalistas da própria Globo,

    eximindo a empresa de qualquer responsabilidade pelos seus atos.

    A Globo sugere também aos seus jornalistas, ainda que subliminarmente,

    que eventuais manifestações individuais, notadamente pela internet,

    em blogs pessoais e em redes sociais como o twitter e o facebook,

    estão terminantemente proibidas, sendo passíveis de punição.
    .
    .

    operantelivre

    Versão moderna de Auchwitz está na GROBO.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Bem isso:

    CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO COSME VELHO.
    .
    .

    Marat

    Prezado Paulo, se a "inteligência" da Globo for como a CIA, podemos ficar tranquilos: Eles descobrirão que o Kamel é o culpado – kkkkk

NER

Azenha.
Eu não vejo o Fantástico porque não quero que minha gastrite vire úlcera. É uma recomendação do meu médico que exige muito de mim. Também vejo o JN algumas vezes para saber que por onde eles vão eu tenho certeza que estou no caminho contrário e certo. Pois bem, a nota do Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno DEVERIA ir ao ar no mesmo programa, na mesma hora. Por isto e, por tantos, outros da PIG, é necessário a Lei de Meios. Não é possível que a impunidade não seja caso de justiça neste país. Aliás a responsabilidade CIVIL deveria ser também do jornalista que se sujeita a fazer este tipo de reprotagem.Tem sido, quando assisto, frequente a "cara de tacho" do Bonner fazendo "correções" sobre notícias anteriores, principalemente dadas pela sua esposa (será que ela sabe o tamanho do machismo reinante?, mas este é outro caso). Mas, nestes casos, de correção, será que a GLOBO pensa que a linguagem do "bom moço" corrigindo notícias erradas podem (?) induzir os telespectadores a acreditarem em um JN que assume os erros?. Será que a população está engolindo isto? Vamos acreditar que não. Por outro lado o VIANA já havia cantado a "pedra da vez" depois da demissão do Jobim. Acampanhamos tudo, com raiva, sem que a gastrite vire úlcera. Um abraço. Grande este teu Blog Azenha! Parabéns.

Paulo Cezar da Silva

eu assisti ao vivo e fiquei espantado com a intenção de gerar crise, mas não tinha competencia para analisar os fatos. como disse um amigo acim, tem que pedir direito de resposta e fazer uma reportagem para rebater, se não fizermos isto… isto nunca vai cessar.

@lucasvazcosta

Para variar, eles escolhem um tema para fazer críticas contra o governo e lançam suas acusações, ainda que sejam absolutamente falsas. Botam um camarada para dizer o que ele acha sobre alguma coisa, mesmo que ele não saiba nada sobre aquilo de que fala e pronto, está feita uma reportagem. Falando mal, vale tudo. O que importa é ser imprensa "formadora de opinião" contra um governo que anda longe de ser aquele de seus sonhos. Eis o jornalismo dos "especialistas".

E ainda fazem anúncio de princípios no seu grande jornalão televisivo…

Francisco

Todo mundo comentou errado…

Não é Globo.

É Globels!!!

Roberto Locatelli

A Globo quebrou mesmo a cara. Sujou-se justo com a Aeronáutica. Que delícia!!

E ainda por cima a Aeronáutica jogou na cara deles os tais "Princípios". Ah, se arrependimento matasse, a Globo já tava mortinha. Quem mandou declamar os "Princípios" só da boca pra fora?

Gerson Carneiro

Uuuuooool… falar em Fan… Fan… Fan…tástico… me dá um sooono.

[youtube dvNS_5h6h0A&feature=grec_index http://www.youtube.com/watch?v=dvNS_5h6h0A&feature=grec_index youtube]

    Adilson

    O cara conseguir bocejar do lado da Patricia Poeta…

Mauro A. Silva

Walmir Salaro é o jornalista que "cobriu" o caso Escola Base em 1995… não parendeu nada… não esqueceu nada…

    Samuel Lima

    Mauro,

    Na histeria do "caos aéreo" de 2006, o mesmo Salaro voou até um lugar incerto e não sabido da Amazônia para provar a existência do "buraco negro" no sistema de radar no País. Foi patético e continua sendo, como o autor da célebre reportagem que destruiu a vida dos ex-proprietários da Escola Base. Bem lembrado. Walmir Salaro segue praticando seu jornalismo de esgoto e fazendo novas vítimas.

    Abraços,

    Samuca

    Yarus

    Digite o texto aqui![youtube i9VMh_j8mMM&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=i9VMh_j8mMM&feature=player_embedded youtube]

SILOÉ-RJ

PARABÉNS!!! AO COMANDO DA AERONAUTICA, pela clareza e firmeza do depoimento.

SILOÉ-RJ

QUE DESPLANTE!!!
a globo lançou essa reportagem, se aproveitando da saída do jobim e a nomeação do AMORIM na tentativa de que se a aeronáutica não se manifestasse contra, desestabilizar o governo DILMA.
QUEBROU A CARA, e agora vai quebrar sempre que tentar pois dessa vez quem "CANSOU" foi o POVO e essa GENTE DIFERNCIADA.
Fica agora comprovado que aquela PALHAÇADA toda de MANIFESTO, era só um GOLPE PROMOCIONAL prá divulgar e tentar vender o tal DVD do famigerado roberto marinho -" O SENHOR DO SEU TEMPO" título bastante apropriado para quem fez de tudo para ser o TODO PODEROSO, até vender a alma ao diabo, com quem deve estar brigando agora pra ver quem manda mais.

GilTeixeira

Mais uma:
JN atropela Código de Ética da Globo
Enviado por luisnassif, ter, 09/08/2011 – 20:33

Na chamada das 17hs00 do Jornal Nacional, Fátima Bernardes anunciou que uma das prisões da Polícia Federal – na operação sobre o Ministério do Turismo – seria de Clarice Coppeti.

Clarice foi vice-presidente de TI da Caixa Econômica Federal. Saiu, está de quarentena, preparava uma palestra na UnB quando foi alcançada por telefonemas desesperados de seus familiares.

É tida na CEF como pessoa corretíssima e, mais: jamais trabalhou em qualquer área ou projeto relacionado com o Ministério do Turismo.

A notícia foi dada sem que os nomes fossem conferidos e os acusados ouvidos.

Do Blog do Nassif

Emilio

Cabe aqui uma cadeia de Rádio e TV em horário nobre da Aeronáutica pois se trata de um assunto sério.

FrancoAtirador

.
.
A Globo que se cuide!

O entreguista não está mais lá para lhe dar suporte.

E os Comandantes das Forças Armadas confiam no Amorim.

E o Celso Amorim lhes dá respaldo, porque são nacionalistas.
.
.

Panambi

A TAM e a Gol deveriam dar uma banana pro Kamel. A blogosfera não poderia entupir estas empresas com e-mails solicitando boicote comercial à Globo?? Pegar os gangsters(palavras do Andres Sanches) pelo bolso??

betinho2

Passei a Nota ao meu filho, leiam a resposta:

RE: Tráfego aéreo – É Fantáaaaastico‏

18:51
Responder ▼

Fxxxxxx Nxxxx Fxxxxx
Para xxxxxxxxxxxxxxxx
Concordo. Eu assisti alguns pedaços da reportagem. Não consegui ver tudo porque estava chegando na torre e estava falando com as aeronaves, mas realmente a reportagem foi sensacionalista ao extremo.

    Luis

    Betinho
    Legal saber da reação do seu filho.
    Convenhamos que a nossa Presidenta tem mesmo muita sorte.
    A Aeronáutica vir a público com essa nota oficial espinafrando a Globo, é algo inédito no Brasil.
    E o Jobim favorecer o país construindo a sua própria demissão foi também uma prova de que Dilma é a predileta dos astros e estrelas do Zodíaco.
    E vamos que vamos, como dizia vc no Tijolaço. E fez escola!

Bonifa

A Globo é tão idiotamente fascista que é capaz de acreditar que as Forças Armadas estariam dispostas a endossar uma sabotagem televisiva contra o Brasil. Vamos fazer o Brasil avançar em todas as frentes, Presidenta Dilma. Capengando aqui, capengando ali, avançaremos muito menos do que precisamos. Vamos indicar para o Supremo alguém que possa contribuir de fato para restaurar a fé do povo na justiça brasileira. Se há um setor onde não cabe mais que se façam quaisquer concessões corporativas e casuísticas é na Justiça.

Ricardo Rosa

E agora Sr. Salaro como é que fica sai pra briga quero ver se és valente.
Ricardo

    MA_Jorge

    Só mais um defendendo o pão e vendendo seus princípios. O resultado final acaba por ser algo muito parecido com a ética jornalistica padrão Global, esgoto dos piores níveis, fedor a preencher os dias e noites dos que ainda insistem em dar audiência a um bando de pregadores da submissão.

monge scéptico

CHEGA DE GLOBO; CHEGA DE SER CONTRA O BRASIL E SEU POVO! FIM DA
CONCESSÃO JÁ!.
Parabéns à aeronáutica. Parabéns ao sr brigadeiro, que fez bem em colocar a rede globo
em seu devido lugar. Quem é patriota, fica indignado com a verdadeira campanha que a
rede globo move permanentemente, contra o povo brasileiro.
Bom que os militares patriotas, fiquem de olho em seus editoriais. Parecem ser contra a
governos que querem, acertando e errando as vezes, colocar o país no rumo do seu des-
-tino. AVANTE DILMA!.

Soraia H

A Globo e seu sensacionalismo idiota e sem medida!! Insana!!

Rodrigo Falcon

Numa furtiva consulta com Deus, Sujeito Oculto faz uma pergunta:
– Deus, será que nalgum dia, nestas terras tupiniquins, iremos regulamentar a mídia conforme os princípios democráticos do estado de direito, como pedem as normas éticas descritas nos cânones deontológicos das cadeiras universitárias e seguido em alguns lugares como Canadá, EUA, Dinamarca, Austrália, Portugal, Nova Zelândia, Suécia, Inglaterra, Holanda, França, Noruega e Alemanha?
Enquanto Deus verifica uma possível ocorrência entre as infinitas páginas de sua agenda, o sr. Sujeito Oculto esfrega freneticamente as mãos, na expectativa de uma data concreta para seu pedido. Passado alguns anos, depois de muito pesquisar, Deus retorna o chamado do Sr. Sujeito com a seguinte afirmação:
– Sr. Sujeito Oculto, sinto informar-lhe que neste seu país, onde a norma é global, não teremos nenhuma alteração na minha gestão. Ah! E tal informação se estende também a esquecida e empoeirada reforma agrária…

Fabio_Passos

putz… mas a rede globo não acerta uma.

Vamos ver o que a globo vai fazer após um desmentido tão categórico.

Vai se fingir de morta? Ou vai chamar o molina p/ atestar mais uma presepada?

    Rodrigo Falcon

    Muito pelo contrário Fabio Passos, infelizmente para nós brasileiros a emissora acerta sempre o que é de seu interesse. Concessão pública? Canal aberto aos interesses e valores brasileiros? Passam longe da terra brasilis…

    Fabio_Passos

    É… nós é que temos de acertar de uma vez por todas e democratizar a mídia no Brasil.

    beattrice

    O Molina é tão faz tudo que tb é perito em perícia aérea?

Helio Neri Leite

Os princípio da globo é pra igreis lê.

betinho2

Deviam aproveitar a oportunidade, já que é uma questão de segurança desvirtuada pela Globo,e formar uma cadeia de televisão para divulgar a nota de repúdio. Seria uma bomba na Platinada.
De qualquer maneira uma excelente e esclarecedora nota. Assino embaixo, conheço alguma coisa, pois meu filho é Controlador de Tráfego Aéreo no Aeroporto de Cuibá. Ficou 6 meses no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP), fazendo treinamento, após concurso em que se classificou em primeiro lugar.

    beattrice

    A nota deveria se lida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim.

    Bonifa

    Mil vezes melhor se fosse lida por um oficial da Aeronáutica.

    beattrice

    Discordo, o ministro é o superior hieárquico e a quem a GLOBOPE quer atingir em última instância indispondo-o com os militares.

    betinho2

    beattrice, concordo com você, mas não posso discordar do Bonifa, pois seria um tapa de luva duplo, ao por um Oficial "descontente" com a nomeação de Celso Amorim.
    Mas para fazer cabelo e barba, que fossem os dois, Celso faria a abertura, e passaria a palavra ao Oficial da Aeronáuticapara ler a Nota de Repúdio.
    Seria nossa glória…rsrs.

romeu

já que a globo tenta passar uma mentira ao povo, deveria o presidente da entidade e todos seus funcionários viajarem de onibus.

Helio Neri Leite

Pelamor de Deus, cadê os princípios da globo!!!

virginia langley

ainda prefiro uma reportagem no canal discoveryque vi recentmente sobre uma pesquisa internacional sobre segurança aerea em que o autor do livro inclui o Brasil entre os paises do mundo com maior risco de acidentes aereos, derivados, pasmem, da dificuldade de comunicação entre pilotos e copilotos por conta de uma cultura autoritaria, decorrente de uma tradição de hierarquia inflexivel que concentra poderes absolutos nas mãos do comandante e ignora a contribuição dos auxiliares. Isso sim, é a cara de nossa terra.

    Werner_Piana

    nao se esqueça que as "fontes" do discovery para reporcagens envolvendo o BRASIL são os orgãos imundos do PIG. Que, por exemplo, na reporcagem do DSC sobre o acidente GOL x Legacy, a cheirosa eliane castanhede da fsp culpou aos controladores. Os anjinhos pilotos americanos foram quase vitimas, apenas. o TACS deles desligado, bem… pra que se ater a este tipo de detalhe, néam?
    Humpft!
    :/

    beattrice

    Virginia Langley ou Langley na Virginia?
    Coincidência?

kid dos reis

Atenção senhor Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, existe legislação para o direito de resposta e este braço das Forças Armadas Brasileira deve colocar a verdade no seu devido lugar. A nota é importante, sim, mas o Estado brasileiro não pode se aceitar mais as distorções feitas pelos meios de comunicação sobre a soberania nacional e os setores estruturantes de nosso Pais, além de permitir o espalhar da insegurança sobre o transporte aéreo e os milhares de cidadãos que se utilizam deste meio pelo Brasil. Kid dos Reis – jornalista

Marcelo de Matos

Não estou sob influência da campanha do PIG contra o caos no setor (“caosaéreo”), mas, a situação do nosso espaço aéreo está longe de ser a maravilha descrita pelo brigadeiro. Claro que esta é a opinião de um comentarista leigo, mas, que ouve e enxerga bem. Somos um país continente, com transporte ferroviário e fluvial desprezíveis. O transporte rodoviário é precário na maioria das regiões. Mesmo em São Paulo, onde estão as melhores estradas, viajar de carro de São José do Rio Preto a São Paulo (450 km) é um risco considerável. A rodovia Washington Luís tem só duas pistas de cada lado e os caminhões forçam os carros a saírem da frente. Quem pode, vem de avião ou helicóptero. Os nossos céus estão, sim, congestionados de aeronaves. Só quem é cego não vê. O trem bala não é transporte de massa e poderá servir de opção para os empresários que fazem diariamente a viagem Rio/São Paulo de helicóptero. O brigadeiro não tem razão de ficar contestando a Globo – precisamos sim de alternativas para diminuir o congestionamento aéreo.

baixadacarioca

Pela tal "carta de princípios", a nota dever ser notícia no JN, não?

GilTeixeira

Li os comentários sobre o mesmo assunto no Nassif e fico sabendo que o autor da reporcagem é o mesmo da Escola Base!
tsc, tsc, tsc!

Alexei_Alves

Não estou nem um pouco surpreso.
Vem aí uma série de reportagens sobre o tal "caos aéreo". O verdadeiro alvo, é claro, é o novo ministro da defesa.

    Bonifa

    A Globo é atrevida. É bem provável que você tenha razão.

@walterthe

isso saiu no mesmo dia que a globo publicou seus "principios" editoriais… chocante

GilTeixeira

Embarco nessa terça pra Fortaleza, na volta eu conto. Mas que eu confio mais na aeronautica do que na grobo isso não resta dúvida.

Fernando

Eu vi a reportagem, botaram o repórter pra voar num teco-teco de dois lugares e queriam ter prioridade pra pousar diante de vários aviões comerciais?

Fala sério!

    baixadacarioca

    E se algum controlador de vôo os chamassem de teco-teco, iam parar na delegacia, tal como aquela repórter global levou o taxista que resolveu criticar o jornaleco deturpador.

    MataTrolls

    É como a analogia do sujeito de mobylete cinquentinha na via expressa, insistindo pra pegar a faixa rápida da esquerda e dando luz alta pra saírem da frente dele… e ele andando a 40, 50/h…. numa pista pra 80/h.

Rogério

Essa nossa "grande" imprensa de quinta, torce contra o Brasil, torce contra a soberania nacional.

Documentário – A Guerra de Murdoch Contra o Jornalismo
A manipulação da Informação nos EUA personificada pelo dono
do conglomerado midiático News Corporation. http://fwd4.me/07dL

Palmas

A Globo tinha um caso de amor com Jobim.A areonautica deveria vir a público para contrapor os argumentos apresentados no programete Fantastico.Aliás qual dos leitores assitem o "fantastico?.

    J Fernando

    Concordo com a sua sugestão de a aeronáutica vir a público.
    Quanto aos leitores que assistem o programa da globo, são muitos, eu mesmo assisto vez ou outra. O problema é que muitas pessoas não saberão discenir o que é informação e o que é manipulação. Eu assisti o programa em questão sobre o tráfego aéreo e hoje estou lendo os esclarecimentos da aeronáutica. Infelizmente, para a maioria não é assim: viram o programa, não leram a nota oficial. Por isso concordo com você: a aeronáutica deveria solicitar tempo no próprio programa para ler sua nota.

El Cid

…agora o que me deixa puto é a Nota Oficial: vai pra onde?

Se for somente para o Diário Oficial (ondes poucos lêem) ou para os blogs, então a Globo ganhou a parada.

Tem que desmontar a reportagem no mesmo programa, tempo e horário da denúncia !!

Isto é a verdadeira democracia !!

    Werner_Piana

    o Direito de Resposta, com DESTAQUE similar ao da reporcagem original seria o MINMO.
    Se aqui houvesse LEI contra os desmandos da canalha mafia midiatica, isso deveria dar além do desagravo, multa pesada e sanções como advertencia, suspensão temporaria do sinal da emissora e, porque não, a cassação…
    Mas aqui ainda não temos democracia, fazer o que?
    Espalhar o link com a resposta do brigadeiro é o começo, mas é NADA diante da audiencia do Fantasmico…
    :/

    LEY DE MEDIOS, já!

    beattrice

    Alguém além do BRIZOLA já teve CORAGEM de exigir judicialmente direito de resposta da GLOBOPE???
    Deprimente a falta de contundência do governo DILMA.

reno mancuso

Se é verdade ou não/ eu estou com o c… na mão.Em outubro tenho que fazer uma viagem a fortaleza e… Mas, tá legal. Depois de um alarde desse não é para ficar com medo?

    João PR

    É simples: vá de ônibus!

    Renato Lira

    Vai de burro. Quando um cansar, muda de posição com o outro.

    MataTrolls

    Hahahahaha! Que maldade!

    MataTrolls

    Pega carona no próximo voo de denúncias da Grobo/Salaro então, ué.

    Bonifa

    Vai lá numa boa, Reno. Um pouco de medo de avião todo mundo tem. Pior é um amigo meu que está preso em um hotel de Londres: Nem vai, nem vem e com medo de ser torrado vivo.

    MataTrolls

    Uai, mas os britânicos não são primeiro mundo? Aderiram ao canibalismo?

    Leider_Lincoln

    Não podemos acusar os trolls de falta de criatividade, não é mesmo? Tentar disseminar a dúvida em cima de um óbvio monte de mentiras foi quase esperto… Será que eles ganham para isso?

Antonio Lyra Filho

Esta matéria serve para desinformar o público.

    Marat

    Desinformar é uma das especialidades da triste globo!

Gustavo Pamplona

E a Globo (e o PIG inteiro) ainda quer "ajuda" dos militares para derrubar a Dilma…

Bom… vocês já sabem das notícias envolvendo a nomeação do Celso Amorim para Ministro da Defesa…

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 "ajudando" militares a derrubar a Globo no "Vi o Mundo"! ;-)

Marcio H Silva

A Globo tá com raivinha porque nossa presidenta trocou o ministro da defesa. Tão igual a cachorro latindo para as carroças.

    Marat

    Muuuuuito bom – rsrsrs

zata2ltb

Mais uma vez a rede globo mostrou sua superioridade intelectual.

    Marcio H Silva

    Voce acha mesmo? Pô, voce é inteligente pra caramba!

    zata2ltb

    eu fui irônico nessa citação..rsrs

    El Cid

    … e FAB também: desmentiu logo de cara! Clara, completa e contundente.

    curiosidade: a julgar pela foto, é assim que você dá coices, ó "Equus africanus asinus" ?

    zata2ltb

    eu só fui irônico..rsrs
    sobre a foto: é de um "esporte": parkour, que é a arte do movimento.
    Amo praticar esportes.

    Leider_Lincoln

    Coisa de que não podemos acusar você, não é mesmo?

    zata2ltb

    Bom, eu só fui irônico.. =)

    Renato Lira

    É…

    Esse reaça com nome de robô de seriado de ficção científica certamente se borra de rir com o Zorra Total e se descabela com as "atrações" do Faustão.

    Além, claro, de fazer 30000 ligações pra votar no paredão do Big Brother.

    Pra quem tem idademental de 5 anos, a globo é um "espetáculo intelectual".

    zata2ltb

    Bom, como você deve ter um intelecto bem desenvolvido acho que você percebeu que fui irônico nessa citação…
    Bom, eu odeio Big Brtoher e faustão nem perco meu tempo assistindo.. =)

Mirela Maria

Vale a pena ler na íntegra! Documento histórico que inclusive fornece dados sobre qual governo realizou investimentos reais na formação de controladores e na segurança. Imagina agora, como vai melhorar ainda mais, depois que, finalmente, o "fanafarrão" , fraudador de Constituição, amigo do Padim Pade Cerra, John Bin, foi posto no lugar dele: na rua…agora vai melhorar ainda mais!

cristiano

Esse é o jornalismo lixo da globels.
Mais nada fora do habitual,
pra quem disse que '' a busca da verdade é uma utopia'' vide ''editorial'' da globo

(brasil-livre-se do pig)

Jorge Amorim

O problema não é o código de ética da Globo, mas a possibilidade de um acidente aéreo durante esta semana, o que levaria ao usual "não disse?", transformando em verdade absoluta um chute.

    Polengo

    Isso se eles não derem um "bicho" pra algum americano patrão deles pilotarem um legacy ou algo parecido por aqui nesta semana.

    Renato Lira

    Ou então bater tambor pra uma chuva daquelas em Congonhas.

Panino Manino

Reportagem investigativa da Globo… "tá bom, senta lá".

marcio wilk

Caramba! Que texto longo, só li o princípio e o final. Mas , caramba! Quem vai fiscalizar o código de ética da glogo?

    Vera Pereira

    O Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, por exemplo, fiscalizou o "código de ética" da Grobo, e fez muito bem.

    Marat

    Globo e Código de Ética? Nada a ver – rsrsrs

Deixe seu comentário

Leia também