Eduardo Cunha assume ser campeão do impeachment sem mencionar pedaladas uma única vez; Silvio Costa lembra traição de aliados “que tramaram na Rússia”

Tempo de leitura: 5 min

Captura de Tela 2016-09-12 às 23.02.44

Da Redação

Criador das pautas-bombas que paralisaram as medidas econômicas de Dilma Rousseff quando a base parlamentar da petista já se desfazia e “mentor” do impeachment na Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve o mandato cassado na noite da segunda-feira 12 com 450 votos favoráveis e 10 votos contra. Houve 9 abstenções e 44 ausências.

Segundo a Agência Brasil, “os dez deputados que votaram contra a cassação de Cunha foram Carlos Marun (PMDB-MS), Paulo Pereira da Silva (SD-SP), Marco Feliciano (PSC-SP), Carlos Andrade (PHS-RR), Jozi Araújo (PTN-AP), Júlia Marinho (PSC-PA), Wellington (PR-PB), Arthur Lira (PP-AL), João Carlos Bacelar (PR-BA) e Dâmina Pereira (PSL-MG)”.

Já “os nove deputados que se abstiveram foram Laerte Bessa (PR-DF), Rôney Nemer (PP-DF), Alfredo Kaefer (PSL-PR), Nelson Meurer (PP-PR), Alberto Filho (PMDB-MA), André Moura (PSC-SE), Delegado Edson Moreira (PR-MG), Mauro Lopes (PMDB-MG) e Saraiva Felipe (PMDB-MG)”.

Foi um resultado muito diferente da noite do 17 de abril de 2016, quando, sob o comando de Cunha, a Câmara autorizou instauração do processo de impeachment de Dilma por 367 votos a 137 e sete abstenções.

O deputado Silvio Costa (PTdoB-PE) resumiu a noite: “Há alguns meses, Eduardo Cunha estava na Rússia, junto com parlamentares aliados do PSDB, PPS, DEM e PMDB, tramando o impeachment da presidente Dilma. Eu fui o primeiro a enfrentá-lo nesta Casa, neste plenário, quando a grande maioria o apoiava. Agora, vamos votar a sua cassação. Eu contei: só cinco apertaram a sua mão. Todos o abandonaram. Eu espero que o senhor Eduardo Cunha cumpra, depois de perder o mandato, o que prometeu: que iria derrubar dois presidentes e uma centena de deputados. Eu espero que ele comece pelo Michel Temer”.

Cunha estava de gravata amarela no plenário. Foi evitado pela maioria dos colegas. Teve o apoio solitário de Carlos Marun (PMDB-MS). O único outro deputado a falar em defesa dele foi Edson Moreira (PR-MG).

Morreu atirando. Em seu discurso, disse: “Por mais que o PT brigue, grite, chie e chore, esse criminoso Governo do qual vocês fazem parte foi embora. Graças à atividade que foi feita por mim, quando aceitei a abertura do processo de impeachment, e por esta Casa, quando o autorizou, afastando esse Governo corrupto do PT, afastando essa Presidente inidônea, essa Presidente que comandava o Governo de corrupção. Essa é que é a verdade. E esse processo de impeachment é que está gerando tudo isso”.

Assumiu ser o campeão do impeachment:  “Alguém tem dúvida de que se não fosse a minha atuação, teria havido processo de impeachment? Alguém tem dúvida de que se eu não houvesse autorizado, teria havido impeachment? Alguém tem dúvida de que se eu não tivesse conduzido a votação, teria havido impeachment? Alguém tem alguma dúvida disso aqui nesta Casa? Duvido, duvida que a tenham!”

Escorou-se no antipetismo outra vez ao dizer que “estou pagando o preço de ter o meu mandato casado por ter dado a continuidade do processo de impeachment. Isso é público e notório! E ninguém vai conseguir tirar isso. É o preço que eu estou pagando para o Brasil ficar livre do PT. Essa é a grande verdade que está acontecendo”.

Chorou durante e no final de sua fala, mas em seu discurso não mencionou uma única vez as pedaladas fiscais, que foram o pretexto para derrubar Dilma Rousseff. De acusação à presidenta afastada, falou em financiamento da campanha por dinheiro do petrolão, o que não foi objeto do processo de impeachment.

Afastado preventivamente pelo STF desde maio, Cunha foi cassado por mentir à CPI da Petrobras, quando disse que não tinha contas no Exterior — o que foi provado posteriormente com farta documentação.

Porém, ele fez muito mais que isso. Enquanto exercia a presidência da Câmara, com apoio de muitos que hoje o condenaram, Cunha perseguiu adversários políticos, fez avançar uma agenda regressiva e catalisou as forças que finalmente derrubaram Dilma Rousseff. O PT sustenta que a abertura do processo foi vingança política depois que o partido foi chantageado mas se negou a apoiar Cunha no Conselho de Ética.

Ele foi eleito presidente da Câmara em fevereiro de 2015 com 267 votos, contra 136 de Arlindo Chinaglia (PT-SP), 100 de Júlio Delgado (PSB-MG) e 8 de Chico Alencar (PSOL-RJ). Houve duas abstenções.

Cunha foi o responsável pela guinada à direita do Centrão peemedebista. No exercício do poder, posou exuberante com líderes dos movimentos de rua que faziam campanha pela derrubada de Dilma, dentre os quais o hoje colunista da Folha Kim Kataguiri e o líder do Revoltados Online, Marcello Reis. Na mesma ocasião, recebeu o líder do PSDB Carlos Sampaio e o deputado Jair Bolsonaro. Uma faixa dizia: “O PSDB saúda a Marcha pela Liberdade. Vocês são exemplos de cidadania e esperança para um Brasil livre de corrupção”.

Agora, as atenções se voltam para possível delação premiada do deputado cassado.

“Eduardo Cunha mandou avisar a Michel Temer que, se não for salvo, leva com ele para o fundo do poço 150 deputados federais, um senador e um ministro próximo ao interino”, informou o Estadão em junho de 2016.

No famoso diálogo gravado entre o hoje presidente do PMDB, Romero Jucá, e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, Cunha e o golpista Michel Temer aparecem várias vezes:

ROMERO JUCÁ – Eu ontem fui muito claro. […] Eu só acho o seguinte: com Dilma não dá, com a situação que está. Não adianta esse projeto de mandar o Lula para cá ser ministro, para tocar um gabinete, isso termina por jogar no chão a expectativa da economia. Porque se o Lula entrar, ele vai falar para a CUT, para o MST, é só quem ouve ele mais, quem dá algum crédito, o resto ninguém dá mais credito a ele para porra nenhuma. Concorda comigo? O Lula vai reunir ali com os setores empresariais?

MACHADO – Agora, ele acordou a militância do PT.

JUCÁ – Sim.

MACHADO – Aquele pessoal que resistiu acordou e vai dar merda.

JUCÁ – Eu acho que…

MACHADO – Tem que ter um impeachment.

JUCÁ – Tem que ter impeachment. Não tem saída.

MACHADO – E quem segurar, segura.

JUCÁ – Foi boa a conversa mas vamos ter outras pela frente.

MACHADO – Acontece o seguinte, objetivamente falando, com o negócio que o Supremo fez [autorizou prisões logo após decisões de segunda instância], vai todo mundo delatar.

JUCÁ – Exatamente, e vai sobrar muito. O Marcelo e a Odebrecht vão fazer.

MACHADO – Odebrecht vai fazer.

JUCÁ – Seletiva, mas vai fazer.

MACHADO – Queiroz [Galvão] não sei se vai fazer ou não. A Camargo [Corrêa] vai fazer ou não. Eu estou muito preocupado porque eu acho que… O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho.

[…]

JUCÁ – Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. […] Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra… Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.

[…]

MACHADO – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel [Temer].

JUCÁ – Só o Renan [Calheiros] que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

MACHADO – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

JUCÁ – Com o Supremo, com tudo.

MACHADO – Com tudo, aí parava tudo.

JUCÁ – É. Delimitava onde está, pronto.

[…]

MACHADO – O Renan [Calheiros] é totalmente ‘voador’. Ele ainda não compreendeu que a saída dele é o Michel e o Eduardo. Na hora que cassar o Eduardo, que ele tem ódio, o próximo alvo, principal, é ele. Então quanto mais vida, sobrevida, tiver o Eduardo, melhor pra ele. Ele não compreendeu isso não.

JUCÁ – Tem que ser um boi de piranha, pegar um cara, e a gente passar e resolver, chegar do outro lado da margem.

Não é apenas o presidente do Senado, Renan Calheiros, que acredita que “Michel é Eduardo Cunha”. O ex-ministro Ciro Gomes disse que ambos são íntimos em vários “negócios” (vídeo abaixo).

Por outro lado, analistas dos bastidores do Congresso dizem que a cassação de Cunha era parte essencial do “acordão nacional” a que Jucá e Machado se referem na conversa reproduzida acima. Cunha pode ser visto, inclusive, como o “boi de piranha” descrito por Jucá, que permitiria a Temer “chegar do outro lado da margem”. Isso, se ele não abrir a boca.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio Silva

Stranger things numa Chicago paralela.

– Alô, Capone? Olá padrinho, como está?
– Ora, vejam só como essa juventude trata os mais velhos hoje em dia, nem pede mais benção.
– Ô, padrinho, a benção.
– Te abençoe, menino Ness. Diga lá.
– Padrinho, eu estou ligando por todo o respeito que tenho pelo senhor, o senhor sabe disso, né?
– hmm.
– É que eu preciso te avisar: vai acontecer uma coisa meio chata. Mas eu tô ligando mesmo para te deixar despreocupado.
– Desembucha, menino Ness.
– É o seu guarda-livros… bem, ele vai ser preso em breve.
– E?
– Bom, eu só estou querendo dizer é que vai ser como o combinado. Ele vai cantar aqui, entre amigos, e eu vou ser o maestro.
– Tá inspirado, ein, menino Ness.
– Hehe, animado, padrinho. Também já confirmaram comigo o plano de contingência, caso alguém vaze a nota errada. Os primos avisaram que estão atentos e não vão manchetar nada que dê dor de cabeça para o senhor.
– Filho, você entendeu, não é? Se você não dá saída para um bicho acuado, fica perigoso pra você. Aqui a gente é civilizado, a gente aceita favor e retribui. Se ele canta só o que pode cantar, você sai como herói, ele recebe alguma coisa em troca e a gente aqui em Chicago fica feliz. Claro, alguém vai ter o privilégio de ser o sacrificado da vez, mas pelo menos chegamos ao fim dessa história. Você já deve estar cansado, né filho?
– Nossa! E como! Eu já queria ter parado faz tempo, mas não dá para descansar e deixar o senhor na mão, né padrinho?
– Esse é o meu menino Ness. Mas tenha calma, filho, faça o seu trabalho sério, louro sou eu quem colhe.
– Tá certo, até mais padrinho.
– …
– Padrinho?
– Esqueceu de novo, filho?
– Benção, padrinho.
– Te abençoe, menino Ness.

Sérgio

Ele não vai delatar ninguém da própria “Máfia” pois, isto faz parte do grande “Acordo” para entregar o Brasil.

Por outro lado, ninguém vai investigar e/ou cobrar explicações ao ministro “Teoria”, que aguardou por 5 meses até o cunha abrir o processo contra Dilma, para somente depois afastá-lo????

Bel

Acordem, blogueiros ¨sujos¨. O governo dos golpistas está rindo à toa. Cassação de Cunha de madrugada quando a maioria dos brasileiros estavam dormindo. Tudo diferente de quando cassaram Dilma de forma tão peçonhenta! Machismo em alta: quando derrubaram dilma, mulher honeste e ficha-limpa, a maioria dos deputados festejou em forma de orgia coletiva; na cassação de Cunha, só a minoria se manifestou e por muito pouco tempo, pois o seu Maia chamou a atenção de todos para que parassem de se manifestar que ele queria finalizar a sessão. Deu para entender que o presidente da Câmara fez de tudo para que ninguém comemorasse e logo chamou para a pauta de terça: pré-sal. Os golpistas estão a todo vapor.

Cícero Costa

Caiu finalmente o mafioso e mais lesivo salafrário da nação brasileira. O povo brasileiro pode agora respirar um pouco mais aliviado com a cassação desse canalha! Por mais que, por ventura, ainda existam corruptos no seio daquela casa legislativa, nada poderá ser mais danoso e destrutivo ao país do que essa figura asquerosa e trevosa que se chama Cunha.!!!

Ufa! Foram 11 meses de procrastinação, mas finalmente esse ser nefasto e tinhoso, esse coiso, esse mafioso, essa Hidra de Lerna foi cassado e ficará inelegível por longos 8 anos.

A BOLA DA VEZ AGORA É O TEMER, o pilantra golpista, usurpador!

    Nelson

    Certo, Cícero. O Cunha caiu, conforme o script traçado pelo Sistema. Ele já tinha feito o trabalho que dele era exigido. Seu prêmio será gozar, em liberdade, todo o capital que arrebanhou em sua longa trajetória de “honestidades”.

    Prisão? Não, cadeia é coisa para alguns petistas.

    Delação? Sim, ele pode até delatar, para completar o jogo de cena, para passar a impressão de que o Sistema está caçando realmente todos os corruptos. Fica, porém, a pergunta: a Justiça vai investigar e processar os delatados?

    Aécio Neves, para ficar só nele, foi citado seis ou sete vezes nas delações. Cadê os processos contra ele?

    Amigo Cícero. A coisa toda foi muito bem planejada. Essa corja podre, que assumiu o poder por meio de um golpe contra o povo brasileiro, tem uma missão que o Sistema lhes delegou: entregar nosso país inteirinho às grandes corporações capitalistas.

    Se não entregarem, o Sistema os chamará na Justiça e irão parar na cadeia. Então, eles querem é salvar seus couros; o nosso povo e o nosso país que se f….

    Se fizerem o serviço, seu prêmio será igual ao ofertado ao Cunha: gozar, em liberdade, toda a riqueza acumulada com tanta “honestidade” na vida pública.

Alex

Escute o que falo. Cunha como vinganca inviabilizará o projeto PSDB 2018. Estaremos vivo para assistir a derrocada do Golpe:

http://novoexilio.blogspot.com.br/2016/09/o-golpe-na-amendoeira-por-alexandre.html?m=1

Compartilhe. Democratize-se.

Edgar Rocha

Cunha não vai falar nada. Saiu no momento certo, em que a Lava-jato já se estancou, em que o golpe fora consumado e judiciário tem como presidente a Carmen Lúcia (que adora o “sim senhora”) juntamente com o Gilmar no TJE. Temer pretende passar pro outro lado da margem com facilidade. Acredito que a ideia é implementar tudo que o mercado pretende no quesito atraso e, depois, desfrutar de uma estabilidade política feita na marra, com Alexandre de Morais descendo a guasca até que se dê o passo final: algum tipo de ditadura. Já sabemos que não será nos moldes de 64, ao menos nas aparências.Talvez o judiciário intervindo, ou uma eleição indireta no Senado, ou, quem sabe, uma eleição muito bem coordenada pra dar o prêmio ao PSDB.
Tudo pode dar certo pra eles: há o aparato das PM’s, o terror ao modo tucano com o crime organizado fazendo o papel do policial barra pesada, em parceria com o aparto estadual.
A solução talvez, seja a mais dolorosa para certos setores da esquerda: denunciar o sistema de repressão tucana que agora, atinge a militância. É dolorosa porque não tenho dúvidas de que a esquerda já se acostumara com a “realidade” institucional no que tange a segurança pública. Nunca doeu na esquerda o estado de exceção ininterrupto na periferia. Os motivos pra isto só serão trazidos à tona quando houver o tão sonhado enfrentamento, embora eu creia que, mais uma vez, a dor da repressão e da injustiça não passará dos olhos cegados de militantes ou de eventuais vítimas militantes – e só os militantes – do aparato repressivo. Se isto ocorrer, a ditadura durará muito mais do que pode-se prever, afinal de contas, na prática, nunca acabou de fato. Não nas periferias. A militância audível é a classe média branca. E esta só se lembra da periferia pra cacifar suas lideranças e obter conquistas políticas que não vão além da página 2. São vinho da mesma pipa que o tucanato. Apanharão agora, mas não creio que pretendam fazer o sacrifício político de trair sua própria classe apoiando um futuro desmantelamento dos instrumentos autoritários de controle social.
Enfim, mesmo que o plano golpista não dê certo, mais uma vez, a vitória será a meia-boca que interessa aos setores já inclusos.

FrancoAtirador

.
.
ÓKÍBUNITÍNHU
.
Projeto que Acaba Com a obrigatoriedade de a Petrobras
ser Operadora da exploração do Pré-Sal (PL 4567/16)
é o destaque do Plenário entre as matérias legislativas pautadas.

Ele será analisado em sessão extraordinária

marcada para as 9 horas de terça-feira (13).
.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/516063-CAMARA-PODE-VOTAR-PARTICIPACAO-DA-PETROBRAS-NA-EXPLORACAO-DO-PRE-SAL.html
.
.

    Roberto

    Agora eles vão entregar TODAS as nossas riquezas a preço de fim de feira, levando “um por fora”.

moura

Após concluir o trabalho sujo ,o presidente usurpador cairá também. Cunha nada vai fazer. Em 2018 a lista com os golpista do meu estado estará sendo divulgada . Quando as maldades do vampiro se concretizarem nem a globosta será capaz de reverter a revolta nacional. Os coxinhas que conheço estão todos calados. Precisamos fazer uma mobilização nacional . DESLIGUEM A GLOBO. Em minha casa esse canal é proibido em prol da saúde mental de minha família. E tenho feito campanha no sentido de convencer outras pessoas a fazerem o mesmo.

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
..:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
..:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

FrancoAtirador

.
.
42 Covardes, como o Tucano Francischini
e o Líder do Governo dos Vermes Políticos
não deram as caras na Câmara para votar

http://www.dci.com.br/politica/pmdb-e-centrao-lideram-lista-dos-faltosos-da-cassacao-de-eduardo-cunha-id573712.html
.
.

Serjao

A esposa com o passaporte em mãos e o maridão liberado, o lindo casal vai passar os próximos oito anos desfrutando de uma grande e merecida viagem ao redor do mundo. Obrigado pelo belo trabalho realizado, xerife Moro.

FrancoAtirador

.
.
“Não Há Mais Interesse da Força-Tarefa da Lava-Jato no Paraná

na Colaboração Premiada do Deputado Cassado Eduardo Cunha”
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Daqui em diante, a Operação Midiática Política e Judicial

    será para a Limpeza do Nome do Verme Conspirador.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Coligação de Partidos que Elegeu Eduardo Cunha Presidente da Câmara:

PMDB, DEM, PSC, PP, PRB, SD, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC, PRTB e PTB.
.
Cunha foi Eleito no 1º Turno, por Maioria Absoluta, Derrotando Candidatos

do PT (2º Mais Votado), do PSB/PSDB/PV/PPS (3º Colocado) e do PSoL (4º).
.
Se houvesse 2º Turno, os deputados do PSDB e do DEM votariam em Cunha.
.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/481104-EDUARDO-CUNHA-E-ELEITO-PRESIDENTE-DA-CAMARA-DOS-DEPUTADOS.html
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/481064-COM-PMDB,-BLOCO-PARLAMENTAR-DE-205-DEPUTADOS-E-REGISTRADO-NA-CAMARA.html
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/481068-PSB,-PSDB,-PPS-E-PV-REGISTRAM-BLOCO-PARLAMENTAR.html
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/481111-LIDER-DO-PT-DIZ-QUE-NAO-ESPERAVA-DERROTA-EM-PRIMEIRO-TURNO.html
.
.
Carta Maior Acertou na Mosca, quer dizer, no Rato, isto é, no Verme:

“Michel Cunha é Eduardo Temer no Poder:
Não Adianta Tirar Um Sem Levar o Outro”

https://twitter.com/cartamaior/status/775391884919398400
.
.

FrancoAtirador

.
.
Escantearam Ranieri Mazzilli, depois que o General Castelo Branco já havia Assumido
.
.

clodoaldo

Com ele saindo com rabo por entre as pernas daquele jeito, me resta só uma pergunta: quanto isso nos custou?

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Eleição de Eduardo Cunha Custou, apenas, ao Brasil

    uma Constituição Federal, uma República Democrática,

    um Estado de Direito e o Futuro da Nação Brasileira.
    .
    .

Antonio

Do que adianta cassar Cunha se o resto da quadrilha permanece?
O bando de idiotas que repete Tchau Cunha, do que difere daqueles que gritavam Fora Dilma?
Foi escolhido para fazer o serviço sujo porque já estava na alça de mira da justiça, nada além disso.
Temer, Jucá, Aécio e sabe-se lá quantos mais permanecem!

Deixe seu comentário

Leia também