VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.

Fifa, cadê a íntegra do chute inaugural da Copa do Mundo que ocultou?

16 de junho de 2014 às 23h23

por Conceição Lemes

No último sábado 14, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou junto com presidenta Dilma Rousseff da plenária PT de Pernambuco, em Recife.

Em seu discurso, Lula, visivelmente indignado (veja o vídeo abaixo), lamentou que os organizadores da Copa do Mundo não tenham valorizado o chute inaugural do evento dado pelo jovem paraplégico Juliano Pinto, “vestindo” uma roupa robótica (exoesqueleto).

Após salientar  “essa coisa fantástica” que o professor Miguel Nicolelis, líder do Projeto Andar de Novo, conseguiu fazer, Lula, dirigindo-se à  presidenta, foi contundente:

Essa coisa, Dilma, era para ser feita no centro do estádio, antes do pontapé do jogo. Eu até imaginava você entrando com o companheiro doente para dar o pontapé. Porque era para mostrar que o Brasil não é um país de segunda categoria. Este país grande e poderoso.

Pois bem, eu falei com o Nicolelis agora por telefone, Dilma. A imagem não foi liberada pela Fifa ainda. E só permitiram filmar 29 segundos. Se fosse uma Copa na Alemanha ou uma Copa na França, isso teria tido mais destaque que o próprio jogo de futebol, porque era para enaltecer o país.

Mas, aqui no Brasil, a gente que tem um cientista que pode estar preparado para ganhar o Prêmio Nobel de Ciência, fez uma coisa extraordinária que é um tetraplégico [na realidade, paraplégico] poder se movimentar com um robô e quase que não foi mostrado.

E não foi mostrado para o mundo.  Foi mostrado só aqui no Brasil, Dilma, numa demonstração que o complexo de vira-lata ainda domina em muitos setores desse país.

Lula tem razão.

Aliás, se dependesse da Fifa, o chute do Juliano, usando a roupa robótica, não teria acontecido.

A Fifa colocou percalços e mais percalços. Exigiu até exibição exclusiva no Itaquerão no dia 3 de junho, uma semana antes do evento.

Tanto que, após longa batalha, só concedeu 29 segundos para Nicolelis e sua equipe fazerem a demonstração.

Nem a exibição exclusiva e bem-sucedida para os membros da Fifa e do comitê organizador local – entre os quais Jerome Valcke e Joana Havelange – fez com que aumentassem o tempo da apresentação ou a trouxessem para um local de maior visibilidade no campo, dando o protagonismo que a façanha merece.

Será que baixou a ciumeira nos membros da Fifa e do comitê organizador local, que ficaram com medo que o chute do esqueleto-robô tirasse o brilho daquela  abertura chinfrim?  Qualquer carnavalesco de escola de samba do Rio de Janeiro do grupo especial teria dado de 1.000 a zero na cerimônia.

Ou será que, por motivos ainda não conhecidos, quiseram tirar o protagonismo do Brasil neste avanço da ciência?

Ou, então, por razões políticas, preferiram não prestigiar o feito de Nicolelis, um eleitor de Dilma, Lula e do PT?

Por que  aquele manjado globo/palco de cerca de 300 quilos pôde ficar no centro do gramado sem “estragá-lo” e o exoesqueleto/paciente, pesando 130 quilos,  não podia?

O fato é que, dos 29 segundos acordados com a Fifa e o comitê organizador local, apenas 8 segundos foram exibidos na transmissão feita pela Globo, a emissora oficial da Copa.

Decisão da Globo?

Qual o papel da Fifa nisso?

Incompetência ou má fé?

Teria aí  o dedo de alguém influente do comitê organizador local?

Imediatamente os adversários de Nicolelis interpretaram o êxito como fracasso.

E o que é mais cruel e desumano: “festejaram” o fracasso que não houve, demonstrando desonestidade intelectual e pequenez absoluta.

O ódio deles é tamanho – no Brasil, são apoiadores do “ei, Dilma, VTNC” – que a perspectiva de essa tecnologia ser a esperança de, no futuro, um paraplégico poder andar de novo é o que menos importa.

Politizaram a ciência, ignorando que todas as iniciativas científicas para tentar devolver movimentos ao corpo humano merecem respeito. Afinal, visam ao bem da humanidade.

Nos próximos meses, os resultados da primeira etapa do Projeto Andar de Novo serão publicados em revistas científicas.

Enquanto isso não acontece, sugiro que leiam o artigo que o insuspeito cientista Francis Collins, diretor do National Institutes of Health (NIH), dos EUA, publicou no dia da abertura da Copa.

Está no Blog do Diretor do NIH. Collins tem nas mãos um orçamento de US$ 38 bilhões. É o maior gestor de ciência biomédica do planeta.

Pesquisa de Neurociências dá chute inicial da Copa do Mundo

Postado em 12 junho de 2014 pelo Dr. Francis Collins, no Blog do Diretor do NIH

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo pode ver hoje pela primeira vez em ação a pesquisa de vanguarda em neurociência, quando um jovem paraplégico, vestindo um exoesqueleto robótico controlado pelo pensamento, chutou uma bola para o lançamento do Copa Mundial Fifa 2014, na cerimônia de abertura em São Paulo – Brasil.

Ainda que falte muito trabalho para que este ou dispositivos semelhantes se tornem  amplamente disponíveis para pessoas com paralisia, o momento de hoje fornece uma visão inspiradora de apenas uma das muitas coisas que podem ser alcançadas quando a ciência recebe suporte financeiro a  longo prazo.

De fato, o debut dramático deste exoesqueleto robótico está fundamentado em mais de 20 anos de estudos científicos, incluindo pesquisa básica apoiada pelo NIH e pesquisa clínica financiada pelo governo brasileiro.

O líder da equipe, Miguel Nicolelis, o brasileiro que co-dirige o Centro de Neuroengenharia da Universidade de Duke, em Durham, Carolina do Norte, vem trabalhando na interface cérebro-máquina em vários modelos animais há décadas [1].

Em um experimento pioneiro que envolve um macaco equipado com sensores cerebrais que enviaram comandos em tempo real associados com movimentos da perna, Nicolelis mostrou que o animal poderia estimular um robô controlado por computador localizado a milhares de quilômetros de distância a andar, simplesmente pensando em andar [2].

Agora, Nicolelis mostrou que uma façanha similar é possível com seres humanos, usando um sistema de exoesqueleto robótico construído em conjunto com colegas alemães que fazem parte da organização sem fins lucrativos, o Projeto Andar de Novo.

A pessoa paralisada usa um boné especial que contém eletrodos que leem as suas ondas cerebrais.

Para mover o exoesqueleto de plástico e alumínio, a pessoa precisa imaginar que está fazendo realmente cada fase de seus movimentos desejados. Por exemplo, “começar a andar”, “vire à direita”, “chutar a bola”, “sentar-se”, e assim por diante.

Esses sinais cerebrais são enviados a um computador – fica dentro de uma mochila usada pela pessoa –, onde são convertidos para comandos que controlam o exoesqueleto.

Para ajudar os usuários a manter o equilíbrio, o exoesqueleto é equipado com giroscópios internos de estabilização.

Além disso, para ajustar os seus movimentos, o exoesqueleto apresenta sensores de “pele artificial” em seus pés que captam várias sensações que são transmitidas como vibrações para os braços da pessoa.

Isso cria um ciclo de feedback que as pessoas com paraplegia relatam que a fazem sentir como se estivessem andando, ao invés de serem movidas por uma máquina.

(Nota: Embora as pessoas com paraplegia não possam mover as pernas, elas podem mover os seus braços. Tetraplégicos sofrem de lesões ainda maiores na medula espinhal, e não têm a capacidade de mover os braços e as pernas).

No sistema de interface cérebro-máquina usado na cerimônia de Copa do Mundo, a mochila contém equipamentos hidráulicos com baterias suficientes para abastecer o exoesqueleto durante um par de horas. Ao computador, acrescenta-se um equipamento colossal de 60 libras (aproximadamente 30 kg). Mas isso não é tão ruim quanto parece, porque o peso é suportado pela estrutura do exoesqueleto, e não pela pessoa que o usa.

Este desenvolvimento dramático deve servir de encorajamento para as pessoas que vivem com paralisia, estimadas em 6 milhões só nos Estados Unidos.

Ainda assim, temos de ser realistas em nossas expectativas. Tão convincente quanto a demonstração de hoje possa ter sido, ela foi apenas uma prova de conceito.

Os exoesqueletos robóticos estão nos primeiros estágios de desenvolvimento. Os cientistas precisam aperfeiçoar seus projetos e testá-los em mais pessoas, e eles precisam analisar e publicar a enorme quantidade de dados que eles já se reuniram.

Eu me encontrei com Nicolelis e sua equipe e visitei o laboratório de Projeto Andar de Novo em São Paulo há apenas duas semanas.

Eu assisti dois paraplégicos em fase final de treinamento para o grande dia. A atmosfera (e a tecnologia) foi eletrizante!

Nicolelis, vencedor do prêmio NIH Director’s Pioneer de 2010, referiu-se ao pontapé inicial da Copa do Mundo como seu “moonshot” (vôo à lua).

Nós dois, porém, concordamos que para os futuros avanços da investigação nesta área será necessário um entendimento ainda mais rico de como os circuitos no cérebro realizam a sua notável variedade de atividades sofisticadas.

E, desde a semana passada, nós temos um novo modelo para esse esforço — um Grupo de Trabalho distinto do meu Comitê Assessor entregou um ousado e inspirador plano de dez anos para o componente do NIH da Iniciativa BRAIN (Brain Research through Advancing Innovative Neurotechnologies – Pesquisa no Cérebro através do Avanço de Neurotecnologias Inovadoras).

Eu vou ter mais a dizer sobre isso em futuros posts, mas você pode dar já agora dar uma olhada no relatório.

Referências:

[1] Learning to control a brain-machine interface for reaching and grasping by primates. Carmena JM, Lebedev MA, Crist RE, O’Doherty JE, Santucci DM, Dimitrov DF, Patil PG, Henriquez CS, Nicolelis MA. PLoS Biol. 2003 Nov;1(2):E42. Epub 2003 Oct 13.

[2] Mind Control Monkey Moves Robot in Japan. (YouTube video)

A propósito. Artigo de Nicolelis e equipe é capa da Nature Method do mês de junho — Gravações sem fio da atividade cerebral em em macacos — Wireless brain recordings in monkeys -- .

[A produção de conteúdo exclusivo do Viomundo depende do financiamento dos leitores. Torne-se um assinante!]

Leia também:

FIFA dá ao exoesqueleto menos tempo que o de um comercial da Budweiser

O livro da blogosfera em defesa da democracia - Golpe 16

Golpe 16 é a versão da blogosfera de uma história de ruptura democrática que ainda está em curso. É um livro feito a quente, mas imprescindível para entender o atual momento político brasileiro

Organizado por Renato Rovai, o livro oferece textos de Adriana Delorenzo, Altamiro Borges, Beatriz Barbosa, Conceição Oliveira, Cynara Menezes, Dennis de Oliveira, Eduardo Guimarães, Fernando Brito, Gilberto Maringoni, Glauco Faria, Ivana Bentes, Lola Aronovich, Luiz Carlos Azenha, Maíra Streit, Marco Aurélio Weissheimer, Miguel do Rosário, Paulo Henrique Amorim, Paulo Nogueira, Paulo Salvador, Renata Mielli, Rodrigo Vianna, Sérgio Amadeu da Silveira e Tarso Cabral Violin. Com prefácio de Luiz Inácio Lula de Silva e entrevista de Dilma Rousseff.

Compre agora online e receba na sua casa!

 

44 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mauro Assis

18/06/2014 - 10h11

Gente, o Nicolelis tá longe de ser essa unanimidade que o texto acima quer fazer parecer: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-93/chegada/o-voo-de-nicolelis

Responder

    Luís Carlos

    19/06/2014 - 11h57

    E quem foi unanimidade no meio científico? Darwin, até hoje é excomungado por “cientistas cristãos”. Freud foi execrado por seus colegas médicos da época quando anunciou o inconsciente e falou sobre a sexualidade infantil. Einstein recebeu críticas também, inclusive quando adolescente teria sido reprovado ou expulso da escola. Pergunto: alguém sabe o nome do professor dele do diretor da escola que o puniram?
    Sobre os irmãos Wright, o próprio texto que você cita diz que eles teriam sido precedidos por outros precursores da aviação. Se isso for verdade, porque os estadunidenses teriam sido reconhecidos como “pais da aviação”? Seria pelos mesmos motivos que não querem reconhecer o trabalho de Nicolelis? Pelos mesmos motivos que a FIFA escondeu o chute na abertura da Copa? Por ser brasileiro e não estadunidense ou israelense?
    Um país sem heróis nacionais é um país sem referências. Ótimo para dominadores externos imporem sua lógica e supremacia. Que a FIFA faça isso eu entendo, mas que brasileiros siga, essa lógica da dominação e supremacia estrangeira é absurdo.
    Nicolelis não precisa ser unanimidade, como nenhum gênio da ciência, inclusive os que promoveram rupturas epistemológicas como Darwin, Freud, Einstein e Marx também não foram. O necessário apenas é o respeito ao trabalho desenvolvido e o reconhecimento por algo que pode mudar a vida de milhões de pessoas, recuperando a esperança por algo que foi perdido ou a chance de experimentar o que nunca foi possível, caminhar. O resto é vaidade de quem esconde o feito e acusa Nicolelis de ser vaidoso.

    JP

    20/06/2014 - 22h01

    Essa piaui nao serve nem para enrolar peixe na feira. E olhando quem eho autor desse texto vi que ele nunca publicou nada na area de ICM (alias nunca publicou nada de nada). Ele eh da turma do Sidarta e isso jah explica tudo.

Tulio

18/06/2014 - 09h57

Tudo pra vocês é uma conspiração terrível contra o PT, não é?

Já imaginaram que o PT não é tão importante assim?

Que quem não vota no PT, não é necessariamente coxinha, é só um não-eleitor do pT.

Responder

    Diego - DF

    20/06/2014 - 16h15

    Nicolelis não é funcionário do PT, seus maníacos!

Fernando

18/06/2014 - 09h55

O governo abriu as pernas pra FIFA, mudou as leis do país para beneficiá-la, abriu mão da soberania… e agora reclama!

É igual a concessão da Globo. O PT renova e fica reclamando.

Francamente…

Responder

    alexandre de melo martins

    19/06/2014 - 22h22

    certissimo meu amigo.
    os trouxas do pt pagam para apanhar.
    ou teem fetiche de um dia aparecer na globo, ir cozinhar com a ana maria braga.
    doença.

Vlad

18/06/2014 - 09h33

De fato foi um insulto inaceitável.
Não apenas deveria ter sido no centro do gramado como deveria ser o centro da cerimônia. Não é apenas um grande feito da ciência brasileira. É um grande feito da ciência mundial.
Por este insulto ao mundo, deveriam obrigar a FIFA a transmitir o chute em TODAS as partidas do mundial.
Mas queriam o quê se deram carta branca em TUDO para a FIFA?
Posicionaram-se em decúbito ventral desde a escolha do país sede.
Especialmente o boquirroto que ora reclama, e que pulula entre o transporte por jumento e o “amor” à tecnologia como a mesma desfaçatez com que impõe “seus” candidatos ao partidinho.

Responder

JP

18/06/2014 - 00h42

#ChupaSidarta!

Responder

    Luís Carlos

    19/06/2014 - 11h59

    Sidarta é aquele pessoal que é contra o Nicolelis e fica alimentando a mídia corporativa traidora para matérias contra ele?

    JP

    20/06/2014 - 21h55

    Exatamente. Ele eh o lider da cambada que depois de comecarem a mamar nas tetas da UFRN tentaram dar um golpe no Nicolelis. Como nao conseguiram alimentam a midia podre com mentiras.

Bonifa

17/06/2014 - 23h12

É óbvio que a FIFA quis tirar a relevância deste fato. Ela deve considerar que isto é coisa de país subdesenvolvido, querer mostrar um fato de somenos importância. E que tais coisas acontecem todo dia no mundo “desenvolvido”.

Responder

Lorena Maciel

17/06/2014 - 21h15

Nicollelis fez um grande gol

Responder

Leo V

17/06/2014 - 21h10

Acho curiosa a reclamação de que a FIFA não deixou exibir esse pontapé que seria uma bela propaganda da ciência brasileira e do país.

Mas oras, há muito tempo os manifestantes que estão apanhando na rua a mando também do Ministério da Polícia do governo federal gritam do absurdo de entregar os país e as pessoas à FIFA (privatizaram até nome do país para a FIFA). E agora o Lula, o PT, vão reclamar que a FIFA não deu espaço?
Faz-me rir. Oras, foi o Lula que trouxe essa Copa da FIFA pra cá, que aceitou que a FIFA ia mandar e desmandar, abriu mão do seu poder pelo poder da FIFA. Você perdeu meu caro Lula.. servidão voluntária.

Responder

    Luís Carlos

    18/06/2014 - 10h49

    Realmente, foi Lula que trouxe a Copa para o Brasil. Não foi PSDB nem PSOL.

    Luís Carlos

    18/06/2014 - 11h03

    “Nada há de tão ruim que não tenha algo de bom, e seu contrário também é verdadeiro”. Com essa máxima psicológica em mente, podemos fazer nossas avaliações políticas, pois diferentemente do que pensam idilicamente alguns, não há nenhuma ação apenas, totalmente, exclusivamente “boa”, dadas as relações implicadas sistemicamente. Lula trouxe a Copa para o Brasil, e disso todos sabemos, pois somente ele seria capaz desse feito, nesse momento histórico nacional e mundial, com suas inequívocas vantagens (mesmo que alguns sejam incapazaes de admitir benefícios em processo como o da Copa) e com situações ruins como as que esse posto trata, que pdoem e devem ser criticadas. FIFA não é uma aliado estartégico, no máximo tático. Essa me parecia ser diferença percebida pelos apoiadores da Tática. Mas parece que não.

    Tav

    18/06/2014 - 15h20

    Leo, esqueça o Lula e o PT, experimente falar mal do Aécio e espere o MP e a polícia na porta da sua casa! Espero que ele não faça isso com a minha, pois, este fato está devidamente noticiado em espaços da mídia sérios!

    Leo V

    18/06/2014 - 16h56

    A matéria é com o Lula, não com o Aécio.

    E o Lula faz de conta que não tem nada a ver com ele. O que é um absurdo. Ele abdicou do poder para a FIFA e agora reclama que a FIFA blá blá blá.
    Na melhor das hipóteses é uma baita hipocrisia. O partido dele, junto com PSDB, PCdoB, PSB, PMDB, baixa cacete em quem questiona a FIFA e agora ele faz de conta que não tem nada a ver com o poder discricionário que a FIFA tem. Sério mesmo, é muita cara de pau.

    Luís Carlos

    19/06/2014 - 12h05

    A matéria não sobre Lula ou Aécio como afirmas. É sobre a experiência de Nicolelis que nãompossam exibidas pela FIFA nem pela Globo. Mas você não quer falar sobre isso. Quer apenas malhar Lula e o PT. O reconhecimento de brasileiro que faz pesquisa genial com possível aproveitamento na área da saúde beneficiando milhões de pessoas é irrelevante para você, assim como para FIFA e Globo a quem você, aparentemtente tanto critica.

Alexandre maruca

17/06/2014 - 15h07

Ok, tudo isto e verdade, mas que não surpreende. A pergunta que fica e porque o governo não tomou conta da situação e coordenou para que fosse feito da maneira correta? Onde estava Aldo Rebelo? Na verdade e típico deste governo não cuidar do como, deixar os detalhes na mão do inimigo. Não consigo colocar toda a culpa do que não ocorreu nas mãos da fifa. O governo, no mínimo, omisso, mais uma vez.

Responder

Urbano

17/06/2014 - 13h42

É só mais uma prestidigitação dos iluminados da rifa…

Responder

Lukas

17/06/2014 - 12h11

Se fosse na Alemanha, se fosse na França, mas como é no Brasil, tadinho de nois, todo mundo é contra a gente….buá..buá…Ó vida, ó azar…como nós somos discriminados, uzistranjero só quer ferrar a gente, assim não pode, assim não dá…a Globo, a Veja, a Fifa, buá..buá….A Folha….buá..todo mundo é contra o PT…buá…buá….O Estadão…

Responder

    Urbano

    17/06/2014 - 13h51

    Agora falta procurar escrever assim sobre a realidade das coisas, em toda a sua lucidez, pois fora disso não vale nada.

    Luís Carlos

    17/06/2014 - 14h20

    Sim Lukas,podes continuar chorando, pois a Copa e a pesquisa do Nicolelis são SUCESSO!

Rocky

17/06/2014 - 10h10

Para desespero da turma da casinha de bairro nobre Nicolelis conseguiu. Nada de maconha ou cha de nao sei o que. Nada de sonho lucido ou mesmo cochilo. Trabalho duro de muita gente, mesmo sendo alvo de ataques vindos de Folha e Estadao, alimentadas por um meia-duzia de mediocres que so estao mamando no governo por fazerem parte de esquemas armados por seu “lider”, que mesmo viajando para Brasilia para jantares com o presidenre do Cnpq nao consegue destruir o INN de Nicolelis. No dia em que a UFRN, covil das cobrinhas da casinha, agir de maneira competente e entregar a obra do Campus do Cerebro finalmente as pessoas saberao quem de verdade trabalha com neurociencia seria no RN.

Responder

Daniel

17/06/2014 - 08h19

O problema pessoal, é que na nossa ciência impera o mesmo clima de “nobreza” e truculência que já conhecemos bem do restante da sociedade. A maioria dos nossos cientistas vive de “babar ovo” dos americanos e eles morrem de ódio quando alguém como Nicolelis apresenta resultados ao invés deles.

Responder

Flavio Wittlin

17/06/2014 - 07h17

Cara Conceição,

Das duas, uma: boicote ou incompetência, um crime de lesa-humanismo da Corporação FIFA e seus associados midiáticos. Há razões fortíssimas para suspeitar que poderosos interesses estiveram atrás da nefanda negligência.
Para além das preferências eleitorais do cidadão Nicolelis, paira a suspeita de tentativa de empanar o brilho de cientista, diria o Henfil, cucaracha. No contexto geopolítico internacional atual — em que capital e poderio militar são necessários, mas não suficientes — o monopólio dos saberes/desenvolvimentos tecnológicos é motivo de status, como todos sabemos. Dona FIFA sabe disto, com sua natureza corporativa. E seus aliados midiáticos quer no atacado (complexo de vira-latas), quer no varejo (próximas eleições presidenciais) também.

Tive a oportunidade de um contato pontual com Nicolelis. Foi no ano passado durante Seminário da PUC-Rio. Na ocasião, apresentei-lhe de relance o projeto do curso de educação em saúde e meio-ambiente que coordeno naquela universidade. Frisei tratar-se de tecnologia social inclusiva made in Brasil, que atua com efeito centrípeto sobre acadêmicos de prestigiosos centros nacionais e internacionais. Sem vaidade, nem complexos de vira-lata, com orgulho brasileiro e latino-americano.

Vamos em frente, soberanos na História, deixando para trás, diria o poeta, os mortos de nossa felicidade.

Responder

Frank

17/06/2014 - 04h49

Não dá para o Lula e a Dilma pedirem à FIFA para fazerem a demonstracão da forma correta no encerramento da Copa?

Responder

Gustavo

17/06/2014 - 02h35

Penso que a TVBrasil e NBR poderiam fazer com exclusividade uma apresentação da pesquisa.

Responder

    Lukas

    17/06/2014 - 12h13

    E quem vai ver?

    Luís Carlos

    17/06/2014 - 14h22

    todos que não assitem a proaria da Globo, como você. Aliás, a Globo tem perdido muita audiência. Quando sair Lukas, apague a luz!

FrancoAtirador

17/06/2014 - 01h44

.
.
QUANDO A INICIATIVA PRIVADA CENSURA O INTERESSE PÚBLICO

A Ciência é colocada literalmente para escanteio

Isso mesmo. Tela dividida.
Galvão Bueno narrava a IMPORTANTÍSSIMA chegada do ônibus com a Seleção Brasileira enquanto ignorava a demonstração tecnológica de um dos raros brasileiros que não se destaca com os pés ou com a bunda.
Não é exagero. Em tela dividida foram TRÊS SEGUNDOS, sem nenhuma menção, para em seguida cortar para o ônibus (http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-paulo-na-copa/2014/cobertura/nota/12-06-2014/207519.html).
A Ciência foi colocada literalmente para escanteio.
A apresentação ficou restrita ao canto do gramado.
A justificativa da FIFA? O Exoesqueleto era muito pesado e iria danificar o gramado delicado criado pela vó.
Claro, com certeza um exoesqueleto pesa muito mais do que um palco-bola com motores.
Pombas!, a bunda da Jennifer Lopez pesa mais que o exoesqueleto e não foi proibida de acompanhar a dona pelo gramado.

Íntegra em: (http://meiobit.com/289783/globo-e-fifa-dao-rasteira-em-paraplegico)

(https://fichacorrida.wordpress.com/category/rede-globo-de-sonegacao)
(http://migre.me/jQPLa)
.
.
15 de junho de 2014 – 13h59
Vermelho.Org

Repúdio de cadeirante à não exibição de exoesqueleto pela GLOBO/FIFA
ultrapassa 2 milhões de visualizações em post no FaceBook

(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=842309835797580)

O repúdio foi postado por Ênio Barroso Filho[*], blogueiro e cadeirante, sobre a falta de respeito da Rede Globo por não mostrar o avanço científico realizado pelo brasileiro Miguel Nicolelis exibido na abertura da Copa.

O blogueiro, diante do sucesso do esclarecedor post, escreveu em seu perfil nas redes sociais e disse que se “sentiu como se estivesse levantando de minha cadeira de rodas e dando o pontapé inicial para o fim definitivo dessa farsa midiática originária de uma ditadura sanguinária”

“Essa arrogante e fria inimiga maior do povo brasileiro que se auto proclama “jornalismo ‘independente’ de padrão global”, desabafou.

(http://www.vermelho.org.br/sp/noticia/244173-39)

[*] (http://wwwterrordonordeste.blogspot.com.br/2013/01/tucano-bandido-ataca-blogueiro-enio.html)


http://imgur.com/Cd2bZ7D

TV GLOBO ESTREIA NA COPA COM PIOR AUDIÊNCIA DE TODOS OS TEMPOS

O menor ibope de um jogo do Brasil em Copa do Mundo
transmitido pela emissora de TV da FamíGlia Marinho.

Caiu 22% o índice de audiência da Rede Globo de TV
se comparado com a estreia da seleção brasileira
na Copa do Mundo realizada em 2010 na África do Sul.

(http://migre.me/jR8YL)


http://imgur.com/xaG1rz3
(http://migre.me/jOpaA)
http://imgur.com/0ZsVDfN

Responder

    Rodrigo Leme

    17/06/2014 - 08h44

    Que cansativo…vamos lá:

    https://www.youtube.com/watch?v=FnOO7Mq9eIc

    Assiste a copa onde vc quiser, lindão; inclusive na Fox Sports do Rupert Murdoch, lol.

    Lukas

    17/06/2014 - 12h30

    Pronto, apareceram na Globo com destaque, o que realmente conta. Podem mudar de assunto agora, please.

    FrancoAtirador

    17/06/2014 - 15h10

    .
    .
    Tira o cisco do olho Reinaldéte.

    Nós estamos falando da transmissão ao vivo

    para 3 bilhões de pessoas em todo o Planeta

    e não num vídeoteipe da Globo que ninguém viu.

    Falando em cisco, pára de trollar com IPs dinâmicos

    e vai cuidar do teu marketing na Cisco, belezura.
    .
    .

    FrancoAtirador

    17/06/2014 - 15h14

    .
    .
    Murdoch comparado aos Marinho da Globo é santo

    perto dos Civita da Veja/Abril/Naspers é anjo.
    .
    .

    Rodrigo Leme

    17/06/2014 - 15h25

    IPs dinâmicos? Pra que se dar ao trabalho se eu assino meu nome? Hahahahaha

    Não tenho medo de quem se esconde atrás de pseudônimo, então fica à vontade…o dia que gente que esconde a cara me afetar eu paro com tudo. ;)

    FrancoAtirador

    18/06/2014 - 05h16

    .
    .
    Justamente Tucanóide.
    Não houve ameaça alguma,
    nada há, portanto, a temer.

    Agora, por falar em pseudônimos e codinomes…

    SEX , 3/5/2013
    REVISTA ÉPOCA/GLOBO

    O Filtro

    Dois pontos: as frases da semana

    “Moral e eticamente reprovável”
    Fifa, ao descrever o comportamento do ex-presidente João Havelange, e Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, no caso ISL.
    Segundo o relatório final, os dois dirigentes foram cúmplices num esquema de recebimento de cerca de US$ 100 milhões em propinas.
    Antes da divulgação, Havelange renunciou à condição de presidente de honra da Fifa.
    Desligados da entidade, os dois não serão punidos.

    (http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/tag/ricardo-teixeira)
    (http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/tag/joao-havelange)

    13/07/2012 15:40, última modificação 13/07/2012 15:54
    Rede Brasil Atual (RBA)

    Globo não revela seus codinomes
    no relatório da propina a Ricardo Teixeira

    Por Helena Sthephanowitz

    Quando o Tribunal Federal Suíço autorizou a divulgação da documentação do caso ISL/Fifa, onde aparecem as propinas pagas a Ricardo Teixeira e João Havelange, exigiu que todos os nomes dos não acusados fossem trocados por códigos.

    Assim, o documento divulgado pela promotoria usa codinomes para empresas e pessoas que aparecem apenas citadas, mas não foram acusadas no processo.

    O presidente da Fifa, Joseph Blatter, concedeu entrevista e disse que o “P1″ era ele, e não via necessidade nenhuma de ver seu nome e de outros trocados por códigos, até porque não era acusado e qualquer um deduz que P1 era ele, pelo contexto em que é citado, como presidente da Fifa e sucessor de Havelange.

    A Globo e a Globosat são citadas como “Company 2″ e “Company 3″ [*], o que também é fácil de deduzir pelo contexto, citadas como detentoras dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002 e 2006 para o Brasil.

    No entanto a TV Globo se sentiu envergonhada e fugiu de se identificar quando deu a notícia em seus noticiários.

    Na versão dos telejornais da emissora, Ricardo Teixeira e João Havelange apenas receberam “comissões” do grupo ISL, e responderam por gestão fraudulenta. Esconderam do telespectador o motivo da propina: a venda dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002 e 2006 para TV’s. E no Brasil todo mundo sabe que a compradora foi a Globo para a TV aberta, e a Globosat para TV por assinatura.

    Ora, se a Globo não é acusada, pois oficialmente apenas pagou à ISL, e foi esta quem pagou a propina a Teixeira e Havelange, a emissora deveria noticiar de forma indignada, pois teria sido vítima ao comprar os direitos de transmissão com a propina embutida no preço. Se preferiu esconder essa parte da notícia do telespectador, é porque talvez não se sinta exatamente como vítima, e talvez Teixeira e Havelange, se atacados, pudessem vir a revelar segredos que trouxessem embaraços à emissora.

    Outro trecho do relatório do promotor suíço, ajuda a entender o motivo para a Globo preferir se manter oculta na notícia, pois diz que Ricardo Teixeira, como presidente da CBF, exercia influência no contrato de licenciamento para o Brasil.

    A Fifa publicou a íntegra do documento em seu site.

    Até o momento em que esta nota foi escrita, foi possível constatar se o link para o documento foi divulgado nos portais da Globo (http://migre.me/jT4Mv), com as devidas identificações.

    (http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2012/07/company-2-e-3-os-codinomes-da-globo-nao-revelados-no-relatorio-da-propina-a-ricardo-teixeira)

    (http://migre.me/jT4QG)

    [*] A DENÚNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA SUÍÇA

    (Íntegra, em alemão: http://migre.me/hDK1o)

    cita nominalmente as empresas do GRUPO GLOBO

    TV GLOBO LTDA e GLOBO OVERSEAS INVESTMENTS B.V.,

    como partes na falcatrua entre a FIFA e a ISMM/ISL:

    “I. HISTÓRICO/INTRODUÇÃO

    1.3 Em 29 de junho de 1998
    a ISMM Investments AG uma filial da ISMM AG,
    assinou um acordo de sublicenciamento
    com a Globo Overseas Investments BV
    e a TV Globo LTDA (doravante GLOBO)
    transferindo os direitos de transmissão
    das Copas do Mundo de 2002 e 2006
    da FIFA para a GLOBO.
    […]
    II FATOS

    3 DESFALQUE NA FIFA (COMPLEXO GLOBO)

    Por um acordo de 26 de maio de 1998,
    a Federação Internacional de Futebol Association (FIFA)
    concedeu os direitos internacionais exclusivos,
    com exceção de Europa e EUA,
    à Sporis Holding AG [que depois se fundiu
    com a ISMM (International Sports Media e Marketing)
    que por sua vez incorporou também a ISL
    (International Sport and Lesiure), que havia falido,
    passando o Grupo a se denominar ISMM AG)]
    para a uso/exploração dos direitos de transmissão
    de rádio e televisão dos Campeonatos Mundiais de 2002 e 2006.
    […]
    Em 29 de junho de 1998, a ISMM Investment AG,
    uma subsidiária da Sporis Holding AG,
    com a Globo Overseas Investment BV e TV Globo LTDA
    assinaou um acordo de sublicenciamento
    para que esses direitos de exploração do rádio e da televisão
    fossem transferidos para território brasileiro.
    A taxa para os direitos de uso foi de
    US $ 221.000.000,00
    [DUZENTOS E VINTE E UM MILHÕES DE DÓLARES].”

    (http://www.viomundo.com.br/denuncias/miguel-do-rosario-policia-federal-abre-inquerito-contra-a-sonegacao-da-globo.html)


    http://migre.me/jTaEY
    .
    .

    Tulio

    18/06/2014 - 10h06

    Cara, o Franco atirador ficou tão sem rumo ao ver a reportagem no JN com devido destaque e ver que todas as criticas de chororo petista vitimista não tem confirmação que só falou besteira depois.

    olha isso.

    falando de IP dinamico e pagamento de impostos pela globo.

    Se for assim, pra trazer qualquer assunto que eu queira, vou falar do Mensalão Petista.

    Ah Esqueci o pessoal daqui TAMBÉM acredita que foi uma conspiração do mundo…. daime forças

    FrancoAtirador

    18/06/2014 - 17h20

    .
    .
    Repetindo aos Tucanóides Estáticos de IPs Dinâmicos:

    Nós estamos falando da transmissão ao vivo

    para 3 bilhões de pessoas em todo o Planeta

    e não num vídeoteipe da Globo que ninguém viu.
    .
    .
    Adendo

    Em valores atualizados pela SELIC,

    que é a Taxa utilizada pela Receita

    para cobrança dos Débitos Tributários,

    somente 2 das Falcatruas da Rede Globo

    já superaram os 2 BILHÕES DE REAIS

    em Impostos, Multas e Juros Devidos:

    1) IRRF devido sobre os valores de Aquisição
    dos Diretos de Transmissão da Copa 2002,
    que somava, em 2006, R$ 615 MILHÕES; e

    2) Imposto sobre a Transação Fraudulenta
    de ‘compra e venda’ da TV Globo Rio
    para as próprias Organizações Globo,
    cujo débito chegava a R$ 713 MILHÕES.

    (http://www.viomundo.com.br/denuncias/miguel-do-rosario-policia-federal-abre-inquerito-contra-a-sonegacao-da-globo.html)
    (http://www.conjur.com.br/2013-set-16/carf-nega-recurso-globo-autuacao-713-milhoes-uso-agio)

    FrancoAtirador

    18/06/2014 - 17h30


    Rodrigo Leme

    18/06/2014 - 21h49

    Fala, fala, fala, mas não da a cara pra bater. De anônimos metidos a corajosos tem pilhas por aí.

    Ao menos os outros pulhas que batem em mim pra fugir da discussão tem nome e sobrenome. Vc é troco pequeno.

    FrancoAtirador

    19/06/2014 - 02h26

    .
    .
    Teu contrato com PSDB

    tem prazo de validade

    e está expirando, Trôlha…
    .
    .

Deixe uma resposta