Aluno de Jornalismo ameaçado em programa policial

Tempo de leitura: 4 min

ATUALIZAÇÃO: em 7 de abril de 2010 às 18h43

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná divulgou há pouco uma nota de solidariedade (está no final do post) a Lucas Nobuo, o estudante de Jornalismo de Ponta Grossa ameaçado no programa policial. Segundo Adir Nasser Junior, da assessoria de imprensa do Sindicato,  Lucas já fez o  boletim de ocorrência.

*********

Conceição Lemes

O  blogueiro Emerson Luís e a leitora Nelba nos enviaram esta  denúncia.  Apresentador  ameaça no ar estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG), Paraná, apenas porque ele fez críticas ao programa policial de uma TV Vila Velha. Foi num texto feito para a disciplina “Crítica da Mídia” e publicado no blog Crítica de Ponta,  supervisionado por um professor do curso de Jornalismo.  

Ontem o vídeo estava disponível  neste endereço:  http://videolog.uol.com.br/video.php?id=531240

Hoje, às 9h17, quando postamos este texto, não estava mais. Nesse endereço, só pode ser acessado pelo dono do vídeo.

O vídeo completo, porém, já está no You Tube, dividido em duas partes:

http://www.youtube.com/watch?v=vW8SCq_F2lc
http://www.youtube.com/watch?v=62-1ofLcUu4

Confira aqui a primeira

Se preferir ler,  o texto do estudante diz o seguinte:

O programa ‘RP2’, que vai ao ar pela TV Vila Velha, do sistema a cabo de Ponta Grossa, é um dos exemplos do que há de mais sensacionalista na mídia dos Campos Gerais. Apresentado pelo ‘repórter policial’ Zeca, RP2 procura os acontecimentos que envolvem escândalos policiais, dando lado à violência geralmente explicita, além de outros assuntos tratados com uma linguagem exageradamente coloquial.

Não se sabe ao certo se o programa quer realmente ser levado a sério, pois trata os assuntos com parcialidade e, por vezes, não parece manter respeito com os indivíduos citados nas matérias.

No decorrer do programa, é notável a “mobilidade” com que o apresentador trata os temas pautados, passando uma impressão de que nada do que se fala está certo ou pré-estabelecido. Imagens de bêbados, ladrões, prostitutas e traficantes dividem a atenção com reportagens sobre os mais diversos tipos de acidentes. Quanto pior o acontecimento parece maior o esforço para registro e transmissão.

Ficam na tela os rastros de uma tentativa de jornalismo policial e investigativo, talvez distorcidos pela de audiência. O programa jornalístico fica, assim, comprometido por abordagens nem sempre, de fato, jornalísticas.

Lucas Nobuo Waricoda

Eis também um dos trechos da fala do apresentador:

“Vocês jornalistas que acham que são Deus, que nunca fizeram porcaria nenhuma por este país….vocês não fazem bosta nenhuma por este país …e a mamãe como é que tá e o chifre do papai, tá sendo bem polidinho? Então comece a polir…Safado , filho de mãe solteira!  isto aqui você vai engolir…posso fazer engolir o computador, normalmente a gente faz engolir papel e prá mim te achar, a partir de amanhã …programa policial já existia antes de a mãe dele sair com o vizinho…você arranjou o pior inimigo agora, eu arrebento com você agora…e eu vou te pegar!

É chocante que isso aconteça em 2010.

O Viomundo contatou o Ministério da Justiça.

“Como o ministério não age localmente, o jovem ameaçado deve ir à polícia local e fazer um boletim de ocorrência [BO]”, recomenda o ministério por meio de sua assessoria . ” O estudante deve levar  cópia do vídeo e do e-mail que enviou a programa.”

*******************

Exemplo de violência midiática

Sindicato se solidariza a estudante agredido em programa de TV de Ponta Grossa
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, entidade de defesa dos valores morais e materiais da categoria no Estado, vem a público emitir seu repúdio aos graves atos cometidos pelo apresentador José Carlos Stachowiak, conhecido como “repórter Zeca”, do programa policial RP2, veiculado de segunda a sexta-feira pela TV Vila Velha, canal a cabo de Ponta Grossa.

No programa da última quarta-feira, dia 31, ele proferiu ameaças e agressões à honra de Lucas Nobuo Waricoda, estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Zeca estaria contrariado com um texto de críticas que o acadêmico fez ao programa RP2, para uma atividade do curso, e que foi veiculado no blog Crítica de Ponta. No trecho mais absurdo de sua fala (no vídeo, a sequência entre 7’50” e 8’03”), “repórter Zeca” afirma, que “arrebentaria” Lucas. A conduta criminosa é ainda demonstrada com repulsivas injúrias a Lucas e aos pais do estudante, bem como ao conjunto dos jornalistas e aos acadêmicos da UEPG.

Se a situação criada é lastimável, também é exemplar. Afinal Zeca reproduz em toda a linha aquilo que o Sindicato dos Jornalistas vem denunciando há tempo: sem a necessidade da formação superior em Jornalismo, a sociedade brasileira pode se ver cerceada pela informação fragmentada e de baixo nível, bem como pela falta de isenção e de rigor no trato do conteúdo editorial. O mais grave, no entanto, nesse momento, são a humilhação imposta e a dor gerada pelo ato covarde de agressão verbal e ameaças a Lucas – com repercussões cíveis e criminais.

Sob qualquer ótica, sublinhe-se, trata-se de um exemplo de mau uso do meio de comunicação, um motivo a mais para que a sociedade cobre de seus representantes no Congresso Nacional o respeito às propostas aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro de 2009, em Brasília, que deliberou pelo estabelecimento de uma nova Lei de Imprensa.

Somente com instrumentos legais eficazes e modernos, como os aprovados na Confecom e na terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), poderemos lutar pela democratização da comunicação.

O Sindijor-PR publica essa nota como forma de desagravo a Lucas, mas também a todos os jornalistas, vilipendiados pela truculência e pela atitude criminosa do apresentador, que se vale de um espaço na mídia eletrônica para dar vazão a caprichos, despreocupado com as consequências de seus atos. O Sindicato também se coloca a par de todas as ações que ajudem a denunciar esse tipo de abuso do poder midiático, que invade vidas e reputações ignorando qualquer limite ético, a exemplo do que vem sendo feito pela própria UEPG, que já se colocou em defesa do estudante. Da mesma forma, o Sindijor-PR está solidário às reações da sociedade paranaense contra esse ato de violência e vai requerer da TV Vila Velha informações sobre o programa a fim de avaliar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis no caso.
 
Curitiba, 07 de abril de 2010
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Josué Gonçalves

Nossa ? Que absurdo deste apresentador Zeca ,kd o espirito de etica , bom senso .Estou com este jovem que criticou seu programa, o Lucas.Parabéns jovem estudante de jornalismo ,é isso mesmo jornalista tem que questionar, informar o que é de interesse público e nao de intersse do público.Mandou bem no seu caso eu faria o mesmo ou pior um pouco, pois estou formando em jornalismo este ano e quero especialização em Policial.To contigo jovem jornalista e nao te cales.

Universidade nega apoio a aluno de Jornalismo ameaçado em programa policial | Olho na Mira

[…] O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Paraná saiu logo em defesa do estudante (veja nota aqui). […]

Universidade nega apoio a aluno de Jornalismo ameaçado em programa policial | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Viomundo denunciou-o aqui há pouco mais de dois […]

Joao Linhares

É um animal ignorante, näo dá sequer um argumento a seu favor, sai xingando como um bicho. Preconceituoso hipócrita, devia ser preso. Sou advogado formado pela Säo Francico e concordo com cada palavra do texto de Lucas. O AI-5 acabou junto com a ditadura Zeca. Gostam da cannabis é? Hahaha, é de dar risada. Näo tem nem TV a cabo!?!?!?!? Ignorante. Só isso, simplesmente näo vale nem a pena perder tempo com o que essa pessoa tem a dizer, ou melhor, essa pessoa näo tem absolutamente NADA para dizer.

Beto Crispim – BH

Azenha, alguma outra informação sobre o desefecho do caso, esse cara ainda tá no ar, solto? Ele fez uma ameça clara contra a vida de uma pessoa, não era para quando sair da Emissora. ser preso imediatamente? Não li nada na grande mídia, seria possivel nos manter informador por aqui, até porque tenho evitado acessar os sites da grande mídia. Estou bem seletivo, leio diariamente o viomundo, o Nassif, Carta Maior, Carta Capital, blog do Nilmário Miranda, Portal dos Trabalhadores(sitio da CUT), sitio do PT, blog do Emir, sitio do IPEA e overmelho(sitio do PC do B)

    Conceição Lemes

    Beto, amanhã publicaremos matéria sobre o desdobramento do caso. Abs

    Dinha

    Que desdobramento!!!!! O que foi feito?????????????????????

Hélio Jacinto

Mas que dondoca ameaçadora, ainda por cima a boneca tem sindrome do panico.
Tadinha dela deve ter medo de Bicho Papão e fazer pipi na cama.
Figurinha deprimente, lamentável.

Apresentador de TV ameaça, no ar, estudante de Jornalismo « O Vigillante

[…] já fez o  boletim de ocorrência. Conceição Lemes no Viomundo 7 de abril de 2010 às 18h43 http://www.viomundo .com.br/denuncia s/aluno-de- jornalismo- ameacado- em-programa- policial. html CategoriasJornalismo Investigativo Comentários (0) Trackbacks (0) Deixe um comentário […]

Leider_Lincoln

Ponta Grossa é a terra do Taques…

Rodrigo

O tal Zeca não achava que o que ele falou tomaria tanta repercussão. Se até os deputados falaram disso né. Duvido que ele não receba uma punição. Falam do Ratinho e outros, mas pelo menos esses quando veem essas reações de estudantes de jornalismo simplesmente falam: "podem falar o que quiser de mim, não tenho medo". Já esse aí tem a coragem de ameaçar quem só quis expressar a opinião. Gordinho babaca. Vai achar ruim pq eu te chamei de babaca? Venha me pegar, se tem coragem.

Roberto

Esse é um BANDIDO. Demonstra claramente como alguns ex-policiais se tornaram PSICOPATAS. Isso é um ABSURDO INCRÍVEL!!!!

H. Back

O engraçado disso tudo, é que o troglodita se acha acima de tudo e de todos. É o PIG fazendo seguidores.

Chico

PROGRAMA RP-2 APRESENTAÇÃO ZÉCA, QUANDO ERA ADOLESCENTE ERA CHAMADO DE ZÉCA DIABO NA CIDADE….ESSE EU CONHEÇO A ÍNDOLE. ARROGANTE, MIMADO PELOS PAIS, SUSTENTADO PELOS PAIS, FOI DONO DE BOTECO ALGUMAS VEZES, MAS NÃO FOI PRA FRENTE. APROVEITOU A TAL DA TV A CABO PRA TENTAR SE PROVOMOER NA CIDADE, COMO ESSE TAL DE JOÃO BARBIERO ESTA FAZENDO, APRENDENDO ATE A FALAR ERRADO "NA LINGUAGEM DO POVÃO" PRA ANGARIAR VOTO QUANDO FOR CANDIDATO. QUEM VAI DERRUBAR O ZÉCA? NINGUÉM. AH A HA HAH AH AH A HAH AH A HAH A HA HA HA HAH AH A HAH AH A HAH AH -É MAIS FÁCIL TENTAREM DERRUBAR UM SATÉLITE DO QUE TIRAR O PROGRAMA DO ZÉCA DO AR.

Faustino

No Ceará, onde as emissoras de TV com maior audiência pertencem à família Jereissati, quase todos os apresentadores de programas mundo cão são deputados. Deles que eram especialistas apenas em entrevistar pequenos ladrões ou drogados da ralé emparedados como bichos nas superlotações dos distritos, ou a enquadrar em close os miseráveis presuntos desovados na periferia, mas que agora, metidos em paletós que em nada combinam com a rudeza de suas figuras, até sobem à tribuna da Assembléia Legislativa para vociferarem contra as autoridades que pregam a não violência no cobate à barbárie que hoje prospera nas grandes metrópoles. Aquele torpe discurso dos avessos aos direitos humanos. O Governo precisa agir! A coisa não é tão simples assim, que se resolva com notinhas de sindicatos. A TV, no molde dessa que temos hoje no Brasil, é arma perigosíssima contra a sociedade. O bandidão aí que agrediu o jovem, apesar de toda a sordidez do seu ato, não é ele menos periculoso que aquele outro velhaco cheio de manhas que invade o horário nobre das grandes redes televisivas para formarem a falsa opinião. É o que penso.

Joao Paulo

Esse apresentador é um filho bastardo da ditadura, dos regimes de exceção. Quando não há argumentos (ou talvez o ilustrado e erudito Zeca não tenha nem compreendido a crítca) o último reduto dos covardes é a agressão… Exatamente o o Brasil experimentou em um passado recente… Viva a truculência!
Lamento que qualquer coisa possa ser televisionada hoje em dia…

Fernando C. Oliveira

Segue link para vídeo com o pronunciamento que o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) fez ontem (7/4) no plenário Câmara dos Deputados.
http://www.youtube.com/watch?v=T75GidfnxS8

Ele registrou a íntegra da nota do Sindijor-PR, que será transcrita junto com o pronunciamento.

Abs,

Fernando.

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/T75GidfnxS8&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/T75GidfnxS8&hl=pt_BR&fs=1&&quot; type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Matheus Nahkur

O tal Zeca é ex-policial, certo? Estava na ativa nos anos 70 e 80? Seria bom prestar atenção no histórico dele.

Ronaldo Pereira

O apresentador, com sua postura, demonstra ser um bandido comum. Nem pior nem melhor do que aqueles retratados no seu barraco diário. Aí está, ironicamente, sua maior qualidade: conhecer bem a lógica dos seus personagens, porque também é a sua. Certo, claro, da impunidade . Mas o que me choca mesmo é saber que ele é apenas um infeliz exemplo de uma tragédia nacional. Anti-cidadão como esse, travestido de jornalista, apenas escancara que o mercado da informação séria e ética no Brasil é cada vez mais exceção. O contrário, regra. Parabéns menino. Aqui de Minas Gerais, para te tranquilizar, posso dizer: cão que ladra não morde.

Pedro Luiz Paredes

Rsrsrsrs, esse jornalista tem que ir fazer crítica de cinema, especialmente do Oscar.
O apresentador tinha que ler a crítica e passar reto.

Paulo

É difícil acreditar que exista um apresentador de TV de tão baixo nível na televisão e principalmente nos dias de hoje e localizado no Sul maravilha.
Esse tal do Zeca não passa de um marginal, é essa a liberdade de imprensa que o PIG quer.

Suely

Taí uma forma "desenhada" que poderia ilustrar ao Boris Casoi o porque do Conselho Nacional pra acompanhar os meios de comunicação. Quem sabe assim, "desenhado", ele entenderia.

Pensando bem, esse material deveria ser enviado não só para o Bóris, mas também pro Datena, pro Mitre, pra Band e para todos aqueles que vêem nas propostas do Conselho, o "bicho-papão" da censura.

Alguem aí, mande esse material pra esse povo.

Gerson Carneiro

“Você com revólver na mão é um bicho feroz , é sim
Sem ele anda rebolando e até muda de voz
( Isso aqui…cá pra nós ).

… Simplesmente eu tô dando esse alô
Porque sei que você não é de nada…” Bicho Feroz – Bezerra da Silva

Esse programa, melhor, essa bestialidade deve ser retirada do ar, e se insistir a concessão da TV deve ser cassada.

A quem pertence a concessão dessa TV Vila Velha? O que ou quem dá segurança a esse tal ‘repórter policial’ para ter esse tipo de conduta? Será que o valentão trataria da mesma forma quem quer que fosse o autor das críticas?

Eu prefiro acreditar que trata-se de um medíocre querendo destaque.

O estudante Lucas Nobuo teve sua honra, a do seu pai e de sua mãe, agredidas abertamente em pleno ar, e o Ministério da Justiça se omite?

Vai qualquer comentarista aqui do Viomundo tratar alguém, ainda que mereça, nos mesmos termos que esse imbecil tratou o estudante, para ver o que acontece.

    Carlos

    Ministério da Justiça não foi omisso, recomendou o que é de praxe: registro de Boletim de Ocorrência.

    Gerson Carneiro

    É, você tem razão. Acho que meus pensamentos estão influenciados pelos filmes antigos de faroeste que tenho assistindo aonde o padre, o xerife, e o gigolô formam uma santíssima trindade. E assim sendo, não deves considerar meus devaneios.

    Gerson Carneiro

    Fico imaginando a seguinte situação hipotética:
    Um estudante de jornalismo, tendo um programa na TV Universitária, diariamente sem limites vociferasse contra todos que ele fosse ideologicamente contra, ou que tivesse atitudes que não o agradasse. Vamos imaginar uma hipótese absurda, improvável de acontecer, que algum político, alguma autoridade, algum órgão oficial como o próprio Ministério da Justiça, desagradasse o tal estudante imaginário. E então em seu palavrório diário ele tratasse todos estes hipoteticamente citados exatamente com os termos que o tal 'reporter policial' tratou o estudante Lucas Nobuo no caso real. Fico imaginando que provavelmente o fato hipotético seria tratado como caso de segurança nacional. Minha dúvida é: o que aconteceria, como esse caso hipotético seria tratado? As vítimas se limitariam apenas ao registro de Boletim de Ocorrência?

    Carlos

    C. O. é apenas o primeiro passo.

    Carlos

    Corrijo: "B.O."

Carlos

Da nota do Sindicato dos Jornalistas do Paraná: "…sem a necessidade da formação superior em Jornalismo, a sociedade brasileira pode se ver cerceada pela informação…"
.
Exigência de diploma para o exercício do jornalismo foi iniciativa da ditadura militar, através do artigo 4 do decreto-lei 972, de 17.10.1969 –http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/24/196
Tal absurdo perdurou por 40 anos e pariu o "PIG".
Barões da mídia e barões do ensino privado se entendem, se acertam.

    Carlos

    Barões do ensino privado ganham zilhões formando mão-de-obra barata para os barões da mídia.

Paulo Santos

O interessante é que, com o BO, se o Lucas tropeçar na rua e quebrar a perna, a culpa é do apresentador.

Gerson Carneiro

“Você com revólver na mão é um bicho feroz , é sim
Sem ele anda rebolando e até muda de voz
( Isso aqui…cá pra nós ).

… Simplesmente eu tô dando esse alô
Porque sei que você não é de nada…”
Bicho Feroz – Bezerra da Silva

Esse programa, melhor essa bestialidade deve ser retirada do ar, e se insistir a concessão da TV deve ser cassada.

A quem pertence a concessão dessa TV Vila Velha? O que ou quem dar segurança a esse tal ‘repórter policial’ para ter esse tipo de conduta? Será que o valentão trataria da mesma forma quem quer que fosse o autor das críticas?

Eu prefiro acreditar que trata-se de um medíocre querendo destaque.

O estudante Lucas Nobuo teve sua honra, a do seu pai e de sua mãe, agredidas abertamente, em pleno ar, e o Ministério da Justiça se omite?

Vai qualquer comentarista aqui do Viomundo tratar alguém, ainda que mereça, nos mesmos termos que esse imbecil tratou o estudante para ver o que acontece

Dida

Nossa ! Esse homem parece um ogro recém-saido das cavernas .Que primitivo!
Usar o poder da mídia para insultar e ameaçar , merece que a justiça investigue seu programa , o canal , e abra um processo , lhes condene , e lhes faça pagar uma indenizaçao milionária às pessoas afetadas . Só assim esse jornalismo/lixo aprenderá a medir as palavras e tratar a opiniao dos outros com respeito.

Yuri

Postei comentário há mais de 10 horas e aparentemente não foi aprovado. Não acredito ter escrito algo que merecesse ser censurado. Houve talvez algum problema no meu post? Eu ainda não havia escrito no novo sistema.

    Conceição Lemes

    Yuri, ainda estamos aprendendo a lidar com a nova plataforma. Portanto, nossas desculpas. Nenhum comentário com o seu nome foi rejeitado. Verifique, de novo, por favor. Abs

Sérgio

O pior é a ligação da mulher falando sobre a "falta de ética" do rapaz que escreveu ….

Maralina Matoso

Nojenta também é a ouvinte dele…esse é o problema, tem muita gente que assiste, gosta e apóia…

Luis Guilherme

Atenção às estampas no "cenário" do "programa".
Estampas de armas????
Subliminar???
Nem existe nível para permitir que se categorize o apresentador e o programa.

H. Pires

Realmente é muito "macho" mesmo esse cidadão. Fez critica: "tá morto". Mas, o cerebro de referido desceu para a sua pequena barriga. Logo logo, no W.C., o cerebro se despede dele. Caso ainda não tenha acontecido o "parto" natural. E, para não dizer que só lá tem essas "barrigas cerebrais" de aluguel, a do ratinho e datena não ficam por menos não.

V

Carai!!!!
Esse sujeito que fala neste "programa" é um exemplo de mau policial. Além disso, deve ter algum problema grave com a mãe dele, ele repetiu ameaças e ofensas à mãe do jornalista (ou aluno). Não parece alguém preparado para receber críticas e muito menos para ter um programa de televisão. E tem mais, esse telefonema é claramente um fake.

josé fernandes

o triste desta história e saber que pessoas assistem, o cara acha que vivem nos anos 70 ou 80.

Christian Schulz

Eu gostei do "prá mim te achar" cometido pelo Repórter Eca.

Isso deve doer mais aos ouvidos do Lucas Nobuo do que qualquer outra groselha dita no programa…

matinta

Impressionante mesmo. Isso é o que? O coronelismo na TV?Coronelismo traduzido pra liguagem da TV?? E o aluno, com um texto 'serio, polido até demais, foi acusado de falta de ética…

andre i souza

O gordinho, aí, só confirmou tudo o que o estudante de jornalismo escreveu sobre o programa. O sujeito não aceita críticas, não tem do que faz e botou a corda no próprio pescoço.

Rosko

Isso cabe uma bela acão judicial.
Não tenha medo Lucas, esse sujeito me faz lembrar de cachorro que late, late, mas não morde.
Esse tipo de programa sempre vai existir porque existem pessoas sádicas, infelizmente.

Marcos Lopes

Esse tipo de programa (lixo) tem em todo Brasil. No canal local do SBT, de propriedade da Prefeita Micarla de Natal, tem um: o apresentador até se elegeu vereador na última eleição. No canal local da Rede Record, de propriedade do Agripino Maia, tem outro…resumindo, em todos os canais é a mesma grosseria, a mesma apelação, o uso de situações terríveis envolvendo pessoas humildes, a falta de respeito pelos indivíduos.Não assisto esses programas, mas sei de sua existência.Aliás, a imprensa escrita local também não é muito diferente: jornalistas bajuladores dos políticos locais, e muito sangue…se apertar o jornal sai sangue…Tem que haver um controle e não estou falando em censura.

    Luciano Prado

    Marcos, conheço os programas e apresentadores. Salvo engano um desses veradores está envolvidos em inquérito polícial (que se arrasta desde 2008) junto com uma imobiliária/construtora de Natal num escândalo em que quase toda a bancada de veradores fora envolvida. O inquérito diz respeito a votação (arrumada) do Plano Diretor da Zona Norte de Natal. Uma vergonha que parece botaram para debaixo do tapete. Você sabe como anda esse inquérito?

Alceu

Alguém sabe se o "Lucas existe" ou é fictício para forjar a situação?

    Conceição Lemes

    Alceu, existe. Sindicato dos Jornalistas do Paraná já soltou nota se soldarizando. E eu acabei de falar com ele.

    Alceu

    Obrigado Conceição. Fiquei em dúvida.
    Não dava para acreditar que alguém faria isso assim descaradamente e pelo visto preciso rever meus conceitos de até onde o ser humano pode chegar.

Bruno Monteiro

O pior não é assistir essa b*sta, é pagar pra assistir, visto que é um programa da tv a cabo.

Wilosn

Por favor, mande-nos o e-mail desse monte de estrume pra gente encher a caixa dele de mensagens, pra gente contar pra ele que ele morreu (lá por 1984) e ainda não foi avisado.

Yuri

Lá pelas tantas, durante a sessão de ameaças do pseudo-jornalista, o telefone dele toca. É uma mãe de estudante da mesma universidade que o estudante que ousou escrever o tal e-mail. Pensei que seria alguém a recriminar as palavras do apresentador. Nada. Ela disse que aquilo era um absurdo! A atitude do colega da filha dela era um absurdo! E defendeu o apresentador. Com este nível de discernimento, já não fico tão chocado com o que este sujeito falou. Parece que ele tem audiência que gosta do programa e concorda com a atitude dele.

Dilson

E tem gente que não entendeu ainda pra que serve o PNDH-3,Diretriz 22.

É pra isso.

Reinaldo

http://www.tvvilavelha.com.br

"TV Vila Velha
Este site está em manutenção. Por favor, retorne mais tarde."

Podem me chamar de chulo, mas não não vou escrever o que pensei! Ah, se um cara destes me ameaça!
Valeu, Azenha!

mac

é preciso B.O pra flagrante ?!?!

    Clóvis

    Não tem flagrante, só há prova material do crime e da autoria! Ainda por cima, os crimes de injúria cometidos dependem de queixa do ofendido para serem apreciados pela justiça (isso quer dizer que o MP não pode entrar com a ação). E o crime de ameaça depende de pedido da vítima para ser apreciado (mas este o MP pode entrar com ação depois deste pedido).
    Infelizmente pelas penas às quais o apresentador está sujeito o máximo que ocorrerá é uma transação civil (acordo em $), isso se o apresentador não preferir ir pro pau na justiça sabendo que pelo sistema de prescrição penal de nosso país os crimes certamente prescreverão antes de julgados em definitivo.
    Aliás, os próprios sindicatos de jornalismo que se inflamam contra penas maiores para crimes contra a honra cometidos por meio de imprensa (que não existem mais)!

    Não está na hora de voltarmos a ver que uma injúria cometida pela TV, jornal, blog, ou qualquer outro meio de comunicação em massa atinge a honra de forma muito mais grave que um mero berro em uma discussão??

    E o que tem a ver a porcaria do diploma com a estupidez deste cidadão? Por acaso ele não compraria seu diploma na uniesquina? Por acaso nós, não portadores de diploma, não temos o mesmo direito à expressão que um jornalista? O que garante a existência de blogs de notícias e políticos de não jornalistas se houver restrição do jornalismo à formados em jornalismo?

    Carlos

    Excelente teu comentário!
    Amigo meu sem diploma, com "apenas" 27 anos de profissão, disputou vaga em concurso para assessor de imprensa de uma universidade federal. Primeiro classificado num certame com 80 candidatos, 79 dos quais diplomados, corre o risco de perder a vaga no "tapetão".

    Imagine uma redação composta por médicos, marceneiros, engenheiros, bancários, físicos, metalúrgicos, sociólogos, advogados, fotógrafos, historiadores, pintores, psicólogos, gráficos, arquitetos, geólogos, … e também jornalistas diplomados em jornalismo.

Eduardo Guimarães

E tem mais: veja se alguém consegue um programa desse indivíduo falando de política. Alguém tem dúvida de suas preferências?

    Mariele

    Isso mesmo Eduardo.
    Tem razão.
    A Barbiero Comunicações (TV Vila Velha), de João Barbiero, é da cota do PR, mais novo partido da coligação pró Dilma.
    Obrigada por levantar a questão.

    Eduardo guimarães

    " É da cota do PR"? O que significa isso? O único jeito de saber as posições políticas desse indivíduo é ver o que ele fala sobre política. E um cara desses é daqueles que vê "comunista" até embaixo da cama

Eduardo Guimarães

Ele tenta imitar o Datena. Na verdade, é isso que programas como o da Band geram, pois gente mais ignorante acha que por ter um espaço na tevê pode tudo, inclusive chegar ao ponto de insinuar que cometerá tortura e até assassinato sem que tenha que responder à lei. Acredito que a Justiça tem que agir e que essa é uma causa de todos os que prezam a liberdade de expressão. Inaceitável, nojento, revoltante. Estou à disposição do atacado para repercutir esse caso. Aliás, acho que o Movimento dos Sem Mídia poderia agir. Vou até consultar o jurídico.

    Valmir

    E ainda Boris Casoy questinando o Lula do porque ter um conselho nacional pra acompanhar os meios de comunicação.
    Deve ser por q são eles que parem esse tipo de gente, como o tal Zeca.

    Zauri

    Eduardo, aqui no Paraná já existiu um tal Luiz Carlos Alborgueti e tinha um programa que se chamava "cadeia" que éra assim e faleceu recentemente mas fez escola pra outros inclusive este idiota, sou paranaense mas não sabia da existência deste sujeito,tomara seja retirado do ar este programa e outros iguais por aí. Um grande abraço Edu e o Luiz Carlos Azenha, que orgulho poder acompanhar vocês pela internet. Zauri.

uberVU – social comments

Social comments and analytics for this post…

This post was mentioned on Twitter by jeh_darkangel: http://www.viomundo.com.br/denuncias/aluno-de-jornalismo-ameacado-em-programa-policial.html

tbquerofalar

Esse tipo de programa está por todo o país. Aqui em Recife é o Cardinot e o outro cara da Tv Jornal. É incrível como muita gente se alimenta desse tipo de "jornalismo" e jura que faz isso por puro livre arbítrio. Deprimente. Espero que a polícia haja com a devida atenção.

INDIGNAÇAO SP

ESSE MANÉ SÓ FALOU MERDA AO VIVO
COMO APRESENTADOR JAMAIS PODERIA FALAR ESSAS MERDA AO VIVO
AINDA BEM QUE AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO MANÉ IGUAL ESSE O FIM DELE É UM SÓ FORA DO AR
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Conceição Lemes

    Indignação, preferimos que os comentários sejam em letras minúsculas; só com maiúsculas, dificulta a leitura. Abs

Hanibal

E tipos como esse falastrão, que só fazem é incitar mais violência com sua postura de ratazana alucinada, são fortes candidatos a ocuparem vagas na Câmara dos Deputados ou Assembléias Legislativas.

Bem lembrou o Dirck, no seu comentário, sobre outras sumidades como esta eleitas no Paraná.

Mas essa gente não se pega pelo bolso; há milhares de mentecaptos que assistem e aplaudem esses apresentadores e, não duvidem, lhe darão toda razão no caso. Não ouviram, ao final do vídeo, o testemunho de uma espectadora (mãe de uma colega do estudante) achando "um absurdo a falta de ética do rapaz" que criticou o programa?

Depois quando falam que o povo é uma criança com uma arma (título de eleitor) nas mãos, ainda há quem se doa.

Quanto ao Ministério da Justiça, óbvio que não vão se ocupar do varejo.

Agora, o Ministério Público, vamos ver se age…caso seus doutos mebros já tenham descansado o suficiente da desgastante SEMANA de folga.

    Paraná

    Nos anos 80, em especial, radialistas – chamada "turma da latinha" – e apresentadores de programas do "mundo cão" na tevê eram eleitos com muita facilidade para cargos em todos os níveis.

Ana

Estes programas policiais estão a serviço do que? Estão a serviço de quem?
Apavoram a população e justificam o ilegal.

    nilo cabral

    Temos uma profusão destes programas que se dizem jornalísticos, ponho na mesma categoria o Brasil Urgente e outros que usam o sensacionalismo barato para incitar a população. Faço uma referência pertinente ao texto "Produção de Subjetividade Punitiva, Exclusão e Aniquilação do Indivíduo", de Roberta Pedrinha , no site http://www.iddh.org. Podemos entender o motivo pelo qual estes programas se sustentam:
    "Tempos de desamparo são capazes de promover uma espécie de interpelação da sociedade na sua “pulsão de morte”. Desse modo, cresce o medo. O medo funciona como um dos elementos centrais do controle social, consubstancia-se em uma estratégia de subordinação do indivíduo. Consoante Vera Malaguti Batista: “o medo corrói a alma, sociedades assombradas produzem políticas histéricas de perseguição e aniquilamento”. Lembra ainda que: “no Brasil, a difusão do medo, do caos e da desordem tem sempre servido para detonar estratégias de exclusão e de disciplinamento planejado das massas empobrecidas. Pois sociedades rigidamente hierarquizadas precisam do cerimonial da morte como espetáculo de lei e ordem. O medo é a porta de entrada para políticas genocidas de controle social."
    Mais?

    Ney Henrique

    O primeiro dessa série foi o "Aqui Agora" no SBT, e a coisa foi piorando … passando pelo Ilustre Ratinho em seu programa Cadeia.

    Depois neguinho reclama do controle social da imprensa … aff. Lugar de um bandido como esse senhor é na cadeia

Marcio Gaspar

O mundo estah do avesso? Quer dizer quem faltou com etica foi o rapaz que critica o programa do troglodita. Alem disso ha uma ligacao, deve ser combinada por sinal, apoiando linguajar tosco, grosseiro e repugnante do ogro.

Noé

Em Manaus havia um programa no mesmo estilo, o MP local conseguiu investigar os apresentadores, um era Deputado Estadual, o outro ainda é Vereador e o terceiro Vice-prefeito da cidade, conhecidos como os Irmãos Coragem.Na investigação descubriu-se que os crimes eram praticados por ordem dos apresentadores, o ex-deputado está preso junto com o filho e outros comparsas, o vice-prefeito e o vereador foram considerados inocentes.Pelo que li e entendi, tratava-se de um grupo de extermínio fazendo sensacionalismos na televisão.Seria bom um rodada de reportagem sobre esses tipos de programas em todo o Brasil e a origem dos apresentadores.Pessoas que estão longe de entender o que possa ser ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, CIDADANIA E REPÚBLICA.

    Laudir Seger

    Fiquei sabendo desse caso de Manaus quando estava na Argentina no ano passado. A mídia de esgoto daqui, pelo visto, passou longe.
    Abraço

CARLOS HELY

O omi bravo sô! Tô com medo dele. Realmente isso e caso de polícia e este apresentador tem que pagar pelo que diz.

Jennifer

Além desses absurdos, um detalhe:
O comentário do Lucas não foi via e-mail. Esse é um texto publicado para a disciplina de Crítica de Mídia, no blog Crítica de Ponta. O blog é supervisionado por um professor do departamento, vale nota e é um projeto laboratorial.
Sou estudante do curso de Jornalismo da UEPG, agora no terceiro ano.

    Conceição Lemes

    Jennifer, obrigada pelo esclarecimento. A informação que eu tinha era de que se tratava de e-mail. Vc teria o e-mail do Lucas? Por favor, seria possível enviá-lo pelo “Fale comigo”? Fica no alto da página. Abs

    Dinha

    Acesse o blog da UEPG e leia na íntegra o texto que ele fez como disciplina!

O Brasileiro

Denuncia mesmo!
O último "justiceiro" de programa "policial" que fez bravatas assim no Amazonas, está preso! E seus dois irmãos e colegas de programa estão arrolados no processo como cúmplices!
A justiça um dia chega, até no Paraná!

Rafael Frederico

O que realmente é engraçado é ele ter falado que o Ratinho é uma das pessoas que fazem por esse país. Parabéns Zeca, pra responder um único comentário conseguiu fazer papel de ridículo pro Brasil inteiro. Queria ver ele respondendo a todo mundo nesse mesmo tom agora.

trombeta

Isso acontece no Brasil? no Paraná?

Essa é a liberdade de imprensa pregada pelo PIG.

Cláudia

Assustador, tanto a postura da criatura quanto o telefonema – é muita desconexão da realidade. Espero que o programa seja tirado do ar e esse apresentador processado e condenado.

Erivaldo de Souza

a TV Record de Belo Horizonte também tem programas policialescos. Não tão baixo nível como esse. Mas o jornalismo parece que só quer saber de desgraça,. Crime e violência são a marca principal.

E ficam querendo entrevistar o tal suposto e quando ele não fala, a reporter ou apresentador vira para a câmera indignado e diz: (o caea) não quis falar com a reportagem.

Querem que o tal suposto crie provas contra eles mesmo e acham que qualquer um tem que falar com a tal reportagem.

Sempre penso assim desse tipo de programa policialesco: o que me interessa isso. Por que expor a vida de quem cometeu um pequeno delito, quando é apenas um pequeno delito?

O que muda na nossa vida? Que reflexão nos tráz? Que jornalismo é esse?

Thiago

Estou até agora procurando email desse tal de Zeca. Para ver se ele tem a panca de vir pegar todos nós também.

Matheus Nahkur

Pelo menos o estudante tem uma indenização garantida, tanto pelo rinoceronte travestido de apresentador quanto pela emissora que dá espaço ao perissodátilo…

Apresentador ameça estudante de jornalismo » O Recôncavo

[…] ameça estudante de jornalismo A jornalista Conceição Lemes deu visibilidade a uma grave denuncia. Trata-se de um apresentador que ameaçou um estudante de […]

Claudio Magalhaes

tou estupefato em ver o cara fazer isso ao vivo.. E o melhor é o pessoa ligando pra ele e apoiando a atitude do mesmo.
Profissionalismo no úrtimo! Será q ele vai me ameaçar também?

    natan

    Eu queria ver esse estudante depois de formado, criticando o orgão em que ele vai trabalhar ou sera um desses 99,99 % de omissos que so sabe dizer amen ao editorial do patrão e a linhade opinião ou se for CHARGISTA fazer desenhos bem bacanas e inteligentes para agradar ao patrão

    Em tempo essa é a linha de todos ou quase todos os reporter desse jornalistas de programas policias com um grande teor de critica politica pricimpalmente para agradar os idiotas reacionarios e fazendo o papel para a elite

Daniel

Está no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=CWtmOwHgTDA

Sá Machá

esses que engrossam o coro dos que defendem democracia, liberdade de imprensa?

Carlini do Linux

Link no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=CWtmOwHgTDA

Dirck

É, o Alborgheti fez escola no Paraná. Pariu o Ratinho e agora esse imbecil.

É fácil pegá-lo… Pelo bolso.

    Carlos

    Pagar multa, ser retirado do ar e prestar serviços comunitários.

Paraná

E olha que a cidade de Ponta Grossa é chamada de "Capital cívica do Paraná"…

    Valmir

    Ponta Grossa, Paranavaí e Cascavel concentram 80% dos reaças, latifundiários bandidos e demais escória direitista do Paraná. Acho até q a UDR foi fundada e um desses municipios.

Andre

nao é do Paraná q saiu Alborghetti e Ratinho???

infelizmente o povo "gosta" e ta "acostumado" com esse lixo que chamam de jornalismo…

quem viu o Lula questionando programas policias desde manha na tv na cara do Datena???

é isso q nossa sociedade quer??? sangue na tv no meio da tarde???

queremos nossos filhos assistindo esse lixo??

    Piá

    Alberghetti "saiu" e não voltou: morreu.

Sá Machá

Digite o texto aqui![youtube CWtmOwHgTDA http://www.youtube.com/watch?v=CWtmOwHgTDA youtube]

Sá Machá

aqui sem precisar se logar:
http://www.youtube.com/watch?v=CWtmOwHgTDA

abraços!

mouro

O vídeo pode ser visto neste link:
http://videolog.uol.com.br/video?532146

Piá

Programas policiais alimentam-se do esgoto, do submundo, da miséria alheia.
A quantos o tal apresentador achacou, chantageou?
O programa tem que sair do ar e o sujeito, processado.

    Maralina Matoso

    Mas veja que ele disse: que se arrebenta, mas que vai pegar o cara…mau caráter.

Fernando C. Oliveira

Um blog do R7 tem uma postagem mais completa sobre o caso, inclusive com o link para a crítica que motivou o ataque histérico do apresentador.

http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/2010/

Em instantes o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) irá se manifestar sobre o caso.

Deixe seu comentário

Leia também