Altamiro Borges: Sucesso nas ruas sugere que amadurece greve geral para derrubar governo golpista

Tempo de leitura: 2 min

greve

Greve geral amadurece no Brasil

Por Altamiro Borges, no Vermelho

Os primeiros relatos sobre os protestos deste 15 de março contra os retrocessos do covil golpista de Michel Temer indicam que amadurecem as condições para a convocação de uma greve geral no país.

Já nos atos do Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, esta percepção foi consensual entre as entidades organizadoras.

A mobilização superou as expectativas mais otimistas em vários Estados. Agora, o mesmo se repete e ainda com maior intensidade e apoio da população.

Até a Folha golpista, inimiga histórica da luta dos trabalhadores, foi obrigada a postar em seu site pela manhã: “Afetados, os usuários do Metrô de SP dizem que deveria ‘parar tudo'”, o que confirma o grau de rejeição da sociedade às contrarreformas previdenciária e trabalhista da quadrilha que assaltou o poder.

Os protestos desta quarta-feira uniram todas as nove centrais sindicais brasileiras — inclusive as que se lançaram na aventura do impeachment da presidenta Dilma.

Diversas categorias, em todo o território nacional, aderiram à mobilização — como professores, metroviários, condutores de ônibus, bancários e metalúrgicos.

O protesto ainda teve o apoio ativo das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que congregam os principais organizações sociais do país- – como o Movimento dos Sem-Terra (MST), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), entre outros.

Rodovias foram bloqueadas em vários Estados; a sede do Ministério da Fazenda foi ocupada por mais de mil lutadores sociais; atos públicos e marchas empolgam o Brasil neste 15 de março.

Pesquisas de opinião pública já apontavam que as contrarreformas do covil golpista, principalmente a da Previdência Social, estavam minando a frágil popularidade do ilegítimo Michel Temer e poderiam até acelerar sua morte.

Deputados e senadores governistas e fisiológicos, pressionados pelos eleitores em suas bases — com cartas, emails, outdoors e panfletos com suas fotos -, inclusive já davam sinais de que poderiam se “rebelar”.

Os massivos protestos desta quarta-feira reforçam a justa pressão da sociedade e podem resultar em maiores fraturas na base golpista.

Mais do que isto. Eles indicam que é crescente o clima de insatisfação e revolta na sociedade contra a quadrilha de assaltou o poder.

O grito do “Fora Temer” está na boca do povo. As condições para uma greve geral estão maturando!

Leia também:

Por acerto com Alckmin, bancada do PT detona colega


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bovino

O PSOL tem que lançar Wagner Moura como candidato a presidente, aproveita essa treta entre ele o Temer.

Belmiro Machado Filho

Temos que retomar o gosto pelos movimentos de luta dos trabalhadores dos anos 78 e 79. Naquele momento nos fizemos presentes e colocamos no chão uma ditatura assassina. O sabor da vitória da cidadania e da democracia é indescritível. Esse meu saudosismo me enche de esperança que o nosso povo não se deixará subjugar por essa organização criminosa que tomou o poder de assalto.

LANDO CARLOS

aquele cartaz com essa mulher negra brasileira e tão significativo!!!!!!!

    Edvaldo

    Representa sim. É mesmo, bastante significativa para uma realidade que existe neste pais que precisa ter muto mais ações de combate ao racismo.

Deixe seu comentário

Leia também