Altamiro Borges: Mídia tucana abafa a crise da água em São Paulo

Tempo de leitura: 2 min

Mídia tucana abafa crise da água em SP

Por Altamiro Borges, em seu blog

O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira atingiu nesta sexta-feira (2) o patamar mais baixo da sua história (10,4%). Com exceção da “área técnica” do governo tucano, os especialistas do setor garantem que será inevitável o colapso da água no estado mais rico da federação. Em vários bairros da capital e municípios da Grande São Paulo, o “rodízio” – nome fantasia do racionamento – já é uma realidade.

Mesmo assim, Geraldo Alckmin, maior responsável pela tragédia, posa de “picolé de chuchu” e a mídia amiga – que suga bilhões em anúncios publicitários dos cofres públicos – tenta abafar o caso. O assunto não é manchete dos jornalões e nem motivo de criticas hidrófobas dos comentaristas da tevê.

O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, além de liberar água para as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que abastecem milhões de pessoas no interior paulista. Em 2 de maio de 2013, seus reservatórios tinham 62,6% de água.

Agora, eles têm somente 10,4%. Mesmo que chova muito no próximo período, os especialistas garantem que não será rápida sua recuperação e, como efeito, duras medidas deverão ser tomadas para racionar água para milhões de famílias. O PSDB, que governa o estado há duas décadas e não investiu no setor, sabe disso. Seu único esforço é para jogar a grave crise para depois das eleições de outubro.

Segundo reportagem de Flávia Albuquerque, da Agência Brasil, as medidas adotadas até agora são paliativas. “Em resolução conjunta, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo reduziram, no dia 30 de abril, o limite de captação de água do Sistema Cantareira. O volume máximo de retirada para abastecer a Grande São Paulo foi reduzido de 24,8 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 22,4 m³/s. Segundo os órgãos, o volume contempla a média de captação que está sendo feita na prática, já que, do dia 1º a 25 de abril, a média de retirada para abastecer a região metropolitana de São Paulo foi 21 m³/s (87% do autorizado). A vazão será reavaliada em 15 dias”.

Apesar desta redução, o Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Cantareira avalia que o volume útil do sistema deverá se esgotar no início de julho. Já o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) enviou, em 29 de abril, um documento com 39 reivindicações para os órgãos ligados à gestão de recursos hídricos do governo federal e dos governos de São Paulo e Minas Gerais.

“Um dos pontos principais do texto é a redução do consumo de água dos abastecidos pelo Cantareira… A decretação de estado de calamidade pública nos municípios afetados é outra medida defendida pelo consórcio”, informa a reportagem da Agência Brasil.

Leia também:

Em véspera de campanha, PT esboça reação. Será eficaz?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Interprete do Brasil

São Paulo virou Nordeste. Nordeste virou Sun Paulo….

FrancoAtirador

.
.
Proponho algumas medidas governamentais imediatas

para que se economize água na Grande São Paulo:

Determinar a redução da fabricação de cervejas e refrigerantes;

Proibir a produção de ‘sucos de frutas’ artificiais; e

Lacrar as piscinas em residências e estabelecimentos comerciais.
.
.

dinarte

Se o Padilha for eleito governador de SP podem ter certeza que no dia dois de janeiro de 2015 ele já vai ser cobrado por não ter previsto que iria faltar água potável em SP e ainda não realizou as obras necessárias para normalizar o abastecimento.

juarez aparecido costa

estamos caminhando para um ponto de independencia,já,já,não seremos mais dependentes da imprensa podre,nossas redes sociais farão o papel de imprensa cidadã,apos a copa iremos nos mobilizar e exercer nosso papel.

hc

10. Por que a Sabesp não começou a descarregar meses atrás a água das represas já que sabia que o período de chuvas seria intenso?

Porque a função primordial a represa é o abastecimento. Quando ela está com os níveis normais, não há porque descarregar a água, sob pena de afetarmos o abastecimento. Somente quando as chuvas se intensificam e o nível da represa ultrapassa o volume operacional (volume armazenado na represa entre o nível mínimo operacional até o nível do dia) é que há necessidade de iniciar o procedimento de descarregamento. Durante o período de chuvas é preciso manter um nível de água suficiente para garantir o abastecimento nos meses de estiagem.
http://m.cidadao.sp.gov.br/noticia.php?id=207574
Com esses fragmentos retirados do Portal Cidadão do Estado de São Paulo, percebe-se que o sistema Cantareira é uma bomba. Já sabiam que ela está funcionando no limite máximo de armazenamento para suprir a demanda da população. Na verdade o limite da irresponsabilidade.

Urbano

O pig é parte interessada sobre todas as misérias que vêm ocorrendo em São Paulo. O que dá para deduzir é que seja o mau caratismo aliado à estupidez…

Joselito

“Mesmo assim, Geraldo Alckmin, maior responsável pela tragédia, posa de “picolé de chuchu” e a mídia amiga – que suga bilhões em anúncios publicitários dos cofres públicos – tenta abafar o caso. O assunto não é manchete dos jornalões e nem motivo de criticas hidrófobas dos comentaristas da tevê.”

Mas o fato de “sugar bilhões em anúncios”, não é específico para o PSDB. O PT também entrega bilhões a mesma mídia, mesmo que não tenham a CND!!

Bárbara de Pindorama

Caro Azenha, por favor II

Com relação aos incêndios de ônibus, você não fica intrigado que com 500 ônibus incendiados nenhuma seguradora chiou? Ninguém na mídia tal chiou…. Ninguém viu…..Ninguém reclamou….É um valor enorme e ninguém chia…..

Bárbara de Pindorama

Caro Azenha:(Por favor)

Cada vez que posto assuntos diferentes aqui, aumenta-se o número de leitores…… no boca a boca. Vou correndo depositar minha assinatura do Viomundo.

A Câmara dos Deputados aprovou terça (29) projeto que aumenta o tempo máximo que o motorista pode ficar ao volante, que passou de 4 para 5,5 horas contínuas. A proposta altera a forma ….

Bem, será que são motoristas de ônibus?
Já viram quantos ônibus tem caído em ribanceiras cheios de passageiros?
Um motorista mesmo já me pediu socorro, já que ele não pode denunciar a empresa e perderá seu emprego.

Mardones

Se o problema de gestão hídrica – voltada ao interesse privado – resulta em prejuízo para gregos e paulistas não tem mal maior. Não merece gotas d’água no pescoço de uma ‘dama’ da tv, nem capas e reportagens alertando a população do estrago que uma política pode fazer.

Se o desastre fosse de um petista…

O sistema Goebbels de manipulação instaurado no Brasil com o golpe de 1964, segue a todo vapor.

O mensalão, o trensalão e a crise hídrica dos tucanos não serão temas de reportagens e reportagens do PIG. Nem irão virar casos de justiça.

São Pedro

Tudo é visto com uma oportunidade de ganhar dinheiro. O governo contratou uma empresa pra criar chuva ao módico preço de 4,5 milhões. Pelo mesmo preço eu teria feito uma dança da chuva bem mais séria com reais possibilidades de chover…

Elias

O governador Geraldo Alckmin já está reservando caminhões pipas para enviar água à Alameda Barão de Limeira (Folha), Marginal Tietê (Estadão e Veja) e um caminhãozão para Marginal Pinheiros, Brooklin (Rede Globo).

Francisco

Sou petista, mas sou critico.

Qual a diferença da displicência de Alckmin com a democratização do acesso a água tratada…

…com a displicência do PT com a democratização do acesso à mídia?

É óbvio que pecar com água é multo (infinitamente) mais grave do que pecar com a liberdade de expressão, mas são deficiências análogas.

Não ter ampliado o fornecimento de água é análogo a não ampliar o acesso à mídia livre e não monopolista. Ponto.

E se invés de “falta de água” fosse a propagação de uma doença grave?

O governadorzinho de Estado (não importa qual, nem de qual partido) censurava junto com os compadres barões da mídia e ficava por isso mesmo? Morria todo mundo pensando que a tal doença era “gripe”?

Eu não quero ficar “indignado”, eu quero que funcione.

Edgar Rocha

Vai ser a prova de fogo da mídia corporativa. Se conseguirem represar o descontentamento, fazendo as pessoas deixarem de perceber que lhes falta um “produto” de primeira necessidade nas torneiras de suas casas, receio que deveremos dar o braço a torcer. Ficará claro que os mecanismos de manipulação de massas são tão eficazes que conseguem converter um cérebro desidratado em massa de sequilho e vender na feirinha de artesanato.

Se quiserem matar a sede, é bom aprender a expremer água de chuchu.

    Edgar Rocha

    Digo, espremer. Desculpem.

J Tavannes

Enquanto o PT leva água ao sertão com a transposição do São Francisco(cuidadosamente escondido pela “grande imprensa”), os 20 anos de falta de planejamento e tucanagem deixam as torneiras secas em sampa(também cuidadosamente escondida pela “grande imprensa”) conclusão e moral dessa história: “VIVA” OS PAPAGAIOS DE MÍDIA DO BRASIL.

Marcilio Serrano

Nestes posts nem uma palavra de Rodrigo Leme, Leônidas, Ramiza ou Lukas. No mínimo estão preocupados em arranjar água para tomar banho.

Se precisar envio carro pipa.

    Lukas

    Uai, eu vejo notícia todo dia no Jornal Nacional sobre o assunto…Na chamada do Bom Dia Brasil de hoje também apareceu em destaque.

    Ô Altamiro, tua TV tá bem sintonizada?

    J Fernando

    É a diferença entre os comentaristas realmente críticos e os partidários.
    Mesmo quando é uma reportagem crítica ao PT, comentamos, criticamos e apontamos mudanças. Apesar do partido ser o mais escorraçado pela mídia, aceitamos as críticas construtivas e pedimos mudanças de atitude do partido.

    Bárbara de Pindorama

    Risada, após 9,57.

Hélio Pereira

Logo logo vai ter defensor do PSDB garantindo que:a Presidente Dilma inventou uma técnica pra “sequestrar Nunvens” com objetivo de prejudicar o Estado de SP.

Julio Silveira

Acredito na possibilidade da água para a Globo, e toda a turma apoiadora da mídia corporativa, já estar garantida. Vai faltar, com certeza, na periferia. Mas para esses a Globo ainda tem penetração suficiente para conseguir transferir as responsabilidades, quer para a prefeitura do PT ou para o governo Federal. Alem de afastar para longe dos tucanos qualquer responsabilidade sobre esse drama paulista. Podemos ter certeza, que alem da transferência que já citei, irão tornar a divindade conivente. E, ainda farão muitos irem orar para Deus, na esperança de vê-lo atender ao seu telefone vermelho e fazer jorrar água em abundância livrando esses pobres tucanos tão “desafortunados” e que recebem sempre tanta oposição de Deus (esse comunista)em seus diversos governos, tanto no estado quanto no Brasil afora.

Luís Carlos

A mídia corporativa amiga dos tucanos jamais divulgará a falta de água e racionamento em SP.

clemilton

Já devia ter decretado estado de calamidade pública,mas, porém, contudo, entretanto todavia, o psdbosss… tá jogando o problema pra debaixo do tapete, ou seja a mídia direitista levanta o tapete o alkimin varre pra baixo.

Deixe seu comentário

Leia também