A destruição do painel de Enio Squeff

Tempo de leitura: 2 min

da Larissa Squeff, que montou um blog para denunciar

Carta do Enio aos amigos

Amigos, acabo de saber que o Sesc-Itaquera desmontou o painel que fiz em 2004, como parte dos 450 anos de São Paulo.

Além da pintura e de um grande vitral, representando o santo São Paulo, cem – 100 – corpos humanos, principalmente de Itaquera, foram devidamente gravadas no painel. As pessoas – vale dizer, homens, mulheres, crianças- consentiam em se despir atrás de um biombo.

Tinham seus corpos pintados e, em seguida, eram, então, carimbadas no painel. Até informação contrária, foi  a primeira vez que uma obra, em nossa cidade, se compôs com a impressão corporal de pessoas.

Mais do que um mural, pretendia-se registrar, de forma indelével, os corpos de alguns paulistanos do ano da graça de  2004. Para a obra, a propósito, colaboraram não apenas os físicos dos itaquerenses, reproduzidas em acrílico, mas uma composição musical de Willy Correa de Oliveira e a dança de 40 bailarinos coordenados pelo coreógrafo Ricardo Iazzetta, o Zeta.

Ambos, por encomenda do Sesc, reuniram músicos e bailarinos, respectivamente. E inauguraram o painel, agora descartado.

Não discuto minha obra. Ao contrário do que foi prometido pela direção do Sesc, eu seria notificado sobre qualquer possível remoção do mural. E isso não aconteceu.

Alguns amigos, aconselharam-me a processar judicialmente o Sesc. Seria a resposta adequada a um ato de violência iconoclástica. E por parte de uma instituição que diz promover e zelar pelas obras de arte que ela mesma encomenda. No caso, porém, deu-se o desprezo puro e simples, principalmente pelos corpos impressos de dezenas de pessoas da nossa sofrida cidade.

Ou seja, na sugestão de que fosse às vias jurídicas, eu talvez obtivesse alguma compensação material – mas não teria recuperados os corpos que o Sesc pretende sejam o lixo da história, por não pertencerem aos bairros ditos “nobres”, de  São Paulo.

Não me atraem, em suma, comparações com atos deletérios do passado. Ou com o desprezo por pessoas que não se inserem na nomenclatura nobiliárquica de São Paulo. Restar-me-ia, portanto, prestar continência aos mentores do atentado. De preferência, a bater com retinência os calcanhares, no estilo a que talvez devessem se seguir os “passos de ganso”, de macabra memória.

Deixo, porém, à história o julgamento do atentado. Mais do que compensações, ele depõe contra uma instituição que se pensa acima do bem e do mal.   E a qual cabe inquirir se é disso que se espera de quem recebe dinheiro que o Estado deixa de arrecadar.

Lamentável, para ser gentil.

Enio Squeff

Artista plástico e jornalista


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

moralizejá

Gente!!!! concordo plenamente com a indignação do Enio, ele tem que botar mesmo a boca no mundo, mas a discussão não tem nada a ver com Sistema S, que ao contrário do que estão apregoando não recebe 1 centavo do governo, ao contrário, paga 3% de todo o valor arrecadado para o governo somente repassar os tributos às intituições do Sistema. Isto esclarecido, coloco-me a favor da transparência destas insituições.

Pitagoras

E como entidade para-estatal recebe dinheiro público mas do qual não presta contas e insiste em querer escapar do escrutínio do TCU. É preciso abrir a caixa-preta desses SESC's e SESI's, feudos dos empresários nem sempre éticos desse país.

beattrice

Azenha
O desrespeito com a arte e a cultura em SP é acintoso, e este caso nem é isolado, vem na esteira de outros tantos como a disputa férrea e indecente pelo controle do MASP há pouco tempo.
Vale e muito a pena aumentar a visibilidade deste episódio, tornando-o emblemático do descaso com o setor que sofre até com a ingerência de OS e ameaça de otras cositas más.
Se fosse possível, seria extremamente proveitoso uma série na RECORD e na RECORD NEWS sobre o tema.

Ronie Prado

Participe desta causa: http://www.causes.com/causes/616566-porrasesc

"De Saulo de Tarso a São Paulo", inaugurado em setembro de 2004 em comemoração aos 450 anos da cidade o mural de 120m2 e um vitral de 5 metros de altura com a figura do santo São Paulo, feito pelo artista plástico Enio Squeff e participação de mais de 100 populares, desapareceu em 2010 sem o consentimento do artista. | | http://porrasesc.wordpress.com/

Ronie Prado

Desprezível a atitude do SESC! E a resposta do gerente Oscar Rodrigues Filho, é ridícula! O que é isso, SESC?! http://porrasesc.wordpress.com/

Gerson Carneiro

Até em obra de arte, em São Paulo, o povo é desprezado.

SILOÉ -RJ

Se o Enio Squef f deixa e o julgamento para a história, tá ferrado!!! Se ele acha que a grande imprensa, a prefeitura e [ou] o estado vai tomar suas dores, vai ficar achando!!!
Ele que não corra atrás do prejuízo não, pra ver o que acontece.
Tem que deixar as gentilezas de lado, botar a boca no trombone e espernear muito, para pelo menos conseguir JUSTIÇA.

@NilvaSader

" E a qual cabe inquirir se é disso que se espera de quem recebe dinheiro que o Estado deixa de arrecadar."

Quando vamos rediscutir o sistema "S"?

    rodrigo.aft

    Nilva, Azenha e demais colegas,

    muito bem lembrado sobre o $I$TEMA $.

    Nada contra, até muitas a favor, mas com TRANSPARÊNCIA (e por favor não se surpreendam com o cheiro q vai escapar ao abrirem essas caixas pretas).

    ►Se fosse só dinheiro particular, de empresas, eu não estaria preocupado, pois cada um faz o q quer com seu dinheiro, mas tem dinheiro pública envolvido nesse negócio nebuloso.

    Vcs não têm noção da briga de foice q é manter esse sistema S no anonimato.
    ►Jornalistas são "convencidos" a não fazer reportagens sobre isto.

    Conheço relativamente bem alguns dos S's e tem, SIM, muita CAIXA PRETA PARA SER ABERTA.
    Partindo de gestores trogloditas (que impõe desde modelos administrativos "furados") até ascenção de funcionários incapacitados, mas comprometidos com o "esquema", "y otras cositas más" de caráter estritamente pessoal… (acho q o bom entendedor sabe o q quero dizer), tem MUITO GATO NA TUBA DO SISTEMA S.

    Por favor, INVESTIGUEM O SISTEMA S!!!!!
    Transparência, luz e oxigênio farão muito às pessoas que trabalham honestamente lá dentro e à sociedade, q terá noção para quais ralos vai o dinheiro aplicado no Sistema S.

    Para quem não sabe, aqui está o resumo do sistema S:

    * Agricultura
    o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
    * Comércio
    o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio
    o SESC – Serviço Social do Comércio
    * Cooperativismo
    o SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
    * Indústria
    o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
    o SESI – Serviço Social da Indústria
    * Transporte
    o SEST – Serviço Social de Transporte
    o SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
    * Outras áreas
    o DPC – Diretoria de Portos e Costas do Ministério da Marinha
    o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
    o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
    o Fundo Aeroviário – Fundo Vinculado ao Ministério da Aeronáutica

    Observando-se que a maioria das instituições acima tem sua sigla iniciada pela letra "S" compreende-se o motivo do nome do Sistema S. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_S

    A EXEMPLO DA CBF E DO COB, tem muito coelho nesse mato!!!

    Nós, a população esfolada com impostos, taxas, tarifas, pedágios, etc, etc, agradecemos imensamente a expulsão dos vampiros de sempre e o uso correto do nosso dinheiro.

FrancoAtirador

.
.
A imagem de uma obra que não existe mais

O grande painel de 118 metros quadrados que havia sido feito em comemoração aos 450 anos de São Paulo e estava no Sesc Itaquera foi destruído na calada da noite.
.
.
De Saulo de Tarso a São Paulo
4.10 x 29.00 metros em acrílica sobre madeira
Vitral: imagem do santo (São Paulo), 5.00 x 2.20 metros
Inaugurada em setembro de 2004

O mural de Enio Squeff, conta a trajetória do santo que deu o nome à cidade, em 118 m2, um vitral de 5 metros de altura, e o decalque de mais de 100 pessoas de todos os sexos e idades da comunidade de Itaquera – que, a propósito, acompanharam todo o processo da pintura.

"A impressão corporal é a melhor maneira de uma pessoa fazer parte de uma obra de arte"

[youtube D35NGq-eAKc http://www.youtube.com/watch?v=D35NGq-eAKc youtube]

betinho2

Azenha
Desculpe a pressa…rsrs
Acessei o blog da larissa e está lá.

betinho2

Uma barbaridade.
Azenha, tem como ampliar ou nos indicar o link em que possamos ver esse painel ampliado?

Deixe seu comentário

Leia também