Vermelho: Oposição tenta repetir 2006

Tempo de leitura: 5 min

Dossiê e garupa: oposição insiste em teses furadas contra Dilma

Os partidos que gravitam hoje em torno da candidatura oposicionista de José Serra (PSDB) possuem políticos experientes. Usando uma metáfora muito repetida pelo presidente Lula, podemos dizer que são gente que esteve no governo nos últimos 500 anos. Mesmo assim, na atual disputa eleitoral, é risível a maneira equivocada e amadora como a oposição tenta sustentar seu candidato e atacar a favorita nas pesquisas, Dilma Rousseff.

por Cláudio Gonzalez, no Vermelho

Nesta semana, duas teses, baseadas em “acusações” pra lá de furadas, foram repetidas mais uma vez pela direita e pela mídia aliada para tentar conter a sangria desatada que enfraquece a oposição. Lançaram mão dos recorrentes temas dos “dossiês” e da “garupa”. Tentam debitar na conta da campanha governista os supostos vazamentos de dados fiscais de lideranças tucanas e, mais uma vez, o candidato José Serra andou espalhando que Dilma não teria autonomia como presidente e governaria “na garupa” do presidente Lula.

Tese furada 1: dados fiscais seriam usados para compor dossiês contra a oposição

Os oposicionistas continuam encantados com a façanha midiática que, em 2006, ajudou a provocar o segundo turno nas eleições presidenciais com a divulgação de imagens da montanha de dinheiro apreendido das mãos dos “aloprados” petistas que pretendiam comprar um suposto dossiê anti-tucanos. Este encantamento, que não resiste a um minuto de realidade concreta, é a única explicação para justificar a insistência dos tucanos e da mídia neste tema dos supostos dossiês. A oposição quer porque quer que acreditemos que uma tentativa de chantagear os adversários estaria por trás da quebra de sigilo fiscal de ilustres figuras do tucanato. A quebra teria sido feita por algum funcionário da Receita Federal. O assunto está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Corregedoria Geral da Receita. Ontem, a Receita informou que além da declaração de imposto de renda de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, também teriam sido consultados, sem motivação legal, os dados do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros e do ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira, além de dezenas de outros nomes, a maioria sem ligação com a política. Um detalhe: os nomes citados acima são de tucanos que ficaram milionários durante o governo Fernando Henrique e são suspeitos de envolvimento em casos de corrupção envolvendo o processo de privatizações.

Não há espaço na atual disputa presidencial para o uso de dossiês. O PT aprendeu com a experiência traumática de 2006 que usar deste artifício contra os adversários é dar um tiro no próprio pé. Tanto que no comando da campanha de Dilma, desde o início da pré-campanha a ordem é rejeitar qualquer denúncia baseada em dossiês ou dados obtidos de forma escusa. Dilma lidera a disputa eleitoral sem fazer uma única acusação ao seu adversário no campo da ética. Sendo assim, os únicos que poderiam lançar mão de dossiês na campanha seriam os próprios oposicionistas, com ajuda da mídia.

Até o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, tratou de desqualificar a tese oposicionista. A Folha o procurou numa clara tentativa de usar a fala do ministro para legitimar a “denúncia” da oposição. Mas Mello não correspondeu às expectativas. Ele afirmou que a quebra de sigilo fiscal de adversários políticos é “golpe baixo”, algo que, segundo ele, “não há espaço no campo eleitoral”. E emendou: “Eles (a campanha de Dilma) não precisam disso. Parecem estar em situação confortável”. Apesar da declaração, a Folha editou a entrevista dando a entender que Mello acusou os petistas de “golpe baixo”.

O eleitorado, que não é bobo, já percebeu qual é o jogo da oposição e simplesmente está ignorando o assunto. Não há nenhum resquício de impacto deste tema “dossiê” na decisão de voto dos eleitores. Somente na internet, e mesmo assim restrito a alguns sites e blogs pró-oposição, é que o assunto ganha algum fôlego ao ser brandido por militantes direitistas mais empedernidos. Fora dos limites virtuais da grande rede, o povão não está dando a mínima pelota para este tema.

Apesar de o tema ter impacto zero na decisão do eleitor, a campanha governista não está disposta a levar desafora para casa. O comando da campanha de Dilma vai entrar com duas ações na Justiça contra José Serra por injúria e difamação. Além disso, o PT pedirá à Polícia Federal que apure como o vazamento dos dados foi parar na imprensa. Há suspeitas de que sejam os próprios oposicionistas que vazaram os dados sigilosos para a mídia.

Campanha de Dilma vai processar Serra

Ao anunciar ontem os processos contra Serra, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, disseque tanto o principal adversário de Dilma quanto o PSDB têm “indignação seletiva” e constroem “factóides”. “Essa indignação externada pelo PSDB é seletiva, uma vez que episódios semelhantes e em datas muito próximas ocorreram, no ano passado, contra filiados ao PT e instituições da República”, acusou Dutra. Com o dedo apontado na direção do tucanato, o petista não parou por aí. “Nossos adversários mostram carência de projetos e ficam agora tentando construir factóides e armações”, afirmou.

Coordenador da campanha de Dilma, Dutra fazia referência à violação do sigilo fiscal da Petrobrás e ao vazamento da declaração do Imposto de Renda de diretores da estatal, em meados do ano passado. A lista incluía o então diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, filiado ao PT.

“À época, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi à tribuna apresentar esses dados como motivo para turbinar a CPI da Petrobrás”, afirmou Dutra. “Se fôssemos irresponsáveis, como têm sido o PSDB e o seu candidato, afirmaríamos que todos aqueles vazamentos foram construídos de comum acordo com o PSDB para criar a CPI.”

A presidenciável Dilma Rousseff também criticou os tucanos. Questionada sobre o assunto em uma coletiva à imprensa no aeroporto de Salvador-BA, a candidata declarou trata-se de uma acusação sistemática que somente prova o desespero (da oposição). “Sistematicamente, eles vem acusando sem provas e usam factóides para afetar nossa campanha”, afirmou.

Tese furada 2: Dilma na garupa de Lula rende votos para Serra

Ainda nesta quinta-feira (26), José Serra provocou a manutenção, na pauta da imprensa, de uma outra tese furada que ele havia levantado inicialmente durante a entrevista que deu ao Jornal Nacional, da Rede Globo. O tucano reafirmou que Dilma, se eleita, governaria sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o tucano, “isso não pode acontecer”.

“Candidato não pode ter duas caras. Não se terceiriza comandos. É imaginativo pensar que o Brasil pode ser governado pelo Lula fora do governo. Isso não existe. Não se governa da garupa”, afirmou Serra ao destacar que os eleitores precisam ficar atentos e saber diferenciar o presidente da candidata apoiada por ele.

Algum marqueteiro com um pouquinho mais de astúcia que o de Serra precisa explicar ao presidenciável tucano que esta tese da garupa é um tiro pela culatra. As pesquisas, todas elas, mostram claramente que os brasileiros aprovam o atual governo e creditam à figura do presidente Lula os êxitos alcançados. Portanto, dizer que uma determinada candidata poderá governar tendo o presidente Lula como conselheiro só pode render votos para esta candidata. É tão óbvio que chega a ser risível ver políticos experientes como Serra repetirem a “tese” da garupa como se isso fosse tirar votos de Dilma.

Aliás, vale lembrar que o próprio candidato tucano tentou pegar uma carona na “garupa” do presidente Lula ao exibir e elogiar o presidente em várias peças da campanha de Serra no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ed.

Dossiê?!

Zzzzzzzz…

Davi

Olá, caro Azenha, a cada palavra que o Zé ladeira fala na mídia branca burguesa, perde alguns milhões de votos. De manhã, elogia Lula, a noites tenta pegar carona no carisma de Lula.

No outro dia critica o governo, tabem acusa dilma de pegar carona no governo que ela ajudou construi, em outro, tenta se passr por pobrer.

Não dá pra entender o discurso desse Zé inacabado. Abandonado pelo farou de alexandria e pela cúpula demotucana, esse presonagem antipatico parece mesmo biruta de aeroporto.

Enquanto isso, o barco está afundando e é questão de tempo para esse sujeito crasso morrer politicamente.

Gerson Carneiro

E é a Dilma quem está na garupa, né?

No programa do Serra até imagem da Marta, aplaudindo um evento em que ele aparece assinando um documento, ele já veinculou. Ah tá, dex´eu trabaiá.

BloGDoRiLDo

É o recurso que o PIG tem. Todas as fichas estão nesses factóides: se colar, colou. Como disse PHA numa "conversa" com o Vasco (?), o PIG ainda tem muito o que crescer e a lógica é simples:

Pelas pesquisas, LULA tem 4% (quatro por cento) de ruim e péssimo. O PIG vende para cerca de 2 milhões de pessoas, cerca de 1,1%. Como o PIG só escreve para quem não gosta do LULA, então tem muito espaço para crescer, não é? Estão querendo alcançar esse público inatingível ainda.

    Ed.

    Observação percentual interessante…
    O PIG pode até crescer!…
    Mas num vai não!
    Vai virar é nicho mesmo…

francisco.latorre

tão ruim a campanha dos desesperados que até o vermelho tenta ajudar.

ajudem não.

bom.. tanto faz.. o zé neura não escuta ninguém mesmo.

incontrolável o zé perdidão.

vai zé. mais. mais.

aviso. essa oposição vai implodir em cinco semanas.

preparem os salgadinhos. que vai rolar a festa.

..

    Gerson Carneiro

    É que daqui pra frente, bater no Zé é como bater em bêbado, ou chutar cachorro morto.

Guanabara

Patéticos.

Agora vejam a grande capacidade cognitiva dos membros da oposição: uma candidata que vem crescendo nas pesquisas desde o início do ano, e agora já ultrapassa seu rival e tem chances de vencer no 1º turno, estaria armando baixarias de campanha contra o seu principal adversário. Até agora, só vi "tiro no pé" de campanha partindo da oposição, como a insitência arrogante e narcísica de que Aécio seria o vice, a demora no anúncio do vice, anúncio do vice, depois retirada do anúncio do vice, novo vice, esse novo vice faz acusações sem provas e é processado, candidato da oposição tenta colar sua imagem a quem mais combateu nos últimos 8 anos, fingindo ser situação, usando no programa eleitoral de rádio uma pessoa com voz parecida com a do Presidente…

E esse festival de competência ainda quer ser Presidente? É esse o tal do "mais preparado"? Preparado pra quê? Pra chamar o FMI de novo e afundar mais umas plataformas da Petrobras? Ou seria pra criar uma guerra entre Policiais Civis e Militares em todo o país como ele, o "mais preparado", conseguiu produzir como governador do seu estado?

O_Brasileiro

Esse é o jeito de "governar" do Serra: usar a mídia golpista para enganar o povo!

leonel

quem assistiu ao horario eleitoral na tv viu que seu ZÉ voltou atras de suas mentiras de que era o criador do FAT, SEGURO DESEMPREGO, E O PROGRAMA DA AIDS. seu ZÉ assumiu que "copiou e colou" todos esses projetos.

Carlos

Dossiê pra quê?

Em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article6… relatos sobre fatos na época em que o BNDES era presidido pelo sr. L. C. Mendonça de Barros subordinado ao sr. José Serra, ministro do Planejamento….
Na primeira parte do artigo, relato sobre especulação promovida pelo BNDES na venda, na surdina, de lote de ações da Petrobrás, “bagatela” de 60 milhões de reais… “Negócio” armado no final de novembro/1995, dias depois da edição do PROER… Quais bancos foram convidados para o “negócio da China”?

Pra quê dossiê, se bastaria seguir as pegadas de casos conhecidos, públicos e notórios?

“Apesar da declaração, a Folha editou a entrevista dando a entender que Mello acusou os petistas de “golpe baixo”.”
Ministro do TSE pediria direito de resposta?

“Há suspeitas de que sejam os próprios oposicionistas que vazaram os dados sigilosos para a mídia.”
Posam de “vítima” e ainda preparam argumentos de defesa caso alguma investigação jornalística independente os alcance: “provas obtidas ilegalmente!”…

    Carlos

    Corrijo: a especulação atingiu TODAS as ações da Petrobrás negociadas em bolsa (Bovespa), e não apenas as que foram objeto do artigo de Biondi, no valor de 60 milhões de reais.

Paulo P

Quando a BBC desmascarou o grande 'poliglodita' FHC
http://www.youtube.com/watch?v=wmjXqQ_rwiM&fe

parodiando o PIG…

FHC – 'NÃO DÁ PRA NÃO RIR'

Deixe seu comentário

Leia também