Vermelho: Estrategista da oposição analisa avanço de Dilma

Tempo de leitura: 2 min

24 de Maio de 2010 – 18h07

Estrategista do DEM e PSDB desenha vitória de Dilma

do Vermelho

O sociólogo Antonio Lavareda, que por muitos anos vem prestando serviços de consultoria política ao DEM e PSDB, diz que se 80% dos eleitores que desejavam um terceiro mandato para Lula votarem na pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ela vencerá as eleições. Com base nos dados da última pesquisa do Datafolha, onde a petista aparece empatada tecnicamente com o ex-governador tucano José Serra (SP), o estrategista afirmou que a candidata caminha para alcançar esses votos.

“A parcela da opinião pública que gostaria de votar no Lula varia entre 60% e 75%. A Dilma já realizou até agora um pouco menos de 70% desse público. Quer dizer, realizou na intenção de voto no segundo turno. No primeiro turno, ela só realizou 55% desse eleitorado. (…) A eleição de 2010 vai se resolver em torno dessa questão: se os eleitores que gostariam de votar num terceiro mandato votarão ou não na Dilma Rousseff”, disse Lavareda em entrevista a Terra Magazine.

Para ele, Dilma está avançando no eleitorado que é a favor do terceiro mandato de Lula. “Então, resta ver se ao longo da campanha ela vai conseguir capitalizar toda essa parcela do eleitorado que gostaria de um terceiro mandato do presidente Lula. Ou se não vai conseguir isso. A eleição de 2010 vai se resolver em torno dessa questão: Se 80% desses eleitores aderirem a Dilma, ela ganha a eleição. Essa é a questão básica da eleição deste ano”, analisou.

Voto espontâneo

Outra vantagem da candidata, na opinião dele, é com relação a intenção de voto espontâneo, isto é, quando não é apresentado ao eleitor a lista dos candidatos. No Datafolha, Dilma aparece com 19% contra 14% de Serra.

“Ela abre uma liderança de 5 pontos sobre o candidato Serra, lembrando que há ainda um estoque de reserva de 5 pontos de intenção de voto espontâneo no Lula. Na verdade, você pode pensar que, potencialmente, a Dilma tem hoje cerca de 24% das intenções de voto espontâneas, o que é um número bastante expressivo a essa altura do processo eleitoral”, considerou.

O sociólogo observou que em dois anos a candidata petista reverteu diferença de 40 pontos. “Outra coisa importante dessa pesquisa é que, independente da margem de erro, a Dilma ultrapassa, nominalmente, o Serra no segundo turno. Quando você olha pra trás, pra 2008, nesse mesmo período do ano – em abril, maio -, a liderança de Serra era de 40 pontos, no segundo turno, sobre a Dilma. Em maio de 2009, a diferença era de 20 pontos. E agora estão empatados, o que mostra uma trajetória impressionante da candidata Dilma Rousseff”, diz.

Prosseguiu ainda: “Ela reverteu uma diferença de 40 pontos das intenções de voto no segundo turno. Esse é o dado que mais chama a atenção na pesquisa: a evolução dela no segundo turno. Até porque já se sabe hoje que essa vai ser uma eleição resolvida no segundo turno. Ela tem uma trajetória impressionante. Evidentemente, essa trajetória está associada ao Lula.”

De Brasília,
Iram Alfaia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

KaKa

COMO DIZEM NO SUL, ELIÇÃO É COMO CARREIRA DE CAVALO, SE GANHA AO AMARAR OS MESMOS E ESTA JA ESTA NO PAPO, O PANGARE PARAGUAIO DEU AQUELA SAIDA ESTONTEANTE E LOGO CANSOU, JA A PORTRANCA DO LULA, VEIO COMENDO PELAS BEIRADAS, BEM TREINADA, CHEGA NA FRENTE, É DILMA NA FITA.

Giovanni Gouveia

Sou diametralmente diverso das posições políticas de Lavareda, mas ele sabe das coisas.
Agora, o arremate final "essa vai ser uma eleição resolvida no segundo turno" não foi a fala do analista de pesquisas, mas do marqueteiro…

Paulo Cavalcanti

A verdade é uma só: "O nordestino é antes de tudo, um sábio"

Em 1994 – FHC, esteve no nordeste, montou num jegue, e declarou: “Buchada de bode é uma delícia. Vocês estão assim (surpresos) porque nunca moraram em Paris, onde esse é um prato sofisticado."

Em 2006 – Alckimin este no nordeste, montou no pangaré, vestiu um gibão (roupa típica de vaqueiro), e disse que era sertanejo da gema do ôvo.

Em 2010 – Serra esteve no nordeste (ainda não montou num jegue), mas visitou a estátua do Padim Ciço do Juazeiro disse no Clube de Tênis do Crato – CE: “Sabem que quando cheguei aqui tive a sensação de já ter vivido esse momento antes? Como se já tivesse entrado aqui, neste clube…Déjà-vu vu, não é assim que se diz”

Resumo da ópera e parafraseando de modo (modificado) Euclides da Cunha: "O sertanejo é antes de tudo, um sábio"

Pablo Robles

"já se sabe hoje que essa vai ser uma eleição resolvida no segundo turno"

Como assim? Não se pode saber nada disso; aliás, se for para ser coerente com a linha de argumentação do texto, seria mais esperado prever a vitória da Dilma no primeiro turno.

    Neno Fogaça

    Mas será decidida no segundo turno: o primeiro turno é o da manhã, o segundo, da tarde. As apurações terminam à tarde, portanto Dilma eleita no segundo turno, à tarde.

JOAO BARBOSA

joao barbosa -SP-CAPITAL . O SER-HUMANO É INCRIVEL MESMO,COMO PODE MARINA SILVA FEZ TODA SUA CARREIRA POLITICA NO PT,FICOU RESPEITADA INTERNACIONALMENTE MÁS ACABOU SE VENDENDO PARA PSDB-DEM-PPS-GLOBO-ESTADÃO E FOLHA. O MELHOR DE TUDO ISTO É QUE NÓS JÁ SABEMOS O FINAL DE TUDO ISTO,EXEMPLO HELOISA HELENA POLITICAMENTE MORTA É DESTINO DE MARINA SILVA,QUANTO AO VAMPIRO ANÊMICO SÃO PAULO PODIA MAIS QUANDO ELE ÉRA GOVERNADOR O LULA BAIXOU O IPI SE ELE ESTIVESSE BAIXADO O ICMS NOS JÁ ERAMOS O SEGUNDO MAIOR MERCADO DE VEICULOS,COM ELE O BRASIL PODE MAIS PEDÁGIO,PCC,PIOR EDUCAÇÃO,PORQUE SERÁ QUE ELES NÃO ESTÃO EM NOVA YORK.AÉCIO,SERRA,FHC.TASSO GEIRESSATI.

    Conceição Lemes

    Caro João, por favor, letras minúsculas nos próximos comentários; é uma das normas do Viomundo para aprovação. abs

dukrai

“Ela reverteu uma diferença de 40 pontos das intenções de voto no segundo turno. Esse é o dado que mais chama a atenção na pesquisa: a evolução dela no segundo turno. Até porque já se sabe hoje que essa vai ser uma eleição resolvida no segundo turno."
Gente, olha o desespero dos caras, eles agora não estão nem falando em vitória, mas que passarão para o segundo turno. É a última tática que resta, tentar evitar que a Dilma liquide a fatura logo, com aquele papo de que o segundo turno é outra eleição e juntar no mesmo balaio Marina Cara de Pau, Fernando Gabola, Kátia "motoserra" Abreu e outras sumidades. Quanto ao playboy das alterosas, está no nome, Aócio Never, Serra.

Messias Macedo

Na sabatina da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o candidato José (S)erra protagonizou o papel de ‘o fanfarrão está em casa!’ A platéia fez jus ao picadeiro, eufórica – e o (S)erra destilando “bom humor”!
REFLEXÃO – cabe, agora, a análise: como se deu o crescimento industrial, o respaldo governamental às indústrias, a política fiscal e tributária voltada para este setor… Levando em consideração o atual governo e o seu antecessor!
NOTA: torcemos para que a campanha política, além de pedagógica, sirva para desmontar galhofeiros – e as suas tendas abarrotadas de tartufos!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Márcia Aranha

Uma labareda mortal na candidatura Serra…

Tudo indica que farão um último esforço na tentativa de ressuscitar o cadáver, nomeando Aécio como vice.

Mas penso que, no duro mesmo. o caminho da oposição não será por aí. Labareda deixa escapar nas entrelinhas que a ascensão de Dilma foi forte demais, uma coisa fora do normal, imprevisível e tudo indica que usarão esse "assombro" para tificar irregularidade no processo eleitoral e irão para o tapetão tentar impugnar a candidatura Dilma.

Não lhes resta outra alternativa; Serra, pelos comentários de seus parceiros internos e externos, está na lona, nocauteado pelos números, e essa conclusão chegou cedo demais.

Vão tentar "garfar" esta eleição.

Alberto

Serra não chegará ao final da corrida – Dilma de Ferrari e Serra de Fiat 147 – sua maquininha quebrará na terceira volta quando estiver

Morais

Lavareda, ganhamos no primeiro turno, pois o Serra é um candidato muito fraco e hoje estamos vendo que a mídia não ganha mais eleição como fez com Collor e FHC, os tempos mudaram e o LULA ensinou o povo a pensar e caminhar com as próprias pernaa, por isso a Dilma está crescendo a cada dia.

Jairo_Beraldo

Me espanta a inteligencia dos sociólogos. Eles "enxergam" o que os de baixo QI não veem. Por isso Dilma vai levar no 1º turno. Quanta sapiencia. E haja paciencia!

Rubens Machado

O tucano Ubaldo acredita em Papai Noel.

João Reis

Jayme;
Quer dizer que se Lula vetar o aumento os aposentados vão votar no Serra? Eu sou aposentado e não quero a volta destes tucano/demos ao poder. Você tem saudades deles? Saudade daqueles "aumentos" enormes que FHC, com Serra de ministro dava pra nós? Não vamos olhar só para o nosso umbigo, temos que pensar no todo. Quando o governo fechou o acordo de 6,14% com as Centrais ficamos contentes e teve crítcas da oposição dizendo que o aumento era eleitoreiro. Este aumento para 7,7% foi construido pela a oposição para provocar desgastes no Lula com o veto. Acorda meu, desde quando Demo Tucano defente aumento para pobre!!!

    Jairo_Beraldo

    E será mais um tiro no pé. Porque há pessoas que pensam, Sr. João, e o Sr. é um deles!

    D + p SP chega.

    Jayme e João Reis, eu tb sou aposentado. Trabalhei trinta e sete anos. João Reis eu tb não votaria no serr ( de outro mundo) jamais. Jayme cai na real, essa conversa do pig- demo-tucanalhas nunca mereceu nossa atenção, é só papo-furado. Imagina que os senhores que um dia criaram o fator previdenciário, hoje votam contra o mesmo. Esses vermes são inconseqüentes, imorais. Tds. eles.

    O circo vai pegar fogo. Tds. eles dentro. Vamos comendo p " beirada", passo a passo.

Cecéu

O especialista está enganado. Mesmo com o jogo sujo de praxe, se não conseguirem armar nenhuma arapuca excepcional como o dossiê falso sobre o PSDB em 2006, Dilma chegará perto dos 60% já no primeiro turno. Ficará entre 55% e 60%.

Nanda

"A eleição de 2010 vai se resolver em torno dessa questão: se os eleitores que gostariam de votar num terceiro mandato votarão ou não na Dilma Rousseff”.
Sinceramente, alguém tem dúvidas disso? Pode ser até que a Marina se beneficie disso (bem pouquinho), mas o Serra?
Não gosto de cantar vitórias antes da hora, mas a minha visão é muito diferente da visão dessas empresas de pesquisas. Só para constar, dentro do meu ciclo de relacionamentos atual, 2% votam no Serra.
Não acredito em outro cenário.

    @GriloD

    O ciclo de relacionamentos não é uma boa amostra para fazer uma pesquisa. O ciclo é composto por afinidades que podem afetar a intenção de voto, e não representa a diversidade da população.
    Mas, certamente, a eleição é plebiscitária (Ou referendatória? Os dois partidos já governaram o Brasil.), ficando a Marina apenas para dar sustentação aos tucanos (e tendo que engolir o apoio aberto do Gabeira ao Serra).
    Tem chão pela frente.
    Abraços,
    Grilo D

    Nanda

    Concordo que o ciclo de relacionamento pode ser uma amostra pequena, mas no meu caso, o ciclo não é feito apenas de grupos afins. Ao contrário, convivo com pessoas bem diferentes, devido à profissão (publicidade) e faço questão de trocar idéias sobre diversos assuntos, inclusive política.
    Nesse caso também. Por mais afinidade que eu tenha, pelo menos eu, dificilmente mudo minha opinião, se não por mim mesma.
    Mas tenho que concordar mais ainda que a verdade é que um lado não vive sem o outro, mas independente disso, ainda acredito que o Serra vai precisar rebolar demais para conseguir. É esperar para ver.

Jayme

A vitória de Dilma vai depender do voto dos aposentados. Caso Lula vete o aumento de 7,7% dos aposentados é caixão e vela! Dilma perde as eleições de 2010. Juizo Lula!!!

    Bonifa

    Excelente lobby, Jayme. Valeu.

    @GriloD

    Discordo. A noção de que Lula, portanto Dilma, e não Serra, está do lado do povo é sólida, e já provou não ser abalável por manobras da oposição como esta. Basta lembrar que Lula deu aumento aos aposentados e, sobretudo, aumento maior para os que ganham salário mínimo, aposentado ou não. Já os que propuseram agora o tal aumento são os mesmos que causaram enorme desemprego e perda de renda no passado, e que criticam o crescimento da economia, do emprego e da distribuição de renda atualmente. Nem isto servirá mais como máscara.
    Abraços,
    Grilo D

    Rodrigo Prado

    Pelo contrário, se o Lula vetar o aumento demonstrará que finalmente estamos dentro da responsabilidade política e financeira. O que os deputados estão fazendo é apenas campanha política. Durante 4 anos o que eles realmente fizeram pelos aposentados?

    Jairo_Beraldo

    Jayme. o Brasil é maior. menos, companheiro, menos.

    Jairo_Beraldo

    Tipos como Lavareda, estão ái para criarem factóides, para tentar desestabilizar Dilma e Lula. E nada, mas nada vai fazer com que Lula não eleja seu sucessor!

    Edineuza

    Meu caro Jayme, o seu argumento é imediatista, a visão da gtande maioria dos aposentados é a médio e longo prazo, portanto não deixaram de votar em DILMA, visto que desde o finado FHC que foi quem acabou com a vida do trabalhadores e trabalhadoras brasileiras, quando criou o fator previdenciario e desvinculou a remuneração do salario mínimo, ninguem pensou mais na melhoria da qualidade de vida dos aposentados do que LULA e prova disso é o aumento da expectativa de vida, os ganhos reias de salario nos ultimos anos. Isso é prova da responsabilidade e do compromisso do governo LULA com os trabalhadores e trabalhadoras, incluise aposentados. Mas desejo que LULA não vete o aumento, pois isso com certeza daria munição para manipulação pelos demotucanos pigolpistas e seus falastrão, não que coloque em risco a eleição de DILMA. Aposentado é inteligente, ver longe e muito além, por isso vota pra frente, quem anda pra traz é caranguejo em noite que não tem lua.

Luiz

Lula e Dilma reativaram a indústria naval e a marinha mercante.Isso foi incrível.O Serra já não sabe mais o q fazer,está irritado.Agredindo repórter e se negando a falar em privatizações.O PSDB cometeu um erro terrível,q foi chamar o povão,a massa,de "vagabundos".E,pásmem,não fizeram uma só escola,CEFET ou universidade no Brasil.Ou seja,humilham os pobres,negros,e ainda não apresentam políticas públicas na educação.Observe q Zé Alagão não tem nada para mostrar.Reza até pro cabôclo cambalhota pra ver se "inVeja",Globo,DITABRANDA,o PIG em geral tenta esteriotipar a Dilma.E o melhor.Dilma em suas entrevistas tem nocauteado,esmagado seus adversários.Será interessante vê-la colocar o dedo na cara do Zé Alagão.De 45% o cara já tá com 35%.Tá igual a manga podi.Só resta uma única alternativa:O GOLPE..Saudações.

    Jairo_Beraldo

    Lula reativou a auto estima do povo. Só isso!

Luiz

Não,não.Fica difícil pro Serra.Muito difícil.A questão do carisma é verdade.Dilma possui,como Lula.Todavia,o q nos dá alento é que o Serra é pior do que ela.E muito.Além de pesar contra ele um um governo fraco em São Paulo.O estado está entregue as baratas.Seu maior feito,publicado nos jornais foi dar porrada em professor da USP e do Estado.

Cesar

Soa como música aos ouvidos essa análise do Lavareda, numerólogo tucano. Sinal de que o barco do Serra está mesmo afundando. O “Plano B”, de ganhar no tapetão, já está de vento em popa. Quem leu a Folha de hoje “ Abusos ameaçam eleição de Dilma” (pág.A8), sabe do que se trata. Quem leu no Estadão os artigos desesperados da “Miss Desmatamento” do DEM, Kátia Abreu , e do ex-embaixador de FHC Rubens dor-de-cotovelo Barbosa, vê que o PIG está com os nervos à flor da pele.

Rundfunk Hörer

E R R A D O !
A eleição vai ser decidida no 1º turno. Desta vez não vai ter monturo dos aloprados.

Meire

Aqui em Minas Gerais…Hum!….acho difícil o Aécio ganhar…Porém como professor esse "rapazinho" de gravata, só detonou a classe de ensino, bem como os pais de alunos preferem vê-lo na preso na casinha de "cachorro"…O Aécio está para o teor alcoólico como o cheiro de gambá está para a amante.
As pesquisas que formulamos entre nós professores, sem dúvida nenhuma, prefere outro a reafirmar novamente quem Aécio está apoiando. E as pesquisas foram feitas de boca a boca, principalmente envolvendo do Sindicato. Aécio já era!

dijan

Se o Lula dissesse que seria conselheiro da Dilma isso não ajudaria a Dilma?

Julio Silveira

Sonha marcelino, ops ubaldino.

José Ruiz

Não é bem assim… nas últimas eleições, Lula entrou carregando um enorme fardo das "denúncias de corrupção", que mais tarde se provaram vazias. Mesmo assim ganhou as eleições e o Alkmin teve menos votos no 2º turno do que no 1º. Apesar de todo o esforço do PIG, agora as coisas estão mais claras para o eleitor. A administração Lula é melhor do que a de FHC. As notícias de corrupção eram mentiras montadas pela mídia, e restou provado que a oposição, sim, essa que a mídia tenta proteger, é que é corrupta (caso Arruda = emblemático). Lula é um consenso e ótimo cabo eleitoral. Dilma só perde essa no tapetão (o que não seria uma má idéia: poderia gerar a revolução que esse país tanto precisa..).

Cici

Pode até acontecer Ubaldo, porém estatisticamente isto é quase impossível. A curva de tendência é muito clara e precisaria de um verdadeiro "terremoto político" para alterar a direção, além do mais, o governo Lula já provou que é imune até a "terremotos".

Vlado

Vamos lá Ubaldo:
1) "Na última eleição o Lula tinha 76%…"
Você se esqueceu de que foi necessária uma tremenda de uma armação (desmontada por Raimundo Pereira posteriormente) para impedir a vitória já no primeiro turno?
2) "(…)Muito menos em Dilma, uma noviciada em eleição…"
Aqui temos duas questões: a primeira é que o crescimento consistente e constante de Dilma desmente a primeira parte da sua afirmação. Segundo, a questão do carisma teria sentido se o oponente tivesse algum ganho nesse quesito, o que não é o caso: o Serra fotografa mal, não tem jogo de cintura e mesmo com toda a proteção que recebe da midia tradicional, volta e meia é pego dizendo ou falando alguma besteira (só prá lembrar: o porquinho transmissor da gripe e a afirmação de que era torcedor dos três principais clubes de Pernambuco…)
Finalmente, programa que programa político é esse? Não há programa algum, esse é o problema dele, filho!
Com relação ao vice torço para que o nome da Senadora Katia Abreu seja lançado o mais rapidamente possível!
De qualquer forma, não se preocupe: 8 anos passam rápido.
Um abraço
Vlado

Antonio

Ubaldo, bye-bye para voce e seu candidato pé de chumbo Serra. Meus sentimentos.

Mas se preocupe não, o prefeito demo Kassab já garantiu que depois da derrota do Serra, o tucano será nomeado Subprefeito da Móoca, bairro onde nasceu na capital paulistana. Aliás, com todo o respeito a bela Móoca, o cargo tá de bom tamanho para a incompetência administrativa do Serra.

Tentem de novo em 2014, se o Aécio deixar.

Tô achando que o Ubaldo é o Dvorak, afinal quando um desaparece o outro aparece, notaram ?

Ultimamente o Dvorak não tem mais gargalhado nos posts, voces repararam nisso ?

A vida é dura né Dvorak ?

    dukrai

    para, isto aqui é que nem terreiro, se chamar nego véi aparece

rodrigo

Respondendo ao ubaldo:Lula precisou do segundo turno para bater alckmin,porém alkmin teve no segundo turno muito menos votos do que teve no primeiro turno.

voxetopinio

Ubaldo, que bom que sua opinião é do gênero "comédia". Por que gabaritagem pra falar… Tá longe. Eu sinceramente acho que a Dilma é o "menor dos estragos". Se alguém vem me falar que ela é uma BOA candidata eu pergunto logo a legenda que a pessoa defende. O mínimo de senso crítico pra ver como o brasileiro está carente de um verdadeiro líder (Lula tem carisma e várias virtudes, mas diversos defeitos escrotos que dói na consciência).

Agora algo não pode ser dito contra a "máquina" que é o PT. A sua capacidade de disseminar, militar em pról de seus candidatos, coisa que a oposição sempre se roeu por nunca ter. A gente colhe o que planta. Saia de perto do povo, subestime o ser humano e vai ver a resposta.

É só aguardar.

Tweets that mention Vermelho: Estrategista da oposição analisa avanço de Dilma | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Frederico Maya, Lula Notícias. Lula Notícias said: Vermelho: Estrategista da oposição analisa avanço de Dilma http://bit.ly/cjJEKJ #Lula #Dilma #PT […]

Gerson Carneiro

E o Eduardo Graeff, continua gargalhando?

Fernando Oliveira

Êpa, êpa!… Pra começo de conversa: números errados, tucano Ubaldo. Acho que você está confundindo os leitores do Azenha, com os leitores do Noblat. Antes de você continuar vomitando números e falando merda, é melhor dar uma lida nesses números do Datafolha:

São Paulo, 7 de abril de 2006.
Não foram verificadas variações significativas quanto à avaliação do governo do presidente Lula em relação à pesquisa de março: a taxa dos que consideram seu desempenho ótimo ou bom oscilou de 38% para 37%, a dos que acham que ele está fazendo um governo regular se manteve em 38% e a dos que definem sua atuação como ruim ou péssima permanece em 23%.
A nota média atribuída ao presidente, em uma escala de zero a dez, é 6, a mesma registrada nas pesquisas de 20 e 21 de fevereiro e no levantamento de março.
A avaliação pessoal do presidente, depois de uma queda de nove pontos entre fevereiro e março, se mantém estável: a taxa dos que consideram o desempenho pessoal do presidente ótimo ou bom oscilou de 44% para 46%, enquanto a dos que o consideram regular passou de 35% para 33% e a dos que o classificam como ruim ou péssimo se mantém em 17%.

– Leu direitinho, tucano Ubaldo?… Devemos considerar ainda, tucano Ubaldo, que nas eleições de 2006 o Lula vinha de um profundo desgaste por conta uma tentativa de golpe baseada no "escândalo(?) do mensalão(?)". Sem falar que houve ainda, justo na "morte súbita" da campanha eleitoral, a sensacionalista, escrota, maquiavélica e PIGuiana exposição da fotografia da montanha de dinheiro dos "aloprados" de São Paulo, lembra, tucano Ubaldo?…

Hoje, o panorama é completamente diferente…
24/05/2010
76% da população aprova o governo Lula
No mês de maio, 76% dos entrevistados classificaram como ótimo ou bom o governo do presidente, igualando a sua melhor avaliação no governo, em março de 2010. Em abril, na pesquisa anterior Datafolha, 73% avaliavam positivamente o governo Lula. O percentual de entrevistados que consideram o governo regular é de 19%, contra 22%, em abril de 2010, enquanto 5% acham que Lula faz um mandato ruim ou péssimo, mesmo índice da pesquisa anterior. Os índices não se alteraram significativamente em relação aos resultados de pesquisas anteriores.
Em três anos e três meses, o presidente aumentou em 28 pontos sua popularidade. Em março de 2007, 48% dos entrevistados consideravam que Lula fazia um governo bom ou ótimo, 37% achavam Lula regular, e 14% ruim ou péssimo.
Os índices de aprovação ao governo Lula no mês de maio continuam caracterizando-o como o presidente mais bem avaliado pela população desde o início das sondagens do Datafolha, em 1990.
A pesquisa Datafolha ouviu 2660 eleitores em 162 cidades, entre os dias 20 e 21 de maio de 2010, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Aprovação volta a melhorar nas regiões Nordeste e Centro-Oeste
Lula voltou a ganhar aprovação entre as mulheres, com um índice de 75%, contra 70% da pesquisa de abril entre as que acham o governo ótimo ou bom.
Em relação a faixas etárias, o presidente melhorou sua aprovação para 79% de ótimo ou bom entre os eleitores que possuem entre 25 e 44 anos, contra 76% na pesquisa anterior para a faixa etária entre 25 e 34 anos e 74% entre 35 e 44 anos.
A melhor avaliação do governo Lula é entre os eleitores brasileiros com menor grau de escolaridade, com 78% de ótimo ou bom, contra 75% desse mesmo grupo na pesquisa anterior.
Quando perguntados que nota de zero a dez atribuiriam os eleitores ao governo Lula, a nota média é 8,0.
É couro no lombo dessa tucanalhada!…
É Dilma, 2010!…

Ubaldo

Não se pode confundir aceitação ao governo Lula com votação. Na última eleição do Lula ele tinha uma aceitação de 70% da população mas precisou de segundo turno para bater Alkimin. Assim o fato de 76% avaliam bem o governo Lula não quer dizer que todo esse percentual votaria nele. Muito menos na Dilma, uma noviciada em eleições, mulher (há muitas pessoas, homens e mulheres que não confiam em mulheres em certas profissões como médicas e políticas), sem carisma e com pouco poder de comunicação efetiva.
Não tenho dúvida que nas próximas pesquisas o Serra vai estar à frente, pelo programa político e pelo lançamento do vice.
É só aguardar!!!

    setepalmos

    Ubaldo, existe um fator que não considerasse.

    A questão da manipulação e da potencialização dos vazamentos relativos ao caso do dossiê, que contava com o adicional típico de bollywood sanguessugas e vampiros, tudo distorcido a favor da oposição.

    Alckmin teve menos votos no segundo turno, e sem aquela patifaria só teríamos tido um primeiro turno.

    Felipe

    Imagino que você já tenha ouvido falar em "wishfull thinking" – ouvido falar e querido praticar.

    xicobarreto

    saiu o vampiro brasileiro
    sal grosso, boca aberta
    oh meu ela estava em ultimo, tirou essa diferença e vc ainda acredita que ela vai regredir?
    vc vai no gente q mente q alguem poderá acreditar
    rsssssssssssssssssssssssss

    Juca Bala

    Acho que nosso amigo está com Ubaldo na cabeça e não vê o que vem acontecendo: Dilma se mostra candidata consistente e profunda conhecedora dos assuntos que importam ao futuro do país; Serra já está perdendo a pele de cordeiro…

    Apolo

    Azenha,

    – Fora FHSerra !!!

    Olhe o que andam dizendo pela web.

    O povão está sendo bombardeado com a afirmação de que a grande mídia não defende a notícia muito menos idéias, a grande mídia defende sim, seus próprios interesses.

    Estão espalhando por ai:

    – FHSerra é candidato da Globo e da Veja !

    A idéia é levar o povo a entender que antes de existir o bolsa família existiam os bolsa familias Frias, Marinho e Civitas da vida, que estão atormentadas com o fato de que o povão está querendo sua parte do bolo.

    Está na WEB .

    augustinho

    Bom, vamos ao basico.
    "avaliaçao", na minha terra, é um juizo de valor sobre um governo considerado em si mesmo.
    'avaliar' para votar é um processo comparativo entre um e outro, no caso ambos sem experiencia do cargo,
    na projeçao de uma adminstraçao a ser exercida no futuro, cara pálida.
    Nao pode ser igual mesmo. pORque uns 15% dos que avaliam tambem ou NAO comparecem a urna ou anulam por erro na hora de votar.
    O desejo porem do povo, meu e dos vizinhos em continuidade, continuismo e continuaçao, isso voces nao conseguem mensurar mesmo. Se ENGanaram roturndos antes, e se enganarão agora.
    queremos continuismo, continuaçao e continuidade, remember!

    Rodrigo Prado

    Ubaldo,
    O Lula tinha aceitação de 70%, mas o bombardeamento intensivo da mídia nativa que provocou a ida para o 2º turno. Tanto é que o Geraldo Alckiminn teve menos votos no 2º turno do que o 1º turno.
    Os tucanos estão dando muita importância para o vice do Serra, o máximo que o vice pode fazer é não atrapalhar. Isso é fácil constatar perguntando para as pessoas quem foram o vice de Geraldo em 2006 e o de Serra em 2002.
    Ficar apregoando que o Aécio será vice de Serra é mesma ladainha do pessoal da oposição dizia que o Lula queria o 3º mandato…O 3º mandato não saiu (porque Lula não quis) e o Aécio não será vice (porque ele sabe que os mineiros não querem).

    Bonifa

    O Serra não é grande como pensavam. Ficou sobrando pano no terno que fizeram para o Serra vestir. E agora acham que um vice vai entrar no terno junto com Serra e preencher a fatiota.

    Jairo_Beraldo

    O primeiro governo do Lula, foi de remonte. O segundo, de consolidação. Isso deixa Dilma à vontade para vencer qualquer um no 1º turno!

    dukrai

    Ubaldo, vc está certííííííííííííííííííííííssimo, veja o que encontrei:
    "Nesse final de semana deverá sair a próxima rodada de pesquisas Dataprado, que jogará por terra as mentiras das pesquisas fajutas do imprensalão do PT, reconfirmando a liderança absoluta de Serra. Sigamos com fé suprema em São Serapião. Alvíssaras!" http://hariprado.wordpress.com/

Deixe seu comentário

Leia também