Venha debater com o Barão de Itararé

Tempo de leitura: 4 min

[06/05/2010] A mídia alternativa e o Barão de Itararé

Jornalista dará nome ao Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”, que reunirá em seu conselho jornalistas progressistas e lutadores sociais

Altamiro Borges, em seu blog

No dia 14 de maio, às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Rua Genebra, 25, próximo à Câmara Municipal de São Paulo), ocorrerá o lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé”. A nova entidade, que reúne em seu conselho jornalistas progressistas e lutadores sociais, tem como objetivos principais contribuir na luta pela democratização da comunicação, fortalecer a mídia alternativa e comunitária, promover estudos sobre a estratégica frente midiática e investir na formação dos novos comunicadores.

Uma justa homenagem

O nome “Barão de Itararé” é uma justa homenagem ao jornalista Aparício Torelli (1895-1971 ), considerado um dos criadores da imprensa alternativa no país e o “pai do humorismo brasileiro”, segundo a biografia elaborada pelo filósofo Leandro Konder. Criador dos jornais “A Manha” e “Almanhaque”, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, nunca perdeu o seu humor. Itararé é o nome da batalha que não houve entre a oligarquia cafeeira e as forças vitoriosas da Revolução de 1930.

Frasista genial, ele cunhou várias pérolas. Cansado de apanhar da polícia secreta do Estado Novo, colocou na porta do seu escritório uma placa com a hoje famosa frase “entre sem bater”. Político sagaz, ele percebeu a guinada nacionalista de Getúlio Vargas e respondeu aos críticos udenistas: “Não é triste mudar de idéias; triste é não ter idéias para mudar”. Militante do Partido Comunista do Brasil (PCB), Aparício foi eleito vereador pelo Rio de Janeiro em 1946 com o lema “mais leite, mais água e menos água no leite” – denunciando fraudes da indústria leiteira.

Crítico ácido dos jornais golpistas

Seu mandato foi combativo e irreverente. Segundo o então senador Luiz Carlos Prestes, “o Barão não só fez a Câmara rir, como as lavadeiras e os trabalhadores. As favelas suspendiam as novelas para ouvir as sessões que eram transmitidas pela rádio”. Teve o seu mandato cassado juntamente com a cassação do registro do PCB, em 1947, e declarou solenemente: “Saio da vida pública para entrar na privada”. Seu jornal, A Manha, foi novamente empastelado e, com dificuldades financeiras, ele escreveu: “Devo tanto que, se eu chamar alguém de ‘meu bem’, o banco toma”. Passou a colaborar com o jornal getulista A Última Hora e lançou ainda mais dois Almanhaque.

Diante da grave crise política que resultou no suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, afirmou: “Há qualquer coisa no ar, além dos aviões de carreira”. Barão de Itararé denu nciou as manipulações da imprensa, foi um crítico ácido dos jornais golpistas de Assis Chateaubriand e Carlos Lacerda e um entusiasta do jornalismo alternativo. Após o golpe militar de 1964, ele passou por inúmeras privações. Faleceu em 27 de novembro de 1971. Em sua lápide poderia estar inscrita uma de suas frases prediletas. “Nunca desista de seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra”.

Entidade ampla e plural

A criação da nova entidade, que atuará em parceria com várias outras que já priorizam a luta pela democratização da comunicação, empolgou jornalistas e lutadores sociais. Entre outros, integram seu conselho os jornalistas Luis Nassif, Leandro Fortes, Luiz Carlos Azenha, Maria Inês Nassif, Rodrigo Vianna, Beto Almeida, Gilberto Maringoni; os professores Venício A. de Lima, Marcos Dantas, Dênis de Moraes, Laurindo Lalo Leal Filho, Gilson Caroni, Igor Fuser, Sérgio Amadeu.

Visando a fortalecer a mídia alternativa já existente, também participam os responsáveis de vários veículos progressistas – Breno Altman (Opera Mundi), Carlos Lopes (Hora do Povo), Ermanno Allegri (Adital), Wagner Nabuco (Caros Amigos), Joaquim Palhares (Carta Maior), Eduardo Guimarães (Cidadania), Renato Rovai (Fórum), Nilton Viana (Brasil de Fato), Paulo Salvador (Revista do Brasil), Oswaldo Colibri (Rádio Brasil Atual), José Reinaldo Carvalho (Vermelho).

O conselho reúne ainda lideranças dos movimentos sociais, dirigentes de entidades vinculadas à comunicação pública e comunitária – Edivaldo Farias (Abccom), Regina Lima (Abepec), José Sóter (Abraço), Orlando Guilhon (Arpub) – e integrantes de instituições engajadas na luta pela democratização da mídia – João Brant (Intervozes), João Franzin (Agência Sindical), Sér gio Gomes (Oboré), Vito Giannotti (NPC), Rita Freire (Ciranda).

Seminário “A mídia e as eleições de 2010”

O lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” se dará durante a realização do seminário nacional “A mídia e as eleições de 2010”. As inscrições para o evento se encerram em 12 de maio e custam R$ 20,00. As vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com Danielli Penha pelo telefone (11) 3054-1829 ou pelo endereço eletrônico [email protected].

Abaixo a programação:

Dia 14 de maio, sexta-feira, às 18h30
A cobertura jornalística da sucessão presidencial
– Maria Inês Nassif – Jornal Valor Econômico;
– Leandro Fortes – Revista CartaCapital;
– Paulo Henrique Amorim – Sítio Conserva Afiada;
– Altamiro Borges – Portal Vermelho;

Dia 14 de maio, sexta-feira, às 21 horas.
Coquetel de lançamento do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Local: Auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Rua Genebra, 25)

Dia 15 de maio, sábado, 9 horas:
Plataforma democrática para a comunicação.
– Marcos Dantas – professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro;
– Luiza Erundina – deputada federal do PSB-SP;
– Manuela D’Ávila – deputada federal do PCdoB-RS;
– Igor Felippe – assessoria de imprensa do MST;

Dia 15 de maio, 14 horas:
Políticas públicas para democratização da comunicação.
– Ottoni Fernandes – secretário executivo da Secom;
– Regina Lima (Abepec) – presidente da Abepec;
– Jandira Feghali – ex-secretária de Cultura do Rio de Janeiro;
– José Soter (Abraço) – coordenador nacional da Abraço.

Dia 15 de maio, 17 horas:
Lançamento do livro “Vozes em cena – Análise das estratégias discursivas da mídia sobre os escândalos políticos”, de Regina Lima.
-Local: Salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Maria Paula).

Altamiro Borges é jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB – Partido Comunista do Brasil


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

yacov

Pô, meu!!! Só tem "fera & Cobra criada" no evento. IMPERDÍVEL!!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa na glObo – O que passa na glObo é um braZil para os TOLOS"

ATENÇÃO : INSCRIÇÕES ATÉ AMANHÃ DIA 12 DE MAIO – IMPERDÍVEL « Márcia e suas leituras

[…] ATENÇÃO : INSCRIÇÕES ATÉ AMANHÃ DIA 12 DE MAIO – IMPERDÍVEL Ir aos comentários DO BLOG VI O MUNDO […]

Vi o Mundo: A mídia alternativa e o Barão de Itararé « morenocris

[…] Vi o Mundo Posted in: Mídia ← Costa Rica: Hoy, posse de Laura Chinchilla Be the first to […]

Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” « Márcia e suas leituras

[…] Centro de Estudos da Mídia Alternativa “Barão de Itararé” Ir aos comentários Folder copiado do site vi o mundo […]

Dida

corregindo: http://www.youtube.com/watch?v=52fQv9Y1shg&fe

Dida

corregindo: http://www.youtube.com/watch?v=52fQv9Y1shg&fe

Dida

Olha que excelente video de uma entrevista da tv inglesa ao FHC, com perguntas brilhantes:
http:www.youtube.com/watch?v=52fQv9Y1shg&feature=related

    Felipe M

    Uau!!!!! Essa é a melhor entrevista que já vi até hoje! Sem medo de perguntar – lindo isso!

    Felipe M

    interessante que no final ele se refere só à elite – o povo para FHC é imprestável, mesmo!

alexjova9999

DOCUMENTO DE CAMPANHA DO PSDB É FEITO COM TIMBRE DA CÂMARA

MARCELA ROCHA – TERRA – 07 de maio de 2010 • 15h18

A imagem ao lado é um fac-símile do ofício um tanto quanto inusitado recebido pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, nesta segunda-feira (3). Vindo do gabinete do também líder Paulo Bornhausen (DEM), o documento orienta parlamentares da oposição sobre como fazer a campanha do pré-candidato tucano, José Serra. Temas a serem abordados e como serem abordados permeiam as quatro páginas com o timbre da Casa.
As orientações são feitas pela coordenação de comunicação da campanha de Serra e repassadas a parlamentares do DEM, PPS e PSDB. Segundo Bornhausen, esta é "uma maneira efetiva" de participarem da "dura campanha que se prenuncia". O primeiro tema a ser abordado no documento é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo as orientações, os parlamentares devem traduzir o tema, "que é complexo", para a população e caracterizá-lo como "herança maligna de Lula".

    Marat

    O curioso é que o partido burguês faz o que quer e a justiça eleitoral fecha os olhos. Ela só tira a venda quando lhe convém…

Hans Bintje

Já que estamos falando do nobre Barão de Itararé, ilustre antepassado do nobre professor doutor Hariovaldo Almeida Prado, eu pergunto:

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé terá a benção da Santa Igreja, representada pelo bom padre Josephus e pela fervorosa Madre Meneghel?

O ilustríssimo mestre vai participar do evento ou, por problemas de agenda, será substituído pelo comendador Humberto Amadeu?

O Barão de Munchausen, fundador do CMAPP – Centro Munchausen de Análises e Pesquisas Políticas, divulgará algum trabalho durante o evento?

O discípulo Aurélio Monte y Vaz, irmão em São Serapião, fará algum depoimento para inspirar jovens jornalistas?

Com que roupa – ou sem – virão as queridas Vipíssima e Sinhazinha Gando?

São respostas a essas questões que os homens bons e as mulheres boas deste país anseiam saber.

    Carlos

    Dirija as perguntas ao colunista social Nataniel Jebão, outro descendente do Barão.

Renato RN

amanhã vai ser outro dia…

Dida

O que podemos esperar da midia golpista que representa a elite dominante??????
Que podemos esperar de uma imprensa que boicota e omite a verdade????? http://www.cartamaior.com.br./templates/colunaMos

eduardo ayrton

eu fico P#@* com esses blogueiros do eixo rio-sp não pisam no nordeste…tem um publico muito grande aqui que se alimenta de informação por vcs.

    Ramon

    Gostaria que vc fosse mais específico. Sou nordestino e me sinto bem tratado pelos blogueiros que acompanho, como Azenha, PHA, Nassif…
    Qual a razão para tal agressividade, qual o motivo objetivo e os autores de tais ofensas?
    O PIG e os colonistas tucanos geralmente falam como se SP fosse o centro do universo e o Nordeste o fim-do-Mundo, raiz de todos os males que possam afetar as suas vidinhas e os seus anseios de um país com maior concentração de poder e renda, país idealizado que se despedaça aos seus pés descolados do chão.

    Marat

    Muitos deles são sacanas, mas, os paulistas de verdade, cujo sangue não foi contaminado pelos bandeirantes, respeitam e admiram os nordestinos!!! Abraços

jose carlos lima

Por onde anda a Altercom…torço para que surja no interior da Altercom núcleos de blogueiros segundo suas mais mais variadas matizes:
Núcleo dos Blogueiros Anarquistas
Núcleo dos Blogs ABLGT
Núcleos dos Blogueiros seguidores de Adam Smith
Núcleo Chico Mendes (dos blogueiros ambientalistas

Dil

Estou no Rio mas tentatrei ir..

Em tempo:

Malandragem jornalística:

O Globo de hoje comete o ridículo de perguntar ao Relator da Onu para o Direito à Educação qual a sua posição com relação a privatização do ensino publico na América Latina.

Esse jornal é "bom" heim, bem carioca, sabe dar um "migué", jogar um verde, dar uma de "joão sem braço"..Da vontade até de rir..

Melinho

Muito importante gravar todos os debates e exibi-los na íntegra na internet. Princiipalmente porque os debates vão acontecer em S. Paulo e eu, por exemplo, moro a 3 mil quilômetros.

Contra o baronato da mídia, o Barão da batalha que não houve.

    Carlos

    Frase: na veia!

Tweets that mention Venha debater com o Barão de Itararé – (via — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by VIOMUNDO, Ari Silveira Hexa!, silvio selva, silvio selva, MarcusViniciusGomes and others. MarcusViniciusGomes said: Aparício Torelly (nome do Barão) deve estar revirando no caixão RT @VIOMUNDO Venha debater c/ o Barão d Itararé http://tinyurl.com/3yg5bue […]

Melinho

Uma dúvida: é do Barão de Itararé a frase "Banco só empresta dinheiro a quem não precisa"? Ou será que a frase é formulada de outra maneira?

    Zezinho Boca de Urna

    "O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro".

eduardo ayrton

desculpe meu ataque de furia no post anterior….sei que o esfprço maior deve ser feito no sul mesmo onde o povo ve muita GLOBO, e fsp.

@RobsonBarros

Seria interessante acompanhamento com uma tag no twitter e transmissão ao vivo pela web, nem que seja ligando o a CAM de um notebook e abrindo o som, merecemos todos do Brasil acompanhar.

Cecéu

Tenho mágua do Barão de Itararé. O que em parte o redime é justamente uma de suas mais famosas frases: " O Brasil tem a melhor imprensa que o dinheiro pode comprar." Acontece que o mulato (referência histórica, não pessoal) Francisco Glicério, titular do PRP, ( o únifo partido republicano escravagista do mundo) mudou-se de São Paulo para o Rio com a tarefa expressa de derrubar o Império. E malas de dinheiro. Comprou a imprensa. O Imperador, humanista impecável, preferia perder a coroa a fazer a mínima censura à imprensa. E a imprensa não merecia esta consideração, porque era corrupta. E as charges demolidoras contra Pedro II, ajudaram em muito o golpe de 1889, que foi a grande resposta dos fazendeiros paulistas à abolição da esctratura. E Itararé, infelizmente, estava entre os grandes chargistas do Rio. Ele, talvez não tenha se vendido, mas estava ao lado dos vendidos, que destruíram a reputação de ninguem menos do que o imperador do Brasil, figura absurdamente considerada tabu até hoje, por uma república claudicante . Não confio em chargistas. Basta ver o Angeli.

    Armando do Prado

    Cecéu, v. enlouqueceu? O Barão de Itararé nasceu em 1895, portanto, como pode ter influenciado em algo contra o imperador? Menos.

    Carlos

    "Não confio em chargistas."
    Cuidado, eles são muito perigosos, vingativos,…
    Mas qual a razão da bronca com o Angeli?

    Carlos

    E o pior é que eles tem um pacto secreto com os cartunistas…

    Carlos

    E o pior é que eles tem um pacto secreto com os cartunistas…

    francisco.latorre

    imperador humanista.

    dose pra leão.

    ..

    Christian Schulz

    Uma frase genial, não do Barão de Itararé mas do Duque de Caxias, define D. Pedro II.

    Quando da derrocada paraguaia na Guerra contra Brasil, Argentina e Uruguai, o Império mandou o chefe do Exército Brasileiro fazer a política de terra arrasada na terra guarani.

    O Duque se recusou, dizendo a agora famosa sentença:

    "Vossa Majestade vai compreender que sou um militar, não um açougueiro".

    E depôs as armas, encerrando sua carreira de líder estrategista brilhante.

    Quem rapidinho se apresentou para por em prática o arraso no Paraguai foi o Conde D'eu, ávido por agradar o sogrão…

    Christian Schulz

    MEU AMIGO, estás confundindo.

    O sr. Barão de Itararé nasceu 5 anos depois da República (Rio Grande, 29 de janeiro de 1895 – Rio de Janeiro, 27 de novembro de 1971).

    Sem mais.

Pitagoras

Aparício Torelli, o Barão de Itararé, tão atual quanto à sua época, e faz muita falta!

Glecio_Tavares

Vou levar meus 4 filhos e voces vão ver o que é uma baderna..

@ctemporim

Façam um desses em Minas também, aqui o jornal mais lido é um jornaleco sem nenhuma credibilidade chamado Estado de Minas, que todos sabem que está no colo do ex-governador Aécio Neves. Se bobear até vão tentar impedir um evento desses por aqui de tão feia a situação da liberdade na terra das Libertas Quae Sera Tamen.

    Carlos

    Que pessoal de cada estado organize o seu, todos associados ao do Barão de Itararé…
    Vocês aí poderiam criar o Centro Henfil…

    @ctemporim

    Ótima idéia! Ótima! Alguém mais de Minas interessado?

    dukrai

    já tem três, o Figueiredo, vc e eu. Vou falar amanhã, sexta-feira, com Pablo, um cara muito articulado aqui de BH, com quem participei na revista digital "cafecombytes" no começo do século rs
    meu email para contatos: [email protected]
    vamos botar o trein pra andar, os gaúchos e os paulistas pularam na frente.
    O Língua deTrapo é daqui de BH, a única questã é que é cruzeirense, fora isso é um dos bons pra convidar.
    abs

Figueiredo

Sensacional!! Tô nessa!!

    dukrai

    já tem três, o ctemporim, vc e eu. Vou falar amanhã, sexta-feira, com Pablo, um cara muito articulado aqui de BH, com quem participei na revista digital "cafecombytes" no começo do século rs
    meu email para contatos: [email protected]
    vamos botar o trein pra andar, os gaúchos e os paulistas pularam na frente.
    O Língua deTrapo é daqui de BH, a única questã é que é cruzeirense, fora isso é um dos bons pra convidar.
    abs

Deixe seu comentário

Leia também