VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Velocidade de Fachin para decidir contra Lula foi “espantosa”, diz advogado de defesa

23 de junho de 2018 às 18h09

Nelson Jr./SCO/STF/Fotos Públicas

‘Absolutamente surpreendente’, diz advogado de Lula sobre decisão de Fachin

Relator da Lava Jato arquivou e tirou da pauta julgamento de pedido de liberdade do ex-presidente na Segunda Turma do Supremo

do Estadão

O criminalista José Roberto Batochio, um dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se disse surpreso com a decisão do ministros Edson Fachin de retirar da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de liberdade do petista, que seria avaliado na próxima terça-feira (26).

“É absolutamente surpreendente”, disse Batochio ao Broadcast Político no início da noite desta sexta-feira.

O advogado comentou também que ainda não teve acesso à decisão, mas que “dizer que o fato de ter sido negado o trânsito prejudica o pedido não tem cabimento”.

Em sua decisão, assinada nesta sexta-feira, Fachin apontou a “alteração do quadro processual” após a decisão do TRF-4.

“Com efeito, a modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo”, escreveu o ministro.

A decisão de Fachin veio após a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Maria de Fátima Freitas Labarrère, rejeitar à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a possibilidade de recorrer ao STF contra a condenação na Operação Lava Jato.

A desembargadora, no entanto, admitiu que o petista impetre recurso especial junto ao Superior Tribunal de Justiça contra a sentença de 12 anos e um mês no caso triplex.

Batochio notou que a rejeição do prosseguimento dos recursos já era algo esperado pela defesa do ex-presidente, que pretendia entrar com um agravo já na segunda-feira.

Já a decisão deixa os advogados de Lula, pelo menos por enquanto, sem estratégia sobre os próximos passos.

“Esse é um fato absolutamente novo, precisamos saber qual o teor do despacho dele, como isso chegou ao Supremo. A velocidade (da decisão de Fachin) é espantosa, é uma coisa inédita”, disse.

Veja também:

Marco Aurélio diz à TV portuguesa que Lula está preso ilegalmente

Apoie o VIOMUNDO

Crowdfunding

Veja como nos apoiar »

O lado sujo do futebol

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Entre os mais vendidos da VEJA, O Globo, Época e PublishNews. O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestearam o futebol nos últimos anos. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e materiais esportivos. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo.

por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet.

Compre agora online e receba em sua casa!

 

4 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mané

25/06/2018 - 08h57

Este é o verme velho, mais cínico dos Tribunais . Atrás dessa cara de ¨sério¨e moralista ,esconde por certo ,um sociopata ,um frustrado seníl e impotente ,que não conseguindo ser reconhecido como gente ,apela à sordidez e as maldades que o cargo lhe confere . Um VERME ENVELHECIDO !!!

Responder

Hildermes José Medeiros

24/06/2018 - 23h07

Vai ser desse jeito mesmo, até uma definição, que não está à vista, mas pode ser pressentida. Há quem queira sugerir que o Presidente esteja sendo ingênuo por acreditar na Justiça. Será que o Presidente Lula acredita mesmo cegamente na Justiça, ou na política? Não fosse isso, já estaria solto, como alguns ministros até já verbalizaram. que assim aconteceria, caso desistisse de sua candidatura à Presidência, aceitasse essa chantagem e abandonasse seu caminho de liderança, quebrando a confiança dos que, em todas as pesquisas, têm colocado seu nome como o vencedor do pleito. Outra, uma armadilha, é a insistência nessa perseguição judicial sem fim, deixando a oposição aparentemente sem saída para libertar Lula, no caso através da Justiça. Os remédios que poderiam tentar uma solução, passam pela revolta popular ou um ato de força vindo do próprio sistema. No primeiro caso, a população como um todo, além de votar, não está imbuída em tomar nas próprias mãos, revoltando-se para resolver o problema, afastando os golpistas e libertando Lula. Há uma parte contrária nada desprezível. Outra solução, seria um golpe de força saído de dentro do próprio sistema, por exemplo, Temer, o títere do golpe, acionaria os militares (no nosso caso, também aliados do golpe) para impor uma decisão ao Judiciário, que comanda o golpe, como fez o Presidente da Turquia, Erdogan. Nada a ver. Esses dois caminhos são na realidade armadilhas para retirar das costas dos golpistas a responsabilidade pelo adiamento das eleições para presidente. O jornalista Ricardo Kotscho chega a dizer que as eleições estão chegando e o candidato “ninguém” lidera as pesquisas sem Lula. Lula sabe muito bem desse “ninguém”, que tentam que se candidate para ganhar as eleições e dar continuidade à ditadura que estamos vivendo. Esse o nó criado pela atitude de Lula de se candidatar, mesmo enfrentando a prisão, que terá de ser desatado, não pela oposição, mas pelos golpistas, que estão enfrentando dificuldades no caminho deletério que escolheram. Faltam menos de cem dias, logo estaremos sabendo. Até lá, poderá acontecer de tudo, inclusive o descrédito dos caminhos escolhidos para enfrentamento. Da parte de Lula, muito pouco além da resistência, mesmo preso, e dos apoios que possa receber. Do comando do golpe, o Judiciário, só um caminho: se tiver meios para tanto, aprofunda a ditadura e impede a realização das eleições para presidente, mas nesse caso o nó continuará ainda mais apertado, dada a falta de apoio popular e os problemas criados na economia, em desfavor do povo; ou abandona o caminho ilegal que segue, deixa a questão por conta dos políticos, e lava às mãos, tentando sair de fininho, que tem maiores chances de desatar o nó criado, abrindo caminhos à frente. Em qualquer embate, o principal é preservar uma porta de saída. Lula livre e candidato pode ser a chave dessa porta.

Responder

João Ferreira Bastos

24/06/2018 - 08h42

O VERME fachin

Responder

Marlene Neres

23/06/2018 - 22h32

O golpe continua, só termina qdo o PSDB estiver na presidencia. Parte do povo merece o país que tem, pois aceita condenaçoes sem provas baseadas apenas em delaçoes de presos vis por causa de ideologia politica.
O Brasil nao vai muito longe, é um pais fadado ao fracasso porque ninguem segue a lei, mas quer que os outros sigam.
Alias, o filme da lava jato foi um fracasso retumbante.
Delaçao ser usada como prova desacompanhada de provas materias é um acinte a inteligencia de qualquer ser humano que pensa.
É capaz de um delator dizer que alguem matou uma pessoa e nao apresentar o corpo e nenhuma prova de tal fato e a justissa aceitar.
Nunca vi um Supremo Tribunal Federal tão ruim, só estao preocupados com a globo e a opiniao publica.
É um supremo descartavel, ninguem sentira falta qdo esses juizes forem embora.
Se o povo aceita o errado como o certo merece o país que tem.
Pq o Aécio está solto.

Responder

Sérgio

23/06/2018 - 20h46

É com Supremo e tudo!!!

Responder

David

23/06/2018 - 20h24

O Fachin é mais um “achado” do PT.
E ainda dizem que ele era um progressista.

Responder

Deixe uma resposta