Urariano Mota: O estilo Bonner e Dilma

Tempo de leitura: 3 min

O estilo Bonner e Dilma

por Urariano Mota, do Direto da Redação

A maioria dos brasileiros observou o comportamento agressivo de William Bonner contra a candidata Dilma Roussef no Jornal Nacional. Aquela entrevista mereceria mais o nome de cilada, ou armadilha, se surpresa houvesse no caráter do apresentador. Mas não, se o homem é naquilo que ele faz, o âncora deus-nos-acuda há muito é um ser revelado.

Um breve perfil de William Bonner não deixaria de notar, em primeiro lugar, que ele é um jornalista medíocre. Surpresa? Não, ainda não. Em um meio em que a primeira condição de sucesso é não ter muitas ideias, e, de preferência, nenhuma, Bonner seria medíocre por estar na média. (Na mídia, ele diria.) Depois, de passagem, na sua média mediocridade seria notado e anotado que ele possui uma fidelidade, não a do gênero canino, porque os cães, até mesmo eles, sofrem lapsos de confiança quando atacados pelo vírus da raiva. Bonner é um jornalista de fidelidade maquinal, de obediência automática ao comando do nome Marinho. Surpresa? Não, ainda não. Os astros da Globo mantêm isso com o u m distintivo, um crachá que atravessa o peito e atinge a própria alma, como um sinete de qualidade.

Então, se tudo nele é médio, por que o seu alto cargo, de editor do Jornal Nacional? Antes que responda, “bem, alguém tinha que ocupar”, poderia responder que ele obedece à lei geral de, para aparecer na tela, o jornalista deve possuir um ar de bom moço, que mantenha aparências de dignidade mesmo quando chancele as maiores canalhices. O rosto simpático e nome de galã de filme B longe estão de um específico, de um caráter, digamos. Ainda que este parágrafo venha a lhe dar um aumento de salário e promoção na empresa Globo, devo dizer: o específico de William Bonner vem da rara condição de que ele é cria, criado e criatura da ilha de edição do Jornal Nacional. Um algo que somente pode viver e sobreviver naquela redoma, um ser que dorme com a sua apresentadora e acorda com a vinheta, a logomarca e a voz de anúncio, “Jornal Nacional !” William Bonner ali não trabalha, ele é, somente é, somente pode ser ali.

Bonner e o Jornal Nacional são uma só e uma mesma coisa. (Nova promoção para o rapaz.) Isso explica por que ele, WB, e JN sejam capazes de coisas inomináveis, sem engulhos, sem trauma ou vinco no rosto. Quem assiste ao Jornal Nacional percebe que o mundo ali vem desmontado entre caras e bocas, em dramatização de telenovelas. Chega-se ao limite do uso de trilhas sonoras, como todos devem lembrar das imagens editadas dos desastres e tragédias de aviões. Planos, tomadas, cortes, luzes, a revolta dos passageiros, a indignação dos parentes…

Lembram? Em cada edição, eram mostrados capítulos de telenovela, como breves documentários, como autênticos momentos-verdade, como um conjunto de imagens espetaculares, fogo, choro, convulsões, desespero, e reconstituições por recursos de computador, que misturados à narração do… repórter …. eram uma aula, uma lição de insuflar emoção nas… reportagens. Lágrimas, choros, prantos, fotos de crianças mortas, de jovens sem vida no vigor dos seus anos, e a culpa toda, insinuada e declarada, era do caos aéreo, e de Lula.

De carniceiro de tragédias, como no acidente da TAM, à última “entrevista” com a candidata Dilma Roussef, quando ele, WB ou JN, submeteu uma pessoa digna a vexames e interrupções o tempo todo, para que ela não falasse, nem completasse um só pensamento, há uma reta inflexível da máquina William Bonner. Assim como ele repetiu de outra maneira, na entrevista com a candidata Marina, ontem, quando fez dela parede para bater no PT, a falar do mensalão, mensalão,mensalão. E, justiça seja feita, a moça da ecologia Natura até que aceitou o ventríloquo e sparring. Ali, ele não era Bonner. Ali era Ali, Kamel. Ali ele não era Bonner, se é que alguma vez tenha sido tal apelido e nome “artístico” antes se chamar Jornal Nacional.

A esta altura, enquanto escrevo este artigo, não sei como será a entrevista com o vendedor de ilusões Serra, logo mais à noite. “Não sei” é modo de dizer. Mas sei, porque bem posso imaginar, que sempre é uma forma de saber, quando imaginamos em cima da experiência observada. O bravo William Bonner, ou o Jornal Nacional, fingirá que pergunta, enquanto Serra fingirá que responde, afetando surpresa. Assim manda a experiência de outras campanhas e edições WB ou JN. Surpresa? Não, mais uma vez não. A diferença é que desta vez, com a liberdade da web, todo o Brasil perceberá a farsa do teatrinho manipulador Jornal Nacional.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Gulherme

Sugiro um selo de qualidade doBarão de Itararé (para os Blogueiros progressistas) , para que os internautas que seja apenas curiosos possam priorizar suas buscas e não serem enganados por lobos vestidos de cordeiros … Obter o financiamento público por propaganda oficial é primordial ..

DUDEBOY

Eu acho isso muito bom……. O povo ja esta caindo na real . Eu mesmo nao assito esse canal faz um tempao e nessa eu nao caio….

ALBUQUERQUE

NÃO ENTENDI PORQUE O JN NÃO TEM MAIS NOTICIADO SOBRE O MENSALAO DEM AQUELE LA DE BRASÍLIA,SERA QUE É PARA NÃO PREJUDICAR A CAMPNHA DO ZÉ LAGÃO,CLARO,CLARO ,ELE SERIA O VICE DO HOMEM QUE CONSTRÓI RODOANEL DE POLVILHO.KKKKKKKKK.

Roberto

se a candidata nao rem condicao de enfrentar um reporter, o que podemos achar de governar o pais?
situacoes adversas normalmente faz parte da arte de governar

RUI BEZERRA

Se esse meninão achava que era páreo para a nossa guerrilheira, qubrou a cara. Será que ele cria mesmo que poderia encurralar uma fera que já provou sua bravura desde outras investidas inimigas, como quem pega um tucano, cansado e acuado?

Antonio

O Bonner Simpsons é aquilo: serviçal da direita, serviçal da Globobo. Não se pode esperar grandes coisas de gente assim. Mas o povo mudou. A Globo já não assusta. Já não faz presidentes na hora que bem entende.

Otaciel de Oliveira

UM ESCÂNDALO

O que dizem as pessoas que moram no mesmo condomínio que eu, sobre a participação dos candidatos no Jornal Nacional: "com Serra foi uma entrevista, com Dilma um interrogatório." Rapaz, a coisa foi tão escandalosa (até Roberto Jefferson Reconheceu) que eu não duvido nada que o tiro tenha saído pela culatra.

Otaciel de Oliveira

PRECISAMOS DE PELO MENOS 5 DIAS

Já comentei isto e volto a repetir: A Dilma não deve ir a nenhum debate em cadeia nacional que ocorra a menos de 5 dias antes da eleição. Este é o tempo necessário para se desmascará qualquer tipo de edição manipuladora. Lembrem-se que nem todo brasileiro tem acesso à internet. Portanto, é preciso tempo para desmascarar a manipulação. Eu ainda me lembro da edição do debate Lula x Collor.

    nina

    Também acho…..eles são profissionais do desacato e da manipulação.
    Todo cuidado é pouco.

Otaciel de Oliveira

NO JB ONLINE

A imprensa que me envergonha
Por Migliaccio

RI-DÍ-CU-LA

Foi a atuação do casalzinho de bolo de aniversário nas entrevistas no JN com os presidenciáveis. Você viu a agressividade do Bonner em cima da Dilma Rousseff? E a subserviência do mesmo diante do Serra, você viu?

Se não viu, não perdeu nada, a não ser mais uma oportunidade de ficar deprimido.

Se você tivesse visto, teria o desgosto de pensar em como a grande imprensa brasileira abriu mão de seu papel institucional e histórico. Quando eu cursei jornalismo, o que me fascinava era a chance de contar a história do país dia a dia. Capítulo por capítulo.

Mas a grande imprensa brasileira hoje abriu mão desse papel. Virou um partido político calhorda, que ataca de maneira inconsequente o presidente mais popular da história.

E Lula não é popular porque é bonito como foi Collor. Nem porque é catedrático como FHC.

Lula é popular, mesmo feio e sem instrução, porque fez a vida do brasileiro melhorar. Não só do brasileiro pobre, que com o Bolsa Família tem a chance de manter seus filhos na escola, para que eles não sejam párias como seus pais. Fez também a alegria dos empresários, dos banqueiros, estão todos felizes, não é maravilhoso!?

Lula é popular porque o BNDES hoje empresta mais dinheiro que o Banco Mundial. Porque pela primeira vez o governo faz obras estruturais nas periferias. Um amigo meu que mora na Rocinha custou a acreditar que o PAC lá era para valer. Demorou um ano, as obras não pararam e agora o meu amigo acredita que este govenro não é como os outros, que ameaçavam, prometiam, mas na hora de gastar o dinheiro público, davam prioridade a quem já tem muito.

E o Bonner, o bonequinho de bolo de aniversário, ali do lado da noivinha tijucana deslumbrada, tratando a Dilma com a maior agressividade. Ao ponto de a noivinha lhe pedir calma com a mão. É que ele quer mostrar serviço, eu entendo…

Quando chegou a vez do Serra, o combatente jornalista Bonner parecia um capacho. Em vez de perguntar do mensaláo do Arruda, ou o Valerioduto que começou com o tucano Eduardo Azeredo em minas, perguntou do mensalão do PT. Aquele do olho roxo do Roberto Jefferson.

Mas a Dilma já está dez pontos na frente do Serra (o Ibope dá cinco e o Datafolha empate, hahahahah).

Imagine quando o sapo barbudo aparecer no horário eleitoral…

Aí a Dilma ganha no primeiro turno, aposta o meu amigo e cientista político Davis Filho.

Mas, se daqui a 100 anos, um adolescente for consultar os arquivos de jornais da Biblioteca Nacional, vai ler o Biscoito-de-praia, os caipiras-britânicos e a revista-que-pensa-que-o-leitor-é-cego e concluir que Lula foi pior que Hitler.

A imprensa brasileira perdeu a compostura. Ataca o presidente mais querido da história, coisa que nem seus adversários políticos ousam fazer.

Como eu me envergonho de ser jornalista…

Ed.

Pessoal, a programação, em rede nacional, da "campeã de audiência nos traz:
Renato Machado, Alexandre Garcia, Miriam Leitão, Ana Maria, Bonner, Waack (TODO DIA)
Faustão, Galvão (TODO FIM DE SEMANA! … Tá esqueci vários, mas já deu, pô!)
Quem aguenta isso, aguenta qq.coisa!…
Por isso ninguém segura esse pais!

josé gilvar gonzaga

MOSTRA O CHORO COM LAGRIMAS DE CROCODILIO, DO BUNDER, QUANDO O GENERAL CIVIL ROBERTO MARINHO MORREU. COMO DIRIA OUTRO JABULADOR, ISSO É UMA VERGONHA COM CANALHICE

DANIEL

Não respeitaram uma dama e futura presidenta do Brasil, o casalzinho pensa que impressiona alguem são ridiculos como a emissora em que trabalham.

Franco Atirador

.
Deu nitidamente para perceber que o casal telejornal estava recebendo orientações pelo ponto de ouvido.
Em todas as entrevistas do JN.
Realmente ali era o Ali.
.

Darcy Medeiros

Bonner e Dunga.Qual dos dois é o mais incompetente?

    Jairo_Beraldo

    Peraí, Medeiros. Dunga tem e fez história. Bonner conta estória. Não mistura as coisas.

DUDU

Perfeito.
Mostrou, certinho, quem é o pulha chamado willian bonner.
Com Dilma foi grosseiro, covarde, péssimo entrevistador, apoplético, enfim um pulha.
Com serra, baixou as calças…

    Alcimar

    Eu queria entender porque a Dilma vai a essas entrevistas? Ela não devia nem ir para o debate da Globo e fim de papo. Ela vai ter 47 dias na tv e no rádio tá bom demais para liquidar a fatura. Só o PT acreditou que o Bonner ia aliviar.

Glaucia

O JN há muito não faz parte das minhas preferêcias jornalisticas. O WB é típico Pitbonner "pau-mandado". Estou cansada de notícias manipuladas, e isso não é só na Globo. Não assisti às entrevistas, pois já escolhi minha candidata (não é a Dilmá), e é sempre a mesma embromation, as mesmas promessas vagas e irrealizáveis.
Isso mesmo, Rose.
Parabéns, Urariano.

O Brasileiro

Os filhos do Roberto Marinho batem, e dona Lily assopra!
Ou o tal terreno que o Serra deu pra Globo vale muito, ou tem muito rabo preso entre eles que a gente desconhece!

DANIEL

EU nao assisto mais esse canal ,faz tempo.

Baiano

a única coisa que o bonner tem d ebom é a mulher……inc´rivel como mulher bonita só gosta de cretino

    vera oliveira

    ela é cretina igual á ele

monge scéptico

Na mosca!!!!heheheheheh1

Márcia Aranha

A melhor definição que já ouvi de Bonner (de alguém que já trabalhou no "jornalismo" da Globo) é que ele é um Cid Moreira metido à besta…

Bonifa

Bonner não é apenas medíocre, ele é um idiota. De viver na sua ilha, ele pensa que ela concentra o maior de todos os poderes da face da Terra. E de conviver com notícias, ele pensa que tem o direito e o poder de manuseá-las, infundir-lhes importância e orientá-las a seu bel prazer. Confunde as notícias e suas épocas, julga quintiura o que já é demodê. O tempo desbotou o tal mensalão do PT e depois vieram mensalão do DEM e do Arruda, valerioduto tucano, mensalinhos etc, de tal sorte que falar de mensalão agora significa tanto quanto falar dos pregos da Arca de Noé. Entra por um ouvido e sai pelo outro, mas o Bonner pensa que é um mago que tem o dom de ressuscitar notícias que já foram devoradas pelos vermes do tempo. É um idiota em seu trono virtual.

Franco Atirador

A PREVISÍVEL CONFRARIA DO JN NA RGTV
Ao ler a transcrição do diálogo cordial do Serra com o casal Bonner Simpson, da RGTV, cheguei à conclusão de que, embora o desprezível casal tenha mais se desculpado por algumas colocações feitas do que propriamente o inquirido, Serra não conseguiu esconder o rabo, de tão comprido que é.
Depois de trocarem figurinhas para que o candidato se apresentasse e criticasse o PT, Serra falou sobre a aliança com o deputado cassado ROBERTO JEFFERSON do PTB.
Logo em seguida, trataram da falta de experiência do vice INDIO DA COSTA (DEM-RJ), que foi apenas vereador e deputado (curiosamente esqueceram de citar a experiência de Indio na Secretaria de Administração de Cezar Maia do DEM-RJ). Serra afirmou que além disso Indio tinha "livros sobre administração" e que "isso o qualifica perfeitamente", afirmando se sentir "muito bem com ele."
Depois, mudaram de assunto para falar se Serra vai adotar o modelo de PEDÁGIOS de SP nas rodovias federais. E ele disse que … SIM!
No final, a mensagem chorosa de sempre, beijos e abraços.

Antonio Silva

E aí companheiro, o que fazer ? .
Já ligou para o SAC`s daquele grande supermercado e da famosa fábrica de automóvel que patrocina o telejornal da TV lixo ? .
Então, pegue o seu telefone, ligue para os SAC´s destas empresas e comunique-as que não comprará mais seus produtos por causa do financiamento destas empresas ao maldito telejornal da rede lixo .

É de graça, liguem para o SAC 0800******* .

Jairo_Beraldo

O Zé maltrata mulheres jornalistas. O Bonner maltrata mulheres candidatas. Almas gemeas o Zé e o Bonner.

Rita

Fiquei tão indignada com a entrevista, que fui me cadastrar no site da globo para escrever àquele jornaleco. A grossura do apresentador foi uma coisa abominável, ele pode até ter a preferência dele, mas naquele momento ele teria que ser imparcial, coisa que só jornalista de alto nível consegue, e ele não faz parte desse time.

    Odete

    É verdade Rita. Quando recebemos alguém em nossa casa, mesmo não simpatizando com a pessoa, temos que ser, no mínimo, cordiais. É isso que fazem as pessoas educadas, civilizadas. Convidar alguém para sua casa para lá destratá-lo é de uma falta de educação absurda.

Wyllison

Tem muito tempo que eu não assisto o JN, prefiro nem falar, não vou fazer propaganda deles.

    Guilherme

    Estou com você. Se um número expressivo de nós procedermos deste modo, obrigará a empresa a mudar de atitude porque perde audiência e consequentemente perde receitas de faturamento.

Roberto Locatelli

"todo o Brasil perceberá a farsa do teatrinho manipulador Jornal Nacional."

Não, não perceberá. As pessoas assistem à Globo em estado de semi-hipnose. Perguntei a pessoas que conheço sobre a impressão que tiveram. A maioria só se lembra que a entrevista com Dilma foi tensa e desagradável. Com Serra, ao contrário, foi suave e agradável. Elas não se lembram das respostas de Serra nem de Dilma. Apenas da "impressão".

A grande lacuna do Governo Lula foi não construir uma alternativa real de mídia. Lula ainda é, em boa medida, refém da Globo.

Esperemos que, apesar disso, Dilma vença. De preferência, no primeiro turno, e "de lavada". Depois, uma das principais tarefas da Infosfera e do PT nesta década é corrigir essa perigosa falha.

Marcos C. Campos

Excelente artigo, Uraniano. Espalhe pela net !!!

Rafael

Estranho seria se o jn fizesse o contrário. Não surpreende em nada. O casal bonner faz o que mandam, nunca vão fazer nada contra o que são mandados. Nunca vão arriscar o emprego por um jornalismo isento. Essa entrevista não vai mudar o rumo da campanha. Para mim mostra que a globo não acredita na vitória do serra. Dignidade para esse casal é uma palavra que eles não tem a mínima idéia.
E para piorar a situação eles não têm nenhum escândalo para tentar prejudicar a imagem da Dilma, pelo contrário Dilma só tem o que comemorar: emprego recorde, inflação controlada, crescimento da economia.

simonebh

Eu admiro muito o Urariano. Ele sabe como ninguém interpretar nossos sentimentos, e agora, nossa revolta com relação ao bonitinho da globo. A cada dia fico mais enojada com a tv. Não aceito a manipulação, descarada ou sutil, dessa mídia. Somente nos blogs podemos compartilhar noticias e conhecimento. Obrigada, Azenha.

Marcelo de Matos

Bonner perguntou a Dilma por que o Brasil cresce menos que a China e a Índia. O crescimento que importa, porém, é http://www.band.com.br/jornalismo/economia/conteu…. “Nos últimos dois anos, a classe média brasileira expandiu 21,5%, colocando cerca de 25 milhões de pessoas no meio da pirâmide social. Com isso, neste ano, a classe C já corresponde a 103 milhões de brasileiros e a expectativa do governo é de que até 2014 essa fatia social receba um incremento de mais 10 milhões de pessoas, chegando a um contingente de 113 milhões”. “Tal dinâmica reflete as condições favoráveis da macroeconomia para as camadas de menor renda, a saber, o aumento do salário mínimo, o controle da inflação, a geração de empregos e os benefícios sociais, como o programa Bolsa Família”. “O poder de compra das classes sociais de menor renda evoluiu constantemente. Tanto que as classes C e D já superam a B em poder de consumo. Essa nova classe média conhece seu poder de compra e escolhe muito bem o que colocar na sacola”.

ferrera13

'Ôrra, meu. É parte inerente da ideologia dessa trupe. "Amigo meu não tem defeito, inimigo se não tiver eu ponho". Lembram do fórum do millenium? Se ele JN, ou melhor Willian Bonner, não foi mandou representante. Cumpre fielmente aquilo que Jabor chamou de democracia. É "partir pra cima, com tudo" (não sei se foram exatamente essas as palavras, mas o contexto é o mesmo).

Com as palavras o Urariano, chegamos a seguinte conclusão: PSDemB só existe em São Paulo e mantém escritório nos outros estados. No Rio, funciona no núcleo do WB, ou melhor, Jornal Nacional.

    isaias matos vieira

    sra que o boner tomou lexotan ?

Brasil podre..

Serra é uma piada, mas Dilma é uma também convenhamos.
Só vejo a Marina com um discurso diferente e discutindo o que realmente importa.

    Haral

    Podem ser uma tragédia, convenhamos!
    Podem ser alguma coisa, convenhamos!
    Podem ser hipócritas, convenhamos!
    Podem ser o que cara? Diga alguma coisa de conteúdo. Apenas dizer que são piada e convenhamos é pior do que dizer nada.

    Rafael

    O que realmente importa?

    Gerson Carneiro

    Marina com um discurso diferente ???
    Tô vendo a hora da Marina pedir perdão para o Serra também.
    E vai ser em um dos próximos debates.

Liz Lee

Eu fiquei horrorizada com a falta de cortesia para com a senhora Dilma, se não dizer, uma tremenda grosseria por parte desse "pseudo ator".
Há muito tempo que não assisto aquele jornal, faz muito mal prá saude mental das pessoas.

Brasileira

Bonner e Maitê são as duas faces da "globo". Continuar assistindo é uma escolha. Eu já fiz a minha: Que tal um dia sem "globo" na vida de todos nós?

    Haral

    A minha escolha há muito foi feita.Sinto asco em sentar diante de uma TV para assistir a maioria dos canais abertos. A Gloebels então me faria vomitar.

    Heitor Rodrigues

    Que tal todos os dias sem Globo? Como eu faço. Simples assim.

Ivonete

A duplinha do JN poderiam ser chamados de Bonnie & Clyde.

Gerson Carneiro

Que se faça justiça: não há como negar que o Bonner "não tenha experiência nenhuma" em dramatização.

[youtube s65I_8t6ses http://www.youtube.com/watch?v=s65I_8t6ses youtube]

MILA

Sabujo qye serve a coisas impublicáveis.
Bonner é mais um Bozó com crachar da Globo. Chico Anisio se tornou tambem um.

A. S. Braga

Urariano, a minha certeza e de todos, é que esse b..t. junto com a mulher daqui um tempo vai estar jogado a escanteio!!! A. S. Braga

walter junior

após este inicio a campanha do pt deve tomar atitude e boicotar o debate da globo alegando comportamento diferente e tendencioso do casal45

nancy lima

não vejo o JNWB desde o acidente da TAM,dei uma pausa pra ver Dilma e pronto,desligo novamente,venho logo cedo prá lêr aqui e em outros blogs os comentários assim dessa forma preservo minha saúde e esse artigo é prá repassar e guardar´pois o sr.JNWB ficou pelado neste artigo.

lucia

…"Então, se tudo nele é médio, por que o seu alto cargo, de editor do Jornal Nacional? Antes que responda, “bem, alguém tinha que ocupar”, poderia responder que ele obedece à lei geral de, para aparecer na tela, o jornalista deve possuir um ar de bom moço, que mantenha aparências de dignidade mesmo quando chancele as maiores canalhices"

Perfeito ! Parabéns

francisco.latorre

boneco de corda.

..

Maria Luiza

Eles fingem que entrevistam, Serra finge que responde e nós fingimos que Serra é um candidato que pode ameaçar a candidatura de Dilma.

rose

Estou revoltada. Já enviei um e-mail de protesto para a Globo. Agora vou enviar um para o Ministério Público

    Jairo_Beraldo

    Tanto ela quanto eles, vão te dar uma banana!

giuliano

a campanha da dilma tem que discutir sao paulo.
o modelo de sao paulo eh o queremos para o pais?

Luis

"I will be Bonner". (A.Schwarzenegger)

    Heitor Rodrigues

    "a máquina William Bonner", O Exterminador do Futuro.

Tania R Guimaraes

Ondavermelha em todo o Brasil, e nao tem pena de tucano nem pig voador nem pena de indio que a pare

    Jairo_Beraldo

    A onda vermelha já se espalhou pelo país. Não tem volta. Não tem para ninguém.

carmen silvia

A máquina wiliam bonner.Perfeito.

Rogério

Com José Serra, William Bonner não foi o Pitt Bonner.

SérgioFerraz

Com Dilma ele se comportou como um Pitbull e com Serra como um Poodle Toy.

    Leonardo Ferreira

    Perfeito o seu comentário.

Deixe seu comentário

Leia também