Urariano Mota: Nesse domingo, o Recife voltou a ser vermelho

Tempo de leitura: 3 min

recife

recife 2

Urariano Mota com  João Paulo (primeiro, à esquerda), “o candidato ao Senado que a pregação do cadáver de Eduardo Campos crucificou nas urnas” 

por Urariano Mota, do Recife

Ontem, o Recife Antigo – ruas em torno do porto, onde a cidade nasceu – se tornou vermelho.

Com um convite à militância de Dilma para que comparecesse à saída do bloco de carnaval Eu Acho é Pouco, houve um comparecimento em massa de todas as tribos de esquerda e de centro e indecisos no Marco Zero e na Rua do Apolo. Olhem, a cor dominante era a vermelha. E com alegria e com orgulho.

Todas as tribos, quero dizer, velhos, crianças, jovens, idosos, bebês carregados no colo e em carrinhos, mas nada de escadaria Odessa no Encouraçado Potemkin, apenas uma formação de militância. Essas crianças vão ser socialistas e de esquerda no futuro, eu não tenho nem dúvida. E quando eu digo todas as tribos, quero dizer também: classe média, trabalhadores, estudantes, negros, brancos, mulatos, caboclos, intelectuais, artistas e analfabetos. E moças e moças e moças de todas as cores, evangelhos e credos, num autêntico creio em deus pai todo poderosos criador da esquerda e da terra do Recife.

Aquela ideia de não-lugar, de estranhamento, de virar estrangeiro em minha própria cidade, que senti com o resultado das eleições para governador, foi embora. O Recife ontem voltou a ser o abrigo primordial do útero coletivo. A terra que nos faz crescer com novas forças, como aquele deus grego que no contato com o chão virava imortal.

Houve, em especial, dois instantes comoventes: por volta das 5 e 30 da tarde um congraçamento de blocos, com seus bonecos gigantes (e cada um de nós é um boneco daqueles), entrou na Rua do Apolo, que no passado era rua de prostitutas e hoje é rua de todos nós, amantes, amados e amadas.

O outro momento foi o ex-prefeito João Paulo, que a pregação do cadáver de Eduardo Campos crucificou nas urnas. João Paulo chora com um sorriso. Havia filas de pessoas querendo tirar fotos a seu lado, os famosos selfies, que não mais são selfies, mas registros de um momento único.

Eu entrei na fila e queriam tomar o meu lugar, ao que eu protestava: “eu estou na fila”.

E consegui tirar uma foto ao lado do ex-prefeito, que trazia no rosto as marcas tristes da última batalha. E gritei na hora das luzes: “O melhor prefeito do Recife”. Eu não pude nem olhar para ele, que respondeu com um gutural, de voz embargada: “Muito obrigado”.

Não sei se a tarde e a noite de ontem foram termômetro das urnas. Mas com tanta gente de todas as cores e raças e idades, dos bebês que não estavam em Odessa, mas cujos pais iriam à escadaria se estivessem na Rússia do czar, debaixo da estátua de Chico Science na Rua da Moeda, eu soube então que ontem o Recife foi o lugar. Do Brasil.

Leia também:


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Espero nada mais que o orgulho nordestino aflorando no dia das eleições. Nem precisa gratidão ao presidente Lula, filho da terra, e Dilma, afinal a obrigação deles enquanto gestores é buscar fazer o que fizeram. Mas os nordestinos terem a dignidade ´para enxergar aqueles que os respeitam de verdade, em todos os momentos.

Maria Paula

Feliz…e feliz!E muito bom ver o povo de Pernambuco com #Dilma 13

lio

VIVA DILMA !!! VIVA O RECIFE…..VIVA O POVO PERNAMBUCANO QUE NÃO VAI DEIXAR NÓS, O POVO !!!!!

Beto

Azenha, veja o Twitter do Protógenes Queirós!

edson

Caros Pernambucanos não deixem o ódio da MARINA contaminar esse povo de luta democratica, voces observaram a discordia que ela implantou no PSB. O Partido ficara igual o PV com rumo para a direita, já está, vez que o MADAME VIUVA ofereceu almoço ao AECIOPORTO e o apoiou junto com a FADA DA FLORESTA. Todavia a
partir de amanhã LULA E DILMA irão reverter o processo de votação dia 26 NO ESTADO.

Salusa Ribeiro

Está aí um fato sociológico de muita grandeza. É provado, agora, que Recife, Pernambuco, aliás, orgulham o Brasil por inteiro essa tomada de posição de luta do Estado de Pernambuco com Recife na vanguarda defendendo determinadamente a candidatura vencedora de Dilma à reeleição presidencial. (Salusa Ribeiro)

Renato Valle Bittencourt

Todos esperamos uma boa vitória de Dilma em Pernambuco. Que seja apenas pra calar um certo blogueiro pernambucano, que sonha com o enterro do PT e postou até uma foto de Miguel Arraes, insinuando que ele gargalharia debochadamente, se fosse este o destino petista. Sem legenda, a foto formou com o texto a maior canalhice de todas as aparecidas nesta eleição tão canalha. Vinda de um jornalista, o que no Brasil virou rotina.

Sérgio

Foi uma tarde emocionante, a tempos não vista, lembrando bem os tempos de militância desde da primeira eleição para presidente, no ano de 1989. Agora, espero que o PT acorde para importância da militância do partido, que é ao meu ver o maior patrimônio do partido, bem maior que o nosso grande líder Lula, afinal ele como todos nós somos imortais, mas os ideais de solidariedade, de busca pela melhoria de vida de todos, esses ideais só se conquista com junção da massa aglutinada a um ideal de luta, esse é grande papel da militância do PT. Dia 26 Dilma – 13!!!

Urbano

Espero que o relincho do primeiro turno não se repita… Já tivemos tempo bastante para alumiar as ideias, então é retirar o luto e vestir o vermelho. O que tínhamos de cair do cavalo sem paraquedas, já caímos, portanto não se justifica novas tragédias. Afinal de contas, eleição presidencial não é bingo de quermesse, não. E velório muito menos…
Em outras palavras: ou o que vem dando certo há doze anos (inclusive com a Presidenta Dilma Rousseff) ou o tsunami com ondas de duzentos metros, chamado aéreo never. O raio cair duas vezes no mesmo lugar ocorre e é aceitável, até pela lei das probabilidades. Já em relação à burrice, mesmo que a mesma lei venha a estar presente, mas é simplesmente inaceitável.

    Urbano

    Corrigindo: … portanto não se justificam novas tragédias.

Aroeira

Em Recife, onde Lula e Dilma deverão estar nesta terça-feira, os votos da Marina e da viúva Porcina estão começando a migrar para Dilma. É incrível, mas está acontecendo.

Se eu fosse o Lula eu iria, ainda que sozinho, até Garamhuns. E dali sua presença seria notícia por todo agreste pernambucano: Caruaru, São Caetano, Arco Verde, Serra Talhada, Custódia, Sertânea,
Bezerros, Gravatá e Vitória de Santo Antão… Neste último município ele poderia tomar uma dose do aguardente Pitú, que ninguém é de ferro.

Ele merece uma cachacinha Pitú. É menos nocivo do que cocaína, não é Aécio? Pelo menos eu acho.
Responder

Benedito

que a viúva do campos apoie o aécio, tudo bem, afinal são duas famílias oligarcas. mas que o povo caia nessa eternamente, é pedir demais para uma cidade com histórico de luta política de esquerda e de manifestações artísticas que vão do culto à tradição popular até a vanguarda. viva recife! dilma 13!

maria carmen souza de moura aguiar

Eu amo Recife e se estivesse ai com certeza iria,pois acredito que Dilma ainda é a melhor opção,espero que os pernambucanos sejam conscientes na hora de votar e sepulte e dê o descanso merecido a Eduardo Campos,pois hoje ao ver Marina Silva deixo de acreditar um pouco no ser humano,acorda Brasil

Deixe seu comentário

Leia também