Times: British Petroleum corre risco de quebrar

Tempo de leitura: 2 min

Grã-Bretanha prepara plano de contingência em caso de quebra da BP

do Yahoo, por sugestão do Carlos Alfredo Gomes

LONDRES (AFP) – O governo britânico está preparando um plano de contingência para uma eventual quebra da petroleira BP em consequência dos custos gigantescos relacionados com o vazamento no Golfo do México, informa o jornal The Times.

Estas conversações entre autoridades dos ministérios das Finanças e da empresa refletem a preocupação crescente do governo sobre as possíveis consequências de uma quebra da BP, destaca o jornal, que não identifica as fontes.

“Não está claro o quão ruim as coisas vão ficar, mas o governo precisa estar preparado para qualquer eventualidade”, disse uma pessoa ligada às negociações e citada pelo jornal.

O Times afirma que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o secretário de Energia, Chris Huhne, devem conversar sobre o futuro da BP com representantes do governo americano durante uma viagem programada para Washington no dia 20 de julho.

Outra pessoa ligada ao caso declarou ao jornal que já foi especulado se – no caso de circunstâncias extremas – o governo deveria intervir para salvar a BP, que era o maior grupo britânico antes de perder metade do valor desde o início do vazamento, provocado por uma de suas plataformas no fim de abril.

Isto provocaria um plano de resgate similar ao adotado para os bancos no pior momento da crise financiera mundial.

O Financial Times informou nesta quarta-feira que apesar da BP estar interessada no apoio de novos investidores, e em particular dos fundos soberanos dos Estados do Golfo Pérsico, a BP não tem a intenção de emitir novas ações.

A BP revelou na segunda-feira que já gastou mais de 3,12 bilhões de dólares, uma quantia quase US$ 500 milhões superior que a da semana anterior.

Privatizado em 1987, o grupo emprega 10.000 pessoas no Reino Unido e controla importantes ativos energéticos, como o sistema de oleodutos que une meia centena de campos de petróleo e de gás no Mar do Norte.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Célio Ishikawa

Pelo capitalismo que me explicaram quando criança, ocorre um darwnismo de um negócio ultrapassado falir por suas próprias falhas e outro negócio inovador vai ascender. Por essa lógica a petroleira vai falir e vai ascender uma exploradora de lítio (que talvez possamos chamar de Litioeira) no Afeganistão, de forma que em umas décadas os carros seriam elétricos (bateria de Lítio) de multinacionais afegãs, as rádios tocariam músicas afegãs, etc.

Cresci e vi que o capitalismo não é tão honesto assim. Me preocupa se não vão confiscar o Lítio afegão para salvar uma empresa inglesa…

Kiko

Quanto a mudança no código florestal brasileiro, comentário genial, fala tudo em poucas palavras, postado no Nassif: "Essa lamentável insanidade politica mostra que a opinião publica não amedronta mais.
Aprovar uma barbaridade dessa numa noite escura ainda vai, mas com milhares de desabrigados, vitimas de enchentes ocorridas ha poucos dias é demais. Varias cidades foram totalmente destruídas.
Mostra que esses políticos não tem mais nenhuma preocupação quanto a estranheza de seus atos.Mesmo com a lei vigente vemos uma imensa destruição de norte ao sul do pais, imagino o que não acontecera com essa "flexibilização". Em pouco tempo assistiremos mais uma infinidade de calamidades decorrentes da forma desrespeitosa como tratamos nossos rios e matas ciliares.
É um dia muito triste para o Brasil. As consequências serão seríssimas. So não vê quem é cego, ignorante ou mal intencionado."
Estou certo que os deputados que votarem sim, contra a natureza, não terão, nunca mais, o voto do povo.

Kiko

Terremotos em lugares onde nunca houve, enchentes grandes e frequentes completamente fora do normal, El´nino, La´nina, aquecimento global, furacões em lugares onde nunca houve (Brasil?), Tsunamis, entre outros fenômenos mais. Está difícil perceber que o homem está agredindo e agrediu demais a natureza? Estupidez humana. Mais, boi não traz nem nunca trouxe desenvolvimento, ou o Brasil seria uma super potência há décadas, é estúpido sequer pensar uma coisa dessas. Desenvolvimento traz tecnologia, empresas como multinacionais e etc… ”Incluindo todos os produtos da evolução orgânica, ou seja, a vida biológica do planeta, de genes até espécies e ecossistemas, a biodiversidade ganhou grande importância com os avanços da engenharia genética e o consequente aproveitamento dos recursos biológicos e genéticos como matéria-prima para as modernas tecnologias. Tal fato confere à biodiversidade um valor estratégico no chamado novo paradigma tecnológico passando a ser fator de acirradas disputas geopolíticas. E a preservação da vegetação natural é condição para a preservação da biodiversidade.”

EDSON HAUTSCH

Os americanos sempre se colocaram na posição de sindicos do mundo.
Entendem de tudo, principalmente de jogar bombas nas cabeças de inocentes.
Rotineiramente recebem um castigo.
Esse vazamento é só mais um dêles.
Quanto aos Ingleses, que se explodam.
Isso nos traz à memória uma ocorrência do Governo FHC.
Lembram da P 36 ???
Será que um dia vamos saber a verdade?

    Carlos

    Mas não é so caso da P-36 que clama esclarecimentos… tem também os vazamentos na Reduc (18.01.2000) e na Repar (16.07.2000).

kimparanoid

"Privatizado em 1987, o grupo emprega 10.000 pessoas no Reino Unido e controla importantes ativos energéticos, como o sistema de oleodutos que une meia centena de campos de petróleo e de gás no Mar do Norte."

Pelo visto, em todo lugar a privatização funciona do mesmo jeito: lucros e dividendos privados; prejuízos públicos.

Leonidas de Souza

Mais uma desse novo tipo de empresa "Tão grande que não pode quebrar", então, convoquem os contribuintes para salva-la.
Depois, se a dívida ficar muito grande, cortamos os salários, as aposentadoria e aumentamos os impostos.
Claro que isso causa desemprego, mas para essa contingência nós temos as Forças Policiais muito bem preparadas e equipadas.
Depois, chamamos um monte de "economistas" para explicarem porque tudo isso foi necessário. Argh!

    Carlos

    E também jornalistas amestrados, tipo… desnecessário citar nomes, né?

    Amanhã, 8 de julho, 74 anos do nascimento de Aloysio Biondi – falecido em 22 de julho/2000.

Lucas Cardoso

"Isto provocaria um plano de resgate similar ao adotado para os bancos no pior momento da crise financiera mundial."

Quando o governo do Reino Unido anuncia uma coisa dessas, seu principal objetivo, na verdade, é não precisar prestar socorro à empresa. Um anúncio desses tranquiliza os investidores do mercado de ações que, como bons apostadores, preferem o certo ao duvidoso.

Não duvido que, se necessário, o governo realize um plano de resgate. Mas acredito ser muito mais provável que esse anúncio foi feito mais pra acalmar "o mercado", assegurando o retorno daqueles que não venderem ações da BP.

    Carlos

    Mas ações perderam metade do valor, Lucas.
    Não bastasse o estrago já ocorrido, a empresa não consegue estancar o vazamento, ou seja: os probklemas continuará até…

Jairo_Beraldo

A Petrobrás poderia emcampar esta empresa incompetente e ensinar os estadunidenses a trabalhar em plataformas em alto mar.

Tim

Estudo fajuto e “vazado”, armação, tenho 100% de certeza disso. Assim com a campanha lançada à pouco tempo attrás que tentava convencer que o aquecimento global não existe e seria uma mentira criada gente interessada em lucrar com isso, apresentando uma teoria completamente insana e sem o mínimo sentido de que os empresários e industriais lucrariam com isso (impossível uma vez que preservar é que demanda gastos e investimentos, além de mudança de uma postura erraada e absurda adotada ao longo de anos), e ainda te quem acreditou, deveriam acordar e se dar conta de que existe um movimento mundial, nos bastidores, de acabar com a conscientização que atingiu no presente o mundo quanto as questões ambientais, de pregar que destruir a natureza é bom, que a poluição no ar não é causada pelas chamin´pes das indústrias, que a poluição nos rios não é causada pelos dejetos químicos que as pessoas vêem ser despejados ali, enfim, enttre outros absurdos, e o que mais impressiona é que tem quem acredita, mais, repete essas asneiras absurdas e completamente opostas à realidade.

Realista

” Incluindo todos os produtos da evolução orgânica, ou seja, a vida biológica do planeta, de genes até espécies e ecossistemas, a biodiversidade ganhou grande importância com os avanços da engenharia genética e o consequente aproveitamento dos recursos biológicos e genéticos como matéria-prima para as modernas tecnologias. Tal fato confere à biodiversidade um valor estratégico no chamado novo paradigma tecnológico passando a ser fator de acirradas disputas geopolíticas. E a preservação da vegetação natural é condição para a preservação da biodiversidade.”
Esse estudo que Aldo Rebelo está usando como desculpa para agredir o código florestal brasileiro “vazou” ou “foi vazado”? É muita “coincidência” que justamente quando estão reformando o código florestal brasileiro “vaze” um “estudo” que defende absolutamento todos os interesses dos pecuaristas, mais, um “estudo” feito por uma integrante do conselho dos EUA que decidiu contra o protocolo de Kyoto, ou seja, uma pessoa que é contra a natureza e sua preservação, se dependesse dela desmatariam tudo.

Maria Dirce

Os grandes países que falam tanto da nossa amazonia devastada pela queimada dizem eles,que precisa ser internacionalizada para sua preservação pq o brasileiro é incapaz de fazê-lo,conseguiram destruir em pouco tempo o ecossistema do golfo méxico, que por muito tempo ficará sem seus biomas marinhos graças aos Usa e Inglaterra que "são tão preocupados" com o planeta!!!!!Inclusive o Charles que é tido como guardião da preservação do planeta.O Golfpo Pérsico mostrou essa "preocupação"!!!!!!

    Maria Dirce

    Golfo do méxico

dukrai

Azenha, o assunto é gravíssimo e o bloqueio da imprensa que era camuflado passou a ser política de Estado dos EUA.
Podia abrir um forum permanente das matérias coletadas na imprensa e outras informações.
Documentos internos da BP falam de um vazamento de 100 mil barris por dia; 16 milhões de litros X 50 dias = 800 milhões de litros, vinte vezes maior que o Exxon Valdez, até agora. O vazamento continua no mesmo ritmo porque o plataforma explodida está localizada num mega-poço de volume não divulgado pela imprensa.
A captura de petróleo do oceano atingiu o máximo de 25 mil barris, mas os dados não são confiáveis porque a BP mente sempre.
Se for pensado num cenário realista de um vazamento de 100 mil barris/16 milhões de litros por dia e uma captura de petróleo do máximo declarado pela BP de 25 mil barris/4 milhões de litros, 75% do petróleo contido no poço está escoando para o mar, até o seu esgotamento, sem chances da pressão diminuir por causa da sua profundidade.
É aterrorizante. Isto se ficar restrito à costa dos EUA e não atingir Cuba e o Caribe, como presume-se que aconteça.
E a BP, que já perdeu 50% do valor em bolsa, vai quebrar.

    Carlos

    Assutador, cara.
    Coerente com os princípios do neoliberalismo que levaram à privatização da BP em 1987, governo inglês vai permitir a quebra, pura e simplesmente?
    Arrisco dizer que não.

eduardo ayrton

eu queria ver a crise entre o gov americano e o ingles qd a BP quebrar e falar que não há como conter o vazamento pois não tem mais $$$ para investir.

    Carcará!

    Você tem que entender Eduardo, se o problemas deles não tiverem solução o nosso sonho da "Pré-Sal" morre junto, será considerado perigoso investir em retirar petróleo do mar.

    O melhor dos mundo é (ta-daaa), terem que chamar a Petrobrás pra solucionar a lambança.

    Se ela tem a competência, não deve demorar… Aí a FOX News vai achar que é conspiração!

    Ricardo Tolentino

    Será a glória terem que chamar a Petrobrás para ajudá-los a consertar a lambança que estão praticando. Mas, tem ujm detalhe nesta história toda: a Petrobrás só deve ir lá depois que eles fracassarem, pois do contrário , nós consertaremos o mal feito deles e eles com a maior cara de pau, dirão que a Petrobrás apenas prestou assessoria. É melhor deixá-los com o abacaxi até eles se cansarem e declararem que não dão conta do recado., e ai eles façam um convite as claras solicitando ajuda!

    Carcará!

    A Fox deu que a Petrobras está por trás, sabotando, desse vazamento, e tem brasileiro que acha que pode ser verdade, acho melhor não demonstrar muito interesse nesse caso.

Carcará!

Isso deve fazer um mal tremendo pras ações da BP, agora mesmo deu na CBN que a BP está quebrando, se a Globo deu é pq o mundo inteiro já sabe…

    Carlos

    Ações perderam metade do valor desde o início do vazamento.

blogdacoroa

Gilmar Dantas, aprenda com quem entende
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/07/06/gilma

Deixe seu comentário

Leia também