Gigantes de material esportivo disputando o título da Copa?

Tempo de leitura: 3 min

da página do livro “O Lado Sujo do Futebol”, no Facebook

Surge uma teoria da conspiração para a Copa do Mundo do Brasil, nos moldes da final do mundial da França, em 1998. Mais uma vez, as multinacionais de material esportivo estão no centro da polêmica.

A seleção colombiana é patrocinada pela Adidas, assim como seu lateral-direito Camilo Zúñiga. Alemanha, que não vence a Copa desde 1990, e Argentina, que não ganha desde 1986, também são Adidas.

Com sua entrada imprudente, Zúñiga tirou do Mundial o principal jogador do Brasil, maior investimento da norte-america Nike.

Neymar, um dos principais garotos-propaganda da Nike, está fora do jogo contra a Alemanha, país-sede da Adidas, e de uma eventual final contra os argentinos.

A Fifa, parceira da Adidas desde a década de 70, anunciou que não vai punir Zúñiga (retratado na foto no jogo contra a Grécia, com camisa da Colômbia Adidas, chuteira Adidas e a bola do mundial Adidas).

Por enquanto, não passa de uma teoria conspiratória, como já dissemos. Mas, em nosso livro, mostramos como essa guerra dos dois gigantes mexe com o futebol no mundo.

Em meio a especulações, resta uma certeza: se a Copa está comprada, não é pelo Brasil.

PS 1 do Viomundo: Felipão disse a um pequeno grupo de jornalistas que a FIFA não tem interesse em um hexa do Brasil. O pensamento parece ser de toda a comissão técnica. Uma jogada para escapar de eventual fracasso? Ou realidade, conforme noticiou a revista Exame?

Apoie o VIOMUNDO

Trecho:

Teresópolis – O comando da seleção brasileira detectou má vontade da Fifa com a seleção brasileira bem antes de Neymar sofrer a joelhada de Zuñiga.

A expressão nos bastidores da entidade que mais chamou atenção dos chefes foi “o Brasil não pode virar um Schumacher”, uma referência ao piloto da Fórmula 1 que, ao conquistar sete títulos, teria esvaziado a categoria do automobilismo. O hexa do Brasil não seria interessante para o negócio futebol.

Segundo comentários dentro da comissão técnica da seleção, a Fifa não gostaria de ver o Brasil ser campeão pela sexta vez, façanha difícil de ser alcançada por outra seleção. As concorrentes mais próximas são Alemanha, dona de três títulos, e Itália, com quatro.

Daí a comparação ao feito de Michael Schumacher na Fórmula 1.

A Fifa, segundo avaliação dentro da seleção, concedeu ao Brasil o direito de sediar a Copa de 2014 por questões políticas e interesses financeiros da própria entidade. Mas, no aspecto técnico, no campo de jogo, seria um desastre a seleção brasileira conquistar mais um título.

PS 2 do Viomundo: Temos enfrentado muitos problemas com o Facebook, tanto nos comentários quanto nos compartilhamentos.

Não sabemos se é um problema técnico ou boicote politicamente motivado, uma possibilidade já que nosso conteúdo destoa dos da mídia tradicional e a extrema-direita está numa ofensiva feroz.

Portanto, sugerimos aos leitores que pretendem compartilhar que usem diretamente o link no topo de cada post para reproduzir em suas páginas. Obrigado e estamos investigando.

PS 3 do Viomundo: Texto que eu, Azenha, escrevi hoje no Facebook:

Tem bobinho achando que a camiseta dois da Alemanha, com a qual ela joga amanhã contra o Brasil, é apenas uma homenagem ao Flamengo. Quem decide isso é a alemã Adidas, que tá com inveja do mercado de 200 milhões de brasileiros nas mãos da Nike e corre atrás da maior torcida do Brasil. Melhor negócio do mundo: camiseta fabricada por um trocado na Ásia vendida por 200 reais no Brasil! Aliás, a Flalemanha esgotou nas lojas. E vc achando que futebol se decide só no campo. Em O Lado Sujo do Futebol tratamos extensivamente da guerra Adidas x Nike. Se vcs acharem um negócio com maior margem de lucro do que este, poderiam me avisar?

 Leia também:

Fifa decide não punir Zuñiga por joelhada que tirou Neymar da Copa

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também