Tecnologia e assistência Farmacêutica: Pesquisadores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS reúnem-se no 8º simpósio

Tempo de leitura: 2 min
Conselho Nacional de Saúde

SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DEFINIRÁ PROPOSTAS PARA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE 

Escola Nacional dos Farmacêuticos, via Marco Aurélio Pereira 

Pesquisadores, acadêmicos, estudantes, gestores, representantes do controle social, trabalhadores e usuários do SUS se reunirão no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de dezembro, para o 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (SNCTAF).

O objetivo do encontro será eleger as propostas que deverão compor o documento Carta do Rio de Janeiro, que será apresentado e defendido nas etapas municipais e estaduais da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), programada para agosto de 2019.

O 8º SNCTAF será realizado Fiocruz Manguinhos (RJ), com a estimativa de reunir cerca de 200 participantes.

As inscrições são gratuitas e para se participar basta preencher o formulário online. As vagas são limitadas.

Faça sua inscrição para o 8º SNCTAFOs participantes do simpósio nacional irão analisar cerca de 300 propostas que foram elaboradas em encontros preparatórios realizados em Manaus (AM), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Ribeirão Preto (SP), com a participação de aproximadamente 600 pessoas.

O 8ª SNCTAF é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e organizado pela Escola Nacional de Farmacêuticos (Enaf), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas).

A metodologia utilizada nos encontros preparatórios, para a construção das propostas que serão analisadas na etapa nacional, foi baseada em casos temáticos que envolvem as áreas de ciência, tecnologia e assistência farmacêutica e impactam no cotidiano da população brasileira.

A abertura oficial do evento será no dia 10/11, às 9h30, com a presença de parlamentares, autoridades, representantes do CNS, Fiocruz, Opas e Ministério da Saúde. A partir das 11h, a programação inclui a roda de conversa sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e Assistência Farmacêutica.

As discussões dos grupos de trabalho serão divididas em quatro eixos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS, Financiamento Suficiente e Adequado para o SUS, Democracia Participativa.

Estes também são os eixos temáticos da 16ª Conferência Nacional de Saúde, chamada de 8ª+8 em referência à 8ª Conferência, considerada um marco histórico para o SUS e de onde se gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.

Para fazer a pré-inscrição, clique aqui. 

Confira a programação oficial do 8º Simpósio

 

 

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também