VIOMUNDO

Diário da Resistência


STF abre inquérito contra Bia Kicis por postagem racista: “O blackface é prática criminosa!”, observa Altamiro Borges
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Você escreve

STF abre inquérito contra Bia Kicis por postagem racista: “O blackface é prática criminosa!”, observa Altamiro Borges


20/11/2021 - 15h38

Bia Kicis será investigada por racismo

Por Altamiro Borges, em seu blog

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou nesta semana o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para a abertura de inquérito contra a deputada Bia Kicis (PSL-DF) por racismo.

Em setembro, a fanática bolsonarista usou a internet para atacar o processo seletivo do Magazine Luiza reservado a profissionais negros.

Na postagem em suas redes sociais, a parlamentar afirmou sarcasticamente que os ex-ministros Sergio Moro (Justiça) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde) – hoje considerados “traidores” pelos fiéis capachos do presidente da República – estariam desempregados e se pintariam de preto para fingir que são negros e conseguir uma vaga no programa.

STF e os “ilícitos penais”

Como lembrou o próprio vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques Medeiros, no pedido para a abertura da investigação ao STF, a prática de pintar o rosto de preto é conhecida como “blackface” e consiste na caracterização de personagens do teatro com estereótipos racistas atribuídos aos negros. Ela é uma prática criminosa!

“Ao fazer alusão à discriminação positiva promovida por uma loja de departamento com programa de trainee exclusivo para candidatos negros, a parlamentar ilustrou a postagem com fotos dos ex-ministros de Estado Sergio Moro e Luiz Mandetta, por meio do mecanismo de discriminação racial conhecido como blackface”, argumentou.

Já Ricardo Lewandowski avaliou que “os fatos narrados podem constituir ilícitos penais, devendo-se salientar que, embora de forma ainda embrionária, os autos possuem elementos indiciários aptos a embasar o início das investigações”.

O ministro do STF considerou as diligências solicitadas pela PGR como necessárias “para melhor elucidar as condutas descritas no pedido de instauração do caderno investigatório, motivo pelo qual devem ser deferidas”.

Três inquéritos contra a bolsonarista

Esta não é a primeira investigação aberta contra a deputada bolsonarista Bia Kicis.

Como ironiza o site Metrópoles, a parlamentar é alvo de três inquéritos no STF e “já pode pedir música no Fantástico…

Ela já era alvo da corte nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, relatados pelo ministro Alexandre de Moraes…

A deputada também foi criticada por xingar ministros do STF e ensinar nas redes sociais a burlar regras básicas de proteção na pandemia, o que é ilegal”.

Apesar desse sinistro histórico, os milicos seguem endeusando a fascistinha. Na próxima quarta-feira (24), Bia Kicis será homenageada pelo Ministério Público Militar (MPM). Ela receberá a Ordem do Mérito MPM, que condecora autoridades que prestam serviços “relevantes em prol do país e da instituição”.

Em junho passado, Bia Kicis revelou nas redes sociais que o comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, teria votado nela e elogiado a sua atuação parlamentar.

Os dois trocam curtidas no Twitter. E ainda tem gente que se ilude com o comando das Forças Armadas.





Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding