A campanha para dar asilo a Snowden no Brasil

Tempo de leitura: 2 min

Brasil deve conceder asilo a Edward Snowden

Publicado em Dezembro 23, 2013

do blog Brasil no Mundo, sugerido pela Fatima Mello, no Facebook

O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) reitera sua posição, expressa em julho de 2013, a favor da concessão do asilo a Edward Snowden no Brasil.

Na época, o grupo instou “o governo do Brasil a se pronunciar favoravelmente sobre o pedido de asilo de Edward Snowden, e apoiar a proposta da Unasul de oferta coletiva de asilo, uma vez que está demonstrado que ele é vítima de perseguição e não terá direito a um julgamento justo.”¹

Em julho de 2013, em um contexto de forte pressão internacional dos Estados Unidos, foi amplamente noticiado que Edward Snowden fez um pedido coletivo, apresentado pela sua advogada em Moscou, ao Brasil e a outros vinte países.

A Anistia Internacional afirmou que “as declarações dos Estados Unidos, qualificando Snowden como ‘traidor’, são prejudiciais para seu direito de pedir asilo e seu direito de receber um julgamento justo”. ²

Desde então, o Brasil vem liderando importantes iniciativas na comunidade internacional relacionadas às denúncias de espionagem, violações de direitos humanos e sobre o direito a privacidade.

Em setembro, na abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, a presidenta Dilma fez um pronunciamento contundente que sinalizou ao mundo o interesse do país em constranger a espionagem e construir normas globais visando o respeito aos direitos humanos e a governança democrática da internet.

Em seguida, a visita de Estado do Brasil a Washington foi adiada. No dia 18 de dezembro, o projeto de resolução “O Direito à Privacidade na Era Digital”, apresentado pelo Brasil e Alemanha, foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

Acreditamos ser de grande relevo que o Brasil lidere também iniciativas internacionais destinadas a dar uma solução sólida e multilateral ao grave problema vivido por Edward Snowden.

De especial importância seria o envolvimento do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), que pode, quando provocado por Estados nacionais, reconhecer o status de refugiado de pessoa ou grupo de pessoas.

Também consideramos relevante o envolvimento das principais instituições regionais da América do Sul, como o Mercosul e a Unasul.

O apoio da União Européia, da mesma forma, seria importante para assegurar a saída segura de Snowden da Rússia.

A concessão do asilo a Edward Snowden, caso ele assim o demande perante a Embaixada do Brasil na Rússia, é coerente com a liderança global assumida pelo país acerca do direito a privacidade na internet e com sua forte vocação democrática, humanitária e em defesa dos direitos humanos.

Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI)
23 de dezembro de 2013

¹ “O Brasil deve atuar para defender o respeito do direito internacional”, Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI), 3 de julho de 2013

² “Brasil deve considerar seriamente o pedido de asilo de Snowden”, Anistia Internacional, 18 de dezembro de 2013.

Leia também:

Saul Leblon diz qual será a meta da direita em 2014


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Adeida da Silva

Há pessoas que são extremamente egoísta e não concordam com o possível asilo a Snowden pois acho que nem deveriam postar tais opinião, na verdade essas pessoas só sentem a dor quando é na pele delas mesma.Poi sou 100% favorável ao asilo a Snowden no brasil espero que isso aconteça o mais breve.Pois ele foi herói da verdade e não temos porque condena-lo.

lukas

O que o Itamaraty está fazendo que não lê estes comentaristad, meu Deus!

FrancoAtirador

.
.
Ao contrário do bandido boliviano, ex-senador Pinto Molina,
que fugiu da Bolívia e entrou ilegalmente no Brasil,
e agora se deleita numa fazenda no estado de Goiás,
e, de quando em vez, vai ao Espaço Itaú de Cinemas
participar de debates contra o Presidente Evo Morales
e debochar das autoridades e do povo daquele País,

se Edward Snowden pisar em solo brasileiro,
vai direto para a Papuda, por ordem do STF.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-01/pinto-molina-e-retirado-de-brasilia-para-evitar-politizacao-do-caso)
(http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/19/senador-boliviano-roger-pinto-molina-participa-de-debate-na-mostra.htm)
.
.

Daniel Faria

O único erro da Dilma nesse caso da espionagem estadunidense foi não ter falado nem uma palavra de solidariedade ao Snowden. Não faz sentido se indignar com a espionagem, mas não apoiar quem denunciou a espionagem.

Se há o risco dele ser extraditado pelo STF, o governo podia apoiar seu asilo em outro país latino americano. Bolívia, Nicarágua e Venezuela já ofereceram, mas a dificuldade é o Snowden chegar ao país. O apoio dos Brasil seria excelente.

Fabio Passos

Seria muito positivo o asilo para Edward Snowden no Brasil.
Fomos vítimas da máquina de espionagem ianque… estamos em dívida com este herói que revelou ao mundo a m. que se tornou os eua.

Eduardo

É preciso zelar pela segurança do Snowden. Ele é arquivo vivo de fundamental importância para o mundo. Raros são os homens no mundo que possuem identica dignidade e respeitaram e valorizaram o ser humano como ele. Seu lugar esta garantido na historia! Não deve vir para o Brasil no momento. Talvez num futuro próximo! Hoje o Brasil não ofereçe a confiança necessária. Seria traído e entregue aos USA pela mídia direitista e a Globo Serviçal Americana para a qual o STF está de joelhos. Lamento como cidadão!

lukas

Com amigos como vocês, pra que a Dilma precisa de inimigos?

FrancoAtirador

.
.
Em mensagem de Natal, através de uma emissora de televisão de Londres, Edward Snowden diz que vigilância do governo dos United States of America (U.S.A.) é pior do que qualquer coisa imaginada por George Orwell na obra literária ‘1984’.

“O conjunto de dispositivos mencionados no livro – microfones, câmeras de vídeo, TVs que nos vigiam – não são nada em comparação com o que temos disponível hoje”, disse Snowden no Channel 4 de Londres, uma estação independente, de propriedade privada.

“Nós temos sensores em nossos bolsos que nos acompanham em todos os lugares que vamos. ”

Orwell, escritor britânico, narrou um futuro no qual os U.S.A. e o Reino Unido foram absorvidos em um Super-Estado que constantemente espionava seus cidadãos. O livro foi publicado pela primeira vez em 1949.

“A conversação que ocorre hoje vai determinar o grau de confiança que podemos colocar na tecnologia que nos cerca e no governo que a regula”, disse Snowden.

“Juntos podemos encontrar um equilíbrio melhor, acabar com a vigilância em massa e lembrar ao governo que, se ele realmente quer saber o que sentimos, pedindo é sempre mais barato do que espionando.”

(http://news.nationalpost.com/2013/12/25/edward-snowden-says-government-surveillance-now-far-worse-than-george-orwells-1984-envisioned)
.
.

Flavio Lima

Realmente, com esse éssetéfinho e jbs da vida, Snowden esta mais seguro na Russia… pqp!

José X.

Com esse stf aí, dar asilo ao Snowden (que ate’onde sei não está pedindo no momento) é tudo que a rede globo, os tucanos e o stf querem para 2014, ano de eleição presidencial. Qualquer que fosse a decisão de Dilma, seria crucificada. E o Snowden, of course, correria seríssimo risco de ser entregue aos patrões do pig no norte. Tudo tão óbvio que até cansa.

    Lucas G.

    grandes comentadores como você é o que falta hoje neste país. Se a CIA deseja o bem dos cidadãos dos, eu desejo o mal para eles.

    José X.

    Complementando meu comentário anterior, tenho visto muita gente chamar o Snowden de “traidor”. Se ele viesse (ou vier) para o Brasil não duvido nada que tipinhos como Álvaro Dias arranjassem um jeito de entrar no stf requerendo sua extradição para os EUA. E sendo o stf o que é, não duvido nada que a situação do Snowden ficaria preta, se é que me entendem.

    PS. Essa campanha a favor do Snowden me lembra um pouco a campanha-armadilha (que teve poucos adeptos) para que Dilma concedesse indulto de natal para os presos políticos da Papuda. O PIG não desiste de tentar colocar casca de banana pra ver se Dilma escorrega…

Gerson Carneiro

Tudo ia bem até a Rede Globo abraçar a ideia. O que me fez desconfiar.

Tudo o que os Estados Unidos querem é que Edward Snowden caia nas garras do parceiro Joaquim Barbosa.

    Liz Almeida

    Mas se o Snowden for pra embaixada do Brasil na Rússia, como o Assange foi pra embaixada do Equador em outro país… ficaria livre do stf?

    Alexandre Nunis

    K-ralho!!! num é que é isso mesmo…a engenharia do Inferno num descansa um segundo…Snowden num teria uma ” Pérolazinha” sequer do nosso Supremo? Ah… ha de ter, vamos esperar…

    João-PR

    Concordo contigo Gerson Carneiro: seria o factóide perfeito em ano de eleição. Se com o Zelaya (que foi deposto por um golpe) fizeram aquela parafernalha toda, imagina com o Snowden por aqui? Tô vendo os comentários dos piguentos: “Brasil dá asilo a criminoso procurado nos EUA”, “Governo brasileiro acoberta criminoso que ‘roubou’ informações nos EUA”…Deixa o Snowden lá pela Rússia mesmo. No futuro, quem sabe. Agora não!!

    Adeida da Silva

    gostaria que o Edward Snowden viesse o mais brave possível pois estar na hora do governo brasilairo se secibilizar e dar asilo a Snowdem, pois ele só disse a verdade.nós como ceres humanos temos que por direito minimizar a dor dos nossos povos sejam eles de qual origem sejam.por tanto sou favoravél avinda de Snowden…Seja bem vindo My dear Snowden wellcom to in couty brazil.good look.

Deixe seu comentário

Leia também