Serra, o imortal. Ou a escolha desastrosa de um candidato a vice-presidente

Tempo de leitura: 3 min

O Fim da Pré-Campanha

por Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi, no Correio Braziliense, em 04.07.2010

Quem tinha razão era Magalhães Pinto, velha raposa política e ex-governador de Minas Gerais. A política é mesmo como nuvem. Uma hora, você olha e vê uma coisa. Olha de novo e ela já mudou.

Se estivesse vivo, seria o que ele diria sobre o período da campanha presidencial que agora se encerra. Do início de abril, quando se desincompatibilizaram os principais candidatos, ao fim de junho, quando começa a reta final da sucessão, tudo ficou diferente.

A entrada em campo de Serra era aguardada há meses. É verdade que ele teve que disputar, até dezembro, o posto de candidato com Aécio, ainda que não se preocupasse muito com as aspirações do mineiro. Estava convencido de que o PSDB terminaria por lhe entregar a vaga.

De qualquer maneira, o fato é que, desde quando Aécio saiu do páreo, nada mais restava em seu caminho. Com a candidatura assegurada, teve amplo tempo para se preparar, montar sua estratégia, organizar sua equipe. Ainda que continuasse, de janeiro a março, com suas obrigações de governo, pôde pensar com calma no que faria quando saísse do Palácio dos Bandeirantes.

Com algum retardo (que ajudou a manter o suspense sobre sua decisão até a véspera do prazo fatal), ele finalmente renunciou ao cargo de governador e virou candidato. Juntou-se a Dilma que, dias antes, havia deixado o ministério.

Entre o começo de abril e meados de maio, Serra viveu seus melhores 45 dias desde quando iniciou sua jornada em busca da Presidência. Quem tiver alguma memória se lembrará do que andaram dizendo seus correligionários e publicaram aqueles que por ele torcem na imprensa carioca e paulista.

Era como se estivesse ali começando para valer a sucessão, com um goleador nato, em momento inspirado, mostrando seu melhor futebol. Para eles, Serra fazia um gol atrás do outro, com postura serena, palavras sempre bem escolhidas, hábeis manobras.

Pelo que se lia nesses jornais, enquanto Serra conquistava novos apoios, Dilma perdia os dela. Era apenas questão de tempo até que as pesquisas assinalassem seu crescimento. Enquanto não vinham, as colunas estavam cheias de especulações sobre “pesquisas internas”, que já o mostrariam bem à frente da adversária.

Se era esse o tom da cobertura a respeito do candidato tucano, via-se o inverso no que era publicado sobre a petista. Parecia que uma desastrada havia entrado em campo, cometendo um erro depois do outro. Precipitação, amadorismo, inabilidade, incompetência, era isso que se falava dela e de sua campanha. Chegaram a dizer que Lula andava nervoso, agitado, irritadiço.

As nuvens, no entanto, mudaram. Se o sol parecia brilhar para Serra até o meio de maio, a chuva desabou de lá para cá. Viu-se que a falta de traquejo eleitoral não prejudicava Dilma. Ela cresceu nas pesquisas, suas alianças se confirmaram, outras surgiram. Gorou a esperança de que a propaganda partidária de PSDB, DEM, PPS e PTB, somadas, mudassem o panorama. Na maioria dos estados, alegrias para o governo, decepções para a oposição. Lula já não franzia mais a testa. Quando junho chegou ao fim, ele era só sorrisos.

Ficou, no entanto, para o apagar das luzes da “pré-campanha”, o pior momento. O episódio da escolha do companheiro de chapa de Serra tem tudo para entrar para a história.

Desde a quarta-feira, quando Índio da Costa foi confirmado, já se falou tanto que é até cruel insistir no assunto. Qualquer argumento em favor de seu nome chega a ser risível, desde o potencial de seus 40 anos atraírem a juventude e provocarem a reversão do voto no Sudeste, à densidade de sua biografia de “ficha limpa”.

Mas resta uma pergunta: por mais que as pessoas se julguem imortais, um candidato a presidente não tem a obrigação de raciocinar com a hipótese de vir a faltar, por qualquer motivo? Não foi, talvez, pensando assim que Collor escolheu Itamar, que Fernando Henrique convidou Marco Maciel, que Lula optou por José Alencar?

Goste-se ou não de Michel Temer, nem seus inimigos negam que tem experiência e qualificações para, se imperativo, substituir Dilma. E Índio da Costa?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

MONAV

VOTE BEM – OS DEZ NÃOS

1º – Não deixe de votar, valorize o seu voto
2º – Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto
3º – Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato
4º – Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha
5º – Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano
6º – Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato
7º – Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato
8º – Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito
9º – Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza
10º – Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa

ESCOLHA BEM NA HORA DE VOTAR
http://www.monav.com.br

Divulgação das mensagens
Citando a fonte, fica autorizada pelo Movimento Nacional Pela Valorização do Voto – MONAV- para todos os meios de comunicação, desde que se respeitem as leis do País, a divulgação de todas as suas mensagens dirigidas aos eleitores.

Paulo Mateus

Aécio foi inteligente e saiu rapido para ser candidato a Senador, pois já sabia que Zé Serra não vai a lugar algum.
como outros candidatos tiveram o mesmo caminho, já sabendo do fracassado Serra, como sempre foi.

rodrigo

Durante meses a campanha de serra especulou mais de 20 nomes para ser o seu vice.o vice foi escolhido no último dia e o resultado da escolha foi trágico,não poderia ser pior.os tucanos não tiveram tempo para reciocinar os prós e contras da indicação de indioe verificar que a balança tende a se mover para o lado desfavorável a serra.A indicação do elitista indio ,que não gosta de pobre,não ajuda em nada serra só atrapalha.

francisco.latorre

tão chegando os novos trolhas. da tribo do índio cara-pálida..

..

zé ridículo e seu companheiro.. o índio cara-pálida.

the lone ranger.. e o índio tonto.. virou zorra.

ai-ôu.. silver..

sou mais o cavalo. mais preparado. e atua com mais sinceridade.

já as outras duas cavalgaduras.. pouco cérebro. e a credibilidade.. zero.

..

Ricardo Martins

Eu pergunto? Quem é este Indio? Que apito ele toca?
Hô loco!

francisco.latorre

vampiro não morre fácil.

mas outubro tem eleição. melhor que estaca de madeira.. o voto.

pra despachar a assombração.

..

Geraldo Mendes

A Folha hoje pensou em neutralizar essa discussão jogando sua hipotética pá de cal sobre o assunto com uma pesquisa: a de que, para 58% dos eleitores, o vice não influencia o voto. Feita assim, a pergunta tende a obter essa resposta. Mas feita com relação a um vice desastroso, os 42% vão crescer, e muito. É o caso de Índio da Costa, um vice mais perigoso do que Collor de Mello, considerando-se os sinais de senilidade do titular.

Antonio Beraldo

Não li os comentários anterios, assim posso estar correndo o risco de ser repetitivo mas corro o risco para dizer :

Esse candidato é um completo IRRESPONSÁVEL, mostrando NÃO POSSUIR as condições mínimas para, até, POSTULAR um cargo que demanda tão alto COMPROMETIMENTO com a NAÇÃO BRASILEIRA.

NÃO PODEMOS, SEQUER, PENSAR EM ELEGER um DESPREPARADO e IRRESPONSÁVEL para governar os destinos dessa tão nobre população !

    PABLO RODRIGO

    Cara Antonio Beraldo, nunca é demais dizer: o senhor José Serra é o candidato mais despreparado, destemperado e irresponsável concorrendo no atual pleito. Sua administração em São Paulo mostrou-se um desastre tão grande que até o próprio Alckimin já declarou publicamente que, se eleito, reformularia totalmente a atual conduta do Governo paulista. Somente pessoas desavisadas ou, então pouco preocupadas com melhor distribuição de renda e desenvolvimento econômico e social, votariam num candidato tão mentiroso e obtuso. A Presidência da República não é para aventureiros fanfarrões e falastrões! O PSDB e o DEM deveriam envergonhar-se pelo desserviço prestado à democracia brasileira. Mais seriedade já!

Pedro

Recém chegado do oriente, peço informações sobre o vice da Dilma. Quem é ele? Gostaria que os amigos me ajudassem a saber um pouco mais sobre o nosso candidato a vice, afinal, é importante termos um homem decente, à altura do cargo. Obrigado, amigos!!!

    Antonio Beraldo

    O vice de DILMA, para você, récem chegado do Oriente, estudioso da Revolução dos Boxer, é um dos maiores ADVOGADOS CONSTITUCIONALISTAS do BRASIL.
    Já está – como foi comentado anteriormente, em seu 6 mandato como DEPUTADO FEDERAL pelo PMDB.
    Já foi por 3 vezes – incluindo a atual – gestão, presidente escolhido pelos seus pares para presidência da Câmara Federal.

    Apenas isso !

Luiz Moreira

Pessoal!
Como aqui estão postados diversos assuntos, vou usar este ambiente para colocar o que saiu ontem (domingo), de noite , na RECORD. O filho de um dos figurões da RBS, adolescente da estirpe Sirotski, participou ativamente, dias atrás, de uma Curra, dentro de um apartamento em Floripa. Está em segredo de justiça mas vazou na NET. Existe um baita esquema de proteção contra a apresentação do caso, para proteger a familia Sirotski, e a RBS, afilhada de GLOBO.
Peço que transmitam o caso ao público, da maneira que for cabível, pois desmoralizar a já desmoralizada RBS vai render um completo descrédito moral para os DEMO-TUCANOS e MIDIA de apôio. Obrigado

    beattrice

    O CLOACA NEWS vem acompanhando de perto oc aso.

SérgioFerraz

Enquanto isso em SP: o Sr. Alckimin está caladinho, caladinho, evita pendurar o Serra/FHC no pescoço.
Se está pensando que isto vai passar em branco está enganado, não vamos deixar.

    beattrice

    Sérgio,
    é preciso desentocar o XUXU OPUS DEI debaixo da mesa onde ele está enfiado e onde espera ficar até outubro.

    Glecio_Tavares

    Ele vai ter que aparecer no horario eleitoral gratuito. O Merca vai acabar com ele. Vamos apoiar também esta candidatura do progresso. Dilma e Merca, Marta e Netinho. Protógenes para federal. No estadual vou na legenda PT.

    Wladimir

    Concordo plenamente com vc, Sérgio e tb com o Glecio e beattrice! A mídia oligárquica golpista, principalmente de São Paulo, está escondendo o Picolé de Xuxu, porque sabe que se o povo souber quem é ele e se, com a popularidade do Governo Lula, Mercadante conseguir pendurar FHC e Serra no pescoço do Alckimin, aí sim é que a vaca, o PiG e os Tucanos (e seus partidos satélites) vão mesmo pro brejo!
    Temos que desentocar essa criatura das sombras e trazê-la para a luz, onde todos possam ver quem ele é realmente, pois se trata de uma pessoa tão, ou mais, nefasta quanto o aspirante tucano ao Planalto!

    francisco.latorre

    deixa o aukmia escondido.

    quando aparecer.. será maior o susto.

    o cilício deixa marcas.

    ..

EDSON HAUTSCH

Ouvi dizer que o Amaury Ribeiro iria lançar um livro, após a Copa, que mudaria os rumos da campanha.
Cadê o Livro???
Afinal a Copa já acabou.
Pelo menos para nós.
Costumo dizer que seria muito bom "matarmos o urubu (ou seria um tucano) no ninho", antes que ele crie asas e começe a voar.
Lança logo esse livro Amaury.

Fabio_Passos

O Brizola Neto está divulgando as "iniciativas" deste figura que o ex-pfl impôs na chapa do zé serra…

O sujeito queria multar quem desse esmola.
Não é mentira não.
O cara não tem uma mente muito sadia…

Folha descobre que Indio queria a “Multa-Esmola” http://www.tijolaco.com/?p=19704

Não tenho dúvidas: Este vice caricato do zé serra é leitor da revista veja e assiste todo santo dia o jn da rede globo.

Fabio_Passos

Pelo que tenho lido este sujeito que inventaram para vice do zé serra é nível leitor de revista veja.
Trata-se de um completo desqualificado.

A direita foi muito irresponsável enfiando este tipo goela abaixo do zé serra.
O vice pode tornar-se presidente. Será que esqueceram disso quando inpuseram o figura?
Nem parece verdade…

Alex Gonçalves

índio da costa é o novo Collor da Globo e Abril.

    beattrice

    Aliás, está sendo apresentado tal qual o próprio.

Sônia

Se for imperativo substituir a Dilma ….. ???

Mas que é melhor …. Temer ou Serra??????

    beattrice

    O Serra nunca é melhor pra nada.

    francisco.latorre

    pior que péssimo.

    ..

Jorge Santos

Depois dessa declaração…

Na boa galera, parem tudo: pelo que foi visto em SP até hoje, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso concorda que José Serra como presidente do Brasil seria um desastre, o pior dos governantes do poder central desde a consolidação da democracia. Esse senhor não tem condições de tocar uma nação com a complexidade que é o Brasil.

Esqueçam a presidência por enquanto. O foco seria SP, o estado governado por esse senhor preparado há bastante tempo.

Nunca vi o Governo de SP dialogar com trabalhador. Nunca vi também um governo mandar a polícia bater na própria polícia. Às vezes chego a pensar que o Governo de SP teve comportamento semelhante a regimes totalitários, pois impediu que manifestações ocorressem no perímetro do Palacio dos Bandeirantes, ferindo a liberdade de expressão, opinião e organização embasadas na Constituição. Essas coisas não saem nos jornais.

O homem não argumenta com o trabalhador. O homem não pensa no professor, no médico, no pobre. O Sr. Serra em SP governou para todos? Onde? O ex-governador consegue ser grosso e mal educado com jornalistas amigos, aliados de partido e muito mais. Esse plus, essa garantia de experiência do ex-Governador, fator que pesa na maioria das exposições de colunistas de jornais é positiva ou negativa para o futuro do país? Essa experiência beneficiaria ou prejudicaria o Brasil?

Gostaríamos de saber: o que o Sr. José Serra produziu em SP de fato e de verdade? Que leis foram criadas para benefício de milhões de paulistas e paulistanos? O que esse senhor pensa? A vida do povo melhorou no estado mais rico do país?

Não há como sentir união no partido dele, o PSDB. Não há como sentir confiança mútua entre seus membros.
O candidato do PSDB jogou Aécio Neves para escanteio com base em quê? A campanha do Sr. Serra é baseada em quê? Na personalidade dele? O mais preparado, o mais experiente, o sujeito que sempre se preparou desde criança para… Ser presidente?

Essa declaração do "rapaz que ele gostava" foi ridícula, inapropriada para um aspirante à líder da nação. O economista responde com argumentação de uma criancinha de cinco anos. Além de ser uma resposta vazia, ainda soa mal dizer que fez a escolha pelo "rapaz que ele gostava". E o cara diz que estudou.

Se o país for gerido com base no temperamento, experiência e preparo num eventual governo do candidato da oposição, estamos perdidos.

E ainda falam mal do LULA, DILMA e do PT.

    Maria Lucia AP

    Excelente análise, Jorge.
    Tomara que o povo de SP acorde para a necessidade de trocar o time no governo paulista e, futuramente, na maioria das prefeituras municipais.

    beattrice

    Essa razão e a necessidade de se pendurar com urgência o Serra no pescoço do Al-ckmin e impedir que as aves bicudas sigam a dinastia tucana na Bastilha do Morumbi.

    Glecio_Tavares

    Experiencia Jorge, a Dilma tem muito mais que o preparado. Experiencia em coisas que deram certo. Experiencia em coisas que deram errado e falta de preparo para arrumar o cenário vivemos em SP. Quando Lula retirou o IPI dos carros e tirou o Brasil da crise, o parceiro do indio mudou a cobrança do ICMS em SP tentando atrapalhar os planos do governo federal e prejudicando as empresas, porém não surtiu o efeito totalmente ja que o plano de Lula não se baseava só no IPI, tinha o bolsa familia e o crédtio do BB que ajudaram o comércio e vencemos a pior crise mundial das ultimas décadas. Se fosse o PSDB teriamos ido ao FMI e eles teriam lucro um por fora nas contas da Suiça.
    O pré-sal é o objetivo da oposição. Porem com nossa ação em conjunto eles vão acabar perdendo até o governo do estado de SP. Faremos campanha para o Merca, vamos mostrar que no tempo do XUXU a coisa estava na lama.

Leonardo Oliveira

Mas essas pesquisas do Ibope e do Data-folha são uma das coisas mais engraçadas de que se tem noticia. Que incrível competência desses dois institutos, cravaram 39% para o Serra. Aonde eles acharam pessoas tão convictas a votarem no candidato tucano?

Depois de sermos o país do futebol, agora podemos ser considerados o país dos institutos de pesquisas. Pois é algo inédito no mundo. Um fenômeno que precisa ser estudado. Esses institutos precisam ser contratados para analisarem as realidades mais complexas do mundo. Pois, com as suas pesquisas milimétricas, eles podem ser a luz dum novo tempo.

Orgulhemo-nos. Se não temos mais o melhor futebol do mundo, em compensação temos os melhores institutos de pesquisas. Empresas que transformam a matemática numa ciência relativa.

    Cecéu

    O objetivo, anunciado pela oposição e buscado febrilmente desde que se evidenciou a vantagem de Dilma, era que José Serra chegasse ao início oficial da campanha pelo menos empatado com a Dilma. Como não deu "na lei", resolveram fazer dar "na marra". Esta é a razão por trás dos resultados destas recentes pesquisas do Ibope e do Datafolha. Não que desejassem fazer isso, seria muito melhor que Serra de fato estivesse emparelhado com Dilma. Mas se sentiram obrigados a apelar para mais este expediente fraudulento. Senão a candidatura Serra não tinha condições sequer para se apresentar no início da campanha.

jefferson

Nem mesmo os outros indígenas estao apoiando o Indio da Costa.

Manifestação de índigenas tapuais contra a escolha do Mauricinho Tupinambá.
http://bit.ly/9uMOnq

    beattrice

    Esse sujeito deprecia os valores indígenas, alguém sabe explicar a origem deste sobrenome peculiar?

    Cecéu

    Sensacional Tia carmela. Mas é preciso esclarecer que o índio de costas não é tupinambá. Trata-se de um aimoré. Um dos vis aimorés.

jura

Por que não debates entre os vices no Brasil também como nos EUA. Nosso marqueteiros copiam tudo de lá, até mesmo importam outros marqueteiros de lá. Então vamos copiar por inteiro: Temer X Índio já.

Vejam como foi o último debate nos EUA, entre Joe Biden (Obama) e Sarah Palin (McCain): http://afp.google.com/article/ALeqM5gSKJS4kGHuGbB

Já o New York Times se mostra duro em relação à candidata.

"O debate não mudou a verdade essencial da candidatura de Palin: McCain fez uma escolha ousadamente irresponsável, que desfez a imagem que foi criada, a de um homem honesto, moderado, com muita de experiência, com julgamento e princípios", considera o jornal.

"Após uma série de entrevistas cheias de gafes que suscitaram sérias dúvidas, até mesmo entre os conservadores, quanto a sua capacidade de ser vice-presidente, Palin não tinha muito a dizer, apenas uma ou duas coisas sensíveis e evitar uma grande gafe que decidiria o resultado da eleição", acrescentou o NYT.

Índio é a Palin do Serra.

ferrera13

Eu não me preocupo com o Índio. Se por acaso ele tivesse que substituir o tucano, o estrago já estaria feito. Talvez o Índio só daria continuidade ao estrago. Me preocupo mesmo é com esse PIG que tenta iludir o povo. Este já está agindo sem menor preocupação com a justiça. Essa tolerância da justiça com o PIG que fabrica dossiês; mente, deturpa, falsifica; isso me preocupa.

    A.L.Mirri

    Concordo plenamente.

Juarez Silva Jr.

"Umazinha" do Dep. Índio da Costa (quando quase ninguém no Brasil todo havia ouvido ou lido esse nome…)

Date: Wed, 9 Sep 2009 17:36:53 -0300
To: [email protected]
From: [email protected]
Subject: CONTRA DIVISÃO RACIAL. AVANÇAMOS!

MUDAMOS O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL!

Pelo Regimento Interno da Câmara, nós do Democratas chegamos ao limite de atrasar a votação -na Comissão Especial- do projeto de Lei que propõe um Estatuto da des-Igualdade Racial para o Brasil. Por isso, nesta terça-feira, me reuni com o Ministro Edson Santos, ao lado do Relator Antonio Roberto PV/MG e do deputado Onyx Lorenzoni, DEM/RS.

Depois da Comissão Especial, a proposta do Estatuto pode ir ao Plenário da Câmara –com apoio de 51 assinaturas parlamentares.
Mas acreditamos que demagogicamente o Plenário aprovaria muitos absurdos, causando enormes prejuízos ao Brasil. Como a pressão para se votar logo é grande, estamos desenhando um acordo onde não empurramos para o Plenário, mas ajustamos abusos do texto.

Se prosperar o acordo, conseguiremos:
Retirar do Estatuto as cotas de negros para empresas, escolas, faculdades
e mestrados e doutorados;
No resultado de licitações e contratos públicos: acabar com o desempate pelo percentual de negros nas empresas;
Evitar um novo MST, limitando o poder dos Quilombolas de escolher terras sem que haja prova de que os pertencem histórica e atualmente;
Ajustar o texto para que a justiça não tenha dúvidas quanto ao interesse do legislador de que as produções de TV e cinema não tenham que ter 50% de negros e de brancos.

Tudo isso passou a se resumir a um parágrafo onde deixamos a cargo do Poder Executivo a possibilidade das empresas, que adotarem livremente as sugestões do Estatuto da Igualdade Racial, tenham redução de impostos federais, caso seja regulamentado. Isto é, adotar o Estatuto passa a ser um incentivo e não uma obrigação.

No acordo, nós Democratas não necessariamente votaremos favorável ao texto, mantendo nossa linha contra divisão racial, mas não jogaremos a decisão ao plenário; onde em nossa opinião perderíamos, com muitos outros absurdos além dos que informei acima e os retiramos do texto.
Em breve, darei mais informações sobre o tema.

Indio da Costa
Deputado federal, DEM/RJ. http://www.indiodacosta.com.br

O Homem " é do mal ", o tal "lobo em pele de cordeiro"; não preciso dizer que se depender da militância negra e de todos que compreendem a necessidade de ações afirmativas a fim de EFETIVAMENTE reduzir as desigualdades sociais de fundo racial SIM ! existentes no país… , esse "vice" do Serra se tornará um fardo ainda mais pesado para a candidatura Demo-Tucana… :-) DIVULGUEM…

    Pablo Rodrigo

    Sinceramente, parece que esse Índio mora em Marte, onde só há deserto. A quem esse sujeito fala? Será que ele estuda as estatísticas do IBGE para poder falar da questão das cotas? Será que ele lê os relatórios do MEC referentes ao desempenho acadêmico dos cotistas do PROUNI, que, não por acaso, é, na maioria das vezes, melhor ou igual ao dos que ingressam sem as cotas? O PROUNI vem se mostrando uma política de inclusão social e racial de sucesso, de modo que seus beneficiários logo ingressam no mercado de trabalho, que, por acaso, não possui cotas.

    beattrice

    A pergunta seguinte é: QUEM elege uma criatura dessas para a bancada federal? Ele foi eleito por quais setores, desde que o eleitorado carioca figura como progressista?

    Glecio_Tavares

    Deve ter sido eleito por voto de legenda.

Gerson Carneiro

Hilário é o Serra dizer que "“Não houve pressão, nenhuma pressão. Eu poderia ter escolhido [um candidato] do PSDB ou do DEM, mas tinha um rapaz que eu particularmente gostava”.

Ou seja, após a escolha do Álvaro Dias o Serra espontaneamente voltou atrás e escolheu um rapaz que particularmente ele gostava. É um caso explícito de cornice. É essa a discrição que ele prega?

Detalhe: o rapaz que ele diz gostar particularmente, ele o viu pela primeira vez no jogo Brazil x Coréia do Norte, por 15 minutos.

    Glecio_Tavares

    Gérson eu desconfio muito disso pois o ex-governador nunca gostou de ninguém. Esse papinho de gostei do rapaz não cola, o moço deve ter trazido um caminhão de dinheiro para a campanha. Afinal eles já sabem que perderam o máximo que poderão fazer agora é um bom caixa dois durante a campanha para sairem pelo menos mais ricos dela.

    Gerson Carneiro

    Glecio,
    Você está certo quando diz que o fulano não gosta de ninguém.
    O Índio foi uma imposição do DEM, dos Maias do RJ. Aliás, o Serra recebeu o currículo vitae do Índio enviado por Cesar Maia. Confira lá no Tijolaço.

    Glecio_Tavares

    Gerson, eu leio o tijolaço todos os dias. Esta no menu de favoritos. O Indio em muita grana, a familia dele tem um banco e ele era genro do Salvatore Cacciola. Foi secretário estadual no Rio e por isso ganhou recentemente o apelido de Cacique Merendinha. parece que o Zé Pedágio quer mesmo fazer caixa, e o interesse dos maias passa por ter certeza que Rodrigo se reelegeré deputado federal e que tenham um candidato a prefeito conhecido da população. Estão comprando espaço na mídia através desta candidatura. Eleger Serra já não é o objetivo deles.
    Além da grana que ele enfiará na campanha, o DEM deve ter um monte de dossies do Alagão.

    beattrice

    O Zé Biruta ficou preso na roda dos dossies: DEM, Dias, Al-ckmin, Amaury, quem dá mais?

    Gerson Carneiro

    O Índio tem mais grana que o Paiakan (aquele Índio madeireiro).

    Pablo Rodrigo

    É por isso que não dá para votar num candidato como esse. Se FHC escancarou criminosamente as portas da economia brasileira sem qualquer tipo de preparação para as empresas nacionais, imagine Serra, que certamente deve estar assumindo os mais esdrúxulos compromissos com patrocinadores para poder manter algum fôlego até o fim da campanha. Serra não tem equilíbrio emocional para lidar com pressão e o episódio do Índio foi mais uma demonstração disso. Ah, e não esquecer a forma estúpida e irracional como o governo dele negociava com os grevistas, digna do Führer.

    beattrice

    Sempre lembrando que, segundo o próprio FHC, foi Serra quem fez lobby pela privatização da VALE desesperadamente.

    Herminio

    Ele o Serra, gosta muito de frase de impácto "um rapaz que eu gostava muito" se o viu apenas uma vez, pobre do povo que vier a ter um governante desse, é por isso que São Paulo sofre com pedágios e depois de 16 anos de governo do psdb ainda não consegue ter uma maioria esmagadora, sinal que não é la essas coisas como governante. Sem falar no seu autoritarismo e truculencia com as pessoas que de alguma forma é contra as sua ideias ou faz uma pergunta que não estava no programa, aí o camarada vira bicho e diz loga que essa pessoa é do pt, somente pra não responder a pergunta.

    Edson Augusto

    Um amor a primeira vista que gerou um candidato a Vice-Presidente do Brasil. 15 minutos foram suficientes para Serra perceber a capacidade do rapaz. Isso mostra como o Serra sabe o que é uma Presidência e como está preparado para exercê-la.

    Gerson Carneiro

    rsrsrs… ai, ai…isso é uma ironia sua, não é?
    Só pode, porque se não for essa única opção inteligente só resta a outra que é uma cegueira sem tamanho.
    Aquela cegueira que o PIG faz inúmeras vítimas.

    Beto Crispim – BH

    Um gambá cheira ao outro

Hildermes Medeiros

A matéria mostra de forma mais do que insofismável que Serra é muito competente, é um democrata que pensa dia e noite no Brasil e no seu povo. É bom que esse problema de substituir o presidente seja levado em conta não só pelos partidos que o indicaram, mas por todos os demais incompetentes diante do Serra. Serra já é um quase setentão, e nessa faixa de idade sair de cena não é nada incomum. Ninguém deseja, claro, a morte de Serra, Dilma ou problemas de saúde, mas se o IBOBE e o Data Folha conseguirem fazer na pesquisa de outubro o que fazem nas suas próprias pesquisas, fraudar para bem posicionar seu candidato (só para raciocinar, claro, porque a oposição já sabe que perdeu, com riscos de ser no primeiro turno, por isso indica irresponsávelmente o Índio) contrariando toda e qualquer lógica como faz nos números da última pesquisa de 03/07/10 do IBOPE, um impedimento seu será um problema muito sério para o Brasil, difícil de se contornar, basta ver algumas das idéias de índio, do candidato a vice pela oposição, publicadas pela Folha de São Paulo. Pelo que se vê, para vereador do Rio de Janeiro, Índio da Costa já não apresentava qualificações para um município desse porte. Muito imaturo e despreparado. Imagine vice-presidente. É improvável, mas é bom que o mundo político bote as barbas de molho. Mesmo sem ter processos contra si, Índio da Costa não é um ficha limpa para ocupar o cargo da vice-presidência brasileira. Segundo a oposição, seria substituir o mais experiente e qualificado político do país por um inciante, ainda despreparado para o cargo. Saúde e morte pode mudar tudo antes da eleição e posse, não somente durante o mandato. Lembremos de Tancredo Neves. Mostrar os problemas dessa escolha da oposição é defender o processo político brasileiro.

Urbano

Houve uma época meio remota em que quem comia bacalhau era pobre, tanto que a maior preocupação, até para não alertar o vizinho sobre o miserê, era o cheiro no ar. Decorrente da situação criou-se o adágio "Pra quem é, bacalhau basta", que aproveito para usar no caso do vice de zé contra-rampa, o perempto.

dukrai

o Vampiro Brazileiro largou a escuridão e agora dá conselhos, amante tem que ser uma "coisa" discreta, de preferência em viagem pra Noruega e paga com dinheiro de paulista. Na falta de Marina Cara de Pau, vai de Indio da Costa, é tudo a mesma coisa, pra consumo de carioca do Leblon e Barra.
Ah se arrependimento matasse, e ainda livrou a área pro Maia Júnior se eleger sem concorrência.

    beattrice

    Eu gostaria mesmo que algum jornalista com altivez perguntasse à dona Mônica sobre a "Teoria da Amante Discreta".

Jairo

O grande problema para o Serra é que vai continuar chovendo até o final do ano.

Saudações brasileiras!

    Jairo_Beraldo

    Chovendo votos na horta da Dilma, voce quer dizer, xará?

    Sergio Castro

    Mais ou menos por aí Jairo.

    Jairo_Beraldo

    Pra quem preve 1/4, uma votação de 1/5 não viria mal!

Andre

Xoque de Jestão tucano: http://pedagiometro.com.br/

Henderson Sousa

http://www1.folha.uol.com.br/poder/761686-diminui

É, a coisa tá ficando feia para Dilma. Assevero,portanto: Serra, doravante, é o favorito. Estado democrático de direito agradece.

Saudações direitistas.

    victor

    Com esse nome so podia falar besteira . Teu pai estava sóbrio quando te registrou?

    Pablo Rodrigo

    Meu caro, se você acredita na Folha, então, você acredita em duendes e Papai Noel. Meus Pêsames. Sou esquerdista, mas acho extremamente necessário que haja partidos conservadores, pois isso implica às Esquerdas a constante renovação de ideias e práticas políticas. Entretanto, a direita brasileira é covarde, mesquinha e burra, pois não propõe nada que sirva a um debate mais elaborado e sério e isso é muito ruim, pois, de certa maneira, enfraquece o jogo democrático pautado em ideias sérias e responsáveis. Eu gostaria de ver o PSDB e o DEM propondo abertamente suas ideias, bem como queria ver as empresas jornalísticas assumindo claramente sua posição política, como acabara de fazer Carta Capital. O problema é que a Direitona brasileira não gosta de democracia e debate e é por isso que apoiou e saldou o regime militar, implantando um Estado de Terror, sequestrando, torturando e assassinando opositores.

ricardo silveira

O deputado Indio, candidato a vice presidente na chapa encabeçada pelo candidato Serra, do PSDB, além de ser um político cuja biografia não o credencia para, eventualmente, virar presidente da República, é filiado ao DEM (dos Mais, do Kassab, do Heráclito, daquele rapazinho, neto do Maganhães, do Demóstenes, etc.). Não dá, né! Seria uma irresponsabilidade e manifestação de um total desamor ao país e aos filhos votar nessa gente.

    Henderson Sousa

    É melhor um Índio sem experiência, embora seja patrana essa história de sua inexperiência, do que uma presidenta sem experiência que não sabe que o Nordeste também faz parte do Brasil.

    Se Índio não está preparado para uma possível vacância, Dilma estaria para presidenta?

    Dilma não vai-se sustentar nos debates. E sabem por quê? Ela não gosta do jeito democrático de lutar nos campos das ideias. Sua tendência na época da ditadura era de roubar bancos, sequestrar embaixadores etc.
    Serra, que se engajou nessa mesma época, preferiu a via pacífica e oratória. Notaram a diferença?

    Milton Hayek

    Um momento,meu querido.Serra foi da Ação Popular-aquela facção guerrilheira que colocou uma bomba no aeroporto do Recife e que provocou a morte de vários militares.
    Além disso,resta saber como ele,FHC e César Maia conseguiram escapar para o Chile e viver uma vida boa.
    Os militares sempre disseram que tinham um informante dentro da esquerda brasileira que vivia no Chile.Quem foi?César Maia(o primo do Agripino)?Serra(quem descolou a bolsa para ele estudar e fazer aquele manuscrito de mestrado que ninguém encontra em Cornell)?FHC(que recebeu mais de 1 milhão de dólares da Fundação ford,braço da CIA)?????????

    beattrice

    Talvez tivessem três em um informantes que viviam no Chile, afinal esse trio vale por um, e ainda deve troco.

    Beto Crispim – BH

    Deve está de brincadeira né? Só pode. Não quero acreditar que você seja tão burro ou estupido ao ponto de querer comparar a Dilma com o o Indio da Costa. No minino o que se espera de alguém que saiba usar minimamente a internet é que fizesse uma consulta antes de escrever tamanha bobagem.

    Beto Crispim – BH

    Dilma Vana Rousseff, cursou a Faculdade de Ciências Econômicas, na Universidade Federal do RS. Ocupou os cargos de secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre (1986-89), presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-93) e secretária de estado de Energia, Minas e Comunicações em dois governos: Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT).
    Dilma Rousseff foi ministra da pasta das Minas e Energia entre 2003 e junho de 2005, passando a ocupar o cargo de Ministra-Chefe da Casa Civil em 16 de junho de 2005, onde permaneceu até março de 2010.

    Neno Fogaça

    Já o Índio da Costa…..

    Bonifa

    Troll que fala mais de duas linhas, perde tempo e multiplica a bobagem. Cala a boca, troll.

    beattrice

    Comentários trolleiros deveriam ter número máximo de toques, evitaria sobrecarga dos demais comentaristas com bobagens, e evitaria sobrecarga dos poucos neurônios trolleiros com a escrita enfadonha.

    Glecio_Tavares

    Voce acredita piamente na folha. Ve-se pelo seu texto que voce não sabe o que é debate. Voce ja leu o projeto de governo do seu candidato? Não se esqueça que o que ele escreve e fala, nada tem a ver com o que ele faz.
    Procure pesquisar um pouco e saberá que ele não é nem direita e nem esquerda, ele é um zero a esquerda. Ele em SP só proibiu o pessoal de fumar dentro do serviço, então o pessoal vai a rua para fumar e não tem nem cinzeiro. O filhote dele na prefeitura acabou com a industria da publicidade em outdoor e faixadas, 120 mil pessoas desempregadas. No tempo do apagão o partido dele em vez de investir em infraestrutura, multou os consumidores e fez com que a industria acabasse com turnos extras, conseguindo uma recessão e desemprego em várias categorias. Lula por outro lado no ano passado enfrentou a maior crise mundial com corte de impostos. Coisa de gente que sabe o que faz e aposta em seu povo.

    Glecio_Tavares

    Esse é o indio: http://www.tijolaco.com/?p=19704&cpage=1#comm

    Alexandre Nicola

    Esse cara só conhece história pela mídia PIG. Vai estudar a história do seu pais meu filho. E não perca tempo com o lixo do PIG.
    Como diz o NETO: tá de brincadeira!

    Sergio Castro

    Quanta ignorancia Sr. Henderson, e o Gabeira era um cordeirinho?

    Carlos

    "não sabe que o Nordeste também faz parte do Brasil."

    Insisto na pergunta: Nordeste fica em qual dos dois paraguais constantes no livro de geografia distribuído nas escolas da rede estadual de SP?

    Ricardo Martins

    Imaginem você: O Serra já está meio gagá, vocês observem que ele não fala coisa com coisa. Está muito mais pra lá do que pra cá, basta olhar na cara de insônia dele. Tem "cara de quem já bateu o rabo na cerca" Tem cara de quem já morreu e esqueceu de deitar. Imagine se o cara (cruz credo) se elege) e parte desta para uma melhor e o Indio com esta sua "experiência" tiver que assumir? Seria o caos. Ainda bem que isto não vai acontecer!

    francisco.latorre

    você é ridículo assim de graça?..

    ..

Antonio Abreu

Serra é o GÊNIO DA M ÍDIA . Na realidade, não tem projeto, não tem rumo, não tem carisma e a palhaçada da escolha do seu vice, desnudou o rei da mídia e o que ficou evidenciado é que um desagregador e o adversário certo para ser batido nas urnas. Vocês já viram a cara de cansaço e sonolento ? ^^Esse só ganha na uol, cbn, FSP,Organizações Globo, Estadão, Correio Brasiliense, em Fatos e Versões, Painel da Globo News e no Bom dia Brasil do irmão sonolento Renato Machado. ìa me esquecendo do trio de ouro da Band, seus diletos eleitores, Boris Casoy, Teles e o Mitre.oitado,

    Bonifa

    Senpre me pergunto: Esta mídia está confiada em que? Mesmo com a perspectiva de afundamento total de suas idéias e seus braços políticos, eles não retrocedem um milímetro na defesa deles e delas. Mesmo com sinais de auto-destruição ameaçadores. Mesmo sem qualquer horizonte de vitória ou de reinstalação de seu antigo reinado absoluto. Então, a pergunta é essa: Está confiada em quê?

    Ricardo Martins

    Eles confiaram tanto no começo quando a Dilma tinha 3% e o Serra 40% que acharam que a parada estava decidida! Então juntaram todos (MÍDIA) e tomaram partido. Só que a candidata da situação foi subindo, foi subindo e passou o Zé Penacova. Agora a Mídia está tão envergonhada de voltar atrás que estão queimando os últimos cartuchos. Mas, isto é o que se chama tiro no pé . Se f…………!

PABLO RODRIGO

Este simples detalhe da escolha do vice mostra o quanto o senhor Serra está preparado e pensa o Brasil, ou seja, tanto faz, desde que ele seja o czar. Dá até para imaginar, baseando-se na catástrofe em que está São Paulo, como seriam gloriosos os quatro anos de Serra na presidência. Nem FHC conseguiria ser melhor. Fora Serra, o Brasil precisa de pessoas sérias, não de comediantes!

    Henderson Sousa

    Catástrofe que está em São Paulo? Está de brincadeira, né?

    Se sua teoria tivesse base, São Paulo afundado, o Brasil também estaria. São Paulo ( não sou da elite, viu?) é o supedâneo deste país.

    dukrai

    trollzinho, largou o apedeuta e vai de supedâneo? Wikipedia serve pra isso, né?

    Pablo Rodrigo

    Henderson Sousa, sou de São Paulo, embora esteja radicado em Fortaleza. Tenho forte ligação com o Estado, pois tenho parentes lá, então, tenho autoridade para falar no assunto. São Paulo vem perdendo dinamismo há mais de 10 anos e seu sistema público de ensino é um dos piores do Brasil, o que é um absurdo, haja vista que, em sendo o Estado mais rico do país, deveria ter o melhor sistema público de ensino bem como os mais bem pagos professores do ensino público do Brasil.

    Sergio Castro

    São Paulo é uma carga pesada para o resto do País, vai para o Folha On Line que é o teu lugar Henderson.

    beattrice

    Razao pela qual é urgente pedurar o Serra no pescoço do Al-ckmin e tirar o fulano debaixo da mesa onde anda escondido.

O Brasileiro

Boas perguntas:
– Quem é o Índio?
– O que pensa o Índio?
– A ficha do Índio é limpa?

    Henderson Sousa

    Você deveria fazer essas mesmas perguntas sobre o Temer.

    dukrai

    kkkkk trollzinho, vale cinco letras

    Beto Crispim – BH

    Escalarão mais um…Parece que o critério foi o mesmo da escolha do vice. Desinformado. idiota, sem conteúdo e pitibuzinho. Este tal de Henderson não aguenta uma semana com a gente.

    Carlos

    Mas antes de desistir, ele tem a obrigação de responder onde fica o Nordeste no mapa do livro de geografia distribuído nas escolas estaduais de SP, se no Paraguai-Paraguai ou no Paraguai-Bolívia…

    Beto Crispim – BH

    Michel Miguel Elias Temer Lulia, doutorou-se pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e dirigiu o curso de pós-graduação da Faculdade de Direito da PUC-SP. Também foi professor fundador da FADITU- Faculdade de Direito de Itu, inaugurada em 11 de agosto de 1969, de onde foi titular da cadeira de Direito Constitucional por 14 anos(1969 a 1984). Neste período, também foi vice-diretor (1975 a 1977) e diretor da instituição (1977 a 1980).Hoje, é considerado um dos maiores constitucionalistas do País .Já exerce o seu sexto mandato de deputado federal – todos pelo PMDB. Foi escolhido três vezes presidente da Câmara dos Deputados, em 1997, 1999 e 2009.
    Obras públicadas: Território Federal nas Constituições Brasileiras. Ed. Revista dos Tribunais, 1975. Elementos de Direito Constitucional. Ed. Malheiros, 1987. Seus Direitos na Constituinte. 1989. Constituição e Política. Ed. Malheiros, 1994.

    Jairo_Beraldo

    Temer, presidente do PMDB, carrega ao mesmo tempo a experiência de ter comandado a Câmara dos Deputados por três vezes – ocupa o cargo atualmente – e o carma de ter ajudado a sustentar o governo do tucano e hoje oponente Fernando Henrique Cardoso. Tido como um dos maiores defensores da reeleição de FHC, teve sua fidelidade recompensada com a presidência da Câmara, em 1997, e depois em 2001. Nesse período, ocupou a Presidência da República interinamente por duas vezes, em janeiro de 1998 e junho de 1999.
    É temeroso, este Temer!

    Bonifa

    O Temer é um homem sério. E ninguém pode negar que é um grande jurista, com livros fundamentais cujos textos são citados a todo momento Brasil afora por juízes, promotores, advogados, professores e estudantes. Cala a boca, troll.

    Jairo_Beraldo

    Bonifa não compactuo com suas afirmações…Temer é temerosamente temeroso.

    Cecéu

    Pode ser temeroso mas é sério.

    Jorge Nunes

    Eu quero os Trolss antigos de volta o Jonh Batos, Dorovak e até o Ubaldo… esses novos trolls são muito fracos.

    Paulo Mateus

    Índio da Costa, vice de Serra, é denunciado por vereadora do PSDB do Rio.
    A empresa Milano ganhou 99% do fornecimento da merenda. A licitação ocorreu num único dia e foi dividida 10 coordenadorias de educação (CREs). A empresa ofertou preços diferentes para o mesmo alimento. O preço do frango para Santa Cruz era 30% mais caro do que o frango que ia para as escolas de Campo Grande. Em Santa Cruz não havia concorrência… Como a empresa soube da falta de concorrentes é uma pergunta que permanece sem resposta… A prefeitura pagou à mesma empresa, pela mesma mercadoria, preços diferentes.

    A CPI concluiu que Índio deveria ter cancelado a licitação, pois as regras do edital levaram a um resultado que contrariou o objetivo inicial, que seria o de atrair dezenas de pequenos comerciantes locais a fornecer para as escolas dos bairros. Assim, o fornecimento seria descentralizado e se chegaria ao melhor preço. Mas o que se deu foi justamente o oposto: as regras do edital de licitação provocaram a maior concentração de entrega de gêneros alimentícios na história da merenda escolar.

Jairo_Beraldo

O Zé vai ter o mesmo fim que teve o escrete canarinho…vai ficar nas quartas. 1/4 dos votos válidos…

Renan

Muito, muito bom este texto. Eu comecei este ano a acompanhar os editoriais dos jornais. Não era outra, Dilma representava o fracasso e a inexperiência. O Serra, sempre sábio, decidido, vitorioso (sic).

O grande planejador fez a maior lambança em sua campanha. Hoje ÁDias vai ao É Notícia dizer que a oposição não deveria ter sossegado, em hipótese alguma, até conseguir o impeachment do Lula em 2005. O ex-vice do Serra vai em rede nacional dizer que o presidente mais popular e bem aviliado da história não deveria ter governado!!!

Já sabem que já perderam, agora eles estão loucos para transferir a culpa a alguém e projetar todos seus defeitos a quem estiver próximo.

Marat

Procurem saber as "opiniões" do tal de Índio: é a cara do PFL: Fascista até a alma!!!

Deixe seu comentário

Leia também