Sakamoto: Que tal entregar a saúde pública à Igreja Católica?

Tempo de leitura: 2 min

13/10/2011 – 4:38

por Leonardo Sakamoto, em seu blog

O reitor do Santuário Nacional de Aparecida pediu ao ministro da Saúde que não distribua camisinhas nas escolas públicas, afirma o Painel da Folha de S. Paulo de hoje.

Sabedoria divina que arrepia. Até porque, como todos sabemos, jovens só fazem sexo por causa do preservativo grátis. Sim, ela, a camisinha, é a responsável por tirar da inocência milhões todos os anos. Sem a dita, viveriam uma vida de castidade, dedicada às boas causas. Mas não! Enquanto o pecado em forma de látex lubrificado estiver à espreita de nossos adolescentes, feito o Tranca-Rua, o Tinhoso, o Cramulhão mangando Jesus no deserto, não haverá paz.

E o Estado, ao distribuir essas sementes da luxúria, é como a serpente que ofereceu o fruto da árvore proibida à Eva, levando ao conhecimento do bem e do mal. Pobre Adão! Pobres rapazes tirados da castidade por culpa de garotas que repetem o pecado original!

Sem esquecer dos padres acusados de molestar sexualmente de crianças, levados à tentação por conta de anúncios libidinosos de preservativos.

Malditas sejam todas as camisinhas! Antes delas, não havia sexo antes do casamento, muito menos cópula que não fosse com o sagrado intuito da procriação.

Com base no doce raciocínio do clérigo, proponho algo revolucionário: fechar as fábricas de preservativos. Jontex, Olla, Preserv, Blowtex… Isso acabaria com todas as doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, noves fora os filhos indesejáveis.

Enfim, vamos entregar a questão da saúde pública aos cuidados da Igreja Católica. Certamente, ela terá a coragem de pôr em prática ações que o Estado não toma. Os problemas sociais serão resolvidos com base no Código de Direito Canônico e, por que não, na reedição da bula Cum ad nihil magis, do Santo Ofício. Por exemplo, condenar médicos que fizerem abortos, mesmo que nos raros casos previstos em lei, a uma eternidade de privações no limbo – já que não se fazem mais fogueiras em praças públicas como antigamente – vai por um ponto final na questão.

Revolucionário, nesse sentido, foi o então arcebispo de Olinda e Recife José Cardoso Sobrinho, que excomungou os médicos envolvidos no aborto legal feito por uma menina de nove anos, 1,36 m e 33 quilos, grávida de gêmeos do padrastro que a estuprava desde os seis anos de idade.

“Os adultos, quem aprovou, quem realizou esse aborto, incorreu na excomunhão. A Igreja não costuma comunicar isso. Agora, a gente espera que essa pessoa, em momentos de reflexão, não espere a hora da morte para se arrepender”, disse em 2009. Amém.

O mesmo vale para o uso – e, quiçá – distribuição gratuita de preservativos. O arcebispo da Paraíba, Aldo Pagotto, suspendeu o deputado federal e padre Luiz Couto (PT-PB) de suas funções como sacerdote porque ele defendeu o uso da camisinha e os homossexuais.

Enfim, tudo isso seria engraçado, apenas fait divers em colunas de jornais se, em épocas de eleições, os candidatos não vendessem sua alma à igreja na busca por votos, prometendo em troca a manutenção do controle simbólico sobre o corpo dos cidadãos.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

flavio jose

Seu odio contra a Igreja Catolica leva-o a dizer besteira, verdadelira idiotice. A Igreja CATOLICA não é uma instituição empresarial. Quando o odio fala contra a igreja fica esquecido os erros de outras religiões, não sei se por inocencia o por mau caratismo. O odio dos cavalheiros do apocalipse é em função de que A IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA é o maior baluarte do Cristianismo. Se destruir a IGREJA CATOLICA, VOCES ACREDITAM QUE VÃO DESTRUIR O CRISTIANISMO.

    JOANE FARIAS NOGUEIRA

    Baluarte do cristianismo é Cristo.
    Cristo é maior que o catolicismo. Não pira.

damastor dagobé

sei não…errando ou acertando a Santa Madre já completou 2000 aninhos firme e forte… já o comunismo…tsk…tsk..tsk..

    Roberto Locatelli

    Ôpa, a igreja católica não tem 2000 anos. A não ser que você ache que o próprio Jesus era católico.

    Mas, sim, o catolicismo tem séculos e séculos de existência. A história da Igreja católica romana inclui assassinatos em massa (Inquisição), intrigas palacianas (os Bórgias), falsificações, filhos ilegítimos de padres e pedofilia. O catolicismo é praticado por cerca de 20% da humanidade, e essa porcentagem está a se reduzir rapidamente.

    O comunismo tem cerca de 140 anos pois foi "inaugurado" oficialmente pela Comuna de Paris. Hoje só Cuba pode ser considerada realmente comunista. Quanto à China, aquele regime não é comunismo nem aqui nem na China.

    Porém, gradualmente, governos populares de forte influência de esquerda se espalharam por quase toda a América do Sul. Conforme o capitalismo encerra seu prazo de validade sobre a Terra (todo sistema tem prazo de validade) outro sistema terá que substitui-lo. Um sistema mais justo, em que ser pobre não signifique passar fome, e ser rico não signifique ter centenas de bilhões de dólares na conta bancária.

    Cleverton_Silva

    Bela análise, Locatelli! Ignorantes pensam que ideologias simplesmente morrem e deixam de existir. Regimes, dinastias e governos caem, mas ideais não.

    flavio jose

    Sr. Roberto, fico assustanto com o seu desconhecimento a respeito de Cuba. Cuba não é mais comunista, pois ja existe proprietariosprivadas (de casa), bem como de terrenos para produtores no campo. Neste ponto Cuba está a frente de Israel, pois todos os terrenos para produção Agricola em Israel, petence ao Estado. Comunista hoje existe apenas em uma das Correias. Procure se atualizar para não dá informação errada.

M. S. Romares

" O medo de coisas invisiveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião " (Hobbes).

A igreja católica deve muitas explicações ao mundo e deve, mais ainda, desculpas pelo que fizeram ao longo dos séculos à humanidade. A igreja católica sempre tentou ( e às vezes, conseguiu) colocar o prazer no índex. Nada que possa dar prazer ( e não falo somente de sexo) é tolerado por ela. É quase doentia essa aversão, mas só se aplica aos outros, aos chamados impuros, pecadores e coisas assim. A igreja se reserva o direito de não ter reserva moral em coisa alguma. Aparecida, Lurdes, Fátima são exemplos horrorosos de que os caças-níqueis fundamentados nos medo podem dar certo. A igreja sempre aposta na estupidez humana e parece que tem se dado bem, pelo menos para arrecadar uma grana pra financiar algo que perpetue sua dissimulação e dissemine suas crenças.

Conservador316

Sou protestante, e não sou contra a camisinha.
O problema é achar que com a camisinha todos os problemas estarão resolvidos.
Tem muitos adultos que tem dificuldade com a camisinha, pois "perdem a ereção" tentando coloca-la.Pois tem que "parar" as preliminares para colocar-la. E nesse tempo muitos perdem a ereção.
Se isso acontece com adultos, imagine com adolescentes!!
Não tenho nada contra a distribuição de camisinhas. Desde que não fique somente nisso.
Pois senão a mensagem passa a ser: "Se está com camisinha ,pode tudo, ta liberado"…
O adolescente acha que pode sair transando com todo mundo, desde que use caminha!!

rita

Enquanto muitos discutem a mãe natureza que é atéia segue seu rumo como sempre fez. Ninguém pára e se pergunta: porque religião traz tanta polêmica? Talvez se o ser humano pensasse o mundo cultural e natural com mais profundidade, estas discussõs teriam um fim. Infelizmente ainda nos apegamos a essa construção humana que criamos na nossa caminhada por este planeta e que chamamos de Deus. São deuses construídos pelo homem que estruturam as religiões. Seria melhor, de uma vez por todas, enfrentarmos o nosso medo ancestral e extirparmos da face deste planeta estas inóquas adorações e as discussões que elas geram, pois já causaram tantas mortes desde os primeiros ritos praticados pela raça humana. É preciso ser muito consciente para se viver sem o artifício deus. É um caminho para dar fim a esta poderosa instituição humana chamada Igreja e outras também. É preciso ter muita coragem para admitir qualquer coisa neste sentido. Quase ninguém tem esta coragem ou tem medo de ficar sem deus, no entanto, a natureza que é atéia segue seu curso…Reflitamos.

Roberto Locatelli

Peço desculpas se, por acaso, ferir suscetibilidades dos internautas mais fervorosos. Mas temos que nos lembrar que uma igreja que matou milhares e milhares de pessoas queimando-as vivas, sob a acusação de bruxaria, não tem nada de bom a oferecer ao mundo.

Ligeovanio-MA

De todas as religiões, que em conjunto são a desgraça da humanidade, o catolicismo é, de longe, a mais bestial!!
Pode censurar o comentário, se quiser.

Marcelo Fraga

Para a Igreja, a "libertinagem" só é válida na economia e na imprensa (desde que à seu favor).

Para os jovens, a castidade!

xpto09

E pensar que é um monge o pai da genética:
Grergor Mendel.

"16/01/2011 – 21h52min

O papa Bento XVI escolheu pela primeira vez um protestante para liderar a academia de ciências do Vaticano. O biólogo molecular suíço Werner Arber, um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina em 1978, foi nomeado presidente da Pontifícia Academia de Ciências.

O porta-voz do Vaticano Ciro Benedettini afirmou neste domingo que se trata do primeiro não católico a presidir a Academia em seus quatro séculos de história.

A Academia tem como objetivo colaborar com o pontífice para a compreensão dos avanços científicos em campos que vão da genética à física nuclear. Arber se tornou um membro em 1981.

Outros não católicos foram membros de destaque da Academia, mas não chegaram a presidi-la. Entre eles está a judia italiana Rita Levi Montalcini, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 1986. As informações são da Associated Press.

Fonte: Agência Estado"

No Nassif: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/nicoleli

Fala do papa:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/vatican

Tomudjin

Nunca crie uma institução para resolver algum problema. Crie pra dar palpite.

beattrice

O Reitor do Santuário – pro OPUS DEI – de Aparecida pede ao senhor Padilha este despautério porque já foi atendido em outros despautérios, como todo o retrocesso patrocinado pelo ministério da Saúde na atenção à saúde da mulher, largamente repercutida, documentada e denunciada neste blog e em outros endereços.
Se o estado brasileiro fosse DE FATO LAICO esses disparates não aconteceriam, mas não é.
Não é mesmo presidente Dilma?

    Mari

    Beatricce, a benção, menina! Falou e disse!

    Dede Araújo

    Criatura de Deussssss! Tu acabastes com a discussão. Valeu!

Eduardo

A Igreja faz o dever dela. E está certa. E em termos de dogmas, não se pode relativizar.
Eu, por exemplo, tenho minhas dúvidas que a camisinha evita aids….. Na dúvida, melhor não.

Carlos Nunes

Gostei mesmo foi ver o cardeal Ratzinger entrando na basílica de são pedro sendo levado naquela liteira.
Acenando para o público em cima daquela plataforma ficou ainda mais carnavalesco.
Tão fantasioso como as orientações da instituição.

alicio

O que deve ser combatido não é o cristianismo e sim uma "perna" desse, o catolicismo, a igreja do papa. Ramo pervertido do cristianismo.

    beattrice

    Como se fora do catolicismo e nos outros ismos não houvesse sandices semelhantes.

    Jairo_Beraldo

    Principalmente nas ditas igrejas neopentecostes, onde seus "donos" usam o Nome Jesus para enriquecerem. E o curioso, é que os frequentadores destas seitas, são em sua maioria, pessoas abastadas.

    M. S. Romares

    Se amputar essa perna, não sobra nada.

    LuisCPPrudente

    A religião é o ópio do povo.
    Que tal acabar com esse ópio?

    Sendo deus onipotente, onisciente e onipresente, por que ele não cuida de evitar a proliferação de doenças entre as pessoas inocentes, por exemplo, as milhões de crianças que morrem no continente africano devido à fome e às doenças? Ah já sei, deus quer que os homens provem o seu valor e os que forem mais resistentes e tenazes vão sobreviver!!!!! É a lei da selva! Não necessariamente os bonzinhos sobrevivem, mas sim os poderosos que causam as mesmas doenças que deus não quer combater!

    Então pra que existir esse deus, se geralmente ele está a serviço dos poderosos e gananciosos?

    A religião é o ópio dos povos. A figura do deus foi criado para isto.

GilTeixeira

Depois não sabem por que o rebanho diminui a cada dia!

    Klaus

    Verdade. Se a igreja liberasse geral iria ganhar mais adeptos, né? Carlos Heitor Cony disse uma vez; Não é católico quem quer, mas quem pode. Eu não posso, então…

FrancoAtirador

.
.
A Igreja Católica sempre tentou controlar a ciência por "tabela".
.
.

Morvan

Bom dia.

Dukrai, a tarefa deles é inglória: os pinguins não são tão fáceis de manietar! Não é à toa que o símbolo do Linux é um pinguim (Tux, para os íntimos).
Eles poderiam fazer algo [realmente] útil pela coletividade, e não pilhá-los e ainda ficar torrando a paciência dos que não entram na deles. Quem sabe algum trabalho comunitário…

Elo da imagem do Tux "caçando borboletas (Windows)": http://3.bp.blogspot.com/-NR719iqIYHU/TcXgHHBWIYI/AAAAAAAAACU/X9ljMNb5WBU/s1600/LinuxTux.jpg

Morvan, Usuário Linux #433640.

EUNAOSABIA

Esse rapaz, tá papando mosca, o Papa Bento 16 já se manisfestou a favor do uso da camisinha.

Mais um contaminado pela ideologia fracassada de Marx e outros bastiões do atraso.

    Eduardo

    O papa falou em casos específicos de prostituição, embora não apoie o uso da camisinha por considerá-lo, em essência, imoral. Isso nada tem a ver com Marx. Até onde sei, os bastiões do atraso estão ligados à doutrina cristã.

    Maurício

    Concordo com você 100%, se não fosse pela Igreja Católica nós estaríamos pelo menos 200 anos mais avançados em todos os aspectos…

    pedro

    Não viaja carola!!! Desde quando o Papa defende a camisinha como meio de se impedir a transmissão de DST e gravidez? O Papa é um idiota irresponsável que foi à Africa, que está sendo dizimada pela epidemia da SIDA, pregar contra a camisinha. Depois, vendo a péssima repercussão das suas palavras acabou amarelando e disse que em casos de prostituição a igreja PODE (atenção ao pode) até aceitar o uso de preservativos. E só. Daí concluir que Sua Santidade Nazi-fascista é a favor da camisinha é demais , hein?

Arthur Schieck

a idade média ainda não acabou.

    EUNAOSABIA

    Pois é, Lula é a prova disso.

    Julio Silveira

    Robo, voce não consegue viver sem sua obcessão né?
    Mas continue comparecendo, voce faz o melhor humor negro deste blog.

    Lilica

    Seu docinome deveria ser EUSOUIDIOTA

    Cleverton_Silva

    Eita inveja!!! EUNAOSABIA só pode ser da turma do Nunkassab. Lula é Dr Honoris Causa. Ele é superior (em aspectos positivos) em tudo a FHC e também é Dr. Cadê THC e a sua influência na sociedade? O falso "Pai do Real" quebrou a moeda, fala q o Brasil é país de jurs altos, mas é recordista do aumento de juros quando era Presidente e disse que assinou documentos sem ler depois de acusar Lula de fazer o mesmo. Mas, como diz PHA: "A inveja é sábia. Ela corrói o invejoso por dentro!"

    Alexandre Felix

    EUNAOSABIA = FAZMERIR

    Leonardo Ribeiro

    Acabou, cara!
    Você, na verdade, é que rasgou os princípios que lhe embalaram o berço.

    Feliz cada novo dia…

Valdecir

Penso que a afirmação do padre tem a ver com a preocupação sobre missão da Escola. Por um lado, há o papel do Ministério da Saúde, cujas ações preventivas devem ser mais que apoiadas. Mas há também o papel da escola de formar a pessoa humana para a vida (e nós sabemos das deficiências neste campo). Não creio que a simples distribuição de preservativos a adolescentes seja uma ação educativa eficaz. Tampouco creio que a opinião do padre Reitor do Santuário seja tão simplista e ultrapassada, como faz crer o artigo do Sakamoto. Será que o padre pensa que a posse de uma camisinha despertaria num menino a tentação pelo "pecado" do sexo? Acho que somente à custa de muita simplificação. O que li no Painel da Folha não permite tirar grandes conclusões.
O artigo é provocativo e faz pensar que a questão não é simples.

    Robin

    Não se trata de educação sexual, que não cabe ao Estado, mas sim de saude publica. Responsabilidade sim, do estado.

Polengo

Quando esse moço, ainda criança, chegou pros pais dele e perguntou: "Como foi que eu nasci?" a resposta deve ter sido: "Papai não usou camisinha".
Ou então, "A cegonha te entregou aqui na porta".
Ou então, "Não interessa, interessa a influência de nossa famiglia"

ADILSON SANTOS

Aguardo ansiosamente a puniçao por Genocídio, Extorsão, Pedofilia, Corrupção passiva e Ativa , Golpismo
Higienismo Etnico, Estelionato e outras cositas da Seita dos Adoradores da Cruz, mas conhecioda como Cristianismo .

Qual tribunal internacional irá cobrar isto destes Bastardos Pseudo Religiosos ?

Em uma contagem superficial , foram atribuidas á Seita dos Adoradores da Cruz o assassinato direto e indireto de mais de 500 Milhoes de pessoas em 2000 anos de sua mísera existencia .

Apenas relatando os que foram queimados vivos pela " Santa Inquisição " , o numéro ultrapassa 2 Milhoes de Inocentes ( Sem contar o Genocidio Albigense – Seculos XII a XIII , onde um dos prócedres Católicos , respondendo á pergunta de um de seus lacaios de " Como reconhecer entre a multidão quem era ou não Albigense , disse a famosa peróla cristã : " Mate Todos, Deus reconhecerá os seus " .)

Giordano Bruno e John Huss ainda vivem , clamando por Justiça !!

    Leonardo Ribeiro

    Bom, Giordano era deísta, mas Jan Hus era reformador. Se você dá trela à ideia de que eles ainda clamam, estarão eles clamando sob os auspícios do cristianismo que você atacou no início.
    Afinal, o que você defende?

Morvan

Bom dia.
É só coincidência ou Aparecida é [quase] toda reaça?
Não é à toa que o Padim tem tanta ascendência sobre os clérigos de lá…
Este reitorzinho não sabe, mas a [maldita] Inquisição já foi extinta (pelo menos, oficialmente).
Morvan, Usuário Linux #433640.

    beattrice

    Na verdade o Vale do Paraíba, onde fica Aparecida, é reduto do OPUS DEI, quem controla a área é o XUXU Al-ckmin mesmo.

FranX

O crescimento demográfico desordenado, a falta de um controle de natalidade, resulta no caos das ocupações irregulares das encostas, mangues e afins. A Igreja Católica contribui para isso e depois se associa ao greenpeace, se dizendo 'antenada' na causa ambiental. Se merecem!

Julio Silveira

Seria comico se não fosse trágico. E depois querem se voltar contra as madrashas muçulmanas por levarem os alunos, em muitos casos, ao fanatismo religioso. Se derem corda a demência religiosa, o inferno chega rapidinho.

José Ruiz

O ministro foi à festa católica porque é popular, a opinião do "reitor" não tem a menor importância. De resto, procure se informar melhor sobre Sr. Tranca Rua, senão fica o sujo falando do roto…

Carlos Cruz

E não entendem o pq de perder tantos fiéis…Pq caiu a frequencia a igreja do bairro…Pq "outras" igrejas aumentam o número de fiéis… A Igreja Católica vive na idade média das fogueiras e demonios. Esqueceu o perdão, amor, compreensão. Que tristeza ver minha igreja retroagindo as fogueiras do "Santo Ofício". Devia aprender com os próprios erros, estudar seu passado de sangue e dor, ser um caminho de fé e amor. Mas parece que esqueceram que católico DEVE SER amor universal, perdão, um exemplo a ser imitado e seguido. Depois não entendem…

dukrai

a ICAR SA pode ser contra ou a favor de qualquer coisa, só não pode é pretender influir numa política de estado como se isto aqui fosse o vaticano. pra resolver o problema esses bispos, malafaias e outras traias poderiam criar um estado. Como se pelam de medo do inferno eu sugeriria alugar a base na Antártica pra eles e que ocupassem o seu tempo convertendo os pinguins. Tem uma vantagem, são monogâmicos, e uma desvantagem, às vezes não.

    Leonardo Ribeiro

    Se houve apenas um pedido, não vejo onde está o "influir".
    Agora, você conhece algum casal monogâmico, fiel que contraiu Sida pelo coito?
    Se a fidelidade conjugal brinda, aos nela envolvidos, com a isenção de males da saúde, por que cargas d'água fazer apologia à libertinagem, ao sexo precoce/casual?
    É-me difícil entender.

    Feliz cada novo dia…

    mfs

    No inferno dos esquimós (não na Antártida, claro, no outro hemisfério), o inferno é frio e sem caça.
    Quanto à conversão dos pinguins pelos padres, eu incluiria duas sugestões: 1) leitura de Anatole France ; 2) manter os pinguins-filhotes afastados…

    José Ruiz

    O que você tem contra os pinguins??

    mariana

    Eles não acreditam no inferno. Apenas o vendem!

    dukrai

    raxei de rir das respostas, mas alguém podia avisar o Gerson Carneiro pra usar outro IP rs

Lu_Witovisk

É a hipocrisia. Agora, alguém em sã consciência ainda escutará os ditames da Igreja? Esta é outra instituição que está estribuchando, agarrada aos seus dogmas e descendo cada vez mais fundo, fazendo de tudo para manter vivo o que há de pior no homem e alimentando os fascistas de plantão. Entre Deus e o Diabo, eles já escolheram o seu lado.

Precisamos lembrá-los que o Estado é laico.

    Morvan

    Bom dia. Formalmente, sim, Lu_Witovisk.
    Mas um dirigente tíbio (Dilma tem sido-o, neste aspecto) pode arrefecer o laicismo do Estado, pela "governabilidade" (Arrhhhgh!). Desde que o Padim Cerra et Caterva instituíram a "caça às bruxas" nas eleições, que eu vejo com ressalvas esta afirmação. Por isso digo a você e a outrem: laico – formalmente!

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Deixe seu comentário

Leia também