Roberto Rodrigues estraga festa de ruralistas

Tempo de leitura: 2 min

do blog da Reforma Agrária*

Mais de 800 latifundiários do interior de São Paulo e de outros Estados fizeram um encontro batizado de “Abril Verde”, nesse final de semana.

Os organizadores pretendiam fazer um contraponto ao chamado Abril Vermelho, que é a forma como a imprensa apelidou as lutas dos trabalhadores rurais pela reforma agrária nesse período.

A principal estrela do encontro foi o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que atualmente que preside o Conselho do Agronegócio da Federação das Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).

O circo estava armado e a expectativa eram declarações que condenassem os movimentos sociais do campo, especialmente o MST.

Veja a declaração de Roberto Rodrigues: “É um movimento legítimo, que é positivo, mas se torna negativo quando há violência. As ocupações são legítimas, mas deixam de ser quando ocorre violência”.

Embora tenha feito uma ressalva, que ninguém pode discordar – até mesmo porque a violência costuma recair sobre os trabalhadores rurais – o ministro disse também que a jornada de lutas de abril faz “uma onda concêntrica, que defende uma tese legítima”.

Os outros participantes do encontro não devem ter gostado da resposta. Insistiram e voltaram a questionar o ex-ministro, que é a personalidade mais respeitável do agronegócio.

Parênteses: Kátia Abreu deve sonhar em ser Roberto Rodrigues.

Veja a resposta do ex-ministro: “Vim aqui para falar do desenvolvimento, da alta tecnologia e dos altos índices de produção do campo, mas principalmente da falta de estratégia e de ações integradas do governo para explorar tudo isso”.

Ou seja, o circo estava armado, mas não encontraram a pessoa certo para fazer as palhaçadas.

No próximo ano, melhor convidarem a Kátia Abreu mesmo.

Um detalhe interessante: o Portal do Estadão deu uma matéria com as declarações de Roberto Rodrigues, no sábado.

No dia seguinte, não tinha nada no jornal impresso. Por que será?

O blog da Reforma Agrária é apoiado e produzido pela Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária. E-mail: [email protected]

Siga o Viomundo no Twitter


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Michel tams

Boa noite.
Nesse Link que segue tem uma carta do Incra RS condenando ações dos Ruralistas de Bagé que estão bloqueando e ameaçando o trabalho deles de medição e determinação da área quilombola. Isso é mais uma prova do preconceito e desrespeito dessa elite quebrada do RS. http://blogoleone.blogspot.com/2010/04/nota-da-as

Ubaldo

No Brasil as lei são feitas para serem burladas, infelizmente.
Há uma conivência, quase uma cumplicidade com a contravenção. Vejam o caso do jogo-do-bicho e das invasões de terras. São flagrantemente ações fora da lei que são amplamente toleradas pela sociedade. Chegamos ao cúmulo de haver repasses de verbas do governo, indiretamente para as ONGs que vão para os sem-terra para promover as invasões. Mas ai o pessoal de esquerda diz: e as invasões da Cutrale, do Sr. Dantas e de tantas outras empresas e pessoas, pode? A resposta óbvia é que um crime não justifica o outro. Não seria sensato que os movimentos sociais dos sem-terra se articulassem para denunciar tais abusos e não incorrer nos mesmos erros?
Será que este governo não gosta e não quer seguir as leis quando as mesmas não lhe interessam?
Não quero dar uma de puritano e politicamente correto, mas o governo tentou legalizar as invasões no PNDH-3,entre outras barbaridades. Por enquanto, nada conseguiu e teve de recuar. Mas com certeza, numa véspera de feriado ou fim-de-ano o Vanucchi, Dilma e o Franklin vão tentar de novo. Podem apostar.
O mais interessante ainda para falar dessa trinca, cuja história de vida não os habilitam nem um pouco de gerenciar os destinos dos Direitos Humanos, nem dos direitos dos humanos. É mais ou menos como deixar a raposa tomando conta do galinheiro.

Carlos Bonasser

Vejam só, “É um movimento legítimo, que é positivo, mas se torna negativo quando há violência. As ocupações são legítimas, mas deixam de ser quando ocorre violência”. Que legitimo coisa nenhuma não há lei nenhuma que admita que as invasões sejam legitima. Legitima se estiver em Lei. Qual a invasão que se processa sem bagunça e violência?
Quer queira ou não, deve ser respeitado o direito à propriedade.
Eles os do MST sabem mais que qualquer jurista que o que praticam é criminoso, passível de pena.
O negocio é que hoje não se movimenta mais os Órgãos policiais para prevenir esse tipo de bagunça/crime, num passado bem próximo nada disso acontecia e se ocorresse, o serviço policial se manifestava a contento e solucionava o problema.
Está faltando energia e cadeia para esse pessoal.

    fog

    Propriedade privada é aquela titulada e não grilada. A fazendinha da Cutrale é assentada sobre terra pública e foi invadida pela empresa de sucos… , pelo teu raciocínio ricos têm todo direito de invadir e os pobres não podem nem espernear. Ou, você desconhece tudo isso?

    Gilson Raslan

    Carlos, você precisa rever seus conceitos. Se não fossem os atos de ocupação de terras INAPROVEITADAS, a reforma agrária seria feita nas CALENDAS GREGAS, e as cidades se tornariam um caus, pior do que já estão.
    Você, meu caro, está querendo ser mais realista do que o rei. Se o próprio líder dos grandes proprietários de terras, que conhece a realidade do campo, é a favor das ocupações, quem pode ser contra?

    yacov

    Você por acaso é latifundiário??? Só pode ser. Meu filho, 1% da população brasileira ocupa 50% das terras agricultáveis, exportando comoditties e gerando poucos dividendos para o país e gerando desemprego no campo e exôdo rural, enquanto 70% do que vai para sua mesa provem da agricultura familiar. E, segundo nossa Consituição (sabe do que se trata???), a propriedade particular da terra tem que cumprir sua função social. E não fale da violência do MST. Deixa de ser covarde. Vá ver as estatísticas das mortes no campo e verás que a grande maioria dos mortos são pessoas do MST. SE o BRASIL tivesse feito sua reforma agrária na época do JAngo, e não instituído uma ditadura, financiada entre outros, pelos latiundiários, já seríamos um país desenvolvido há muito tempo. Mas desenvolver o país para esse monte de pobres prá que, se eu já tenho meu latifúndio e mando meus filhos passar as férias de final de ano na Europa, né?!?!?

    FORA PSDBossais DEMentes e PIg'SS!!!
    QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

Anabela Borezensky

Mudando de assunto os blogueiros sabem como está o caso Alston? Dizem que os principais executivos desta multinacional francesa estão presos na Europa e já depuseram contando tudo. Chegou a hora de tomarmos conhecimento deste inquerito. Será que não daria par o Juiz De Santis assumir esta investigação, pois parece ser o ínico neste pais com isenção capaz de mostrar os fatos

    Klaus

    Anabela, se isto tivesse realmente ocorrido na Françanós não saberíamos aqui no Brasil? Você acha que uma bomba desta estoura e ninguém fica sabendo? Será que não existe um, unzinho que seja, jornalista da mídia "independente" que daria esta notícia caso ela tivesse ocorrido? Ninguém do PT, que está em campanha justamente contra Serra, qaue seria o maior prejudicado com a veiculação da notícia, se preocupou em divulgar o fato? Ou a você só interessa as ilações?

Luis Armidoro

O cara (roberto rodrigues) é conservador, mas não é reaça

Gerson Carneiro

É que o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues sabiamente entendeu o “Abril Verde” como o sinal verde aberto para manifestação segundo suas convicções. E seguiu adiante. Ah, essa Língua Portuguesa! Triste tolo que tentar subestimar um sábio, sem saber utilizá-la.

Possivelmente alguém dirá que o “Lula é um triste tolo porque não sabe empregar a Língua Portuguesa”. A quem assim afirmar digo que “um tolo nunca é mais tolo do que quando se mete a sábio”.

Um: o Lula não é triste, e muito menos tolo.
Dois: o Lula não tenta subestimar ninguém.
Três: engana-se quem pensa que o Lula não sabe empregar a Língua portuguesa. Tanto sabe ao ponto de irritar seus oponentes com a praticidade e objetividade que lhe são peculiares. Exemplo: “Eu quero tirar o povo da merda”. Não há erudição que substitua a eficácia dessa assertiva. Talvez por sermos sim caipiras, como disse alguém que fora presidente. Só não disse que caipira não é tolo. Portanto, o Lula é um sábio. Não tente subestimá-lo. Nem a nós.

pedro – bahia

O ex-Ministro Roberto Rodrigues sempre teve um comportamento ético e coerente. Provavelmente, para o próximo evento da especie, além da Katia Abreu, será convidado tambem o Deputado Ronaldo Caiado. Eu até sugiro que convidem também o ex-prefeito de Guanambi e atual candidato a Vice Governador na Bahia na chapa com Paulo Souto, o latifundiário violento Nilo (Boi) Coelho. Os tres juntos têm condições de produzir muitas palhaçadas ao agrado dos participantes.

dvorak

"Verdade, Dvorak? Estou por fora…Gostaria de saber mais. Você parece saber tudo. Quantas ações foram feitas pelo MST, onde e quando? Quais delas foram violentas e qual foi a violência? Por favor, diga a quem deseja apenas saber mais… "

Realmente Bonifácio, você é bastante desinformado.A última ação criminosa do MST foi a invasão de uma fazenda de laranjas da Cutrale e em decorrência desse fato 22 integrantes do MST estão sendo processados.Se quiser acompanhar o processo é só pesquisar na 1ª Vara Criminal de Lençóis Paulista.Espero ter ajudado…

ehehehehehehehe

    Gerson

    A fazenda da Cutrale é grilada, tem um processo que rolando faz décadas.

    Pedro Scherer

    Então a Cutrale está assentada sob terras griladas? E o Pig fica ai mostrando os tratores dos sem terra derrubando pés de laranjas !hum,hum! A Justiça na sua lentidão não dá uma solução adequada num embróglio deste? Este Pig não passa de "Santinho de Pau ôco!

    Luiz C T Figueiredo

    Dvorak, voce é louco, so a Cutrale que pode grilar terras no Brasil, ah tambem podem a Volks, o Dantas, o Caiado e assim sucessimvamente ne ………….. isto é a elite!!!!!!!!!!!!!. Se liga rapaz, estude historia geral e veja a importancia da reforma agraria para o desenvoloviemto das nações, pois no inicio da industrialização a proriedade da terra era o bem mais importante da economia das nações.

    Gilson Raslan

    A TV Globo "grilou" um terreno do Estado em São Paulo, mas ninguém falou nada. Interessante, não é, seu Dvorak?

    yacov

    Quando o MST exige o cumprimento da Constituição, e que se cumpra a função social da terra, isto é crime, mas quando a CUTRALE e a REDE GLOEBBELS grilam terras públicas, aí não tem problema nenhum, tá tudo blz????Não!!!! Não precisa explicar, eu só queria entender….

    FORA PSDBiltres DEMentes e PIg' SS!!!
    QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!

Gerson Carneiro

Demonstrando inteligência, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues entendeu que o "Abril Verde" fosse um sinal verde para ele se manifestar de acordo com as suas convicções. E seguiu adiante.

Leider_Lincoln

Pessoas: trols ganham por resposta que conseguem, já que são pagos para desviar o assunto. Ignorem-nos. É a tropa serrista, só isto…

    Gerson Carneiro

    Sou Lulista assumido. Não frequento (e principalmente não opino em) ambientes que não estejam em sintonia com a minha ideologia. A presença dos "trolls" significa que estamos com a verdade, e esta os incomoda muito. Acho ótimo que estejam frequentemente por aqui.

celso

claro o homem da cana não é P. de Moraes nem L.C.Furlan

celso gaudencio

Roberto Rodrigues foi aquele que decretou a ramificação da aftosa no Paraná, sentenciando que não era hora de caça as bruxas e nunca ficamos sabendo o foco de origem do problema no estado vizinho.

francisco.latorre

abílio diniz… roberto rodrigues…

é… dilma comunista não vai colar.

Morais

Concordo plenamente com o ministro, assim como o movimento dos agricultores é legal o MST também é legal, porém todos os movimento tem que respeitar as leis, pois quando as transgridem deixam de ser legais e passam a ser criminosos.
Parabéns ministro pela sua posição firme.

dvorak

"É um movimento legítimo, que é positivo, mas se torna negativo quando há violência. As ocupações são legítimas, mas deixam de ser quando ocorre violência”."

Exatamente.Como a maioria das ações dos sem-terra são feitas com violência e cometimento de crimes, então não são legítimas.Simples assim!

    daniel

    Fatos, por favor?

    Milton Hayek

    Ilegítimas,Dvoaraque,são as apropriações de terras públicas(grilagem da braba) que empresas privadas fazem pelo Brasil afora.
    Você pode observar uma,aí em São Paulo,nesse terreno que a Globo se apropriou de um dono legítimo e com posse lavrada em cartório legítimo.

    Bonifácio

    Verdade, Dvorak? Estou por fora…Gostaria de saber mais. Você parece saber tudo. Quantas ações foram feitas pelo MST, onde e quando? Quais delas foram violentas e qual foi a violência? Por favor, diga a quem deseja apenas saber mais…
    P.S. – Não que não acredite em você, mas não deixe de citar as fontes das informações.

    Gabriel

    Se fosse assim quando os latifundiários usam seus jagunços, ou grilam terra pública eles cometem violência contra a sociedade, certo? Nossa, realmente é simples!

    Amador Pomarolla

    O Estado do Pará tem quatro vezes o total de suas terra registradas em cartório tudo griladas. Isto é ou não é crime?
    Quando o IBAMA multa, prende , interdita a gritaria dos madeireiros e grilheiros na Imprensa é geral, mas, vai ver!

robledo

O ex ministro deve estar almejando algum cargo politico ou ser candidato a algo. O que é legal em coisas como katia abreu, caiado e congeneres é que a gente sabe como eles são, não precisa de meio termo.Mesmo assim é uma paulada o que o ex ministro falou.

Jair Orichio Junior

O Roberto Rodrigues foi presidente Associação Nacional de Coperativas do Brasil, e sabe muito bem, como a agricultura familiar cresceu nos 7 anos do Governo Lula… Por isso que ela falou o que falou….

Deixe seu comentário

Leia também