Raymundo Costa: A agenda “sem rumo” do PSDB

Tempo de leitura: 4 min

Preocupação do PSDB já é assegurar 2º turno

Raymundo Costa, no Valor Econômico
03/08/2010

Deu tudo errado na coreografia de campanha ensaiada por José Serra. Pelos cálculos do PSDB, o tucano chegaria ao horário eleitoral gratuito à frente da candidata do PT, Dilma Rousseff. Três dos quatro institutos de pesquisa mais conhecidos já apontam a petista à frente – o Datafolha registra empate técnico, mas também a melhoria de Dilma e a queda de Serra em todas as demais variáveis, do voto feminino à rejeição do eleitor. Na prática, o tucano entra no período de propaganda de rádio e televisão com uma preocupação mais imediata: manter o que tem e evitar que Dilma liquide as eleições já no primeiro turno.

Justiça seja feita, Serra e seu marqueteiro, Luiz Gonzales, sempre disseram que a campanha seria decidida no período de propaganda eleitoral. Mas é sintomático o modo como o PSDB passou a ser referir ao segundo turno. “No segundo turno ela (Dilma) vai ter que se expor muito. E a exposição queima mais que a luz do sol”, diz um serrista da copa e cozinha. É quase um reconhecimento de que o PT teve sucesso na estratégia de evitar os debates desde que Dilma consolidou uma posição confortável nas pesquisas. Serra jogava num confronto direto que Dilma contornou enquanto acumulava experiência nos “simulados” do comitê e nas sabatinas.

O primeiro debate entre os candidatos será realizado depois de amanhã na TV Bandeirantes. À esta altura da campanha, não será surpresa para ninguém se Dilma for declarada vencedora. Como assim, se Serra é mais experiente e preparado? O candidato do PSDB mais que ninguém sabe que “vence” o debate quem está à frente nas pesquisas. Serra liderava as sondagens de opinião com folga quando decidiu deixar o governo de São Paulo para se candidatar e quando desenhou sua estratégia de campanha. Não lidera mais. Na realidade, já não lidera com folga há algum tempo, mas o candidato insiste em cometer erros “testados” em outras campanhas dele mesmo.

Este é o caso do discurso de Serra sobre a Bolívia, o Irã e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – as Farcs, um problema que já se apresentara à campanha presidencial de 2002, que Serra perdeu para Lula. Todas as pesquisas feitas à época mostraram que eram assuntos distante das pessoas e do interesse só dos eleitores já convertidos à causa tucana.

Serra começou bem sua segunda tentativa para chegar à Presidência da República. Na pré-convenção PSDB-DEM-PPS havia um clima emotivo que lembrava antigas manifestações do PT na oposição. A oposição chegou a pensar que dispunha de um discurso para enfrentar e desalojar o PT do Palácio do Planalto. As coisas começaram a dar errado já a partir da convenção para a oficialização do nome de Serra, realizada dias depois em Salvador. O DEM esperava ao menos conversar com o candidato sobre a candidatura a vice, mas foi ignorado. Logo na Bahia, um dos feudos do ex-PFL, a sigla antiga do DEM.

Em meio a tudo isso, a espera por Aécio Neves até o último dia do prazo legal foi de uma ingenuidade inadmissível em políticos com a experiência dos tucanos – ou talvez políticos imobilizados pelo cisma partidário É certo que Aécio fez jogo dúbio. Mas pelo menos desde dezembro, quando enviou uma carta ao presidente do PSDB, Sérgio Guerra, estava claro que ele não aceitaria a vice de Serra. Aécio saiu de férias e pediu para os tucanos não decidirem nada na sua ausência. O PSDB queria acreditar que era um sinal codificado de que ele queria a vice. O resto da novela é conhecido. Sabe-se como Serra teve de engolir o Democratas, que esnobara, como companheiro de chapa.

Além de chegar ao horário eleitoral atrás ou em queda nas pesquisas, Serra perdeu vantagens comparativas, como a inexperiência de Dilma (ela já divide o sucesso do governo) e a maneira nada ética com que o presidente Lula se atirou na construção de uma candidatura saída do nada.

O fato de Lula reiteradas vezes transgredir a legislação eleitoral para antecipar a campanha de Dilma Rousseff não justificava que Serra tocasse no mesmo diapasão. O tucano rejeitou todas as tentativas do PT de dizer que nada fez no governo, em termos éticos, que os tucanos não tenham feito antes. Foram várias as ocasiões em que ele rejeitou essa comparação. O PSDB talvez possa argumentar que se não tivesse usado os programas partidários, como fez o PT, Lula teria passado o rolo compressor sobre a candidatura Serra. Pode ser, mas Serra perdeu o discurso.

Nada justifica a ação Lula, que há três anos trabalha para viabilizar uma candidatura à sua sucessão ancorado na máquina pública e na transgressão sistemática da legislação eleitoral. O senador José Sarney calcula que, qualquer que seja o presidente, um candidato apoiado pelo governo federal entra numa eleição com algo entre 15% e 20% dos votos. Era o que ele prometia a Ulysses Guimarães, nas eleições de 1989, mesmo com seu governo ao rés do chão – Ulysses recusou e acabou na sétima posição, com 4,43% dos votos, mas preservou a biografia. Lula, além da popularidade nas nuvens, empenhou o governo na campanha de Dilma, quase ao ponto de permitir o questionamento da legitimidade da eleição.

Os crentes sempre devaneiam uma carta oculta. Pode ser que Serra vire o jogo a partir do dia 17, mas o fato é que sua campanha é ziguezagueante. Todos os candidatos sabem que o horário nobre do noticioso da televisão pode ser mais importante que os debates (“ganha” quem está na frente, a menos que cometa um erro colossal) e o horário eleitoral gratuito. O governo pauta naturalmente a mídia. Logo, a candidatura da oposição precisa ter uma agenda capaz de levar para o horário nobre problemas que afetem o dia a dia das pessoas. A agenda de Serra não tem um rumo.

Não é da prática do marqueteiro da campanha do tucano, mas no momento em que passa a se preocupar com o segundo turno, o risco é Serra ceder ao apelo fácil de elevar o tom da campanha. Alckmin fez isso em 2006. Não deu certo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fábio

O Aécio foi bem esperto fazendo charminho ,enrolando para dizer se seria o vice ou não dos tucanos,para não ficar mal com eles.
Ele não é bobo e sabe que essa eleição certamente será vencida pelo candidato do Lula , que transferirá seu altíssimo índece de aprovavação para o seu candidato, Dilma.
A esperança dele é tentar 2014, ser o candidato tucano a presidencia , na esperança que Dilma não tenha tanta aprovação em seu governo como o Presidente Lula.

elohane rj

Azenha, a Dilma não precisa ir muito longe , é só mostrar ao país quem é o vice do Serra. Alguem pode levar levar a sério a candidatura demotucana? Já imaginaram Serra presidente, tendo que se afastar por algum motivo, deixando a presidência nas mãos desse Índio? Uma figura completamente desconhecida do estado do Rio. Uma pessoa inespressiva manipulada pelo Cesar Maia, que fazendo pajelança na convenção cantava pros espertos líderes da direitona: -"Índio quer apito, se não der pau vai comer ". Fala sério! Respeitem este país. Vamos desconstruir essa embromação, candidato sem programa e sem vice, a reboque do PIG , da privataria e da direita reacionária de hoje e de outrora, por isso , temos que afirmar : LULA SEMPRE e DILMA AGORA!

Fernando

Prostituição ‘explode’ na maior vitrine do PAC

Entenda como o maior canteiro de obras do Brasil atraiu garotas de programa de todo o País para RO
http://www.acritica.com/especiais/Prostitutas_da_

    Fábio

    Amigo isso sempre foi assim desde a antiguidade.
    Na época da construção de Itaipú ,existia uma cidade inteira só de prostitutas.

Jairo_Beraldo

A pseudo "starlet" Marina Traíra Silva tem um benefício atualmente. A de não ser criticada pela mesma imprensa que a criticava em tudo quando ela era ministra do governo de Lula.

Panambi

Este Raymundo Costa é outro(como TODOS do PiG) com sangue tucano nas veias. E continua achando Serra um predestinado, ao contrário de alguns jornalistas inteligentes(Nassif, por exemplo) que se deixaram enganar por um tempo, mas hoje sabem que Serra é um "ENGANADOR", um "PRODUTO" cuja sustentação é tão somente o PiG.

    Jairo_Beraldo

    Mesmo assim existe um grupinho de amigos, que ainda o suporta, que ainda o prestigia. Uma confraria.

Tiago

Gostei muito do texto. Explicita bem as lambanças do PSDB e as transgressões do Lula, típicas de um homem que se considera acima da lei. Parabéns ao Azenha pela publicação do texto em seu site, uma vez que vários dos leitores discordam do mesmo. Obrigado a todos.

vinícius vitoi

De onde o autor tirou "maneira nada ética de o Presidente Lula…"
Que isso!!!!
Quanto ao Aécio, a mensagem cifrada foi enviada por amigos do Dr. Serra no famoso artigo publicado no Estadão, Pó pará, Governador.
Análise mais superficial da fracassada campanha PSDB-Demo.
Raymundo, que tal olhar para a biruta antes de traçar seu plano de discurso… Que texto infeliz….
Ou será que aí, no seu texto, tem alguma mensagem cifrada, tipo: "Serra, chegou a hora de chutar o balde, melar a eleição, você não leva a rapadura, nem a Dilma Duchefe. Chuta o balde e vamos começar tudo do zero, impugnar você e a Dilma, deixa a Marina governar". Ou pior ainda, "Temer, se prepara para assumir porque a Dilma nós não diplomamos".
Atenção galera! Todo cuidado é pouco.

Pó pará, Raymundo.

Os caras são cobras-criadas, dão nó em pingo d'água e são muito bem instruídos….
O desespero Demo-Tucanos se resume em um fato, o execelente governo do Presidente Lula.

edineuza

meu caro Raymundo, não consigo perceber nos atos do grande presidente do Brasil essas ilgaliddes que você se refere, ou agora se ter um candidato e assumir o mesmo é crime? Na verdade penso que você nã se conforma do povo brsileiro viver a situação em que vivem hoje e quererem avaçar ainda mais e por isso vão eleger DILMA presidenta o Brasil. Voce e seu candidato Serra, tenham certeza, o Brasil conquistou a liberdade de fato e nunca mais voltará a escravidão.

Gerson Carneiro

Essa poderia ser tocada pela Bando do Nassif no Encontro dos Blogueiros:

Choro pro Zé – Guinga e Aldir Blanc

Ai, por que choras, sax, tanto assim?
Conta pra mim o que te faz sofrer
Sou teu amigo, fiz por merecer:
Sempre junto a ti
Sou o coração que faz você viver
Ai, por que choras, sax, tanto assim?
Não há motivo pra se arrepender
Confia em mim
Que em minha vida
Alegrias, horas tristes e vazias
Passo com você
A emoção que seduz
Solando um choro ou um blues
Me faz lembrar de outras noites muito azuis
Ouvindo o sax murmurar
Num baile ao luar
Frases pra sofisticada lady
Existe um sax em mim
Chorando baixinho assim
E é tão bonito uma lágrima cantar…
Um saxofone num bar
Me faz respirar
Sempre que o amor
Provocar em mim falta de ar

[youtube 2vThLYwCnpg http://www.youtube.com/watch?v=2vThLYwCnpg youtube]

Gerson Carneiro

Essa poderia ser tocada pela Banda do Nassif no Encontro dos Blogueiros:

Choro pro Zé – Aldir Blanc – Composição: Guinga e Aldir Blanc

José Paulo

Esse apetite pelos debates é típico de quem está perdendo ou sabe que está bem atrás nas pesquisas. Em condições normais não acho que o Serra teria melhores condições de se sair bem, pois a arrogância (pra não falar nos outros 200 defeitos que ele tem), simplesmente o impede de se expressar de forma convincente.
De outro lado, e com base no depoimento que a Min. Dilma deu na CPI, onde aplicou um nó tático de argumentação no Agripino Maia, a ponto dele enfiar o rabo no meio das pernas, e levando-se em conta algumas respostas duras e diretas que ela costuma dar nos palanques, não sei não se ela se sairia pior do que o Serra ou qualquer outro oponente no caso de optar por um bate boca rasgado, lado pelo qual acho pouco provável que ela vá.
O problema definitivamente não está na capacidade de debater, não está no conhecimento profundo dos problemas brasileiro que por sinal ela há anos ela vem estudando. O buraco é mais embaixo!
Começa que esses só servem para alimentar a fogueira de vaidades e de pegadinhas ou armadilhas que se armam daqui e dali, além do que o Serra conta com o apôio massivo do PIG, de modo que não é difícil prever que, por mais que ela seja bem sucedida nesses debates, no dia seguinte o PIG sempre irá dizer que o vencedor foi o Serra; os debates serão editados para pegar os melhores momentos dele e os piores dela, bem como irão repercutir o acontecido junto a pessoas cuja opinião de antemão o PIG já sabe qual é, situação que poderá, enfim, levar alguns incautos e mal informados a mudarem de opinião.
E ai que mora o perigo dos debates, na minha opinião, claro.

Rafael

Esse artigo claramente mostra que os tucanos já sabem que vão perder e que um segundo turno já é bom negócio.

    Sebastião Martins

    Quem escreveu este artigo é no fundo TucanoDemo. Talvez ele não queira confessar, mas é!

    Sebastião Martins

    Se os eleitores da Dilma acompanharem o Estado de Minas, nós vamos ganhar no primeiro turno e de goleada. Isto é se não for WO, pois o Serra tá com cara que quem não vai aguentar a pressão!

Remindo Sauim

Este Raymundo Costa é mesmo um chorão, chora os erros do seu candidato Serra e critica o Lula pela "maneira nada ética com que o presidente Lula se atirou na construção de uma candidatura saída do nada" e que "empenhou o governo na campanha de Dilma, quase ao ponto de permitir o questionamento da legitimidade da eleição". É muita malandragem do redator, que deve ser daqueles que considera o mensalão do PT crime e o mensalão do PSDB coisa de raposa política. Vai te catar, Raymundo. O Brasil é outro, o último leitor ingênuo cancelou a assinatura da Veja a quatro anos e depois desta vai cancelar a do Valor também.

duarte

Eles acham que Dilma vai debater, pra quê? Cadê o programa do serra? Ela vai entrar na cova das raposas pra levar pancada? Caso ela tope ir a um debate deveriam ser escolhidos os debatedores: dois escolhidos por Dilma, para serra e para marina,assim poderiamos ver quem sairia bem.

    Jairo_Beraldo

    O que será que ele vai dizer? Vai relembrar que teve "um pé na cozinha", mostrando que não é racista? Vai pedir a colaboração de Ali Kamel para revisar seu discurso e garantir que esteja de acordo com os padrões globais da Gestapo? O que pensa este rapaz, o Zé?

Mauro

O Raymundo Costa, até para falar mal do Serra, dá estocada em Lula, com as afirmações do texto de que Lula cometeu ilegalidades para fazer Dilma crescer. Sinceramente, mesmo sendo eleitor de Dilma e, portanto, sendo pessoa não isenta, não consigo ver qualquer ilegalidade no que Lula ou Dilma fizeram. Parece chororô de perdedor, de quem quer eleições sem campanha. Não vi nada que não fosse do jogo (limpo).
Estou errado?

    Maria

    Sr. Mauro, concordo com a sua posição, principalmente qdo diz: "O Raymundo Costa, até para falar mal do Serra, dá estocada em Lula…". Está perceptível no texto, nem nas entrelinhas está.

    Estanislau

    Mauro, o Raymundo é mais um torcedor tucano desiludido com seu time. Numa eleição onde a chapa tucana já cometeu todo o tipo de irregularidade – desde comícios com igrejas no período pré-eleitoral, pagos com dinheiro público, até a difamação do PT, com afrontas que a justiça eleitoral já tinha punido em 2002 – tentar dar caráter de ilegalidade à indispensável ação de Lula no sentido de dizer à população quem continuará seu governo, é, além de desonestidade factual, ridicularia pura.

    Quanto aos debates, bem sabemos que o PIG se aproveita de um fato que mais uma vez se repetirá na quinta-feira (ainda mais com a transmissão, pela Globo, do jogo pela Libertadores): poucos verão o debate por si próprios, mas muitos saberão da REPERCUSSÃO do fato pela "grande" mídia. É aí que a turma do Serra se esbalda: independentemente do que ocorrer, eles sempre darão seu candidato como vencedor. Podem ter certeza que as manchetes já estão prontas: "Serra vence o debate". "Serra mostrou que é o mais preparado". E, logo depois, uma pesquisinha "bola-nossa", com o expurgo dos entrevistados sem telefone no DataFolha, ou dos eleitores militantes no IBOPE, como, aliás, já admitiu sua diretora, justificando o benefício que o PSDB sempre alcança nas pesquisas no Sul. E a justificativa para a "subida" de Serra será? "Ele foi melhor no debate".

    O PIG é tão repetitivo que já perdeu o senso de ridículo. Está precisando de três corretivos: alguns direitos de resposta por sua reiterada atitude difamatória; que chegue ao fim a investigação da Polícia Federal sobre as fraudes em pesquisas eleitorais. E uma boa surra nas urnas, para se convencer de uma vez que o eleitor brasileiro já pensa com sua própria cabeça.

    Katia

    Raymundo, concordo totalmente com vc!!!!

Emilio_Matos

Ah, é claro! É isso mesmo! Dificultar as coisas para o líder incontestável dos homens bons, senhor único e total de toda a ética do universo, o estadista que vai varrer toda essa escória terrosista e ditatorial para o seu lugar devido, que é a lata de lixo da história, dificultar as coisas para um tal gênio da política é realmente "nada ético". Fala sério…

"Candidatura saída do nada". Mas o PIG não se conforma mesmo. Tem que dar uma menosprezada… Que candidatura saída do nada é essa? Só o PIG mesmo pra achar que PIB crescente e índice de Gini decrescente é "nada".

O Brasileiro

Só o anti-petismo dos paulistas justifica sua tolerância com a incompetência dos tucano-demos!

Ed.

Com o atual quadro de tendêncas, manter e ampliar a dianteira é:
Manter o foco.
Errar pouco (basta ser menos do que o adversário.. e não está difícil, hehe).
Não ficar respondendo acusações farsescas, mas evidenciá-las (de bate pronto) como farsescas.
Deixar que eles se desentendam sozinhos (melhor: continuar dexando…)
Trabalhar suado ("no pain, no gain").
Eles são capazes de qq.coisa: portanto, ter a Lulesca consciência de que …"o bicho vai pegar!"…

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

E tucano babaca que e este Raimundo!Olha o papo do cara :"Lula, além da popularidade nas nuvens, empenhou o governo na campanha de Dilma, quase ao ponto de permitir o questionamento da legitimidade da eleição."Quem contestaria?O PSDB?O Serra?O Serra que inaugurou maquete de ponte, inaugurou a "Nova Marginal" sem sinalizacao nenhuma, o Rodoanel idem, obras que inacabadas, que usa dinheiro publico para fazer propaganda do governo do estado com direito a jingle, carinhas sorridentes e discurso triunfante, tipico de campanha eleitoral?E e engracado, parece que todos tem direito de defender um candidato, MENOS o presidente da republica, o Lula!QUeriam calar o Lula!E a democracia hein??

Franco Atirador

.
Certo é que não devemos subestimar a direita midiática, que, através de seus organismos de propaganda & marketing, é extremamente competente em manipular a opinião pública, lançando boatos, divulgando factóides, propagando dossiês falsos, fraudando pesquisas, interpretando e repercutindo a seu favor "resultados" de debates (como se fossem uma partida de futebol), distorcendo os fatos e adulterando a verdade.
E é claro que a direita política e econômica vai continuar se utilizando de todos esses meios de manipulação midiática, como sempre fez.
Porém, a impressão que dá, até agora, é que esta campanha eleitoral está demonstrando que a candidatura Dilma Rousseff tem muita consistência, talvez até maior do que a de Lula em 2006.
Além disso, à primeira vista, o eleitorado, como um todo, parece estar bem mais esclarecido e imune diante dessas manipulações da mídia.
Indubitavelmente, eles vão tentar aplicar um ou mais golpes, como já fizeram em vezes anteriores.
Mas, desta vez, vai ser bem mais difícil obterem algum êxito.

beattrice

Não resta dúvidas: o desespero no PiG é total, hein seu Raymundo?

Rosamaria Carvalho

É preciso observar que não tem candidato que superar as pesquisas, quando começou bem e caiu nas pesquisa. O que se vê é um candidadto novo que impolga aconteceu isso quando COLLOR nos enganou, aconceteceu com FHC_Saliere na garrupa do Presidente ITamar, foi o que criou o Plano Real, e nos enganou em 1998. Não percebo candidato que caio nas pesquesia, tem a maior rejeição de todos e volte a se recuperar….

    Ed.

    Bem observado!
    Caiu e tem a maior rejeição…
    Volatando ao seu nicho.

monge scéptico

POLÍTICA!, ARTE CÍNICA DE empurrar os problemas com a barriga, levando povo na conversa.
É uma agenda biruta escrita por homônimos. Onde isso vai dar? Num precipício que eles onde
querem levar o BRASIL. Queremos participar de tudo xeretar tudo e, ver se há mesmo transpe-
-rência em tudo, poe que o país nos pertence, e não a uma corja de meia dúzia.
Não vou dizer mais porque não publica mesmo, então fica ansin(assim sô).

Franco Atirador

O MAIOR PROBLEMA PARA A CANDIDATURA SERRA

É QUE O SERRA TIRA VOTOS DO SERRA.

Alexandre

Faltou só Sr. Raimundo chorar copiosamente. Chora Raimundinho!

    Damastor Gautierre

    O fundo do poço está perto não é??

    hauhauhauahuahuahuahauhauhauhauahauhauha

ferrera13

Parece que Raymundo quer ver o tucano partir pra cima no debate pra ver se Dilma é capaz de suportar. Tô com o Caetano do primeiro comentário: é tucano desesperado o tal Raymundo.
"[…]transgressão sistemática da legislação eleitoral"? Vai comendo Raymundo!…

Flavio Lima

Tucaníssimo o artigo. Que maneira nada etica é essa, cara-palida?? Tipico tololó tucano… va te catar, raimundinho!!
Lula tem candidata, e é Dilma. e é ético sim senhor deixar isso claro, claríssimo, pra população brasileira!
Ora bolas… raimundinho…

    Dejair R. Martins

    Concordo plenamente que Lula tem todo o direito de ter candidato, assim como Itamar teve, e o próprio FHC, só que no caso de FHC o serra corria de seu apoiamento como corre até hoje, como correu tb o Alkimim, é que fhc, é um apoio negativo e Lula até os adversários querem aparecer como seu amigo!!

Leider_Lincoln

Em Goiás disputa eleitoral é coisa aguardada e programa eleitoral dá mais Vox Populi que final de novela e não é raro que se decidam na época da propaganda eleitoral. Marconi foi eleito governador a primeira vez conta da propaganda. Penso que agora será derrotado nela.
É óbvio que vão dependurar o Dantas no pescoço do Demóstenes e o Serra no do Marconi. Será interessante! A estratégia é provocar o Serra e chamar o destemperado para a briga. Garantir a vitória no primeiro turno, sabem como é…

    beattrice

    SP precisa aprender a receita de pendurar o SERRA no pescoço do Al-ckmin.

Guanabara

Com a palavra, o Partido da Imprensa Golpista.

Ronaldo Caetano

Sinto um vies tucano neste artigo… O autor parece querer cutucar o PSDB e Serra mas no melhor estilo Folha, nao consegue deixar de criticar Lula e o PT por algo que eh de responsabilidade exclusiva do PSDB e Serra.

dukrai

dukrai, "a maneira nada ética com que o presidente Lula se atirou na construção de uma candidatura saída do nada. … empenhou o governo na campanha de Dilma, quase ao ponto de permitir o questionamento da legitimidade da eleição."

já elvis, maibródi, o Vampiro Brazileiro estolou kkkkkk

Jairo_Beraldo

E isso teve um principal responsável, que é o próprio Zé. Ele e sua arrogância sepultaram todas as chances de ele ao menos se sair melhor no pleito. Mas quis dar rasteira no Aécio, quis dar o chapéu nos DEMos, e todo mundo sabe que com o DEMO não se brinca, quis enfiar a tucanalha de São Paulo goela abaixo da tucanalha do resto do país. Agora está apenas colhendo o que plantou.E o povo ao redor foi vendo no que isso ia dar. E deu.

    Ed.

    Jairo, é aquele velho ditado: "malandro demais se atrapalha!"…
    E nem malandro ele é!

Deixe seu comentário

Leia também