Rafael Correa: “Não haverá perdão para os golpistas”

Tempo de leitura: 2 min

Equador: Correa diz que limpará polícia após rebelião; dois morreram

do Opera Mundi

Após operação do Exército para o resgate do presidente do Equador, Rafael Correa – retido no Hospital da Polícia Nacional de Quito –, dois policiais morreram, informou a Cruz Vermelha Equatoriana nesta sexta-feira (1º/9). O presidente, que discursou à nação logo após sua libertação, disse que não perdoará “os golpistas” e que fará uma limpeza na corporação.

Até o momento, foi divulgado apenas o nome do sargento Floilán Jiménez, segundo a agência de notícias equatoriana Andes. O porta-voz da Cruz Vermelha, Fernando Gandarillas, afirmou que a organização atendeu 88 situações de emergência em todo o país, sendo 82 na capital, onde os confrontos se concentraram. A maioria dos casos era de asfixia por gás lacrimogêneo e traumatismos.

Por volta das 21h de ontem no horário local (23h em Brasília), uma força militar invadiu o hospital onde o presidente estava sequestrado por cerca de oito horas e o resgatou. Em seguida, Correa foi levado para o palácio presidencial onde pronunciou discurso para uma multidão que o aguardava.

Na operação de resgate, houve troca de tiros entre os militares e os policiais rebelados. No total, 35 oficiais do exército e 500 efetivos, 300 de Forças Especiais e 200 de outras unidades das forças armadas, atuaram na operação, de acordo com o comandante das Forças Especiais Luis Castro.

Sem perdão

No palácio, Correa concedeu uma entrevista coletiva e disse que fará uma “depuração” na polícia nacional – eliminando os maus elementos. Segundo o presidente, o que aconteceu foi uma “traição à confiança do povo equatoriano”. Ele afirmou também que não se tratava apenas de um protesto por suspensão de benefícios para policiais, mas sim de uma conspiração, uma “tentativa fracassada de golpe”.

“Não haverá esquecimento nem perdão”, disse. “O que aconteceu não é por alguns dólares. É uma clara tentativa de conspiração, coordenado com o fechamento do aeroporto, com a tomada das antenas, com a interrupção da TV Equador”, afirmou o presidente na sacada do palácio presidencial.

Motivos

O protesto da Polícia Nacional do Equador, estopim da escalada das tensões, foi contra uma projeto de lei aprovado na última quarta-feira pela Assembleia Nacional. Um dos artigos da legislação prevê reduções nos benefícios salariais da categoria. Para Correa e outros membros do governo, usaram o rechaço à lei como um pretexto para um golpe de Estado.

Durante o dia, o serviço de internet e telefone celular estavam instáveis e os sinais das emissoras de televisão chegaram a ser cortados em alguns momentos. Segundo a imprensa local, vândalos e ladrões aproveitaram os protestos fazer assaltos a bancos e a supermercados.

Ontem à noite, o aeroporto, que havia sido tomado por policiais, retomou suas atividades e funciona normalmente, informou a agência Ansa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria Lucia

Ontem a Telesur levou ao ar um excelente programa sobre os acontecimentos no Equador. O excelente jornal La Jornada ( México) e o P'sgina 12 ( Argentina) têm boas matérias à respeito. Já o PIG só faz distorcer e deturpar os fatos, querendo fazer crer que o culpado de tudo é o Presidente Correa, amigo de Chávez, patati-patatá.
Vale a leitura: http://pedroayres.blogspot.com/2010/10/el-dia-des

Roberto Weber

Pois é, e aqui no Brasil o pseudo-jornalista Reinaldo Azevedo afirma que quem tentou um golpe foi o Corrêa… de dar inveja ao FEBEAPÁ do Stanislaw…

Josnei Di Carlo

Os golpistas fracassaram mais uma vez. Mas eles não desistirão.

Marat

Não há mais espaço para golpes na AL. Os EEUU vão tentar algumas desestabilizações e injetar grana em candidatos a proto-ditadores como o Uribe, mas, esses sempre serão minoria. O povo latinoamericano está acordando…

Marat

Espero que se apure isso rápido, que se descubram os mentores desse golpe frustrado, que sejam julgados e punidos severamente!

fabio sp

Golpistas!!! Alguém viu alguma diferença entre o que aconteceu lá e o que o Sindicato dos Professores fizeram com Mário Covas quando este era governador??? Nenhuma!!! Ou com o protesto feito pelos policiais civis ultimamente? Também não! O tal do Correa quer arrumar um golpe que nem o do dono dele, o Chavez.

    Henrique Finco

    fabio sp, que curiosa inversão fizeste… Pela tua lógica, a vítima da tentativa de golpe (ou seja: o presidente Correa, democraticamente eleito) é que é verdadeiro golpista, e os arruaceiros de laivo fascista são as vítimas…! Mas, felizmente, tu forneces a chave do teu pensamento espiralóide: o Chavez (imagino que te refiras ao presidente da Venezuela) é o dono do Correa. Como diria o ancião Tinoco, lá nos Campos de Cima da Serra: saravá!

Maria Dirce

Os yanques querem a base de Manta para suas manobras militares.Só que o golpe que eles queriam fracassou. pq não conseguiram que o povo ficasse contra o presidente.Os funcionários foram os bodes expiatórios.

Urbano

O perdão seria o caso de retroalimentá-los para a idéia de novos golpes. Se a soldadesca agiu assim deve ter sido ou por falta de comando, ou seja, incompetência, ou então acicatado pelo próprio superior. O que fizeram foi muito grave e, portanto, a pena deve ser equivalente. Agora, o Estado deve se preocupar com a família deles, dando toda assistência necessária, enquanto eles mofarem na cadeia.

andre

Espero q a Dilma tb pense assim….

ruypenalva

Não tem que haver perdão para Serra e Marina também.

francisco.latorre

outra patetada do ned-cia.

não acertam uma.

..

Jairo_Beraldo

"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal."(Albert Einstein)

Resume tudo!

    Jair Costa

    Einstein foi um apátrida, ainda que um célebre apátrida.
    Não joguemos a espiga aos porcos só porque alguns grãos estão carunchados.

    Jairo_Beraldo

    O difícil nesta categoria, é encontrar uma "espiga" sem caruncho.

    Luiz Henrique

    Os que resgataram o presidente das mãos dos golpistas também marcham ao som de uma banda:

    "Por volta das 21h de ontem no horário local (23h em Brasília), uma força militar invadiu o hospital onde o presidente estava sequestrado por cerca de oito horas e o resgatou."

    Jairo_Beraldo

    Não fizeram nada mais que a obrigação deles. mas parecem que se acham acima da lei. Podem matar, bater, extorquir. E só o fazem com/em pessoas de bem ou bandidinho pé-de-chinelo. Mas de Marcola, Beira Mar, morrem de medo.Se borram todos!

Elmo Cordeiro

Caro Azenha, no Equador tentaram um golpe de estado e a morte do presidente Rafael Correa, aqui no maranhão ontem tentaram matar o candidato a governador Jackson Lago oposição a oligarquia Sarney.
vejam no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=SCM5AW1MKQk

Elmo Cordeiro

… e mais recente e grave "tentando silenciar para sempre" candidatos, por conscidência ontem pela manhã um helicoptero que servia de transporte para o candidato a governo do estado Jackson Lago caiu e explodiu matando infelizmente o piloto.
(http://www.jornalpequeno.com.br/2010/10/1/helicoptero-que-prestava-servico-a-jackson-lago-cai-piloto-morre-133332.htm)
Não é só no Equador ou America Latina que a democracia esta em perigo aqui no maranhão o estado de excessão nunca acabou desde 1966.

Elmo Cordeiro

…algo parecido acontece no Maranhão onde se instalou há mais de quarenta e quatro anos uma ditadura disfarçada de oligarquia comandada pelo Honorável Bandido José Sarney e se perpetuando através de seus filhos, netos, parentes e algumas castas loteando e locupletando-se de nossas riquezas e explorando o nosso povo, nesse fim de campanha para o governo do Estado no qual sua filha Roseana Sarney tenta seu quarto mandato (governadora biônica do TSE) utilizando de todos os métodos possíveis a sua disposição 90% dos meios de comunicação TVs, Rádios , Jornais etc, difamando seus opositores e como violência e intimidação, utilizando de capangas para espancar estudantes em passeatas, em lançamento de livros…

Elmo Cordeiro

Caro Azenha,
Porém o perigo de um retorno ao trágico passado, quando várias ditaduras se instalaram na América Latina entre as décadas de 60 a 90 só resultou em morte, fome e destruição das economias e principalmente perda das suas soberanias, digo isso não só observando esse novo projeto neoliberal militarizado se implantando a muito tempo na Colôbia, Peru, Panamá, Haiti, Honduras…,

Elmo Cordeiro

Caro Azenha,
Em 2002 o povo venezuelano foi vitima junto com Hugo Chaves e posteriormente com Evo Morales na Bolivia e Zelaia em Honduras mais não vamos esquecer que o presidente Lugo do Paraguai vem sofrendo pressões semelhantes de parte das forças armadas de seu país vem com esse mesmo pretexto para tira-lo do poder com uma campanha midiatica negativa de seu governo comandada pela CIA.

Elmo Cordeiro

Caro Azenha,
A tentativa de golpe no Equador contra o presidente Rafael Corréa eleito pela maioria esmagadora da população equatoriana é o reflexo de uma direita beligerante e facista que teima em não respeitar a soberania dos países latino americanos.

Ramiro Tavares

Acabo de ler uma seleção excelente de matérias sobre o Equador do jornalista Pedro Ayres, em seu blog Crônicas e Críticas da América Latina, que frequento diariamente e onde aprendo muito sobre Nuestra América: http://pedroayres.blogspot.com/2010/10/rafael-corhttp://pedroayres.blogspot.com/2010/10/ecuador-y-http://pedroayres.blogspot.com/2010/10/chavez-rechttp://pedroayres.blogspot.com/2010/10/ecuador-crhttp://pedroayres.blogspot.com/2010/09/rafael-cor
São leituras obrigatórias para quem quiser entender o que se passou no Equador,no dia de ontem,em maior profundidade e quais os possíveis desdobramentos da situação naquele país.
E vamo que vamo pra nossa campanha por 70% para Dilma Rousseff! E é pouco!!
Venceremos!

Marat

Não deverá mesmo ter perdão!!!

Marcelo de Matos

"Não haverá perdão para os golpistas". Tomara que Rafael Correa esteja adotando a solução acertada. Isso dependerá muito de seu feeling como estadista. JK teve dificuldades para assumir o governo. Foi preciso que o general Lott fizesse mudanças em postos militares e colocasse as tropas na rua para garantir a posse. Aí veio o levante na Aeronáutica em Jacareacanga. JK teve muita habilidade para serenar os ânimos. Anistiou os revoltosos. Mesmo assim, pipocou outro levante em Aragarças e a habilidade do político mineiro foi novamente posta a prova. Esses levantes já constituiam um ensaio para o golpe de 1964. JK conseguiu concluir seu governo. O do sucessor, Jânio Quadros, muito popular, mas, menos diplomático, deu no que deu.

    Leonardo Câmara

    Esse foi o maior erro de JK, contemporizar demais, mostrou-se um fraco e deu fermento ao golpe. Se tivesse agido com mão de ferro, não haveria golpe de 64.

    Cadeia nesses escroques golpistas e rigor da lei. O que diz o texto da lei equatoriana? Expulsão e cadeia, então apliqu-se! Prisão perpétua, então aplique-se! Fuzilamenteo, então paredão!

    Esse é o pior tipo de crime possível, trair a vontade popular. Tem de ser punido com o máximo, o máximo, rigor! E servir de exemplo para os golpistas do continente.

    Tenho dito.

Marcelo – Recife

Azenha, n precisa aceitar o comentário.. Só veja esse vídeo e observe uma declaração de um trabalhador humilde ao Lula ,ontem, na Bahia.. aqui o link: http://migre.me/1rYgx

abçs

    Maria Lucia

    É por isso que nem esquento!
    É Dilma, no primeiro turno! O povo já decidiu isso bem decididinho. E nem toma conhecimento de PIG ou de institutos de pesquisas.

Mc_SimplesAssim

Grande Rafael Corrêa!

Os ianques ao invés de financiar golpes fracassados, deveriam cuidar da própria vida, já que os EUA estão às portas de uma guerra civil de dimensões e consequências imprevisíveis.

    Aldo Teixeira Khola

    Sim…e há uma guerra civil iminente na Bélgica também.
    E não é só…fontes seguras dão conta que comunidades esquimós organizam-se para atacar o Alaska e a Groenlândia.
    Têm o apoio dos ursos e das focas; as renas permanecem neutras por ora.

    Leider_Lincoln

    Eu prefiro a ameaça copto-camelo-dromedariana à integridade do Egito!

    Mc_SimplesAssim

    Aproveite o ensejo e vá treinar pinguins no deserto.

    Marat

    As renas estão neutras a pedido do Papai Noel

Deixe seu comentário

Leia também