Quem delira: Pelé, Dunga ou…a Folha de S. Paulo?

Tempo de leitura: 2 min

por Stanley Burburinho

“04/05/2010 – 11h05

Pelé diz que Dunga põe Ronaldinho à frente de Neymar na seleção

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Segundo Pelé, Dunga confia mais em Ronaldinho que em Neymar, deviso à experiência em Copas

(…)

Se o técnico Dunga anunciar alguma surpresa na convocação do dia 11 de maio, será Ronaldinho Gaúcho, e não Neymar. Pelo menos é o que diz Pelé. O ex-jogador afirmou à Folha de S. Paulo que conversou com o técnico da seleção brasileira sobre o assunto, e citou a experiência do jogador do Milan como o diferencial para a Copa do Mundo.

Em entrevista à colunista Monica Bergamo, Pelé descreveu a fala de Dunga: “Veja o Ronaldinho, que eu tirei da seleção.  Ele voltou a jogar bola e está jogando muito, está fazendo gols. Se eu tiver que convocar alguém, acha que eu vou levar quem? O Ronaldinho, que já disputou Copa do Mundo, que já esteve lá, ou o Neymar?”.

(…)

Sem citar Paulo Henrique Ganso, Pelé deu a entender que Dunga está de olho em Wesley, meia que marcou dois gols no primeiro jogo da final contra o Santo André, em que o Santos venceu por 3 a 2. “Ele está jogando muito no meio-campo”, teria dito o treinador da seleção.

De acordo com o jornal, Pelé também considera que Neymar, Ganso e companhia ainda não têm experiência suficiente para ir à Copa. Ele próprio, no entanto, foi campeão em 1958 com 17 anos.

Mas o ex-craque lembrou que, àquela época, já tinha disputado a Copa Roca, torneio disputado entre as seleções de Brasil e Argentina, promovida pelo general argentino Julio Roca.”

http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/05/04/pele-diz-que-dunga-poe-ronaldinho-a-frente-de-neymar-na-selecao.jhtm

“Delírio de Pelé?

ter, 04/05/10
por thiago lavinas |

Dunga levou um susto quando soube da declaração de Pelé à “Folha de S. Paulo”. Em uma entrevista ao jornal, o Rei do Futebol disse que tem conversado com o treinador e que ele teria revelado que Ronaldinho Gaúcho teria mais chances de ser convocado para a Copa do Mundo do que Neymar por ter mais bagagem com a seleção brasileira.

Em um papo com amigos, Dunga desmentiu Pelé. O treinador revelou que conversou com o Rei do Futebol pela última vez no dia 31 de outubro do ano passado, quando comemorou 47 anos de vida. Na época, Neymar não era titular do Santos e a revelação santista estava longe de ser cogitada para a seleção brasileira.

(…)”

http://colunas.globoesporte.com/primeiramao/2010/05/04/delirio-de-pele/


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Josemir Briante

Os Jornais são mestres em plantar notinhas. Vide o caso das declarações atribuidas ao Pelé. O Dunga sem deasmerecé-lo disse que fazia muito tempo que não mantinha contado com ele. Nymar e Ganso são bons realmente, Ronaldinho também o é! Mas, quem faz avaliações e convoca é o Dunga. O que houve foi um Lobby disfarçado da Folha tão comum feito pela Globo! Toda Copa é assim Grupos interessados em valorizar jogadores fazem força e torcida para que os mesmos sejam convocados pois sabem, um jogador na Seleção seus passe se torna valiosíssimo!

Pitagoras

Não descobri outro local para inserir o assunto.
Saiu no Jornal Pequeno (http://www.jornalpequeno.com.br/2010/5/15/video-sobre-sarney-e-censurado-na-rede-record-144545.htm).

Vídeo sobre sarneylandia é censurado na Record. E aí como fica, Azenha. Esta também não é uma emissora do PIG?
Confira clip em
http://noticias.r7.com/legendarios/news/joao-gord

Lula, a despeito de muita coisa certa que fez, tem um débito impagável com o povo maranhense: ter se aliado e ressuscitado o então moribundo político sarney e sua nefasta clã.

Se for para instalar a censura neste país não vou votar em Dilma (nem em Serra)

Clóvis

Mas a veja tá rasgando elogios ao Dunga…

Gerson Carneiro

Dunga, eu não sei.
A Folha, temos certeza.
E o Pelé, em toda véspera de copa solta uma.

Oliveira

Com certeza: A FOIA.

fichacorrida

Deve ter sido uma entre-vista psicodélica. Daquelas que a Folha adora inventar para vender uma matéria paga. Não bastasse isso, a Folha não poderia desconhecer a definição do Romário: "Pelé, de boca fechada, é um poeta." Como Pelé não é tão burro quanto às declarações que aparecem em nome dele, fico com a certeza "indispensável" que foi declaração (de renda) plantada no lugar mais propício para este tipo de desfaçatez, a Folha.

Ronaldo Caetano

O Modus Operandi do jornal em questão na área política, não nos permite dar credibilidade sequer ao futebol porque alguns de seus colunistas esportivos (Juca Kfouri, por exemplo) estão totalmente articulados com Otavinho Ditabranda na missão maior que é eleger Serra.

Desse modo, vale tudo (até notinhas bobas na seção Painel FC assinada por um tal de Eduardo Arruda); e, diferentemente da Globo, que quer detonar o Dunga porque este proibiu o oba-oba Global da última Copa (a esbórnia era tamanha que nem o Bussunda resistiu…), a paranóia da Folha, me parece, é torcer contra apenas para que o Hexa, se vier, não possa ser capitalizado por Lula.

O que, convenhamos, é outra estupidez do jornal em questão. Se vencer uma Copa ajudasse o governo de plantão, Serra teria sido eleito em 2.002 por FHC.

Concluindo: associado ao espírito bobo do jornal, de provocar e criar polêmicas inóquas, qualquer matéria que procure intrigar personagens, como Pelé e Dunga, deve ser vista como pura obra de ficção; que ultimamente virou a característica básica da Folha.

    Márcia Aranha

    UAU… Eu assinaria embaixo…

Joao

Lembram do Zé Roberto, ex-Santos? Ele pediu para não mais jogar na seleção. Eram os velhos tempos, sem Dunga. Hoje, todo mundo quer jogar na seleção. E Dunga, coitado, só críticas. Se eu fosse, ele mandaria todo mundo para ……

Rosa Maria P, Costa

Se comparado com outros que foram técnicos da seleção canarinha, Dunga está na média. As Copas a partir
de 1994, disputada nos penaltis, ficaram chatas. Não é impossivel, por isso, Dunga, ganhar a Copa. Acho uma
equipe com grandes craques, a enfase deve ser o ENTROSAMENTO nos primeiros 15 dias, depois priorizar as táticas, as estratégias.

Jairo_Beraldo

Pelé com a bola nos pés,era um genio. mas quando abre a boca, vira um perna de pau.

    Andrea

    Será que o Pelé disse realmente o que a Folha publicou?
    Dá para confiar na Folha? Ou eles fazem entrevistas "criativas" como a Veja com os antropólogos?
    Melhor entrevistar o Pelé de novo …

Ronald

"Rafael · 50 minutos atrás"
Acho melhor vc comentar economia ou políitca, pq de futebol vc não entende nada!

Gersier

Fico com a última opção.Agora cá pra nós ,dizer que o Pelé não é tão superior ao Maradona,aí já é demais.

Rafael

Rei do futebol.Acho muito forçado.No futebol não nenhum jogador tão superior a ponto de ser "rei".Se for analisar criteriosamente Pelé jogou praticamente só no Santos.Não chegou nem perto da europa onde se encontra a maioria dos grandes jogadores do mundo desde aquela época.Fazer mais de mil gols não quer dizer muita coisa.Na copa de 58 Pelé não jogou todas as partidas, não tenho certeza, mas jogou só a final. Na copa de 66 Eusébio de Portugal acabou com o Brasil.Na copa de 70 sim Pelé arrasou, mas aquela seleção era muito boa.Não quero desmerecer Pelé o considero um dos melhores, mas nada tão superior a Maradona, Cruyff, Beckenbauer, Tostão, Jairzinho, Garrincha,Bobby Charlton, Di Stefano.

    ratusnatus

    Na época os grandes jogadores do mundo jogavam aqui.
    Real Madri, Barcelona,… esses times tomavam sacode de uns 5 ou 6 times brasileiros.

    e sim, Pelé era muito superior… não sei porque estou te respondendo, sinceramente.

    Leider_Lincoln

    Te compreendo, meu caro; fiquei com a mesma sensação. Se algum dia fizerem um post sobre Ben 10, acho que nosso colega comentarista se sairá melhor que todos nós, no entanto.

    Jairo_Beraldo

    Esse negócio de "REI", é criação do PIG. Agora, o título de ATLETA DO SÉCULO,é real.E merecido!

    Christian Schulz

    Pelé jogou 4 das 6 partidas da Copa de 58, e foi fundamental em todas elas.

    Jairo Fernando

    Europa não era o objetivo dos craques daquela época.
    Não é somente os gols marcados, mas as conquistas, o carisma, entre outros.
    O meu xará aí embaixo tá certo: o título merecido é ATLETA DO SÉCULO.

    @faltorpan

    Querer aparecer é fogo, né? A receita é bem parecida com a seguida por parte do PIG: encontra alguma coisa boa e ataca bem em cheio. Todos falarão mal, mas falarão de você. Por falar nisso, você chegou a pelo menos ver o cara jogar? Ou é convicto por ideia de terceiros? Pelo jeito, colecionou toda a "Enciclopédia Folha de Futebol", né não?

    rafael

    Não quis gerar polêmica, mas pelo que vejo no futebol não existe supremacia de um jogador sobre outros. Nunca li a folha. Somente gosto muito de futebol. A nossa mídia da uma visão totalmente distorcida do futebol e de tudo também. Um exemplo era quando o Robinho foi vendido do Santos para o Real Madri, me lembro muito bem o Galvão Bueno perguntando pro Robinho em quantos anos ele achava que conseguiria ser o melhor do mundo.Sempre achei que o Robinho não seria o melhor do mundo e que em alguns anos voltaria para o Brasil porque não tem futebol para ser melhor do mundo nem para se manter em grande clube na europa.
    Na época do Pelé tinha grandes jogadores do Brasil e de outros países na europa.Didi o volante das copas de 58 e 62 jogava no Real Madri com Di Stefano.E você conhece a carreira de Cruyff? O que ele fez no Ajax foi impressionante.Um jogador de mesmo patamar que Pelé.

    @faltorpan

    Particularmente, não tenho nada contra a polêmica, desde que se mantenha esse nível elegante que você demonstrou na tréplica. Pelo contrário, é pelo exercício dessa argumentação que se estabelecem bases civilizadas para o entendimento. Eu tenho o discutível privilégio de estar envelhecendo. Vi Pelé. Não creio que o saber enciclopédico substitua essa experiência. Pelé defendia, atacava, armava e chegou a jogar de goleiro; chutava de qualquer jeito e com qualquer perna; cabeceava magistralmente; mas, sobretudo, criava "ao vivo" e a partir do zero. A velocidade com que o cara fazia o novo e o brilhante era absurda. Maradona tinha várias dessas características, mas não todas. Assim também todos os demais. Um problema que se repete é que vários dos críticos atuais são jovens o bastante para não terem visto esses vários jogadores. E essa é uma posição crítica, no mínimo, difícil, né? Ignoro a sua idade, Rafael, mas você chegou a ver o Pelé jogar?

    rafael

    Não vi Pelé jogando "ao vivo".Vi já um dvd da copa de 70 e jogos pelo Santos. Pelé foi perfeito na copa de 70, Jairzinho um gênio, brilhante. Gostei muito de ver Tostão.

dvorak

Como já disse o Romário: "Pelé calado é um poeta"!!!

No campo, o maior de todos, fora dele, um falastrão comparável ao "divino".E olha que não é fácil tal comparação não…

ehehehehehe

    Leider_Lincoln

    Fácil demais, dvorak: uma boa comparação é com você. A diferença é que o Pelé gera polêmica, você só uma chateaçãozinha… E por falar em divino, falta pouco, né? ONU, mídia internacio0nal, população brasileira. As hienas riem, mas o mundo aplaude. Deificado não sei se ele será não, mas demonizado, como aqueles que você defende, isso ele nunca será.

    hehehehehe

    Vagabundo

    Agora é Dilma

    francisco.latorre

    a 'maravilhosa'.

    sai o 'divino'. entra a 'maravilhosa'.

    ..

    @faltorpan

    Tem umas coisas engraçadas… A gente está numa briga de casal e ela solta um "estúpido". Nada mais "estúpido" do que xingar alguém de "estúpido". É o mesmo tipo de humor por paradoxo ver alguém com o seu vasto cabedal chamando outro alguém de falastrão. Valeu pela facécia.

Deixe seu comentário

Leia também